"Foi só uma mentirinha."
"Foi uma mentira do bem."
De uma maneira ou de outra houve falta da verdade. Não há justificativas para a mentira. Esta sim, é a ocultação da verdade em qualquer que seja a circunstância.
As mentiras vem camufladas por justificativas injustificáveis.
Quando uma criança mente e os pais acreditam que "é coisa da idade" eles estão permitindo que aquilo se torne um hábito.
Sabemos que, as crianças tendem a falar sem pensar, muitas vezes com medo de ser repreendidas criam histórias. Assim , aprendem a relacionar as desculpas como maneira de se livrarem da culpa e da punição. Com isso estão se protegendo e se defendendo.
Esse é o incentivo que precisam para recorrerem sempre que se verem em apuros. Estas não sabem o que estão fazendo. Quando adultos a mentira é algo premeditado.
Precisamos entender por que a mentira acontece. Isso se dá pelo fato da necessidade de se esconder algo, enfrentar a verdade às vezes dói.
O que faz com que a mentira se torne um hábito é o medo, esse sim, cria uma inverdade: medo de não ser aceito, o medo da perda, da rejeição e do abandono. Precisamos lidar com as consequências.
A verdade deve ser nossa prioridade. Devemos estar preparados para falar e ouvir. A verdade não deve ser dita para agredir, mas sim para que seja compreendida porque foi dita.
Antes de mentir lembre-se que, você tem valores, virtudes, amizade, cumplicidade e principalmente caráter. assim você tem bases fundamentadas nobem e não precisa se recorrer de algo que de um jeito ou de outra será descoberto. aí sim... tudo se acaba.
Perdendo a confiança, resgatá-la não é fácil.
Márcia Coutinho
www.facebook.com/salpicandoideias
0 comentários:
Postar um comentário