Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

NÃO SE MUDE POR NINGUÉM.


                                                               Resultado de imagem para os verdadeiros amigos se aproximam

Como gostaria que as pessoas me aceitassem como sou! O que preciso fazer?

Te respondo: nada.

Não precisamos mudar nada em nossa maneira de ser para agradar aos outros.  É um erro pensar assim. São os nossos “defeitos” que se encaixam nos defeitos dos outros, afinal ninguém é perfeito.
Quando não existe este encaixe é porque não vai dar certa essa junção. É preciso equilíbrio, os ajustes certos e tudo ficará em perfeita sintonia.

Não adianta querer aparar um pouco daqui cortar um pouco de lá para que dê certo. Continuará tendo falhas. As pessoas certas se adequam a nós. Não precisamos forçar a barra, vai acabar sobrando ou faltando pedaços.

Claro que tem pessoas que desconhecessem a palavra limite. Não sabem fazer uso do respeito muito menos tem caráter. Essas nunca vão se dá bem com ninguém, aliás, só darão bem com pessoas que se encaixam no mesmo estilo que elas. São aquelas junções que falei.

Dessa maneira, afastar de quem não acrescenta nada em nossa vida é muito mais fácil. Vamos perceber os sinais da incompatibilidade. é por isso que, muitas vezes queremos aproximar de alguém e ela se afasta: é o instinto te dizendo: fuja, perigo à vista.

Na vida é preciso sincronia. É terrível quando um amigo vire um estranho.

Márcia Coutinho



quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PRONTO ; FALEI.

                                                        Resultado de imagem para o poder das palavras                   

Pronto; falei.

Sim, você tem o direito de falar oque pensa, assim como tem a obrigação de ouvir o que te falam. Por que não quer ouvir o que tem para te falar? Vai doer não é mesmo? Então por que você acha que pode falar o que quiser e sair como entrou em uma conversa?

Somos escravos das palavras. Não sabemos a dimensão do estrago que elas podem fazer na vida de uma pessoa. Ela pode destruir a auto estima, pode colocar o fim em um relacionamento de amor ou amizade.

Palavras que semeiam o respeito e amor podem mudar a realidade de uma nação, pode aproximar corações distantes e magoados. Pode selar a paz.

Se soubéssemos manusear as palavras que proferimos muitas guerras seriam contornadas, muitas catástrofes teriam sido evitadas, tantas mortes por violência não estariam em uma triste e crescente estatística.

Uma boa convivência não acontece porque palavras não foram ditas, mas sim porque palavras certas foram colocadas e não jogadas.

Se quiser ofender, magoar: grite, fale sem pensar.
Se quiser aproximar: fale baixo, pausadamente, sabiamente.

Quantas e quantas vezes falamos duras verdades sem machucar, sem causar um impacto negativa, catastrófico em uma pessoa. isso porque foram ditas com respeito, de forma amável, sem agredir, apenas verdades que precisavam ser expressadas.

Pronto. Uma crítica construtiva ou destrutiva que fez a pessoa acordar para a vida, dita para acrescentar e não com o poder de fogo para destruir.

Palavras ditas dessa maneira nos fazem pensar, refletir e mudar. Ninguém gosta de ser ferido.
Quer falar, mas está com raiva? Volte depois e fale quando estiver mais calmo.

Precisa mesmo falar? Antes de começar; fale para você mesmo a maneira que quer ouvir.

Busque sempre ser um elo. Nunca uma tesoura afiada.

Márcia Coutinho


terça-feira, 28 de novembro de 2017

UMA AULA ENRIQUECEDORA.

                                        Imagem relacionada

Você tem tirado um tempo para você mesmo? Aquele tempo onde procura entender como sua vida vem acontecendo, como tem planejado seus sonhos?

Imagine então; se tem tirado um tempo para se dedicar aos seus amigos e quem sabe até para os colegas!

Recentemente participei de uma aula de teatro onde vivenciei uma experiência única: o falar olhos nos olhos com pessoas que estamos convivendo e que, raramente paramos para saber como estão e como estão vivendo.

Aquela sensação de se abrir e também de ouvir o outro foi muito gratificante. Muitas vezes pensamos que somos apenas mais um na vida do outro, no entanto estamos agregando valores e conhecimentos.
Viajamos em uma cápsula do tempo chamada imaginação. Nos despedimos dos amigos para sempre.  Para uns muito difícil, diria até doloroso demais. Reencontramos pessoas mais sábias e cheias de histórias.

