Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

EU CHEGUEI ATÉ AQUI.


                                                                                 

Oba! Eu consegui!

Cheguei ao último dia do ano carrega de alegria por estar aqui com vocês, salpicando minhas ideias, distribuindo meus sonhos e compartilhando minhas angustias.

Que ano que demorou a acabar! Será que só eu senti que cada dia tinha mais de 24 horas? Que meu dia custava muito a passar?

Neste ano tenho muito o que agradecer. Eu não tive muitas vitórias, talvez as derrotas mesmo que poucas marcaram o meu ano. Foram elas que me ensinaram a erguer a cabeça e seguir em frente.

Pessoas para colocar mais peso em nossos ombros estão em todos os  cantos. Para nos apontar falhas se espalham como se fossem confetes. Mesmo assim sinto como uma vencedora em uma batalha que dava como perdida.

Tive tantos momentos para gargalhar que quando chorei as lágrimas se foram. Tive meus medos, minha insegurança também deu as caras, tive que fazer muitas contas, cortar gastos, sobreviver como tantos outros fizeram.

O que mais marcou este ano, foi assisti as tragédias, as perdas, as insatisfações de uma nação, ou melhor de todo o mundo, seja na política, na economia, na educação ou na saúde.
Também assisti ao povo indo às ruas, mostrando sua indignação, uma insatisfação pela forma como andam conduzindo o nosso destino.


Foi um ano ruim? Sim. Porém eu venci, você também. Então que cada dia que ficamos pensando um pouco mais no rumo dar à nossa vida seja lembrado  como o tempo que precisei para aparar as arestas de uma existência misteriosa e uma vida tão cheia de expectativas!

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

SERÁ AMANHÃ.



                                                                               
E o tempo passou... o ano acabou.

Parece que foi ontem que fiz planos para este ano e pouco consegui realizar, afinal foi um ano de transição como vocês bem sabem. Mudei de cidade deixando para trás meus filhos queridos.

Até hoje sinto um grande vazio. Uma falta das broncas, gargalhadas, do almoço em família, da cumplicidade.

Mas a vida é assim mesmo: fazemos planos e esquecemos que o acaso pode estar em qualquer esquina.

Para o último dia do ano, que está bem aqui à minha frente quero comemorar por estar vivo, estar entre amigos e família para despedir com alegria este ano que finda.

Não vou fazer grandes planos para 2016, vou entrar com o pé direito com toda a esperança em meu coração, com a certeza que farei o meu melhor, superando desafios e se por um descuido ou ordem da natureza tiver que batalhar um pouco mais; assim farei.

Não vou me abalar por desavenças do destino, afinal sou valente, guerreira. Já consegui tantas glórias até hoje que, uma batalha perdida não fará com que eu coloque as minhas armas no chão e desista de meus sonhos.

Então... Vamos fazer do dia de hoje uma despedida daquilo que “foi mal” e correr atrás daquilo que deixamos de fazer acontecer.

Ainda há tempo, o dia é longo e nossa vontade maior ainda.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ENTÃO... APROVEITE.

                                                               

Ontem foi uma segunda-feira daquelas! Depois de tantos dias de farra chegou o dia de voltar ao trabalho. Muitos dirigiam por horas até chegarem a casa pra desfazer malas e se preparar para uma semana curta, mas que precisa de mãos de obra para acontecer!

Tem aqueles que se prepararam e tiraram merecidas férias, agora podem sentir que a segunda-feira está longe de chegar.

Já perceberam como tem pessoas que mesmo sabendo da ressaca que vão ter insistem em sair dos trilhos e aproveitarem além das contas?

Eles não imaginam que depois de tantos goles, bate papo, gargalhadas, piadas e momentos de descontração e de matarem a saudade vai chegar o momento de voltar à realidade.  É nesse momento que bate aquela culpa, uma maldita dor de cabeça, um gosto horrível na boca e a certeza: dessa vez vou parar de beber.

Vamos aproveitar cada momento, eles são raros e com pessoas especiais fica ainda melhor. Não se torture, descontraia.  Só não esqueça que amanhã é um novo dia, se não se hidratou e perdeu a conta do quanto bebeu, a ressaca é certa.

Tome boldo ou aqueles medicamentos para prevenir as complicações do dia seguinte.  Não extrapole. Relaxe. São esses momentos que nos deixam um gostinho de quero mais para o próximo encontro é que nos fazem acreditar em dias melhores!

Se esquecer o que fez ou falou durante a bebedeira, não se preocupe, tem sempre alguém para te lembrar e fazer piadas de suas frases e ações.

A vida é assim mesmo: tem uns que esquecem que o amanhã chegará e outros que esperam ansiosos esses momentos para serem eternizados nas rodas de amigos!
Então... aproveite o momento e seja muito feliz!

Márcia Barbosa


www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

TEMPO CERTO



A nossa vida é repleta de emoções. Cada dia mais, percebemos como podemos viajar através dessas emoções e nos sentir felizes e realizados!

Não procure longe o que pode te fazer sentir essas emoções! Quantas vezes ela está tão perto e não valorizamos.

Somos ambiciosos por querermos ter tudo ao nosso alcance e ao nosso tempo. Porém esse tempo que determinamos para nós muitas vezes não é o tempo certo.

Estamos bem próximos de fechar mais um ciclo. Um ano que foi tão difícil, com uma crise que não é nossa, mas nós é quem vamos estar arcando com as consequencias. Estamos pagando um preço alto pela irresponsabilidade de quem deveria zelar pela nossa segurança e nosso futuro.

Vamos dar ao tempo uma nova chance para colocar os “trens” no trilho e quem sabe no novo ano podemos nos despertar desse pesadelo que vivemos atualmente e termos novas oportunidades de nos erguer e encarar os desafios.

Vamos guardar as batidas descompassadas do nosso coração para aquilo que vale a pena.  Vamos viver um dia de cada vez e quando esse tempo parecer rápido demais ou lento mais ainda não se desespere, ele acontece no tempo certo.

Seja sábio. Espere.


Márcia Barbosa

domingo, 27 de dezembro de 2015

SOMOS PEÇAS DE UM QUEBRA-CABEÇA


                                                                             

Hoje deixo algumas perguntas para você. Com elas quero que cada um faça uma viagem bem dentro de si, buscando respostas, a fim de melhorar a sua vida.

Pense em sua vida como um grande quebra cabeças. Qual a parte que você é?

A primeira. Aquela do lado, onde tudo inicia. É a pessoa líder. Que gosta de estar à frente. Dinâmica.
Aquela do meio. Confusa. Complicada. Não se encaixa em nenhum grupo social. Sente-se insegura: vai de lá pra cá. Não consegue dar sequência a seus planos.

Ou a última. Aquela que decide? Que gosta de ter a última palavra. Determinada.

Viu? Todos com seu jeitinho têm um lugar ao sol. Tem uma função nessa vida. Mesmo que, você ache que não se encaixa em nenhum lugar não é bem assim.

Você é especial e importante para alguém. Em algum momento você vai se encontrar e então será só alegria.

Pense em qual lugar você está querendo ficar para o próximo ano: no comando, na comodidade ou na decisão final. A escolha é sua.

Bom domingo!

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 26 de dezembro de 2015

É MAIS QUE FESTA...

                                                                       

Na noite de natal, como deveria ser em todos as famílias, participei de uma verdadeira noite festiva.
Não houve esbanjamento de comida e bebida, houve uma confraternização entre todos.

Houve oração, discurso e a chegada inesperada do bom velhinho.

O olhar assustado, as dúvidas sobre a sua existência, a distribuição de presentes. Tudo de forma simples, porém verdadeira.

Isso só foi possível porque lá estava reunida uma família, onde o que rege é harmonia, solidariedade e amor.

Não existe o pobre ou rico, o melhor ou pior. Existem pessoas que se respeitam, se ajudam.
Não existe a família perfeita. Existem pessoas diferentes, cada um com seus defeitos, qualidades e sonhos diversos que se ajustam e se aceitam.

Em meio a essa sintonia, que até parece ser um conto de fadas, existe uma mulher, matriarca, forte, mandona. Existe uma mãe com 90 anos que orienta, reclama, é mimada, porém é guerreira e sabe fazer com que seus filhotes, mesmo crescidos, com suas famílias formadas não batam asas fora do compasso,que sabem até onde ir e quando voltar.

Natal é tudo isso:é a família sentido felicidade por estarem juntos, apesar de tantas diferenças do mundo lá fora!”

Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

MÃOS QUE SERVEM.

                                                  

Hoje você acordou com vozes de crianças felizes. Elas contentes mostram ao mundo seus brinquedos, roupas e tudo que pediram ao Papai Noel!

É uma delícia! Mesmo sabendo que, muitas crianças não têm muito que comemorar, não podemos deixar que o encanto se acabe.

Deixando de lado coisas tristes ou ruins, mesmo sabendo que é uma dura realidade, não vamos deixar que as mazelas da vida nos tirem a alegria do dia de hoje.

Se você acha que seu problema é grande, talvez o maior do mundo, abra a janela e olhe lá fora, tem muita gente sofrendo ainda mais, mesmo assim continuam acreditando no amanhã, no amor e na solidariedade.

O seu gesto, mesmo que pequeno serve de alívio e apoio em momentos difíceis para alguém.
Nós precisamos nos sentir importantes. Ninguém é tão pobre que não tenha nada a oferecer e nem tão rico que não precise de nada!

Abra os olhos para a vida, sorria e agradeça pela oportunidade que recebe a cada dia para poder estender as mãos e servir.

Um ótimo dia para você!

Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

E JÁ É NATAL DE NOVO!

                                      

Puxa vida! E não é que amanhã já é natal? Como o tempo passou rápido!

No ano passado tinha tantas coisas que queria fazer até este natal e na correria pouca coisas consegui realizar daquela lista!

Pensando bem, dei prioridades a novas coisas que foram surgindo e de repente estou perto de concluir que, a vida é mesmo imprevisível: desejamos tantas coisas e com poucas já nos sentimentos realizados.

Então, por que correr tanto atrás de grandes realizações se as pequenas que estão ao nosso alcance já nos proporcionam realizações?

A resposta é simples: buscamos o impossível. Gostamos de desafios e toda vitória nos estimula a buscar mais e as derrotas não nos derrubam, mas sim; mostram-nos que somos fortes e capazes de cair e nos levantar.

Aproveite bem cada dia, retribua os votos de felicidades, sorria, abrace a vida e não deixe que os momentos vividos agora se apaguem amanhã.

Guarde bem cada olhar, cada aperto de mão. Olhe bem para frente e perceba que lá é onde você deve chegar.

Conquiste, busque e se realize. Somos seres pequenos demais para tentarmos chegar aonde nossos pés não alcançam.

Não queira o que não te pertence, satisfaça com aquilo que você mereça.

Feliz Natal!


Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias

AMOR VERDADEIRO EXISTE?

                                                                      Resultado de imagem para o que é o amor?

Que sentimento é este que buscamos, buscamos e quando pensamos ter encontrado bate aquela decepção!

Parece que, ele só existe nas poesias e em novelas. O final feliz que tanto queremos nunca acontece! Mas por quê?

Será que este sentimento dos mais nobres e cobiçados deixou de existir ou ele é como jóia rara, todos querem, mas pouco tem a chance de conseguirem?

Quantas vezes me vejo a pensar quando descubro relações que sobrevivem mediante agressões, humilhações. Quando a cumplicidade, o companheirismo se acaba.

Será medo? Quando o amor deixou de existir ou ele foi uma grande ilusão?

O sentimento que destrói a auto-estima do parceiro, que constrange, inibe não pode ser amor. Para sentir o amor verdadeiro é preciso antes de tudo amar a si mesmo. Perceber e gostar de suas próprias qualidades superando os defeitos.

Construímos o nosso verdadeiro amor sem padrões existentes, devemos buscar sempre a felicidade de acordo com nossas vontades e preferências. É um compromisso diário que se reforça pelo nosso empenho pessoal.

Não aceite ser menos do que é.  Não aceite menos do que merece. Não aceite ser agredida em nome deste amor.

Busque cada vez mais ser livre para amar, um amor de verdade com um final feliz digno de um conto de fadas!

Acredite: esse amor existe!

Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ACEITE AS DIFERENÇAS.


                                                    
                                     
A imperfeição do homem ligado às tentativas de aparar as arestas de outros; formam o que chamamos de um mundo de diferenças.

Cada um com sua imperfeição cabem direitinho junto à imperfeição do outro. Se todos fôssemos iguais não entenderíamos. Faltaria um tempero especial: nossas particularidades.

Essas diferenças que, muitas vezes nos incomodam fazem de nós seres buscando nos adequar à outras vidas, à outros tempos.

Possuímos sim, características únicas, temos nossas tendências e manias, sentimentos e amores. Julgamos o tempo todo. Não conhecemos os seres que passam por nossas vidas, muitas vezes são apenas criações momentâneas que se alimentam de aparências.

Não aceitar o “diferente” nos torna seres preconceituosos. Não podemos alimentar esse monstro que vive escondido em nós. Ou vamos eliminá-lo de vez ou conviver com essa fera que, pode despertar em algum momento.

Só somos pessoas interessantes porque agimos e pensamos diferentes. Essa nossa igualdade de ações nos torna cidadãos iguais também em direitos e deveres.

Aceite o inevitável. Conviva com as diferenças. Se aceite como é e não perceberá as diferenças lá fora!

Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

APENAS VIVENDO.


                                                                         
                       
Às vezes esquecemos que somos humanos. Que erramos. Que temos nossos dias ruins e imediatamente sentimos que estamos falhando. Com isso buscamos novos caminhos e novas estratégias.

No entanto, mais do que isso: vivemos buscando a perfeição, quando sabemos que ela está longe de existir. O que pode acontecer é uma sintonia entre partes.

Se para muitos o preto é a cor da tristeza para outros é a cor do luxo, do chique, do básico.

O branco pode ser o símbolo da paz, pode ser a cor que mais se suja, o inconveniente. 

Aquilo que para uns é joia rara, para outros é bijuteria. Não tem muito valor.

Pensando assim percebemos que as diferenças começam no pensamento, na maneira de enxergar a vida! Contudo não podemos com isso pensar que o nosso jeito de ser e viver é o certo ou o errado.
Cada um deve seguir o que lhe faz bem, o que lhe convém, desde que, não seja o incorreto, o falso.
Como diz o meu filho: “Nós não podemos mudar o mundo, mas podemos consertar o que está ao nosso alcance”.

É isso. Na tentativa de mostrar nosso ponto de vista, de nunca querermos estar errados é onde deixamos nossas pegadas. Tentar consertar as pessoas não é nossa tarefa, cada um deve perceber onde está errando. Esta busca por respostas é que nos faz compreender o quanto somos falhos e como podemos começar essa mudança.

Vamos fazer de cada dia uma nova oportunidade de amadurecimento. Um crescimento de fora para dentro onde não vamos ter medo de encarar nossos fantasmas, pois só assim saberemos onde realmente mora o nosso medo, a nossa covardia.

Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias

domingo, 20 de dezembro de 2015

O PREÇO DA COBIÇA.

                                                                  Resultado de imagem para o que é cobiça?                                   

Desde que, o mundo é mundo parece que se previa o quanto o homem seria fraco. Dessa fraqueza nasceria o desejo pelos bens do próximo.

Podemos desejar melhor de vida, crescer. Só não podemos deixar que a cobiça nos cegue.

Cobiçar o que não te pertence é um desvio de caráter. Uma falha grave. Quantas vezes cometemos erros graves por desejar aquilo que não podemos alcançar.

Quantas vezes esta obstinação nos faz perder amigos, referências? Desejar nos impulsiona pra frente desde que, não seja um desejo descabido, apenas por quer ter, não por necessitar.

Quem cobiça não tem limites. Por isso estamos vendo homens matando homens.  Estamos vendo um planeta deteriorando, escorrendo por entre nossos dedos. A cobiça pelo poder está fazendo do mundo reféns do próprio mundo.

Não precisamos ter o que não merecemos. O que é nosso ou para nós chegará no tempo certo.

Inveja, cobiça, ambição, avidez. É o mesmo que desejar que o outro não tenha. Não se inclua em um círculo de pessoas que fazem mal a ela mesma.

Quem tanto faz, mexe os pauzinho pode até conseguir o que tanto deseja, porém será que conseguirá ser feliz?

Seja maior, seja independente, livre. Seja você!

 “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

Márcia Coutinho

 www.facebook.com/salpicando ideias

sábado, 19 de dezembro de 2015

ESSA TAL AFINIDADE.


                                                                       

Quantas vezes pintam um amor ou amizade verdadeira apenas com o olhar?

Aquilo parece mágico, é uma sintonia total. Se isso não é só cumplicidade podemos definir como afinidade.

Mas afinal, o que é esta tal afinidade?  Podemos dizer que é o encontro de identidades; onde possuem gostos, idéias e sentimentos que “batem” um com o outro.

Sendo assim, criam-se juntos uma boa base para um relacionamento.

Quando falamos de casal, essa afinidade flui como energia, uma química de corpos. Aos poucos esse envolvimento se transforma em amor.

A afinidade não tem distância, tem sintonia.

Esse encontro de almas, assim dizendo, com tempo não se apaga, tende a se fortalecer criando laços indissolúveis.

As pessoas que tem esse sentimento raro e especial quando se encontram não precisam de palavras ou gestos. O olhar diz tudo. Eles conseguem conversar sem trocar palavras. Suas atitudes são compreendidas e não cobradas, são respeitas e acima de tudo aceitas.

As pessoas que se assemelham em pensamentos e ações não buscam cobranças, se entendem, se abrem, dialogam.

Onde há afinidade há comunicação, há realidade.

Ser feliz com a felicidade alheia. Vibrar pela vitória do outro. Sofrer pela decepção de quem nos quer bem. São esses momentos e partilha de emoções que fazem de duas pessoas identidades de pensamentos.

Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

E TE PREPARA!


                                                                   Resultado de imagem para precisamos estar sempre preparados              


Não se tem boa colheita se não há um preparo do terreno.

Não se casa se não houver um curso preparatório.

Não entra na faculdade se não se preparar durante todo o ano.

Preparar. Essa é a palavra que define o bom ou mal resultado de um projeto.

Tudo que é feito por impulso, por vingança ou por um desejo instantâneo não acaba bem.

Com a falta de preparo não se vê ou mede as conseqüências futuras, apenas o prazer imediato.

Precisamos nos preparar para as controvérsias da vida, nos vestindo de disciplina e sabedoria; evitando assim surpresas.

Preparamos-nos para a chegada das festas de fim de ano. Uns buscam momentos de reflexão, solidariedade, aproximação.

Outros buscam as viagens, farras, confraternizações e encontros.

Nada acontecerá em perfeita sintonia se contarmos apenas com o acaso, a surpresa, o momento. Todos os festejos são preparados com carinho, amor e muita expectativa!

Pense em tudo, regue com respeito e muito preparo e sua vida com certeza quando sofrer abalos naturais te encontrará pronta para encarar mais um desafio.

Tem coisas que não estamos preparados para sofrer, porém precisamos aceitar que nada acontece por acaso e se pudermos nos preparar para aceitar o inevitável já é um grande avanço.

Vamos em frente e te prepara: tem muita coisa boa vindo aí!

Márcia Coutinho


 www.facebook.com/salpicando ideias