Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 25 de novembro de 2018

EU NÃO VOU DESISTIR DE MIM.

Se alguém lhe disser que depressão não se cura sozinho; é verdade. Você precisa nais do que nunca do querer.

Querer vencer o que te fragiliza e te angústia é uma luta diária.  Você chora, se esconde. Você chega a fingir ser quem não é para esconder o seu problema.

Não adianta psiquiatra, psicólogo ou outras alternativas se você nao esta disposto a se ajudar.

Não fuja de si mesmo. Se encare de frente. Busque dentro de você a causa da sua depressão. Esta causa vai se esconder e se você estiver disposto a encontrar a sua cura, sua procura não será em vão.

Eu sei por onde começar, falta-me apenas ânimo para dar o primeiro passo.

Uma coisa é  certa: eu não vou desistir de mim.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 20 de novembro de 2018

EU ESTOU LUTANDO.

A depressão tem a capacidade de aprisionar a borboleta que existe em nós.  Aos poucos ela perde a capacidade de voar e vai percebendo que suas cores vão perdendo o tom.

Assim somos nós.  Com a depressão perdemos o ânimo, a esperança, a alegria. Nos aprisionamos em um mundo restrito; onde perdemos a vontade de sonhar.


É preciso ter coragem para pedir ajuda, assumir que não está nada bem . Sozinho não vamos a lugar algum.

É preciso libertar a borboleta que está aprisionada em você, para que ela volte a voar, a ganhar o mundo.

Sem ajuda não saímos desse estado de depressão. Muito pelo contrário, vamos ficando cada dia mais sozinhos. A vida passa a nos sufocar, pouco a pouco aqueles nossos sonhos  vão  virando sombras.

Deixe a borboleta abrir suas asas, já atrofiadas pelo tempo de prisão dentro de você. Ela precisa voltar a confiar em sua própria capacidade de alçar longo e voos.

Deixe a esperança renascer em você.  Não dê chances para a depressão te derrotar. Lute com todas as armas. Não se acomode.

Depressão é uma doença séria e silenciosa. Ela não pode ser nais forte que você. Convoque um exército se for preciso, só não perca essa batalha. Tem muitas pessoas que acreditam em você.

Eu estou lutando. Eu vou vencer.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 17 de novembro de 2018

NEM TODOS PERCEBEM.





Falar do que nos aflige é muito difícil, o mais difícil é lidar com o descaso das pessoas que até poucos dias você tinha como amigos.

Na verdade, se confirma algo que ouvimos tanto por aí: “quer saber quem é seu amigo de verdade, deixe ele saber de suas dificuldades. “ Isso é a mais pura verdade. As pessoas simplesmente desaparecem, o medo que elas têm de você pedir ajuda é maior que tal da amizade.

No meu caso, o que mais preciso no momento é de carinho, atenção, palavras que elevam minha autoestima. Dinheiro em todo tempo é sempre útil, mas não adianta dinheiro se você não tem saúde para usufruir.

É nesta fase que venho encontrando forças de onde menos esperava, é onde venho reconhecendo os interesseiros, aqueles que sempre estavam perto para desabafar, jogar para você seus problemas para aliviar seus corações.

Pois é, sugaram minha energia. Doei demais pelos outros e esqueci que também sou uma pessoa com problemas e dilemas, que preciso buscar forças, que preciso me manter de pé.

Já comecei o tratamento para depressão. Ainda choro por tudo e por nada. Muitas vezes viajo no tempo em busca de algo que me impulsione levantar da cama ou mesmo do sofá. Busco lembrar o quanto já ajudei tantas pessoas, o quanto o meu sorriso, minha alegria era contagiante. Eu não posso deixar que tudo que construí ao longo da minha vida se perca por aí.

Algumas vezes; peguei a chave de casa e quis sair por aí, andar sem rumo, mas na hora de trancar porta; olhei as fotos dos meus filhos sorrindo para mim e desisti. Pensei: eu não tenho o direito de apagar o sorriso daqueles que são a razão da minha vida.

Depressão é sério e precisa ser conversado sobre o assunto. Não deixe de olhar as pessoas ao seu lado. Talvez um oi ou um abraço possa salvar uma vida.


Márcia Coutinho


domingo, 11 de novembro de 2018

É PRECISO DE AJUDA.


Oi. Hoje vou contar para vocês uma experiência que estou vivendo. Pensar que por diversas vezes tratei desse assunto com o carinho especial e muita preocupação: a depressão.

Sim. Infelizmente estou com depressão e mediante o diagnóstico comecei logo o tratamento, preciso voltar a sentir a vida me beijando e isso deixei de sentir a muito tempo.

E como aconteceu tudo isso? Dizer uma data precisa é difícil, mas preciso relatar como venho me sentindo de uns tempos para cá.

Sabe quando você abre a janela ao amanhecer, vê o sol brilhando e não tem coragem de sair do quarto para receber o abraço daquele dia quente e aconchegante? Pois é, assim estava acontecendo comigo.
Tinha tanta coisa para fazer, tinha sonhos e aos pouco eles foram perdendo o contorno. Minha alegria que sempre contagiava as pessoas passou a desaparecer. Imaginava que era cansaço ou falta de estímulo, na verdade eram desculpas que inventava para esconder minha tristeza, minhas agonias e melancolia.

Passei a chorar por tudo e também por nada. Derramava lágrimas em casa, na rua, entre os amigos ou debaixo do chuveiro. Tinha horas que era um pranto sem fim. Buscava um motivo, sempre pensava no que estava perdendo. Passei a me sentir uma fracassada. Era como se a vida estive me engolindo e eu sem forças para reagir, para sair daquele buraco.

Quantas vezes eu sorria, tentava fazer piada das coisas ruins que estavam acontecendo comigo, precisava mostrar aos outros que eu estava bem, quando na verdade não conseguia mais nem me olhar no espelho. Desconhecia aquela que insistia em me encarar.

Já não tinha mais orgulho das rugas, antes sentia que elas eram marcas de minha história devida. Agora já representavam minhas frustrações. Já não conseguia mais me iludir: eu precisava de ajuda, e urgente.

Nos meus desabafos encontrei duas pessoas que antes sabia que eram amigas, mas não imaginavam o quanto minha pessoa era importante para elas. E foi através do apoio destas pessoas que consegui ir a um especialista e começar essa nova realidade: dar um passo por vez, sem pressa, sempre pensando em mim e esquecendo de pessoas que não estão agregando nada na minha vida.

Eu preciso reverter esse quadro, e será pelos desabafos em meu blog que posso me recuperar e servir de alerta a outras pessoas.

Não será fácil, mas creio que o primeiro passo já dei. Agora é seguir sempre em frente e nunca desistir, por mais que o dia esteja nublado.

Orem por mim. Abraços

Márcia Coutinho




quinta-feira, 8 de novembro de 2018

SONHO QUE SE FOI.


O tempo nos ensina a não amar demais as pessoas, a não criar expectativa naquilo que não está ao nosso alcance.

Por desejar ter quem amamos ao nosso lado, muitas vezes esquecemos que primeiramente precisamos nos amar o suficiente para superar tudo. Não podemos amar alguém se não conseguimos dar prioridade aos nossos desejos e sonhos.

Uma maneira de demonstrar nosso amor a nós mesmos é deixar que o pássaro voe livre, assim quando abrirmos a gaiola vamos ter certeza que, se ele não olhar para trás é porque não valia a pena lutar por algo que já estava perdido.

Somente a maturidade para nos acalentar quando as lágrimas insistirem em rolar. A dor do adeus, da entrega para o mundo vem sempre acompanhada de questões e reflexões. Mas o melhor é quando colocarmos a cabeça no travesseiro; vamos ter um sono diferente, libertador. Missão cumprida: abrimos mão daquilo que um dia tanto amamos para que ele também seja feliz.

Não adianta aprisionar quem se ama. Temos o direito do amor compartilhado. Esse negócio de amor unilateral não nos satisfaz, é um amor aos pedaços.

Merecemos mais. Por isso lave a gaiola, deixe que tome sol. Livre-se de todas as lembranças de um tempo de cegueira. Faça uma faxina na sua vida e liberte-se da saudade.

Faça de tudo que viveu apenas um grande maço de cartas que serão apenas parte de um sonho que se foi.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 4 de novembro de 2018

USE SUA SABEDORIA.

Procuro por uma palavra que defina como devemos viver nosso dia a dia. Tarefa difícil, pois a cada amanhecer novos desafios despontam.

É isso, a palavra que deve fazer parte de cada dia é: sabedoria.  Ninguém avança se não sabe a hora certa de calar ou silenciar.

Muitas vezes extrapolando os nossos limites e atingimos os outros. Falamos sem pensar e trazer de volta o que falamos é tarefa impossível; o estrago há foi feito.

Palavras o vento leva, as vezes passa causando destruição , outras vezes nos acalenta.

Por isso precisamos ser sábios em nossas atitudes para não nos ferir e ferir também o outro.

Para cada amanhecer saiba agradecer a oportunidade de estar vivo para contemplar as maravilhas que estão ao nosso alcance.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

SAUDADE QUE NOS ABRAÇA .

Hoje é o dia em que a saudade nos abraça.  Voltamos no tempo, naquele dia onde não houve despedida.  Apenas aconteceu. 

Saudade... Como a saudade passou de dor a um sentimento ainda maior de amor.

Tento refrescar a minha memória e não deixar que a tristeza pela perda sufoque meu coração.  Guardo na lembrança os momentos partilhados, o privilégio de ter vivido ao seu lado.

A partida sem um até breve parece que deu lugar a esperança do reencontro. Esta esperança nos motiva a caminhar, prosseguir, por mais trôpego que sejam nossos passos. 

Vem passando o tempo. Reconstruimos  nossa história, colamos os cacos e remendemis nossa vida. 

Aprendemos que nada sabemos sobre o depois da partida.  Fica apenas a certeza: ninguém é eterno.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias