Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

domingo, 22 de maio de 2016

NÃO SE PRECIPITE: PONDERE.

                                                                                   

Esta semana ouvi de uma amiga a seguinte frase: hoje eu sei porque as coisas na minha vida não dão certo, eu vou muito pela cabeça dos outros na hora de uma decisão. Eu não sei ponderar na hora de decidir.

Realmente a vida desta minha amiga é muito complicada,cheia de altos e baixos que, muitas vezes tem repercussões sérias. sempre a vi como uma pessoa boa, porém ela vai muito pela cabeça dos outros e isso não é bom.

Cada um tem a sua vida, seus problemas. Precisamos saber entender que, nossas vidas se entrelaçam porém a minha vida só pertence a mim, Cabe portanto a mim decidir o que fazer com ela.

Quando ela me falou que não sabe ponderar na hora de decidir; logo fiquei pensando como as pessoas tomam decisões importantes sem avaliar as conseqüências do que vai fazer.

Quando medimos, calculamos, refletimos bastante sobre uma questão, as chances de cometermos um erro é pequena porque não fizemos sem pensar. Ao pararmos para analisar colocamos os prós e contras  à nossa frente, tendo em vista que, qualquer solução não foi tomada por impulso e sim foi ponderada.

Por isso é importante não levarmos sempre em conta a opinião de terceiros sem antes darmos devida importância aos fatos, ponderando os riscos e desvantagens que teremos para que não possa haver arrependimentos depois do fato consumado.

A partir de hoje só decida quando já tiver tido tempo de ponderar, meditar e apresentar razões de peso para tal decisão.

Não se precipite: pondere.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

0 comentários:

Postar um comentário