No meu caso foi diferente; os alunos que convivo são adolescentes e jovens e eu já estou na maturidade, quase terceira idade. Tenho minhas limitações, assim como tenho os meus talentos. 

Divido com essa turma jovem experiências que talvez eles não vão ter oportunidade de vivenciar.
Com eles aprendo o frescor da “descomplicação” . Isso mesmo, para eles tudo se resolve de maneira mais fácil. Eles ainda não se preocupam tanto com o hoje, para eles o amanhã ainda está longe. Isso é que faz a diferença: enriquecemos uns aos outros com o que temos de melhor.

Ao final daquela aula; percebi o quanto perdemos tempo buscando por algo que nem sabemos o que é. Estamos deixando de viver em sintonia com pessoas que estão ao nosso lado o tempo todo e pensamos que são apenas mais um que conhecemos.

Descobri pessoas especiais, pessoas de bem que tem em comum o amor pela arte e isso foi genial.
Naquele momento a minha idade passou a ser apenas mais um detalhe. Eu estou mais viva e feliz do que nunca.

E precisou de uma aula de teatro para que eu fizesse essa descoberta. Ainda bem que deu tempo.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 27 de novembro de 2017

POR QUE TANTA AMARGURA?

                                              Resultado de imagem para injuria racial é crime

Sei que vou parecer ousada em minha fala, no entanto sei da importância que tenho na maneira das pessoas enxergarem o que está acontecendo pelo Brasil e pelo mundo. Sei também que de alguma maneira sou formadora de opinião. Não posso no entanto me manter calada.

Os últimos acontecimentos que vem mexendo com toda a mídia de forma geral, quando se refere as duras palavras proferidas contra uma criança negra vinda de um ser que se diz humano; é no mínimo imoral.

Mexer com uma criança de 4 anos que teve a felicidade de encontrar pais adotivos que a amam e a respeitam como é, choca e deprime a todos que são pessoas de bem.

Fico me perguntando o quanto essa pessoa deve ser infeliz. Não deve ter uma vida fácil ou talvez seja mimada demais. Diria também que ela deve ter uma vontade louca para ser reconhecida como polêmica, sem papas na língua. Esqueceu apenas de um pequeno detalhe: os covardes, aqueles que se escondem na hora de falar o que pensam, merecem viver atrás das grades, pensando e refletindo sobre suas opiniões racistas e sem fundamento.

Atacar as pessoas sem argumentos apenas por se dizer autenticas é uma maneira de querer aparecer, mesmo sabendo dos riscos de suas atitudes. Atacar crianças já é demais? Causa nojo e repugnância.

Por que não fala olho no olho, cara a cara? Se esconder através de um perfil falso só mostra o quando ela é falsa, uma fantasia.

Diz não ter medo de nada, pois tem o direito de expressão. Direito? Só se tem direito quem sabe respeitar o direito do outro. Preconceito é crime. Injúria racial dá cadeia em qualquer país. Uma pessoa desse nível não merece holofote, merece sim o descaso de todos e não curtidas em suas redes sociais. Isso apenas aguça o ego de uma pessoa doente.

Ela quer que respeitem suas opiniões, mas dizer o que dela que não respeita as opiniões alheias? O amor tem olhos para enxergar a beleza no mais simples. Se ela acha a criança feia por ser negra nos dá o direito de achá-la horrível mesmo sendo branca com um coração sujo e encardido pelo preconceito racial.

Não divulgue falas dessa coisa. Delete tudo que lhe dê foco. Vamos ter mais Paz e amor em nossas vidas.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideais

domingo, 26 de novembro de 2017

NÃO SE CALE. DENUNCIE.


                                                      Resultado de imagem para porque as mulheres continuam sendo agredidas?

Muito está se falando contra a violência contra a mulher. É sabido que várias campanhas tentam alertar sobre o assunto. No entanto o número de vítimas vem crescendo.

Pergunto então: onde está o verdadeiro problema? As mulheres continuam sendo vítimas que por medo se calam ou apenas acreditam na mudança do amado e aceitam mais e mais formas de agressões?

Quem ama não bate: cuida. Isso é um fato não apenas uma frase pronta.

Ouvir as mesmas palavras que machucam repetidamente não é fácil. Evitá-las seria a melhor saída.

Por que não romper com o companheiro que te faz tão mal?
Por que reconhecer que é vítima de violência custa tanto?
Por que não denunciar seu companheiro à polícia?
Por que não recomeçar sua vida sozinha vencendo os medos do futuro?

As respostas são muitas e as desculpas são mais ainda: "Porque temos um filho de dois anos, nos damos muito bem e porque eu o amo. Não tenho dúvidas de que ele é o homem da minha vida"... “ Ele vai melhorar, está com problemas, perdeu o emprego”,,, “ Tenho medo de enfrentar a vida sozinha, não tenho meios próprios de sobrevivência, não é certo afastar os filhos do convívio com o pai”...

Não existe uma fórmula para saber se encontramos ou não o amor verdadeiro. Precisamos avançar etapa por etapa, sem ultrapassa-las. O que está acontecendo muito são casais experimentando a vida a dois, sem prévio conhecimento.

O namoro é uma etapa de conhecimento. Por isso ele pode acabar ou seguir adiante. O namoro te dá a oportunidade de saber com quem está lidando,  pode-se então romper um laço que não tinha futuro.

Não use o amor como desculpa nem mesmo os filhos. Se sentir que está sendo vítima de violência doméstica; saia fora, dê um basta antes que seja tarde demais.

O tempo cura as piores dores.


Márcia Coutinho


sábado, 25 de novembro de 2017

POR QUE CORREMOS TANTO?

Imagem relacionada
                                                                         

Ontem; acordei tão cansada, mas tão cansada que minha vontade era permanecer deitada, curtindo esse cansaço. Mas nem tudo pode ser como desejamos. Temos nossas obrigações diárias.

Tentei lembrar o que fiz para sentir o corpo tão pesado, minha mente também custava a focar nos acontecimentos. Foi quando percebi que o meu cansaço não era por tarefas feitas, era sim por um cansaço emocional.

Esse tipo de situação onde nosso cérebro não reage aos estímulos é horrível, seu corpo quer, mas sua mente se recusa a aceitar os comandos.

Pensando nisso percebi o quanto vivemos correndo; tentando resolver os nossos problemas e os que aparecem dos outros. Está tudo muito corrido, não temos muito tempo para digerir o que vem acontecendo em nossas vidas. São tantos afazeres, tantas cobranças; que preferimos chegar ao fim do dia e logo jogar nosso corpo na cama e dormir.

Mas os problemas não dormem, eles persistem e insistem. Por isso nosso sono não nos faz amanhecer relaxados.

Percebi então que é preciso dar um basta nesta correria. Podemos dar um passo por vez, fazer as coisas com mais calma, observar a vida acontecer. Dessa maneira vamos compreender que não adianta tentar fazer tudo de uma só vez. O tempo vai nos cobrar muito por essa pressa desenfreada.

Cansaço, olheiras, estresse, estafa e depressão. Tudo reflexo da correria e falta de tempo para nós mesmos.

Comece a se programar. Não ultrapasse seus próprios limites. Depois vai ficar como eu: cansada e sem vontade de olhar pela janela.


Márcia Coutinho


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

ONDE É O SEU DESTINO?


                                            Resultado de imagem para o que é o destino? 

Fico me perguntado sempre se nós realmente traçamos nosso destino ou já nascemos com ele traçado.

Uns diriam que Deus está no comando de nossas vidas, porém outros podem contradizer porque nós somos responsáveis pelas nossas ações. Por mais que agimos errado não podemos culpar Deus pelo passo em falso.

É muito mais prático culpar alguém por nossos erros do que assumi-los. Se nascemos predestinados porque então lutar tanto se já temos nosso destino traçado. Bobagem; nascemos sim para ser felizes e construirmos nossa própria trajetória.

Eu acredito que o destino está logo ali em algum lugar a nossa espera, independentemente do que vamos fazer.  Ele é sim um grande mistério.

Enquanto existe aqueles que não acreditam no destino, mas sim na força do trabalho, nas conquistas, nas escolhas. Não adianta esperar o destino fazer o seu trabalho. Temos que fazer a nossa parte, e essa parte só obterá sucesso no futuro se for feito de forma competente e digna.

A maioria das pessoas que vivem sem saber o que realmente querem da vida ou mesmo do que precisam não pensam em como é preciso traçar a sua vida, por mais que pensam que tudo já foi planejada e é preciso apenas viver com o que lhe oferecem.


Decididamente falar sobre destino é um assunto polêmico, afinal uns acreditam e outros não. Cada um com suas teorias e doutrinas tentam justificar os acontecimentos..

O fato é que acreditando ou não em destino, não temos controle sobre alguns acontecimentos e sobre nossas experiências, e só isso já é questionador.


Márcia Coutinho


quinta-feira, 23 de novembro de 2017

ESSA TAL DE VAIDADE,

                                                         Resultado de imagem para as nossas vaidades

“Tudo que ela faz é por vaidade”.

A vaidade das pessoas às vezes chega a ser exagerada que acabam fugindo da realidade. Não se mede o que se faz em nome dessa vaidade perdendo assim o sentido da vida.

A vaidade deixa de ser uma virtude quando se torna uma cegueira, afinal perde noção dos seus erros e acaba menosprezado o mal que está fazendo aos outros e a si mesmo.

Quem nunca viu uma pessoa que se transformou em uma caricatura por querer deixar de ser ele mesmo. Esse personagem é aquele que deseja ser o centro do universo, o belo, o valoroso e inquestionável.

Todos nós podemos andar bem arrumados, cheirosos e de bem com a vida, isso não nos torna vaidosos, torna-nos seres normais. O que anda acontecendo são pessoas se afundando em um mundo de futilidades se perdendo dos valores e ética.

É bom lembrar que, pessoas vaidosas demais são também invejosas. Eles copiam o que agrada a seus olhos; mesmo quando acham que outras pessoas não merecem brilhar, apenas elas.

A mídia vem mostrando diariamente a vaidade das celebridades e o pior ainda, anônimos se espelhando nelas, fazendo loucuras.

Isso não é vaidade. É loucura, insanidade ou dinheiro sobrando.

Vamos viver conforme nossa realidade, sendo humildes e pés no chão. A vaidade pode ser o nosso maior veneno.
Pense nisso.


Márcia Coutinho



quarta-feira, 22 de novembro de 2017

TUDO EM UM OLHAR.


                                                   Resultado de imagem para qual a importancia do olhar?

Eu não sei você, mas uma coisa que eu detesto é estar falando com uma pessoa e ela desviar o olhar. Isso me incomoda muito.

O olhar como dizem por aí é o espelho da alma.

Quando olhamos nos olhos de uma pessoa é como se estivéssemos falando com uma pessoa transparente. Conseguimos capturar suas verdades e mentiras.

Muitas vezes uma entrevista de emprego que tinha tudo par dar certo, infelizmente não acontece, isso porque o olhar fugia às perguntas diretas, era como se o diálogo se tornasse mudo.

Quando participamos de uma conversa, por mais trivial que seja é importante manter o olhar, assim passamos confiança, segurança e o melhor: interesse. Ninguém leva um assunto adiante se não tem pessoas prestando atenção. Nisso o olhar vai refletir seu grau de atenção.

Já imaginou você fazendo uma apresentação de trabalho ou mesmo encenando uma peça, fazendo um show e perceber que quase ninguém te olha? Com certeza você vai sentir que não está agradando, perde assim o foco e pode colocar tudo a perder.

Pensando bem, o olhar é algo que fascina, encanta, amedronta, atrai.

Ele te apoia, te destrói. Não é atoa que as grandes conquistas acontecem pelo olhar. Por mais que o tempo o ensine e te mostre com quem convive, não te esqueças, o olhar também engana.

Márcia Coutinho




terça-feira, 21 de novembro de 2017

ENFRENTANDO A CRISE.

                                                       Resultado de imagem para como nos virar nessa crise 

Dizem que carro apertado é que canta. Esse dito popular nunca veio tanto a calhar, afinal o povo vem descobrindo talentos que nunca imaginaram ter.

Tudo isso porque a crise está feia mesmo. O desemprego está crescente e não se vê sinais de melhoras.

Não podemos deixar de pagar nossas contas nem mesmo deixar de comer. Então o negócio é se virar. Claro que tem os folgados de plantão que estão adorando essa crise para se encostar nos outros.  

Não podemos fazer dessa recessão econômica uma desculpa para ficar parado. Essa é a hora de buscar o seu melhor, aquilo que você sabe fazer diferente e que pode ser útil aos outros. No início é muito difícil, porém não podemos desanimar. Talvez seja a crise o seu grande motivador.

As opções são muitas. Basta arregaçar as mangas, se aperfeiçoar e quem sabe fazer cursos profissionalizantes, descobrir novos e prósperos talentos.

Cabeça vazia é oficina do demônio. Não fique esperando de bobeira uma oportunidade. Vá atrás. Não tenha vergonha de pedir uma chance.  Ofereça seu serviço, seja a sua propaganda.

