Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sexta-feira, 31 de maio de 2019

MEU REFLEXO E EU.

                                                    Resultado de imagem para imagens de pessoas refletidas no espelho
Enfim, depois de tantos anos cuidando das pessoas e zelando para que elas se sentissem bem e realizadas, vi que esqueci de mim. Foi preciso uma grande queda para acordar.

A vida me dava uma rasteira para que eu olhasse para o alto e percebesse o quanto de coisas deixei passar. Coisas às vezes pequenas mas que fariam a diferença em minha vida.

Não posso arrepender pela doação da minha vida para com essas pessoas. Sem perceber nelas nutria uma semente daquilo que tanto queria ser. E, estes se transformaram em pessoas bem sucedidas e felizes.

Isso é maravilhoso e me torna uma mulher grande e realizada. 

Sim, realizada pois sei que fiz um trabalho de uma grandeza sem fim: dei tudo aquilo que podia para fazer desses seres humanos homens de bem.

Mas era preciso muito mais do que isso, eles estão seguindo seus caminhos e eu estagnada no meio do caminho a espera de força para prosseguir. 

Aos poucos fui recebendo sopro de auto estima, fui recebendo carinho, motivação e muitos puxões de orelha. Acordei para a minha vida. Agora quero viver para mim e por mim, e comecei me encarando no espelho para reconhecer aquela nova mulher.

De fato me assustei: ali nascia uma nova mulher, determinada e confiante. Dona de sua vida, controladora de suas atitudes e com um coração em fase de cicatrização. Meu espelho mostrou o quanto posso evoluir, posso eliminar as olheiras e colocar um novo sorriso no rosto.

A vida nunca deixou de sorrir para mim, eu foi quem esqueci de retribuir os sorrisos. Vai demorar um tempo para resgatar os anos que me anulei, porém foi por uma boa causa e eu nem estou idosa ainda, tenho muito caminho a percorrer e tantos sonhos a conquistar.

E, que amanhã; quando acordar e novamente me ver refletida nesse espelho que eu tenha mais motivos para agradecer, afinal estou ganhando uma nova chance de ser ainda mais feliz.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 30 de maio de 2019

ESCOLHA SEU CAMINHO.

           
                            Resultado de imagem para imagens de caminhos
Nem tudo é o que conseguimos enxergar. Muitas vezes temos a famosa ilusão de ótica e acabamos nos perdendo no meio de uma simples estrada.

Aquilo que poderia nos levar ao sucesso nos decepciona,pois por detrás das propostas estão escondidos as verdadeiras razões pelo fracasso.

O caminho é cheio de armadilhas. 
No caminho nos deparamos com o imprevisível.
No caminho a farsa do "amigo" se desfaz...

Então, no caminho que um dia pensei que fosse seguro e curto se mostrou cheio de monstros, mistérios e medo. Ali estava o grande desafio da vida: vencer esse medo que nos tira o sono e o equilíbrio.

Procuro ter um olhar atento, fico alerta e evito aceitar aqueles conselhos de quem nunca precisou enfrentar a vida com a cara e a coragem.

Se ao seu lado, passar alguém que queira te induzir a mudar de trajeto; desconfie. Para te aconselhar a pessoa tem que te conhecer e saber os seus planos. Ninguém é bonzinho que adivinha para onde você segue.

Seja realista, a vida não é fácil, é preciso que se conquiste o que tanto quer, é preciso luta e desafios. É preciso coragem para dizer sim, é preciso ousadia para dizer não.

Vamos olhar bem para o que está à nossa frente e fazer a melhor escolha. Nem sempre o caminho mais perto é o mais seguro.

Fica a sugestão.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



quarta-feira, 29 de maio de 2019

ENCONTRE O VERDADEIRO SENTIMENTO

Onde guardamos os nossos sentimentos? Parece que em algum momento perdemos a noção do que se passa em nosso coração.

Muitas vezes pensamos sentir uma confusão de sentimentos e decifrá-los nos confunde ainda mais.

