Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

UM CONCEITO DISTORCIDO?


                                                                                           

            Que a família é uma coisa maravilhosa, ninguém tem dúvida. Independente do tamanho que ela seja é sempre muito bom poder contar com pessoas que fazem parte de um elo tão importante nos dias de hoje!
            Mas família não é algo que se despreze, mas sim, existem membros que se desprezam por si mesmo. Eles conseguem se destonar do que se diz base, sustentação, amizade, respeito.
            Isso só acontece porque ele quer ser mais do que pode ser, sua opinião tem que ser aceita e seguida, não gosta de ser contrariado.
            Se família é coisa que se deve guardar e preservar é porque seus membros se respeitam, se preocupam, se admiram, se unem pelo bem ou pelo mal, o resto é apenas parente.
            Isso mesmo, parentes. Pessoas que tem o mesmo sangue, o mesmo sobrenome e nem por isso conseguem viver um mesmo nível de igualdade. Não uma igualdade financeira ou social, mas sim uma igualdade de conceitos e virtudes. Quem sabe até de sonhos?
            Pertencer a uma família é participar do seu dia a dia, não necessariamente estar dentro de suas casas, porém é importante estar sempre disposto a cooperar, se sacrificar e muitas vezes se doar.
            Quantas famílias são numerosas e seus pais terminam seus dias sozinhos, isolados, doentes e carentes. Esses filhos não são elos, são consequências da vida.
            Outras vezes as famílias são pequenas, mesmo assim se torna grande em parceria, amor e afeto, se doam. Um é o elo do outro.

            Então; quando falarmos de família, vamos falar de um tesouro que deve ser cuidado, partilhado e muito bem guardado pois, é este tesouro que será o ponto de sustentação daquilo que se chama de fato família.


domingo, 30 de agosto de 2015

AGRADECENDO.





            Fazer algo pelos outros é gratificante e que nos enche de satisfação. Esse trabalho tende a crescer, afinal é feito de forma voluntária e com imenso carinho.
            Falo hoje deste assunto pois, depois de doze anos trabalhando junto à escola onde meus filhos se formaram recebi uma homenagem pela minha dedicação. Esse reconhecimento faz valer a pena tudo que você abriu mão pelo próximo.
            Quantas vezes pensamos que aquilo que não nos custou nada não tinha expectadores. Fui voluntária sim, abracei a causa da educação. Quantas vezes fui vigia, detetive, professora, amiga, parceira e mãe.
            Eu não conseguia cortar o laço com a escola, sabia que ali eu era uma parcela importante, mesmo quando vi que já não era parte da família escolar, meus filhos já tinham cumprido as etapas escolares. Resolvi então ser amiga da escola. Fui abraçada e acolhida, passei a ser um elo da escola.
            Sei que as vezes falhei, afinal não conseguimos agradar a todos, sei também que fiz verdadeiros amigos, pessoas que ganharam moradia em meu coração.
            Todo o reconhecimento por estes anos veio em palavras de agradecimento, em uma placa com dizeres tão significativos, em abraços calorosos e uma torcida para que eu continue fazendo a diferença por onde eu vá. Que a história que aqui coloquei um ponto final não quer dizer que novos parágrafos não sejam escritos. Ainda há muito o que fazer, não podemos assistir a decadência da educação de braços cruzados.
            Só de não abandonarmos o barco já é um grande passo!
            Você que não sabe o que fazer para ser uma semente do bem, comece olhando ao seu lado e veja em que sua boa vontade pode acrescentar, assim estará dando o seu primeiro passo para contribuir com o engrandecimento de você como pessoa.
            Começa aí a se formar mais um elo de esperança, solidariedade e transformação.

             Obrigado de coração a diretora Izabel Chaves, Regina e funcionários da Escola Estadual Clorindo Burnier Juiz de Fora/MG.... e a luta continua.

sábado, 29 de agosto de 2015

TRANQUE SEU CORAÇÃO...

                                                                                       

            Tem uma chave em seu poder que lhe concede o direito de abrir e fechar seu coração.
            Às vezes abre para os sonhos outras vezes fecha para o amor. As decepções que enfrentamos, as frustrações e traições nos colocam em alerta e de repente percebemos que temos o poder de trancar do lado de fora tudo que nos incomoda e faz mal.
            Sei que não é fácil, pois somos humanos e sujeitos a sentir raiva, desgosto e muito amor, assim como também nosso coração é seletivo. Pode escolher deixar que entre nele só pessoa de bem e sentimentos bons.
            O pior é que tem pessoas que querem fazer uma cópia desta chave e de alguma maneira infiltrar em nosso mais íntimo sentimento e aos poucos nos fazer criar sentimentos negativos para ir contra nossos princípios.
            Precisamos blindar nossos corações contra essas pessoas. Elas se sentirão fracas, impotentes pois erguemos uma barreira contra elas.
            É preciso que nosso coração esteja de bem com a vida, que as pessoas negativas, frustradas fiquem bem longe de nós. Que os que dizem não nos atinjam. Que saibamos lidar com os inimigos.
            Somente nós podemos decidir quem tem o poder de nos ferir, então varremos para fora e trancamos nosso coração.
            No início é um trabalho lento, estafante,  mas o resultado será demais. Você estará enfrentando um mundo que tem o poder da influência e muitas vezes corrompem nossos sonhos enfraquecendo nossas ambições. Por isso segure a chave do seu coração bem apertada e não a entregue a ninguém.
            Nele só os bons penetrarão e permanecerão.


Márcia Coutinho









sexta-feira, 28 de agosto de 2015

BRISA DO PASSADO.


                                                    


            Olhar para trás é esperar que uma brisa traga tudo de bom que ficou em alguma esquina do passado.
            Cada passo para frente é um novo aprendizado. O degrau do amanhã é feito com o hoje. Muitas vezes sofremos para acertar e passamos o tempo lamentando o que poderia ter sido feito.
            Se o que temos para o agora é fazer bem feito; que seja feito para não nos arrependermos mais tarde com as consequências.
            Estamos sim, sempre com os olhos no ontem, por saudade, por frustração ou por um acaso. Só temos que ter cuidado com o que conquistamos e como conquistamos, pois, no futuro quando formos cobrados aquela brisa de esperança pode vir em forma de ventania.
            Faça alterações no seu dia, recomece sempre.
            Hoje você não é feliz como ontem? Isso está te magoando mas não devia.
Tente ser feliz com o que tem.
            Andamos é para frente. A vida está acontecendo agora. Pode ser confusa, cheia de mudanças. Não espere a mesmice. Faça a diferença. Faça diferente.
            Seja flexível e aceite as transformações. Abra um belo sorriso para a vida, ela está de dando novas chances a cada dia. Tenha saudade do passado pelo que viveu e nunca mágoa por ter deixado de viver.
            Escute: agora é o momento certo para ser feliz! Aproveite.


Márcia Coutinho



quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DIZENDO NÃO.

                                                                 Resultado de imagem para aprenda a dizer não           

Tem pessoas que não sabem dizer não. Amargam frustrações e engolem sapos simplesmente por não incluírem o “não” em seu vocabulário.
No entanto estão sempre recebendo portas na cara, olhares desconfiados e se tornam infelizes.
Concordar quando quer dizer não é como criar uma mágoa. Essa maneira que criou de resolver problemas não é saudável.
É possível que pessoas que sempre dizem sim não querem evitar problemas mas sim temem não serem aceitas e tem medo das críticas.
            O sim é uma autodefesa. Essas pessoas tem medo de dizer o que pensam e suas atitudes causam grandes danos, prejudicam a si mesmo e o pior não sabem mais como mudar.
            Seja flexível. Ninguém consegue agradar a todos o tempo todo. Aprenda a olhar nos olhos, dizer o que pensa. Seja autêntico e que te aceitem assim.
            Falar e ouvir não são saudável, aceitável e natural.
            Não queria mostrar ao mundo o ser perfeito que é. Perfeição não existe.
            Se for sim dia sim. Se for não também diga não. Se permita errar assim estará acertando os ponteiros da sua vida com você mesmo. Busque sua felicidade.
            Boa sorte.

Márcia Coutinho




quarta-feira, 26 de agosto de 2015

REVOLUÇÃO FAMILIAR?


                                             

                 Quantas vezes paramos para questionar as coisas estranhas que andam acontecendo pelo mundo.
Às vezes ficamos procurando respostas tão longe enquanto ela está bem mais perto de nós.
Por que as pessoas estão tão intolerantes e a violência crescendo assustadoramente? A resposta é simples: a família está se acabando.
Isso é uma triste constatação afinal em plena era tecnológica já não existe o olho no olho, o bate papo, o cultivo de verdadeiras amizades.
Se voltarmos no tempo perceberemos que aquele modelo de família onde o pai era o sustento da casa, a mãe a educadora dos filhos e estes obedientes e disciplinados já não existem mais.
Mesmo cansados pais e filhos dialogavam, brincavam, partilhavam uma vida.
Essa rotina, esse respeito familiar era exemplo. Os filhos seguiam normas, não quebraram regras. Do jeito deles eram felizes e satisfeitos.
Porém os tempos mudaram rapidamente, as necessidades foram surgindo, a mídia entrou destacando a necessidade do consumo, o provedor já não era o único a trabalhar fora; então a educação dos filhos passou a ser delegada a terceiros. Quebrava-se assim uma norma social. Tempos modernos, novos problemas.
O cansaço, o corre corre, o estresse, o trabalho estafante, trânsito e muito mais tornaram-se aliados contra a família. Os costumes passaram por transformações, a boa convivência evaporou. Muitas famílias não conseguiram acompanhar essas mudanças.
Enfim começava aí os desgastes na relação familiar e hoje sofremos as consequências desta evolução ou seria revolução familiar?


Márcia Coutinho







terça-feira, 25 de agosto de 2015

EVITANDO PROBLEMAS


                                                                    

                Espere aí, você acha que só você tem problemas? Que os seus são os maiores e mais difíceis de resolver? Está enganada. Cada um de sua maneira tem problemas e problemões, mesmo assim seguem a vida buscando soluções e não culpando os outros.
            Faça com cuidado uma análise do que anda fazendo de sua vida para que os problemas se acumulem. Existe um erro aí e só você será capaz de detectá-lo.
            Se tem dívidas e não sabe como quitá-las então por que as fez? Dinheiro não cai do céu, ele só vem com o trabalho. Tudo que vem fácil vai mais fácil ainda.
            Aprenda a controlar gastos, a segurar a língua para não ferir ou magoar quem está ao seu lado, saiba quais são seus limites e o que fazer para evitar os problemas.
            No entanto se você é como imã para atrair problemas então realmente precisa de ajuda. Já entrou em uma roda viva onde não consegue mais viver sem eles e o pior; está sempre a procura de culpados ou querendo transferir o que é seu aos cuidados dos outros. Uma coisa sem muita lógica, mas para pessoas que infelizmente são movidas por erros e trapalhadas tudo é possível e até normal.
            Quer um conselho? Tente viver de forma mais tranquila, sem excessos ou exageros. Não acompanhe os outros. Nem tudo que o outro tem você pode ter também. Para se conquistar alguma coisa é preciso dedicação, determinação e necessidade.       Afinal para que ter um carro zero se não sabe dirigir, não tem como mantê-lo somente porque os outros têm?
            Os problemas só existem a partir do momento que você os deixa entrar em sua vida.
            Viva bem. Viva feliz.


Márcia Coutinho



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

NOS PALCOS DA VIDA


                                                                             
            Tem uma frase em uma letra de  música que se encaixa muito bem em nossa vida:
“Nossa vida é um palco iluminado...”
            Realmente no dia a dia somos artistas em busca do sucesso e reconhecimento profissional. Cada apresentação pode nos dar a glória ou a decepção. Ou conseguimos cumprir o planejado ou simplesmente deixamos nosso dia inacabado, nossos sonhos para outro dia. Será que a peça não teve público onde houve cadeiras vazias, não teve aplausos? Houve falhas.
            Sabe aquele dia em que o teatro está fechado por algum motivo. É o dia em que acordamos desmotivados, bateu aquele desânimo. É o dia em que não fazemos planos, ficamos  na coxia.
            Na verdade, todos os dias quando acordamos é  como se estivéssemos em dia de estreia: coração acelerado, mãos suadas. São novos desafios que surgem. São momentos de decisões. É você ou você que tem o poder nas mãos.
            As luzes  se ascendem. Mais um grande dia se inicia. É sempre tempo de recomeçar. O sol nasce imponente para todos. A plateia aguarda. A vida está lhe dando mais uma chance de ser feliz.
            Porém... se não souber sua falas e seu momento exato de entrar em cena é como se você estivesse atrasado para o grande espetáculo, foi-se mais uma oportunidade.
            A cortina fechou, a luzes se apagaram e o público se foi. Você ficou sozinho com suas ilusões. Hoje mais uma vez não teve aplausos.
            Mas se você é daqueles que está sempre de bem com a vida, disposto a continuar tentando, abraçando as oportunidades; parabéns. A sua vida mais uma vez está muito bem iluminada neste palco chamado viver!



Márcia Coutinho

domingo, 23 de agosto de 2015

O MUNDO NÃO SE ENTENDE.


                                                                   
            Compreensão. Desde que o mundo é mundo todos tentam se compreender, mas não conseguem se entenderem.
            Essa falta de compreensão leva a uma intolerância que tem sempre um fim trágico.
            Compreender é buscar ver o lado bom das coisas, é discernir o certo do errado e estar pronto a aceitar as diferenças.
            Quando você procura compreender é porque está no caminho certo do entendimento, muitas vezes buscamos assimilar o fato depois que julgamos e tiramos nossas próprias conclusões, quantas vezes nos precipitamos em nossos julgamentos.
            Infelizmente existem ideias já formadas precocemente que fazem com que cometamos erros, por isso a violência está crescendo de forma alarmante.
            Falta diálogo. Quem conversa se entende. Quem ouvi as opiniões antes de formar um conceito tem condições de compreender a mensagem que o outro quer passar.
            Não perca seu precioso tempo criando encrencas, discutindo. Aprenda a ouvir. Compreenda os outros para ser compreendido.
            Muitas vezes precisamos ter equilíbrio para suportas os falsos, os mentirosos e inconsequentes. Mesmo assim isso não nos dá o direito de virar as costas e deixar alguém falando sozinho.
            O mundo só está deste jeito por causa da incompreensão humana, na falha de caráter e do julgamento precoce.
            Não vá pela cabeça dos outros. Siga o seu coração e com certeza será muito mais feliz do que é hoje.

 Márcia Coutinho


sábado, 22 de agosto de 2015

É CONSTRANGEDOR.

                                                               Resultado de imagem para falar a verdade é sempre o melhor caminho                             
     Alguma vez lhe pediram uma opinião onde você se viu forçado a mentir? É uma verdadeira saia justa não é mesmo?
         Mas tem coisas piores do que isso. Imagine seu melhor amigo ou amiga chega perto de você com um tremendo mau hálito. O que fazer? Aguentar ou falar?
         É uma faca de dois gumes: pode falar e perder o amigo que se sentiu humilhado ou a pessoa ficar agradecida, dar uma desculpa e tudo bem.
         Todas essas decisões que muitas vezes nos custam muito ou nos tornam mentirosos de plantão tem um nome: constrangimento.
         O constrangimento vem também de pessoas que não se sentem bem em um determinado ambiente e quando percebem que estão olhando em seus olhos ou simplesmente sendo observado se sentem constrangidas.
         Todo esse constrangimento vem pela falta do diálogo. Esse sim está sumindo. Agora tudo é virtual, olho no olho já era.
         Esse embaraço que sentimos por termos que expressar nossa opinião não nos faz bem, deixa um vazio, uma questão quase moral. Ninguém quer ser constrangido, ninguém deve constranger o outro.
         Devemos fazer da boa convivência uma arma para se evitar tais situações. Não é fácil dizer a alguém que ela está malvestida, com cecê ou mau chulé. Mas é importante estarmos atentos a quem realmente são nossos amigos e estarmos cientes que eles só querem o nosso bem e não nos ver sem graça, envergonhados ou servindo de chacota para os outros.
         Pense bem antes de falar para o outro sua opinião, deve sim falar; no lugar certo e longe de outras pessoas, senão ficará ruim para ambas as partes.  Fica aí o meu alerta.
        
 Márcia Coutinho



sexta-feira, 21 de agosto de 2015

VOAR...VOAR...


                                                         


Hoje mais uma vez abri minhas asas e voei. Será um longo voo, cheio de novidades. Não vou rumo ao incerto, vou em busca de mais conquistas.
Meus filhotes também voarão. Cada um seguirá seu caminho. Levarão sabedoria, discernimento e muito amor, afinal me empenhei em muni-los do melhor que tinha, agora é com eles.
Sei que terão dificuldades para identificar o melhor momento para subir, o melhor momento para pousar. Muitas vezes as asas cansam, precisa-se então tomar fôlego para seguir adiante.
            Nesse voo encontrarão companhia. Ninguém vive sozinho. Toda boa viagem é feita com amigos para juntos dividirem experiências, sonhos e conquistas.
            Quando olharem para trás terão saudades sim, colinho de mãe é doce, mimos de mãe são sagrados, conselhos são lições para uma vida. Mas quando olharem para frente terão a certeza que este voo não foi forçado, foi muito bem planejado.
            Dos dois lados aprenderão a entender a linguagem do sorriso, do silêncio, das broncas, da distância.
            Quando bater aquela vontade de voltar ao ninho, entre palavras, promessas e expectativas encontrarão o melhor momento de fazerem esse reencontro e aí sim, terão tempo de contarem suas aventuras e nesta nova página do livro da vida escreverão mais um capítulo recheado de bons e deliciosos momentos.


Márcia Coutinho

Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

FOI MINHA A DECISÃO.

                                                                     

           Você alguma vez tomou uma decisão que foi contrária ao caminho certo? Deu errado não foi? Levou muito tempo para encontrar o caminho de volta? Assim acontece quando nos permitimos tentar decidirmos por nós mesmos.
            É interessante como essa dor é diferente daquela de arrancar um dente. Talvez porque você sabia da dimensão do seu passo, mas preferiu arriscar e ver no que ia dar.
            São nessas tentativas frustradas que aprendemos que o nosso crescimento não é feito somente de vitórias. É quando apenas uma água limpará o machucado e nem ficarão as cicatrizes. De repente você está pronta para recomeçar: é a lei da vida.
            Quantas vezes nos dispomos a seguir conselhos, a sermos certinhos e não somos felizes. Sabe por quê? Não é uma conquista nossa, não é algo que nos agradou ou aconteceu como prevíamos.
            Assim sendo, não podemos simplesmente ignorarmos o nosso coração. Devemos ter consciência de nossas ações, responsabilidades pelas decisões e estarmos preparados para assumir as consequências. Afinal toda ação tem uma reação. Você pode chorar o resto de sua vida ou correr para o abraço e continuar tentando sempre mais seguir o que manda o seu caráter, suas virtudes, sua educação.
            E assim segue a humanidade: tropeçando, caindo, aprendendo. Boa sorte!
           
Márcia Coutinho


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

NOSSA ESSÊNCIA.

                                                                  

            O tempo é muito ingrato: ele traz sabedoria mas leva a nossa juventude.
            Os sonhos que pareciam tão reais e até palpáveis se distanciam. Às vezes se tornam inatingíveis.
            O belo corpo vai perdendo sua forma e ganhando contornos não desejáveis.
            A pele de pêssego, rosada e lida ganha rugas e marcas de expressão.
            Nossas mãos que tanto carinho fizeram, tanto trabalho executaram perdem sua vitalidade.
            Nossa mente brilhante, sonhadora que viveu momento de glória e orgulho vai se acalmando, “sossegando”, já pensa menos.
            Nossas ideias tornam-se ultrapassadas, somos incompreendidos. Acompanhar a evolução dos tempos, vivenciar o modismo não é tarefa fácil. Falta adrenalina, exatidão. Se não mantermos corpo e mente em movimento começarão as dores, o cansaço.
            Ah! O tempo levou nossas glórias, ficaram as recordações em nossos álbuns, ficou a saudade de um tempo que não volta mais.
            Pensando bem, fazer tricô, ler o jornal não está mais entre as prioridades, hoje curte-se mais a vida. Eles têm pressa de ser feliz!
            O tempo pode levar muitas coisas que adquirimos sem nos pedir permissão, mas a nossa essência não, esta é nossa, está bem guardada e ninguém nos toma.


Márcia Coutinho


terça-feira, 18 de agosto de 2015

E AGORA JOSÉ?


                                                                
 
            E agora José? E agora você? Como vamos seguir em frente com a esperança tão em baixa em nossos corações?
            Mediante os fatos que já se tornaram corriqueiros não sabemos mais como agir ou o que pensar! Está tudo tão claro e quem deveria enxergar faz-se de cego, ignorante e tantos outros nomes que me nego a dizer.
            Mais uma vez fizemos a nossa parte. Fomos à rua. Nos vestimos de verde e amarelo por uma pátria sem corrupção. Nos manifestamos. Quantos ali eram apenas mais um, não sabiam nem porque estavam ali, eram apenas número. Outros cientes do grau de anarquia que virou nossa política mostraram sua indignação gritando palavras de ordem. É bonito este gesto de patriotismo. Mas será que mais uma vez não vai acabar em pizza?
            Não sou contra esse ou aquele partido político, contra a Presidenta ou tantos outros citados. Sou contra a corrupção, a impunidade e a injustiça. Sou a favor do povo que ainda quer acreditar em nosso poder público. Mas anda tão desiludido!
            Não é tirando do poder que resolveremos o grave problema, mas sim vermos estes se redimindo, assumindo seus erros e suas culpas, mudando, punindo e devolvendo nossa dignidade.
            O poder maior é nosso. Nós fazemos as escolhas. Nós fechamos nossos olhos e ouvidos para a verdade, vendemos nossos votos. Então para aqueles que a carapuça coube que saibam mais o que fazer com seu voto e o que fazer pelo seu próprio bem.
            Hoje você se vendeu. Amanhã pagará caro pelo seu erro.
            Nós. Somente nós somos responsáveis pelas nossas escolhas.
            Então...

Márcia Coutinho


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PERMITA-SE PERMITIR.

                                                                           


            Permita-se ser você mesmo, sem máscaras ou maquiagem. Permita-se agir conforme manda sua consciência. Erramos tantas vezes por tentar acertar, mesmo assim ignoram nossas tentativas. Continue tentando, não te fará mal algum.
            Permita-se dormir e sonhar. Desligue os problemas e durma. Amanhã com a cabeça feita, o corpo descansado tudo será diferente, perceberá com mais clareza onde está errando.
            Permita-se seguir um caminho incerto, afinal quantas vezes fomos pelo obvio e não deu em nada, o mistério tem suas surpresas que nos encantam. Por que não arriscarmos mais?
            Permita-se vestir o que gosta, o que sente bem, sem preocupar com a opinião alheia. Quantas vezes se sentiu fora no ninho somente porque aquela roupa que lhe indicaram não te fez sentir à vontade?
            Permita-se falar o que lhe vem à mente, são nessas palavras que estão sua essência, sua verdadeira opinião. Não deixe que lhe podem suas ideias. Cada cabeça tem sua sentença. Nem sempre as opiniões devem ser as mesmas, as discussões nos engrandecem.
            Permita-se voar com suas próprias asas, se não conseguir tente outra vez.
            Permita-se amar e sofrer uma desilusão. Permita-se ser amado e não corresponder.
            Permita-se acreditar no homem. Mesmo com tantas desgraças ainda existem tantas pessoas boas que formam uma corrente do bem.
            Permita-se ser transparente em suas emoções e também se trancar para não sofrer.
            Quer saber de uma coisa? Permita-se permitir.

Márcia Coutinho