Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

VAMOS NOS LAMBUZAR DE ALEGRIA.

                                                    Resultado de imagem para como curar a tristeza 


Quando estamos tristes, o mundo parece que fica cinza. Procuramos curar nossa tristeza, reverter esse quadro. Vamos dar um chega pra lá nessa tristeza.

Por mais difícil que seja ainda assim essa possibilidade é viável. Não é como um interruptor que simplesmente o desligamos e caso resolvido.

Para começar precisamos entender o que causou essa tristeza. De onde ela vem. Ninguém fica triste porque quer ficar.

Agora é interessante saber se você quer manter esse quadro de tristeza ou se sair dele é sua verdadeira intenção. Você pode decidir o quanto quer ser feliz e o que pode fazer para realizar essa sua vontade. Tudo é uma questão de escolha.

Se entregar à tristeza com o tempo chegará à depressão. E depressão é uma doença que deixa sequelas graves. Precisa de cuidados especiais. Você quer isso para você?

Então é hora de virar o jogo. Leia bons livros, ouça boas músicas, saia para se divertir, procure sair com pessoas alto astral, pratique um esporte diferente, faça algo que sempre quis e nunca teve oportunidade de fazer, assista vídeos engraçados, conte piadas, saia da rotina.

A tristeza nos convida ao recolhimento, a nos afastar das pessoas que gostam de nós. A tristeza é uma dor que nos maltrata e fere nosso coração.

A tristeza é uma enfermidade que se cura com a alegria.

Então... vamos embora nos lambuzar de alegria e ser muito feliz.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

QUEM AMA CUIDA.

                                                     Resultado de imagem para quem ama não mata. cuida


Alguém pode me explicar o que está acontecendo com os homens do mundo que em nome de um sentimento tão nobre estão tirando a vida de “seus amores? ”

Para começo de conversa vamos esquecer que se chama amor, afinal o amor não maltrata, não machuca, não mata.

Quem ama quer o outro inteiro, feliz.

As pessoas que amam, na verdade gostam antes de tudo deles mesmos, dessa maneira são capazes de amar o outro.

Amam aceitando o outro como são, encaixando as imperfeições, se alinhando.

Mas infelizmente a realidade é muito cruel e esse amor doentio, eu não diria que é amor, esse sentimento de posse vai fazendo com que nossas mulheres vão sendo torturadas, espancadas e se silenciam por medo.

A lei Maria da Penha já não coloca medo, a impunidade é um chamarisco para a tragédia.

Quando o relacionamento chega ao fim, muitos mergulham no luto, no ódio, no rancor e a vingança começa a ser planejada. Não se coloca um freio nas consequências. Mergulham de cabeça e cegos não veem outra saída senão acabar com quem dilacerou seu coração.

Ninguém é obrigado a ficar com ninguém, ninguém é obrigado a aceitar o primeiro tapa e perdoar.
Dizem que a violência tem cheiro, tem clima.

Se você se calar estará sendo conivente com o opressor. Não seja mais uma na estatística.
Fuja. Quem ama não mata, cuida.

Márcia Coutinho


domingo, 26 de fevereiro de 2017

ENTENDA AS MENSAGENS.

                                           Resultado de imagem para nem todas as mensagens de otimismo são praticadas

Diariamente recebemos muitas mensagens nas redes sociais falando de Deus, de otimismo, autoestima e por aí vão.

Algumas encaixam bem no nosso dia a dia, pensamos que alguém sabe do que estamos precisamos ouvir e por isso nos enviaram.

Mas nem sempre quem nos enviou realmente pratica aquilo que prega. São pessoas que fazem com uma mão e tiram com a outra. Vivem de aparência.

Isso nos entristece, pois usam de palavras bonitas para nos enganar. Quando enganam a nós é uma coisa, mas enganar a Deus é outra.

Tem alguém lá em cima que sabe muito bem como estamos levando a nossa vida, nossas atitudes e ações. Por isso não temos noção o quanto somos hipócritas!

Então, quando receber uma mensagem, achar bonita, interessante avalie o peso que ela possui em sua vida e se vale a pena repassá-la adiante.

As palavras o vento leva, as atitudes marcam.

Nem tudo que nos dizem é a mais pura verdade em prática. Pratique aquilo que acredita e vive.

Somos pessoas em busca de algo que nos transmite leveza, paz e equilíbrio. Por isso as mensagens que recebemos nos tocam tanto.

Ame acima de tudo, viva feliz independente de quem está ao seu lado. Sua presença é suficiente para ser sua parceira de caminhada.

Márcia Coutinho


sábado, 25 de fevereiro de 2017

E QUE TODOS DIVIRTAM...


Resultado de imagem para vamos esquecer os problemas e curtir o carnaval
                                                                                   

Em tempos quando percebemos o quanto as pessoas estão descrentes com a vida, vimos enfim uma luz no fim do túnel: as pessoas estão enfrentando o medo e indo curtir os dias de momo.

É motivo de alegria, já que estamos vivendo uma época onde a crise está nos assustando, onde o desemprego, a violência, a corrupção a falta de esperança já são nossos companheiros diários.

Ver a alegria no olhar, o sorriso, a festa se espalhando pelos quatro cantos nos enche de entusiasmo, mesmo sabendo que depois da quarta-feira de cinzas tudo volta ao que era antes. As manchetes dos jornais, nas redes sociais darão conta que, muitos ainda usaram esses dias para o lado pior deles.

Não adianta fechar os olhos ou como se diz por aí: tampar o sol com a peneira fingindo que tudo mudou, que as pessoas se conscientizarem da necessidade do respeito e que a festa é apenas um bom motivo para comemorarmos essa nossa grande conquista.

Continuam nos passando a perna, enquanto o samba desce ladeira, as escolas de samba enchem nossos olhos com tanto luxo e beleza, nossos políticos continuam tramando nas nossas costas, votando o que querem e o que podem contra o povo.