Pode ser raiva, amor, rancor, felicidade e tantos outros.

Se, por acaso pensar em fazer algo com qualquer pessoa que seja, e em seu coração tiver ódio, lembre-se que no outro coração pode haver amor.

As pessoas por várias vezes sonham em encontrar seu príncipe encantado e por isso confundem os sentimentos .

Outras vezes fingimos que não percebemos os sentimentos de alguém por nós e por isso brincamos com ele. Não faça isso: com sentimento alheio não se brinca.

Aprenda a descobrir de que lado do coração fica o respeito e use-o sempre que se sentir confuso.

Faça pelos outros o que quer que façam por você.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 28 de maio de 2019

NOSSA VIDA POR UM FIO.

Somos meros seres a mercê de um ser maior que direciona o nosso tempo.

Esse "Ser" sabe o quanto estamos levando nossa vida a sério, o quanto ela se torna a nossa fonte de inspiração de nossos sonhos.

Por isso cada instante deve ser vivido de forma plena; sem atropelar ninguém afim de atingir nossos objetivos .

Se as pessoas soubessem como o nosso tempo é desconhecido até mesmo por nós  não passaríamos nosso tempo planejando vingança  diminuindo os outros ou simplesmente nos achando melhor do que ninguém.

A vida está por um fio para todos nós.  Cada passo errado pode ser o nosso fim.  Cada distração pode nos tirar a vida.

Então, viva cada instante aproveitando o máximo cada momento, afinal você não pode se esquecer: você está caminhando por um fio.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


segunda-feira, 27 de maio de 2019

APRENDA A ACEITAR AS CRÍTICAS.

Você está preparado para as críticas?

Pois é, nem todos estamos; e o pior: sempre criticamos . Muitas vezes fazemos com o intuito de ajudar, incentivar. Outras vezes é para acabar com a auto estima da pessoa.

As críticas muitas vezes nos engrandecem. Nos fazem mudar nossa conduta  e nos colocam a refletir; nos proporcionando a mudança.

Já tem pessoas que preferem caminhar sozinhos, errando e tropeçando. Tendo dificuldades para se levantar. Mas esquecem a humildade em um canto de suas vidas.

Aceitar críticas não é fácil, porém é necessário. Nos engrandece como pessoas e nos torna mais humanos.

Pense nisso.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 26 de maio de 2019

FEZ A DIFERENÇA.

Do nada ganhei um abraço. Foi tão gostoso sentir acolhida por um abraço do acaso.

Não sei se de alguma maneira meu olhar estava carente ou se aquele abraço espontâneo estava guardado pra mim.

Passei aquele dia querendo retribuir o bem que tinha recebido. Enfim entendi quando dizem que o abraço cura.

Não um abraço imposto, mas um abraço com uma mensagem de afeto e carinho.

Se puder, abrace. Você não sabe o bem que pode fazer a alguém.

Obrigado Lívia pelo abraço. Ele fez diferença no meu dia.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 23 de maio de 2019

SAIA DO CASULO.

Quando nos sentimos incomodados com nossa própria presença é chegado a hora de fazer uma busca em nossa essência e descobrir o que está nos tirando a paz.

Essa angústia em não conseguir viver em harmonia conosco mesmo é o que nos tira o equilíbrio. 

Nessa fase de transição onde precisamos redescobrir o que temos de melhor é a chave que precisamos para dar um novo sopro a nossa vida.

Se você  não se ama como vai conseguir dar amor aos outros. Se você não se sente bem com você mesmo; como vai conviver em sociedade?

Procure fazer o que mais gosta. Busca refazer algo inacabado.  Leia, escreva, saia do casulo e veja a vida com outros olhos .

Você só será feliz novamente quando conseguir olhar nos seus olhos pelo espelho e reconhecer a sua verdadeira identidade.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 22 de maio de 2019

OBSERVE

Observe as pessoas que passam ao seu lado.  Não apenas uma pessoas, mas as que vão e voltam.

Cada uma daquelas pessoas tem sua história, seus problemas e sonhos.

Muitas vezes deixamos de dar um simples "oi" para alguém que passa cabisbaixo perto de você.  Elas, muitas vezes não sabe onde procurar ajuda. Por isso olha para os próprios pés. Elas andam sem rumo. Apenas seguem pelos caminhos da vida à procura de sei lá o quê.  Talvez a solução de suas aflições.

Se, por acaso acontecer isso com você, ganhe seu dia dando um oi, um bom dia.  Tem sempre alguém precisando de seu carinho.

Observe atentamente como as pessoas passam apressadas, já não se olham mais nos olhos, o seu olhar está no celular, nas redes sociais.

Se você, como eu vem se preocupando com a indiferença das pessoas. Faça a sua parte, sorria mais, procure conversar. Tente da se diferente.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 20 de maio de 2019

QUERO MINHA ALEGRIA DE VOLTA .

Hoje estou triste comigo.  Quero reagir e sinto-me presa a uma angústia que me corrói.

Essa falta de vontade de fazer uma mínima tarefa está me maltratando. Dizem tanto que sou forte, guerreira que eu até acreditava, mas vendo como me sinto incapaz até mesmo de me levantar da cama, percebo que sou uma fraude.

Quero ficar quieta  quero deixar as lágrimas escorrerem sem rumo. Choro por não ter ação.

Estou fragilizada e a procura de uma razão por me sentir assim: vazia, incapaz.

Ligo a TV e está tudo ruim, tendo ler e as palavras se embaralharam.

Realmente não estou em um dia bom.

Por que não inventam a cura da depressão? Por que essas recaídas?

Como eu queria ter a minha alegria de volta.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 19 de maio de 2019

ME RETIREI PARA DESCANSAR

Um dia deixei alguns sonhos para trás . Já não via porquê tentar alcançar algo que a cada dia ficava mais distante.

Percebi então  que, meus sonhos não estavam distantes, eu que estava cansada demais. Não conseguia dar os passos preciso como fazia antes.

Tirei um tempo para descansar a minha alma, a minha mente. Um tempo para entender o que estava me tirando as forças. Nesse tempo percebi que uma tristeza tinha alojado em meu coração e uma angústia se tornou minha companhia.

A isso dei o nome de depressão. Comecei então uma luta contra essa doença e vi que meus sonhos continuavam no mesmo lugar; eu que perdi o foco e não podia fraquejar. Minha  vida era importante demais.

Dizer que estou curada é uma grande mentira. Estou sobre tratamento e vendo melhoras acontecerem.

Hoje já caminho com mais firmeza e tenho segurança nos passos. Estou indo de encontro aos meus sonhos e estou me sentindo feliz por isso.

Não desanime. Se eu tivesse entregue os pontos em meus piores momentos de recaída, não estaria aqui hoje relatando minha luta.

Me agarrei a Deus e aos meus amigos. Esses sim, são minha força. A eles serei eternamente festa.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 16 de maio de 2019

A DENGUE ESTÁ DE VOLTA.

Até quando o mosquito da dengue vai vencer essa batalha?

É  assustador que, entra ano e sai ano mais mortes causada pela dengue. Quantas vítimas  mais serão preciso para que a população acorde?

Não adianta apontar o quintal do vizinho quando na verdade também erramos.

Não é  preciso dizer as maneiras de prevenção. É preciso colocá-las em prática. Ninguém está imune a essa doença. O Aedes aegypti pode estar em um simples vaso decorando sua casa. Pode estar na água do cachorro, na calha e em tantos lugares que não achamos que podem conter riscos.

Em todas as famílias alguém tem um relato de dengue. Ela não escolhe classe social, nem raça ou religião. Basta estar no lugar errado.

Vamos fazer a nossa parte. O mosquito esta em todos os lugares e é nosso papel prevenir antes que façamos parte desse estatística.

Márcia Coutinho

www.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

DESCANSE EM PAZ.

Pensamos ser fortes e preparados para as armadilhas da vida. Engano nosso.

Tem coisas que nos surpreendem, não por ser bom, mas por nos tirar alguém que amamos e que se vai para nunca mais voltar.

A dor da partida inesperada, um sofrimento que chega ao fim deixando um vazio, uma saudade sem fim.

Como seria bom, ou talvez não; se soubéssemos como seria o nosso fim e quando estaria marcado a nossa partida. Teríamos um tempo para nos preparar ou seria uma corrida contra o tempo onde cometeríamos tantas insanidade para aproveitar cada minuto?

São tantas perguntas sem respostas. São tantas questões em aberto, nas uma coisa é certa: ninguém escapa da morte.

Hoje recebi a notícia da morte de um jovem conhecido meu que lutava pela vida a alguns meses. Se submeteu a um transplante de rins  teve complicações  mas lutou muito e foi vencido.

Os planos se foram, a dor agora sufoca os corações daqueles que o amavam. Que Deus conforte toda família e que você Arthur Nadú descanse em paz.

Aproveitemos o hoje com sabedoria, o amanhã pode não chegar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 12 de maio de 2019

SER MÃE

Mais do que ser mãe; é ser guerreira. Uma verdadeira leoa em defesa de seus filhos .

Como mãe abracei essa missão. Doei amor e recebi reconhecimento, carinho, gratidão e dois amores maior do mundo.

Mas hoje, não  reverencio apenas as mães que geraram vidas . Aplaudo de pé as mães de coração, que escolheram seus filhos para amar 

A adoção é  a prova maior de amor. Muitas escolhem a adoção por não conseguirem engravidar. Outras por escolha.  E ainda temos aquelas que, mesmo com seus filhos biológicos encontram espaço em seus corações para mais um.

Não quero julgar quem coloca seus filhos para adoção . É uma prova de amor sim, se não tem condições de criar, que não maltrata como assistimos nos noticiários; mães que jogam seus filhos nas lixeiras, em saco plástico ou mesmo em caixas .

A você, mulher, mãe ...parabéns por ser como eu: orgulhosa pelo título de Mãe.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 10 de maio de 2019

EXPERIMENTE.

                                                           Resultado de imagem para imagens de coraçao
Experimente o amor, aquele sentimento leve que te deixa flutuar, sem cobranças.
Experimente o sorriso, não uma gargalhada. Um sorriso que só você sabe porque o faz.
Experimente a felicidade, aquela que se sente até de olhos fechados. Uma felicidade que não causa inveja em ninguém, apenas um bem estar em você.

É muito fácil criar a sua formula de bem viver. Não precisamos seguir receita ninguém. Não existe uma fórmula infalível. O que é bom para você pode não ser para mim, do mesmo jeito o que me alegra pode ser a sua tristeza.

Não precisamos seguir uma receita como fazemos para preparar um bolo. Cada um sabe a quantidade ideal de ingredientes para que sua receita da felicidade saia como em um manual.

Às vezes, gosto de colocar mais tempero, afinal sou agitada e gosta da minha vida em movimento. Já você prefere a calmaria, nada melhor do que colocar mais açúcar. Isso não quer dizer que não podemos apimentar um pouco a nossa vida. O desafio é um bom tempero.

Viver a rotina, a mesmice acaba nos frustrando e a quem divide o nosso espaço, por isso experimente aquilo que te aguça a vontade. Não tenha medo do novo. Se desafie.

Enquanto brigamos com a nossa maneira de viver, mostrando nossa insatisfação; é o momento certo de experimentar novos ingredientes. Não deixe que ninguém mexa em sua receita, ninguém brinque com suas experiências. Só você sabe o que quer realmente. O  que está faltando ou passando.

Então, arregace as mangas, vasculhe em sua gaveta e veja o que tem para ser usado nessa louca experiência que é viver. Não fuja se der errado, você  escolheu, somente você pode reclamar ou brindar pelas consequências de suas escolhas.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 9 de maio de 2019

VAMOS DAR BOAS GARGALHADAS, SIM.

