Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sexta-feira, 31 de março de 2017

A VOZ DO SILÊNCIO.

                                                                   Resultado de imagem para o silencio
Agora tenho certeza: o silêncio é a melhor resposta.

Quantas vezes perdemos a razão porque não queremos deixar de ter a última palavra, e justamente por isso perdemos o que tínhamos em nossa defesa: o silêncio.

Quantas vezes calar não é consentir; é responder pelo olhar, afinal tem respostas que não se dão com 
palavras, com gritos. Responde-las é insignificante perante o tamanho do problema que irá causar.

Por isso a sabedoria é a nossa grande arma. Quando falar? Quando calar? O silêncio é o segredo dos sábios.

Entrar em uma discussão, além de tirar o nosso foco, nos tira a razão, nos faz ganhar mágoas e nunca se chega a um acordo.

Deixar que o momento passe, esfrie; faz com que tudo se encaixe, acalme os nervos. Assim as coisas parecerão mais claras, menos drásticas.

Enfim, deixe o tempo agir, o pensamento tomar o seu devido lugar, o coração se acalentar e no novo dia as peças se encaixarão e sem ressentimento tudo será esclarecido.

Não grite sua mágoa, não espalhe a sua raiva. Engula as palavras e entenderá o quanto seu silêncio foi a grande diferença.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 30 de março de 2017

APRENDENDO A DIVIDIR.

Resultado de imagem para o que podemos dividir com o proximo
                                                                       
De repente percebi o quanto vivemos em uma era onde tudo se divide, menos o que é preciso ser dividido.

Como assim?

As pessoas estão mais divididas do que nunca. Existe uma divisão enorme de valores, de sentimentos, de preconceitos e conceitos. Não se chega a um acordo.

Existe uma divisão declarada de classes sociais, de menores e maiores. Uns mandam porque tem poderes, outros obedecem porque assim está escrito.

Quando se vai a um estádio, se divide a torcida. Se ficarem juntas ou ao menos passarem perto uma da outra é provocação na certa, é confusão. Não conseguem entender que ali é apenas momento de descontração, não um ringue.

Em decisões onde o bem comum deveria ser o denominador as bandeiras não se cruzam, se chocam, guerreiam. As ideologias se dividem quando o patriotismo deveria ser o mesmo.

E o Deus que deveria unir; divide. E os leigos e ignorantes que não conseguem enxergar que essa divisão não os deixam seguir o caminho do bem. Eles matam e protestam sua fé sem rumo, sem respeito. Querem impor seu Deus, sua crença.

Precisamos aprender a dividir o que temos de melhor. Precisamos olhar com atenção quem está precisando mais de nosso afeto, nossa colo. Distribuir o pouco que temos já é o bastante para fazer a vida do próximo menos dolorida.

A nossa mente parece estar programada para dividir, separar, excluir, discriminar. Por que deve ser assim?

Márcia Coutinho


quarta-feira, 29 de março de 2017

QUE SOCIEDADE É ESSA?


Resultado de imagem para que sociedade é essa?
                                                                                         

Fico imaginando como seria o mundo se cada um cuidasse de sua própria vida, sem importar com comentários ou mesmo sem interferências alheias.


Seria até mesmo impossível de imaginar, já que não vivemos ilhados, mas sim, vivemos em uma sociedade.

Por mais que essa mesma sociedade não nos agrade muito e quer ditar normas para serem seguidas é importante a interação entre os seres.

Ninguém consegue fechar os olhos aos problemas que surgem com os outros, nem mesmo são capazes de negar um abraço no momento de conforto.

Vivemos uma sociedade que a cada dia nos coloca um impasse: fazemos o certo escancarado ou escondemos o errado?

A cada momento nos deparamos com leis novas, com cobranças injustas, com preconceitos disfarçados e com uma alienação de valores.

A ética social já foi para o espaço, as pessoas cada dia mais se preocupando com o vizinho, com o modismo, com o avanço tecnológico, com o medo da violência e esquecendo do principal: ninguém vive sozinho, precisamos nos adequar e aceitar cada um como ele é.

Vivemos uma época de globalização, tudo e todos estão mais perto e, no entanto, se distanciam na convivência, na cordialidade, no respeito.

Não podemos querer que ninguém saiba das nossas vitórias, de alguma maneira não somos apenas coadjuvantes nessa vida, temos os momentos onde seremos os mocinhos, os vilões ou apenas a plateia.

