Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 31 de outubro de 2020

CAIXINHA SURPRESA.

 Sempre imaginei minha vida como uma caixinha surpresas. Cada vez que pensava que tudo estava no caminho certo, vinha uma novidade.

O tempo então me ensinou que, ao aprofundar o nosso olhar; vamos percebendo detalhes que fazem a diferença.

Como é uma caixinha surpresa, sempre haverá o algo novo. Pode ser aquilo que já foi nosso e se perdeu e que um dia vamos reencontrá-lo. 

Pode ser aquilo que não demos importância e hoje faz a diferença.

Já imaginou encontrar algo que pensou ter perdido? A vida nos surpreende. 

Tudo aquilo que já fez parte da nossa história vive nessa caixinha. Em algum momento vamos precisar visitar nosso passado. Pode ser procurando respostas ou quem sabe um novo caminho.

O importante é estar sempre pronto a encontrar partes de si que farão você relembrar com saudades tudo que  acumulou e que de alguma maneira está bem guardadinho em sua caixinha chamada vida.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ARREPENDER-SE.

 Sabemos que muitas vezes agimos por impulso. Depois de feito e perceber o erro já é tarde. Bate então um arrependimento.

Como dizem os mais velhos: não adianta chorar o leite derramado. Agora está feito; o melhor é tentar reverter o ocorrido, consertar nossos erros e não deixar que eles repitam.

Falar é fácil, colocar em prática é outra história.

Os nossos arrependimentos muitas vezes chegam tarde e, voltar no tempo não é possível. O melhor é refazer a nossa história, seguir em frente tirando dos nossos erros um aprendizado.

Arrepender quer dizer; lastimar o ocorrido. Mas ficar lastimando não nos leva a lugar algum. O que precisamos é praticar a sabedoria. Usar o equilíbrio, o bom senso para não sair por aí prejudicando os outros e a nós mesmos.

Isso mesmo. Quando erramos e assumimos nossa falha, somos os mais prejudicados. Muitas vezes não há mais tempo para consertar a burrice.

Talvez o tempo nos dê uma nova chance. Talvez esse tempo nos amadureça e nos proporcione uma nova chance.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 27 de outubro de 2020

EM UM ANO.

 Já parou para pensar em tudo que te aconteceu em um ano?

São tantos fatos, tantos momentos para esquecer e outros tantos para guardar na memória!

Em um ano, minha vida viveu um turbilhão de emoções. Passei dias querendo que tudo se acabasse, como se desligasse a luz e pronto; acabou. Isso porque o meu dia tinha sido péssimo.

Já em outros, queria eternizar aqueles momentos. Como seria bom se o tempo parasse naquele instante para saborear cada minuto!

Um ano. Tempo suficiente para avaliar o quanto evoluímos ou o quanto nos perdemos.

Em um ano perdi minha felicidade. De repente ela se fez presente. Vi que a felicidade é o momento. Temos momentos felizes. Vivemos para ser e fazer o outro feliz.

Em um ano pensei nas perdas, revivi minhas conquistas. 

Neste último ano foi a fase de me redescobri, me reinventar. Aprendi a falar das minhas emoções. Já não preciso esconder sentimentos, acho que estou ficando "velha".

Hoje revendo parte da minha história feliz quando fazia teatro, percebi o quanto nossa vida passa em um instante, por isso aproveitar o momento é o que devemos fazer, para que, daqui um ano eu possa aplaudir de pé tudo que eu venci.

Ainda falta alguns pontinhos a conquistar; mas estou no caminho certo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 25 de outubro de 2020

SINCERAMENTE.

 Nem sempre podemos falar o que o nosso coração está querendo dizer.

Isso pode magoar. Mas, esconder a verdade não é pior?

Assim passamos os nossos dias; sempre indecisos. Falar e perder o amigo ou nos omitir e nos tornar covardes?

Sempre fui a favor da honestidade, porém vejo que ela não é bem aceita quando acertamos no alvo e fazemos o outro pensar 

Às vezes somos rotulados como grosseiros. Temos que saber como falar. Esse é o segredo. Não é porque é nosso amigo que vamos pensar duas vezes antes de dizer. É, justamente por isso que temos que ser sinceros .

Quantas vezes precisamos da sinceridade do outro para colocar nossa vida no rumo. Passar a mão na nossa cabeça não elimina o problema, muito pelo contrário acrescenta mais insegurança à vida.

Sinceridade é uma virtude, saber entender a mensagem é um aprendizado dia a dia , por isso seja sábio: nascemos e crescemos aprendendo todos os dias.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 23 de outubro de 2020

AMIGOS EM EXTINÇÃO.

 Todos nós temos amigos. Uns acham que tem muitos e acabam se decepcionando. Outros já tem poucos, porém são verdadeiros e fiéis, estão sempre prontos a ajudar.

Mesmo assim, falar sobre amizade às vezes nos confunde. Erramos no julgamento.

O verdadeiro amigo não precisa ficar grudado em você, nem mesmo se falarem todos os dia. Você sabe que pode contar com ele em qualquer momento ou circunstância.

O bom amigo te ouve, sabe se calar e não te esconde nada, mesmo que a informação que vai te passar vá te magoar. Ele não quer que você fique alheio a aquilo que te interessa.

Esconder do amigo verdades não é amizade, é compactuar com o errado. Poupar o amigo do sofrimento é prorrogar o inevitável.

Use sempre da franqueza. Apóie quando for preciso, não aplauda os erros, seja crítico, verdadeiro, honesto. 

Faça sempre as escolhas certas por mais que machuque.

O seu amigo precisa confiar em você, não o decepcione, afinal verdadeiros amigos são raros e estão em extinção.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 20 de outubro de 2020

BUSCANDO O NOVO.

 Pensando bem, o novo às vezes nos assusta. Preferimos viver a mesmice a não nos arriscar.

Quantas coisas simples podem se transformar em nossos aliados. O simples muitas vezes nos surpreende.

Nunca tinha tido  medo de desafios. Recomeçar não era problema. 

Não sei o que aconteceu comigo que, me tranquei em meu mundo confortável, preferindo viver a mesma rotina todos os dias a ter que abrir as janelas e ver um novo mundo lá fora.

Isso me assustava. Mas, era chegado a hora de trocar de roupa, renovar o sorriso e buscar o novo.

O que esperar? Sabia que enquanto me escondia o mundo não parou. Muitas coisas aconteceram e eu precisava acelerar meus passos para não ficar para trás 

No início o medo é seu aliado, mas dentro de você ainda resta uma coragem, uma esperança pronta para sair.

É preciso então não se acovardar. Busquei enxergar o mundo por outro olhar, um olhar de quem muitas vezes se encontrou na escuridão e agora não tem tempo a perder: é hora de se aliar ao novo e ver até onde ele possa te levar .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

NOSSA VIDA.

 Vivemos para aprender a cada dia.

A cada amanhecer ganhamos a oportunidade de prosseguir, de consertar nossos erros e, principalmente de nos acertar com a vida.

Ninguém sabe o que vira amanhã. Ou melhor, nem sabemos se o amanhã chegará. Por isso a necessidade de a cada final de dia ou em um novo amanhecer agradecermos por tudo que nos aconteceu e pelo que virá.

Sabemos que a vida não é perfeita, não somos perfeitos. Estamos em processo de conhecimento e evolução. Não se ache melhor ou pior que ninguém. Aprenda sempre 

Se não se acha capaz de vencer, não desista. Tente outros caminhos, avance sempre em direção ao seus sonhos.

Por mais que hoje esteja doendo, que se magoou com alguém que tanto quis bem, quem perdeu foi ele, perdeu a chance de ter alguém do bem ao seu lado. 

Lembre-se sempre: não recebemos aviso prévio, hoje estamos aqui; por isso aproveita para ser feliz. Amanhã pode ser tarde, o amanhã pode não chegar e tudo se perdeu, até mesmo o ponto de partida para um novo dia .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 15 de outubro de 2020

PROFESSOR: NOSSOS HERÓIS.

 O que o médico, dentista, advogado, pilotos de avião, empresários, comerciantes, empreiteiros, industriários e tantas outras profissões tem em comum?

Fácil responder: todas elas passaram pelas mãos de um único profissional: o professor.

Profissão essa mais honrada e ao mesmo tempo tão desvalorizada. 

São esses profissionais que, com sua capacidade e dedicação nos levam o saber e sempre deixam um pouco de si na vida de cada um. 

Se os professores são a base de todos, por que nãos são vistos como a profissão da profissão? São massacrados, humilhados, desrespeitados. Não apenas pelos alunos, mas pela sociedade e principalmente pelos governantes que não vêem a educação como porta do futuro, mas sim como um sistema que abre os olhos dos cidadãos para enxergar os erros cometidos por eles e suas administrações, por isso não investem na educação. 

Não podemos aprender a nos tornar críticos , precisamos apenas a ser eleitores que por falta de uma cultura adequada vendemos nossos votos e não temos o direito de cobrar e muito menos entender o que se passa.

Não se deveria cortar verbas da educação. Deveria sim, investir mais nos profissionais da educação para que esses sejam cada dia mais comprometidos com a difícil arte de educar, transmitir o saber.

A você professor, que abraça sua profissão, mesmo com todas as adversidades, que ama o que faz desejo que não desanime, não deixe que lhe também os olhos ,feche seus ouvidos ou lhe tampe a boca. Continuem lutando por uma educação de qualidade.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

NADA MELHOR...

 Quantas pessoas nos julgam apenas com um olhar. Não procuram saber como anda nossa vida, nossos problemas.

Se estamos sorrindo é porquê está tudo bem. Parece que estamos de bem com a vida.

Isso acontece porquê tem pessoas que conseguem disfarçar bem. Não gostam de levar seus problemas para os outros.

Mas existem pessoas que não conseguem a mesma coisa; se estão tristes ou decepcionados não disfarçam.

Por isso que, muitas vezes é preciso ficar atentos, é como diz o ditado: " quem vê cara não vê coração."

Coração ferida dói. Nem sempre dói por decepção amorosa. Existem tantos outros motivos que nos ferem, por isso não nos cabe julgar ninguém.

Precisamos ter a sensibilidade para entender o silêncio. 

Nada melhor que aprender a compreender o outro apenas com o olhar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

UM ANO ATÍPICO

 Uma data tão esperada pela crianças e um ano atípico.

Mesmo que, para muitos a pandemia passou; ainda tem pais fazendo o isolamento social. Esse ano trocaram os presentes tão sonhados por brinquedos e brincadeiras criativas.

Pais, tios,padrinhos se reinventando para não deixar a data passar em branco.

Ao mesmo tempo, lojas e shoppings lotados para as compras de última hora. Muitas crianças ainda não entenderam o momento que estamos vivendo.

Sinceramente ainda acredito que essa pandemia não mostrou a muitos o quanto precisam aprender sobre simplicidade, humildade, solidariedade. 

É o momento de ensinar esses valores. Não adianta mimar nossas crianças enquanto o mundo pede socorro. Muitas crianças passam fome, perderam seus familiares para a covid-19.

Hoje, se celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida , padroeira do Brasil para os católicos. É o momento de oração pelo fim da pandemia. É o momento do mundo se unir e pedir que a vacina chegue logo e que todos possamos nos imunizar 

Chega de mortes. No Brasil já são mais de 150.000 vítimas.

Você aí, faça sua oração, independente de sua religião, seu credo. Vamos nos unir pelo bem de todos.

E que nossas crianças aprendam alguma coisa com tudo isso que está acontecendo. Que possam ser crianças de verdade em um mundo tão caótico .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias




sábado, 10 de outubro de 2020

PROMESSAS

 Não prometa a ninguém aquilo que você não é capaz de cumprir. Uma promessa é algo sério.

Muitas vezes as mães prometem aos filhos algo que não é capaz de fazer apenas para se ver livre deles.

O que os pais não sabem é que, mesmo criança guardamos no coração essas promessas 

Agora te pergunto: por que os homens prometem aquilo que sabem que não conseguem cumprir? Será que enganam a si mesmos ou acreditam que um dia serão capazes de cumprir?

Tem promessas que são feitas para resolver uma situação de momento. Às vezes cola, outras vezes fica a pendência.

O que precisamos é parar de prometer. Ou nos tornamos pessoas cumpridoras de nossas promessas ou vamos nos dar mal em um dia desses 

Seja sensato, correto e principalmente honesto. Não minta para você mesmo. Assuma os riscos que a vida lhe propõe. Não tenha medo de dizer: eu não posso.

Dizer não é mais fácil que fazer falsas promessas.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 8 de outubro de 2020

PÁGINAS DA MINHA HISTÓRIA

 Talvez daqui a alguns anos, ao olhar para trás terei uma grande surpresa na força que tive.

Sei que ficarei orgulhosa de mim, afinal passei por tantos problemas, fui desafiada o tempo todo pela vida. Mesmo assim não desisti.

Lutei contra adversidades que me pegaram de surpresa, driblei a tristeza e as decepções.

Não foi nada fácil a minha trajetória. Erro muito. Quantas vezes me sentia poderosa, dizia o que queria e não né deixava abalar.

Tudo não passava de uma farsa; eu sempre precisava mostrar minha força pois tinha muitas coisas lutando contra minha felicidade 

Fechei os olhos para não ver pessoas que deveriam me proteger tentando me fazer o mal. Ajudei pessoas que me traíram. Mesmo assim ainda continuo de pé 

Se for olhar à minha volta, tenho poucos nas selecionados amigos. Pessoas que nunca desistiram de mim, que sempre ouviram os dois lados da moeda.

Sabe, eu tenho feito terapia para não deixar que essas adversidades me tirem o chão. Eu já sou uma vencedora.

Só espero que cada página da história da minha vida seja sempre uma lembrança que deixe saudades.

Márcia Coutinho

www.facebook.con/salpicandoideias

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

SEJA TOLERANTE.

 Quantas vezes estamos sorrindo, mostrando aos outros o quanto somos felizes, quando na verdade guardamos em nosso íntimo uma grande frustração.

Por isso não podemos julgar ninguém apenas pela aparência. Uma conversa muitas vezes nos faz enxergar a pessoa em sua intimidade.

Quantas vezes nos mostramos fortes, quando na verdade estamos frágeis, temerosos. Somos como um impostor. Vivemos uma falsa aparência.

É preciso ter cuidado com a maneira como agimos. Pensamos saber tudo sobre as pessoas à nossa volta, quando na verdade muitas vezes elas não querem dividir seus problemas e fingem estar bem. 

Procure não julgar as pessoas apenas pelo seu olhar crítico. Tente mudar sua visão do mundo. Tem muitas pessoas sofrendo e precisando de carinho, de apoio e solidariedade .

O mundo está passando por uma fase complicada. A ansiedade passou a ser parte de nossas vidas. A depressão é uma triste realidade.

Seja tolerante. Tente ser amigo. Faça pelos outros o que gostaria que fizesse com você.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

ARRISQUE-SE.

 Às vezes temos medo de arriscar: e se não ser certo?

Se você já colocou na sua cabeça que a chance de dar errado é grande, o melhor mesmo é continuar onde está e depois não reclamar.

Quando saímos da nossa zona de conforto, nos arriscamos com a certeza que pode dar certo, já é meio caminho andado. Tudo vai conspirar a seu favor.

A determinação nós impulsiona a continuar tentando, a desviar das barreiras e principalmente não desistir diante dos obstáculos.

Se der errado não foi por não tentar, mas porque não tinha que ser.

Não desista: tente outra vez e quantas vezes for necessário.

A vida dá muitas voltas. Muitas vezes nos decepciona, mas nunca desiste de nós. Nós sim, é que desistimos de continuar tentando.

De repente; dê um tempo, respire, ganhe novas energias e volte à luta.

O que é seu pode demorar a chegar até você. Muitos podem conspirar contra, mas tem um ser especial te olhando, amparando e abrindo novos caminhos .

Acredite, mantenha sua fé e não perca a esperança: você nasceu para ser feliz.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 3 de outubro de 2020

EVOLUA.

 Quem somos nós? Quem nunca se perguntou isso?

Na verdade somos seres em evolução. Viemos à vida com o propósito de crescer, aprender, evoluir.

No entanto, sabemos o quanto muitas pessoas tem dificuldade de aceitar isso e acabam se perdendo em plena metamorfose.

Precisamos entender que não adiante tentar mudar o que está proposto a cada um. Na verdade, não nascemos para sermos destruidores. 

Precisamos entender que, o mundo está de ponta cabeça, porque muitos só estão evoluindo para o pior. O mal vem sendo mais forte.

Não adianta se dizer pessoa do bem; quando na verdade se aliou ao mal, ao lado obscuro.

Talvez você,(ser que não se vê envolto em um manto escuro da intolerância, da inveja), até se considere um vencedor. Não se engane: você está regredindo a passos lentos, sua queda será algo inevitável, então; acorde enquanto é tempo.

Nem todos que te aplaudem, dão tapinhas na suas costas são seus verdadeiros amigos. Evolua.

Olhe ao seu redor, procure rever tudo que fez e as pessoas que tentou destruir. Veja como elas estão melhores que você. Talvez não tão poderosas, mas estão de bem com a vida.

Lembre-se sempre: não nascemos sábios, a nossa caminhada é que nós mostra quem somos verdadeiramente. 

Sábios são aqueles que crescem sem destruir ninguém por onde passam.

Márcia Coutinho

www facebook.com/salpicandoideias