Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ÁUREOS TEMPOS.




Tenho andando muito pensativa. Às vezes parece que o mundo está girando rápido demais e eu apenas olhando sem conseguir emitir qualquer tipo de reação.

Sei que isso não é normal, talvez seja uma fase ruim. Na verdade, meus pensamentos andam viajando muito por um tempo que não volta mais, recordar tem me mostrado o quanto eu vivi realmente cada instante e o quanto as pessoas estão perdendo enquanto buscam por independência financeira.

Talvez o cansaço, a idade que vai avançando nos faz valorizar os momentos em que tenho a possibilidade de viver. Cada dia é um presente, cada conquista por menor que seja; uma grande vitória.

Recordo-me com saudades da minha infância, onde a inocência era total, brincar descalça no quintal, subir em árvores, brincar de esconde-esconde, ficar na porta de casa até mais tarde sem medos. Isso sim era ser criança!

Uma adolescência sem tecnologia onde sair para encontrar os amigos, falar olho no olho, as festinhas em casa, os primeiros flertes era algo tão esperado. Uma época que não poderia ter sido substituída por tanta modernidade! Eu posso dizer: tenho saudades sim, de um tempo onde eu vivi.

Não me tornei uma pessoa sem escrúpulos ou um fora da lei por ter ajudado minha mãe nas tarefas de casa, por ter levado a escola tão a sério, por ter ficado de castigo por merecimento, pelas palmadas.

Quantas horas passei fazendo pesquisas em livros, jornais e revistas, escrevendo meus trabalhos em papel almaço e fazendo capas cada uma mais criativa que a outra. Não sou da época das pesquisas no google, das páginas e páginas copiadas sem nem mesmo saber sobre o que estava escrito ali.

Fui da época da reprovação, dos deveres de férias e da recuperação onde se não sabia não avançava. Só passava de ano quem sabia. Hoje; estão criando cidadãos analfabetos dentro da escola. Pais que brigam nos finais de ano por nota para seus filhos, quando nas reuniões nunca podem comparecer.

Tempos sombrios virão, profissionais sem qualificação comprando diplomas e fazendo do povo suas cobaias.

Pelo jeito ainda tenho muito o que recordar já que pra viver está cada dia mais difícil.

Márcia Coutinho





terça-feira, 28 de agosto de 2018

RECEITA DA AMIZADE.




Assim como a confeiteira separa com carinho e atenção os ingredientes para sua receita, precisamos ter a mesma atenção para selecionar as pessoas que farão parte de nossa vida.

Sabemos que, mesmo com todo o cuidado, muitas vezes uma pitada de sal pode ser fundamental para estragar aquele bolo, assim como se não o colocar faltará um certo sabor.

As nossas escolhas também são assim, por um mero detalhe colocamos dentro de nossa casa uma pessoa falsa que pode nos comprometer, assim como podemos deixar de lado alguém que seria o nosso parceiro de uma vida.

Dizem que muitas vezes comemos com os olhos, tamanha a beleza do docinho ou do bolo, seria muito bom se tivéssemos esse mesmo olhar para selecionar quem vai ouvir nossos mais íntimos segredos. Uma escolha errada e nossa vida se desmorona por causa de fofocas e mal-entendidos.

Uma xícara de açúcar, chocolate derretido, coco, manteiga, ovos e muito amor. Essa receita tem tudo para dá certo. Ingredientes de primeira qualidade para uma receita perfeita.

Uma colher de atenção, uma pitada de verdade, meio quilo de cumplicidade, gotas de respeito, amor e parceria, uma receita infalível para se conquistar amigos de verdade.

Não é difícil cozinhar, fazer os mais belos e elaborados bolos e docinhos. É preciso vontade e aquela água na boca, mas fazer amigos é muito mais complicado, uma pessoa que finge ser o que não é pode azedar qualquer relacionamento, assim como um ovo podre pode estragar qualquer receita.

Pense nisso.

Márcia Coutinho


sábado, 25 de agosto de 2018

SEJA GENTE COMO A GENTE.

Às vezes é preciso levar um "tranco" da vida para passar a perceber o quanto estamos sendo imaturos e mimados.

Sim. Enquanto milhares de pessoas morrem de fome ou vítimas da violência ou do descaso do poder público, continuamos reclamando de tudo.

Muitas vezes descontamos nossos fracassos em quem está mais próximo, um fracasso que nos permite um aprendizado, mas não, queremos que nada nos atinja. Quanta ilusão!