Márcia Coutinho


terça-feira, 28 de março de 2017

ESTOU COM AQUELE PRESSENTIMENTO.

                                                   Imagem relacionada

Tem dias em que acordamos com um peso no peito, parece que nosso coração está apertado. Ficamos à procura de um porquê dessa sensação.

É algo que nos incomoda e de repente descobrimos que estamos tendo um pressentimento que algo não está bem.

Esses pressentimentos são respostas que nosso cérebro nos dá. É o nosso instinto falando mais alto.
Precisamos tomar mais cuidado a alguns sinais, não é para ficar impressionado pois assim acabamos atraindo coisas negativas. Coisas boas também nos avisam quando vão surgir.

Será que estamos mesmos correndo perigo de alguma coisa ou é apenas a nossa mania de procurar justificativas?

Precisamos sim dar mais atenção aos nossos instintos. Se temos a sensação de que estamos sendo seguidos, não podemos ficar pensando que é fruto da nossa imaginação e correr risco, precisamos nos resguardar. Para isso nada melhor do que nos proteger até termos a certeza que não corremos nenhum perigo.

Outro momento que requer muita atenção é quando precisamos tomar uma grande e importante decisão. O mais lógico é ficarmos analisando daqui, pensando nos prós e contras. Todo esse processo de análise serve apenas para nos deixar mais confusos. Ou vamos vencer o medo e confiar em nosso instinto ou vamos tomar a decisão errada.

Gente, pressentimento não é premonição, é um sinal de alerta.

Quanto tiver algum tipo de pressentimento ou intuição, acredite. É a luz da razão de mostrando o caminho.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 27 de março de 2017

OS ANALFABETOS POLÍTICOS.


                                                      Resultado de imagem para só nosso voto pode mudar essa história

Escutamos tanto as pessoas nos pedindo calma, tolerância; quando na verdade já estamos fartos de esperar e nada acontecer.

Refiro-me à política.

Quando achamos que os nossos representantes serão punidos, eles conseguem se safar e mais uma vez nos fazem de bobos.

Isso só acontece porque não escolhemos direito. É como se ainda estivéssemos lendo as estórias da Carochinha onde os vilões sempre se dão mal, mesmo quando sabemos que também temos nossa parcela de culpa.

Não adianta vender o voto, escolher porque é amigo de um conhecido. Só vai melhorar alguma coisa se nós fizermos a nossa parte: a melhor escolha.

Eu ainda acredito nos bons políticos, nos honestos, mesmo sabendo que é uma pequeníssima parte. Quanto entram acabam se contaminando. É muito dinheiro fácil, muitas mordomias e muita impunidade. Tem as leis que eles mesmos criam que os protegem. E o povo continua pagando o pato.
Pensando bem; eu nunca vi um pato tão caro assim!

A melhor maneira que temos para não cair em cilada é nos tornar cidadãos conscientes dos nossos direitos e deveres, afinal é nosso dever votar e é nosso direito receber benefícios; não particularmente, mas sim pela coletividade.

Então, se você está cansado, sem fé nos nossos políticos, sem esperança e com a certeza que mais uma vez tudo acabe em pizza o melhor mesmo é sentar e ficar à espera de um milagre.

Êta povo ladrão e ainda por cima temos tantos analfabetos políticos!

Márcia Coutinho


domingo, 26 de março de 2017

E VIDA QUE SEGUE...

                                                        Resultado de imagem para estamos nos perdendo no caminho da vida

Estava pensando: uma pessoa que é feliz, bem resolvida, não precisa fazer infelicidade de ninguém.

Com isso percebi o quanto as pessoas estão infelizes, magoadas, afinal andam cometendo tantas sandices, tantas loucuras contra o outro!

Ninguém pode decidir a vida do outro, temos o livre arbítrio para fazer nossas escolhas, não esquecendo que também somos responsáveis pelas consequências.

É como caminhar jogando espinhos por ande passamos. Lá na frente podemos encontra-los também, alguém passou na sua frente e fez o mesmo serviço egoísta que faz agora.

É egoísmo pensar apenas em nosso bem-estar. Como vivemos em sociedade é um pelo outro e assim continuamos nossa caminhada.

Muitas vezes, por influência ou imaturidade acabamos nos perdendo no caminho, isso porque não estamos buscando o caminho certo: o nosso verdadeiro sonho.

Estamos perdendo oportunidades concretas trocadas por ilusões de momento. Estamos olhando demais para trás enquanto caminhos se abrem à nossa frente.

Então vamos parar de inventar desculpas pelos nossos fracassos, assumindo nossos erros e seguindo em frente.

Se preciso for; faça os curativos necessários nas feridas que a vida lhe faz, só não desista de sonhar e lutar por seus sonhos.

Vai acontecer da própria vida lhe rasgar a esperança, rapidamente faça os remendos necessários. Não deixe que um pequeno rasgo tire a sua vontade de prosseguir.

 Por mais difícil que seja o momento presente, há sempre a esperança de dias melhores.

Márcia Coutinho


sábado, 25 de março de 2017

PARADA OBRIGATÓRIA


                                                     Resultado de imagem para escolhendo os melhores caminhos

Um sonho não se constrói sozinho de um dia para o outro. Ele precisa de e4sforço, foco, determinação e acima de tudo muito amor.

A trajetória é feita com muito cuidado, requer disciplina e determinação. Mesmo assim os deslizes ainda acontecem. Isso porque ninguém caminha sozinho. Muitas vezes nessa caminhada fazemos a escolha errada e algumas divergências não deixam de surgir.

Talvez assim o caminho possa até parecer mais longo, mas é apenas uma fraqueza do momento.

Não se prossegue se não houver uma parada para descanso, reflexão. Aquela parada para se refazer metas, aparar as arestas e traçar novos caminhos.

Como em tudo há aqueles que não concordam, nem por isso a opinião não seja válida. É chegado o momento de fazer várias paradas. Isso não quer dizer que não há um futuro ali. Muito pelo contrário; é conversando que se entende, não empurrando o problema para debaixo do tapete.

A chegada ao ápice de sua realização só será possível se cada passo foi dado com firmeza, aproveitando as oportunidades e colocando de lado o medo. Afinal, as adversidades nos ensinam a fazer a curva no melhor momento.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 24 de março de 2017

QUANDO SE ASSUMIR?

Resultado de imagem para ser gay é doença
                                                                               


Por mais que trocamos os caminhos ainda nos deparamos com assuntos polêmicos que geram discussões e não se chega a lugar algum.

Os tempos são outros, a realidade está aí bem à nossa frente e nos cobra respostas e posição. Não adianta ficar em cima do muro, o momento da difícil decisão vai chegar. E aí, o que fazer?

O tema de hoje ainda é tabu, fala-se em meias palavras, escondido.  Hoje o assunto é homossexualidade. Quando assumir, quando contar?

Como mãe penso na dificuldade dos dois lados: do filho se assumir e dos pais aceitarem.
Não é algo fácil ou corriqueiro, estamos lidando com uma decisão delicada que pode mudar toda uma vida.

Quantas vezes os filhos querem que seus pais engulam a notícia e aceitem a realidade, eles esquecem que não é algo comum, seria bom uma mudança de papel onde os filhos trocassem de lugar. Como foi para você filho se aceitar? Viu? Não é fácil, dê tempo para que ele se ajuste à novidade.

Muitas famílias relatam que sentiram uma perda naquele momento, foi como um período de luto, de perguntas sem respostas.

Para que não passem por estes desafios onde não se sabem como serão aceitos, é preciso saber se realmente você deseja se assumir, se tem certeza da sua opção.

Em primeiro momento, o homossexual sofrerá muito, sua própria família irá considera-lo doente, confuso ou mesmo influenciado por outras pessoas, modismo. Ainda há casos de pais que rejeitam seus filhos e os expulsam de casa. Só não podemos julgar nenhum dos dois lados, afinal não estamos na pele deles.

Sair do armário é uma opção.  É preciso estar ciente que sobre seus ombros se jogarão mágoas, ressentimentos, sentimentos de traição e para os pais fica a sensação de culpa.

Quando tiver a certeza do que quer para sua vida, se se sente preparado para encarar o que estar por vir, só posso te desejar boa sorte, você vai precisar.

Márcia Coutinho

                               

quinta-feira, 23 de março de 2017

A DOR DA IMPUNIDADE.

                                              Realmente somos o pas da impunidade

E é uma dor que nos sufoca com o grito de revolta. Ficam as perguntas sem respostas e a impunidade continua imperando pelo mundo.

Não adianta também ficar lamentando por algo que temos como ajudar a resolver, afinal as leis são criadas por aqueles que votamos, aqueles que confiamos nossos votos. No entanto a realidade é bem mais dura: cada um cria a sua própria lei e o mais fraco que se dane.

Não adianta irmos às ruas protestar quando esquecemos de olhar quem está contra ou a nosso favor. Assim não vamos nos vender nem mesmo esquecer quem está por trás de tantos calotes que estamos sofrendo.

Vivemos uma época onde se fala em corrupção, investigações, prisões, habeas corpus, prisões preventivas, mas também estamos vendo escancarados tantas brechas favorecendo esses políticos sujos que negam tantas asneiras em benefícios próprios.

Por que não se pune verdadeiramente quem comete delitos? Por que favorecer uns e prejudicar outros? As leis não deveriam ser para todos, começando de cima para baixo?

E são nessas leis que embasam os pedidos de uma nação para que se faça cumprir o que é de direito para todos; sem distinção.

Por que o goleiro Bruno, assassino, condenado teve um benefício que não se aplica a outros presos?
Por que precisou de o Ministério Público intervir para que a ex-primeira dama do Rio de Janeiro, Adriana Ancelmo não fosse beneficiada com a prisão domiciliar; já que tantas mulheres mesmo mães ou grávidas continuam presas?

E a tragédia da Boate Kiss? Por que até hoje não se puniu ninguém?

Assassinos covardes, menores infratores, estupradores, ladrões que fogem do flagrante e saem pela porta da frente depois de confessarem seus crimes. Por que isso acontece?

Quando vamos poder acreditar que a impunidade vai ter fim? Que somos vítimas de uma sociedade medíocre que nos cobra mas que nada faz a nosso favor?


Márcia Coutinho


quarta-feira, 22 de março de 2017

NÃO SE EXPLICA A SAUDADE.

                                                            Resultado de imagem para porque sentimos saudade?


Saudade. Dizem que é uma palavra que só existe no nosso vocabulário. Não deveria ser, já que algo tão profundo que mexe com nossas emoções.

Sentir uma angustia, um gosto de quero mais, um até nunca mais. São sabores que não definimos para exprimir algo que ficou marcado.

Só podemos sentir saudade daquilo que nos marcou, que teve a sua importância. Ela nos fala pensar com ternura e carinho, nos faz querer de volta algo que se foi, queremos repetir a dose de um doce e inesquecível momento.

Relembramos de momentos onde a superação, a conquista se fez ainda mais importante porque não aconteceu sozinha. Essa lembrança se chama saudade, saudade das dificuldades onde a mão estendida foi a força, onde a vitória foi aplaudida.

A saudade do bom é gostosa. A saudade do que não se pode mais alcançar pois se foi para um lugar incerto machuca, essa saudade nos ensina a valorizar o agora, as pessoas, o amor.

As pessoas que passam por nossas vidas deixam saudades, deixam lembranças.

Não se arranca a lembrança, registra-se a saudade em conto e verso. Em sentimentos contraditórios que nos pedem um tempo para saborear o momento de ausência.

Enfim, para quem vive de forma intensa, que se cuida, se diverte, divide emoções a saudade dói, machuca; mas apenas porque foi bom demais poder sentir algo que ainda não se consegue explicar.

Márcia Coutinho


terça-feira, 21 de março de 2017

FALE COM ELEGÂNCIA.

                                                 Resultado de imagem para como ser autentico sem ser grosseiro

A gentileza, a educação e o respeito são ingredientes que cabem em qualquer lugar. Não precisamos perder o bom senso em nome da sinceridade.

Muitas vezes perdemos a razão por causa de palavras grosseiras que colocam o outro em estado do constrangimento.

Ser autêntico não quer dizer ser grosseiro. Muito pelo contrário; você pode ser sincero sem ser agressivo.

A grosseria disfarçada de sinceridade causa um estrago e uma grande mágoa nas pessoas. Podemos falar sem medo, porém com elegância.

É preciso com tudo saber ouvir, não ultrapassar os sentimentos dos outros preocupando apenas com o que você pensa.

Você pode falar o que pensa, o que conta é a maneira que diz. Quantas vezes o tom agressivo e alto inibe. Falar baixo e de forma pausada pode ser a melhor maneira de nos expressar.

Para tentar compreender a melhor maneira de se expressar é nunca omitir a verdade. Muitas vezes ela dói, porém, a dor logo passa se for dita com cortesia, de forma doce e firme.

Ninguém ajuda o outro ofendendo ou magoando, muito pelo contrário, você pode estar causando um problema ainda maior. Grosseria não é boa intenção; mas sim... é mal gosto.

Se perguntarem sua opinião, não desvie do assunto. Fale a verdade. Seja autêntico e nunca grosseiro.
Lembre-se sempre: os papéis podem se inverter, tente sempre se colocar no lugar do outro. Assim você nunca cometerá o erro de magoar alguém que confie e respeita a sua opinião.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 20 de março de 2017

O QUE VOCÊ DESEJA?

                                                                 Resultado de imagem para somos felizes fazendo os outros felizes

 E de repente volto no tempo e descubro que para ser feliz basta ser você mesmo, assumindo suas falhas e fazendo de tudo para que os erros não se repitam.

É muito difícil não errar, é mais difícil ainda querer avançar sem nenhum tropeço. Basta apenas que sejamos conscientes daquilo que estamos fazendo para não nos arrepender.

Afinal toda atitude, toda ação tem uma reação.

Como dizem por aí, antes de tudo precisamos nos colocar no lugar das pessoas, nós somos inteligentes e racionais, mesmo mostrando o contrário.

Para que possamos ter a oportunidade de refazer um caminho, antes de tudo precisamos ter a consciência que erramos e que este erro está nos fazendo mal. Talvez até mais mal do que fizemos aos outros.

O ato de pensar pode nos proporcionar uma viagem ao nosso inconsciente onde vamos descobrir sonhos adormecidos e mágoas que nos bloqueiam esses sonhos.

Então, se já sabemos que agindo de forma egoísta e mesquinha atrasa nosso desenvolvimento, que podemos com isso perder oportunidades, por que então não nos equilibramos para atingir nossos objetivos?

É justamente esse equilíbrio que requer toda nossa consciência de quem somos e o que desejamos para nós mesmos.

Se é ser feliz não seremos causando a infelicidade dos outros.

Se é sucesso, não chegaremos lá traindo a confiança de quem deposita seus mais íntimos sonhos em nós.

Se é ser amada, ame de forma incondicional. Não espere pelos outros.

Em todos os momentos, sorria. O  bom humor sempre abre portas.

Márcia Coutinho


domingo, 19 de março de 2017

O DOMÍNIO DA PACIÊNCIA.

                                                     Resultado de imagem para a busca da paciencia
                                                                             

Para todo ou qualquer projeto de vida é de suma importância a paciência. Nada se consegue com ansiedade e correria.

A paciência é uma virtude que poucos tem, afinal o mundo anda muito competitivo e ficar esperando acontecer pode ser tarde demais.

Na verdade, a paciência é saber usar o controle, é dominar a ansiedade.

Não é por você ser paciente que tem que aceitar tudo. Muito pelo contrário; é preciso saber ponderar, gerenciar os detalhes, sabendo agir no momento certo.

Mas nem todos conseguem segurar a onda e explodem mesmo, só depois é que avaliam as consequências de seus atos. Talvez aí já não tem muito o que fazer: o estrago foi grande.

Falta-nos aprender a contar até dez, a segurar a respiração e então decidir da melhor maneira.
O momento está incômodo e precisamos tomar uma decisão, não se precipite. Saia de onde está e dê uma caminhada, esvazie sua mente, pense e volte de onde saiu. De cabeça fresca tudo parece mais claro.

Você já pensou em tirar um tempo só para você, longe do celular, rádio ou tv? Todos precisamos buscar essa paz interior, por menor tempo que seja, faz muito bem para a mente e a alma. A reflexão nos fortalece.

E nada melhor que usar o bom humor. O sorriso aquece o coração, alivia a alma e acalenta a mente.
E lembre-se sempre, nem todas as situações podem ser dominadas, se acontecer com você: deixe fluir; apenas esforce para compreender o que está acontecendo.

Busque saber primeiramente quem você é e o que você quer.

Márcia Coutinho


sábado, 18 de março de 2017

O TEMPO PASSA DE QUALQUER JEITO.


                                                         Resultado de imagem para O TEMPO PASSA DE QUALQUER JEITO



Estava pensando: quantas vezes temos um sonho, porém ele parece distante, inatingível a um prazo pequeno, então o mais fácil é desistir. O tempo parece longo demais e temos tanto ainda a percorrer! Somos apressados.

O tempo não vai parar para que possamos realizar nossos sonhos. Por mais distante ou mais difícil o tempo é o mesmo. Ele não para.

Desistir do sonho é desistir de ser feliz.

Precisamos colocar mais cor e vibração em nossa vida, mesmo que os problemas persistam ou quem sabe estamos mais cansados, preguiçosos ou até mesmo sem motivação. Você tem um papel grande a desempenhar, tem um sonho a conquistar. Não pode sair por aí, encostar seu sonho em algum muro e depois voltar para pegar.

Esse tempo que você acha que não tem, pode um dia voltar antes de você e te tirar o sonho. Resgatar nossos sonhos pode ser tarde demais. O tempo é certo para cada missão que temos.

O nosso verdadeiro sonho não o esquecemos dentro de uma gaveta, ele é o que nos move, o que dá cor à nossa existência.

Por pior que parece o dia, por mais distante que está o seu sonho, coloque alegria na sua caminhada, viva com bom humor, veja na distância mais uma motivação para prosseguir.

Ninguém tem o direito de tirar o seu sonho. O nosso sonho não foi colocado por acaso em nossas vidas. Ele é seu, lute por ele e conquiste a sua felicidade.

Márcia Coutinho



sexta-feira, 17 de março de 2017

O QUE É SCHADENFREUDE?

Resultado de imagem para o prazer pela desgraça alheia


                                                                          
Vamos vivendo e aprendendo a lidar com as decepções. Fico então me perguntando: por que ainda existe pessoas que ficam felizes vendo a derrota do outro?

Seria vingança ou uma ocorrência sem explicações?

Todos nós, em algum momento já ficamos felizes em ver alguém se dando mal. Isso só acontece porque vivemos em uma sociedade de moral suja e equivocada. Ninguém passa por essa vida sem tropeçar e também sem ter piedade do próximo. Temos instinto solidário.

Não somos completamente imunes ao sofrimento alheio. Então porque ainda tem que vibrar pela dor do outro?

Vivemos sim, em uma sociedade doente. Onde os padrões éticos se perderam juntamente com o respeito e amor ao próximo.

Você sabia que para esse tipo de comportamento existe na língua alemã a palavra “Schadenfreude”, também usada no idioma inglês, composta por “Schaden” (significa dano, prejuízo) e “Freude” (prazer, alegria), para nomear a felicidade pelas desgraças dos outros?

Isso nos faz concluir que esse comportamento não é particular de nenhum país ou região, é mundial.
Tem teorias que dizem que as pessoas sofrem por merecimento, isso não justifica nos contentar com o que ele está passando. Hoje é ele, amanhã pode ser eu. Simples assim.

Um outro fator que merece ser pensado é que não torcemos pelas derrotas de todos, mas sim por uma pessoa específica. Isso devido a algum desentendimento. Nem por isso justifica tal comportamento.
Precisamos nos adequar a esse novo mundo, onde uns passam a perna no outro, sem nenhum pudor ou remorso.

Precisamos abrir nossos corações e não nos unir ao lado errado. Se preciso for, mude seu percurso, mas não adiante seu caminho traindo, manipulando, desejando o mal ao seu concorrente.
Lá na frente a vida vai te cobrar.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 16 de março de 2017

O SABOR DA LIBERDADE

                                                     Resultado de imagem para seja livre para sonhar


Podemos seguir uma rotina, caminhar sem rumo, viver de forma independente e livre.

Essa liberdade é que nos impulsiona. Nos deixa uma sensação de vitalidade, de poder.

Muitas pessoas, no entanto, não sabem viver livremente, vivem chutando os pês pelas mãos e veem essa liberdade se perder pelos caminhos da vida.

Se ao final do dia, você se sentir em paz com você mesmo é um bom sinal. Você tomou as melhores decisões, você soube usar da sua liberdade.

Quantas vezes retardamos nossos sonhos, mutilamos nossos desejos porque a sociedade nos impõe regras. Assim percebemos que estamos perdendo nossa liberdade, nosso direito de decidir por onde caminhar, afinal ser livre é ter criatividade, é correr atrás de novas possibilidades encontrando nova razão para viver.

Se você usa suas asas para voar livremente, sem se preocupar com as imposições sociais então você sabe o valor da liberdade.

Viva por você e faça as pessoas felizes. Se for preciso conviva com sua rotina, com seus medos, mas use e abuse do seu direito de escolha.

Sinta o prazer de se sentir vivo. 

Márcia Coutinho     



quarta-feira, 15 de março de 2017

CRIANÇAS MIMADAS.


                                                       Resultado de imagem para crianças mimadas

                                         
As nossas crianças estão dando o que falar, cada dia mais mimadas e mais sem limites. Os pais preocupados em acertar na educação e por não terem tempo, se culpando, acabam estragando seus filhos.

Que os pais amam seus filhos ninguém pode negar. Mas será que esse excesso de amor e cuidados não estão causando um efeito colateral na vida deles?

Parece que estamos vendo um futuro não muito promissor para as nossas crianças. São mimadas, não gostam de cumprir suas obrigações e quando não conseguem o que desejam, vencem através do choro.

Como detectar se a criança é mimada ou se é apenas uma fase mais difícil que ela está vivendo?
Para começo de conversa, vamos tentar encontraras respostas para alguns questionamentos. A partir daí será mais fácil entender se seu filho é apenas reflexo de suas atitudes ou ele já sabe seu ponto fraco e está aproveitando disso.

Quando você nega algo ao seu filho. Como ele reage?

Você é daquelas que diz não com as palavras mas diz sim com atitudes?

Você costuma voltar atrás quando propõe um castigo e seu filho reage negativamente?

Se seu filho fez algo errado, você tirou algo que ele gosta muito. Logo ele muda de comportamento e pede desculpa, você sem data certa lhe presenteia?

Pois é. Nossos filhos são muito espertos, eles sabem como agir. Cabe a nós impor limites. Ser firmes e mostrando que o “não” não é falta de amor, mas sim uma preocupação em lhes ensinar valores.

Márcia Coutinho


terça-feira, 14 de março de 2017

DESILUSÃO AMOROSA?

Resultado de imagem para desilusão da vida
                                                                                      
                                               
E seu castelo de sonhos desmoronou, tudo não passou de uma grande ilusão. Ou seria agora uma grande desilusão?

Não é porque não deu certo que você precisa sair por aí espinhando quem cruza seu caminho.
O amor chega de mansinho, invade nossa vida, acelera nosso coração e quando menos percebemos estamos refém desse sentimento.

Tudo fica lindo, até mesmo o dia chuvoso pode se transformar em nota musical.

De repente deixamos de perceber que o mundo continua girando lá fora, apenas nós não percebemos porque estamos vivendo um momento de encantamento.

Tudo são flores, até que os espinhos começam a aparecer. A dor do fim, a desilusão pelos planos que se foram.

A procura pela culpa ou quem sabe a desculpa?  Onde tudo começou a ruir? Faltou sentimento, emoções ou não era amor?

São perguntas sem respostas. É uma mágoa sem fim que nos sufoca.

Será que o mundo parou de girar? Não. Você que esqueceu de viver. É preciso acordar para a realidade. Vida que segue.

Não se sinta fracassada, desiludida. Isso acontece a todo instante. Você não foi a primeira e nem será a última. Foi melhor um fim agora do que deixar o tempo passar.

Aquele sentimento puro, verdadeiro não morreu em você, ele apenas está adormecido, precisa de um tempo para se refazer.

Novos amores surgirão. Não pensa mais em amar? Não acredita no amor? Que pena. Ele não pede licença para entrar.

Ele apenas acontece.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 13 de março de 2017

A ARTE DE VIVER.


                                                          Resultado de imagem para a arte doteatro

Quando falamos em arte, falamos em geral; querendo envolver toda a sociedade naquilo que é transformador.

Quem ama a arte sabe bem o quanto faz bem em estar interagindo com a sociedade. O prazer em demonstrar a sua capacidade.

É enfrentado seus próprios limites que você demonstra a dimensão do bem que arte faz em sua vida.
O artista quando está pronto para atuar, quando as cortinas se abrem e o público para afim de assistir algo surpreendente, ali ele não está apenas sendo o centro do espetáculo, ali ele está se expondo em julgamento pela sua arte.

O teatro é vida, assim como retratamos através dessa arte conflitos sociais, opiniões, reflexões e questionamentos. Usando assim o nosso corpo, voz e linguagens.

Pode através do teatro refletir as angústias e pensamentos da sociedade?

A resposta não poderia ser outra senão o sim, afinal são os conflitos sociais que criam as melhores histórias!

É importante se apoiar a arte para que os jovens consigam se encontrar, consigam fazer da arte seu instrumento para romper tabus e criando laços sociais respondendo a sociedade com talento e muita cultura.

Onde há arte a inserção social, a vida.

Márcia Coutinho