Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

FALANDO DE DEPRESSÃO.

Muitas vezes eu pensava em como ajudar pessoas que passam por depressão. Sabia que era algo difícil pois muitas vezes o depressivo se fecha, não permite que ninguém entre em seu mundo. Sabia também que era preciso um longo caminho até obter a confiança dele para enfim encontrar uma maneira de ajudar, de saber o momento certo de falar e se calar.

Convivi diretamente com um depressivo. Pensei que devagar chegaria bem próximo, enganei-me. ele tinha pressa em ser ajudado e não sabia pedir ajuda.

Que situação difícil e com caminhos tão estranhos para se percorrer. Fiz o meu melhor, aliás, fiz quase tudo que podia para que a doença não se tornasse um fardo ou um fim.

Disse quase, pois na verdade o depressivo que eu convivi, ajudei, corri atrás de tratamento não me quis mais ao seu lado. No início sofri muito, chorei, lamentei e por muitos e muitos dias e agora meses não consigo entender onde errei.

Será que foi excesso de atenção ou foi falta de jeito para conduzir a situação?

Agora não adianta mais tentar encontrar as respostas. É preciso seguir em frente e cuidar de mim, que por ironia do destino acabei me descuidando e também me encontro com depressão.

Não uma depressão tão forte, mas uma depressão que me torna triste, desesperançosa e sozinha mesmo tendo tantas pessoas ao meu lado.

Ouvi esses dias que, a depressão só é considerada doença quando a pessoa se mata. E é verdade, quantas vezes ouvia as pessoas dizendo: " ele precisa descansar, viajar, o que tem é cansaço, muito tempo sem férias." Não, depressão não é só cansaço físico, ele é um cansaço mental, é um câncer da alma que, quando diagnosticado já é tarde.

Podemo sair, divertir e quando todos pensam que estamos sorrindo é porque está tudo bem, por dentro gritamos pedimos socorro.

Vamos prestar mais atenção nas pessoas, nos preocupar mais com o ser humano, não com o que ele faz, mas sim como ele vem agindo, na sua mudança de comportamento. Dessa maneira, podemos fazer a diferença.

Não seja egoísta. Olhe mais para as pessoas à sua volta.

Depressão é a doença do século e nós depressivos precisamos de sua ajuda.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

0 comentários:

Postar um comentário