Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

NOSSO PÓDIO.

 Mesmo sabendo que o Big Brother Brasil é um jogo, onde todos entram querendo sair vencedores; ali existem mais coisas em jogo do que pensamos.

Não é apenas uma jogada, alianças, mídia. É um jogo de interesse onde passam por cima dos princípios. O jogo vira rivalidades.

Muitos criticam quem " perde" tempo assistindo a esse programa . Na minha opinião é interessante vivenciar essa convivência para assim tentarmos entender a mente humana. 

O jogo de interesse é cruel. Tem quem faz conchavos, quem não se permite entrar de cabeça no jogo e acaba entrando em conflito com os grupos que se formam.

Com isso criam-se rivalidades e com certeza é mais uma no paredão, disputando a preferência do público.

Engana-se quem pensa que todos que assistem gostam e torcem por tretas e desentendimentos. Na verdade gostamos de ver pessoas que sabem jogar sem se perder no jogo. Analisam, criam estratégias.

Assim como no BBB, na vida real estamos a mercê de olhares críticos, pessoas dissimuladas e maldosas. O pior ainda é nos aliar com pessoas erradas para ver nossos desejos sendo agraciados. 

Precisamos fugir dos manipuladores, nossa vida não é um jogo, por mais que pareça. Aqui do lado de fora não temos anjos para nos imunizar, temos escolhas, e são elas que nos levarão ao pódio.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 27 de fevereiro de 2022

SE PRECISO FOR; VOLTE.

 "Ando devagar porque já tive pressa..."

Sim, já corri tanto, queria abraçar o mundo com meus braços e percebi que era algo impossível.

Correr só nos cansa e nossos objetivos vão ficando cada vez mais distante. O cansaço distorce os fatos.

É preciso cabeça fresca para que nosso olhar seja atento, que nosso instinto esteja aguçado . A pressa nos afasta das pessoas, dos nossos sonhos.

Quantos detalhes se perderam porque não podíamos parar, olhar e principalmente; enxergar.

Sim, já tive pressa e vi tantas conquistas escorrerem pelos meus dedos. Deixei pessoas importantes se distanciarem, deixei oportunidades passarem.

A única vantagem nessa pressa é que na correria deparei com uma mulher forte capaz de se redescobrir, amadurecer( mesmo que a força) e dar a volta por cima com mais segurança e calma.

Hoje, procuro não correr, nem me precipitar. Fico a observar procurando nos pequenos detalhes onde posso dar alguns passos a mais ou mesmo retroceder .

Um dia ouvi a frase que me fez acordar para essa nova vida: às vezes é preciso voltar para continuar.

Então, se preciso for; volte. Nessa volta você aprenderá a caminhar no verdadeiro compasso. Sua vida fluirá melhor.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/ salpicandoideias

sábado, 26 de fevereiro de 2022

PARA ONDE VOCÊ VAI?

 Onde estou hoje? Esse lugar é onde quero ficar? E ao meu lado, quem está?

São através dessas respostas que vamos entender se estamos agindo conforme nossas metas. Afinal não adianta falar uma coisa e agir de outro jeito.

Se estamos felizes é porque estamos tomando as melhores decisões. Se a tristeza nos pega de jeito é por que não estamos agindo como deveríamos.

Mas a vida é assim mesmo; cheia de altos e baixos. Só não podemos baixar guarda dos nossos princípios e virtudes. São eles que regem nossa trajetória e marcam nossas vitórias.

Insistir em nossos erros por teimosia e capricho só mostra a nossa imaturidade. Precisamos crescer como ser humano, evoluir.

Para que saibamos realmente para onde queremos ir e ter a certeza que vamos chegar é preciso também saber em quem confiar para nos acompanhar.

Para enfrentar os obstáculos que vamos com certeza encontrar é preciso nos conhecer e saber de fato para onde queremos direcionar nosso futuro.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

UN CONFLITO DE TODOS.

 Vivemos dias de tensão. Do outro lado do mundo uma guerra se iniciou. Muitas, mas muitas vidas serão perdidas.

Prefiro não entrar em detalhes sobre quem tem a razão, ou se existe razão nessa guerra. Opto por falar das perdas humanas por causa da ambição.

Onde tudo isso vai parar? Engana quem pensa que não vai respingar em nós.  Vamos ver o preço de tudo subir. Os alimentos vão começar a faltar, o preço do petróleo também e com isso sobe a gasolina, o gás de cozinha .

Rússia é uma potência e tem um governo que parece não ouvir a razão. O mundo implora para que ele não prossiga com esses ataques .

Estamos assistindo famílias desesperadas tentando fugir. Deixando tudo para trás, apenas suas vidas importam .

E os soldados, como ficam suas famílias? 

Vamos nos unir em orações. É a única coisa que nos une nos dias de hoje. Que Deus proteja a todos que estão nessas zonas de conflito e acalme o coração das famílias que tem seus filhos na linha de frente.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

NADA É POR ACASO.

Tudo, tudo na vida tem um por quê.
Se não deu certo como você planejou, não reclame; agradeça .

Às vezes não era pra ser, você insiste e o resultado pode te trazer uma grande decepção .

Aceite que não podemos mudar o que está programado para não ser. Não podemos mudar o destino, mas podemos aceitar o que a vida nos oferece e usar a nosso favor .

Não desdenhe do que te oferecem. Aceite, agradeça.

Muitas vezes fazemos nossos planos, queremos que aconteça, porém aquilo não seria bom. Teríamos que pagar um preço por esse desejo. Estamos prontos para sofrer as consequências?

Não seria muito melhor aceitar com gratidão os nossos livramentos?

Quando começar a ver negatividade em tudo ou querer se vitimizar, olhe pelo outro ângulo e verá mais leveza em outros caminhos.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

O QUE LEVAMOS?

 É muito bom conquistar o que desejamos e poder usufruir de tudo isso!

O ruim mesmo é cobiçar o que não nos pertence e fazer o "errado" para obter o que não nos pertence.

Cada um faz o que sua consciência manda, só não podemos esquecer que daqui nada levamos, mas sim, podemos deixar os bons exemplos e uma vida digna.

Infelizmente tem pessoas que trabalham muito, acumulam bens afim de dar vida boa para os filhos e acabam criando uma rede de intrigas, pois os filhos brigam entre si por interesse.

Mas afinal, o que levamos dessa vida? Não seria o ideal viver sendo pessoas do bem a ser pessoas que tem?

É triste saber que muitos se aproximam por interesse. Temos valores e isso devia bastar. Por isso a importância de tentar conhecer melhor quem convive conosco, mesmo sabendo que existem tantas pessoas mascaradas.

Na verdade, vivemos e não conhecemos quem está ao nosso lado. O melhor mesmo é ser o nosso melhor e tentar viver bem conosco e com quem está caminhando perto de nós. Assim vamos seguindo em frente de peito aberto e coração mais leve.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

BENDITO PROGRESSO!

 Andar por caminhos que já fizeram parte do meu dia a dia dá uma certa nostalgia. Lugares que olho e muitas vezes não reconheço.

Quantas vezes apressada para ir a escola, driblando hora a poeira outras vezes a lama. No lugar o asfalto se faz presente e as pequenas casas se foram dando lugar a casarões e prédios.

Minha cidade está crescendo! Vejo as pracinhas arborizadas, com flores diversas. Pessoas sentadas esperando o tempo passar, jogando conversas fora .

Já não se vê tantas bicicletas disputando espaço, os carros parados no sinal ou fazendo o contorno na praça. Não se vê mais vagas para estacionar, os estacionamentos começam a ganhar lugar.

Gosto de andar, olhando as novidades, vendo e me encantando com a modernidade.

É muito bom ver que minha cidade está bonita, arborizadas, o comércio fluindo e se expandindo. Isso se chama progresso .

Que o calor humano da cidade do interior não se perca em meio a ambição, violência e desemprego. Que nossas crianças tenham a chance de crescer em um lugar acolhedor e feliz.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

QUANTA BUROCRACIA!

 Fico querendo entender o porquê do serviço público ser tão lento. A demora não tem limite. Parece que o funcionário está  trabalhando de forma gratuita .

Não estou falando dos prazos previstos, mas dos prazos que vão se estendendo dias após dias. É uma morosidade sem fim.

Isso sem falar na má vontade. Tem atendentes que mesmo vendo que você está esperando para ser atendido continua num papo como se fosse algo relacionado ao trabalho.

Claro que, toda regra tem excessão, mas são poucas excessões e muito pouco caso e profissionalismo zero .

Devia ter visitas surpresas nesses órgãos públicos. Assim veriam como estão conduzindo os serviços e o atendimento ao público .

Quando vamos até uma repartição pública; não vamos a passeio, tem sempre uma finalidade. Por isso merecemos respeito e atenção. Somos nós, através dos inúmeros impostos que pagamos seus salários.

Seria bom que esse mau funcionários trocasse de lugar com quem está precisando para ele ver como é. Dessa forma passaria a ser mais atencioso e cumprimira melhor suas funções.

Não se ouve elogios, só reclamações.

Chega né? Paciência tem limites e os prazos também.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 20 de fevereiro de 2022

COLOCA-SE NO LUGAR DO OUTRO.

 Realmente o mundo não parece único. As pessoas não parecem viver em um mesmo planeta .

Enquanto ainda estamos sofrendo com as consequências da pandemia vem as tragédias causadas pelas chuvas no país.

É muito triste ver famílias inteiras mortas e desaparecidas no meio da lama. Um caos. O número de mortos não param de subir, o número de desaparecidos oscilando. Pessoas perdidas, desorientadas, sem nada, sem esperança .

Do outro lado, dessa mesma terra devastada festas sendo organizadas, carnaval batendo na porta; onde fica a humanidade?

É tempo de dar um tempo sim. São vidas que se foram, é muito desespero e as pessoas gastando com festas? É realmente necessário isso? E a pandemia, acabou? 

Você aí , do outro lado, consegue se divertir sabendo que vivemos momentos considerados de guerra? O que tem feito para amenizar essa dor? Já se prontificou em ajudar?

Não é para você deixar de viver, é para se colocar no lugar do outro. Espere só mais um.pouquinho. coloque a não na consciência, ajude de coração quem tanto está precisando.

Se cada um fizer só um pouquinho podemos amenizar essa tragédia 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias




sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

COMO FICA O FUTURO?

 Você está feliz com a maneira que vem conduzindo sua vida? É como você sempre imaginou?

Quando entramos na adolescência, imaginamos nossa vida ao atingirmos os 18 anos. Os planos se multiplicam. Mas o grande sonho é nossa tão sonhada independência. Sair de casa sem dar satisfação. 

Porém as coisas não acontecem assim. Essa independência não é só completar a maior idade. É ter um emprego que te sustente, um bom emprego e quem sabe já pensar em sua casa própria.

Mas, não é bem isso que vem acontecendo. Nossos jovens vem atropelando fases, deixando o estudo para trás. Trocam os antigos sonhos por aventuras.

E o futuro, como fica? Será que os sonhos ficaram apenas nos planos?

A melhor coisa para se construir um futuro é viver cada fase, passar pelos perrengues da adolescência, as descobertas da Juventude, estudando, trabalhando. Tudo no tempo certo. 

Assim seus sonhos não irão para o espaço, serão concretos e te darão muitas alegrias. Pense nisso.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

É GOLPE.

 Se não bastasse tantos problemas que enfrentamos no dia a dia, ainda encontramos pessoas que tem a arte de dar golpes.

São tão convincentes que até os mais espertos caem na lábia deles .

Os golpes se multiplicam, eles são de uma inteligência que deveriam usá-las para o bem. Porém parece que na cabeça deles " o crime compensa."

O pior é que, na maioria das vezes eles atingem os mais vulneráveis. É uma covardia, usam da boa fé ou mesmo o desespero das pessoas para se darem bem.

Os golpistas vendem de tudo: lotes e casas que não existem. Carros que são clonados, furtados, isso quando são reais, se passam por você para fazerem compras, agora com o pix esses golpes ganham cara nova.

Muitas vezes as facilidades e os preços abaixo do mercado, uma boa conversa acabam nos convencendo .

A internet está cheia disso. É preciso se cercar de todos os cuidados. Se você se acha esperto, preste atenção; os golpistas são espertos e meio .

Como diz o ditado: esmola quando é demais o Santo desconfia. Não caia em conversa fiada, golpista não tem um título, só tem mesmo é cara de pau.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

TRAGÉDIAS SEM FIM.

 Em menos de dois meses do ano de 2022 e contabilizamos perdas de vidas, de bens materiais, imóveis.

Pessoas desoladas, desabrigadas e desalojadas. 

A tragédia agora aconteceu em Petrópolis/RJ. Mais uma vez a chuva veio trazendo o caos a essa cidade .

Ver nos noticiários as cenas nos dá muita tristeza e angústia. Sabemos que a maioria são pessoas já tão fragilizadas pela vida. Mesmo sabendo que moram em áreas de risco, elas não tem outras opções e ficam a mercê da própria sorte.

As autoridades fecham os olhos, sabiam dos riscos e pouco fizeram. Essa tragédia era anunciada, só eles não quiseram ver para nada fazer. Entregaram o destino nas mãos de pessoas sem rumo.

Mais um ano iniciando com prenúncio de um ano difícil. Que Deus nos ajude a nos manter de pé, nos dando força e capacidade para mais um recomeço.

Somos incansáveis, mas para tudo é preciso um fim. Que nossos governantes olhem por essas famílias e tantas outras pelo nosso país, dando a elas condições dignas. Assim tantas tragédias serão evitadas.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

POBRE DE CARÁTER.

 Fico me perguntando: o que ganhamos em menosprezar as pessoas? 

Será que somos mesmo superiores a elas?

A resposta é simples: esse prazer é para inflar nosso ego, para nos mostrar grandes quando na verdade não temos a força do nosso oponente.

Despreza-lo faz bem só a alguém de mente pequena e vazia. Cresça e seja empoderado. Conquiste aquilo que o outro tem e você tanto deseja sem pisar em ninguém.

O prazer em humilhar; em mostrar sua capacidade maligna causa repulsa. Isso não é ser esperto, mas sim; é ser uma pessoa sem nenhum caráter .

Tem coisas que a vida nos presenteia, porém com a mesma mão que dá ela toma. Você precisa fazer por merecer.

Dar um tapa na cara do outro e depois se desculpar não alivia sua barra, até piora pois mostra o quanto é propenso a mudar sua postura para agradar. Você vai onde o vento te leva.

Onde está sua postura, seus princípios e valores? Te faz bem crescer pra cima do humilhado?

Se você gosta de ser o que não é, você é um ser pobre e incapaz. Aprenda a crescer de forma honrosa para não ter vergonha de do mesmo quando precisar olhar para trás.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

TER OU NÃO TER?

 Você se considera feliz com o que tem?

Se respondeu sim é porque tem gratidão por suas conquistas, valoriza cada pedacinho que acrescenta em sua trajetória.

Isso é raro; porque no geral as pessoas nunca estão satisfeitas, buscam cada vez mais " ter" do que "ser".

Somos seres imperfeitos em busca dos acertos. Porém nessa busca muitas vezes nos perdemos. Falta algo.

Claro que, trabalhamos e por isso desejamos viver com melhor qualidade de vida. Temos nossos gostos.

Só não podemos exagerar nesses gostos, desejar aquilo que não cabe em nosso bolso ou que na verdade vai agradar apenas quem vê.

Seja feliz com suas conquistas, deseje apenas o que você tem condições de ter, não tente ser quem não é, não tente imitar ninguém e acima de tudo seja grato com o que tem.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 13 de fevereiro de 2022

VOE, ANDE, NAVEGUE.

 Nos sentimos livres para expressar nossas opiniões. Com isso precisamos permitir aceitar também as críticas.

Muitas vezes nos incomodamos com o que ouvimos. Vai contra nossos desejos.

Se podemos opinar por que não aceitar que opinem sobre nossas vidas também?

Queremos liberdade de expressão, liberdade para conduzir nossas vidas. Estamos realmente nos sentindo livres?

Para sermos livres precisamos parar de querer nos anular para agradar os outros. Enquanto temos essa preocupação estamos na verdade nos colocando nas mãos da opinião alheia. Deixamos de ser quem somos. Aos poucos vamos perdendo nossa identidade.

Vale a pena viver assim? Somos merecedores dessa liberdade que pregamos?

Sou da opinião que, enquanto você segue seus princípios, não depende de ninguém, aí sim, você está pronto para viver à sua maneira, viver a sua liberdade; sendo feliz como você quer .

Como ser livre se te fazem mudar de opinião a cada sugestão? Muitos te estimulam a acreditar no que eles acreditam. Tenha a sua opinião, sua visão.

Não permita que mudem sua rota. Voe, ande, navegue, mas saiba para onde quer ir e como quer chegar lá.

A vida é sua, use sua liberdade e conquiste o seu espaço 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/ salpicandoideias

sábado, 12 de fevereiro de 2022

EVOLUÍMOS?

 Nasci na década de 60. Por isso digo que cresci em um tempo onde as virtudes e princípios eram coisas sérias. 

Minha família era simples, porém trabalhadora. Meus pais garantiram a mim e meus irmãos o que era prioridade para eles: a educação.

Por isso valorizo demais o profissional da educação, a eles me reverencio sempre . Acabei me tornando também uma educadora.

Na minha infância, adolescência o respeito era primordial. Não se respondia ou desafiava os pais.

Assim crescemos felizes, responsáveis. Claro que, nem todos se saíram bem, tem sempre aqueles que são as excessões. 

Crescemos sem tecnologia. Debruçávamos sobre livros de pesquisa. O namoro era depois da paquera, do conhecer. Casamento era coisa séria. Tinham todas etapas.

Evoluímos.

Hoje, as coisas estão bem diferentes. A modernidade chegou com tudo, trazendo um mundo na palma das nossas mãos e novos conceitos para velhos conhecidos.

É...novos tempos. Para quem viveu em uma época de brincar na rua de pés descalços, essa selva de pedra, trancados em apartamentos com medo de balas perdidas, de latrocínios, quadrilha do pix, feminicídios, sequestros relâmpagos e por aí vão; bate uma saudade de um tempo onde a tecnologia era apenas mais uma palavra escondida no "Aurélio"( dicionário).

Ah tempo, corre tanto não, ensina essa nova geração a viver!

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

NOSSO QUERER.

 " Você não é o responsável por aquilo que acontece à sua volta, mas sim; pelo que acontece dentro de você."

Isso acontece tanto e a culpa é exclusivamente nossa.

Passamos tanto tempo preocupados em agradar que nos esquecemos de viver por nós. A opinião alheia vale mais que o nosso querer.

Não é porque a sociedade impõe um padrão de beleza que vou me sacrificar para segui-lo. Preciso me sentir bem como sou e o resto que se dane.

Eu gosto do azul, você do verde e o outro de vermelho. Use o que se sentir confortável. Não se sacrifique.

O que acontece à sua volta pode te afetar, mas não pode mudar a sua essência. Você é único.

Nós temos dentro de nós; valores, virtudes e princípios. São nossas referências. Muda-los para agradar aa pessoas ou rótulos não vai atingir nossos objetivos, vão sim atrasar nossas conquistas .

Se você é feliz, tem consciência de seus atos, não mude porque acha que vai agradar. A primeira pessoa a ser conquistada e agradada é você. O resto é consequência.

Pense nisso.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

POLÊMICAS.

 Tem pessoas que são polêmicas por natureza. Gostam de contradizer o óbvio, criar discussões, estar no centro das atenções.

Porém, tem temas que são polêmicos e precisam ser discutidos como um todo. Não para criar intrigas ou até desavenças e inimizades .

Temas polêmicos, como o próprio nome diz mexe com todos, são temas divergentes, com interpretações diferentes, visões um tanto complicadas.

Nos tempos atuais, um tema polêmico gera conflitos e se tornam questões políticas, onde não se resolve, mas se estende e vira um grande rolo compressor atropelando verdades e ideologias.

Hoje, tem alguns temas que geram discussões sérias e muitos usam desses temas para se promoverem e não para defender uma causa.

Racismo e intolerância. Temas que precisam entrar em rodas de conversas. Todos estamos sujeitos a ser o foco, ou por fazer parte desse grupo, ou por nossas opiniões polêmicas e também por não opinar.

É preciso estarmos atentos aos problemas e nos inteirar dos assuntos para termos condições de opinar .

Lembrando que, temos direitos de falar, mas também de ouvir. Determinadas opiniões podem virar até caso de polícia. Por isso não fale pela boca dos outros, tenha opinião própria.

Seja verdadeiro e coerente e acima de tudo: aprenda a ouvir.

Márcia Coutinho

www facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

DEIXE PARTIR.

 Estamos mesmos precisando aprender a viver!

A vida nos remete os sinais de onde precisamos mudar, evoluir. Fingimos não enxergar, afinal às vezes nos fazer de cego resolve.

Tudo bem, resolve por um tempo e a vida não nos informa até onde e quando vamos parar nossa trajetória.

Uma das coisas que prejudicam nossa relação conosco mesmo é insistir em ter ao nosso lado pessoas que querem partir.

Fazemos de tudo para mantê-las ao nosso lado. Deixamos nossos princípios de lado, nossos sonhos particulares e investimos em uma canoa furada.

Ter alguém que não nos quer como companhia, como amigos é não nos valorizar como pessoa.

Deixe ir quem queira partir, deixe voar quem não encontrou o verdadeiro ninho ao seu lado.

Não se anule por ninguém. Valorize-se pelo que você é e terá ao seu lado apenas quem queira realmente ficar .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

NÃO PASSE ADIANTE.

 " Juro que estou falando a verdade",

Se é verdade e você tem certeza disso, por que jurar? Um juramento em falso é perigoso. Em um julgamento você pode até ser indiciado.

Isso mostra o quanto a verdade deve ser prioridade. Independente das consequências.

Lembro que, eduquei meus filhos para serem verdadeiros. Usava sempre a frase: quem fala a verdade não merece castigo. 

Muitas vezes até merecia uma punição, mas resolvia com uma boa conversa. Assim tinha a certeza que não usariam da mentira.

Sei que muitas vezes, ao longo da vida precisamos omitir fatos, não criar uma mentira, estas são como bolas de neve; crescem sem fim e podem ter sérias consequências.

Nos dias de hoje mentir parece algo tão "normal" e sem punição que mentem com a cara mais limpa.

Nas redes sociais são tantas mentiras que já não sabemos em quem ou no que acreditar. Criaram até um termo novo: fake news.

Por isso muito cuidado com o que ouve, lê e divulga. Você pode está transmitindo uma mentira, uma notícia falsa e isso não é o correto.

Se não viu, não tem certeza, não passe para frente. É melhor para todos.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



domingo, 6 de fevereiro de 2022

AMIZADES INESPERADAS.

 E não é que a vida nos surpreende mais e mais vezes, nos fazendo uma viagem ao nosso eu, buscando respostas para encontrar saídas?

E quando, de repente como um passe de mágica a vida nos presenteia com alguém capaz de se abrir e de ouvir?

Essas pessoas aparecem porque em seus momentos de fragilidades buscam amparo, carinho e aconchego e acabam se esbarrando em alguém com as mesmas fragilidades.

Dessa forma a conexão se forma, duas almas inseguras e carentes descobrem motivos para serem bons amigos, ótimos ouvintes e conselheiros .

Mais uma vez percebemos a grandeza da vida! O quanto somos pequenos e estamos a mercê dos "acasos".

Que esses encontros sejam constantes e que as amizades verdadeiras floresçam cada vez mais onde possamos passear com um sorriso estampado e olhos brilhando de felicidade.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 5 de fevereiro de 2022

ESSE TAL DE TEMPO.

 O tempo é tão interessante que, muitas vezes brinca conosco de gato e rato .

Pedimos que passe rápido, temos pressa e ele caminha lentamente. Assim temos a oportunidade de rever o que queremos com tanta pressa e descobrimos uma pressa sem necessidade. Bendito tempo!

Outras vezes queremos que ele ande lentamente. Está bom demais aquele momento. O tempo novamente nos desafia, simplesmente acelera. Precisamos acelerar para aproveitar cada segundo. Tempo maluco!

Sabe senhor tempo, venho aprendendo a lidar com suas maluquices e entendendo como é precioso o nosso tempo!

Às vezes passamos todo o tempo reclamando, esquecemos de viver por nós.

Outras vezes queremos tudo em um tempo que não acelera. É o tempo de rever nossas atitudes, metas e sonhos. É o tempo certo de olhar à nossa volta e ver como anda nossos passos .

E não é que o tempo está sempre certo? Ainda bem que ele nos comanda, senão o botão da vida já estaria enguiçado.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

GOSTOS DIFERENTES.

 Dizem que" gosto é igual pescoço; cada um tem o seu".

Realmente, querer impor nossas vontades e gosto é realmente inaceitável. Cada um gosta de um jeito e esses estranhos gostos vão se ajeitando .

Não adiante achar que você sabe ou entende mais. Eu gosto é assim, então curta seu jeito e deixe que cada um curta à sua maneira também.

O chato é ver as pessoas sempre opinando como se fossem as melhores pessoas para dar conselhos e opiniões. Podemos sim, expor como pensamos, mas querer que seja do nosso jeito já é outra coisa .

Lembra da palavra respeito? Pois é, respeitar a individualidade de cada um é essencial. As opiniões se divergem sim, os gostos diferentes são o grande " barato". Nós somos diferentes em tudo por mais que seja estranho dizer isso.

Então, guarde suas alfinetadas ou opiniões contrárias só para você, viva melhor cuidando de sua vida. Deixe que cada um cuide da sua .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

INVEJA DESTRÓI.

 Todos nós temos o poder de ser e ter o que desejamos .

Talvez para uns o caminho seja mais leve, com menos contornos e desafios. Para outros cada esquina um grande obstáculo se faz presente.

Enfrenta-los é a nossa meta. Quando nos tornamos vencedores o sabor da vitória é único e nosso.

Só que, tem pessoas que não sabem o que passamos para chegar ao fim. Quantas coisas precisamos abrir mão.

Às vezes desfazemos de pequenos detalhes, outras vezes nos ralamos e pensamentos em desistir .

Mesmo assim ainda encontramos pessoas invejosas, que cobiçam nossas pequenas conquistas que para nós valem muito.

 Trapaceiam, nos traem, muitas vezes nos tiram a única chance que tivemos em tantos anos de lutas, tudo por que não são capazes de conseguir por si mesmo.

A inveja é algo tão pequeno, é coisa de gente fracassada, incapaz e acima de tudo de um coração perverso.

Busque querer o que sua mão alcança. O sonho do outro não te pertence. Sonhe seu sonho, não inveje a conquista de ninguém. Todos somos capazes de ter nas mãos apenas o que nos pertence.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

PARE DE RECLAMAR.

 Por que tem pessoas que reclamam de tudo na vida? Será que o mundo conspira contra ela?

Penso que age assim aquela pessoa com a auto estima baixa. Que não consegue enxergar o lago positivo nos pequenos detalhes.

Às vezes nos desagradamos sim, somos imperfeitos e exigentes. Mas,o que temos feito para reverter as situações a nosso favor?

Será reclamar a melhor opção?

Claro que não. Se não está bom para você, tente outra vez, faça o seu melhor. Pare de reclamar e olhe ao seu redor. Tem tantas pessoas em situações bem piores e nem por isso reclamam como você.

Busque ser alguém que não desanima diante das adiversidades, de cada queda tire um proveito, faça do limão uma limonada ou uma caipirinha.

Só para de reclamar. Pinte sua vida com novas cores. O arco íris pode nascer onde você menos espera.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

O SONHO É SEU.

 Às vezes temos vergonha de assumir nossos fracassos, mais vergonhoso é nos esconder com medo de nos frustar .

Se não tentarmos não vamos viver as aventuras do desconhecido. Essas peculiarudes da vida são partes das histórias que um dia vamos contar.

Pode ser com brilho nos olhos que vamos tecendo esses encontros e desencontros. São eles que nos fazem fortes .

Desistir antes de começar é uma grande covardia. Se não der certo, lamente mas não abaixe a cabeça. Você foi corajoso, arriscou.

Nós traçamos metas, até visualizamos a grande conquista, nos esquecemos apenas dos imprevistos que a vida nos impõe.

Assim, cada tropeço ou mesmo a queda não é um fracasso, é apenas aprendermos a lidar com as diversidades e não desistirmos .

Talvez sua decisão não foi a melhor, porém já está feito. Busque reverter o que não está bom. Agora, se mediante suas tentativas continuar se sentindo fora do seu mundo, arregace as mangas e recomece.

O mundo lá fora está cheio de boas e novas oportunidades.

Se o sonho é seu, apenas você pode vivê-lo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias