Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 31 de dezembro de 2017

2018:UM NOVO RECOMEÇO.

Resultado de imagem para novo ano novo recomeço
                                                                                   

“Abra suas asas, solte suas feras...” Assim recebemos esse novo ano: com muita alegria, determinação e vontade. Não vamos deixar que abatam a nossa esperança.

Parece que mais do que nunca, um novo ano foi tão esperado. Para trás ficaram o que não se concretizou. Esse inacabado ganha novo fôlego. As metas se fazem renovadas, o otimismo ganha força.

É 2018 que chega trazendo na bagagem o sonho de um ano diferente, com perspectivas de melhorias. Vamos abraçar esse ano, fazer com que este se torne inesquecível. Vamos nos reinventar se preciso for, vamos deletar as amarguras e mais uma vez seguir em frente:
“Vamos seguir com fé, que a fé não costuma falhar”.

É através da união dos povos, dos bons sentimentos e em uma fé inabalável que vamos transformar o mundo, em um mundo mais humano e menos egoísta. Lembrando sempre: “amanhã, será um novo dia...”

O que você quer para 2018? Já fez sua lista de promessas? Não? Está atrasado. “O tempo não para...” Não deixe para amanhã aquilo que se pode fazer hoje, agora. Levante, aproveite que estamos começando mais uma jornada. Deixe as tristezas para lá, conte com as alegrias, viva bem vivido o dia de hoje para poder celebrar o amanhã com gosto de quero mais.

Márcia Coutinho


sábado, 30 de dezembro de 2017

E QUE VENHA 2018.

                                             Resultado de imagem para seja bem vindo 2018

Enfim, encerramos mais um ano, um ciclo que se fecha.

Nos preparamos para receber de braços abertos mais um ano, com ele renovamos nossa esperança em dias melhores onde possamos termais energia para correr atrás de nossos sonhos.

Foi um ano difícil sim, embarcamos em muitos escândalos onde assistimos de camarote a decadência politica de nosso país, vimos a descrença abater sobre uma nação. Vivenciamos uma crise moral e sentimos na pele a crise econômica.

Entre tantas crises e derrotas temos o que comemorar: vencemos mais um ano de pé. Prontos para entrar com o pé direito o ano de 2018.

Talvez algumas pessoas vão dizer que nada tem para comemorar, mas a vida já é um presente de Deus. Se a derrota aconteceu ela não deixou apenas a tristeza, deixou o aprendizado, a certeza que podemos sair vencedores mesmo em uma guerra onde todos tiveram suas feridas.

Quero apagar as tristezas. Sei que ainda sinto o peso do cansaço, mas a certeza que sou uma sobrevivente em um país em crise, isso só me dá motivos para dizer: eu venci.

Aproveite a virada do ano e renove-se. Faça uma faxina daquilo que nada acrescentou em sua vida e adicione todos os que não soltaram suas mãos mesmo nos piores momentos.

Um brinde ao ano que se foi. E que seja muito bem vindo o ano de 2018.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

ESTOU DE PÉ.


                                                           Resultado de imagem para apesar das quedas, estou de pé

Não sou idoso, nem criança. Muito menos adolescente. Ainda não defini em qual fase estou. Na certa estou na maturidade. Cada dia aprendo mais, valorizando os mínimos detalhes.

Venho aprendendo a conviver com a ingratidão das pessoas, não deixando que elas me provoquem dores. 

Aprendi nesse ano a falar através do silêncio. Fui muito machucada, julgada e condenada sem direito à defesa. Por que então sofrer por quem não merece nem meu menor pensamento?

Gostaria que, as pessoas que um dia conviveram comigo e que hoje me desprezam pelo julgamento dos outros, que se olhassem no espelho e repensassem suas atitudes. Que tenham coragem de enxergar a pessoa em sua essência e não apenas como uma mera fantasia. Pois sim, quem se disfarça para se aproximar não é digno de confiança.

Cada um olha por um prisma, e uma única imagem tem várias versões. Assim somos nós no olhar dos outros, cada um enxerga o que mais lhe agrada.

Tive algumas perdas como todos tiveram. Nessas perdas aconteceu algo muito interessante. Descobri que não se perde aquilo que nunca teve. Foram anos de convivência com uma miragem, acabou. Ponto final.

Fui também tão acolhida, tão amada por pessoas verdadeiramente do bem, sem disfarces ou maquiagem. Dei tantos passos para a frente e tão poucos para trás. Suportei dores, soprei feridas dos outros, caminhei de mãos dadas com quem deveria. Descobri amores escondidos, deletei o que não prestava. Estou de pé.

Fui vítima, fui vilã mas também não deixei de ser mocinha.

Enfim, nesse ano que se finda tirei uma única conclusão: não preciso que me amem, apenas que me respeitem.


Márcia Coutinho


quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PARE DE RECLAMAR.


PARE DE Resultado de imagem para OS PESSIMISTAS
                                                                               
Se está sol reclama, se chove mais um motivo para reclamação. Se está de férias e sem opções de passear, reclama, mas não se planejou e agora quer que as férias terminem logo. Se está trabalhando, reclama que está cansada, doida para as férias chegarem. Essas são as pessoas eternamente insatisfeitas.

