Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

AOS MESTRES COM CARINHO.

                                                        Resultado de imagem para a arte de educar
Desde criança, sempre sonhava em ser professora. Me inspirava em minhas "mestras" e em casa colocava todas minhas bonecas sentadas para assistir às minhas aulas.

Ali me realizava. Tinhas os mesmos jeito e falar, de chamar a atenção e até os vistos no caderno eu tentava imitar. Cada uma me inspirava de alguma maneira. Não esqueço do carinho e dedicação de cada uma. Sempre falava: " um dia serei como minhas professoras."

O tempo passou e meu sonho se manteve firme. Enfim me formei em magistério e aos poucos ia colocando em prática tudo que um dia aprendi. De maneira alguma queria deixar que meu sonho se transformasse em fracasso. Sei que tive as melhores mestras que poderia ter. Cada uma a seu tempo e com suas qualidades.

Não era fácil lecionar. Cada turma um desafio e sentia-me tão feliz fazendo o que realmente escolhi como profissão. Amo ser professora. O que me entristece nos dias de hoje é a desvalorização desse profissional, profissional que é a diferença em todas as profissões. Não se é profissional se não passar pelas mãos dos professores.

Então; por que somos tão desvalorizadas, temos um salário tão abaixo do que merecemos e ainda somos vítimas da violência em sala de aula?

Um dia desses ouvi de alguém que eu achava ser uma pessoa culta a seguinte frase: " a pior raça é professor, só faz greve. Se não está satisfeito sai, deixa a vaga para outro."

Espere aí. Ouvir aquilo me doeu e não me calei. Os professores fazem greve sim, para terem o reconhecimento de suas funções e também por pedir segurança e melhores condições de trabalho, afim de exercerem o sublime ato de ensinar.

Percebi então, que os mestres do saber ainda vão ter muitas dificuldades de continuar tentando mostrar a nossa importância, enquanto existirem pessoas que pensam como essa pessoa. a mim incomodou ouvir aquilo. Mas, como sou professora por escolha e não por falta de opção me dei o direito de defender a minha classe.

Eu não posso me calar. eu defendo a minha classe. E você o que tem feito pelos seus professores? Pelos professores de seus filhos?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

0 comentários:

Postar um comentário