Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 30 de junho de 2024

VOCÊ MERECE SIM.

 Muitas pessoas podem te achar arrogante por você acreditar e saber do seu merecimento. 

Não é sobre " se achar a(o) melhor", mas sim é  acreditar na sua capacidade de se reinventar mesmo quando suas forças começam a fraquejar.

Quantas vezes tudo estava indo bem e de repente veio tudo abaixo e deu aquela vontade de dizer: já deu. Cansei?

Mas não. Você com sua força de vontade buscou suas últimas energias, acreditou, se refez para recomeçar.

Não precisamos fazer uma linha do tempo entre erros e acertos, muito menos querer ser perfeitos, basta apenas ser forte e corajoso e isso será o suficiente. 

Pela sua trajetória e sua inesgotável força; você merece sim tudo que conquistou.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 29 de junho de 2024

NOSSOS CACOS.

 E por quantas vezes a vida nos machuca quando nos coloca contra a parede para que possamos tomar as rédeas da nossa vida outra vez.

Vamos deixando tudo por conta do tempo e na covardia vamos adiando decisões importantes e cruciais.

A culpa dos nossos perrengues não é a vida, mas nós que fazemos as escolhas erradas.

Quantas vezes carregamos fardos que não são nossos, invadimos a vida dos outros, mudamos nossos conceitos para sermos aceitos, mentimos para nós mesmos...

Com isso nos tornamos reféns de nós mesmos e muitas vezes nos sentindo uns verdadeiros cacos. 

Porém aí  entra a maturidade adquirida; não usar nossos cacos para ferir ninguém.

É pegar nossa vida de volta e assumir nossa responsabilidade no caos que ela se transformou e seguir adiante tentando não errar outras tantas vezes .

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 28 de junho de 2024

O CICLO DA VIDA.

 Ah! Como eu queria colocar meus filhos em um  potinho bem fechado para que os males do mundo não os atingissem. Mas foi preciso deixá-los viver, enfrentar as adversidades e vê-los superando.

Ah! Mas dentro do meu abraço sempre posso colocá-los. Seja para um carinho, um chamego ou apenas para que nossos corações batem na mesma sintonia. 

Não é nada fácil ver nossos filhos passando perrengues, lutando suas próprias batalhas, ralando o joelho, se decepcionando. 

Bom mesmo é  aplaudir suas conquistas e assistir de camarote suas conquistas . Vendo a superação depois de duras batalhas.

Ah! Ser mãe/pai não é tarefa fácil, mas é  gratificante saber que você deu conta. Que agora é a vez deles fazer o que um dia vocês fizeram por eles: isso é  o ciclo da vida se cumprindo. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

É ASSIM QUE MEREÇO.

 A algum tempo atrás, depois de muito observar o comportamento das pessoas e muitas das suas escolhas; vi que era preciso acordar pra vida. Era preciso me priorizar. 

Nem todas as pessoas que você fala, realmente te escutam, muitas vezes a razão era só delas e nem sempre me procuravam.  Eu era apenas útil para elas, se não tinha serventia procuravam outras pessoas.  Foi muito bom deleta-las da minha vida. 

Sabe, pouco a pouco comecei a fazer apenas o que me faz bem, a usar a minha intuição e a observar as escolhas das pessoas.

Pessoas negativas já não faziam parte da minha vida; quero positividade, quero ver o futuro me esperando e eu indo em sua direção pronta para abraça-lo. Sem medo, sem o "se".

Aprendi a me respeitar, a buscar pelo que eu quero sem levar nenhum peso. Todos ficaram para trás.

Assim vou seguindo por caminhos que EU  quero seguir, por que é  assim que mereço. E não estou só, estou muito bem acompanhada. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

É MUITA FALSIDADE.

 Ultimamente venho tentando entender o que aconteceu com o homem para ele ter se perdido tanto de si mesmo. Ele perdeu sua humanidade. 

Tornou-se falso, vazio. Uma hipocrisia que transborda, uma ganância que o faz passar por cima de tudo e todos. 

O sorriso é falso, as amizades frágeis e a confiança se perdendo dia após dia. 

Falta-nos humildade, respeito, empatia. Assusta-me tanta maquiagem para tentar disfarçar algo tão óbvio: o homem tem duas faces, usa e troca quando melhor lhe convém.

É  triste, é  frustrante ver tanta falsidade a olho nu. Já não disfarçam, até tentam.

Fico aqui só observando, no silêncio.  Quanto mais olho mais enxergo o homem disfarçado de ser humano que transita entre nós em busca de suas vítimas.

Enquanto observo seleciono aqueles que posso levar em minha caminhada. Ser seletivo não é  ser melhor do que ninguém, é  saber com quem quer estar de verdade.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 25 de junho de 2024

DÊ UM PASSO PARA TRÁS.

 A alguns anos atrás  quando fazia terapia; estava muito perdida e buscava respostas.

Não era fácil conviver com aquele vazio e não conseguir encontrar um caminho para voltar a buscar pelo menos a vontade de prosseguir.

Então um dia eu ouvi a frase que foi o clic que me alertou:" às vezes é  preciso dar um.passo para trás para seguir adiante ".

Pensei que aquilo não fazia sentido. Como retroceder pode ser algo positivo?

Com aquele jeito calmo e com uma segurança ela me explicou.

Muitas vezes o nosso ponto de equilíbrio ficou para trás. Era ele que nos incentiva, é a nossa referência. Dar esse passo para trás é  apenas buscar o fio da meada para nos impulsionar, é  buscar as respostas que precisamos. 

Então  eu fiz isso e encontrei o que buscava, encontrei onde me perdi e hoje já estou bem comigo mesmo e com meu passado.

Se você um dia precisar de respostas ou de um impulso, não tenha medo de voltar onde um dia se perdeu. Ali pode estar a chave para você conseguir se resolver.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 24 de junho de 2024

POR UMA SEMANA MAIS LEVE.

 Mais uma semana e lá vamos nós. 

Confiantes em dias melhores. Cheios de expectativas 

Então, vamos nos comprometer a não deixar " o que não der certo" tirar o nosso otimismo.

Que todos aqueles que tentam sugar nossa energia tenham disposição para conseguir seus objetivos com seus próprios méritos.

Vamos pegar mais leve conosco, não se intimide diante daquilo que te coloque medo. Enfrente seus próprios fantasmas.

E para que tenhamos uma semana mais leve, ore sempre para atrair coisas boas e seja grato por tudo. Lembrando sempre, mesmo nos tropeços: Deus é  bom o tempo todo, o tempo todo Deus é  bom.

Não reclame pelo que deu errado. Agradeça pelo livramento. Erga a cabeça e siga em frente.

Tem coisas boas vindo ao seu encontro.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


domingo, 23 de junho de 2024

ESSE DANADO TEMPO.

 O tempo passa de qualquer maneira. Às vezes parece rápido demais; outras tão lento; que parece arrastar.

Pedimos tempo ao tempo. Quero ver meu neto crescer, quero ver minhas roseiras florirem, quero ver o sucesso dos meus filhos, eu quero  tanto...

Ah! Mas esse danado do tempo nem sempre nos ouve, afinal o momento chega e passa. Tudo passa. Por aqui somos meros passageiros. 

A nós cabe viver um pouco hoje, amanhã um tanto mais e assim com sorriso largo, lágrimas de dor ou de alegrias, com o sucesso ou em busca dele, com amor ou na esperança de encontra-lo nas esquinas da vida; vamos dando ao tempo uma pitada de nós.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 22 de junho de 2024

VOCÊ MERECE?

 Você  já ouviu alguém dizer: ninguém merece?

Quantas vezes né? 

E você, merece tudo que vem vivendo? O que tem feito para mudar algo que você não merece estar passando ou vivenciando?

Só vamos ser quem queremos ser quando de fato conscientizarmos que estamos deixando que as pessoas digam o que devemos fazer e, de certa forma manipulam nossos pensamentos e ações. 

" Não quero chatear ninguém", mas ser você mesmo é algo que você merece e ninguém tem direito de se chatear por sermos quem queremos ser, desde que não façamos nada que derrube o outro.

Esqueça o que sente e viva o que merece.

Se olhar bem como está sua vida hoje e perceber que está de uma maneira que não merece, sem olhar para trás; vá embora.

Só fique onde você mereça estar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

DEIXE A VIDA FLUIR.

 Estou tendo a oportunidade de ver meu neto crescer e isso além da emoção de vivenciar seu progresso percebo o quanto ele tem a me ensinar.

Deveria ser o contrário: eu, nós ensinando. Mas também estamos ensinando! O melhor é  ver através de suas conquistas a força do querer. É  ver que hoje somos professores de vida e ele um aluno exemplar que avança sem esperar aplausos. 

Dar seus primeiros passinhos foi filmado e mostrado pra todos. Um ato simples que seria os primeiros de muitos.  Porém ele poderia ter desistido depois de tantas quedas , mas insistiu e agora nos faz correr atrás dele. 

Assim é a vida; tudo é  temporário. São fases. Não podemos ficar apegados a isso ou aquilo. É  preciso avançar, viver os momentos e deixar a vida fluir, mesmo com o joelho ralado.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

TENHO SAUDADES SIM.

 De repente bate uma saudade. 

Mas, saudade de que?

Saudade daquilo que um dia vivemos e deixou um gostinho tão bom, gostinho de quero mais.

Mais tempo para colocar a conversa em dia, dá boas gargalhadas, relembrar os tempos onde a roda de bons amigos crescia.

Assistir tv e poder deixar a casa aberta" para tomar um ar" sem o medo de termos nossas casas invadidas.

Ah! Ficar correndo na rua, pés descalços, brincando até tarde de pique esconde, rouba bandeira, queimada....

Esperar ansiosos o domingo para passar o dia na casa da vó. 

Sair e ter certeza de voltar. 

Fazer planos tão pequenos que pareciam ousados.  " estudar, trabalhar e ajudar em casa".

Tenho saudade sim, principalmente quando vejo o mundo que  vivi se transformar em um caos. Faltando respeito, empatia, amor, tolerância e sobrando super poderes a uma minoria que desconhece princípios e valores.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quarta-feira, 19 de junho de 2024

NÃO SE INTIMIDE.VENÇA.

 Muitas vezes nossos passos ecoam no vazio. Estamos caminhando em círculos. Os sonhos parecem distantes e a nossa realidade cada dia mais difícil.

Assim vive a maioria das pessoas tamanha a incerteza, a insegurança que insistem em nos perseguir.

Mas as coisas não precisam ser assim. Podemos mudar a nossa história com muito trabalho e apoio daqueles que verdadeiramente acreditam em nós. 

Ser estimulado, elogiado é um combustível capaz de nos fazer acreditar em nós mesmos.  Porém nem sempre torcem por nós. 

De alguma maneira tentam nos colocar para baixo, acabar com nossa autoestima.  Fuja dessa pessoas. 

Que a sua felicidade não dependa do tempo, mas de você que acredita que pode ser mais forte do que aqueles que estão cegos pelo seu brilho.

Não se intimide. Vença. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 18 de junho de 2024

TUDO TEM UM POR QUÊ.

 Não passamos ilesos pela vida.  Tudo tem um por quê. 

Às vezes dizemos que nossa vida é  vazia, nada acontece, é uma mesmice. Se está assim é  porque permitimos ou estamos acomodados. 

Porém na nossa vida entra e sai pessoas, percorremos caminhos desconhecidos, fazemos parte da história de alguém.

Então, de qualquer forma você se movimenta. 

Só não se esqueça: nem todos que amamos vão ficar. Um dia partirão por algum motivo. 

Nem todos que depositamos nossa confiança, que abrimos nosso coração são leais.

E a mais importante lição que aprendemos: tudo que nos acontece tem um porquê. As pessoas que entram em nossas vidas e que se vão deixando um rastro de algo que não é o que compartilhamos e acreditamos, não passou por acaso. Ela nos ensina a não ser como elas.

E vida que segue.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

É BONITO DE VER.

 Sim, é  bonito de ver mas triste a razão de milhares de pessoas saírem pelas ruas das capitais do Brasil se unindo em uma só voz : Não a PL 1904; a PL do aborto onde a vítima do estuprador precisará carregar o fruto da dor, da humilhação e do terror.

O que me espanta é a quantidade de deputados que apoiam essa atrocidade, inclusive mulheres e mães. Assusta saber que eles foram eleitos pelo povo,  que deveriam criar leis para nos protegerem. 

Há! É homicídio. E o que o estuprador faz é o quê?  Que nome vocês dão? 

É  pela família, pela moral. Que moral se sendo a maioria que votou a favor dessa lei são pastores ou evangélicos e muitos são investigados por estupro  ou importunação de seus fiéis?

Eles usam e abusam da fé, da dor e vulnerabilidade de meninas em nome de Deus.

Não vamos nos calar e nem esquecer.  As eleições vem aí e nosso voto não pode ser comprado.

Fazer política votando contra o povo não é  ser oposição, esquerda ou direita  é  ser conivente com o mau caratismo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 16 de junho de 2024

AGORA É COM VOCÊ.

 Você já reparou na quantidade de pessoas que um dia admiramos e que fizeram parte de uma época da nossa vida e de repente desapareceram?

Sem perceber deixamos de priorizar quem não tinha relevância e muito menos agregava em nossas vidas.

A convivência é reveladora. Pouco a pouco entendemos que, elas usam palavras bonitas e bons argumentos; porém não os aplicam na prática. 

Somos úteis, então é interessante nos manter por perto. Quando nossa utilidade já não é importante podemos ser descartados e isso não queremos e não podemos ter ao nosso lado.

Aceite o que merece e não insista naquilo que não combina com você e muito menos não trás nada positivo em sua vida.

Não deixe que te diminuam e qie limitem seus sonhos... você é  gigante. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 15 de junho de 2024

NÃO POSSO ME CALAR.

 Você já imaginou descobrir que sua filha, ou neta, sobrinha, afilhada foi vítima de estupro e se encontra grávida?

Você como eu que somos meros mortais infelizmente podemos passar por isso, porém os deputados, eleitos por nós, não correm esse risco. Sabem por quê?  Suas meninas são protegidas, vivem com seguranças e andam em carros blindados.

Esses deputados aprovaram a PL 1904 onde as vítimas que sofreram esse trauma, se cometerem o aborto com até 22 semanas podem pegar até 20 anos de prisão. 

Pasmem, o estuprador pode pegar até  15 anos. Isso  é  inversão de valores.

Sabe por que muitas dessas  " mulheres" esperam tanto tempo? Simples, muitas nem sabem que estão grávidas ou não podem contar porque o seu algoz é  alguém da família. 

"Pai estupra folha de 9 anos dentro da UTI ".          "Menina era estuprada pelo padrasto/ avó desde seus 6 anos ".

Essas manchetes são poucas diante dos assustadores casos pelo Brasil que não sabemos.

Vamos condenar duas vezes as vítimas de estupro fazendo com que se tornem mães e carreguem o fruto do seu pior pesadelo?

Não sei se concordam comigo. Cada um tem sua maneira de ver e entender essa situação. Lembrando sempre: há casos e casos. É  importante nos colocar no lugar do outro.

Não estou me posicionando a favor do aborto, sou a favor da vida.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 14 de junho de 2024

DEIXE A SEMENTE FLORESCER.

 Vivemos tempos tão difíceis! Estamos mais medrosos, inseguros e muitas vezes a esperança começa a dar sinais de cansaço.

Mesmo assim é  preciso recolher a força que nos mantém de pé, aparar as folhas secas que com certeza cairão, varrer o lixo , preparar a terra, respirar fundo e plantar novas sementes.

Abra mais espaços em sua vida e deixe brotar bons frutos. 

É  hora de novo recomeços.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 13 de junho de 2024

É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA.

 Quando escolhemos viver a nossa vida sem ouvir o que não devemos e enxergar o que queremos, tornamos mais leve nossa existência.

Decidi que só vou  onde quero ir, onde vou me sentir bem e sei que serei bem-vinda.

Usarei o que me faz sentir confortável, não preciso seguir a moda.  Eu não sou todo mundo.

Continuarei ouvindo as minhas músicas, assistindo meus filmes de Natal, fazendo meus pães e conversando na porta de casa com meus vizinhos.

Sabia que o nosso jeito, que é  único, incomoda?  Sabia também que são poucos que se preocupam realmente se você está bem, se suas contas estão pagas e sentem sua falta? 

Muitas vezes nossas peculiaridades são motivos de conversas em rodas de bate papo, nossas derrotas motivos de aplausos, mas poucas vezes nossas conquistas alegram os outros.

Por essas e outras o melhor é nos poupar de comentários ácidos e invejosos, de pessoas desagradáveis e pessimistas e nos cercar de quem realmente vale a pena ter ao nosso lado.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 12 de junho de 2024

É MAIS QUE ESTAR JUNTOS.

 Namorar é mais que andar de mãos dadas, beijar e trocar carinho.

É um processo de conhecimento que envolve duas pessoas; onde um sentimento brota e cresce.

É esse conhecer que mostra a compatibilidade entre os dois. A partir daí novos passos são dados e a família é envolvida.

Bom, assim já foi um dia. Começava num flerte, partia para a paquera, tinha o pedido de namoro aos pais até finalmente tornarem-se namorados. 

Com o tempo foram atropelando algumas etapas que parece que se já não são necessárias. 

Tem momentos que tenho certeza que estão banalizando o amor, este sentimento tão profundo e tão gostoso de sentir e viver.

Hoje não se paquera, fica. Não existe mais família envolvida, são apenas informados e não se permite opiniões; já está decidido. 

Que o amor em todas as suas formas seja respeitado e que o namoro seja a melhor época do relacionamento onde nos surpreendemos sempre com carinho, afeto e cumplicidade. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 11 de junho de 2024

NÃO PERCA SUA RAZÃO.

 Gente, tem momentos que nossa vontade é de gritar, falar uma verdades e até sair nos tapas com certas pessoas.

Bom, às vezes até acontece, porém vem o depois. É quando percebemos o erro que cometemos. 

Deixar nossas emoções saírem do controle nos faz perder a razao. Então, diante de um momento de conflito o melhor é respirar fundo e acalmar seu coração. 

Não haja por impulso, por mais vontade que dê de sair de louco(a) por ai. 

As emoções existem para serem vividas. Mas é  preciso lembrar que, para toda ação tem uma reação. 

Se te ofenderam, mentiram sobre você, te caluniaram; segure suas emoções, use sua elegância e saia de cabeça erguida, mesmo que por dentro esteja em ebulição.

O silêncio fala mais que muitas palavras. Não perca sua razao. Ganhe paz.

Quer extravasar suas emoções?  Cante, dance, sorria, contagie o mundo com sua alegria, sem ofender ou machucar o outro.

Não deixe que as pessoas amargas tirem o seu brilho.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

A DECISAO É SUA.

 Você já reparou no quanto andamos inseguros nos últimos tempos?

Confiar passou a ser algo raro. As pessoas parece que se perderam. É  muito triste ver seu nome, suas atitudes e até gestos de gentileza serem questionados.

De certa forma estamos vendo os valores irem pelo ralo. Pessoas te virarem as costas porque deu ouvido a aquilo que não ouviu, por enxergar coisas pelos olhos dos outros, por assinar sentenças sem ouvir o outro lado.

Por que estamos vendendo nossa credibilidade? Por que muitas vezes usamos o nome de Deus em vão para tentar dar credibilidade às nossas palavras?

Está tudo errado. Onde já se viu sua opinião não ser aceita? Cadê o respeito? Querem nos fazer engolir coisas  mesmo que não descem, querem invadir espaço que não os pertencem.

A vida é  sua. Somente você sabe das suas dores e por isso somente você pode mensurar os estragos de agir sem ter a certeza do que quer.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 9 de junho de 2024

HERANÇAS.

Um dia talvez vamos conseguir nos olhar no espelho e dizer: essa(e) sou eu. Sem filtro, com meus defeitos, qualidades e as marcas que o tempo deixou.

Terá o dia em que vai procurar dentro de si características que herdou da vida.  Não características físicas, mas aquela que o tempo, a convivência agregaram a você.

Somos junções das pessoas que passaram pela nossa vida e daquelas que permanecem até hoje.

"Todos que passam.pela nossa vida deixam algo de si e levam um pouco de nós ".

Somos feitos como retalhos em uma grande colcha; um detalhe de um, o jeito de enxergar a vida de outro, a forma de sorrir e encarar os problemas vem de um certo alguém. 

Agregamos em nossas vidas o que o outro deixa marcado em nós. Por isso, procure sempre deixar o seu melhor, seja referencia e um dia será lembrado como a parte colorida da vida de alguém. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sábado, 8 de junho de 2024

SÁBIO TEMPO.

 O tempo é  mesmo sábio. Às vezes nos deixa fazer besteiras.  É preciso aprendermos com nossos erros.  Isso se chama maturidade. 

E os ciclos da vida vão se transformando e algo de positivo vai deixando. Uns fecham os olhos e acreditam que vão conseguir dar um jeitinho.

Outros abraçam as oportunidades.

Agora, quando o tempo já nos mostrou muitas das suas faces; começamos a entender o porquê nos deparamos com tantos caminhos. 

Sabe aquelas portas que se fecharam para você e mesmo assim você não desistiu? Foi lá, naquele instante que aprendeu a escolher novos caminhos, a fazer suas próprias escolhas.

Quando você sentiu que estava sem saída, você não desistiu nem tentou voltar de onde partiu. Naquele momento você entendeu que era preciso mudar de direção.

Por isso hoje entendemos como o tempo é importante e sábio.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/ salpicandoideias 

sexta-feira, 7 de junho de 2024

EI, FAÇA SILÊNCIO.

 Esbravejar, gritar, falar sem parar na hora da raiva pode até aliviar seu coração, porém você pode dizer coisas que depois vá se arrepender. 

"Se eu não falar na hora eu infarto". Infarta nada, você vai é se complicar sua vida. Palavras soltas ao vento não voltam mais e com certeza ganham asas e nunca serão as mesmas que chegarão onde deve.

O silêncio faz com que seu coração desacelere, que você volte à razão. Dizem até que, quem cala consente. Deixe que pensem assim. A verdade é  única e aparecerá; enquanto a mentira tem várias versões. 

Não ataque, não responda, engula a raiva, respire findo e ganhe na razão. 

Sabe,  nossa existência é  muito fragil, vamos viver com mais delicadeza. Assim vamos perceber o quanto existe por detrás do silêncio.

Depois que entendi isso é coloquei em prática minha vida vem fluindo com mais leveza.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

UMA HORA TERÁ QUE DECIDIR.

A arte de decidir não é  fácil. Ninguém disse que seria, porém temos o poder da escolha.

Estão falando de alguém que não está perto para se defender. Você decide se ouve ou se vai embora com a certeza que não quer fazer parte daquilo.

A piada é de mau gosto. Vou rir para agradar ou vou me posicionar e ser o (a) chato (a)?

As oportunidades estão batendo à  minha porta por várias vezes. Vou seguir meu coração ou vou me acovardar e ser uma pessoa frustrada pelo resto da vida?

Assim segue o mundo, nos cobrando decisões.

Você só vai entender tudo que perdeu quando lhe for dado um última chance de decidir: é  ir ou ficar? Desistir ou lutar?

Nos nossos caminhos uma coisa é  certa: uma hora não tem mais que se esconder, é hora da sua melhor decisão.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

NEM PENSE EM DESISTIR.

Hoje, a última coisa que penso em minha vida é  desistir.  Dou valor a cada passo, a cada mínima conquista dos meus sonhos. Podem ser mínimos, porém tem o mesmo valor que qualquer um.

Mas um dia eu pensei em desistir. Desistir de mim, da vida. Olhava e não conseguia ver caminhos para onde percorrer. 

Vivia um grande conflito, uma dor que parecia incurável. 

Então algo especial aconteceu quando clamava a Deus por um único motivo para não desistir e esse motivo veio através de uma gargalhada. 

Pode parecer surreal mas eu não podia ser culpada daquela gargalhada desaparecer.

A partir desse dia minha vida mudou. Encontro motivos para ser grata a Deus nos mínimos detalhes e minha vida está cada dia melhor. 

Meu conflito foi resolvido da melhor maneira e o tempo vem fortalecendo meus laços com quem importa; tendo Deus como meu guia e grande amigo.

Não desista.  Sempre há motivos para prosseguir.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/o 

terça-feira, 4 de junho de 2024

FALTA RESPEITO...

 Muitas vezes paro e fico pensativa. Tem muitas coisas ruins acontecendo e o ser humano continua criando mais e mais maneiras de se dar bem; mesmo que precise atropelar alguém.

Como pode as pessoas desejarem tão mal ao próximo?

Como podem colocar de lado valores e princípios para atingir um fim?

Não é  isso que aprendemos. Por que não colocar em prática o bem? Ah! A vida é  competitiva! Então estude, se profissinalize. Jogue limpe.

Não troque seu amigo por uma oportunidade.  Lá na frente farão o mesmo com você, essa é a lei do retorno.

Mesmo que demore mais a atingir seus objetivos, não desvie do seu caminho em troca de promessas que te levaram ao próprio caos. 

É  por essas e outras que o mundo está de pernas para o ar. 

Falta respeito e sobra "espertezas".

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 3 de junho de 2024

É MINHA OPINIÃO E PRONTO.

 Não é  bem assim. Você pode ter sua opinião, mas não deve querer que ela seja aceita.

Uma opinião quando solicitada deve ser dada de forma sutil e não escancarada com amargura.

É  assim que estamos vendo por aí; comentários azedos, críticas cruéis de pessoas que não se olham no espelho e se instituem donos da razão.

Todos nós temos nossos perrengues, dias ruins e muitas vezes precisamos de uma palavra de carinho, um incentivo e de repente nos deparamos com opiniões grosseiras, com falas deturpando nossa imagem.

Sabe, opinião é  coisa séria. Uma opinião errada pode nos levar ao extremo, por isso se colocar no lugar do outro é  tão importante.

Não queira que engulam goela abaixo o que " você acha" ou " o que você pensa".  Se te perguntarem sobre algo tente pegar leve, não precisa fingir, mas saiba colocar as palavras certas com sutileza.

Muitas vezes somos o anjo na vida do outro pelo acalento, compreensão e respeito.

Pense nisso e lembre-se: a vida da voltas.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 2 de junho de 2024

MOMENTOS...

 Você já pensou de quantos momentos nossa vida é  feita?

Tem momentos de chegada e de partidas. Uns nos alegram pois trás a expectativa, outros levam nossa alegria e deixam saudades. 

Momentos vão e vem o tempo todo. 

Há momentos que nos trazem incertezas, nos deixam recados nas entrelinhas. São as mudanças que chegam para nos renovar. 

Já pensou se ficarmos só nos momentos? Não podemos deixar o tempo nos roubar lembranças e nem momentos nos roubar o tempo.

Somos muito mais que momentos . Somos o que queremos ser.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 1 de junho de 2024

UMA BOA HISTÓRIA.

 Uma boa história é aquela que nos prende pelo contexto onde as lutas surgem do imprevisível,  mas as vitórias vêm pela perseverança. 

Toda boa história precisa de um protagonista que pode ser você. 

Ah! Minha vida não tem nada de bom. E como não? Cada sonho realizado,  cada amor que passa por nós e aquele que fica, os bons momentos vividos que deixaram saudades, as perdas irreparáveis que fizeram o tempo junto valer a pena!

Tudo que nos cerca são capítulos e mais capítulos que escrevemos de nós mesmos.  É a nossa importância como ser humano. É o desdobramento de nossas escolhas.

É  difícil falar de nós mesmos. Muitas vezes pensamos como foi difícil chegar até aqui, nas saiba; tudo que é  difícil de se conquistar também é  difícil de se perder.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias