Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

SE OLHE, SE ENXERGUE.

 "O amor próprio não nasce no espelho, mas nas decisões diárias de não se abandonar".

Frase forte, mas verdadeira. Não adianta se arrumar, se apreciar se no fundo está se arrumando para os outros .

Quando vai se olhar e enxergar a grande pessoa que é?

A nossa caminhada nem sempre é fácil, na verdade as pedras no caminho  parecem se multiplicarem, mesmo assim vamos enfrentando as adversidades e avançando. 

Mas nem sempre é assim para todos. Muitas vezes passamos o tempo nos justificando, provando quem somos, tentando nos equilibrar nas armadilhas da vida. 

Aprenda a se valorizar, fale menos, ouça mais. O silêncio é sábio . "Ele também é resposta e ausência também é limite.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

SAÚDE É BOM DEMAIS!!!

 Li algo hoje tão interessante que preciso dividir com vocês .

É  mais ou menos assim: reclamamos de tudo, muitas vezes pelo hábito de reclamar. São as aulas " chatas", os boletos chegando,  o peso na balança que não diminui,  o cansaço, o emprego que não é o que queria e por aí  vão.

No entanto, esquecemos de olhar que temos um teto sobre nossa cabeça, temos comida e tantas coisas que nem imaginávamos  ter.

Porém,  basta um susto com a nossa saude " que percebemos que nada daquilo era problema ".

Problema é ver nossa saúde em risco,  perdermos nossa força,  nossa energia e não ter ânimo para levantar da cama, saber que precisamos nos cuidar se queremos ter direito de sonhar e também recomeçar .

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

SEJA REFERÊNCIA.

 Você pode não ser aquela pessoa que imaginou, isso é compreensível,  afinal por vários motivos mudamos nosso percurso ao longo da vida.

No entanto, isso não quer dizer que precisamos nos tornar pessoas más,  muito pelo contrário; todas as adversidades  nos fazem crescer como pessoas  através de todo aprendizado adquirido.

Tudo isso nos ensina a ser inspiração para alguém. Você pode até pensar que não, mas você é importante para alguém,  é referência.  Em algum momento você foi lembrado(a),  foi mencionado e isso te faz importante. 

Tudo que fizer, sempre faça o seu melhor como se fosse pra você e nas suas andanças perceberá as diferenças acontecerem.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 28 de outubro de 2025

PORQUE VIVER É ISSO.

 Como seria bom se tivéssemos o controle de tudo na nossa vida,  mas infelizmente tem certas pedras no nosso caminho que nos faz parar ou mesmo mudar a rota. 

Tem dias que acordamos com tudo planejado e nada sai como teria que ser. Mesmo assim vencemos o dia.

Tem coisas  que chegam quando menos esperamos,  tem pessoas que partem e não fazem a menor falta, aliás é um alívio. 

Pois a vida é assim mesmo,sempre nos surpreendendo,  nos ensinando,  transformando meros esboços em realidade.

Uma coisa é certa: muitas coisas vão chegar até você sem você nunca ter acreditado que seria possível,  elas virão ao seu encontro, isso são as oportunidades. 

E em tudo seja grato, escolha viver aproveitando tudo que a vida lhe oferecer,  porque viver é isso, é se manter em pé mesmo quando tudo conspira contra.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

SE ELE CONSEGUIU, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE.

 Quem  nunca sonhou em arriscar tudo, deixar a comodidade do lar e se aventurar em busca de algo melhor, mesmo levando apenas os sonhos, " a cara e a coragem "?

No entanto,  sair de sua zona de conforto e ir para um lugar desconhecido apenas com uma certeza: eu vou vencer não é  fácil, muito pelo contrário; é desafiador, mas vou conseguir.

Lá fora, no desconhecido muitas portas estarão trancadas a espera de alguém com coragem e com propósito definido para alcançar a chave do sucesso.

 O início parece um pesadelo e aos poucos no caminho certo, com ESTUDO,  capacitação, muitas noites de sono perdidas, tantas diversões em segundo plano e foco tornam os sonhos em realidade. 

Não foi do dia para a noite. Foram anos e anos para enfim dizer: eu não desisti,  eu venci.

Esse é a história de um amigo que superou perdas, medos, insegurança e hoje é tudo que sempre quis.

Se ele  conseguiu, você também consegue.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 26 de outubro de 2025

NOVOS VENTOS VIRÃO.

 E devagar começamos a entender que o ano está  chegando ao fim.

Quantos planos fizemos e pouco realizamos! Não sei se as prioridades mudaram ou se nos perdemos no caminho.

Mas, se quisermos ainda há tempo. Precisamos decidir o que querermos concluir e o que vamos  iniciar e levar a sério.

Claro que tivemos boas surpresas, tivemos imprevistos,  pessoas chegando e partindo.

A vida seguiu seu curso. Nós que nos distraimos sei lá por quê ou por quem. Porém algo positivo  estamos levando para o novo ano,  afinal tivemos nossos momentos de glória, nada é ruim o tempo todo.

Enquanto nos preparamos para as festas de fim do ano e as promessas para 2026 vamos finalizar tudo que pudermos para entrar o novo ano com mais leveza e menos bagagem.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sábado, 25 de outubro de 2025

TUDO POR NÓS.

 Um dia vou olhar para trás e dizer : por que fui tão insistente em manter certas pessoas em minha vida quando sabia que elas sempre tentaram me boicotar, me derrubar, me diminuir?

Sempre acreditei que era coisa da minha cabeça, insisti, até perceber que eram pessoas sem luz própria querendo " roubar" o meu brilho.

Cada um tem suas qualidades, suas próprias asas e pode voar para onde quiser, mesmo assim tentam sabotar o voo dos outros .

Isso se chama fracassados compulsivos,  ou seja, nem tentam por medo de fracassar, são pessimistas, covardes.

Hoje sei quem quero que caminhe ao meu lado, quem eu possa dividir meus sonhos, projetos e até decepções , porquê são pessoas que somam e não soltam nossas mãos. 

É  difícil entender isso,  mas é importante termos consciência da nossa capacidade de julgamento. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

ESCUTE ATRAVÉS DO SILÊNCIO.

 Sempre pensei no silêncio como algo assustador.  No silêncio conseguia ouvir meu coração batendo sem compasso. Até o cair das folhas tinha um som diferente, melancólico.

Passou-se o tempo e percebi que o medo que tinha do silêncio era coisa da minha cabeça,  afinal o silêncio nos permite ouvir com mais cuidado .

No silêncio muitas vezes não encontramos respostas, podem até mesmo nos confundir.  Mas é no silêncio que encontramos a paz que buscamos.

Experimente caminhar "ouvindo" o silêncio e confiando nele,  deixando ser tocado (a) pelo vento e as respostas que procura chegarão mais claras.

Afinal no silêncio percebemos a leveza que a vida nos oferece.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

FAÇA POR VOCÊ.

 Tem dias que ao acordar parece que dormi enrolada,  até voltar cada parte do corpo ao normal leva tempo .

As dores são intensas e o medo de não conseguir levantar e caminhar me assustam.

Isso porque tenho uma doença autoimune que compromete as articulações.  Mesmo assim me recuso a me entregar. Luto todos os dias e sigo o tratamento fielmente. 

A vida pede para não desistirmos. Já passamos por muitaa coisas, enfrentamos tempestades e estamos de pé.

Chega um momento que é cuidar de nós , é  nos permitir sonhar, ir onde queremos. Já fizemos demais pelos outros. Agora é nospor nós. 

Você já deu seu tempo a muitas pessoas e esqueceu de viver seu tempo. E do nada vem os problemas da idade.

Então, antes que seja tarde não deixe que as dores manipulam sua vida, fale apenas do que te faz bem, te faz sentir viva (o).

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 21 de outubro de 2025

PARTIDAS.

 E de repente me vejo pensando em tantas pessoas que fizeram parte da minha vida e que  de alguma maneira tem sua importância e uma a uma vão partindo deixando parte de si para contar sua história. 

Muitas vezes são pessoas que se distanciaram por várias circunstâncias,  mas o vínculo ficou e olhando para trás existe um vazio. 

São amores, amigos, colegas,  conhecidos,  vizinhos,  parentes que estão indo embora deixando saudade, momentos,  memórias. 

E o coração vai ficando apertadinho e novas pessoas vão entrando em nossas vidas como um rodízio  

Nascem novos momentos, novos vínculos, novas histórias que de alguma maneira se misturam com histórias vividas que hoje são doces lembranças.

É... a vida continua acontecendo, às vezes com pequenas interrupções outras vezes tentando resgatar o tempo, mas sempre virando as páginas para escrever nossas histórias no livro da vida.

Uma vez contando história, outras fazendo parte da história de alguém.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

A MATURIDADE VEM COM O APRENDIZADO.

 Não podemos mudar o que já foi feito,  muito menos as palavras que dissemos, no entanto temos o privilégio de mudar o rumo da nossa história.

Tudo tem um propósito,  nada foi em vão.  Melhor se tudo tivesse dado certo, mas como nem tudo são flores precisamos aprender a lidar com os espinhos.

A nossa história nem sempre começa com "Era uma vez...", tantas vezes pegamos o bonde andando e precisamos lidar com o andamento da história e tirar proveito do que está acontecendo. 

Afinal os erros servem para nos mostrar que somos falhos e prontos para as mudanças. Quando assumimos nossos erros demonstramos que estamos prontos para aprender e não queremos repetir os erros.

É essa maturidade que precisamos para crescer e nos tornar aquilo que desejamos. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias


domingo, 19 de outubro de 2025

ESTÁ COM PRESSA?

 Pois se não consegue desacelerar acho bom parar, respirar e ver a vida acontecer. 

Enquanto está com pressa tantas coisas estão passando à sua frente e você tão ocupada nem percebe.

Os abraços passam a diminuir ou são roubados pelo tempo.

Já não tem tempo para um cafezinho com aquela conversa jogada fora, com tantos "causos " que nos remetem a uma saudade gostosa. 

Na pressa a gargalhada está ficando pra depois e as novidades chegam por mensagem no zap que muitas vezes são respondidas muito tempo depois.

Se você está com muita pressa em resolver tudo para todos , vê se não se esqueça de você, antes que não dê tempo de viver tudo que merece.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 18 de outubro de 2025

CONSTRUA SEUS SONHOS.

 O nosso caminho é único, ele segue até nossos sonhos com paradas para respirar e enfim prosseguir. 

Quando paramos é preciso olhar ao redor, perceber os detalhes para não deixar nada para trás.

O tempo vem e nos mostra que não é preciso correr e nem andar devagar. Siga no compasso certo. Não brigue com o tempo nem discorde dele,  o tempo sempre tem razão e a hora certa pra tudo.

Continue construindo seus sonhos no seu ritmo, lembrando de respirar fundo,  respeitando seus limites apreciando o seu aqui e agora.

Não tenha pretensão de ir além das suas forças,  nem se deixe levar pela ambição.  O que é  seu virá,  o que não for perderá pelo caminho.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

O QUE FALTA ACONTECER?

 Quando aconteceu a pandemia,  acredito que muitos de nós nos deparamos com o desconhecido, o medo e o pior; as desinformações.

No início pensávamos que seria algo rápido e passageiro, no entanto durou anos e nos deparamos com as milhares de perdas. Lembrando que ela ainda não foi extinta e algumas sequelas ficaram.

Voltei a esse assunto  porque acreditei que tudo que vivemos na pandemia tornaria as pessoas mais humanas.

Infelizmente me enganei. Parece que as pessoas se tornaram frias, gananciosas e " donas do mundo e das verdades".

Isso não é  sobre política,  é sobre "gente" que se acha superior,  esqueceram como é  ser solidários e acima de tudo: esqueceram de Deus e sem Deus não somos nada.

O que falta acontecer para acordarmos ou será que estamos perdidos,  sem rumo?

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O TEMPO CERTO.

 Às vezes pensamos que o tempo está contra nós, ou está rápido demais e não conseguimos alcança-lo ou devagar e não atende nossas expectativas. 

Pois bem, o tempo é sábio, sempre age de forma correta, nós que infelizmente nunca estamos satisfeitos. 

Seria tão mais fácil nos adequar ao tempo dos fatos e assim deixar a vida seguir seu rumo normal,  como deve ser, sem reclamar. Muito pelo contrário,  sempre sendo gratos pelas oportunidades que temos. 

O tempo não para afim de nos esperar, ele vai seguir, se pararmos ele não vai sentar à sombra para esperar você decidir. 

É bom ficarmos atentos e olharmos para a frente, se não for assim só vamos perceber que perdemos o tempo certo quando um dia olharmos para trás e vermos o quanto deixamos de viver.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

UM NOVO COMEÇO.

 Falamos tanto em novos começos que, algumas pessoas nos questionam para onde estamos indo?

Estranham quando dizemos que não vamos sair do lugar, mas sim, nossa mentalidade mudou e estamos prontos para novas mudanças,  novos começos.

É mudar a direção do nosso olhar, porque renovamos nossa mente e a abrimos para novas oportunidades. 

Um novo começo é estar com a alma revigorada capaz de afastar o que e quem nos faz mal. É estar disposto (a) para abrir novos caminhos, enfrentar as adversidades,  sempre com a esperança revigorada, o coração feliz e a alma leve.

Um novo começo é pegar uma página em.branco para escrever uma nova história. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 14 de outubro de 2025

AOS MESTRES COM CARINHO.

 Eu nunca tive meus professores como amigos, eles sempre foram meus mestres.

A eles sempre dediquei todo respeito,  justamente o que está faltando hoje. 

Estamos vendo profissionais cansados, doentes, desestimulados e com pouco ou nenhum reconhecimento e valorização. 

Como pode chegar ao ponto dos pais quererem que a escola eduque seus filhos? Isso é inversão de valores.

Só para constar pais educam, escolas ensinam.

Atualmente estamos precisando educar os pais para que estes ensinam seus filhos sobre respeito aos mestres.

Se continuarm desvalorizados como estão,  preocupe-me com os futuros profissionais que vamos esbarrar por aí. 

Ainda há tempo. Basta a educação voltar a ser prioridade e os professores os mestres.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

LEVE A VIDA COM LEVEZA

 Quando falamos em levar a vida com mais leveza, não quer dizer jogar os problemas debaixo do tapete,  mas sim, não fazer alarde e priorizar aqueles que pedem urgência.

Leveza é  não pirar, gritar, desesperar. É  apenas saber a hora certa de agir com cautela e sabedoria. 

Às vezes perdemos a razão por não saber agir ou simplesmente agir por impulso colocando tudo a perder. 

Leveza é saber a hora de calar-se para não perder a razão. É  deixar que falem,  que te julguem. Só você conhece suas dores, sua história e o quanto já caminhou para chegar onde está. 

Levar a vida com leveza é no meio do caos, parar e tomar aquele cafezinho. Já que a coisa não está bonita, pelo menos não perdeu o bom gosto.

Se está ruim, saia de fininho, respire fundo e vida que segue. Amanhã começa tudo de novo e novas oportunidades surgirão. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 12 de outubro de 2025

SOBRE ESCOLHER.

 Escolher não é fácil, afinal não sabemos ao certo o que tem ao final do caminho.

Se escolhemos no impulso podemos nos arrepender. 

Se pensarmos demais o tempo pode ter passado e a oportunidade também.

Uma coisa é certa: a cada escolha existe uma transformação.  Já não seremos os mesmos e um novo caminho nos convida a tentar outra vez.

Mesmo sem a certeza de qual escolha fazer precisamos entender que,  algo vamos perder em função daquilo que estamos buscando .

É  preciso fazer concessões às vezes deixar ir para enfim encontrar a paz.

Independente da sua escolha; recomece quantas vezes for preciso,  sem medo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

É PRECISO CRIAR MEMÓRIAS.

 Os católicos celebram hoje o dia da padroeira do Brasil,  Nossa Senhora Aparecida.

Milhares de pessoas vão até  Aparecida-SP para agradecer as bênçãos recebidas e levar também seus pedidos. A manifestacao da fé é  linda e indiscutível.

Cada um tem o seu Deus, que é  único, porém ele está onde cada um acredita.

Também nessa data comemoramos o dia das crianças. 

Ah! Tempo bom e que vem sendo deixado de lado!

As crianças de hoje de um lado vivem na correria com agendas cheias e em contra partida tem tantas crianças perdendo a infância na exploração do trabalho infantil desumano. 

Sejam com tarefas extracurriculares ou no trabalho forçado a melhor fase da vida está ficando em branco.  Já não vemos mais crianças brincando de bonecas, de carrinhos, andando de bicicletas,  jogando bolinha de gude...

Cada fase tem sua importância e cabe aos pais ou responsáveis criar memórias. 

Um dia tudo que viverem farão parte da história de cada um.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

SÓ DEUS ...

 Não é difícil entender a cabeça do ser humano, na verdade é impossível.

Pense comigo, o que leva uma pessoa a envenenar uma comida para matar as pessoas,  que muitas vezes são inocentes.

O índice de pessoas vindo a óbito por esse motivo vem crescendo e ascende um alerta: até onde vai a confiança?

Está difícil aceitar qualquer coisa até de "conhecidos", nunca se sabe o que vem por aí. 

Sinto que o amor, o respeito já se foram a muito tempo.  Hoje convivemos com pessoas amargas,  vingativos e falsas. Por isso todo cuidado é pouco.

Preocupo-me com quem vive da venda de comidas, lanches,  doces... é desafiador. 

Não sei onde vamos parar porque na verdade está cada dia mais viver.

Se Deus mão tiver misericórdia,  não sei onde tudo isso vai parar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quinta-feira, 9 de outubro de 2025

NÃO ESPERE A VIDA TE LEVAR...

 Tem pessoas que preferem olhar sempra pra frente. Dizem que o passado não volta.

Mas não seria o passado parte da nossa história?

Olhar para frente nos impulsiona a querer chegar onde é  nossa meta, porém já cometemos erros estratégicos no passado e com certeza aprendemos com eles,  por isso é tão importante não trancar nosso passado, uma hora ele será de grande serventia. 

Se hoje estamos fortes, bem estruturados, conscientes da nova trajetória é  sinal que valeu a pena tudo que nos transformou até aqui, todas as vezes que foi preciso nos reinventar.

A maior recompensa que podemos ter da vida é  viver, sem medo, sem o " se" para nos travar.

Não espere a vida te levar, vá junto com ela.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

EVOLUA. SE PERMITA.

 Se pensarmos bem o nosso processo de evolução requer muitos recomeços e aprendizado.

Nem tudo são flores, às vezes as dores causadas pelos espinhos tem o dom de ensinar,  nos faz refletir para não repetir os mesmos erros.

A cada manhã somos uma nova pessoa, o dia de ontem nos deu experiências e com elas estamos prontas para avançar. 

Tudo muda o tempo todo e vamos ver as dores nos tornar sábios. Os caminhos desviados se tornando livramento. 

Passamos então a sermos mais gratos, experientes e com isso abraçamos as oportunidades, sem medo e mais conscientes.

Continue crescendo,  se permitindo,  vivendo. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


terça-feira, 7 de outubro de 2025

NO INÍCIO ERA UM SONHO.

 Cada um de nós cria seus sonhos.  Uns fazem contornos com grandes expectativas. Outros já são mais precavidos e colocam o pé no freio.

O tempo passa e vamos pouco a pouco dando cores e vida aos nossos sonhos. Muitas vezes eles deixam de ser nossas prioridades e enveredam por outros caminhos, isso porque já não são estão em nosso foco.

O caminhar, o conhecer, o viver e o aprender nos levam a entender que os sonhos podem mudar.

E onde você está hoje, te faz  feliz, se sente realizada(o)?

Independente de onde estiver valorize sua caminhada, cada passo,  cada conquista.  É  preciso coragem para enfrentar as adversidades da vida e você venceu e continua sua luta. 

Lembre-se sempre: no início era apenas um esboço e você transformou em realidade.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

FAÇA O MÍNIMO: SEJA GRATO.

 Fico pensando e tentando entender o que se passa na cabeça de uma pessoa ingrata. 

Ser humano esse que, a vida lhe presenteia com pessoas que entram para somar e no entanto não sabem ser gratos.

O que será que carregam dentro do coração ou será que tem um coração vazio?

Tem alguma coisa errada com os ingratos,  afinal recebem tanto e nunca estão satisfeitos ou pensam que merecem sempre mais.

Pois é,  a vida está aí sempre mostrando pra quem quiser enxergar que colhemos aquilo que plantamos. Uma hora a conta chega...

Eu nem falo para "ficar lambendo " quem de alguma maneira te ajudou, mas sim, sempre saber agradecer, valorizar o outro, afinal ninguém é obrigada a fazer nada para te agradar, se fez foi porque quis. 

Então,  faça o mínimo: seja grato.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 5 de outubro de 2025

AS JANELAS DA NOSSA VIDA.

 "Não culpe o vento pela bagunça, se foi você quem deixou a janela aberta".

Pois é, tudo que  nos acontece são consequências dos nossos atos e decisões. Com isso precisamos saber o quanto é quando abrir as janelas da nossa vida. 

Só deixe entrar o vento que você será capaz de suportar, porquê ele vai sempre estar te rondando. Não permita que ele te pegue de surpresa. 

Muitas vezes o vento pode se transformar em brisa pois vamos saber lidar com as surpresas e adversidades.

E devagar vamos abrindo e fechando as janelas para que a paz fique e se instale e o que nos fere se vá. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 4 de outubro de 2025

ESSES MEUS AMIGOS.

 Estou aqui pensando sobre amizade e o quanto os bons e velhos amigos fazem nossoa dia maiss felizes. 

Claro que, nem todos amigos podem estar ao nosso lado, mesmo assim tem sua importância e como seria bom poder tê-los sempre juntinhos!

E em tempos onde a confiança já não é a mesma, poder estar ao lado dos amigos é um privilégio.

E pensar que ainda tem quem não sabe o que é ter uma verdadeira amizade,  aquela que paramos o que estamos fazendo para ouvir uma boa história,  trocar ideias, comer uma pizza ou simplesmente jogar conversa fora não tem preço. 

Não falo de algo por interesse, mas sim, uma cumplicidade que ultrapassa barreiras e o tempo. Que se solidifica com o passar do tempo, nos ensinando que, valor mesmo tem é aquilo que não abrimos mão por preço nenhum, afinal ,amigo se guarda no lado esquerdo do peito: no coração. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

É SOBRE ENVELHECER.

 Nesta semana comemoramos o dia dos Idosos e eu deixei passar porquê não queria falar apenas o óbvio. 

O que quero mesmo não é apenas enaltecer os idosos de hoje que, levam uma vida mais saudável, independentes, que se reinventam, sonham, trabalham e ainda buscam o amor.

Quero focar nos idosos que estão esquecidos por seus filhos e familiares mos asilos ( não estou questionando o trabalho dos profissionais que, muitas vezes se tornam as " únicas famílias).

Falo do descaso e da falta de amor, sensibilidade e gratidão. 

Vejo tantos idosos com dificuldades , andando sozinhos pelas ruas; correndo riscos de quedas,  golpes e mesmo de se perdeream ou sofrerem algum mal súbito.

É tão triste e desumano ver nossos idosos sem teto. Sei que dirão: são as escolhas e se as escolhas não foram deles?

E aqueles maltratados ou extorquidos pelos netos, filhos ou cuidadores (oras)?

Temos muitos idosos privilegiados cercados de amor e cuidados. Mas temos também aqueles esquecidos pelas famílias,  poder público e sociedade.

É preciso um olhar de cuidado, amor e respeito para aqueles que sim, um dia cuidaram de quem nos deu a vida.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

VALE A PENA ACREDITAR.

 E de repente precisamos reforçar tudo aquilo que queremos para nós,  afinal andamos por caminhos difíceis e muitas vezes até pensamos em mudar de lado.

Pois é,  colocam nossos princípios e virtudes em xeque, questionam nossas escolhas. Reforce sempre pra você quais são suas metas, seus sonhos e batalhe por eles. 

Pois é,  com isso você ainda precisará recomeçar por várias vezes pois somos feitos de erros e acertos. Vamos precisar dar vários passos para trás,  não para retroceder,  mas para pegar impulso e ir além.

E por fim restaure tudo que foi ficando para trás. Cada detalhe é  importante e com isso, devagar tudo que deixamos de acreditar vão ganhando forma e mostrando que vale a pena acreditar em nós e em nossos propósitos. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

BASTA DE RECLAMAÇÕES.

 Nós,  como meros mortais um dia acreditamos que teríamos o controle de nossa vidas em nossas mãos. Porém, por mais que a escolha seja sempre nossa,  muitas vezes escolhemos pela emoção, por indução ou por descuido. 

No entanto,  com o passar dos anos descobrirmos o quanto é difícil viver e o reflexo dessas escolhas sempre acontece. 

Também não adianta ficar reclamando, é preciso fazer a diferença, sair da zona de conforto e ir em busca das soluções e melhores condições para nossa vida .

Se reclamar resolvesse muitos de nós estaríamos em outro nível. 

Reclamar só nos torna chatos, cansativos e repetitivos. 

Então fica a pergunta: o que estamos fazendo para mudar a nossa realidade? A nossa rota?

Ficar esperando milagre não resolve e ficar reclamando só nos atrasa.  Desse jeito sua vida não anda.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias