Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

PROCURE ENTENDER.

 Ao longo da vida ouvimos muito a palavra depressão. Parece uma doença distante e que muitos não entendem, não sabem lidar e nem querem tentar entender.

Isso passa desapercebido para muitos, porém quando bate à sua porta; você se assustar e não sabe realmente os primeiros passos.

Comigo aconteceu assim mesmo. Deparei com a depressão de forma instantânea. Dentro da minha casa. Aqueles sintomas pareciam ansiedade, medo, estresse, cansaço.

Mas ia além. O escuro do quarto, o silêncio, as explosões, as palavras ásperas, o distanciamento e a perda da alegria e vontade de viver.

Eu precisava fazer alguma coisa. Sabia que procurar ajuda médica era uma urgência. Só que, a aceitação não é fácil.

Pesquisei, estudei e procurei entender como agir. O que dizer e o que nunca falar. Entendi que eu precisava ser presença 

Me entreguei de corpo e alma ao seu tratamento. Não sabia que nesse processo eu estava perdendo algo importante. Perdi sim, mas valeu a vida que eu resgatei do fundo do poço.

Na verdade, hoje eu luto contra a depressão. Muitos fatores favoreceram . Não posso culpar ninguém, apenas a mim mesmo que não me cuidei.

Se você, não sabe lidar com uma pessoa depressiva, procure entender inicialmente do que se trata. Não julgue, não fuja, não se cale. O depressivo precisa muito de um abraço.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

1 comentários: