Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

É FÁCIL SER FELIZ.


Resultado de imagem para onde encontrar a felicidade
                                                                                   

A busca pela felicidade é algo que todos nós procuramos em algum momento em nossa vida.

Uns conseguem mais rapidamente enquanto outros passam a vida a persegui-la, mas um dia a encontram. Outros mudam seus caminhos, criam atalhos e essa tal felicidade parece correr deles. Está cada dia mais distante.

Talvez essa dificuldade aconteça porque estamos agindo de maneira errada quando deveríamos coloca-la como prioridade.

Fica então a pergunta: por onde começar a procura-la? Ele existe mesmo?

Tais perguntas surgem porque com toda essa transformação que passa a humanidade, essa busca pelo poder, pelo ter, essa falta de tempo anda mexendo com a nossa expectativa, dificultando essa busca pela tal felicidade.

Já sabemos que precisamos mudar nossa maneira particular de enxergar a vida e transformar aquilo que acreditamos ser diferente para algo aceitável. Assim começamos a trilhar um caminho mais seguro.

Não precisamos querer uma vida perfeita, essa não existe, os problemas batem à nossa porta. Por que não transformar nosso dia em dia feliz e agrega-lo aos dias seguintes?

Temos a mania de depositar muitas expectativas nos outros, por isso deparamos com as decepções. Realize-se sozinha, por você.  Lembre-se que os desafios nos dão esperança de uma mudança. Nós somos insistentes.

Por pior que pareça a situação, não se deixe abater. Sorria, distribua sorrisos. Tudo que é feito de bom grado volta para você. Sorria mais.

Seja solidário, generoso. Não espere nada em troca. Você se sentirá bem e isso aliviará as mágoas do seu coração.

Viu? Ser feliz não é tão difícil. O mais difícil é saber fazer as escolhas e no final somente você saberá o quanto foi fácil abraçar a felicidade!

Márcia Coutinho


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

PUXANDO O FREIO.

Resultado de imagem para impetuosidade
                                                                       
Quando crianças, podemos dar o luxo de fazer as coisas sem pensar, dizem que é coisa de criança: fazem sem querer, sem medir as consequências.

O tempo vem passando e chega a adolescência. Fase em que o querer vem antes do que o poder.

Nesta fase nasce algo dentre desses adolescentes que chega derrubando tudo, inclusive os valores. Refiro-me a impetuosidade. Fazem tudo para ontem, não querem saber se é certo ou errado, apenas fazem e deixam que as consequências venham depois.

Muitas vezes esse jeito impetuoso pode vir como uma coisa positiva, afinal o adolescente arrisca mais.

Essa característica também tem seu lado negativo, independentemente da idade, pois acaba por despertar um lado que fere as pessoas por atravessarem seu caminho quando desejam atingir um rápido objetivo.

Tem pessoas que preferem conviver com esse tipo de pessoas porque elas se doam demais, não podendo esquecer que elas tendem a ser controladoras.

Conviver com elas é muito difícil, são sempre donas da razão. É preciso manter a calma e serenidade porque pessoas impetuosas, impulsivas na maioria das vezes são agressivas, violentas, sem controle.

Nos dias de hoje, essa adolescência, essa juventude que vem de famílias que não conseguem se dialogar, encontramos muitos exemplos de perda do caminho, como o uso de drogas, gravidez indesejada, famílias perdidas e sem controle.

Não adianta ser jovem se não sabe agir com prudência, se jogam em enrascadas com a certeza que se darão bem, doce engano.

O que se faz sem pensar, raramente dá certo, é preciso sabedoria e cautela, sempre.

Márcia Coutinho



quarta-feira, 28 de setembro de 2016

SEMPRE EM FRENTE.

                                                        Resultado de imagem para buscamos novos caminhos de maõs dadas com o destino

Não adianta ficar pensando o que poderia ser feito e nada fazer. No entanto é muito mais coerente agir sempre com cautela e alegria.

É a alegria pela vida e a maneira que vivemos que nos conduz sempre para frente. Nosso objetivo maior é continuar sempre em frente, abrindo caminho e derrubando obstáculos.

Fazemos a diferença pelas nossas atitudes. Quando agregamos amigos pelas nossas ações eles não partem nem nos deixam só, mesmo que um dia se distanciam pelas circunstâncias, vão nos completando com a verdadeira amizade em sua essência.

E assim vamos levando nossa vida.

As vezes sozinhos, outras bem acompanhados, muitas vezes distribuindo sorrisos e por que não nos trancando depois das decepções?

Somos seres imperfeitos procurando acertar, somos pessoas pequenas pensando grande. Somos amigos que se completam, somos seres estranhos em busca de aventuras.

Amizade, alegrias, encontros e desencontros, decepções, traições, ética e moral. Tudo junto em uma trajetória que faz nascer a esperança em cada recomeço.

Nada pode nos tirar dos nossos sonhos, pois traçamos nossos objetivos com a mesma certeza que o amanhã começa agora!

Márcia Coutinho



terça-feira, 27 de setembro de 2016

INDIVIDUALIDADE OU EGOISMO?


Resultado de imagem para O QUE É O INDIVIDUALISMO?
                                                                                     

É estranho como as coisas vão se transformando ao longo dos tempos. Por mais que sabemos que somos seres sociáveis e precisamos uns dos outros, ainda preferimos uma vida à nossa maneira, muitas vezes sozinhos.

Na verdade, quando falamos de individualidade, muitos se esquecem que somos únicos. Cada um com seu jeito de ser, de agir e viver.

Muitas vezes preferimos seguir por nossos caminhos, fazendo nossas escolhas o que incomoda aos outros.

Isso não é egoísmo, pois o egoísta é aquele que sempre recebe e nunca dá. Ele vive um mundo particular para ser servido.

O individualista é aquele que aprendeu, muitas vezes por circunstâncias a viver sozinho, tomando suas decisões e arcando com as consequências.

Isso acontece principalmente nos dias de hoje, quando a tecnologia invade nosso espaço, nos proporcionando a oportunidade de ficarmos em atividades individuais e solitárias conectados com o mundo eletrônico.

Estamos aprendendo a acostumar com toda essa transformação, o que nos leva a tornar cada vez mais as rédeas das nossas vidas.

A sociedade não aceita que as pessoas que possuem individualidade cresçam, seja perspicaz e maduras, para elas a individualidade é sinônimo de egocentrismo e egoísmo.

Na verdade, as pessoas que usam de sua individualidade são privilegiadas pois fazem suas escolhas e costumam se dar muito bem na interação social.

É importante saber diferenciar individualidade  e egoísmo para não cair em uma cilada.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

GRITAR. PRA QUÊ?

                                            Resultado de imagem para PORQUE GRITAMOS
Gritamos pela dor, pela raiva, pela alegria, pelo medo, pelo protesto, para se conseguir algo que não podemos.

O grito sai da garganta e tem endereço certo.

As crianças gritam para vencer sempre, seja em casa, na rua, no supermercado, no shopping ou no parque. Sabe que vencem os pais no grito. Um erro que não se acaba, aumenta e lastra em todas as gerações.

O adolescente que grita para se fazer ouvir. Não aceita mais a opinião dos pais, grita, bate a porta, se retira, estratégia pura.

Os adultos gritam porque tudo podem, são maduros, crescidos, entendidos. Para não perder a razão gritam, esbravejam. Uns diziam que gritam para mostrar que são “homens”, eles mandam.
O que importa entre um grito e outro é que o respeito está em apuros.

Na hora da raiva, o grito ensurdece o oponente. Um casal quando não se entende, gritam suas razões. Nenhum se cala, o grito se propaga, o coração se tranca e nada se ouve com nexo.

Em uma discussão, em qualquer circunstância que for, não deixe que seu coração se distancie, senão a comunicação ficará impossível, a distância causada pela discórdia pode ser um caminho sem volta.

Está com raiva, estressada, indignada, porque sabe que tem razão? Não dê o primeiro grito, não altere a voz, acalme seu coração, não deixe que ele abra um caminho ampliando a distância entre vocês, conte até cem se for necessário. Ouça os argumentos do outro e depois se defenda, mas continue mantendo a calma.

O grito é o apelo dos inconformados. Há diversas maneiras de se chegar a um acordo, mas o principal argumento vem através do diálogo. Sempre.

Márcia Coutinho



domingo, 25 de setembro de 2016

POR QUE CRITICAMOS OS PAIS?


                                       Resultado de imagem para filhos que não aceitam a educação dos pais     

De repente chega até mim uma pergunta que poderia ser apenas mais uma pergunta, no entanto faz um questionamento interessante: se nossos pais são nossos heróis, por que os criticamos tanto?

A resposta está no tipo de educação que cada família escolhe para seus filhos.

Muitos pais priorizam uma educação firme, impondo limites e regras. Nos dias de hoje, com a abertura que estamos vivendo este tipo de educação está ficando para trás, os pais buscam mais o diálogo e muitas vezes trocam o pouco tempo que poderiam usar a favor dessa educação por dormir, sair com amigos ou bater aquela bolinha, uma ida a academia, um passeio pelo shopping ou mesmo colocar o trabalho em dia em casa.

Assim os filhos vão crescendo mudando seus conceitos e não aceitam mais o que os pais dizem e ditam como certo, quando na verdade eles em suas atitudes mostram o contrário ao que pregam.

Pais que bebem, que fumam, que saem muito e chegam tarde, que gritam, que perdem o controle não podem cobrar outro comportamento dos filhos. Estes se espelham em seus pais e veem em suas atitudes um modelo a seguir.

Isso é uma regra? Claro que não, muitos filhos vendo estas atitudes erradas mudam seus caminhos e seguem trilhando um outro caminho que contradiz com essa versão.

São esses que criticam seus pais e não aceitam normas. Escrevem suas vidas em capítulos diferenciados, buscando equilíbrio e sabedoria.

Aos pais cabe educar e orientar seus filhos possibilitando decisões coerentes. Aos filhos cabe discernir e decidir o que é certo e melhor para sua vida.

A boa educação dita o futuro!

Márcia Coutinho


sábado, 24 de setembro de 2016

QUAL A DIFICULDADE EM AMAR?

Resultado de imagem para a demanda do mundo é amar (teatro mágico)

                                                                                     

“A demanda do mundo é amar”. “Se alguém te ama, vingue-se dele: ame-o também”. (Banda Teatro Mágico)

Começo hoje com estas frases que me chamaram muito à atenção. Elas são impactantes por causa do apelo que nos faz no momento em que o mundo está se digladiando por falta de dois ingredientes fundamentais: gentileza e amor.

Estamos perdendo a capacidade de estender as mãos ao próximo, de ceder o lugar no ônibus, de ajudar alguém a atravessar a rua, de dirigir um minuto do nosso precioso tempo.

As razões, ou melhor, as desculpas são tantas e nelas baseamos nossa defesa. Não podemos mais confiar em quem passa ao nosso lado, já que o perigo está por todos os lados.

Isso não nos impede de tirar a venda dos olhos e enxergar a essência de cada um, isso se chama amor ao próximo, gentileza, respeito.

O que a Banda do Teatro Mágico canta é um pedido de amor, de bons exemplos. Não podemos nos cegar pelos erros cometidos pelos outros, não podemos nos perder no egoísmo ao próximo.

Temos a capacidade de lutar, desviar do mau, contornar as adversidades, por que não podemos dar ao outro a oportunidade de receber a nossa atenção?

Não quero que cada um saia por aí distribuindo sorrisos, apertos de mãos apenas como um gesto cordial, o que precisamos mesmos é doarmos um pouco do melhor que somos para aqueles que nada possuem: apenas passam por nós.

O mundo precisa urgentemente de muito amor. Vingue-se dele: ame-o também.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

UM GRITO PELA VIDA.

                                                    Resultado de imagem para setembro amarelo valorização da vida

Apenas um minuto de seu tempo pode salvar uma vida.

Parece exagero, mas não é. O que mais tem acontecido ultimamente são pessoas de diversas idades acabando com a própria vida.

O motivo? São tantos. Pessoas que se sentem perdidas, sozinhas, se veem em uma encruzilhada. Falta apenas a coragem de se abrir, de dar o primeiro passo.

Bulling, opção sexual, depressão, desemprego, crise financeira, síndrome do pânico, intolerância, drogas, e por aí vão os motivos.

Quantas vidas poderiam ser poupadas se prestássemos mais atenção às pessoas a nossa volta, independentemente de ser um parente, um amigo. Precisamos nos preocupar com o próximo, aquele que nos pede ajuda com o olhar, com pequenas atitudes diferentes das usuais.

A nossa correria, a falta de tempo, o medo, fazem com que nos afastemos cada vez mais uns dos outros.

O suicídio ainda é tratado como tabu, mas deveria estar nas rodas de conversas, ele precisa ser debatido para que a sociedade possa de alguma maneira se mobilizar para salvar vidas. Precisamos estar dispostos para ajudar. Uma palavra, um sorriso, uma mão estendida, um tempinho para ouvir, para prestar atenção as coisas à sua volta.

Criticar, julgar é muito fácil, o difícil é se colocar no lugar da pessoa que está prestes a tomar uma decisão tão difícil.

Só chega a este estágio um cidadão que não consegue encontrar um caminho, uma solução para um problema que pode ser grande para ele e para nós que temos a capacidade de ajudar é muito pequeno.

Pense nisso.

Márcia Coutinho



"Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações." 


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

CARA A CARA COM O "NÃO".


Resultado de imagem para os nãos da vida
                                                                           

Tem pessoas que estão sempre engajadas em projetos sociais, são solidárias de nascença. Outras estão sempre prontas, disponíveis. Desconhecem a palavra NÃO. Nem por isso se sentem pessoas felizes e realizadas.

Como andam dizendo por aí: todo muito que é bom demais acaba se ferrando.
Realmente, pessoas boas demais, que não medem esforços, que sempre dizem sim, quando na verdade sabem que lhe custou muito dizer este sim, continuam enfrentando a vida com mais dificuldades.

Essas pessoas precisam entender que, dizer não é fundamental, na vida nem tudo são rosas, encontramos os espinhos espalhados por aí.

É necessário e de suma importância assumirmos nosso papel, mudar à nossa maneira de pensar, abrindo nosso coração e nossa mente para que tenhamos condições de assumir os nãos que precisamos dar.

Não precisamos aceitar as coisas que nos impõe, ter as mesmas opiniões. Temos vida própria, pensamentos particulares e decisões que condizem com o que pensamos. Então por que dizer sim quando na verdade cabe um não, e bem dado?

Por isso é necessário dizer não a tudo e todos que não estão de acordo com o que eu desejo e acredito, é importante deixar claro que, podemos fazer sempre o melhor para os outros desde que não fuja ao que prezamos e acreditamos.

Sãos esses “nãos” que transformam toda negação em início de uma nova caminhada, um recomeço, não nos submetendo ao comodismo.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

LIDANDO COM O PODER.

                                                        Resultado de imagem para de poder ao homem e você saberá quem ele é 

Como seria bom se todos soubessem usar aquilo que lhe dá segurança, status, poder! Na verdade, muitos se perdem e desviam de suas virtudes e princípios.

O poder cega e quando sobe à cabeça parece que mexe com o cérebro, a pessoa que não está preparada para estar no comando acaba chutando os pés pelas mãos, como dizem por aí.
O poder demanda responsabilidade, comando, firmeza o que não significa manipulação, grosseria, desrespeito.

Quando uma pessoa atinge o topo, por merecimento, você percebe a diferença, afinal foi uma conquista e não um suborno, um empurrãozinho.

Saber delegar tarefas, tomar posições coerentes faz parte da vida daquele que detém o poder. Quando assume tal importante cargo que lhe dá poderes, a ele é concedido também a função de saber se impor, saber manejar uma equipe, saber também ouvir e principalmente, saber respeitar e ser respeitado.

Dê o poder a alguém que não tem competência, ele ficará perdido, atirando para todos os lados, inconstante, agressivo, não terá objetivos bem traçados e consequentemente não terá humildade para reconhecer que precisa estar sempre de bem com todos e se por algum problema não conseguir agradar a todos, tem que ter essa humildade para ouvir e atender a todos.

Por nada se desvie da ética. Assuma o poder, faça uso do que sabe e com certeza terá um caminho de sucesso e conquistas, tudo a seu tempo.

Márcia Coutinho


terça-feira, 20 de setembro de 2016

DÊ A VOLTA POR CIMA.

Resultado de imagem para vencendo a crise financeira

                                                                                          
Que estamos vivendo uma grave crise não é segredo para ninguém. A todo instante aumenta a estatística de pessoas desempregadas.

Muitos se desesperam, pois são pais de família e a perspectiva de arrumar novo emprego está cada vez mais difícil.

Mas não adianta desesperar, tudo tem seu tempo, para isso precisamos estar sempre preparados e nos preparando também profissionalmente.

Por isso estudar nunca foi tão necessário. Com estudo está difícil, sem ele pior ainda, as chances vão se perdendo.

Outra dica importante é ter uma segunda opção. Por isso os cursos profissionalizantes estão em alta. Todos correndo, tentando de alguma maneira ter uma nova profissão para com isso tentar driblar essa crise.

Dizer que é fácil seria uma grande mentira. Nada na vida é fácil, é preciso muita luta, determinação e coragem.

Não faça como muitos que, ficam à espera da sorte bater à sua porta, enquanto isso as chances de vencer vão sumindo.

Por isso, se tiver uma pequena oportunidade, minúscula que seja, agarre-se a ela e faça com se transforme em grande, onde você crescerá profissionalmente, terá de volta a alegria de estar inserida novamente no mercado de trabalho.

Faça das adversidades uma motivação para ir à luta. Não desanime, está assustador. Só não demonstre fraqueza, faça a sua parte e prove a você mesmo o quanto é guerreira e acredita em um amanhã ainda melhor.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

FUJA DOS VÍCIOS.

                                                                         
Resultado de imagem para os vícios

Tudo aquilo que se torna prejudicial à saúde, com o tempo passa a ser um mal muito grande, que vai enraizando. Parece uma erva daninha, ou seja, se torna uma praga.

Alguns poderiam até dizer que fazem uso excessivo pois através deles acalma, dá prazer, diminui o estresse e muitas outras desculpas.

Falo dos famigerados vícios.

Esse que vem arrastando cada vez mais um grupo diferenciado, afinal são novos vícios que chegam e vão ganhando adeptos. Tem vícios que até propaganda possuem como cigarros e bebidas. Lembrando que, um puxa o outro.

Li em algum lugar que, segundo o espiritismo, isso para quem acredita, que os espíritos desencarnados que possuíam tais vícios se tornam obsessores e procuram pessoas fracas para se apossarem, por isso muitas vezes a ciência não explica as causas que levam uma pessoa equilibrada a se tornar viciada.

Quem possui qualquer vício que seja, sempre diz que para quando desejar, o que é uma grande mentira, um vício só se cura com ajuda ou em raros casos com muita força de vontade.

Penso que, uma pessoa que começa a fazer uso diário de algo que vicia, precisa se conscientizar que está entrando em uma grande fria, precisa ser humilde e procurar ajuda.

Há outras maneiras de se divertir, descontrair, ter prazer e principalmente de jogar o estresse para o lado.

Não desperdice as chances que possui, abrace a vida e tudo de melhor que ela possui, não se entregue aos vícios. Viva por você, não se mate aos pouco e muito menos as pessoas que convivem com você e torcem pelo seu sucesso!

Márcia Coutinho


domingo, 18 de setembro de 2016

VIAJANDO PELA VIDA.

                                                       Resultado de imagem para a vida é uma louca viagem

Hoje comparo a nossa vida com uma grande e inesquecível viagem.

Ela começa ao nascermos, quando desembarcamos em um lugar estranho, com uma língua também estranha e pessoas que nos olham com admiração. No entanto ao colocarmos nossa bagagem no chão, damos início a nossa jornada. O que esperar?

Não sabemos onde estamos, a única certeza é que precisamos prosseguir. Ficar parados, tentando encontrar respostas não adianta. Será que caímos em uma armadilha?

Assim somos nós, sempre em busca de soluções, caminhando pelo incerto, mas com a certeza que em algum lugar tem alguém esperando por nós.

Cada dia, cada ano, novas descobertas, grandes conquistas, algumas decepções e novos sonhos que desenham em nosso caminho.

A viagem pode ser cheia de mistérios, afinal não temos certeza de nada, sabemos que vamos fazer grandes amigos, vamos sofrer traições, vamos acrescentar como vamos subtrair.

Não podemos nos esquecer que, a vida é uma louca e complicada viagem, com algumas paradas obrigatórias, alguns retornos, muitos desencontros e não temos nenhuma garantia.

Vamos então prosseguir sempre com o olhar adiante, esvaziando a bagagem das tristezas, dos desgostos e deixando sempre um espaço para as vitórias.

E vamos em frente...

Márcia Coutinho