                                                       Resultado de imagem para imagens de gargalhadas
Ainda vai chegar o dia em que vamos olhar para trás, ver o quanto choramos e perdemos tempo por bobagens. Vamos enfim, dar boas gargalhadas de um tempo onde fazíamos questão de tudo. Onde o menor dos problemas nos colocava pra baixo.

Vamos perceber que o mundo é muito maior que guardar mágoas de pessoas que não significam nada para nós, são meros conhecidos que um dia passaram em nossas vidas.

Eles tem a importância deles, fizeram com que olhássemos a vida com outros olhos, aprendêssemos  a valorizar o simples, a gostar do pequeno e a sonhar conforme era necessário.

Quantas vezes sonhávamos grande e alguém tinha o prazer de nos derrubar, desqualificando o que somos, deixamos assim que nosso sonho sumisse como uma bolinha de sabão que viaja para o além.

Quantas vezes desperdiçamos nosso fôlego por alguém que não nos merecia: éramos grande demais para ele.

Vamos dar boas gargalhadas por termos entendido que nossa vida é moldada conforme deixamos que ela seja levada. Se deixamos que nos manipulem; vamos para onde os outros nos levam, se brigamos pelos nossos ideais; caminhamos até eles, não vamos deixar que desviem nossas metas.

Vamos gargalhar por ver onde chegamos por nossos méritos, contrariando tantos obstáculos que se impuseram à nossa frente. Vamos mostrar que somos fortes, que de cada desafio aprendemos a tirar valiosas lições.

A melhor das gargalhadas será quando tivermos a certeza que somos vencedores, que do alto do nosso sucesso vamos enxergar bem pequeno aqueles que um dia desejaram o nosso lugar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpiandoideias

segunda-feira, 6 de maio de 2019

PENSE. REFLITA. DECIDA

Você anda achando que seu caminho está longo, cheio de curvas e por isso está desanimado pensando em desistir?

Você já pensou que pode ter escolhido o caminho errado?

Nossa vida é feita de escolhas. Muitas vezes optamos pelo caminho que achamos mais curto, mais prático. Nos esquecemos que, nem sempre enxergamos a realidade, nos deixamos levar pela aparência. Quando assustamos estamos em uma encruzilhada .

Quantas vezes precisamos nos decidir e fazemos a escolha pela emoção. Deixamos a razão de lado e quando precisamos arcar com as consequências descobrimos que pela razão o caminho teria sido outro.

Se precisar fazer uma escolha, seja ela qual for; não decida por impulso; pense , reflita e só depois decida. Dessa maneira sua escolha pode ser o melhor caminho.

Pode ser o mais longo, porém é o mais seguro.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 5 de maio de 2019

DEPRESSÃO NÃO É SÓ TRISTEZA.

                                            Resultado de imagem para depressão


Eu não queria conviver com essa tristeza, queria fazer dos meus dias motivos de alegria, afinal viver é um privilégio. No entanto, cada dia venho percebendo que essa alegria que tanto carregava comigo vem murchando como uma flor em dia de sol quente.

Estou rodeada de amigos que tanto fazem para me ver sorrindo novamente. Sei do esforço deles e tento retribuir, mas é algo maior do que eu. Sei que tem pessoas dizendo que é para chamar atenção que estou me retraindo. Eles não sabem como dói.

Quem me conhece sabe bem como sempre vivi: de bom humor sempre. Fazia piada dos problemas, brincava e deixava as pessoas ao meu lado sempre felizes.

Todo esse processo de tratamento da depressão, as perdas por menores que sejam fazem com que eu me encolha, com que eu não busque alternativas, vivo um processo de aceitação e isso não é bom. Preciso lutar mais para reverter esse quadro. É uma luta constante. É como dizem por " mato um leão por dia."

Os efeitos da depressão são diferentes de pessoa a pessoa. Uns se trancam em seu quarto e desligam do mundo. Outros se tornam agressivos e descontam suas angústias em quem está mais próximo. Ainda tem quem finge estar bem para os outros mas por dentro está arrebentado.

Pois é. Muitos julgam as pessoas com um simples olhar. Não se tem depressão porque não tem nenhum problema, muito pelo contrario; o processo até se chegar ao diagnóstico é longo, a pessoa passa por fases que ela mesmo não entende e por isso muitas vezes não procura ajuda; acha que é algo passageiro. 

Por isso a necessidade de termos mais atenção uns com os outros, observar a mudança de comportamento, mudanças de humor e momentos que viaja; mesmo não saindo do lugar.

Procure ser presente na vida das pessoas. Não deixe se afastar de ninguém, não deixe as redes sociais ser a sua voz. Seja a voz, a presença. Dessa maneira você perceberá o quanto pode ajudar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



sábado, 4 de maio de 2019

OS GIROS DA RODA DA VIDA.

E essa roda da vida que não para de girar! Ela te mostra o quanto somos pequenos e medrosos, quando mais rápida gira mais nos preocupa.

Nesse momento percebemos nossa fraqueza. A vida então coloca pessoas em nosso caminho para acalmar nossos corações e abrir nossos olhos para a realidade: precisamos uns dos outros.

Podemos até achar que por nossa condição social nada nos atingirá ou se atingir temos recursos para nos proteger.

Engano nosso. Nesses giros muitas vezes vamos perceber o quanto estamos sozinhos. Aqueles que diziam amigos eram apenas aparência. Não conseguem ficar por muito tempo mantendo suas máscaras de bom moço.

A vida faz girar a nossa roda para nos proporcionar oportunidade de aprender. Vamos sentir momentos onde uma energia vai nos impulsionar. Vamos sentir momentos que, a roda para de forma bruta e vamos temer cair.

Serão  nesses momentos que vamos perceber o quanto somos frágeis em uma vida que achamos que sabemos tudo, quando na verdade ainda estamos caminhando para o conhecimento.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 3 de maio de 2019

PARA ONDE ESTAMOS INDO?

Vivemos em um mundo competitivo, onde as pessoas passam uma pelas outras e não conseguem dar um sorriso ou apenas um oi.

Essa correria do dia a dia está nos tornando seres frios onde o ter está acima do ser.

Precisamos ser cidadãos preocupados com nosso bem estar sem afetar o outro.  Precisamos ter olhos atentos voltados para os problemas sociais bem ao nosso lado.

Estamos assistindo as pessoas adoecerem por falta de atenção, estamos convivendo com a tristeza, a angústia nos consumindo. Estamos nos perdendo dos princípios e virtudes.

Mas, por quê a humanidade corre tanto? Para onde ela está indo? Onde quer chegar? Será preciso tanta pressa, tanto a bens?

Avalie sua vida, as pessoas que convivem com você e veja se vale a pena agregar essas pessoas  à sua vida.

Veja quem segura suas mãos quando mais precisa. Às vezes o silêncio de quem está ao seu lado vale mais do que o grito de quem está distante .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 1 de maio de 2019

DEPRESSÃO É COISA SÉRIA.

Quando as pessoas vão acreditar que a depressão é uma doença séria e não frescura?

Será que só tem depressão quem tira a própria vida?

Pois é.  As pessoas estão sofrendo sim. Elas pedem socorro de várias formas e não são compreendidas. Se ouve muito: "depressão é falta de trabalho ", "depressão é  falta de Deus", "depressão é doença de rico", "depressão é falta de um tanque de roupa para lavar".

Como as pessoas estão enganadas! Essa doença está entre as que mais matam. Quando uma pessoa chega ao ponto de tirar a própria vida é porque já  não encontram mais um caminho de volta. Se vê perdida.  Se sente sozinha.

Estamos vendo tantas celebridades assumindo a depressão como um pedido de socorro. Isso nos mostra que a depressão não escolhe suas vítimas por classe social, sexo, raça ou religião. Ela chega onde a pessoa está fragilizada e assume o controle sobre sua vida.

Depressão não tem cura. Tem tratamento . Por isso se você acha que está com depressão peça ajuda. Se ajude. Não tenha vergonha .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias