Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 31 de dezembro de 2016

E QUE VENHA 2017.

                                                                      Imagem relacionada


Abra os olhos e sorria: você ganhou a chance de recomeçar mais um ano. Agora terá novas oportunidades de consertar os estragos, refazer o inacabado e começar o novo.

Imagine quantas pessoas dariam tudo para ter uma nova chance e você está tendo essa possibilidade de colocar em práticas sonhos e traçar novas metas.

Muitas pessoas não conseguiram chegar até aqui, o destino as levou para um lugar onde não podemos mais interferir. O que encontrarão do outro lado ninguém pode afirmar, mas nós deste lado temos muito ainda a conquista. Não podemos deixar o medo nos amputar os sonhos.

Não tenha medo do desconhecido, tenha a certeza que é capaz de chegar onde tanto quer ir. A vida nos dá uma nova chance. Seja otimista.

 E você: o que deseja tanto para este ano?

Não tenha medo de desejar. Não seja humilde em traçar suas metas, seja audacioso: sonhe.

Apenas não espere acontecer, seja a mola impulsionadora de sua vida. Vá a luta, corra, seja a diferença nesse novo ano.

Você, só você pode direcionar a sua vida. Não a leve na contramão.  Acredite em sua capacidade, adicione conhecimentos e subtraia o que te incomoda.

FELIZ 2017! CONQUISTE! LUTE!  OUSA! VENÇA.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

UFA! DESPEDIMOS DE 2016.

                                             Resultado de imagem para e que venha 2017
                                                                             

Ufa! Enfim estamos encerrando mais um ano! E que ano!

Foi um ano para apagar de nossa memória tamanha as dificuldades que enfrentamos. Como em toda regra há exceção, para alguns é o momento de guardar as conquistas para saboreá-las mais tarde.

Para mim, foi um ano marcado por grandes perdas. Em todas as áreas perdeu-se conquistas que já tínhamos como nossa. Perdemos por diversas vezes a fé na via. Procuramos os culpados e também nos culpamos.

Em particular, gostaria que na virada do ano pudesse cimentar esse ano, de maneira que as minhas desilusões ficassem bem enterradas. Como em tudo tiramos um aprendizado tenho a certeza que os mesmos erros não cometerei.

De todas as mágoas, descrenças, desilusões o que mais me marcou foi com a dor das traições que  fincaram meu coração. Tenho certeza que não perdi grandes coisas, afinal quem trai não ama, quem não me ama não tem lugar em minha vida. Uma vez perdida a confiança; resgatá-la é quase impossível.

O melhor de tudo isso é que com todas as quedas, as cicatrizes, as dores; eu estou de pé. E mais forte do que nunca, porque dentre tantas coisas que pesaram na minha vida, tive motivos também para sorrir.

Foram poucos sim, porém fundamentais para que eu não deixasse que tirassem minha alegria em viver, meu bom humor e a minha esperança em dias melhores.

Continuo otimista e sempre pronta para recomeçar. Abraço-te 2017 e brindo este novo ano que já bate à nossa porta.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

ENFRENTANDO OS PROBLEMAS.


                                                         Resultado de imagem para como enfrentar os problemas

Você já reparou quantas vezes um pequeno problema acaba se transformando em algo grande e sem controle? Isso só acontece porque damos valor demais a ele quando deveríamos procurar soluções.

Esses pequenos problemas às vezes surgem do nada e cai como uma bomba em nossa vida.

De início pensamos que podemos facilmente resolvê-lo, mas quando percebemos que o medo e a insegurança nos desafiam, nos tornamos frágeis e nos acomodamos. Daí o que era um probleminha; cresce e se transforma em um problemão .

O nosso maior problema é pensar que não somos capazes de resolver nossos próprios problemas. Interferir na vida e problemas dos outros, fazer sugestões ou mesmo ajudar a resolvê-los é bem mais fácil.

Assim resolvemos algumas pendências que poderiam atrasar nossa vida: ajudamos os outros a encontrar soluções enquanto esperando que os outros resolvam os nossos problemas.

Jogar a responsabilidade de nossos atos para os outros é tão mais fácil, então porque não passamos a cuidar mais de nossa vida e assim começamos a viver a nossa vida de verdade, com seus problemas e tudo que vem junto?

Lembre-se sempre: os problemas existem, não precisamos procura-los, eles nos encontram. Quando estes baterem à sua porta, não entre em pânico, nem se descontrole. Use da serenidade para conseguir perceber os melhores caminhos para solucioná-los.

Tenha confiança em si mesmo e em Deus. Ele não desampara seus filhos.

Márcia Coutinho



quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

NÃO SE ILUDA COM OS OUTROS.

                                             Resultado de imagem para a opinião dos outros
                                                                                           

É muito fácil alguém chegar, opinar e você apenas seguir o que o outro te induziu a fazer. O difícil mesmo é ter força para sustentar essa sua decisão.

Assim é a nossa vida: muitas vezes não temos certeza do que desejamos e com isso pedimos conselhos, opiniões e na hora de decidir escolhemos errados, apenas seguimos a ideia que foi tão bem defendida. Defendida sim, pois cada um deveria defender suas ideias mostrando os prós e contras, e você então pesando o que vai ser melhor, tomando a decisão mais coerente para não ficar arrependida depois por não conseguir arcar com as consequências.

Quem é o outro em sua vida e porque a opinião dela é tão importante para você? Essas deveriam ser perguntas que você deveria responder antes de qualquer coisa.

Muitas vezes estamos nos aconselhando com a pessoa errada. Aquela que é tão frágil e insegura quanto você, mas que consegue passar uma falsa segurança que te engana muito bem.

Olhe para ela e em como age com você. Ela está sempre te mostrando seus defeitos ou consegue te elogiar? Talvez seja mais fácil te colocar para baixo do que mostrar o seu melhor.

Ela se importa realmente com você ou a quer por perto por egoísmo e medo de ficar sozinha?
Espere aí: quando você procura alguém para desabafar, aconselhar-se, a pessoa te ouve ou só fala dos próprios problemas?

Pois é, às vezes estamos nos iludindo com a pessoa errada. É de grande importância termos a certeza que só temos a agregar valores na vida das pessoas, não podemos ser peso.

Quando precisar de ajuda pense bem, procure quem sempre está ao seu lado, não crie grandes expectativas com as pessoas, às vezes a decepção vai doer demais.

Márcia Coutinho


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

SABEMOS ACEITAR AS DIFERENÇAS?

Resultado de imagem para porque é tão dificil ser diferente?
                                                                             

Ser diferente nos dias de hoje é muito difícil, não aceitamos o outro como ele é.

Para a sociedade dizemos que não temos preconceitos, quando na verdade o outro com suas diferenças nos incomoda.

Cada pessoa nasceu com seu dom, com seu jeito, seus defeitos e qualidades. Querer que o outro pense e aja como você é se sentir o melhor, o perfeito. E sabemos que a perfeição nesses casos não existe.

Respeitar. Essa palavra tem um peso muito grande pela sua importância em nossas vidas. Não podemos apontar o que o outro diferencia em relação a nós e a quem nos cerca, porque mesmo nós; temos dedos apontando para nós.

Precisamos evitar os conflitos, estes acabam com as melhores das relações, precisamos saber agir em defesa das pessoas e não nos aliar a quem age de forma desumana.

Claro que é impossível nos dias de hoje querer que todos vivam em completa harmonia, já que cada um pensa, age e fala o que quer. Vivemos em uma época onde podemos dizer o que pensamos e nossas ideias nem sempre são iguais.

Aceitar as diferenças nos adequando a elas; esse deve ser o caminho a seguir, proporcionando assim uma vida saudável em sociedade.

Se em algum momento se deparar com alguém diferente, pense antes de agir: e se eu fosse o diferente, como gostaria que agissem comigo?

Márcia Coutinho


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O QUE DEFINE MATURIDADE?

                                                                    Resultado de imagem para o que é maturidade
Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: vê se amadurece. Isso se refere a alguém que toma atitudes infantis, que age como criança, quando na verdade já passou por essa fase.

Maturidade não quer dizer maior idade ou mesmo velhice. Maturidade é o ato de alguém agir com a razão, ter consciência do que diz e agir sempre de forma coerente.

Uma criança pode tomar atitudes que surpreendam pela forma como enxergam e encaram uma determinada situação, elas se saem bem porque já tem maturidade suficiente e entendimento do assunto, quando muitos adultos agem impensadamente não demonstrando nenhuma maturidade.

Isso acontece porque não conseguem perceber que não existe respostas para tudo, muitas vezes a criança se sai bem porque ela tem raciocínio ágil, ela consegue pensar e usar de uma “lógica” propicia para sua idade, enquanto o adulto acha que sabe de tudo por causa da idade. Ninguém sabe toda a verdade dos fatos.

Nós somos iguais a todos, não somos nem melhores, nem piores, apenas temos visões diferentes e atitudes que não combinam com nossa idade. Reconhecer essa igualdade é um bom princípio para esse processo de amadurecimento.

Enquanto ficamos procurando respostas para tudo; a vida vai passando e ficamos para trás lamentando as perdas e fracassos.

Para termos a segurança de uma pessoa madura é preciso ser independente, estar sempre inteirado de vários assuntos para poder dar opiniões que não nos envergonhe, traçar metas e trabalhar para concretizá-las, devemos ter uma crença, temos que ser sinceros e comprometidos com a nossa vida e com as pessoas ao nosso lado.

Sendo assim; com certeza estamos aptos a enfrentar os desafios que a vida nos impõe, sempre procurando com coerência as respostas que muitas vezes não encontramos.

"A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha nas brincadeiras quando era criança." Friedrich Nietzsche

Márcia Coutinho


domingo, 25 de dezembro de 2016

E DA-LHE RECLAMAÇÃO.


Imagem relacionada
                                                                           
É tão fácil reclamar do que não atingimos que, ao depararmos com algo que valha a pena investir perdemos o interesse.

Isso só acontece porque na preocupação de reclamar esquecemos de correr atrás e vencer.

O prazer em ver sempre o lado negativo em tudo nos leva a não perceber o lado positivo, aquele que sempre nos impulsiona.

É tão engraçado quando nos desiludimos com uma decepção, reclamamos, procuramos um culpado e nos esquecemos de tirar uma lição. Em tudo existe uma explicação lógica, procure e encontrará.

Todos os dias, quando planejamos o que fazer ou até mesmo por onde recomeçar, não colocamos as curvas que vamos encontrar nesse percurso. Na vida não existe apenas uma reta, temos tantos altos e baixos, temos as travessias e encruzilhadas, nem por isso podemos desistir de atravessar o caminho para desviar dos obstáculos.

Reclamamos na infância porque não queremos ser crianças, basta de brincadeiras, queremos fazer escolhas.

Na adolescência tudo é motivo de reclamação, desde não aceitar o que nossos pais decidem por nós até nos sentirmos donos da razão, afinal eles não entendem nosso momento.

Reclamos por ser homens, por ser mulheres, pelo emprego, pela falta dele, por não ter um amor, por não sermos independentes, por isso, por aquilo.

Não adianta a idade nem a condição em que vivemos, o que não podemos deixar de jeito nenhum é de reclamar.

E você, do que já reclamou hoje?

Márcia Coutinho


sábado, 24 de dezembro de 2016

O NATAL É PARA TODOS?

                                            Resultado de imagem para o natal é de todos?
                                                                               

Enfim o despertar do dia tem cheiro e gosto de festa! Crianças que não se aguentam de felicidade por ter seus pedidos atendidos pelo bom velhinho.

Famílias que se encontram, mesa farta, alegria e um dia para sentar e colocar todo o ano em dia.

De um outro lado, o natal é apenas mais uma data. Mais um ano e o bom velhinho não apareceu, a comida faltou e juntos ouvem os murmurinhos do natal. A comida fica no cheiro. Mais um ano de espera, mesmo assim renovam-se a esperança de um novo ano, onde se espera a volta por cima e uma nova história com final feliz para contar.

Se o presente não veio, seja presente. Ainda temos muito o que fazer.

Esse é o nosso mundo: cheio de contradições. Enquanto uns esbanjam outros contam as migalhas. E vida que segue.

Que o espírito de Natal se instale em nossas vidas, onde a fraternidade, os bons ventos e toda a magia da esperança se restaure em nós.

Não vamos perder a fé. Nós precisamos de força para prosseguir, afinal ainda temos muitas histórias para contar.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

GANHANDO NOVA CHANCE.

                                       Resultado de imagem para a cada dia ganhamos nova chance
E quando você menos imagina, a vida lhe entrega um grande presente. Ela lhe dá o direito de traçar novas metas, de rever tudo que planejou e não alcançou.

Assim percebemos que somos seres privilegiados por termos mais um ano, mais uma chance de realizarmos aquilo que está fazendo falta para completar a nossa felicidade.

E chega o natal, logo em seguida começam os preparativos para esperar o novo ano.

Para não ter dúvidas como foi o seu ano, não olhe apenas para o que te decepcionou. coloque na balança da vida tudo que fez neste ano, tudo mesmo: os amigos que chegaram trazendo ventos de esperança, o amor que foi embora porque não te fazia feliz e quem sabe um novo amor para te completar. Pese as perdas e os ganhos. Pese também o que fez pelos outros, o quanto você ganhou em ser amiga, parceira, cúmplice.

Enfim, quando estiver fazendo esse balanço, não se esqueça de se olhar no espelho, percebendo as rugas que ganhou pelo aprendizado, o sorriso que se estampa ao lembrar dos bons momentos partilhados.

E lembre-se: a vida é feita de idas e vindas. Nós somos seres cheios de oportunidades, não podemos desperdiçá-las por capricho.

Viva bem. Seja feliz!

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ESTÁ CHEGANDO O NATAL.


Resultado de imagem para e está chegando o natal
                                                                                   

E o ano vem chegando ao fim. O cheiro do natal invade as ruas, as casas e tudo parece brilhar.

De todos os lados pede-se a paz e o perdão. Fico pensando então: por que esperar essa época para se refazer amizades, fazer uma limpeza na alma e aliviar o coração? Não seria bem melhor vivermos o ano inteiro em harmonia?

Não adianta nada atropelar as pessoas que convivem conosco, aquelas pessoas que como nós também tem seus altos e baixos e de um momento para o outro querer que tudo fique em paz, apenas para entrar no espírito natalino?

O bem se pratica o ano inteiro.

As pessoas sofrem, correm o ano inteiro, pagam suas contas ou até tentam, persistem em perseguir seus sonhos, choram, decepcionam, vencem, mas não desistem de alcançar seus ideais. Fazemos parte de uma roda viva.

 Esse é o verdadeiro espírito de natal: nos transformar em sobreviventes do bem. Fazemos parte de uma minoria que mesmo em pior situação não desampara seu irmão, é um voluntário da paz, é uma mão que se estende aos menos favorecidos.

Quando chegar o momento de desejar um feliz natal, pense que esse momento não pode ser apenas o agora, ele precisa perdurar.

Que não nos falte o alimento, um lar, amor, respeito e acima de tudo solidariedade.

Vamos ser mais tolerantes, aceitando as diferenças, afinal o que nos torna humanos é justamente esse nosso jeito imperfeito de ser e viver.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

EU SÓ QUERO SER FELIZ.


                                                    Resultado de imagem para porque buscamos o impossivel

Qual a grande motivação de sua vida? Eu respondo sem pensar: ser feliz.

E é isso mesmo, por tudo que vivemos e aprendemos, há um único lugar que todos desejam estar: ao lado da felicidade.

A partir do momento que tivermos a certeza que somos iguais em objetivos, independentemente de cor, sexo, religião ou tantas outras coisas que atravessam nosso caminho, vamos entender que a felicidade é possível.

Nós, com toda essa maturidade e sabedoria que imaginamos ter é que a distanciamos de nós. Pensamos saber tudo, não imaginando que isso distancia os seres e nossos sonhos.

Temos adiado enfrentar os nossos medos, talvez por não os aceita-los. Isso também é da nossa natureza: fingir que está tudo bem temendo parecer frágil e inseguro.

Você é capaz de lutar contra os males que vem de encontro à sua vida, para isso é preciso conhecer por onde anda, as condições daquilo que são seus oponentes, assim como os problemas que causamos e só nós temos condições de resolvê-los.

Deseje sempre atingir o seu limite, essa nossa capacidade de desejar o impossível é o que nos possibilita acordar todas as manhãs e traças novas possibilidades.

O seu sonho não está tão distante como imagina, ele apenas não está ao seu alcance de forma como gostaria, afinal essa luta é sua e você só precisa de força de vontade, positividade e equilíbrio.
O resto... é consequência.

Márcia Coutinho


terça-feira, 20 de dezembro de 2016

AH, SE EU PUDESSE!

                                          Resultado de imagem para se eu pudesse voltar no tempo


Se eu pudesse voltar no tempo, talvez não repetisse as mesmas asneiras que cometi, não doaria meu coração a pessoas que não tiveram dó e o pisotearam com tanta força.

Se eu pudesse, realmente, gostaria de rever alguns conceitos e traçar novas metas, afinal temos uma vida cheia de oportunidades e ficamos à espera de um milagre, de um empurrãozinho que nunca chega.

Espere aí, eu sei o que quero, só não estou muito convincente em meus desejos. Eu posso mais, sou capaz e de alguma maneira sinto que o mundo espera mais de mim.

Então, porque insisto em estar ao lado de pessoas que só pensam em si e nunca estão prontas para se doarem?

A vida é uma constante troca. Trocamos abraços, sorrisos, gentilezas, carinho e tantos outros afetos, mesmo assim ainda recebemos em troca traição, palavras duras e um descaso que nos faz questionar o porquê do homem está tão frio, tão egoísta.

Sabe porque não encontramos respostas? É porque nada sabemos de concreto da vida, tudo são suposições, meras especulações.

Temos muita esperança de um dia termos a vitória tão suada em nossas mãos, sem ter que olhar para trás e ver pessoas que eu ajudei caminhando, elas não estarão atrás de mim, mas sim ao meu lado; construindo uma nova história, onde não há vencedores nem vencidos. Onde na verdade há pessoas que se respeitam e se divertem tudo em um único lugar.

O sol nasceu para todos, por isso as chances são iguais.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O ESPETÁCULO DA VIDA.

Resultado de imagem para a vida é um grande espetáculo
                                                                                           

E voltando as comparações, hoje comparo nossa vida como uma peça de teatro.

No início é a expectativa, preparação, escolhas, enfim o dia.

Abre-se as cortinas, o show vai começar. Não sabemos o que a vida nos preparou, apenas temos a certeza que não é o acaso que está à nossa frente, é uma vida cheia de novidades e fruto de muita espera.

As críticas, os tropeços, os erros, tudo isso acontecerá no decorrer do espetáculo. Nossa vida não vem em um manual. Não temos um ritual a seguir, temos sim regras que a própria vida nos impõe.

Os aplausos são frutos de nosso esforço, de nosso trabalho e dedicação. Cada cena que encerramos é a conclusão de uma meta alcançada.

Mudam-se os cenários, os companheiros de cena, o tempo, os temas, mas o espetáculo não pode parar.

Se hoje não teve casa cheia, não quer dizer que tudo está perdido, apena mostra que nem sempre precisamos estar cem por cento de bem com a vida. Temos dias em que o sol mesmo em sua plenitude não está com seu brilho virado para nós.

Amanhã com certeza é outro dia, nova plateia, novos sonhos. De fôlego renovado tudo parecerá novo e com um brilho ainda melhor. Novas perspectivas se abrem.

As cortinas não fecham apenas porque um personagem não está bem, ela só encerrará em definitivo o dia em que o personagem principal não mais estiver presente para receber o aplauso pela trajetória de glorias, conquistas e superação.

Enquanto isso o espetáculo não pode parar! Que ascendam as luzes, que contenham a euforia, afinal a grande estrela continua a brilhar.

Márcia Coutinho


domingo, 18 de dezembro de 2016

A ELES O MEU APLAUSO.

                                              Resultado de imagem para reconhece-se o talento nas pequenas coisas         


Criamos um mundo cheio de sonhos. Nele colocamos nossas mais íntimas vontades e de repente deparamos com os obstáculos que chegam para barrar todo e qualquer desejo.

Não importando o tamanho desse desafio, erguemos a cabeça, abrimos o peito e o encaramos.
Ter medo não entra nessa equação. Precisa-se de coragem, determinação e foco.

Hoje; eu me refiro ao fato de avançar sem temer o fracasso, porque assisti crianças iniciando no teatro, enfrentando um público e dando o seu melhor. O medo elas colocaram de lado, talvez por não medirem a importância do momento. Vi  naqueles olhinhos uma grandiosidade na coragem de saber que poderiam errar, esquecer o texto. Mesmo assim foram e arrasaram.

Em seguida vi adolescentes e jovens se jogando em uma noite de improviso, onde a plateia foi a grande participante. Dela saíram temas, frases, o aplauso.

Consagrou-se nessa noite uma pequena Cia. de teatro que chegou para mostrar que arte se faz com arte, com amor.

O melhor foi assistir e poder participar de um momento de consagração do meu filho, como professor e diretor.

Um sonho, uma meta, uma realização.

Enfrentou desafios enormes para chegar até onde está. É apenas um degrau. Os outros virão com o decorrer do tempo. O trabalho está apenas começando.

Não podemos nos intimidar com os grandes que querem todo o espaço, todo o glamour. Para aqueles que são pequenos e buscam alcançar o limite, as portas não se fecham porque tem sempre alguém que apoia e acredita nos bons.

Parabéns à Cia Ciranda de atores de Pirapora/MG- Brasil

Márcia Coutinho


sábado, 17 de dezembro de 2016

É PRECISO SE ADEQUAR.


Resultado de imagem para precisamos aceitar o meio em que vivemos
                                                                         
Antes de compartilhar ou curtir qualquer coisa que seja em sua página no facebook, pense bem. Você pode estar expressando uma opinião que não é sua. Não coloque sua assinatura em algo que não te represente apenas para agradar quem postou.

A mídia tem um poder imenso sobre nós. Somente nós podemos decidir se queremos aderir em nossa vida ou não.

Não importa qual veículo de comunicação está divulgando, o que importa é se você está bem informado sobre o assunto. A mídia faz o papel dela e você o seu.

Não desfaça amizades porque a pessoa não tem a mesma opinião que você. Ninguém é igual a ninguém nem pensa da mesma maneira.

A cada instante aumenta a intolerância entre os homens. Não estamos evoluindo, estamos sim nos retrocedendo. A partir do momento que não aceitamos ser contrariados estamos assumindo uma postura de animal não pensante, aquele que age por impulso sem pensar nas consequências de seus atos.

Então, o melhor a fazer é aceitar que somos seres com todas as diferenças possíveis em um espaço, onde somos obrigados a conviver uns com os outros aceitando ou não essas diferenças.

É preciso se adequar a essa realidade ou não conseguiremos avançar como tanto se anuncia por aí.
Respeite a minha opinião, a minha escolha, o meu jeito diferente de ser e com certeza você também será aceito como é.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O TEMPO É AGORA.


Resultado de imagem para descomplique sua vida
                                                                                                   

E cheguei a uma triste conclusão sobre nós: a vida vem nos dando muitas chances de mudarmos nossa maneira de viver; e nós, com toda a arrogância não achamos que precisamos mudar. Somos bons como somos.

Como somos medíocres, pensar que não temos nenhum ajuste a fazer em nossa maneira de agir e pensar.

A vida vem com seu jeito simples, mas perfeito apontando nossas falhas e nós fechamos os olhos a todos esses sinais.

Mesmo percebendo que nossa vida não anda muito bem, preferimos colocar a culpa nos outros e nunca em nós.

Vamos aproveitar essa época do ano onde somos chamados à reflexão, a aquela viagem no tempo e fazer uma avaliação do nosso ano, da nossa vida, de nós mesmos como pessoa, do que ganhamos com nossas atitudes e o que podemos fazer para que o nosso querer sintonize com o nosso poder.
Faça uma auto- avaliação do que você atraiu esse ano. Coloque na balança tudo que fez e conquistou. Valeu a pena tanto esforço, tanto trabalho?

Pois é. Observe para que lado está mais pesado a sua balança da vida. Se é para o lado de suas conquistas ou de suas derrotas. Depois dessa avaliação refaça planos e metas.

Descomplique sua vida e vá ser feliz. Mesmo que para isso precise mudar a sua rota de vida.

Às vezes o que é fácil nem sempre é o mais razoável. As dificuldades acontecem para nos ensinar a desviar, a fazer sábias trocas e nunca arrepender das escolhas.

Eu já fiz a minha escolha. e você?

Márcia Coutinho