Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

QUAL O NOME DA SUA TRISTEZA?

Resultado de imagem para o nome da tristeza
                                                                               


Se formos pensar direitinho, nossa vida é como uma montanha russa: nos enche de vários sentimentos, muitas vezes não os definimos e até os confundimos.

É uma coisa engraçada, difícil de se explicar. Pois é; assim dormimos bem e do nada acordamos com uma sensação de vazio. Não sabemos nem mesmo definir o que estamos sentindo.

Logo pensamos que pode ser depressão, afinal é uma sensação de perda, uma vontade de nos esconder, ficar sem fazer nada. Perdemos o sono, o apetite e até a concentração.

No entanto, logo esses sintomas vão passando, e descartamos a depressão. Talvez seja um sexto sentindo de que algo não esteja certo. Uma tristeza sem explicação.

Mas espere aí, a tristeza tem sim uma explicação. Ela só chega se algo nos aconteceu. Um desentendimento, uma frustração, uma perda. A tristeza tem causa, ela se explica por si só.

Então, porque sentimos algo sem explicação? De repente a pessoa se torna negativa, com emoções desencontradas e se torna pouco espontânea. Nada a satisfaz.

Estamos entrando então em um universo que muito nos confunde. Falamos em melancolia; que é um tipo de depressão; onde nada é capaz de trazer a alegria e prazer a vida.

Normalmente, a pessoa melancólica vê seu pensamento alterado, visando sempre as piores coisas, não consegue entender a beleza da vida e com isso se tranca em seu mundo cinza.

Se não estamos satisfeitos com algo, logo tomamos providência para mudar o que não está nos agradando. Pois é, a pessoa que sofre de melancolia tem dentro de si um sentimento de que algo está lhe faltando, talvez alguma coisa que um dia esteve presente em sua vida e que foi muito bom, porém não o tem mais e não tem como recuperá-lo.

É sempre bom lembrar que, na maioria dos casos, tanto a tristeza, depressão ou melancolia é necessária ajuda médica. Sem esse acompanhamento fica difícil voltar a ver a  vida colorida.

Se sentir que esse sentimento está a muito em sua vida, procure ajuda. Converse.

Abra seu coração. Não sufoque o que está te fazendo sofrer.

Márcia Coutinho


0 comentários:

Postar um comentário