Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

domingo, 5 de maio de 2019

DEPRESSÃO NÃO É SÓ TRISTEZA.

                                            Resultado de imagem para depressão


Eu não queria conviver com essa tristeza, queria fazer dos meus dias motivos de alegria, afinal viver é um privilégio. No entanto, cada dia venho percebendo que essa alegria que tanto carregava comigo vem murchando como uma flor em dia de sol quente.

Estou rodeada de amigos que tanto fazem para me ver sorrindo novamente. Sei do esforço deles e tento retribuir, mas é algo maior do que eu. Sei que tem pessoas dizendo que é para chamar atenção que estou me retraindo. Eles não sabem como dói.

Quem me conhece sabe bem como sempre vivi: de bom humor sempre. Fazia piada dos problemas, brincava e deixava as pessoas ao meu lado sempre felizes.

Todo esse processo de tratamento da depressão, as perdas por menores que sejam fazem com que eu me encolha, com que eu não busque alternativas, vivo um processo de aceitação e isso não é bom. Preciso lutar mais para reverter esse quadro. É uma luta constante. É como dizem por " mato um leão por dia."

Os efeitos da depressão são diferentes de pessoa a pessoa. Uns se trancam em seu quarto e desligam do mundo. Outros se tornam agressivos e descontam suas angústias em quem está mais próximo. Ainda tem quem finge estar bem para os outros mas por dentro está arrebentado.

Pois é. Muitos julgam as pessoas com um simples olhar. Não se tem depressão porque não tem nenhum problema, muito pelo contrario; o processo até se chegar ao diagnóstico é longo, a pessoa passa por fases que ela mesmo não entende e por isso muitas vezes não procura ajuda; acha que é algo passageiro. 

Por isso a necessidade de termos mais atenção uns com os outros, observar a mudança de comportamento, mudanças de humor e momentos que viaja; mesmo não saindo do lugar.

Procure ser presente na vida das pessoas. Não deixe se afastar de ninguém, não deixe as redes sociais ser a sua voz. Seja a voz, a presença. Dessa maneira você perceberá o quanto pode ajudar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



0 comentários:

Postar um comentário