Ao longo da vida ouvimos muito a palavra depressão. Parece uma doença distante e que muitos não entendem, não sabem lidar e nem querem tentar entender.
Isso passa desapercebido para muitos, porém quando bate à sua porta; você se assustar e não sabe realmente os primeiros passos.
Comigo aconteceu assim mesmo. Deparei com a depressão de forma instantânea. Dentro da minha casa. Aqueles sintomas pareciam ansiedade, medo, estresse, cansaço.
Mas ia além. O escuro do quarto, o silêncio, as explosões, as palavras ásperas, o distanciamento e a perda da alegria e vontade de viver.
Eu precisava fazer alguma coisa. Sabia que procurar ajuda médica era uma urgência. Só que, a aceitação não é fácil.
Pesquisei, estudei e procurei entender como agir. O que dizer e o que nunca falar. Entendi que eu precisava ser presença
Me entreguei de corpo e alma ao seu tratamento. Não sabia que nesse processo eu estava perdendo algo importante. Perdi sim, mas valeu a vida que eu resgatei do fundo do poço.
Na verdade, hoje eu luto contra a depressão. Muitos fatores favoreceram . Não posso culpar ninguém, apenas a mim mesmo que não me cuidei.
Se você, não sabe lidar com uma pessoa depressiva, procure entender inicialmente do que se trata. Não julgue, não fuja, não se cale. O depressivo precisa muito de um abraço.
Márcia Coutinho
www.facebook.com/salpicandoideias
Se sua dor te aflige,faça dela um poema
ResponderExcluir