Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PRONTO. FALEI.


                                         

               Hoje é o último dia do ano. Como muitos  já fiz planos para o próximo ano. Tenho certeza que conseguirei  realiza-los. Aprendi que o importante é a vontade, a perseverança.
                Este foi um ano muito longo para mim, tive muitas curvas em minha caminhada, muitas descidas assustadoras, muitos obstáculos para que eu não avançasse. Eu persisti. Estou mais fortalecida. Uma vencedora de cabeça erguida.
                Você que me acompanhou pelo meu blog viu  como sou capaz através das palavras de levar esperança, otimismo e coragem a todos. São coisas que aprendemos com as quedas. Nunca desistir.
                Você que aprendeu a me conhecer, acha pelo seu julgamento que sou uma pessoa digna de pena? Vou lhes dizer porque pergunto isso. Uma  certa pessoa que acreditei ser próxima a mim escreveu esta frase dirigida a mim:” sinto muita pena de você,  e pode ter certeza que pena é um sentimento que não gostaria de sentir por ninguém , muito menos por....” quando recebi esta carta, li, estas palavras doeram muito. Resolvi usar a sabedoria e me calar. Dizer o que a uma pessoa que se acha Deus? Pena  devemos sentir de pessoas que são tão sozinhas, que não se toleram e precisam comprar amigos ou conquista-los através do medo, que preferem ficar ao seu lado a não tê-la como inimiga. Sabem como ela é vingativa, rancorosa, amarga, FALSA.
                Esta foi a minha grande descoberta de 2014: as pessoas se tornaram falsas para aceitarem o que o mundo lhe oferece. São dissimuladas. Fingem que aceitam, fingem que toleram, finge-se de boas. Claro, toda regra tem exceção . No mundo ainda encontramos pessoas de bem que se preocupam com o próximo. Tem pessoas que abrem mão de seus sonhos em prol dos outros. Isto ainda é uma grande realidade.
                Perdão. Quem pode perdoar nossas falhas é somente o nosso criador. Disse várias vezes que não tenho o dom do perdão. No entanto vi pessoas que foram massacradas, humilhadas, escorraçadas aceitando o outro que tanto mau lhe fez. Me desculpe, eu não acredito. Digo: quem atira as pedras esquece, quem as recebe jamais esquecerá. A dor passa, mas a cicatriz nunca mais, quando passar as mãos sobre ela saberá porque ela  está lá. Então: o perdão é da boca para fora. Filho não perdoa quem maltrata sua mãe. Mãe morre sem perdoar que  maltratou e humilhou seu filho injustamente. Você aí, perdoaria?
                Eu sempre que vejo uma injustiça acontecendo acabo interferindo. Seja no ônibus, na fila do banco, no supermercado, na porta da escola. Estou sempre atenta. Não cometa injustiça perto de mim, sei que uma hora vou me dar mal, mas infelizmente quando vejo já interferir. Então, por que  eu aceitar ser vítima de injustiça? Fui vítima sim. Pessoas  me julgaram sem saber o que de fato aconteceu, pouquíssimas pessoas vieram até mim e perguntaram a minha versão da história.  Não podemos julgar o livro pela capa. Podemos ter grandes surpresas. Mesmo assim é o que mais acontece.
                Lágrimas, teatro, drama. Usar destes artifícios é covardia. Use a sua verdadeira personalidade e veja se consegue enganar alguém. No teatro tudo é apenas uma representação, depois do espetáculo vida que segue. Na vida real  quando a máscara cai é o fim da linha. Agora todos saberão quem está por detrás dela. Aí sim: sua verdadeira identidade está revelada. Que vergonha...
                A você que me dirijo hoje, você sabe quem é. Ainda há tempo de reconquistar sua verdadeira personalidade. Não seja pega em flagrante.

                A todos que fizeram do SALPICANDO IDÉIAS um sucesso, obrigado. Até 2015 .Felicidades, saúde a todos nós!



Márcia Coutinho

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

NÃO ME FAÇA PROMESSAS.

                                                                                                                                     
                                             
É estranho mas é uma coisa que acontece todos os dias em quase todos os momentos. Vivemos prometendo alguma coisa para alguém.
                Isto não é errado, é a maneira que temos para garantir a  nossa palavra.
                Prometemos parar de fumar, prometemos emagrecer, prometemos cumprir coisas às vezes até maluca em troca de algo que tanto desejamos como um bom emprego, passar em concurso e vestibular, arrumar um namorado ou marido... e assim por diante.
                Afinal o que é uma promessa? É um juramento.  São feitas para transmitir segurança, pois, diz-se que elas são cumpridas.
                Muitas pessoas dizem que não gostam de promessas, elas criam expectativas. Iludem. Mas a vida não é uma grande ilusão? Só não podemos deixar que as promessas envelheçam pois o tempo também é capaz de nos fazer esquecer de cumpri-las
                Não é porque fazemos uma promessa que está tudo decidido. A promessa não muda o destino. O que tiver que ser será. Deus sabe o que merecemos. Se for para o nosso bem acontecerá na hora certa.
                Todo o nosso futuro já está escrito. Muitas vezes mudamos os nossos trajetos por teimosia. Acabamos nos dando mal.
                Por que não praticamos as boas ações e pronto. Sem promessas, sem algo em troca?  Promessas não tem nada a ver com obrigações. São apenas expressões populares, artifícios.
                Para entendermos o valor de uma promessa podemos nos espelhar nestas sábias palavras de Mario Quintana, onde ele  define o que podemos ou não prometer.
            “Somos donos de nossos atos,
             mas não donos de nossos sentimentos;
             Somos culpados pelo que fazemos,
             mas não somos culpados pelo que sentimos;
             Podemos prometer atos,
            mas não podemos prometer sentimentos...
            Atos são pássaros engaiolados,
            sentimentos são pássaros em voo.”
                                           Mario Quintana

  
Vamos ter cuidado com  as nossas promessas para o novo ano que está prestes a se iniciar. Lembre-se: promessa  são pássaros.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.

              
                                              
                Domingo é tradicionalmente o dia da preguiça ou descanso, seja como cada um quiser que seja.
                Mas tem uns domingos que se tornam cansativos pela falta do que fazer. E como sempre depois do almoço ou é aquela cochilada ou ficar na frente da TV entre um programa e outro.
                Neste domingo, fiquei assim me emocionando entre histórias de reencontro e superação. Fim de ano os programas são especiais. Acreditem: eu chorei muito!
                Essas histórias nos tocam, porque vivemos em uma casa confortável, temos o que queremos e ainda assim reclamamos da vida. Imagine quem  tem tão pouco !
                Sempre soubemos que muitos nordestinos deixaram sua terra em busca de uma vida melhor em São Paulo. Nem sempre as coisas aconteceram como planejaram. A realidade é muito dura: não tem emprego, moradia, as oportunidades não são para todos. Conclusão: acabam morando em casebres, viram moradores de rua, desempregados, marginais, usuários de drogas. Para os que não desistiram sobrou a dignidade. Eles persistem, se tornam vencedores, porém a ajuda para aqueles que ficaram para trás é cada vez mais remota e a volta para casa é cada vez um sonho mais longíquo.
                Se acreditar na sorte e confiar em Deus e não deixar de ter esperança tudo pode acontecer, até mesmo acabar em um programa de televisão onde o sonho se tornará realidade! Assim aconteceu com uma senhora que a 30 anos sonha em voltar para sua cidade em Alagoas e poder abraçar suas 3 irmãs. O sonho aconteceu... foram lágrimas de felicidade e novos planos feitos. A família reunida novamente. Um ano que se fecha com chave de ouro.
                Uma mãe que há 8 anos não vê a filha que mora em Israel. Ela não conhece os dois últimos netos. Uma oportunidade que aconteceu. Mais uma família que brinda o novo ano com a felicidade como a grande mola mestra!
                Uma ex-modelo, que foi morar nos Estados Unidos para aprender inglês, se tornou piloto de avião e no auge de sua carreira foi diagnostica com câncer de mama, fez de sua luta uma forma de ajudar os que estavam em uma mesma situação. Hoje depois de curada, se tornou embaixadora da beleza e câncer uma parceria que deu certo. Ajuda a levantar a auto estima de quem acha que o câncer é o fim da linha.
                Tantas histórias, tantos recomeços. Assim fazemos a nossa história. Precisamos mirar nesses exemplos de superação para ajudarmos a quem nos estende a mão como pedido de ajuda. Basta identificar quem são essas pessoas.
                Nós podemos ser a diferença! Vamos fazer acontecer!
               
Márcia Coutinho 


domingo, 28 de dezembro de 2014

ENTÃO... QUE SEJA.

               
                                                                
                                             
              Tem dias que parecem que acordamos com o pé esquerdo. Tudo está dando errado. Até parece que o planeta está conspirando contra nós!
                Isto não é verdade. Apenas começamos o dia sem muita perspectiva. Imaginamos acordar e tudo está como o dia anterior, tudo bem lento.
                Podemos mudar isso. Quando percebermos que algo não está legal, vamos mudar a história, nós podemos. Somos os seres responsáveis pelas nossas ações.
                Se ontem foi ruim hoje com certeza coisas boas acontecerão. Acredite!  Como termos um futuro melhor se mantivermos os erros do passado? É preciso mudança, nós somos esta grande mudança: na forma de agir, de pensar, de ser.
                Se somos diferentes temos que ser corajosos e assumir nossas diferenças, nós primeiramente precisamos aceitá-las, isso chama competência.
                Se acha que o tempo está ruim, ele não persiste por muito tempo, o sol sempre aparece. Assim são as alegrias, as glórias, elas serão ainda mais doce pois acontecerão depois de uma luta, aquela que você pensou que não venceria.
                Às vezes é preciso chorar quando as palavras não quiserem sair, o coração tem o dom de falar por nós. Saiba escutar seu coração. Saiba usar a sua sabedoria.
                Pois é preciso saber a hora de falar, de se calar e principalmente de saber aceitar.
                Aceite os desafios, aceite as derrotas, aceite o agora. Você não será menor por acreditar que  foi preciso perder para ganhar a oportunidade de escrever mais uma página da história de sua vida!
                Lembre-se sempre: nada é por acaso.

Márcia Coutinho 



sábado, 27 de dezembro de 2014

O PASSADO NÃO VOLTA.

                                       

               Se formos avaliarmos friamente tudo que nos acontece diariamente, nada se repete, cada dia é uma nova etapa. Então, chegando esta época do ano fica o aprendizado: nada será igual a este ano, tudo acontecerá de forma diferente, deixando suas marcas e talvez a saudade.
                Tudo que nos marcou transformou as nossas idéias e conceitos, simplesmente podemos ou não ficar extasiados com o que vivemos, as emoções se embaralharam até nos transportar para o momento chamado agora.
                Costumamos olhar para o passado, percebemos então como tudo hoje nos dá uma visão diferente do que foi. O hoje é sempre novidade, o passado ficou para trás. O tempo não para de acordo com nossa vontade, nada perdura para sempre, nada será como antes, precisamos mirar o futuro.
                Não vamos olhar as frustrações, as perdas, os “nãos” do ontem pois podemos nos enlouquecer só de imaginar porque não fizemos diferente. Esse é o primeiro e grande passo: desapegar do passado, assim estamos caminhando para a nossa felicidade encontrando um verdadeiro sentido para a nossa vida.
                Foram amores que se perderam, amores encontrados... amigos que deixaram cair suas máscaras, colegas que se tornaram verdadeiros amigos, amados que partiram de repente, doenças que chegaram sem pedir licença, dores que maltrataram, reencontros emocionantes, empregos perdidos novos rumos profissionais se destacando. Casamentos fracassados, matrimônios nem imaginados que se concretizaram, eleições já certas como ganha que na verdade se frustaram.Crianças que nasceram, bebês que não tiveram a mesma sorte... Esse é um passado que não volta!
                Precisamos recomeçar a reescrever a nossa história, lembrando que, nossa felicidade só acontecerá se deixarmos a porta sempre aberta .


Márcia Coutinho



sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

VOCÊ SE CONHECE?

                                             
                         
                 Quando chega esta época do ano, dizemos que muitos dos nossos objetivos não foram alcançados, por isso fazemos novos planos para o ano seguinte.
                Você já se perguntou porque não conseguiu realizar as suas metas? Por que tentou e não conseguiu ou desistiu antes mesmo de começar?
                Na verdade é importante nos conhecer antes de qualquer coisa. Só nos conhecendo bem saberemos se somos capazes de grandes desafios ou não.
                Muitas vezes temos medo de aprofundarmos dentro de nós mesmos e descobrir que temos falhas e medos. Muitas vezes mascaramos o que sentimos para não deixar transparecer o que realmente somos.
                Quando somos criticados , esta crítica nos fortalece ou simplesmente ignoramos e continuamos fazendo errado? Veja os dois lados da crítica, semore há estes dois propósitos.
                Os valores que aprendemos ao longo de nossa jornada ficaram como alicerces em nossa vida ou simplesmente não tiveram força para vingar?
                O que quer de sua vida, o que espera dela? Tem certeza do que realmente quer para si mesmo?
                É imporante conquistar o seu espaço e saber usá-lo. Identificar e assumir as coisas que gosta de fazer, independente da opinião alheia. Lembre-se das críticas, muitas vezes elas são alertas para passos em falso que damos.
                O seu comportamento perante a sociedade é reflexo do que você quer ser e que mostra para todos. Não se esconda atrás de máscaras, quando elas cairem descobrirá que não ficou nada de real da sua personalidade. Então, mais do que nunca, procure se conhecer com fallhas, virtudes, graça e emoção. Assim será facil identificar quem realmente você é.


Márcia Coutinho


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

HOJE É SÓ ALEGRIA.


                                                 
                Hoje é fácil ver pelas ruas, condomínos e praças crianças espalhando alegria com seus presentes de natal. São bonecas, bicicletas, skates, patins e patinetes. Não nos esquecendo dos tabletes, celulares e outras tecnologias.
                Esta felicidade faz com que olhamos para o próximo e agradecemos a Deus pela nossa existência, pela oportunidade de vivenciarmos a alegria que se espalha.
                Sabemos que esta mesma alegria não atinge a todos, muitos sonharam com o dia de hoje, no entanto não foi desta vez que Papai Noel passou para eles.
                Infelizmente vivemos no mundo das desigualdades. Com certeza crianças que não foram presenteadas não entendem por que Papai Noel não veio até eles. Será que o bom velhinho não gosta dos pobres? Esta é a pergunta que ficará no ar, magoando e ferindo corações destes inocentes que ainda não entendem por que isso acontece.
                Cabe aos pais ensinarem as diferenças; tentarem suprir com amor a falta de bens materiais.
                Espero que, o tempo ensine a todas as crianças o verdadeiro sentido do natal. Nesta época se celebra o nascimento de Jesus. Deveria ser celebrado com alegria, muita oração e reflexão. Mas o comércio aproveita da data para vender brinquedos e outros presentes.
                Na verdade, a maioria se esquece até mesmo de agradecer a própria vida. Não conseguem passar adiante o que se espera da humanidade: mais solidariedade, mais respeito e muito mais amor.
                Vamos continuar admirando o sorriso das crianças, nele existe a inocência e crença na  
esperança de dias melhores, afinal hoje é só alegria!
                A todos um dia muito especial, com muita saúde, alegria e boas notícias.


Márcia Coutinho




quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

VÁ.

                                        

                Se alguém lhe perguntar qual seu objetivo de vida você certamente responderá: ser feliz. Como conseguirá isso? Lutando.
                Então assim segue a humanidade: sempre alerta, lutando. Para isso não podemos desistir de nossos projetos nem mesmo aceitar palpites de infelizes que já desistiram antes mesmo de começar,
                Vai se magoar pelos caminhos da vida? Esta é a coisa mais certa que acontecerá. Muitos tentarão lhe tirar a energia. Seja forte. Seja prudente.
                Encontrará pessoas que se preocupam com você? Que lhe estenderão as mãos quando você se desequilibrar? Os amigos que fez ao longo de sua jornada. Amigos verdadeiros tiram os espinhos...
                As amarguras aparecerão, você não deve se lamentar. Resista bravamente. Lembre-se sempre dos seus projetos. Eles precisam de você para serem executados.
                Nossos limites somos nós quem colocamos. Nos preparamos uma vida inteira para alcançarmos a tal felicidade, nesta caminhada impomus limites. Até quanto é o seu limite? Precisamos identificálo para podermos buscar coisas novas, saber dizer não e encarar as fronteiras que aparecerão e desafiá-las afim de ultrapasslas.
                Se tem dúvidas se pergunte: até onde quero ir? Este é realmente o meu sonho? Até onde eu posso ir?
                É preciso um equilíbrio pessoal. Cada degrau é um grande avanço. Devemos dosar  os nossos limites, encarando as adversidades nos adaptando às situações imprevistas que surgirão. Não podemos desistir apenas porque não alcancei o nosso objetivo diário.
                Somos responsáveis pelas nossas decisões atraves das escolhas que nos levarão à felicidade. Não se esqueça de você nesta caminhada.
                Resta saber: o quanto você quer realmente ser feliz e qual o limite que voê colocou em seu sonhos.
                Responda a estas questões e terá alcançado um dos seus grandes objetivos: A felicidade!
            Não há limites para sonhar. Não se limite. VÁ: lute. O impossível é apenas algo que alguem ainda não realizou!


Márcia Coutinho


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

QUAL O NOME DAMOS A ESTA MUDANÇA?

            
                                                
              Ontem fui visitar a casa do Papai Noel e lá vi um mundo encantado bem pertinho de mim, duendes trabalhando, conversando e divertindo as crianças, o Papai Noel sempre sorridente, feliz.
                Me deparei com uma árvore muito grande onde as crianças colocam o seu pedido ao bom velhinho. Desta árvore saem alguns pedidos pequenos, estranhos, estravagantes, simples. Quem visita a casa pode escolher uma criança e presenteá-la.
                Fiquei intrigada como o tempo faz as coisas mudarem. A inocência deu lugar a ambição. Hoje as crianças já não pedem panelinhas, carrinhos, bolas e bonecas. Já querem tablet, celular de toque, mochilas de personagens, roupas de grife...
                Parece que Papai Noel enriqueceu com o passar dos anos. Perdeu a sua essência. Seus duendes estão tendo trabalho em dobro. Agradar as crianças está cada dia mais difícil.
                Resolvi pegar uma cartinha, li uma, duas e nada de encontrar um pedido que fosse compatível com a realidade. Dentre todas as que li escolhi uma que me chamou a atenção: uma adolescente de 14 anos pedia um bonequinho de Bem 10 ou do Homem Aranha para o primo de 4 anos e uma roupa para sua irmã de 3 anos passar o natal. Não pediu nada para ela. Sabe por que adotei esta carta? Nela eu vi o espírito natalino. Alguém quer fazer o bem , a alegria do outro. Claro que comprei algo para ela também.
                Com isso percebi que ainda há esperança de um mundo mais solidário. Precisamos pensar mais no próximo, a ocasião é esta.
                Seria bom se fizessemos o bem o ano inteiro nos preocupando sempre em estar de bem com a vida e com quem tem menos do que nós.
                Não é preciso nada muito caro, nada sofisticado e sim é preciso ser doado de coração para que ele seja usufruido em prol da felicidades de ambos.
                Que cada um que neste final de ano olhou com carinho para o lado e doou um pouquinho do que tem; o meu mais sincero obrigado. Não podemos deixar de  compartilhar tudo que Deus nos tem dado de coração!
                Boas festas!

Márcia Coutinho


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VOCÊ É UM COVARDE?

                                            
                O homem não compreende o homem por isso se desentendem sempre. Como esperar que vivam em harmonia se brigam até mesmo pelo direito de dizer o que pensam?
                Mas isso não justifica os homens se acovardarem de obrigações. Às vezes se escondem atrás de atitudes que não condizem com a pessoa que é.
                Os homens se tornam covardes quando aproveitam da fraqueza do outro em seu proveito próprio. Às vezes usam até mesmo de chantagem tanto física, emocional ou psicológica.  Quantas vezes usam da mentira para se protegerem prejudicando alguém que não lhe fez nenhum tipo de mal.
                Ontem ouvi uma frase dita por uma mãe a seus filhos: “ quando conhecer alguém que  e não tiver certeza de seus sentimentos ou boa intenção, seja Homem, respeite os sentimentos dela sempre, não seja covarde, não fuja de sua obrigações. Eu não aceitarei isso”.
                Você pode está se perguntando por que ela disse isso. Ela foi vítima do mau caratismo de um homem, pai de seu primeiro filho, que dizia lhe amar, queria viver uma vida a dois com ela. Quando esta contou que estava grávida, claro; teve o susto da notícia, depois de ficar desaparecido por alguns dias retornou e disse que ficaria ao lado dela. O que não aconteceu. Aparecia, sumia e assim passaram-se os nove meses, nasceu o filho e ele saiu para registrar o que nunca fez e pior desapareceu sem dar notícias.
                Esta mãe, sozinha, cuidou e amou seu filho que hoje está com 26 anos e prestes a se casar. O pai reapareceu desesperado pelo perdão do filho. Assumindo que foi um covarde que não teve forças para encarar a nova responsabilidade.
                O que este homem fez, não cabe a mim nem a ninguém julgar, cada um toma a atitude que acha ser a correta, mesmo que esteja prejudicando alguém que confiou em suas palavras e promessas.
                O covarde é aquele que não tem coragem, é medroso, fraco. A ausência de virtudes faz dele uma pessoa pequena e sem ousadia.
                É preciso antes de agirmos, pensar com cautela sabendo que qualquer que seja sua decisão pode mudar a vida de muitas pessoas.
               

Márcia Coutinho