Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SÃO MUITAS SAFADEZAS.

                                                       Resultado de imagem para safadezas politicas


A essa “ação “costumavam os mais antigos chamarem de safadeza. Isso mesmo. Safado são pessoas descaradas. Estranho não?

Estranho são as pessoas não usarem o respeito para com os outros, elas aproveitam brechas, desgaste na relação alheia e usam suas armas poderosas para atacar. Muitas vezes são armas baixas. Quando a vítima (no caso o ou a traída) perceber, já era. Passou a ser a chifruda da vez.

Não existe culpa de apenas um lado., afinal quando um não quer dois não brigam. E assim caminha a humanidade.

Mas não existe apenas a safadeza de uso sexual (pornográfico), existe também a safadeza moral, essa que estamos assistindo ultimamente, onde nossos políticos safadamente vêm usurpando nossos direitos e bens em nome de reforma, reformas essas que não nos beneficiam, mas sim; são voltadas apenas para o bem deles w nós que corremos atrás dos prejuízos.

Isso sim é a pior safadeza que podemos conhecer e presenciar.

Será que eles pensam que tanta velhacaria e bandalheira ficarão escondidas debaixo do tapete o resto da vida? Claro que não, eles se esqueceram que, como eles os outros ratos quando acuados vão jogar a sujeira no ventilador, e aí sim vai espirrar safados para todos os lados.

Espero não estar idosa demais para assistir a essa cena.

Se for safadeza deve ser desprezada. Não viemos ao mundo para ficar com os restos nem recolher os cacos. Quem optar pela safadeza que tenha muito jogo de cintura para segurar a onda, porque a qualquer hora você pode sofrer o duro golpe da traição.

É a roda da vida que não para de girar.

Márcia Coutinho



quarta-feira, 30 de agosto de 2017

E CONTINUE SONHANDO.

Resultado de imagem para porque sonhar está tão difícil?

                                                                               
Dizem que as crianças têm uma capacidade muito grande de imaginação. Elas conseguem fazer de um pingo uma viagem ao mundo do faz-de-conta.

Queria eu poder ter esse dom, sonhar e pirlimpimpim: aconteceu.

Somos seres sonhadores por natureza. Esse desejo incessante de realiza-lo é o que nos alimenta e nos impulsiona. É como a cada sonho injetássemos esperança em nosso sangue.

Os sonhos começam a tomar forma quando você se determina a conquista-lo. Sonhar é seu primeiro passo e materializá-lo é a concretização desses passos.

Para alcançar seus objetivos passamos por diversas situações que muitas vezes nos coloca uma vontade louca de voltar. Parece que o caminho está se estreitando. O medo do desconhecido é sempre uma barreira a mais.

Se alguém lhe disser que sonhar é bobagem, que sonhos são para os ricos e loucos, não se incomode com isso, continue sonhando, mesmo que seja em sua imaginação. Pode até parecer um sonho impossível, mas é justamente isso que vai fazer você acreditar em você mesmo.

Continue usando sua imaginação sim, independentemente de sua idade, assim possibilitará você a fazer os contornos de seus sonhos, planejando, elaborando e traçando planos para enfim concretizá-lo.

A palavra chave que vai te impulsionar a nunca desistir no meio do caminho é persistência.
Lembre-se que, você não precisa acertar todos os passos, o que você nunca pode errar é o alvo de seu sonho e começar já a acreditar nele. Faça algo por menor que seja, mas faça. É melhor do que não fazer nada.

Márcia Coutinho


terça-feira, 29 de agosto de 2017

RESOLVI LUTAR POR MIM.

                                               Resultado de imagem para sua vida está ruim?
                                                                         


De uns dois anos para cá, minha vida está um verdadeiro redemoinho, tem dias que estou no alto outras vezes no baixo, tem vezes em que percebo que minha vida fica de cabeça para baixo. Isso vinha me chateando bastante.

Por diversas vezes questionava: porque minha vida está tão ruim? O que fiz? Não sei como, mas de repente senti algo me respondendo: você tem motivos para reclamar?

Levei um susto com aquela resposta e resolvi tirar a prova e mostrar que sim, que tinha motivos.

Qual foi minha surpresa ao perceber que tenho tido mais lucros do que prejuízo, que venho ganhando tanto na vida que as perdas foram bem menores. Talvez por serem perdas marcaram mais. No entanto na balança da vida eu ainda estou no lucro. Fiquei então questionando o real motivo de sentir que minha vida está ruim.

Costumamos contabilizar os prejuízos, não gostamos de perder e, acreditem vocês, depois que uma pessoa que eu amava demais me virou as costas me negando um abraço eu me senti arrasada. Naquele momento, queria que o chão se abrisse, mas eu dei a volta por cima e mais uma vez eu sacudi a poeira e dei a volta por cima.

Daquele momento em diante eu resolvi lutar por mim. Se eu tenho muito amor para dar e tem tantas pessoas precisando e se tem tantas pessoas com tanto amor pra dar e eu precisando, por que sofrer por falta de um amor?

Assim conclui que, tudo, tudo mesmo tem um porque, mesmo quando ralamos os joelhos, arranhamos todos e metemos a cara na parede, uma razão tem; precisamos aprender a lidar com as curvas. Elas nos fazem olhar para os lados e ver que somos humanos como qualquer um. Não somos nem melhores nem piores que ninguém. Então, por que não podemos ter nossa parcela de perdas?

Acorda pessoal, faça o seu balanço e vai ver o quanto você ainda está no lucro.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ESTOU FALANDO DE AMOR.


                                                                               
Resultado de imagem para o amor só faz bem


Cada um expressa esse sentimento de uma forma diferente, no entanto todos querem experimentar o amor em sua plenitude. Viver sem o amor é viver um vazio. A não experiência do amor é não ter uma história para contar.

Cantado em versos e prosas, o amor é sinônimo de conquista e felicidade. Se o amor é tudo isso, qual o nome se dá a esse sentimento que por ele se mata, se destrói, se acaba com sonhos?

Não pode ser amor. Por que o amor é soma, é respeito, é um caminhar a dois. É uma construção feita com base no conhecer onde a sustentação é a parceria.

Estou falando do amor de uma forma geral, amor como sentimento universal de todos e para todos.

O que estamos assistindo são pessoas se destruindo, lares se acabando, relacionamento chegando ao fim e” honras” sendo lavadas com sangue. Acabou-se o amor, vida que segue. Dói sim, é inevitável. Mas se não tem como prosseguir não adianta perder o amor próprio por algo que não tem futuro. Não se perde a dignidade quando se perdeo amor. Se fortalece para seguir em frente.

Mulheres e homens não podem se cegar com o amor, precisam de olhos bem abertos para enxergarem o caminho pela frente, para juntos construírem uma linda história. Precisam estar atentos às falhas para irem acertando as arestas para que o amor não se acabe.

É através do diálogo e da cumplicidade que o amor é regado dia a dia. Quando não há mais nada o que regar é hora de recolher o amor próprio e tentar reconstruir a vida.

Márcia Coutinho



domingo, 27 de agosto de 2017

COMECE A MUDANÇA EM VOCÊ.

                                                         Imagem relacionada



Seria isso mudança de lua? Pois é, elas estão se magoando por tão pouco, se sentindo frágeis demais. Talvez a grande verdade seja que as circunstâncias do mundo está nos deixando sensíveis demais.

Nem por isso podemos ficar espinhando uns aos outros. É preciso nos adaptar ao mundo com suas imperfeições e seus seres imperfeitos.

Por mais que para nós o dia tenha amanhecido escuro e sombrio eu não posso sair por aí jogando toda minha insatisfação em cima de qualquer um que cruze meu caminho.

Sabe qual a melhor solução para aliviar esse seu dia que já começou com o pé esquerdo? Caminhe até a fonte de sua insatisfação. Fale. Exponha toda sua angustia. Não se cale.

Ninguém precisa engolir bucha ou desaforo. Talvez você tenha vivido dias difíceis e por isso esteja vendo problemas onde não exista. Talvez esteja melindrosa demais e até tenha seus motivos. Isso não pode deixar que você se machuque ainda mais.

Não se anule por ninguém nem veja problemas onde não exista.

Estamos só começando mais uma semana. Aproveite para fazer dessa semana uma semana de novas mudanças.

Comece a mudança por você.

Márcia Coutinho


sábado, 26 de agosto de 2017

APRECIE OS DETALHES.


                                                                         Resultado de imagem para nada na vida acontece por acaso

Quando desejamos algo pequeno e logo conseguimos, aquilo parece significar pouco; afinal a sensação de vitória é por uma conquista grande.

 Isto é um engano que todos nós cometemos. Saber apreciar as pequenas coisas, os pequenos detalhes nos enriquecem, nos tornam pessoas capazes de assimilarmos tudo a nossa volta.

 Já; quando almejamos uma conquista grande, esquecemos de olhar ao nosso redor e seguimos em frente sempre com o que queremos em mente. É difícil nos desligarmos das nossas metas, os objetivos parecem ser para já.

 Mas, nada na vida acontece por acaso. Tudo a seu tempo, na medida certa. É impossível caminhar sem antes engatinhar. É um passo de cada vez. Assim são as conquistas, uma a uma, sem atropelar ninguém, sem ultrapassar etapas.

Se fizermos uma curva fechada demais as consequências podem ser catastróficas. Explicando, se não respeitarmos as pessoas, os limites, estaremos fadados a perdas futuras, não há vitórias sem arranhões, a vida nos cobra um preço alto pelas nossas ações.

Tudo tem os degraus, os nãos, as limitações. Não podemos trocar um papo amigo por um descanso, não podemos pensar que estamos perdendo tempo olhando o caderno do filho, não podemos esquecer de perguntar como foi o dia, a aula. Talvez este detalhe nos ajude a enxergar uma falha, um problema.

Se pensarmos em fazer isto mais tarde, talvez este” mais tarde” nem aconteça como planejou e você deixou passar a oportunidade única de descobrir a importância do agora.

São estes pequenos detalhes esquecidos em um canto que farão a diferença no amanhã.

É imprescindível vivermos com o pouco agora, conquistado com garra; do que ficarmos esperando por algo que pode não acontecer, este algo quando chegar talvez nem seja aquilo que você tanto almejou, é incrível que você deixou escapar a oportunidade de se sentir realizada!

Márcia Coutinho


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

VISTA-SE DE BOM HUMOR.


Resultado de imagem para mensagens de bom humor
                                                                         

Você que acabou de acordar, já vestiu seu melhor sorriso para saudar o dia?

Como é? Você não tem motivos para sorrir? Engano seu, você acabou de ganhar mais um dia para tentar resolver suas pendências, para agradecer e também para programar sua agenda da vida.

Pois é, essa agenda chamada vida é feita e refeita todos os dias. É como se fosse uma agenda médica, hoje tem muitos motivos para correr, talvez encontre uma brecha para fazer algo especial e diferente. Quem sabe você pode tentar praticar um esporte diferente? Tudo é questão de querer.

Por mais que sua agenda seja cheia e atribulada, existe sempre um jeitinho de tirar um tempo para você. Pense antes de tudo em seu bem-estar, em fazer algo de bom, pense em vestir o bom humor e sair por aí.

Perceberá que nem tudo está ruim, existe uma luz no fim do túnel e é lá que estão as suas respostas.

Não tenha medo do tráfego, por mais que tudo esteja muito rápido você é quem dá os passos, eles só sairão do compasso se você se perder em pensamentos.

Foco, determinação e muito otimismo. Seu dia está apenas começando e ainda temos tanto para conquistar!

O caminho é longo, a jornada não é fácil, mas nós podemos tirar de letra, porque nós estamos no controle.

Lembre-se: hoje é dia de você esbanjar em simpatia, gentileza , bom humor e o dia vai te retribuir em dobro.

Acredite nisso.

Márcia Coutinho



quinta-feira, 24 de agosto de 2017

NÃO CORRA ATRÁS DO TEMPO.


Resultado de imagem para que tempo temos
                                                                               
E tantas e tantas vezes culpamos o tempo por nossos fracassos, assim como agradecemos ao tempo pela paciência. Foi através dele e com persistência que alcançamos nossos objetivos.

Mas afinal, por que pedir tempo para fazer algo para amanhã se temos o hoje pronto para nos atender?

Por que ficar olhando o tempo que passou para justificar o que está nos acontecendo agora?

Esse tempo que vivemos confiando, é o tempo presente. Fazer hoje e bem feito para que ao chegar no tempo futuro eu só tenha boas recordações. Se deu errado não foi por falta de tentativa. Se deu certo foi porque usei o tempo ao meu favor.

E assim vamos levando nossas vidas: “dando tempo ao tempo” ou quem sabe acreditando que “o tempo é o senhor da razão”. Sempre o tempo em todos os momentos.

Persistência, ansiedade, pressa, inquietude, sonhos... o agora.

Que traçamos nossos planos de vida sempre acreditando que não adianta olhar no tempo que perdi ontem tentando acertar, nem olhando logo adiante para ver se terei tempo para conseguir.

Exija de si o melhor no tempo presente. Faça valer tudo que aprendeu, só não se esqueça que talvez seu tempo não seja tão longo e nem tão bem aproveitado como imagina.

Xiiii... acabou-se o tempo de ficar pensando. Precisamos agir: agora.

Vá.


Márcia Coutinho



quarta-feira, 23 de agosto de 2017

POR QUE TANTA TIMIDEZ?


                                                      Resultado de imagem para timidez                                                   
E quando os olhares se cruzam, algo especial acontece e nem por isso nenhum dos dois dá o primeiro passo?

Fica aquela sensação de frustração. Mas por que isso acontece?  Não houve interesse? Pois é, nesse momento a timidez falou mais alto, por isso uma oportunidade de um bom bate papo se foi pelo espaço.

Essa tal timidez muitas vezes é a razão para os fracassos sentimentais, profissionais e mesmo social.

Para eles o mundo parece ser pequeno; deixam de conhecer pessoas e de aproveitar a vida com todo o seu encanto. Namorar, beijar é para eles um bicho de sete cabeças.

Mas isso pode acabar, é preciso pensar no mundo como um lugar de muitas oportunidades e não um grande e perigoso inimigo. Não pense que as pessoas estão com os olhos voltados só para você, cada um está se preocupando com sua própria vida. Críticas sempre vão acontecer, você não é a única pessoa a ser criticada.

Por que você se cobra tanto? Todos erramos e por mais que tentamos os erros persistirão. Não leve a vida tão a sério, por mais que acerte sempre vai ter alguém para te julgar.

Evite comparações. É normal admirarmos pessoas que são diferentes de nós. Será que seu jeito de ser também não é admirado? Lembre-se: ninguém é igual a ninguém.

Enfim, quando se sentir prisioneiro em seu mundo, procure enxergar suas qualidades. Saia dessa concha e vá viver a vida, procure não se cobrar muito. O mundo lá fora está cheio de juízes. Faça sempre o seu melhor e vai perceber o quanto você é valorizado.

Aprenda a sorrir de si mesmo e verá como a vida se torna mais leve.

Abra sua asas e voe...


Márcia Coutinho


terça-feira, 22 de agosto de 2017

RESOLVA ANTES OS SEUS PROBLEMAS.

Resultado de imagem para precisamos nos construir fortes para ajudar o proximo


                                                                             

Enquanto nos preocupamos em resolver os problemas “do mundo”; nosso mundo vira de ponta cabeça. E assim não vamos percebendo que, a vida está seguindo seu curso normal e nós ficando cada vez mais para trás.

É normal tentarmos ajudar os amigos e nos preocupar com problemas sociais que nos cercam, o que não podemos é deixar de correr atrás de nossos sonhos por estar vivendo os problemas alheios.

Já temos tantas coisas “enroladas” em nossa vida que mais uma coisa será acrescentada como juros, por isso é preciso dar prioridade à nossa vida, resolvendo os nossos conflitos para depois, já preparados e fortalecidos favorecer quem precisa.

Se o mundo precisa tanto de paz onde buscar essa paz para ajudar senão onde vivemos? Nosso lar precisa de equilíbrio, diálogo e compreensão. Assim temos sustentação para fazer a nossa parte.

Lá fora falta tanta coisa! Falta emprego, moradia, saúde e educação. O que podemos oferecer ao mundo se não estamos fazendo a nossa parte em nosso pequeno mundo?

Vamos cuidar primeiramente de nós. Vamos nos tornar seres melhores, usar nossa sabedoria como ponto de partida. Depois é seguir nosso caminho com a certeza que não viemos apenas como passageiros; mas sim, viemos para acrescentar e fazer a diferença.

E que o nosso êxito se concretize.


Márcia Coutinho


segunda-feira, 21 de agosto de 2017

SOMOS RACIONAIS?

                                                      Resultado de imagem para use a razão 

Sobre o tema de ontem ouvi o seguinte comentário: enquanto as pessoas ficam com preconceitos contra as pessoas excepcionais, talvez elas sejam mais racionais que todos nós. Elas, com toda pureza não conseguem maltratar ninguém.

Realmente, analisando essa afirmação, percebi que, enquanto nos julgamos seres dotados de razão somos capazes de fazer tantas coisas contra o nosso semelhante, tantas barbaridades que envergonhamos a todos nós.

Esses seres racionais; pensantes que produzem o que desejam para sobreviverem também são capazes de destruir a produção dos outros. Ele age por impulso, incapacitando de racionalizar.

Quantas vezes não controlamos nossas emoções nem sabemos administrar tais emoções, fazendo com que nossos relacionamentos se tornem doentios e cheios de estranhamentos.

Nessa busca da conquista, muitas vezes a felicidade escorre pelos dedos, perdemos com isso o equilíbrio e o controle da nossa razão.

Sabia que, se você se considera altamente racional, você deve ter os pés no chão, ter a consciência de cada passo e nunca decidir de imediato? Toda decisão por mais fácil que seja não deve ser tomada de impulso, precisa ser analisada quanto aos prós e contras. Pensar no quanto essa decisão vai afetar a sua vida.

Nós, que deveríamos usar sempre a razão, muitas vezes nos perdemos pela emoção. Mesmo assim, o mais certo é nunca deixar o coração falar sozinho, mas pedir a ele que pondere enquanto você coloca sua razão para pensar.


Márcia Coutinho


domingo, 20 de agosto de 2017

PROFESSORES DA VIDA.

Resultado de imagem para semana do excepcional
                                                                                   


Nesta semana estamos comemorando uma data pra lá de especial, afinal vamos voltar nossas atenções aos cidadãos especiais.

Sim. É a semana do excepcional. Pessoas que precisam de cuidados, mas acima de tudo de muito amor.

Eles nos ensinam com o olhar, são carismáticos e atenciosos, porém a sinceridade é uma marca deles.

Quem convive com pessoas excepcionais percebem no decorrer dessa convivência o quanto eles são afetuosos. São professores da vida.

Uma pessoa excepcional não é um ser que precisa ficar isolado, muito pelo contrário, ela pode ser inserida na sociedade. Precisa sim de auxílio especializado e diferenciado. São incapazes sim, de gerir sua vida. Nem por isso precisam ser privados do convívio social.

Dedico nesta semana o meu aplauso ao trabalho exemplar e grandioso das APAEs e especialmente a APAE de Curvelo/MG. Elas vêm desenvolvendo um trabalho de acolhimento a ex-alunos que depois que completaram a idade máxima permitida se afastaram. Buscam através desse programa saber como vivem. Assim fazem uma integração com a escola para dar a todos eles suporte para encarar a maior idade. Os pais são também parte desse acolhimento. São parceiro indispensáveis.

Sabiam que a APAE passa por sérios problemas financeiros? Correm o sério risco de fecharem. Imaginem vocês o que serão das pessoas assistidas. Nós podemos fazer a nossa parte. Procure a APAE de sua cidade e veja como pode ajudar. Se cada um doar um pouquinho já estaremos trabalhando em união para darmos continuidade desse trabalho.

Vamos formar uma grande corrente do bem. Ajude. Doe. Divulgue. Esse trabalho não pode acabar.


Márcia Coutinho


sábado, 19 de agosto de 2017

FAZENDO UNS AJUSTES.

                                                     Resultado de imagem para somos quem somos 


Uma coisa para nos deixar sem graça é a franqueza de uma criança. Quando ela gosta de algo que ganhou, sabe elogiar, agradecer e sair correndo mostrando o que ganhou. Já, se não gosta de uma pessoa, diz na cara mesmo. É uma franqueza tão honesta que os adultos não se incomodam. É coisa de criança.

 Por que não crescemos com a franqueza da criança e somos sempre nós mesmo no decorrer da vida? Precisamos ser aceitos como somos, com nossos defeitos, qualidades, sinceridade e principalmente nos adequando aos desafios.

Mas a sociedade em si não aceita os defeitos. Ser diferente é um grave problema que nos afasta dela. Se nós não nos aceitamos como somos, como queremos que o mundo nos aceite?

 É de uma incoerência absurda você não reconhecer seu próprio valor, sua potencialidade e, no entanto, cobra que seus valores sejam aceitos. Afinal, que valores são esses? 

A partir do momento que você se encontrar é porque descobriu a sua importância. É preciso mostrar seu ponto de equilíbrio com a vida e as pessoas.

Claro que sua vida não depende do que os outros pensam a seu respeito, depende única e exclusivamente de você, que não precisa ser especial ou melhor do que os outros, precisa sim estar em uma constante sintonia e união com os outros.

Precisamos nos adaptar ao mundo.

 É preciso haver flexibilidade de todas as partes. Se não for assim, nada funcionará. É preciso um ajustamento conjunto, para que a relação com a sociedade se torne justa.

Vamos nos esforçar um pouco mais, ser mais flexíveis. Isto não diminuirá a nossa sensibilidade, as nossas virtudes e sim será o ponto de encontro nos caminhos da vida.



Márcia Coutinho