Parece que esse tipo de pessoas está ganhando cada dia mais adeptos. Eu até diria que os otimistas estão em fase de crescimento, talvez pela situação em que vivemos. Não sou apenas eu, mas a maioria das pessoas estão vivendo no arroxo.

Reclamar não resolve, o que precisamos é ser mais otimista, acreditar que podemos fazer o jogo virar a nosso favor. Temos condições para fazer isso, o principal ingrediente é não deixar o pessimismo tomar conta de nossa vida.

Lembrando também, que as palavras têm poder. É só ficar repetindo: minha vida está uma merda, nada dá certo; que acontecerá conforme você tanto diz.

Podemos controlar nossa vida, temos o poder de decisão. Se queremos continuar acomodados, basta ficar sentados esperando a sorte bater à sua porta. Todos nós fracassamos, agora deixar que esse fracasso dite sua vida é a pior coisa a se fazer.

Seria muito mais fácil se não saíssemos do tempo onde acreditávamos ser felizes. O tempo passou, tudo mudou, menos a sua vontade de prosseguir. Viver presa a esse tempo apenas atrasa a sua evolução.

Pare de reclamar, exercite a mudança de comportamento. Tudo o que vem te incomodando pode ser mudado. Por que você não faz isso? Faça dieta para se sentir bem, caminhe para espairecer, sorria para atrair alegria e nunca faça nada para agradar aos outros e te deixar infeliz.

Você nasceu para ser feliz. Isso é uma escolha sua e não uma opção feita pelos outros.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

VOCÊ ACREDITA EM SI MESMO?

                                                           Resultado de imagem para você acredita em si mesmo?

O mundo seria bem melhor se pudéssemos acreditar um pouco mais uns nos outros. Ganharíamos mais confiança e vontade de prosseguir. Nossos sonhos se tornariam mais leves, nossa caminhada menos cansativa.

Talvez a luz ao fim do túnel não fosse de tão longe alcance. É... a vida sendo mais fácil, menos agressiva!

Acreditar, essa é a palavra que moveria a nação: acreditar em nossos políticos, que fazem suas promessas de campanha, mas que as jogam no lixo ou simplesmente escondem no fundo das gavetas e jogam a chave fora. Acreditar que eles se tornaram homens de palavra.

Acreditar que todos seríamos respeitados como somos, com nossas diferenças e opções. Acreditar que a intolerância perdeu força, que a guerra chegou ao fim, que todas as religiões seguiram o mesmo caminho. Acreditar que no coração do homem ainda pulsa pelo bem.

É pensando no quando deixamos de acreditar na bondade do ser humano, que estamos perdendo o senso de bondade, de amor e respeito. Estamos deixando que o nosso pior lado se sobressaia. Quão triste deixar de acreditar no ser humano, aquele ser pensante e racional.

Isso só nos leva a uma questão: e você, ainda acredita em si mesmo?


Márcia Coutinho


terça-feira, 26 de dezembro de 2017

A CAMINHO DA EVOLUÇÃO.


Imagem relacionada
                                                                                 
“Eles são fortes, grandes e poderosos. Nasceram para tomar conta.”

Um dia ouvimos isso de alguém quando se referiam aos homens. Não digo seres humanos, digo homens, aqueles do sexo masculino. Por muitos anos, diria até mesmo décadas, os homens eram os provedores do lar, a eles cabia a função de ter filhos, trabalhar e dar à sua família o melhor.

O tempo passou e com ele grandes mudanças. Chegamos a uma era moderna ou assim dizendo contemporânea, tecnológica. O homem evolui muito, teve grandes conquistas e com isso teve algumas “perdas”. Dentre elas o posto de chefe do lar.

As mulheres que vieram de mansinho, submissa, começaram a ficar insatisfeitas com o posto que lhe era imposto, correram atrás, foram à luta e enfim tornaram-se não apenas dona de casa, mãe, mas companheira, parceira de vida. Trabalhadoras.

Hoje, homens e mulheres dividem tarefas. O homem não deixou de ser homem por ajudar nos serviços domésticos, por cuidar dos filhos e muitas vezes trocar de lugar com suas companheiras. A mulher trabalha fora e o homem cuida do lar. Tudo foi feito na entrelinha da evolução.

A mulher não deixou de ser feminina por ter assumidos postos antes só dos homens. Aprendeu a lidar com graxa, com cabos, com direção e tudo que envolve o mundo masculino. Foi e ainda é uma constante luta. Ainda precisamos evoluir muito para aceitar essa parceria.

Tremulam bandeiras pedindo igualdade entre os sexos. Mas é difícil se igualar naquilo que não é igual. As diferenças ainda persistem, a mulher continua tendo seu lado frágil e não menos inteligente. É preciso se igualar na valorização do trabalhador, independentemente do sexo, cor ou religião.

Na travessia do tempo, esbarraram com o novo, com o estranho, com a aceitação. Homens e mulheres se aceitando, se revelando.  Assumindo quem são. Enfrentando preconceitos, discriminação. Passam-se anos, porém a cabeça do homem ainda enfrenta sérias resistências.
Lamentável que isso ainda aconteça.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A VIDA VAI LHE COBRAR.


                                                    Imagem relacionada
Dizemos que as crianças vivem um mundo de magia, onde seus sonhos tomam forma e ganham cores. Conseguem ver fantasia em todos os cantos, é a vontade de ter asas e levar toda sua imaginação ao mundo real.

Porém, para as crianças é apenas uma fase mágica, com o passar dos anos vão perdendo o encanto e passam a conviver com um mundo real, onde apenas sonhar nos é permitido, só com uma grande diferença: precisamos batalhar pelos nossos sonhos, nada acontece de graça nem cai do céu.

Mas, parece que muitos adultos continuam nesse mundo de faz de conta, querem que tudo aconteça no seu tempo e; quando não conseguem procuram logo um culpado.

Esses adultos, às vezes demonstram um comportamento infantil, imaturo. Esqueceram que o tempo passou para eles também, que cresceram e que novas responsabilidades são impostas. Acostumaram a ter tudo a seu tempo e hora, era como um passe de mágica, era só ter um desejo e logo este era realizado.

É preciso em algum momento um choque de realidade. é preciso encarar de frente que cresceram, que precisam dar seus passos sozinhos. Que a vida lá fora não é feita de algodão doce nem mesmo tem um pote de outro no fim do arco-íris. Lá a vida é dura, cheia de desafios e nem sempre podemos ter o que desejamos.

Talvez para alguns a vida até sorri mais vezes, mas em um determinado momento ela vai cobrar as” molezinhas”, Aí sim, vamos ter que dar o nosso melhor e será cobrado um alto preço daqueles que passaram a vida apenas brincando de ser gente grande.

Márcia Coutinho


domingo, 24 de dezembro de 2017

ENTÃO É NATAL...


Resultado de imagem para ENTÃO É NATAL
                                                                                   

Enfim, ruas barulhentas, crianças correndo, uma alegria que se mede pelo sorriso.  Papai Noel trouxe a alegria aos lares! O presente que chegou em papéis coloridos trazendo a magia para todos.

Infelizmente muitas crianças mais um ano sem presentes, sem o Papai Noel, sem comida farte. Talvez sem um lar ou ainda dividindo o lixo a procura do que comer. São as contradições que batem na nossa cara.

Poderia ser diferente, se em vez de dar “bolsas”; nossos governantes dessem oportunidades de trabalho, profissionalização, estudo. Os pais não precisassem mendigar em nome de suas famílias. Quantos pais de família se vendem em troca de trocados e aprendem a gostar do que é errado, do ilícito. Muitos não retornam a seus lares, se perdem nos morros, perdem suas vidas em trocas de tiros, em fugas alucinantes.

O natal está aí para ser celebrado, comemorado e vivido. Que seja para todos nós um dia de confraternização. Que nos gritos das crianças possamos evocar muitas vibrações positivas, muita luz e bênçãos a todos os lares.

Então é natal, e o que você fez...

Márcia Coutinho


sábado, 23 de dezembro de 2017

A TODOS PAZ E BEM.

Imagem relacionada
                                                                         
Ruas superlotadas, lojas cheias, pessoas correndo de um lugar para outro. Esse é o espírito de Natal do comercio.

Seria melhor que, além de tudo isso as pessoas começassem a pensar e a praticar o bem ao próximo. Sei de muitas pessoas pelo mundo afora que nessa época se empenham em dobro para dar continuidade a projetos solidários que se estendem durante todo o ano.

Dizer que é bobagem curtir essa data com comilança e presentes, também é demais. Para quem curti e pode é uma boa. Não podemos também querer que o mundo pare apenas com o olhar voltado para os mais carentes. A vida segue seu curso normal. Todos vivendo suas vidas.

Esse trabalho e dedicação deveria ser o ano inteiro, porém muitos se esquecem na correria do dia a dia ou mesmo no egoísmo. O bem chama o bem. Nada melhor do que colher todo o bem em uma data festiva.

O que desejo neste natal é que todos possam ter o que comer, ter alegria para compartilhar e muita esperança nos corações. Que não percamos a fé em dias melhores. Que neste natal não falte harmonia e que os excessos não aconteçam.

Quando pensarmos que nessa data comemoramos o nascimento do menino Jesus, vamos deixar nascer em nós o espírito comunitário, que o amor renasça onde um dia foi cultivado o ódio.

Enfim, desejo a todos; PAZ E BEM!

Márcia Coutinho


sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

POR QUE BRIGAMOS?

                                                                                         
Resultado de imagem para tudo é motivo para brigas


As pessoas estão procurando mil e uma desculpas para entrarem em uma briga. Por qualquer comentário nas redes sociais já é um bom motivo para uma grande discussão ou quem sabe até um processo.

Com isso estamos perdendo a noção do que nos é permitido. O nosso limite termina onde começa o dos outros.

Estamos com isso deixando de lado a bandeira branca da paz. Nada melhor do que viver em harmonia. Estamos deixando de lado o bom senso, o equilíbrio e principalmente a sabedoria. Isso mesmo, precisamos saber o melhor momento para opinar ou não. Não nos cabe saber de tudo e principalmente, nos sentirmos juízes: sempre julgando os outros.

Que o mundo está estranho, ninguém tem dúvidas. Todos contradizem todos, as opiniões já não são válidas, tudo é motivo de briga. Se já sabemos disso, porque ainda damos assunto a quem quer motivos para entrar em uma briga?

Ignore. Isso sim, quem começa a falar o que não deve, atacando, quer briga. Se não encontrar ninguém disposto ele terá que se calar. Com isso evita-se uma discussão.

Estamos assistindo todos os dias discussões com finais trágicos. As pessoas estão cada dia mais intolerantes. Conversam e se não chegam a um acordo é tiro, facada ou uma futura vingança.

Não podemos permitir que isso continue. Podemos divulgar e espalhar a paz. Como? Respeitando cada um como ele é, aceitando seus argumentos sem questionar. Por mais que saibamos que a pessoa está errada, não dê a ela argumentos, ou seja, não dê armas para uma guerra.

Se cada um fizer a sua parte, não podemos colocar a paz no mundo, mas podemos contribuir que aconteça a paz ao nosso redor. Assim pouco a pouco ela espalhará.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ESTOU CONTANDO OS DIAS.


Imagem relacionada
                                                                             
Que ano complicado, esse que está chegando ao fim! Estou na torcida para que ele acabe logo e que as nossas esperanças se renovem no ano que vem.

Parece que meu pensamento é compartilhado por muitas outras pessoas. Foi sim, um ano de muitas perdas, muitas decepções e de dias longos e cheios de lágrimas.

Algumas pessoas podem até dizer que estou sendo muito dura, afinal tem quem se deu bem nesse ano, posso dizer que a maioria não teve essa sorte. O desemprego foi grande, o numero de mortes por balas perdidas, por terremotos, por enchentes, por tráfico de drogas foi assustador. Isso é apenas uma parte dos problemas.

Sofremos muito por ver os nossos políticos tão sujos, roubando de um povo que trabalha duro, sofremos por não ter saúde, educação e muito menos segurando. Sofremos porque fomos desrespeitados de todas as maneiras possíveis e por quem deveria estar ao nosso lado.

Vimos bilhões sendo desviados, vimos contas fantasmas, vimos políticos corruptos sendo beneficiados, vimos ex prefeitos e tantos ex na mira da Polícia Federal. Assistimos ao descaso com o povo. Vimos o sofrimento de perto. Vimos a inversão de valores.

Eu sei que tem pessoas que tem muito a comemorar: conseguiram um emprego, ganharam na loteria, encontraram o amor, enfim a vida lhes sorriu. Mas não podemos nos esquecer que a maioria não teve a mesma sorte.

Lutaram contra doenças graves e perderam a batalha. Apostaram em uma relação amorosa e se deram mal, enfrentaram o preconceito e a intolerância.

Foi sim, um ano para se apagar. E que venham outros bem melhores, onde possamos resgatar aquilo que neste ano perdemos ou não tivemos a chance de conquistar.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

DEIXA-SE SURPREENDER.

                                    Resultado de imagem para porque a vida nos surpreende?
Eu não sei você, mas tem muitas pessoas que dizem que não gostam de surpresas. Outras já adoram e quanto maior a surpresa melhor.

Tem coisas que acontecem, que nos surpreendem; justamente porque não estava em  nossos planos. É a vida nos surpreendendo. São surpresas que nos chocam ou que nos remetem a uma viagem de alegria e contentamento.

E por que isso acontece? Já parou para pensar?

Muitas vezes pensamos muito antes de seguir por um caminho, escolhemos aquele que para nós  é o melhor, o menos perigoso. . Mesmo assim ainda nos deparamos com obstáculos que nos causam medo. Mesmo sabendo que é perigoso, não podemos colocar nossos sonhos de lado. é preciso nos encher de coragem. O caminho esconde seus mistérios, mas você tem um destino, é por ele e por nossos sonhos que precisamos encarar esses desafios e de cada esquina tirar um aprendizado.

 Esperamos demais da vida, pedimos por respostas que nem nós somos capazes de dar. Nós nos surpreendemos sempre com nossas atitudes e decisões. Então, por que ainda nos surpreender com o que a vida está nos oferecendo?

Tem pessoas que passam a vida à espera de alguma coisa que possa mudar sua vida. Espera, cansa e desiste. Quando parar de esperar que as coisas simplesmente aconteçam como por acaso, você vai perceber que mais uma vez a vida vai lhe surpreender. São em pequenos detalhes que encontramos a diferença.

Dizem por aí que, te tanto esperar pelas surpresas acabou-se decepcionando.  Ela até aconteceu, mas não foi como o esperado.

O que é surpresa aos olhos dos outros é muito mais surpreendente para o seu coração. Pense nisso.


Márcia Coutinho


terça-feira, 19 de dezembro de 2017

ESTRANHO MUNDO.


                                               Imagem relacionada
Fomos preparados para enxergar o mundo como um todo. Ou seja: ele é bom ou ruim, o meio termo fica para quem nada entende.

Mas nós também não entendemos de tudo. Até que seria bom se cada um entendesse um pouquinho do que está acontecendo pelo mundo. Tantas doenças, guerras, desencontros, mudanças climáticas, enfim, um mundo precisando ser ajustado.

Parece que alguém tentou apertar os botões e algo saiu do controle. Assim percebo o nosso mundo: descontrolado. É uma corrida desenfreada pelo poder, todos querem chegar ao topo, esquecem de olhar quantas pessoas estão derrubando para atingir seu fim. Quantas mortes têm sido causadas pela intolerância, quando vidas se vão por causa das drogas.

E ainda tem quem diz que está tudo bem. Bem para quem? Se quem tem muito vive com medo dos sequestros, roubos, traições?
Quem tem pouco, já não sabe para onde ir nem mesmo o que fazer para conseguir quitar suas contas e colocar a comida na mesa?

Estamos desanimando e perdendo a esperança. Por mais que desejamos melhorar, crescer, a concorrência está desleal. O mundo nos cobrando cada vez mais e os problemas se multiplicando.

Mas, espere aí. Não podemos apenas olhar o lado negro da situação. Ainda existem oportunidades batendo à nossa porta. A tecnologia está nos possibilitando o conhecimento por todos os cantos do mundo. Só não aprende e se aperfeiçoa quem se acomodou.

Não deixe que um número de políticos sujos e hipócritas nos tire a esperança. Não deixe que a intolerância comande nossas vidas. Não deixe de viver porque não superaram suas expectativas.

Tire suas vendas e enxergue o mundo com as cores que você ainda consegue pintar.

Márcia Coutinho




segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

SEM ELA NADA SOU.

                                         Resultado de imagem para não perca sua alegria

E de repente eu olho e vejo a minha alegria se escorrendo pelo ralo. Procuro por respostas. Tento entender quando eu comecei a me perder, quando deixei de sorrir.

A minha alegria deixou rastros de leve, talvez por covardia eu não tenha percebido que a minha vida estava mudando. Não uma mudança qualquer, mas uma mudança significativa onde deixei para trás sentimentos que me sufocavam.

Todos os dias alguém acorda para a vida, para esse momento de busca por respostas, por verdades escondidas, por mentiras estampadas. Eu não sou diferente.

Até pensei que eu era alguém com palavras soltas, que chegavam onde eu queria, pensei que meus gestos eram firmes, mas eles estavam mostrando alguém que não sou.

Será que sou uma fraude? Alguém que agregou amigos e perdeu amores? Alguém que cativa, que gesticula, que vibra, mas também chora? Quem sou eu nessavida?

A minha alegria está se desfazendo entre lembranças, entre atitudes, entre emoções. Já não sei onde encontrar essas respostas. Eu falo sim o que penso, eu brigo pelo que acredito, eu assumo meus erros e fortifico em minhas conquistas.

Mas isso não está sendo suficiente para mim. Já não tenho forças para buscar um algo mais. Talvez tenha chegado a hora de me acomodar e ver no que vai dar. Minha gargalhada fecha em minha garganta, minhas lágrimas buscam um caminho, minha voz já não é suficiente para gritar ao vento o que estou realmente sentindo.

É olhando pela minha alegria que se vai que não quero deixar que ela parta. Aalegria faz parte de mim, sem ela nada sou…

Será isso um erro?

Márcia Coutinho


domingo, 17 de dezembro de 2017

DESCOMPLICA.

                                                                                       

Imagem relacionada
Por que complicar as coisas se simplificar é bem mais fácil?

Perdemos tanto tempo em nossa vida, tentando solucionar o que já está resolvido. Damos tantas voltas, umas mais longas; outras nem tanto para enfim descobrir que somos todos iguais, com nossos problemas e sempre em busca das soluções.

A maturidade nos ensina a enxergar a vida de forma mais clara. Percebemos que fomos realmente “infantis” quando pensávamos que tínhamos todas as respostas.

Podia ter sido tudo tão simples, podíamos ter aproveitado cada momento, cada fase de nossa vida, porém a pressa e a necessidade de ter mais nos cegou pelo caminho. Acabamos tornando nosso caminho mais longo.

Complicamos o que era apenas uma questão de sabedoria. Decidir entre o ir ou o ficar, entre o falar ou o silêncio. Perdemos a grande oportunidade de forma simples resolver pequenas questões, que estão pendentes, nos cobrando respostas.

Quantas vezes damos voltas e mais voltas para resolver algo que com apenas uma palavra resolveria. Todo esse processo de busca pela simplicidade, vai nos confrontar com verdades que muitas vezes nos fez retroceder por medo de enfrentar nossos medos.

É preciso andar sempre para a frente, um passo por vez, redescobrindo a beleza na simplicidade. Tomando atitudes que nos darão orgulho, enfrentando e matando os dragões que nos assombram.

Tem medo de tentar e fracassar? Bobagem, isso faz parte do nosso crescimento. Lembre-se sempre: ninguém nasceu andando, foi preciso um longo processo para ficar de pé.

Márcia Coutinho


sábado, 16 de dezembro de 2017

A ESCOLHA FOI MINHA.

                                             Resultado de imagem para quando escolhemos pelos outros 

E agora quando você descobre que após pensar muito e decidir, acabou fazendo a escolha errada. Ainda há tempo para retroceder?

Claro que não. O tempo não volta; as escolhas foram feitas, o resultado está aí, bem à sua frente.

Você está inquieto, inseguro. Não pense você que sua decisão foi ruim para os outros, muito pelo contrário, a maior perda foi a sua e justamente por agir e pensar em prol dos outros. Esqueceu-se de você mesmo nessa equação.

Quer um conselho de alguém que está sofrendo as consequências de uma decisão? Não pense demais.  Use a razão após balancear os prós e os contras. O coração às vezes se torna traiçoeiro, ele nos envia recados incompreensíveis. Acabamos nos dando mal.

Aproveite a oportunidade que tiver de rever suas travessuras, suas escolhas e aprenda com seus erros. Não confie apenas em seu julgamento. Ouça a razão e também o coração e tire o melhor de cada um.

Algumas pessoas podem até dizer que pensou estar escolhendo o melhor caminho, que tudo indicava isso, esqueceu apenas que, nem sempre onde a luz está acesa é sinal de segurança. Por detrás da pele de cordeiro pode se esconder um lobo mau.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

FAÇA SUA ESCOLHA.

                                                         Resultado de imagem para porque a tristeza nos incomoda

Conviver com a alegria, a felicidade; só nos faz bem, nos faz querer manter esse clima gostoso de puro êxtase. Mesmo assim sabemos que muito nos custa ser feliz. Muitas vezes ela incomoda.

Mas fazer o que, não é mesmo? É gostoso espalha a alegria e o bem querer. Isso só acontece porque estamos de bem com a vida e principalmente conosco mesmo. Ninguém é feliz fazendo os outros infelizes.

E a danada da tristeza que mesmo não sendo bem-vinda sempre dá um jeitinho de aparecer? É uma visita indesejada, porém ela surge do nada e muitas vezes faz moradia, nos deixando cabisbaixo, melancólico.

Algumas vezes essa tristeza vem de onde menos pensamos e quando menos esperamos. Não coloque a tristeza de lado, tente buscar suas causas. Lidar com ela é necessário. Ela é como a alegria, acontece e tem um porquê.

É a partir da busca pela razão da tristeza que vamos encontrar algumas respostas. Após esse momento vamos percebendo que podemos virar o jogo, a tristeza passa logo, basta resolver seus conflitos. Tente compreender os fatos envolvidos nesse seu momento. Talvez chorar seja uma boa ideia, jogue fora pelas lágrimas o que te incomoda.

Que tal fazer dessa tristeza uma mudança em sua vida?  Busque se encontrar. Muitas vezes mudamos para melhorar. Por mais difícil e inesperada a sua mudança, procure não se recriminar. Não seja dura demais com você.

Enfim, entre a alegria de viver bem e a tristeza causada por uma mudança, saiba valorizar cada momento. Tudo nos leva a experimentar as novidades da vida.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

SERES PERFEITOS? ONDE?

                                                          Resultado de imagem para porque procuramos a perfeição?

A perfeição é algo que todos sabemos que não existe. Buscamos, no entanto, em todo momento nos acertar com a vida, mudando de atitudes, traçando novos objetivos. Mesmo assim acabamos nos perdendo de nossos conceitos e virtudes.

Mesmo sabendo de tudo isso; muitas vezes ou melhor dizendo, na maioria das vezes; procuramos desculpas para esses erros. Isso se chama covardia, não assumir nossos erros.

Não precisamos ser perfeitos, mas sim, podemos melhorar todos os dias, um pouquinho que seja.

Quantas pessoas vivem tentando ser perfeitas no emprego, em casa, gostam de tudo arrumadinho, nos devidos lugares, isso não é suficiente para sermos perfeitos, porém prova o quanto somos imperfeitos.

Somos seres falhos. Na busca de acumular bens não sabemos se vamos ter tempo suficiente para usufrui-los. Deixamos assim de lado momentos que poderíamos viver, aproveitando ao máximo as oportunidades. Mais uma vez falhamos.

Por que não viver como podemos, com o que adquirimos em vez de lutar para termos aquilo que não nos pertence? É isso mesmo; às vezes cobiçamos o que não está ao nosso alcance, desejamos ser quem não somos e admiramos. Todo esse processo de” ser “vai nos mostrando nossas falhas.

Podemos “ser”? sim. Mas não seremos o original, seremos o genérico. É justamente na tentativa de buscar a perfeição que descobrimos nossas falhas.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A DIFÍCIL TAREFA.

                                                Resultado de imagem para porque os pais não aceitam a opção sexual dos filhos

Hoje, ouvi uma mãe dizendo que deixou de amar seu filho quando ele assumiu para ela sua opção sexual.

Isso é muito cruel. Lógico que uma mãe não escolhe ter um filho homossexual, mas tripudiar sobre ele, humilha-lo é muita covardia.

estamos vivendo uma época onde as pessoas estão se assumindo mais. Algumas pessoas dizem que virou moda ser homossexual. Eu até acredito que tem pessoas que estão aproveitando esse momento para experimentar. Assim como tem muitos outros que estão sim se assumindo, se libertando. Mesmo sabendo do que vai enfrentar pela frente.

Na verdade, nós pais idealizamos nossos filhos. Sonhamos com netos, noras e genros. Construímos em nossos sonhos os filhos ideais; respeitados por todos.  Com isso damos a eles o melhor estudo, a melhor educação.

Não imaginamos nossos filhos sendo apontados por uma sociedade hipócrita, cheia de falsos conceitos. Não desejamos ver nossos filhos julgados por suas escolhas. Talvez por isso não aceitamos sua opção sexual.

Mas dizer que secou seu coração para seu filho, que não é capaz de amá-lo como é, já é demais.

Brigamos por uma sociedade mais justa, por fim do preconceito e da intolerância. Esquecemos que antes de tudo é preciso mudar dentro de nossa própria casa, abrir nossa mente para o que está chegando. Não aplaudindo ou incentivando, mas sim, abrigar nossos filhos independente de sua escolha.

Mãe ama de forma incondicional. Se não for assim não tenho o que falar.

Márcia Coutinho

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

APAGANDO NOSSOS ERROS?

                                                      Resultado de imagem para ninguem apaga o passado

Se você tivesse em suas mãos uma borracha que lhe desse o poder de apagar algo em sua vida, o que você apagaria?

É engraçado que, podemos até falar rápido alguma coisa que passa em nossa mente, porém você terá um tempo para resolver. Na vida não precisamos tomar decisões precipitadas, temos o nosso tempo de decisão.

Com essa borracha em mãos, podemos voltar no tempo, nos anos que passaram ou no dia de hoje. Isso vai nos mostrar o quanto cometemos erros com nossas atitudes. Muitas vezes uma palavra dita na hora e de maneira errada.

Outras vezes fazemos algo pensando apenas em nós quando o assunto envolve outras pessoas. Uma decisão errada que pode mudar a nossa vida. Começamos com isso a conhece r as perdas.

Quem sabe não vamos fazer desse momento um instante de sanidade para resolver pendências conosco mesmo. Nos olhar através de um olhar crítico. Podemos com isso nos acertar primeiramente conosco para enfim ter clareza para entender certas atitudes que nos atingiram.

Esse poder que queremos ter, não precisa ser mágica ou apenas parte da nossa imaginação. Pode sim, ser atitudes que tomamos em nosso dia a dia, onde consertamos o que vem nos incomodando, onde nos recorremos aos outros para curar nossas feridas.

Não caminhamos sozinhos nessa vida. Tem sempre alguém deixando um pouquinho dele conosco assim como levam um pouco de nós. Alguns deixam ensinamentos outros levam nossa alegria, nossa confiança em um mundo melhor.

Apague de sua vida aquilo que lhe magoa, que lhe tira a alegria, que apaga o seu sorriso. Muitas vezes rasuramos nossas anotações, passamos corretivos para apagar certas lembranças. A vida não nos permite simplesmente apagar. As marcas ficam.

Cuidado com o que vem falando e fazendo. Nem todos tem a oportunidade de ganhar uma borracha poderosa.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

FAÇA SUA MODA.

                                                       Imagem relacionada

Às vezes penso que a pessoa não tem espelho em casa; é tanta gente com coisas que não combinam com elas que se tornam motivos de deboches.

Na verdade, elas gostam de seguir tendências. mesmo que para isso passem por ridículas. Cada um tem seu estilo, isso é uma verdade, mas seguir a moda é outra coisa. Muitas pessoas acabam ditando moda, outras acabam se tornando vítimas dessa tal moda.

Para cada estação do ano lançam modas diferentes, entre uma moda e outra acabam surgindo o modismo, ou seja, algo que surge do nada, ganha espaço rápido e vendas astronômicas e do nada também somem do mercado.

Se formos olhar no nosso guarda roupa, vamos encontrar muitas raridades. São frutos do modismo. Mas não se preocupem, essa moda acaba voltando. Estamos vivendo uma era retrô, muitas coisas usadas tempos atrás estão voltando. Só não podemos nos esquecer que talvez hoje não lhe caia bem. É bom ficar de olho.

Tudo que vestimos acaba se transformando em nossa marca, é o nosso estilo de vestir que nos dá nome. Uns são ‘estilosos’, chiques. Outros já são bregas, fora da moda. Podem estar com a melhor roupa que não passam a imagem do que realmente são. É a tal da impressão. Muitas vezes a roupa é o que marca a nossa personalidade.

Não se preocupe se você se sente fora da moda por vestir como se sente confortável, elegante. Talvez você sim; esteja sendo você mesmo e não apenas se vestindo como os outros apenas para ser inserida em um grupo.

Sua roupa, seu estilo é apenas uma forma de se abrir para a sociedade esfregando na cara deles sua verdadeira identidade.

Márcia Coutinho


domingo, 10 de dezembro de 2017

COMO BARQUINHO DE PAPEL.


Resultado de imagem para nossa vida é como um barquinho de papel
                                                                               

Nossa vida é como uma grande aventura em um barquinho de papel. Algumas vezes frágeis, outras vezes desafiadores. Nos embrenhamos nas águas sem temer as correntezas ou mesmos a seca. Precisamos seguir em frente. Não tem como voltar.

A mesma água nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar. Assim é nossa vida. Podemos até tentar refazer o que não deu certo, emendar daqui costurar dali, talvez até tentar colar. Mas nada será como antes.

Por isso é preciso fazer as coisas da melhor maneira. Não tomar atitudes quando estiver com a cabeça quente. Pensar nos prós e nos contra.

Se temos o livre arbítrio para fazer as escolhas, não vamos fazer como esse barquinho, nos aventurar por águas desconhecidas. Encare o novo como desafio, sempre lembrando que vai encarar o desconhecido, por isso é importante ter cautela.

Lá na frente pode ter uma corredeira, uma pedra ou simplesmente seja o fim de um sonho. Os riscos se escondem onde nos distraímos. É importante agir com prudência; lembrando sempre que a nossa vida não é nossa apenas. Fazemos parte de um ciclo gigante onde vivemos por nós e muitas vezes vivemos pela expectativa dos outros.

Dividimos parcerias, seguramos em mãos muitas vezes desconhecidas, acreditamos em contos de fadas, mas a verdade não é feita de imaginação. É feita de verdades e desilusões. Não nos compete apenas viver a nossa vida sem estender nossas mãos ao próximo, dessa maneira nosso barquinho nunca chegará a lugar algum, com certeza ele se afundará nas águas traiçoeiras da ilusão.

Márcia Coutinho


sábado, 9 de dezembro de 2017

NOSSOS FIÉIS AMIGOS.

                                                       Resultado de imagem para nossos fieís amigos de estimação

Tirei o dia para falar deles, nossos amigos que nada falam, mas demonstram seu amor e fidelidade em forma de atenção: nossos bichinhos de estimação.

Em seu olhar nos aquece, em suas travessuras nos divertem. Não dão opinião e sabem seu lugar. Imaginar que, tem pessoas que os maltratam porque pelas atitudes tão amigáveis até parecem racionais.

Um animal de estimação sente sua falta, preocupa com você e quer sempre a sua companhia.

Você sabia que a os cachorros são utilizados em terapia, pois demonstram lealdade e capacidade de alegrar qualquer ambiente?  Por mais pentelho que seja, quando nosso animal desaparece ou morre sentimos sua falta como um membro da família.

Aprendermos muito com nossos animais de estimação. Eles nos ensinam o amor, o respeito com as pessoas. Assim precisamos também dosar essa convivência, afinal ele não é uma pessoa, por mais que se comporte como tal.

O homem não precisa de muito para maltratar o próximo. Já o animal por mais dócil que seja, se sentir ameaçado ele se protege, se defende. É uma reação normal, afinal ele é um animal irracional.

Pensando bem, temos mais a aprender com nossos bichinhos do que eles conosco. Veja bem: por mais que o mandamos sair, parar de fazer algo que está nos incomodando ou mesmo prendendo-os eles não guardam rancor, sabem perdoar e recomeçar as trapalhadas diárias.

Nos ensinam a responsabilidade e ordem. Se nosso bichinho pegou um chinelo ou um brinquedo e este estragou, está na hora de aprender a colocar as coisas nos lugares certos. Com isso aprendemos a nos organizar.

Ainda podemos nos tornar pessoas mais fitness, isso se levar nosso bichinho na caminhada ou mesmo deixando que estes divirtam nossas crianças.

Viram? Eles podem até dar trabalho e ser um custo a mais, mas na verdade são encantadores, leais e muito amigos.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

ESTOU ENVELHECENDO SIM.

                                               Imagem relacionada

Um certo dia, olhei-me no espelho, reparei que o tempo está passando para mim também. Já não vejo mais a juventude naquele reflexo. Tudo bem, estou envelhecendo como tantas pessoas.

Procurei olhar dentro dos meus olhos e encontrar aquela pessoa jovem, cheia de sonhos. Depare-me com alguém madura, consciente e feliz.

As rugas estão ali para mostrar que a experiência me fez mais forte, mais centrada, não menos calejada pelas decepções. Enfrentei batalhas que pensava não conseguir me reerguer. Estou mais firme do que antes.

Foram os anos que me proporcionaram saber o momento certo de chorar, me debater. Confrontei com pessoas medíocres, hipócritas, falsas. Estou tirando de letra essas pessoas da minha vida. Elas nada acrescentam, apenas me mostram como podemos nos enganar.

Os cabelos brancos anunciam a nova fase. O cansaço, as dores que se tornam mais frequentes. Só conseguem ser felizes as pessoas que no avançar dos anos driblam as doenças, convivem com o a expectativa do dia de amanhã.

Não me arrependo por ter feito tantas escolhas que muitas vezes precisei fazer, tirei do meu convívio aquelas pessoas que sem razão um dia se aproximaram, não fazem falta nenhuma. Aquela pessoa ali refletida nada mais é do que o símbolo dos sonhos realizados, a promessa de novos passos, o avanço para grandes conquistas.

Estou envelhecendo sim, mas ainda consigo ser importante para tantas pessoas. Não tenho nada a lamentar, mas sim tenho tanto para compartilhar.

Nem todos tem o privilégio de chegar onde cheguei.

Márcia Coutinho