Não vamos deixar a folia tapar nossos olhos e ouvidos, vamos continuar ligados nessa realidade que não muda, nesses nossos” representantes” que tira os nossos direitos e blindam a todos eles.

Vamos fingir que não estamos vendo nada que acontece do outro lado, o melhor que temos a fazer é nos contagiar pela alegria do momento, pela energia que vem do povo.

Hoje eu só quero sorrir, hoje eu não quero chorar. Deixei a tristeza lá fora...

Márcia Coutinho


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

TRISTEZA NÃO COMBINA COM FOLIA.

                                                         Resultado de imagem para não deixe a tristeza acabar com seu carnaval



Não sei se você como eu, tem reparado o quanto as pessoas estão intrometidas e amargas. Elas andam fazendo comentários estranhos em publicações que nada tem a ver com a vida delas.

Até se fosse algo de bom, que acrescentasse qualquer coisa talvez pudesse até ser relevante, no entanto são comentários ácidos. Dá a impressão que são pessoas de mal com a vida.

E, são essas pessoas que não conseguem ver a beleza em sua volta, para elas tudo é cinza. Sombrio.
Não podemos nos permitir olhar os outros com nosso olhar de frustração. Ninguém tem culpa dos nossos problemas, eles são nossos e podemos resolvê-los. Não é uma tarefa fácil, tem muita coisa em jogo, inclusive a nossa felicidade.

Certo, tem dias em que acordamos de mal com a vida, sei lá por que, cada um com seus motivos, isso não nos dá o direito de maltratar quem não tem nada haver.

Nestes dias de folia, tem pessoas que vivem o carnaval, com sua alegria, sua essência de cor e brilho. Se você não está prá festa nem prá fantasia, aproveite para ficar em casa, ter aquela conversa consigo mesmo, colocar questões em ordem. Descansar.

Não vá para a rua vestindo sua tristeza, seu momento ruim, não estrague a festa dos outros.
Quer um conselho? Entre na festa, esqueça por algum tempo seus problemas, as contas, o amor perdido, a falta de emprego, a crise.

Amanhã, depois da folia você recoloca sua vida de novo nos trilhos. Não deixe a vida passar sem deixar a sua marca.

Seja confiante. Tudo vai melhorar.

Uma sugestão: Não abuse da bebida. Diga não as drogas. Denuncie o assédio.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O PODER DO NÃO.

Resultado de imagem para porque os pais se deixam manipular pelos filhos
                                                                                     


Quem é mãe vai entender o que quero dizer. Venho percebendo o quanto os pais estão sendo manipulados pelos seus filhos. Isso eles percebem, mas devido à culpa que sentem por deixá-los em creches, com babás ou em uma série intermináveis atividades extraescolares, deixam que seus filhos peçam cada vez mais, até que ficam sem limites.

De uma maneira ou de outra estamos sempre disponíveis para eles. Vivemos nossas vidas em função da deles. Estamos sempre prontos para atendê-los. Sempre com a desculpa que, sentem culpa por não poder estar tão presente em suas vidas como gostariam.

É muito difícil dizer não a um filho, principalmente quando ele é insistente e um grande ator: adora fazer um drama e várias chantagens, que acabamos cedendo.

Precisamos ensinar nossos filhos o valor do limite e da negação. Assim eles conhecerão o mundo adulto onde nem tudo são rosas.

Aprender a enfrentar as frustrações dentro de casa, onde existe afeto e amor vai ajudar essas crianças a entender que o não faz parte da vida e que nem sempre nossas vontades serão atendidas.

Essas nossas crianças tão bem informadas e inteligentes estão deixando seus pais cada vez mais sem autoridades, perdidos e angustiados.

Não queremos ver essa geração do futuro tendo seus pais como reféns de suas vontades, precisamos de adultos confiantes e preparados para enfrentar os nãos, onde o limite torna-se apenas um detalhe.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ESQUECER O GRANDE AMOR?

                                                   Resultado de imagem para é facil esquecer um grande amor?
Como seria bom se soubéssemos controlar a entrada e saída do nosso coração. Assim evitaríamos tanto sofrimento e amargura.

No entanto; estamos cada vez mais nos iludindo com falsas promessas. Podemos perceber na quantidade de relacionamentos que estão acontecendo através das redes sociais e o quanto também estão se acabando.

Os motivos são tantos ou a falta de motivo que muitas vezes é a pior parte. É sempre bom saber onde estamos errando para tentar não repetir os erros.

Conviver com as recordações, a saudade, a ausência nos machuca muito e na maioria das vezes a cicatrização do coração leva um bom tempo.

Sair um pouco, fugir dos lugares que partilharam, evitar falar no assunto talvez sejam algumas dicas, mas nem sempre resolve, afinal tem sempre um bom amigo que está disposto a lembrar o assunto sempre nos piores momentos.

Esses laços de dependência são difíceis de se desfazerem. Não adianta fingir que nada aconteceu, que está tudo bem. Nada está bem. A volta por cima em algum momento precisa acontecer. Mas até quando vamos esperar para superar esse fim?

Muitos ainda acreditam na reconciliação e vão deixando o tempo passar. Os dias passam e a esperança vai perdendo força. A tristeza parece não ter fim.

Então o que fazer para virar mais essa página de nossa vida? Deixe de dar prioridade a ele em seus pensamentos. Assuma a realidade: nada é eterno.

Talvez você nunca o esqueça, porém, arrumar um novo amor para esquecer não resolve. Recomponha-se primeiro.

Derrube os obstáculos internos que estão atrapalhando seu recomeço e se entregue à vida.
Ser feliz deve ser sua prioridade. Boa sorte.

Márcia Coutinho


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

DEIXE SUA ESTRELA BRILHAR.

Resultado de imagem para porque obrilho dos outros m e incomoda
                                                                             

A competição existe para provar alguma coisa para alguém. Sempre estamos competindo.

Infelizmente, alguns levam essa competição para um lado negativo, tornando algo saudável em algo destrutivo.

Isso se chama inveja.

As noites nos encantam porque o brilho das estrelas é um espetáculo à parte. Se pararmos para apreciar esse brilho vamos descobrir muito mais do que imaginamos.

Assim são as pessoas. Quantas vezes as julgamos apenas pela aparência e as rotulamos. Quando começamos a conhece-las percebemos a intensidade de seus valores e por isso passamos a admirá-las.

Cada uma tem seu brilho próprio. Não nos diminuímos porque admiramos as pessoas pelo que são, mas sim, mostramos o quando somos grande em caráter.

Mas a vida não é tão perfeita assim, nem todos andam em sintonia. Algumas pessoas não se conformam com o sucesso alheio. O brilho do outro o incomoda, isso porque não aceitam que outros ofusquem o pouco que elas são.

Pois é, quem tenta encobrir o próximo é porque se acha melhor, incomparável. É preciso ter carisma, é preciso aceitar que alguns se saem bem no palco e outros na plateia. Um dia isso pode mudar.
Basta aceitar o próximo como ele é, não impondo suas vontades.

 Mais importe de tudo: continue brilhando, sempre com muita intensidade. Não é porque sua estrela não brilha que você tem que apagar a minha.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

GULA É PECADO?

                                                            Imagem relacionada       

Dizem que, tudo que é demais passa. E isso é verdade, afinal se pensarmos bem, as pessoas estão exagerando demais.

Esse excesso anda nos preocupando. Você já viu a pessoa que começa a beber demais, quando menos imagina já está viciado. Assim também é quem busca um corpo perfeito e excede nos exercícios, dietas, plásticas e por aí vão. Nunca estão satisfeitos.

O cigarro para muitos é o primeiro passo para se chegar a um vício que vem causando tantas mortes. Quantas vezes o cigarro chega a ser nada perto das drogas que vão consumindo cada dia mais, levando a cometer crimes ou pequenos delitos. O que não pode é ficar sem essa tal de droga.

Agora vou pegar mais leve: e o vício por comidas? Tem pessoas que começam a comer cada dia um pouquinho a mais sempre tendo uma desculpa: fome, ansiedade, atraídos pelo cheiro, pela aparência. Nunca pela gula.

E ainda tem quem discorda sobre a gula ser um pecado! Comer em excesso além de nos provocar um desconforto muito grande pode levar a problemas de saúde e a um desequilíbrio.

Assim como em qualquer vício não é fácil sair, a gula também tem suas dificuldades, nem por isso podemos desistir de tentar.

Uma boa maneira para amenizar esse desejo compulsivo pela comida é se impor limites. Dizer não. Procure incluir alimentos saudáveis e que te mantenha saciado.

 No início seu corpo vai reagir. Quando essa vontade for mais forte que você, saia para longe dos pratos atrativos. Como dizem os mais velhos: “ você não nasceu antes da comida. Resista”.

Não é errado gostar de comer e querer comida gostosa. Errado é não ter limites.

Márcia Coutinho


domingo, 19 de fevereiro de 2017

A FONTE DA FELICIDADE

                                                   Resultado de imagem para porque ficamos felizes pelos outros?

Como fico feliz vendo o sucesso dos outros! Isso me faz muito bem, principalmente quando essa conquista é fruto de muito esforço, muito trabalho.

Nem todos têm esse comportamento de se alegrar pelos outros. Em alguns a inveja bate forte. Então eu digo: ficar feliz pela felicidade dos outros é uma arte que precisa ser cultivada.

Por isso precisamos ensinar a mais pessoas a cultivar essa arte. Pessoas felizes são mais propensas a ajudar. É como uma corrente do bem em prol da felicidade alheia.

Você já reparou que ao se sentir feliz de verdade, consegue ver alegria em todos os lados. As pessoas passam a transmitir alegria. Isso porque quando conseguimos nos sentir realizados nada pode nos atrapalhar.

As conquistas individuais não são competições. Precisamos vencer porque é um desejo nosso. Na vida precisamos cooperar mais para que a vida fique mais leve para todos.

Não é porque eu sou capaz de aplaudir o sucesso do outro, que a minha felicidade não acontecerá. Muito pelo contrário; isso é mais uma razão para ser feliz.

Vamos enfim ajudar, cooperar e assim usufruir dos bons relacionamentos. Com isso as amizades verdadeiras e as conquistas serão sempre saboreadas com o doce sabor da parceria.

Felicidade não precisa ter tempo de validade. Ela é a longo prazo.

Márcia Coutinho


sábado, 18 de fevereiro de 2017

APRENDEMOS TODOS OS DIAS.

                                                                           Resultado de imagem para o que aprendemos na vida?

E dizem que vivemos, vivemos e não aprendemos nada.

Isso é uma verdade, afinal cada dia aprendemos coisas novas, acrescentamos ao que já achamos que conhecemos e assim seguimos adiante buscando novos conhecimentos.

Que a vida é um grande mistério todos nós sabemos e desbravar esses mistérios é um grande desafio.
Cada um, à sua maneira vai tocando a vida, juntando um pouquinho daqui e dali para enfim sentir que está valendo a pena viver.

Mesmo assim ainda cometemos muitos erros por achar que sabemos demais.

Não podemos tentar mudar as pessoas, moldá-las à nossa maneira não fará de nós modelo, mas sim pessoas grosseiras e tolas.

Não se preocupe demais com a opinião dos outros, vale o que você é e as atitudes que toma.

Quando ver algo muito belo, preocupe-se... por detrás tem os detalhes que ficaram omissos.

Fuja de pessoas que reclamam demais, elas pouco realizam, se preocupam muito em apontar falhas humanas e esquecem de olhar o próprio umbigo.

Pare de culpar as pessoas pelas falhas que eles cometem, isso pode virar mania, assim você está fugindo das suas próprias responsabilidades.

Não se considere o melhor em tudo, há sempre alguém melhor do que você em alguma coisa. Não existe o “ser perfeito”, existe sim, pessoas que buscam a perfeição, mas com certeza cada vez que pensam assim a ‘senhora perfeição’ fica mais distante.

Viu? Essa nossa vida é danada demais! Cada dia ela nos ensina um pouquinho mais.
Quer aprender mais? Então viva com sabedoria.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

OS PREJUÍZOS DA VIOLÊNCIA VERBAL.

Resultado de imagem para o que é a agressão verbal
                                                                                                                           

Em tempos onde sentimos repulsa pelos abusos cometidos uns contra os outros, principalmente quando falamos de abuso sexual e físico, esquecemos que existe outra forma de abuso que deixa sérias sequelas: o abuso verbal.

A grande diferença é que o abuso verbal é contínuo e quase sempre leva ao abuso físico.

Quando a criança começa sua vida passando por esse trauma, normalmente se ela não pedir ajuda as consequências futuras serão imensas, afinal pode se apegar muito às pessoas, pessoas muitas vezes que vão aproveitar de sua fragilidade, desenvolverão sentimentos negativos contra ela mesmo e o pior não conseguirão conviver em sociedade deixando que sua autoestima nunca ganhe novos contornos.

Aceitar ser humilhada, xingada, desprezada, desrespeitada, ridicularizada, criticada... é como se colocar na beira de um precipício. Em qualquer momento pode ser fatal.

O desespero, a falta de confiança nos outros são peças fundamentais para colocar quem sofre de agressão verbal no fundo do poço. Por isso denunciar, dizer não é de fundamental importância.

Quem grita é porque está perdendo a razão. Quem cala é porque não tem forças para enfrentar.

Uma discussão só acontece porque duas pessoas tentam defender seu ponto de vista pelo grito, não pelas razões certas. Não pela conversa. O diálogo é fundamental.

Não podemos nos esquecer que, a violência verbal é tão prejudicial quanto qualquer outra.

Observe; quem gosta de praticar esse tipo de violência é porque se sente melhor diminuindo a sua vítima. E a vítima só aceita as agressões porque ainda não se deu ao valor.

Dê um basta na primeira violência que sofrer, seja ela qual for. Quem usa da violência não é digno de confiança.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

UMA QUESTÃO DE SIMPATIA.


                                                         Resultado de imagem para uma pessoa simpatica 

Como é bom conviver com pessoas amáveis, carismáticas. Elas nos agradam porque são simpáticas.

Ser simpático é um dom, afinal é algo que vem da essência. A pessoa se torna bela porque a simpatia nos faz enxergar além da alma, além da aparência.

Respeitar as pessoas, ser educado, saber se portar nos lugares, aceitar cada um da maneira que ele é e se apresenta aumenta na pessoa a sua simpatia.

Definitivamente, uma pessoa simpática é sinal de que ela tem inteligência emocional, afinal nos permitimos criar laços.

Uma pessoa que se mostra simpática tem como conduta a autenticidade, ela não precisa ser amiga da pessoa, concordar sempre com o que ela faz, mas sim ela consegue se manter bem-humorada, agradável mesmo quando poderia usar a indiferença para mostrar que não está de acordo com o que se passa à sua volta.

As pessoas não precisam se tratar como rivais porque tem opiniões diferentes, estas não são nossos adversários, são sim pessoas com outra visão.

A pessoa simpática é confiável. Ela sorri para todos; sem distinção. Por isso é fácil saber se a pessoa é simpática mesmo ou é um tipo criado por ela.

O melhor de tudo em uma pessoa simpática é que ela é fiel a afirmação: “ela é bonita tanto por dentro como por fora. ”

Pois é... ser simpático é um dos grandes segredos da beleza.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O PROBLEMA É SEU.

                                                    Resultado de imagem para OS MEUS PROBLEMAS NA VIDA DOS OUTROS

E cada um carrega o seu problema. Uns tentam resolvê-los sozinho, outros buscam ajuda com especialista, outros tentam jogar seus problemas para terceiros.

O pior é que os problemas persistem e vamos nos enrolando mais neles.

Tem pessoas que criam o hábito de descontar nos outros, principalmente nas pessoas mais próximas, pessoas que não tem nada haver.

Quantas vezes eu já fiz isso, você também já deve ter feito e outras tantas continuam fazendo. É muito injusto. Os problemas foram causados por nós e apenas nós temos a obrigação de correr atrás e resolvê-los.

Tomando essa atitude estamos afastando as pessoas e nos tornando inconvenientes, ficando cada vez mais isolado.

Converse com as pessoas, peça ajuda, mas nunca tente culpar os outros pelos seus problemas. Todos nós passamos por maus momentos, nem por isso podemos sair por aí maltratando uns aos outros.

Se não soubermos agir, com o tempo vamos nos desgastando e ficando emocionalmente descontrolado, nos incapacitando de avaliar as consequências de nossos atos.

Tente olhar de um outro ângulo, parece que o problema alheio é menor e mais fácil de resolver, para quem está sofrendo o problema dele é sempre maior,

É bom lembrar que conselho é apenas um consolo, o problema vai persistir se você não fizer nada.

Márcia Coutinho


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

IDENTIFIQUE O MAU CARÁTER.

Resultado de imagem para o que é o carater
                                                                                      

Um dia ouvi de uma pessoa que se diz “madura” que ficou feliz em não ter uma determinada pessoa em seu ambiente de trabalho porque ela é um mau caráter.

Achei aquela palavra muito pesada para definir alguém jovem que na verdade não demonstrava tal qualificação.

Na verdade, temos o hábito de olhar a pessoa e já formarmos uma opinião. É preciso conhece-la para enfim dizer quem ela realmente é. Suas qualidades e defeitos.

Com isso procurei observar tanto a pessoa que falou como a que foi rotulada.

Pasmem. Se tivesse que rotular como mau caráter seria quem faz julgamentos precipitados, quem mente, engana, uma pessoa que não tem coerência em suas atitudes. Sim, a pessoa que rotulou é tudo isso.

Imagino que para definir alguém como mau caráter tem que ter muita certeza do que falam pois passa a ser uma afirmação grave que vai envolver a moral de alguém.

Com isso conclui que, são as nossas atitudes e condutas, nossas qualidades e defeitos que vão indicar o nosso caráter. Quantas vezes falamos uma coisa e agimos contrário ao que pregamos. Não está havendo coerência. Assim estamos colocando nosso comportamento em julgamento.  E onde fica a ética?

Quando uma pessoa é forte de caráter, ela não se deixa levar por promessas fáceis, ela é uma pessoa de moral sólida, incontestável.

Pense bem antes de julgar e rotular alguém, procure conhecer bem quem atravessa o seu caminho. Para te ajudar vou te dar algumas informações sobre pessoas de caráter duvidoso, assim ficará mais fácil identifica-los: mentiroso, traidor, mau pagador, tem tratamento diferenciado para com as pessoas, manipulador, não cumpre o prometido, não assume seus atos e por aí vão.

Viu? Temos apenas que ficar atentos pois mau caráter tem em todos os lugares.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

UM MAL CHAMADO DISTRAÇÃO.

Resultado de imagem para a distração tira nosso foco

                                                                                   
Assistindo a um programa de TV, vi um escritor falando algo muito interessante sobre o quanto as pessoas estão perdendo o foco em suas vidas.

Quanto ao ponto de vista dele, achei muito interessante. Ele diz que, quando vamos sair para qualquer tipo de programa, nossa intenção é distrair.

Então ele disse a palavra-chave: distrair. Quando tiramos esse tempo temos como meta esquecer os problemas, divertir. Tem pessoas que até conseguem outras não, pois os problemas do cotidiano não conseguem sair do seu pensamento.

Assim é a distração em nossa vida, ela nos faz perder a concentração, o foco. Dessa maneira estamos nos privando de viver o momento seguinte, nos apegando ao agora, distraindo.

A distração faz o momento se tornar nada intenso, nos perdemos divagando por outros caminhos. Seria muito mais fácil, mais proveitoso viver uma coisa de cada vez. Assim seria intenso, real, diria até mesmo saboroso.

Já imaginou se tivermos que parar a cada distração? A vida iria perder o sabor de todas as coisas, estaríamos sim aceitando as imposições sociais que nos cobram cada vez mais, com isso estamos perdendo a nossa capacidade de ter foco, concentração, percepção.

De fato, a distração nos leva a perder o tempo das coisas, as respostas demoram mais. Não somos robôs capazes de fazer uma ou mais tarefas ao mesmo tempo. Com certeza algo sairia mal feito.Cada coisa a seu tempo,

Pra que abraçar o mundo com as pernas para alcançar tudo à nossa volta e ao mesmo tempo se temos uma vida pela frente?

É claro que sabemos o quanto concentrar é uma tarefa difícil, isso é da natureza humana, só não podemos achar que isso é uma tarefa impossível, pois não é.

Vamos aprender a praticar a concentração. Com isso só temos a ganhar.


Márcia Coutinho



domingo, 12 de fevereiro de 2017

CONCENTRE NOS SEUS SONHOS.

                                                       Resultado de imagem para concentre nos seus sonhos


Os sonhos. Eles nos acompanham por muito tempo. Seguimos por cada caminho que muitas vezes pensamos ser o fim. Na verdade, é apenas mais um recomeço onde vamos driblando as adversidades para se atingir um fim.

Muitas vezes precisamos adiar nossos sonhos por falta de oportunidades. Estas parecem se esconder de nós. Mesmo assim os perseguimos, afinal ele é um grande objetivo de vida. Deixar para trás não nos realizará no final das contas.

Quantas vezes perseguimos os sonhos porque alguém nos fez acreditar que ele nos faria feliz, nos faria sentir realizado. Engano nosso. O sonho deve ser nosso. Um desejo que vem para fechar um ciclo para dar início a uma nova jornada.

Persistir em alcançar um objetivo nos proporciona prazer ao alcança-lo, assim teremos a certeza do nosso sucesso. Se em cada parada formos repensar mais uma vez o que realmente sonhamos, perceberá que está não avançando rumo ao seu sonho, mas sim, retrocedendo.

Não podemos perder o estímulo porque não estamos dando longo passos, o importante é um passo por vez, por menor que seja.

Correr demais vai nos fazer chegar cansados, não teremos fôlego para as comemorações. Caminhe de forma objetiva, sem muita pressa. Observe quem anda ao seu lado, quem está te ultrapassando ou mesmo quem está tentando fazer você perder o foco.

A vida nos prega muitas surpresas, não se deixe levar pelas aparências, concentre nos seus sonhos e voe alto quanto as suas asas lhe permitirem.


Márcia Coutinho


sábado, 11 de fevereiro de 2017

SÓ MAIS UMA VEZ.


                                                                             
Resultado de imagem para depois da partida a dor da saudade

 E se você recebesse a oportunidade de voltar no tempo e poder fazer um único pedido a alguém. O que pediria e a quem?

Como a nossa mente vagueia longe, não é mesmo?

Hoje eu faço essa pergunta porque na verdade o que mais queria era poder ter a oportunidade de ter um minuto ao lado do meu pai e poder cochichar em seu ouvido: pai, fica comigo mais um tempo.

Eu não tive essa chance, ele se foi e faz tanta falta que chega a doer, o tempo está passando muito rápido para alguns, porém para mim ele passa lentamente e, quando chega o mês de fevereiro fico ainda mais melancólica.

Neste mês tenho motivos suficientes para chorar muito. Hoje, precisamente seria o aniversário de meu pai, completaria 97 anos. Fico pensando como ele estaria. Seria um idoso “da hora”, gostava de futebol, de ouvir rádio, sabia tudo que acontecia, adora ler as notícias, fazia caminhada para que não tivesse nenhuma complicação no coração, tinha uma alimentação saudável e, que ironia: morreu de infarto fulminante, sem muita chance.

Como era meu amigo, nunca levantou a voz ou a mão para nós. Falava e corrigia com o olhar. Os pais de hoje deveriam saber usar essa tática, era muito amor, muita cumplicidade.

Infartou no dia do seu aniversário, fazia caminhada com seu amigo e nove dias depois nos deixou.
Ainda pergunto: por que alguém tão de bem com a vida, calmo, se preocupava com a saúde teve um infarto e me deixou quando mais precisava?

As respostas já vieram, eu bem sei. Fico só lamentando as oportunidades que perdi e não dei mil beijos e fortes abraços no meu sopro de vida. Eu sobrevivi, naquele dia quando me despedi dele pensei sinceramente que pouco tempo depois iria ao seu encontro.

Enganei-me. Eu tinha muito que viver. Tinha uma história para escrever. E sabe o que ainda tenho que escrever nessa minha história.

Só peço a cada um que hoje lê o meu blog para repensar suas atitudes e abraçar as oportunidades para dizer o quanto ama quem realmente é importante em sua vida.

Eu aproveitei o tempo que tive com meu pai, nós tivemos muitos momentos juntos, só  queria ter a chance de poder dizer pela última vez: pai você será eternamente o grande amor da minha vida!

Márcia Coutinho


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NÃO SE ALIE AOS CORRUPTOS.

                                                                  Resultado de imagem para gostamos de apontar os erros dos outros

Talvez você não concorde com o que vou me manifestar, porém me dou o direito de opinar sobre algo que está me incomodando muito.

Vamos lá.

Vivemos uma época onde estamos cobrando atitudes que combatem a corrupção. Estamos assistindo investigações e mais investigações que parecem não ter fim. Quanto mais se descobre mais coisas tem a descobrir. É como dizem por aí: tem muito caroço debaixo desse angu.

Sabemos que a corrupção não é novidade e também não é coisa só do Brasil. A diferença é que em outros países se pune os culpados. No Brasil a maioria acaba em pizza quando não encontram brechas nas leis para se protegerem e protelarem as punições.

Agora fico me perguntando: se somos pessoas que privamos pela honestidade, que estamos na torcida para que os corruptos paguem pelos seus crimes, como nesse momento de crise na polícia no Espírito Santo, tantas pessoas que estão julgando as atitudes dos nossos políticos corruptos ajudam a saquear lojas?

Não são eles corruptos também?

Precisamos ficar atentos e preparados. Se a moda pega, daqui a pouco o caos será em todo o país, não serão apenas nas capitais, mas sim, em todas as cidades por menores que sejam. E nós como pessoas que nos capacitamos para apontar o dedo para as falhas dos outros vamos estar no meio desse fogo cruzado.

A lei deve ser para todos, desde o alto escalão até os menores. Não se alie a quem quer driblar as leis, não tente encontrar justificativas para os erros.

Seja um cidadão honesto e do bem em qualquer circunstância.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

FUJA DOS INTROMETIDOS.

                                                  Imagem relacionada

Pessoas chegam em nossas vidas, uns ficam e outros vão embora. Uns deixam saudade e outros não queremos nem ver pintados.

Quando gostamos de alguém e percebemos que ela acrescenta algo em nossa vida, aos poucos ela se torna amiga, aquela pessoa que dividimos nossos segredos, nossas angustias, sonhos e medos.

O tempo passa e o amigo se torna tão íntimo, tão de “casa” que, quando percebemos ele já conhece não só você e sua rotina, ele conhece sua família e já se acha no direito de dar palpites.

Com isso ele passa de bom amigo a amigo intrometido. É chegado o momento de dar um basta em tanta liberdade, afinal está incomodando a todos e principalmente a você.

Lidar com essa situação não é fácil e dizer na cara dura que ele está intrometendo demais pode causar um problemão.

Então, o que fazer? Como resolver esse problema?

Inicialmente aprenda a identificar o amigo intrometido. Assim ficará mais fácil dizer o não que ele precisa ouvir. Com certeza ele ficará magoado, não gosta de ser contrariado. Não se deixe manipular.
Coloque o intrometido em seu devido lugar com elegância e educação.

Podemos conviver com as pessoas, os colegas ou os amigos a vida inteira e nem assim vamos conhece-los direito, mesmo assim procure conhecer quem convive com você, a maneira que interage e principalmente o quanto ela está tentando te moldar conforme as regras dela.

Fuja. Preserve-se. Amigos de verdade sabem bem o seu lugar.

Cuidado com os invejosos e fofoqueiros. Eles costumam se disfarçar muito bem.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

FALANDO DE RELIGIÃO.

Resultado de imagem para como falar de religião entre amigos

                                                                                       

Tem certos assuntos que se colocados em uma roda de amigos vira briga mesmo, afinal pensamos diferente e tem pessoas que não aceitam ser contrariadas.

Mesmo assim, vez ou outra esses assuntos polêmicos acabam em pauta. Quando isso acontece, o que fazer?

Um desses temas que gera grande discussão é sobre religião. Sabemos que tem pessoas que não creem em um Deus. Para eles existe uma explicação lógica para quem criou todo esse universo.

Já tem quem acredita que seu Deus é mais poderoso. Com isso as discussões tornam-se calorosas e não chegam a lugar algum.

Não importa qual seja a sua religião, o que importa é a sua fé. Não adianta pregarmos o bem, o perdão, a doação se na vida não colocamos em prática aquilo que defendemos.

Deus, esse ser maior (isso em minha opinião), não castiga seus filhos, Ele apenas dá a cada um uma missão. Com isso passamos por bons e maus bocados. Uns parecem que precisam passar por mais provações enquanto outros conseguem seguir a vida sem grandes quedas.

As nossas atitudes fazem a grande diferença, isso sim é ou não praticar a fé.

Se discordar da opinião de qualquer pessoa quanto a esse ou outro assunto, não deixe de dar a sua opinião. Todos devem se expressar e também ouvir. Só não queira que sua opinião seja a que prevaleça. 

O respeito cabe em qualquer assunto. Respeite para ser respeitado.

Em tempos onde as pessoas estão intolerantes o melhor é saber bem o melhor momento para se calar ou quem sabe desabafar.

Só mais uma coisa: converse com seu Deus e peça o que precisa, não precisa fazer troca com Ele. Ele sabe bem o que você precisa e o melhor momento para te atender.


Márcia Coutinho




terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

SE CONSELHO FOSSE BOM...

                                                       Resultado de imagem para se conselho fosse bom 

É certo que cada um decide sua vida, seu caminho. Enfim... é responsável por cada passo que dá. No entanto estamos vendo as pessoas fazendo cada escolha que ficamos a pensar: o que elas pensam da vida?

Pode ser uma escolha olhando pelos olhos do coração. Até tentamos arrumar uma desculpa para justificar tal decisão.

Quando percebemos que a pessoa está agindo pela razão esquecendo que o coração sofrerá, temos aquela vontade de dar a nossa opinião.

Vem então aquela dúvida: e se fosse comigo, gostaria que alguém intrometesse, tentando mudar a decisão que eu tomei?

Ficar olhando as pessoas que gostamos se ferrar nos coloca em uma situação de desânimo, impotência. Mas cada um é dono do seu destino.

Cabe a nós tentar orientar, aconselhar e nunca querer tomar a decisão e impor a nossa vontade.
Se der certo legal, mas se der errado seguindo sua orientação, ficará uma dor na consciência. Então o melhor é não nos deixar levar pela emoção.

Seja um amigo, um parente ou mesmo alguém que está entrando em sua vida, tente ser neutro. Ouça. Ser um bom ouvinte às vezes é muito melhor que ficar falando, aconselhando, pedindo.

Muitas vezes o silêncio, o olhar, o afeto nos brindam com uma sugestão oculta. É por essas e outras que precisamos saber onde devemos intervir, onde precisamos nos colocar.

Se conselho fosse bom, você já sabe: ninguém daria e sim cobraria um bom preço.

Pense nisso.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

VAI DÁ TUDO CERTO.

                                          Resultado de imagem para o que esperar no inicio do ano letivo?       

Para milhares de estudantes essa semana marca o início de uma nova etapa. Muitos pequeninos dão os primeiros passos para o futuro profissional.

Uma ansiedade, um medo de ficar longe dos pais, as primeiras descobertas. Nossas crianças começam a dar seus primeiros passos na vida estudantil. Pais chorosos, temerosos e inseguros. Todo um processo de educação escolar está em jogo.

Cria-se uma grande expectativa sobre as realizações possíveis para esse ano.

Uma confusão de sentimentos se misturam: ansiedade, perspectivas, medo, sonhos. Não importa se são alunos ou professores, todos precisam se sentir acolhidos para que tudo dê certo nessa nova jornada.

Os alunos, trazem na mochila mais que o material escolar, trazem expectativas e um desejo de venceram mais um ano, onde muitas provas, tarefas serão os grandes desafios.

Já os professores, que se prepararam tem um papel fundamental, além de levarem conhecimentos pedagógicos, precisam passar segurança, objetividade e credibilidade a todos os envolvidos na arte de educar e aprender.

A você professor que escolheu a missão de educar, não desanime com os diversos desafios que enfrentarão. Tenha sabedoria, sempre.

A vocês alunos, façam dessa oportunidade de aprendizagem a grande chance de dar mais um grande salto em suas vidas. Aproveitem esse ambiente para interagirem com toda a comunidade escolar.

Na escola não se forma gangues, bondes. Na escola se forma cidadãos de bem prontos para encarar o futuro com conhecimento e aprendizado.

A todos vocês, boa sorte e pense: vai dá tudo certo.

Márcia Coutinho


domingo, 5 de fevereiro de 2017

CRISE DE ANSIEDADE.

                                                  Imagem relacionada

De repente parece que estamos em pânico, e o pior: sem motivo aparente.

Esse medo de tudo ou mesmo do nada acaba nos tirando o sono, o chão, a vontade de viver. Quando percebe já não consegue controlar a ansiedade. São várias visitas ao hospital com palpitações no coração e formigamento pelo corpo, náuseas, tontura, perda de apetite, pensamentos indesejáveis e um medo crescente da morte.

Quantas vezes em uma crise percebe que está perdendo a luta, já não consegue ter conforto em lugares fechados ou escuro, e o medo de parar de respirar?

Se está com algum desses sintomas ou conhece alguém que passa por esse momento é hora de ajudar. A solidão, o isolamento só vai fazer com que o quadro se agrave.

Peça ajuda, se ajude. Afrouxe esse nó de sua garganta e aprenda a respirar longamente, acalme-se primeiro.

A ansiedade vem em decorrência de algo que você quer fugir e que está te assombrando no momento. Fugir do agora não é uma solução. Parece fácil para quem está de fora dizer, no entanto sabemos que o ansioso cria situações fora da realidade, ele volta no tempo ou o acelera. Sempre com medo de encarar as circunstâncias do momento.

Quem está vivendo uma crise de ansiedade a primeira coisa que faz é se afastar de tudo que lhe dê prazer. Grande erro. É preciso usufruir daquilo que te faz feliz. Neste momento o lazer será como um medicamento, vai te relaxar e tornar o seu agora mais agradável. Descanse para que o seu sono seja reparador. Descansar vai recarregar suas energias.

Li em algum lugar que a ansiedade rouba você de você mesmo. Parece estranho, mas é uma grande verdade. Tire um tempo a mais para se buscar, fazer uma avaliação de como tem enfrentado novos desafios.

Cuide de você mesmo. Esse momento é apenas seu. Não se esconda. Descanse e encare o que está vindo.


Boa sorte.

Márcia Coutinho

sábado, 4 de fevereiro de 2017

MAIS E MAIS PALAVRAS.

Imagem relacionada
                                                                                     

Palavras. Palavras e mais palavras.

Se soubéssemos o quanto uma palavra dita na hora errada, no tom errado pode nos ferir, mediríamos cada uma para que esta não fizesse tanto estrago.

Palavras ditas, escritas, em prosa e verso. Palavras que decidem, que magoam, que ferem, que falam de amor e da dor.

Se tivéssemos poder para saber o estrago de nossas palavras, talvez pesaríamos mais cada uma que fosse proferida.

Se tivéssemos noção do bem que nossa palavra faz ao próximo em momentos tão decisivos, usaríamos mais, afinal a palavra tem poder, uma palavra de consolo acalenta o coração mais ferido.

Por que usar a palavra para atingir quem nem sabe de nossa existência? Por que cuspir acusações ou fazer julgamentos quando temos nosso telhado de vidro?

Nos dias de hoje, quando temos em nosso poder a tecnologia que avança a passos largos, jogamos nas redes sociais nossas opiniões quando nem mesmo sabemos do que falamos, vomitamos injúrias, declaramos guerra e paz, declamamos poemas de amor.

Usamos as palavras para falar de dieta, de comida, de viagens, de sonhos, de denúncias, de atualidades. De tudo que nos interessa.

Ah... palavras que fazem com que as pessoas conheçam nosso lado oculto, que encontram pessoas perdidas, palavras que fogem quando precisamos nos defender.

Palavras que agora escrevo, que você lê. Que você critica ou mesmo elogia.
Quando for fazer uso da palavra, meça cada uma. Lembre-se: hoje você as sopra ao vento, amanhã ela volta para te condenar.

Pense nisso. Ok?

Márcia Coutinho


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A PROCURA DO AMOR.


Resultado de imagem para estamos vivendo uma época de falta de amor
                                                                           

Estamos vivendo uma época em que se prega o amor, mas não sabem exercê-lo em toda a sua essência.

Falo de um amor maior. Amor para com o próximo, aquele sentimento de compaixão que vem do coração, com solidariedade, ajudar sem olhar a quem ou mesmo se vai receber algo em troca.

Amar quem está ao nosso lado, nos ensinando a compartilhar, a estender as mãos é fácil. O difícil é olhar quem não conhecemos e perceber que precisa de ajuda e saber o melhor momento e como ajudar.

Hoje, casamento está ficando fora de moda, essa nova geração não tem preocupação em magoar, em partir para outra. Eles desencantam facilmente. O amor dessa geração é passageiro.

Será que as pessoas estão se tornando frias de coração? É lamentável se isso for uma verdade já que temos tanto a oferecer e não precisamos esperar nada dos outros, somos suficientemente fortes para alcançar o que desejamos.

Precisamos focar nossas energias positivas nas pessoas que tem luz própria, deixando de lado quem gosta de ferir.

Mudar o mundo? Seria grande pretensão, não seríamos bobos para acreditar que temos tamanho poder, mas sim, podemos melhorar onde vivemos. Esse melhorar é colocar mais amor por onde passamos. É semear o bem. É praticar o bem sem olhar a quem.

Estamos nos distanciando uns dos outros. Cada um procurando se dar bem à sua maneira, os maiores engolindo os fracos.

Parece que estamos jogando para fora tudo de mal que temos dentro de nós. Por que olhar com desprezo quem passa por nós? Por que valorizar tanto o dinheiro, a condição social?

Diante das guerras, dos conflitos familiares, da violência e da corrupção que diariamente enxergamos, muitos dizem: “Este mundo é desumano! Não há mais amor! ”

Mudar essa realidade não é nada fácil, diria que é quase impossível, mas se pensar assim estou deixando de acreditar naquela pequena parte dos “homens” que ainda procuram seguir pelo melhor caminho.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

VALEU A PENA?

                                                    Resultado de imagem para vale a pena acumular riquezas     

Acumular riquezas para quê, se dela não podemos nada fazer para trazer de volta alguém tão importante e parceira em nossa vida, não é mesmo?

Falo isso pois nesta semana em uma das minhas publicações questionei sobre o dinheiro, o quanto ele vem sendo tão cobiçado e ao mesmo tempo estragando vidas.

Eu não sou juiz, nem investigador, não sei mais do que você. Apenas escuto um pouco daqui e outro dali e tiro minhas próprias conclusões.

O ex presidente Lula, deve estar avaliando sua vida, tudo que fez e porque o fez. Na verdade, ele deve estar procurando culpados para a tragédia em que ele vive. Perder alguém tão cúmplice, amiga, parceira mesmo que com ele conviveu por 42 anos não é nada fácil, principalmente em um momento crítico o qual ele em particular está vivendo.

Do que adiantou tudo isso? (Digo se for provado o envolvimento em tantos atos de corrupção com o intuito de se enriquecer e a seus familiares também).

Valeu a pena se envolver em tantas confusões, investigações, roubalheiras iludindo o povo brasileiro em proveito próprio? Dizer que é vingança de Deus, muitos vão dizer; quando na verdade nós unicamente nós somos responsáveis pelas nossas escolhas e quantas vezes pagamos um alto preço que aquele dinheiro acumulado não quita a nossa dívida.

A ex primeira dama passou por momentos de estresse sim, não cuidou de sua saúde. Não porque estava sendo vítima de perseguição política, mas por estar ao lado de alguém ambicioso, sonhador.
Se ela sabia de seu envolvimento, não posso dizer, mas que ela sofria por ver o nome de sua família envolvida em tanta lama, isso não podemos negar.

Que fique a lição em nossas vidas. Vamos viver com pouco, mas com dignidade. Poder deitar e dormir com a consciência tranquila.

Vale lembrar: dinheiro é bom mas não é tudo.

Márcia Coutinho