Se no seu ramo de atividade está difícil; isso não quer dizer que você não possa investir em novas habilidades. É assim que começamos a dar novos passos em caminhos diferentes.

Tem tudo para dar certo. Basta não se acomodar e ficar lamentando a sua sorte.

Enfim, após reconhecer que a crise chegou para você também e preciso encarar as mudanças que ela existe e partir para novos sonhos.


Márcia Coutinho


segunda-feira, 20 de novembro de 2017

ESPERE MAIS DE VOCÊ.

Resultado de imagem para exija mais de você e espere menos dos outros
                                                                                 
Estamos vivendo uma época onde as atitudes e certos comentários nos envergonham.

Seria muito mais humano se cada um vivesse a sua própria vida; sem deixar de se atingir pelas grosseiras alheias e nem fazer o uso indevido da palavra. Infelizmente isso não acontece.

O respeito já não é uma chave que abre muitas portas, mas sim, o desrespeito vem fechando oportunidades. Tudo por causa da intolerância.

Vivemos criando expectativas pelos outros. Quantas verdades se escondem na teia da intolerância, quantas mentiras são jogadas em nossa cara, muitas vezes sem razão, apenas pelo prazer de humilhar, diminuir o outro.

Com certeza, por agirmos sempre conforme o que acreditamos, nos frustramos por ver as pessoas fazendo o contrário e o pior, se sentindo bem, vitoriosos. Essa é a chave dos problemas: querer que todos façam à sua maneira.

E quem disse que a sua maneira é a correta? Você até pode pensar assim, mas tem quem discorda. Recomeçamos então um questionamento: existe alguém certo em um todo, que pode ser o nosso exemplo?

Claro que não. Podemos sim ser exemplo naquilo que temos de melhor assim como podemos nos espelhar em outros. É uma constante troca. Ninguém é melhor que ninguém.

É muito mais fácil esperar mais de você do que viver esperando pelos outros. Assuma suas atitudes e em troca vai ganhar tranquilidade e felicidade.

Márcia Coutinho


domingo, 19 de novembro de 2017

O MELHOR DO REENCONTRO


Resultado de imagem para OS NOSSOS REENCONTROS
                                                                             
Sabemos que nos caminhos da vida, muitas vezes acontecem os desencontros. Vem a dor, a saudade, uma interrogação. Por que?

São estas perguntas sem respostas que martirizam tantos corações!

Um amor desencontrado, uma relação que não deu certo. Falta de compatibilidade ou um quê sem resposta.

Um amigo que se perdeu no tempo, ficou as lembranças, uma vontade de reencontrar e colocar a linha do tempo em dia.

Colegas de escola, de faculdade... cada um seguindo seu caminho em busca de seus sonhos.          

Pais e filhos que por fatalidade, imaturidade se desencontram, uma ausência que não acaba, uma dor aguda, sofrida, esperançosa.

De todos os desencontros um deixa uma cicatriz tão profunda que nem o tempo cura. Pais jamais deveriam ser separados de seus filhos. Mesmo quando é feito pensando no bem do outro a lacuna não se fecha, um “talvez” fica no coração. Uma dúvida que não se apaga.

E o reencontro? Que sabor ele tem? Para quem já experimentou dizem que é tão saboroso que seu gosto é indescritível, é sem dúvida a maior emoção que se pode sentir!

Ontem assisti um reencontro de uma mãe e sua filha, 28 anos depois. Quantas amarguras, quantas pedras esta mãe sofreu. Desde que, se conscientizou do porque deu sua filha para adoção, nunca mais foi a mesma. Imatura, insegura, teve sua filha apenas por 5 dias até que decidiu pelo bem da criança dá-la para adoção. Sofreu muito, envolveu-se com drogas, teve mais dois filhos. Quando perdeu sua segunda filha decidiu que era hora de dar um basta para aquela vida na rua. Encontrou um novo amor, que lhe tirou desta encruzilhada.

Hoje, “limpa”, ainda procurando sua filha. Por onde andará? A resposta veio através das redes sociais. Sua filha, hoje na França procura sua mãe, alguém de sua família. Os caminhos se cruzaram. O acaso? Não, o destino.

Enfim o reencontro aconteceu, foi uma emoção tão grande que me desabei em lágrimas. Esta história ainda não acabou ela apenas recomeçou.

Mãe e filha têm uma  vida pela frente para colocarem suas histórias em dia. Que outros reencontros aconteçam que outras vidas sejam transformadas. Que todos possam ter mais uma chance de sermos felizes!


Márcia Coutinho