Somos seres humanos e a nós são  permitido as escolhas. Por isso pense bem antes de agir. Olhe sempre para os lados. Observe o mundo à sua volta.  Você não é único. Suas atitudes atingem não só a você, mas também quem passa ao seu lado.

Você pode esbarrar em um problema grave e grande, vai se assustar, chorar e desejar até morrer. São coisas que milhares de pessoas vivem a cada dia. Buscam nas derrotas sofridas e nas voltas que deram forças para superar.

Neste momento é que vai perceber que como qualquer um você não é imune a nada. Que todos sofremos e podemos vencer.

Então aprenda a enfrentar a vida e tire essa capa de super herói e vai viver como "gente como a gente".

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

DESABAFO


De repente me perguntei:
- O que fiz da minha vida?
A resposta foi simples:
-Passei todo o tempo construindo as asas para os homens da minha vida e quando elas estavam prontas, aperfeicoadas; eles voaram em busca de seus sonhos e eu fiquei em meu canto observando admirando o meu trabalho, porém fiquei sozinha. Enquanto os preparava para a vida esqueci de mim, esqueci de construir minhas próprias asas. Agora tudo é mais difícil. Então resta- me andar lentamente pois sem asas os voos se tornam quase impossíveis.

Essa é a realidade. Enquanto nos preocupamos em ajudar os outros estamos nos esquecendo de nos ajudar, nos olhar no espelho e ver que também temos nossas necessidades.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

É TEMPO DE PLANTAR.




Às vezes eu penso em ficar olhando o tempo passar. Parar para ver as pessoas no seu cotidiano, fazendo sua caminhada, correndo para o trabalho, subindo e descendo do ônibus. Cada um à sua maneira.

Então me vejo presa a observar as pessoas e se esquecendo de mim. Enquanto muitos buscam várias maneiras de correr atrás dos seus objetivos, eu, parada apenas olhando o tempo das pessoas.

Mesmo assim, considero mágico o girar do tempo. O quanto ele corre, o quanto ele anda. Sempre para frente, nunca para trás.

É nesse olhar que consigo ver o quanto o nosso crescimento só depende de nós mesmos. Criamos e construímos a nossa história, fazemos dela um conto ou um romance. A nossa história é cheia de momentos. Precisamos contorna-las com pinceladas de objetivos e cores.

Um dia, quando formos folear esse nosso livro da vida, vamos perceber o quanto o nosso amadurecimento foi importante, o quanto o tempo esteve ao nosso lado, nos favorecendo com detalhes e muitas observações.

Não tenha medo de girar a sua roda da vida. Precisamos fazer com que ela tenha o valor que merecemos. Não aceite menos do que você faça por você.

Plante em terreno fértil e colherá frutos em tempos onde já cansada perceberá o valor de cada semente que germinou.


Márcia Coutinho



quarta-feira, 15 de agosto de 2018

VIVEMOS COMO CAMALEÃO.


Vivemos em constante metamorfose. Essa nossa transformação diária se dá para que possamos nos adaptar a bipolaridade com que vive a humanidade.

Não adianta você querer manter seu jeito. Em algum momento ele vai incomodar quem vive ao seu redor

É muito fácil perceber como as pessoas querem que estejamos sempre de acordo com elas. Difícil agradar.

Se acordou feliz, está de bem com a vida e a pessoa ao seu lado está passando por um mal momento, ela vai pensar que você não dá importância para os problemas dela.

Agora, se você está em um dia ruim, curtindo suas derrotas e chega alguém feliz, radiante e você não consegue dividir aquele momento, você é chamada de egoista; não consegue ver ninguém feliz.

Viu? Ou você vira um camaleão se adequando aos momentos ou você está fora do convívio. Essa é  a lei da vida em um mundo onde as pessoas se preocupam mais com o próprio umbigo do que com o que anda acontecendo à sua volta.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

UMA OBSESSÃO.

Tem tantas pessoas que pensam que, encontrando a perfeição serão felizes. O problema é que; enquanto se preocupam em se tornarem perfeitas, o tempo passa e a vida torna-se falha.

O resultado? Nós tornamos  reféns de uma obsessão.  Com isso os amigos se afastam, as frustrações passam a ser nossas aliadas e o tal do tempo passa a ter trabalho para nós devolver algo que ficou para trás: a nossa verdadeira felicidade.

Seja perfeito convivendo com suas imperfeições.

Pense nisso.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 12 de agosto de 2018

APENAS MAIS UM MINUTO.


Em tempos difíceis onde pais precisam ser ameaçados de prisão para pagarem a mísera pensão alimentícia para seus filhos, ainda podemos ver pais que desafiam o improvável para não deixar faltar o alimento e principalmente amor, atenção e presença a seus filhos.

Em um mundo de contraste, filhos deveriam ser tratados na mesma medida em todas as classes sociais.  Filhos deveriam respeitar os pais de forma incondicional.

Amor e respeito cabem em qualquer lugar, qualquer hora e em qualquer classe social.

Quando vejo a distância que está se criando entre pais e filhos, quando vejo o trabalho ser mais importante que a família, quando percebo que o futebol, a cerveja com os amigos, as reuniões se tornam o momento de prazer dos pais; sinto uma tristeza muito grande: um abismo cresce de forma descompensada entre os valores.

Neste momento; percebo o quanto sou privilegiada, tive o meu pai em tempo integral, tive amor, cuidado, zelo.  Tive um grande amigo que me protegeu, ensinou e direcionou para uma vida onde continuo fazendo de cada dia um aprendizado.

Obrigado meu pai por ter sido um homem simples e de valores tão essenciais.  Não te esquecerei. Você continua sendo minha referência.

Queria apenas mais um dia ao seu lado para te sussurar: como te amo, meu pai!


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO.

Enquanto as pessoas ficam a procura da perfeição, a vida vai passar à sua frente e nada vai acontecer. Será uma pena, mas essa busca não vai nos levar a lugar algum, muito pelo contrário; vai nos estagnar.

Aprenda a viver da melhor maneira com o que tem. Vá aprimorando suas conquistas para que elas te satisfaça, mas não perca seu tempo tentando se acertar sempre.

Sã o nos erros que aprendemos a acertar as arestas. Sã o nas quedas que aprendemos a dar importância ao equilíbrio. Tudo na vida tem um porquê.  Então, não se desespere se as coisas não saem como você quer.

A perfeição é difícil de se alcançar. O melhor da vida é não desistir. Continue batalhando para realizar seus sonhos e seja feliz como que conquista.

O resto? São aoenas detalhes 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 7 de agosto de 2018

SE PREOCUPE COM SUA VIDA.



Eu queria saber o que as pessoas ganham em ser maldosas e tão amargas. O que as levam a fazer comentários azedos em assuntos que não lhe dizem respeito?

Por que se intrometem tanto na vida alheia? Será que sua vida é tão perfeita que procura problemas na vida dos outros ou será uma vida tão vazia que não tendo o que fazer resolve jogar suas frustrações para fora?

Por que dar pitacos inoportunos onde pessoas resolvem expor seus momentos? 

Tudo isso me fez concluir o quanto o ser humano está se perdendo da ética e isso é muito triste, talvez até possa dizer; lamentável.

Ver pessoas maltratando, alfinetando, opinando por assuntos que não sabem a real situação, julgando pela aparência é cruel, isso porque tem pessoas que levam a vida praticando o bem, preocupando em ser solidário, em  trabalhar, em  se ocupando com a própria vida.

Em tempos de globalização, de uma tecnologia tão avançada, realmente todos podem falar o que querem mas também podem receber o que não desejam; por isso é preciso ter cuidado com os comentários.

Hoje você julga, amanhã será jugado.

Vamos viver mais a nossa vida, cuidar dos nossos problemas e tentar fazer com que valha a pena viver, sem rancor, sem magoar, sem ferir.

Todos nós temos nossos momentos ruins, não vamos nos deixar afetar por comentários maldosos e mutos menos: não vamos nos igualar a quem adora ver a destruição dos outros.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

QUE SENSAÇÃO É ESSA?


Por que essa sensação de abandono quando olho a minha volta e tantos olhos me encaram?

Por que esse medo de caminhar e não saber qual direção tomar?

Que é isso tudo ao meu redor? São apenas pessoas que seguem suas vidas ou são  seres perdidos como eu?

Sinto um vazio enorme ao meu lado. Sinto um vácuo em meu coração.  Bate forte uma inquietação. Será que essas incertezas me levarão a algum lugar?

Pergunto porquê tenho medo da solidão.  Se for para prosseguir que seja para soltar fogos em comemoração  ao meu sucesso ou quem sabe para aplaudir a conquista de alguém que caminha ao meu lado.

Sinceramente; estou perdida, indecisa, cansada.

A grande verdade é que o abandono que sofro é por falta de um abraço, um carinho, uma presença sei da de quem. O que maus desejaria para hoje?

Desejo que aprenda a conviver comigo mesmo, pois do jeito que anda a humanidade um dia do ente a nossa presença dentro de nós vai bastar.

Márcia  Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias