Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

FUJA DA IMPULSIVIDADE.

                                                         Resultado de imagem para agindo por impulso
"Mas que vontade tive de responder naquela hora, tinha tantas coisas para dizer!"

Assim age a pessoa que pensa antes de falar ou fazer coisas que vão gerar conflitos graves ou às vezes irreversível,

Agir sem pensar, fazer na hora que o sangue está quente, só traz problemas. Depois que falamos, as palavras ferem e se vão como o vento, não tem como voltar atras.

Mas, como nos conter em um momento onde a única saída é dizer tudo que queremos e pensamos? Esse momento de silêncio requer sabedoria, domínio do nosso eu. Agir por impulso só vai nos deixar mais angustiado depois que o calor do momento passar.

É muito fácil as pessoas de fora nos julgar pelo nosso comportamento, por isso é necessário aprender a lidar com nossa impulsividade.

Às vezes confundimos espontaneidade com impulsividade. Na verdade, existe uma grande diferença aí: impulsividade é fazer sem pensar, esquecendo que depois vem as consequências, já espontaneidade é fazer e falar apenas o que pensa.

Te ofendeu? Seja maior que o agressor, saia de onde está, calado e vá para onde se sinta seguro.

Seria muito melhor se soubéssemos esperar o momento certo para expor o que  nos incomoda e não falar como uma metralhadora, atirando para todos os lados. Isso não vai te levar a lugar algum. Muito pelo contrário, pode fazer você se sentir mal.

O arrependimento não te absolve, você vai se sentir presa às suas palavras por um bom tempo. Por isso, livre-se da impulsividade. Se preciso for conte até mil para não se arrepender mais tarde.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

USE SUA LIBERDADE.

                                              Resultado de imagem para liberdade
Falamos tanto de liberdade que, muitas vezes fazemos dela uma arma, um argumento. Nossa liberdade deve caminhar ao lado da liberdade das pessoas que convivem ao nosso redor.

Nada de pensar que, sua liberdade vai até onde a do outro termina. Muito pelo contrário. Devemos respeitar todas as pessoas independente da raça, religião, cultura ou sexo. Minha opinião pode ser contrária à sua, mas você precisa e deve respeitá-la.

Somos livres para fazer nossas escolhas. Somos livres para assumir os nossos atos e as consequências destes.

Queria poder dizer que somos livres para ir e vir, mas infelizmente esse direito está sendo tirado dia a dia. Saímos e não temos mais a certeza que voltaremos. Nos deparamos com a violência a cada esquina. Os nossos direitos estão sendo caçados. O poder público nada faz para que possamos usar esse direito que há muitos anos é usado pelo povo.

Estamos vivendo uma era de medo e insegurança. Nossa liberdade está perdendo suas asas. Estão nos tirando o direito de sonhar. Voar para além da nossa janela já não é mais permitido.

De quem é a culpa por vermos nossa liberdade ameaçada? Será que ainda vamos recuperá-la?

Antes que seja tarde demais, abra suas asas, voe bem alto, busque sua liberdade de volta e não perca a capacidade de lutar por aquilo que só você é capaz de conquistar.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

NÃO DESISTA.

                                 Resultado de imagem para imagens de folhas voando

De repente percebemos que havíamos deixado nossa alegria guardada em um canto no  nosso coração. Já não sabíamos mais o que esperar. Para essa tristeza dei o nome de depressão.

Sim. depressão. Um estágio de ansiedade, medo, insegurança, tristeza e uma vontade louca de se isolar e chorar até não aguentar mais.

Não adiantava as pessoas  aconselharem a não se abater, a levantar a cabeça e ver o quanto a vida é bela e está pronta para ser vivida. No entanto, apenas o escuro do quarto era a melhor opção.

Mas, até quando poderia suportar essa fase tão triste? A resposta veio de maneira inesperado, veio quando, depois de algumas sessões de terapia descobri que ao meu lado tinha muitas pessoas preocupadas comigo, verdadeiros amigos que se armaram de boa vontade para ajudar-me a sair daquele buraco negro.

Foi através de muita reflexão e uma viagem longa dentro de mim mesmo que descobri que podia sair daquela situação. Comecei então a fazer uma viagem de volta ao que eu era antes.  Foi dolorido demais perceber o quanto havia perdido quando estava entregue à solidão, à dor, à fuga.

Nesse trajeto de volta, procurava uma luz ao fim do túnel, não sabia mais por quais caminhos deveria percorrer. Então, eis que diante de mim apareceu alguém tão carente como eu, em busca de companhia para redescobrir as cores que haviam se tornado cinzas.

Passado alguns meses, de mãos dadas com essa pessoa venho deixando de lado tudo aquilo que me fez mal, busco viver um dia de cada vez. Estou conseguindo dar a volta por cima, estou de volta à vida.

Para você, que como eu, passa por esse processo doloroso da depressão, não se aflija. Lá , bem no fundo do túnel ainda há uma luz chamada esperança, Vá de encontro a ela. Liberte-se dessa angústia, dê lugar a tudo que agrega alegria e cor em sua vida.

Não desista. eu estou vencendo e você também pode.

Um grande abraço.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

NÃO APONTE O DEDO.

Como olhar e apontar os defeitos dos outros é fácil! Na hora nem lembramos o quanto somos imperfeitos, erramos como qualquer um.

Mesmo que na hora  em momento de raiva; falamos o que queremos e na maioria das vezes nem pensamos; apenas cuspimos palavras grosseiras sem preocupar em quem ela vai atingir.

Por que não pensamos antes de agir? Esse é mais um defeito nosso.

Se somos falhos, por quê apontar o defeito dos outros? Será que estamos imunes nesse mundo tão cruel e competitivo?

Sempre que se sentir incomodado com alguém; tente se colocar no lugar dele. Não faça da sua raiva um motivo para derrubar o próximo. Se olhe no espelho. Se encare e tente ver o outro lado da situação.

Vamos fazer dó.mundo à nossa volta, um lugar aconchegante, de paz. Vamos tornar o ambiente em que vivemos em um lugar próspero , onde quem passa ou chega queira ficar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

O SILÊNCIO DOS SÁBIOS.

Quantas vezes entramos em alguma discussão, mesmo sabendo que não ia acabar bem, afinal sabemos que o silêncio não é covardia, mas sim uma atitude dos sábios .

Quando discutimos, fazemos questão de defender nosso ponto de vista, mesmo que oara isso precisamos voltar ao passado e lavar a roupa suja que nunca foi lavada.

Nessa fase da discussão; vamos colocar ora fira o que nos machucou e deixou cicatrizes. É a hora da verdade.

Temos que ter a certeza que quando começar a falar as palavras não voltarão . Elas ganharão asas e podem machucar nais que um tapa.

Está preparado para as consequências Déda sua decisão?

Uma vez dita não se engole mais.  Você pode passar de vítima pata grande vilão .

Então, pense antes de agir. Você escolhe .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias