Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

TENHA CONSIDERAÇÃO.

                                              Resultado de imagem para o que é falta de consideração?


É tão gratificante as pessoas terem consideração por você. Isso mostra a grandeza de caráter da pessoa. Em dias atuais, onde um busca o melhor para si; esquecendo de princípios básicos como o respeito, considerar alguém está se tornando algo fora do mercado. Diria até que está quase em extinção.

Estamos vendo nas rodas de “amigos” muita falta de consideração. Estão tentando ser o que não são, moldam uma personalidade para agradar aos outros; isso nos leva a um caos social e familiar. Ninguém suporta pessoas falsas ou genéricas.

Tem amigos que se aproximam por interesse do que você tem ou do que você é. Com isso ela tenta sugar tudo isso deixado para trás um rastro de mágoas e insegurança. Assim sendo, precisamos avaliar quem deve seguir conosco em nossa caminhada, não ter vergonha de dizer as verdades e principalmente, dar apenas o que recebe, nunca mais ou menos.

Percebemos a consideração que tem por nós, quando nossos problemas passam a ser divididos, quando param para nos ouvir, nos estendem a mão. Consideração é o respeito e uma amizade límpida e verdadeira, sem meios termos, sempre com muita autenticidade.

Falta de consideração é ser egoísta com quem está ao seu lado, com quem se dispõe a mudar seu trajeto para te acompanhar. É ignorar as mensagens de quem sempre te apoiou e hoje já não é tão importante em sua vida.

É muita falta de consideração se achar o máximo, quando quem te fez chegar onde está é justamente aquele que hoje você finge não existir.



terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

PARA ONDE ESTAMOS INDO?

                                                           Resultado de imagem para que educação é a melhor?

Se os pais soubessem como a criação que dão a seus filhos é o alicerce para toda uma vida, com certeza seriam pais com mais não e mais parceria.

Estamos assistindo filhos com um total desrespeito com seus pais. Estamos assistindo pais competindo com filhos. Estamos vendo filhos perdidos sem rumo, sem uma essência.

Toda essa transformação do mal pelo qual passa a família é um reflexo da criação de seus filhos. Isso não quer dizer que os pais estão cem por cento errados, eles erram quando se perdem no excesso de amor, mimos e bens matérias, diriam também que se perdem por deixarem que eles conduzam suas vidas, dando ordens em seus pais, fazendo birra mediante as negativas.

Os adultos que hoje são pais, criam seus filhos de acordo com a mudança do tempo. Me perdoem, não falo de forma generalizada. Mas sim, falo desses pais que estão trocando o convívio com seus filhos pela diversão e trabalho.

É preciso se reinventar pais e filhos em sintonia. Uma harmonia onde se respeita os limites, onde pais são as pessoas acima de tudo. Pais são pessoas de carne e osso, não super heróis, pais são seres que dão duro e pelo cansaço diário e a falta de tempo deixam seus filhos a mercê da tecnologia.

Muitos filhos ainda jovens estão vivendo momentos de descobertas da verdadeira personalidade. Foram obrigados a conviver com educação severa, sem direitos e pouca conversa.

Está faltando muito ainda para que a família volte a ser o centro das conversas como ponto de referência. Hoje a família é tema de debates e manchetes policiais.

Que pena. Eu sempre acreditei na família como uma instituição que criava seres humanos preocupados com um mundo de paz e bem.




segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

CHEGUEI PARA FICAR.

                                          Imagem relacionada

Ninguém é obrigado a conviver com pessoas que não lhe fazem bem, nem devem por isso provocar discórdias e disse me disse contra essas pessoas. Cada um seguindo seu caminho e vida que segue.

Mas tem outras pessoas que entram em nossas vidas e mudam nossa maneira de enxergar a vida, nos proporciona momentos únicos e inesquecíveis, às vezes fazendo tão pouco: sendo verdadeiras.

Essas pessoas que se tornam importantes umas nas vidas das outras, acabam se tornando fundamentais para o seu crescimento, ajudam na convivência harmoniosa em sociedade.  Procuram nessa convivência levar alegria, bom humor e apoio incondicional.

O ouvir é algo muito difícil, afinal gostamos de falar o tempo todo e muitas pessoas precisam de alguém para escutar suas mágoas, seus ressentimentos, suas quedas e tropeços e ajuda-los a decifrar seus sonhos.

Esse convívio faz nascer uma amizade pura e cheia de gestos de simpatia e gentileza. Passa a existir ali uma troca de parceria e confidências. Esse abraço de amizade faz evaporar momentos de solidão e buscas.

Um amigo que chega, ouvi, fala e participa de nossas aventuras por mais simples que sejam, é alguém que não apenas chegou e um dia vai partir, mas sim, alguém que veio para somar e juntos escreverão muitas histórias de superação, descobertas e conquistas.


www.facebook.com/salpicandoideais

domingo, 25 de fevereiro de 2018

SEM MEIAS VERDADES.

                                                    Resultado de imagem para fale para voce mesmo as suas verdades

Eu não queria ter que ouvir de uma voz que eu tanto conheço, verdades que tento esconder de mim mesmo.

São verdades que batem em meu rosto como se fosse tapas. São verdades que um dia fingi não saber.

Hoje, não vou me fazer de surda. Vou ouvir tudo que preciso pela voz do meu coração. Vou sair da minha zona de conforto e abrir meus ouvidos e minha consciência.

Chega de me esconder por detrás de sorrisos e elogios, como todos eu tenho minhas fraquezas e preciso encará-las.

A verdade dói, mas te faz refazer os caminhos, contornar os obstáculos, vencer os desafios e abraçar as oportunidades.
Ninguém precisa tirar as pedras do seu caminho, ninguém pode andar por você. Cada vez que for preciso parar; pare. É o momento de avaliar sua vida, como ela está sendo conduzida, seus erros e para onde quer ir com seus acertos.

Fale para você tudo que está te incomodando. Grite se preciso for, mas não se acomode. Enxergar seus próprios defeitos e falhas vai te proporcionar o amadurecimento que precisa para se tornar um vencedor.

Sem meias verdades.



sábado, 24 de fevereiro de 2018

É O FIM? TALVEZ.


                                            Resultado de imagem para quando o dialogo termina na relação.

Estava lendo um artigo onde a manchete me chamou a atenção:” Com 35 anos de casada nunca me senti tão sozinha”.

Vi naquelas palavras, verdades que são escondidas atrás de uma farsa chamada casal feliz. Nela a mulher relata seu sonho de casar, ter filhos e na velhice curtir o marido, os netos e assistir o crescimento profissional deles. Sendo felizes com suas escolhas.

Bom. Para ela tudo ia bem, seguia o cronograma como um dia idealizou, seu sonho ganhava contorno através de seus filhos, mas... faltava algo fundamental: envelhecer juntos.

Muitos casais; com o passar dos anos deixa que a rotina os distancie. Os diálogos passam a ser cada vez menores. Quando percebem passam a se ver cada vez menos, cada um com suas faltas, seus problemas. A distância aumenta e eles não percebem. Quando um dia se dão conta cada um se trancou em seu mundo.

O outro? Fica apenas como um adereço a ser usado em encontros familiares e sociais.

Essa mulher desabafa em um comovente relato onde busca respostas, onde procura o fio da meada. Sabe que seus filhos seguem seus caminhos, cada um com sua vida, seus problemas, seus desafios. São conectados pelos laços eternos do amor filial, um laço que não se rompe, nem com a distância, nem a saudade.

Onde houve a falha? Quando o silêncio passou a fazer parte da moradia no lar. Quando o interesse foi-se junto com o primeiro passo para a reaproximação, quando suas vidas deixaram de se entrelaçar.

É o fim? Talvez. É preciso o querer, o ter a oportunidade de recomeçar, o ter o tempo, o enfim e cada um pesar o que é melhor para cada um e para o casal e o que deve ser feito a partir desses pontos.

Isso é o que penso, é a minha opinião.



sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

NA CORDA BAMBA.


Resultado de imagem para NA CORDA BAMBA DA VIDA
                                                                               
Como malabaristas em dias de espetáculo, encaramos nossos dias como se fosse andar em uma corda bamba. É preciso encarar o medo e seguir em frente. Não tem como retroceder: é ir ou ir.

Lá na frente não sabemos o que nos espera, temos a certeza que nada será como antes.

Encare o medo, as adversidades sabendo que somos frágeis. Tudo pode nos acontecer.

O caminho muito vezes nos mostra o que se esconde atrás das sombras. O lado de lá tem seus mistérios e é prá lá que queremos ir. Esse seguir adiante nada mais é do que correr atrás de nossos sonhos. É olhando sempre para frente buscando a certeza do que realmente desejamos encontrar.

Se parar para pensar, somos todos iguais, mesmo sabendo que mantemos nossas diferenças, o que faz os opostos se atraírem. A distância que nos separa de nossos sonhos pode ser a brevidade da vida, por isso cada passo, cada balanço apenas nos impulsiona a não desistir, a valorizar o que temos; por menor que seja: é uma conquista nossa.

Ficar de fora, como expectadores da vida alheia, atrasa nossa evolução. Todos somos artistas e podemos encarar essa corda bamba com serenidade e equilíbrio.

Ninguém nasceu sabendo, ninguém avançou na vida sem ter seus tropeços, então... olhe para frente, firme seus pés nessa corda e vá. Não temas. Todos que tentaram conseguiram, não será você o únicoo a cair.



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A VIOLÊNCIA CONTINUA.

                                                      Resultado de imagem para violencia contra a mulher


E a violência contra a mulher continua. Por mais que a Lei Maria da Penha tente dar um fim a essas agressões, muitos ainda não temem as consequências.

São covardes. Esse é o título que deveriam receber. Aproveitam de mulheres indefesas e carentes para empunhar sua força.

Quando a mulher perceber que está sendo violados os seus direitos, sua integridade e dignidade humana, ela não precisa receber nem o primeiro tapa, ela deve procurar ajuda. Não adianta ter vergonha. As vítimas são muitas, elas se multiplicam. Deveria ser dizimada todas as formas de violência contra elas.

O pior de todos os casos é quando a mulher faz a denúncia, o exame de corpo de delito e depois retira a queixa. Esse medo, as ameaças colocam vendas em seus olhos. E quantas vezes ainda retornam a esses relacionamentos abusivos. Se tornam prisioneiras de um sentimento que só faz mal a elas mesmas.

Buscam-se ações para combater esse tipo de violência contra as mulheres. Muito tem se falado, mas enquanto a maior interessada não fizer a parte dela, ninguém mais poderá fazer.

A mulher vem sendo discriminada em toda a sociedade, é preciso procurar a origem disso tudo. Não começou hoje, ela vem de longas datas. A diferença é que hoje se denúncia. Então, não se acovarde, não aceite se chantageada.

Faça valer os seus direitos.



quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

LAÇO ETERNO.

Resultado de imagem para pais educadores
                                                                               

Nossa vida passa por várias fases e em todas precisamos do respaldo e apoio de nossos pais. Mesmo que em um determinado tempo, esses mesmos pais passam de heróis para vilões.

É engraçado como a vida dá voltas e mais voltas, nessas voltas nossos pais não nos desamparam, seguram firmes em nossas mãos nos orientando e direcionando.

Quando na primeira fase construímos nosso caráter e personalidade, nos espelhamos em nossos pais, muitas vezes nos tornamos profissionais como eles. Por isso a importância da presença deles em todo o processo de crescimento.

Quando a adolescência chega, com ela chega a rebeldia, o descontentamento, os porquês e a necessidade de tirar a figura dos pais de nosso meio. Passamos a ter vergonha daqueles que nos acompanharam em todo o trajeto.

Já jovens e sentindo que nos tornamos adultos, passamos a responder por nossos atos. A idade trouxe a responsabilidade. Buscamos o equilíbrio e tomamos as decisões inspiradas no que aprendemos com os mestres da vida. Por isso a importância da responsabilidade de ser pais, de saber o momento certo de ter filhos e como educa-los para a vida, afinal filhos não é uma fase, é sim para toda a vida.

Mais maduros, muitas vezes já profissionais estabelecidos e financeiramente independentes nossos pais ficam em segundo plano. Deixam de ser responsáveis por nós. De longe assistem nosso voo. Com lágrimas sorriem por veem seus filhos alçando voos seguros.

Assim deveria ser para todos. Pais e filhos uma sintonia que deveria ser perfeita. Quando falta ajustes, respeito, muitas vezes o caos, a ruína familiar, os desencontros passam a fazer parte daquilo que um dia foi chamado de família.

Não podemos nos perder de nossos filhos. Não podemos desistir deles. Filhos são um laço eteno.



terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

PESSOAS QUE CAMINHAM...

                                                      Imagem relacionada 


Pessoas que caminham sem camisas, cantantes, falantes. Pessoas que caminham em trajes de doutor, gravatas, camisas. Pessoas que vestem sua bermuda, sua saia, sua camiseta.

Pessoas que andam de lá pra cá. Que buscam seus sonhos, que arriscam na estrada.
Pessoas comuns, sonhadoras, atrevidas, sozinhas.

Não param de ser elas mesmas, não se vestem de outros para esconder quem são. Pessoas de bem que escovam cabelos, fazem maquiagem, mudam o visual do outro para que se destacam e se sintam bem.

Pessoas que são invisíveis, que correm, que batalham, que deixam seu sorriso preencher a vida dos outros.

Pessoas simpáticas, amigas, sinceras, verdadeiras que se escondem por não ser o que os outros esperam.
Pessoas que provocam ciúmes, que encantam por ser simples com brilho de estrela. Pessoas como eu e você que se encontram, que buscam verdades e em sintonia brincam, se divertem, falam a sério, se respeitam.

Medos que viram piada, fantasias que criam histórias, sucesso que bate à porta, futuro que se torna incerto.

Você que não sabe que caminho seguir, que fica sentado a espera do amanhã, não se acomode por achar que tudo está muito distante, continue enchendo sua mala de projetos e experiência. O que parece pouco para os outros será o bastante para te tornar um sucesso!



segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

DÊ UM SORRISO.


                                               Resultado de imagem para o poder da alegria e bom humor

Nem todos os dias acordamos dispostos a abrir a janela e sorrir para a vida, no entanto a vida nos proporciona mil maneiras de reverter nossos problemas.

Claro que, tem problemas que demoram a ser resolvidos e feridas que não cicatrizam do dia para a noite, mesmo assim podemos seguir adiante tecendo nossos sonhos. Nada nos impede de prosseguir.

Quando um sentimento nostálgico nos atingir, não deixe de sorrir. O bom humor nos ajuda a enfrentar os desafios. O bom humor é contagiante. Nem todos precisam saber que não estamos bem, os nossos problemas são nossos. Passar adiante apenas atrai mais olhares pessimistas e desejos negativos.

Nem todos torcem por nós, por isso não passe adiante a sua tristeza, se resolva primeiro, nunca sem deixar de sorrir. Não culpe ninguém pelos seus erros, por mais que estes tenham participação. Não dê a eles o prazer de te ver sofrendo.

Na vida existe uma balança que nos direciona, ela é feita de alegrias e tristezas, nesses altos e baixos aprendemos a nos tornar sociáveis. Convivemos com diversas pessoas que muitas vezes não sabem o poder do equilíbrio. Nós, com nosso bom humor podemos fazer e ser a diferença para os outros.

Compartilhe uma gargalhada, faça alguém sorrir, conte uma piada, evite enxugar uma lágrima ou ser a causa dela.

Dizem os especialistas que o bom humor tem o poder da cura, ele transforma a vida de muitas pessoas, ele traz a saúde e ajuda na superação de problemas e relacionamentos. Cuide da sua saude física e emocional, dê um sorriso.



domingo, 18 de fevereiro de 2018

DOCE REENCONTRO.

                                               Resultado de imagem para os reencontros

Os reencontros são marcados por expectativa e emoções.
No abraço tempos de separação cercados por amor e muitas respostas. Um tempo que não volta atrás.

Vidas que se cruzam mais uma vez. A saudade que se encurta entre braços.
Amores que se distanciam levando na bagagem a promessa de um breve retorno. Levam sentimentos cheios de recordações. Mensagens trocadas, juras de amor. É um amor que não se distancia.

Uma saudade que ganha contorno de esperança.
Famílias que se perderam. Situações adversas à vontade que causam dor. Laços que se rompem. Tempo que não passa. Dias que se tornam meses, anos, décadas... o ontem a espera do amanhã.

Os reencontros se tornam necessários para se perceber o que um dia perdeu. Nos esbarramos nos problemas, nas dificuldades, no medo, nas perdas para enfim nos dar de cara com o reencontro.

Nada na vida acontece por acaso. Nem as idas e vindas. Abrimos mão de nossos sonhos e investimos em nossos planos.

Todos os pássaros passam por aqui em busca de novos voos, mas um dia eles retornam para enfim ficar.



sábado, 17 de fevereiro de 2018

SEJA FONTE DE INSPIRAÇÃO.

Resultado de imagem para pessoas que não conseguem ver o defeito dos outros
                                                                                   

Quando uma pessoa é boa e não consegue enxergar os defeitos dos outros, acaba com isso fechando os olhos para a realidade. Uma realidade que é sem sombras de dúvidas muito cruel.

É cruel porque as pessoas aproveitam disso e sugam a sua bondade.

O mundo lá fora está cheio de pessoas que se aproximam de você por interesse: financeiro, social ou apenas porque você atrai pessoas e coisas do bem. Quem vive a sua própria vida, não consegue enxergar os defeitos dos outros, por isso elas simplesmente são felizes.

A felicidade é um momento, ela acontece porque conseguimos atrair coisas boas. Acreditar em nossos valores e valorizar as coisas que conquistamos, por menor que sejam vai nos fazer permanecer focados em nossos interesses e nunca na vida alheia. Assim os comentários ácidos que chegam até nós jamais nos afetarão: estamos de bem com a vida.

Se pararmos para olhar o mundo à nossa volta, olhar as pessoas que fazem parte do nosso convívio, vamos com isso perceber que todos podemos fazer a diferença, afinal enquanto alguns se preocupam só com a vida de quem está passando ao seu lado, estão perdendo tempo de ser felizes. Precisamos nos tornar fontes de inspiração.

Trabalhe as suas inseguranças e seus medos. Tenha o foco em ser cada dia melhor para assim não se sentir fora do mundo real, esse mundo onde os comentários alheios nos chegam com o propósito de nos tirar do eixo.

Dedique seu tempo, seu pensamento a quem realmente é quem valha a pena: você mesmo.



sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

FOFOCA É UM VÍRUS.

                                               Resultado de imagem para o que é a fofoca

Como é triste fazer fofoca e o pior: como é frustrante ser alvo da fofoca!

Estou falando sobre esse assunto por causa de um fato que aconteceu bem próximo a mim e infelizmente fui obrigado a presenciar.

Ontem fiz uma viagem de ônibus; ao meu lado foi uma mulher falando ao telefone. Ela não se preocupou por estar em um lugar fechado cercado de desconhecidos. Talvez por isso teve tanta liberdade para falar da vida de uma tal de “Patrícia”.

Começou apenas falando que essa moça estava namorando um homem mais velho, mas que ela sabe que esta gosta mesmo é de um rapaz mais novo. Que sempre dizia que estava nova para um compromisso mais sério, que agora casou de repente. Continuava relatando o que “sabia” e ainda insinuava que talvez a pressa é porque ela pode estar gravida.

Conversou muito com a pessoa e depois ligou para outra. No segundo telefonema ela já dizia que haviam contado a ela que a Patrícia só casou porque está gravida. Que a família não queria o casamento porque o homem é mais velho.

No terceiro telefonema ela insinuou que o filho pode ser do mais novo, que um dia ela ficou sabendo que a Patrícia estava se encontrando com o mais novo enquanto namorava outro. Até afirmou que um dia foi na casa dessa pessoa e que ela não a deixou entrar, tem certeza que tinha alguém lá dentro com ela.

Gente, é sério. Foram quatro horas de muita fofoca.  Imaginem como está a orelha da Patrícia, pegando fogo. Hoje o nome dela deve está em todas as rodas de conversas, diria: fofocas.

Me senti desconfortável. A vida de alguém estava sendo exposta. Foram mexericos inventados, nada de concreto, afinal a fofoqueira dizia em certos trechos: “falaram, me disseram, ouvi, eu ví...” e muito mais.

Viram? A fofoca é como um vírus. Se espalha causando muito mal, é preciso evitar a contaminação. Não participe da fofoca. Não espalhe o que não tem certeza. Se for vítima; procure o autor dos boatos.  Eu tive medo daquela pessoa ao meu lado. Nunca tinha visto uma serpente tão de perto.

Tô fora!



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

NOSSAS VERDADES.


Imagem relacionada
                                                                                   
Mentira grande ou pequena é sempre mentira. Mentira para justificar uma falha, mentira para se livrar de uma situação. Sempre mentira.

E ainda tem quem quer justificar suas mentiras com outras mentiras e acaba se enrolando ainda mais.

Esses dias li um artigo sobre a mentira, onde o ponto de vista dele era muito interessante. Começava nos perguntando: como seria o mundo sem mentira? Da maneira colocada até da para prensar que a mentira nos leva a uma convivência social aceitável. Veja o que você pensa a respeito.

“Como seria o mundo se ninguém pudesse mentir? Todos os políticos cumpririam suas promessas, ninguém manteria segredos e traição seria algo inexistente. Ao mesmo tempo, verdades inconvenientes, como o que as pessoas realmente pensam sobre seu peso ou seu cabelo, seriam ditas sem pestanejar. Normalmente vista como a vilã dos relacionamentos pessoais, a mentira existe porque nos ajuda a cumprir um propósito essencial: a convivência em sociedade.”

Na verdade, a mentira é como nossa capa de proteção. Nos escondemos dos nossos erros e falhas. O pior é quando nos tornamos viciados na mentira e acabamos por acreditar nela. Quando esta vira uma bola de neve, não tem mais como sair. Só não podemos nos esquecer que, a verdade tarda mais não falha.

Estamos preparados para assumir nossas mentiras? Seja para nos tornar menos arrogante e verdadeiros, seja pela situação difícil, o melhor mesmo é evitar a mentira e encarar a verdade, mesmo que doa agora, mas ela é sempre a melhor resposta.




quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

ENQUANTO...

                                                                 Resultado de imagem para precisamos nos conscientizar danossa importancia na hora de votar     

Enquanto milhares de pessoas fogem dos arrastões em noites de folia, nossos governantes, aqueles que deveriam nos proteger, viajam e se hospedam em hotéis de luxo, levam verdadeiros exércitos para seu bem-estar e proteção.

Enquanto você dorme, nossos políticos “vampiros”; tramam e sugam nosso sangue com tantas aprovações às escuras para nos tirar direitos e os abdicarem de seus deveres.

Enquanto tantos detentos pagam pelos seus crimes em penitenciárias lotadas, nossos políticos corruptos cumprem suas penas em regime domiciliar em suas mansões.

Enquanto nos falta saúde, educação, moradia e segurança, nossos políticos acumulam bens, blindam seus carros, tem seus próprios seguranças, se trancam em suas casas de luxo, tem o melhor tratamento de saúde em hospitais de primeiro mundo. E nós pagando a conta.

Enquanto você vende seu voto, você prejudica uma população inteira, se tornando corrupto como quem paga, afinal eles vendem sua assinatura para aprovação de projetos e leis que te saqueiam os direitos de todos nós.

Enquanto você anula seu voto, você dá aos analfabetos políticos o direito de escolher por você.

Enquanto você se cala, você aceita os desmandes dos nossos governantes.
Enquanto não houver conscientização do povo de que é ele quem paga o salário de nossos políticos, que eles não trabalham de graça, que cada assinatura em projetos, reformas e brechas é contra o povo e a favor deles.

Vamos ficar de olho, vamos votar conscientes e exercer nosso papel de cidadãos e não carregar a culpa de que o nosso voto foi fundamental para a nossa própria ruina.




terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

SEJA O FOCO DE VOCÊ MESMO.


                                                       Resultado de imagem para seja o foco de voce mesmo

Como diria os poetas: mais um carnaval para recordar. Sim, vivemos desses momentos únicos que nos marcam e passam a fazer parte de nossa história!

Assim vão se passando os anos, construindo momentos com atitudes, modelando a nossa história com pinceladas de amor, alegrias e também de decepções.

Não é porque nem tudo saiu como planejamos que podemos dizer que não está valendo a pena viver. Os atropelos que vem nos afetando nos mostra claramente a força que possuímos. Saímos mais fragilizados dessas situações sim, nem por isso desistimos de levantar, sacudir a poeira e persistir em nossa caminhada.

Talvez por isso muitas vezes quando olhamos para a frente para enxergar por onde anda nossos sonhos, precisamos dar uma olhadinha para trás em busca destes que um dia se perderam. Nesse momento vamos perceber que vencemos as encruzilhadas com todos os desafios que elas nos apontavam. O sonho continua, nós é que deixamos de dar prioridades a eles.

Quantas vezes desistimos de nós, colocamos o pé no freio e esquecemos de dar seta para a direção que queremos seguir. É por esses e outros motivos que muitas vezes as páginas de nossa história ficam inacabadas: passamos a viver o sonho dos outros e nos esquecemos de nós.

Mas tudo isso pode mudar. Passe a se concentrar em você, seja o foco de você mesmo. Se desafie a não correr atrás de ninguém. Quem quiser fazer parte de seu livro de recordações que aprenda a viver com você, com todas as artimanhas que só você sabe que tem.



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

PARA SEMPRE SUA.

                                                  Resultado de imagem para saudade que dói


O homem já inventou tantas coisas, já ultrapassou seus limites de criatividade e imaginação. Falta tão pouco para que estes possam criar algo para aliviar as dores do coração, causada pela saudade de alguém que se foi e não sabemos onde está.

A ciência tenta explicar pela lógica, as religiões e seitas tentam pelos ensinamentos de suas teorias e doutrinas. Mas na verdade nada se prova, apenas ficam perguntas sem respostas.

Queria poder entrar em contato com alguém que um dia sem dizer adeus se foi. Pensava que não sobreviveria sem ele, tudo que fazia me levava ao seu sorriso. Seu otimismo e calma me levavam por onde eu queria.

Guardei em meu coração seu último olhar, se soubesse que seria o último dali não teria saído sem um abraço apertado, um beijo bem doce e um até breve. Mas ele apenas se despediu com o seu olhar. Por que não sabia ler nas entrelinhas? Percebi que algo não estava certo; eu não queria acreditar no meu coração.

Então; apenas um telefonema e chega ao fim a história de um grande homem, simples, humilde com a capacidade de amar a todos de forma incondicional.

Se pudesse ter a chance de lhe dizer uma última frase apenas sussurraria em seu ouvido: obrigado pai pelo tempo que esteve ao meu lado. Foram anos que valem uma vida. Você foi e é fundamental para mim.

Por muitas vezes fechei os olhos e te pedi em pensamento força e serenidade e você em sonho me abraçou, nada disse, apenas mais uma vez me olhou e consegui ler o quanto você continua ao meu lado.

Acredito que um dia vamos nos reencontrar, e como almas gêmeas vamos apenas continuar de onde paramos. Para sempre sua.



domingo, 11 de fevereiro de 2018

SEJA A ROSA. NUNCA O ESPINHO.

                                                     Imagem relacionada 



Às vezes fico pensando no quanto tem pessoas de difícil convivência. Elas não se dão bem com ninguém, muito menos com elas mesmos. Se se gostassem não fariam tanto mal a si mesmo.

Em contrapartida, encontramos pessoas que estão sempre de bem com a vida, por mais que tenham seus problemas não deixam que eles influenciam sua vida. Seria muito mais fácil assim: se olhar no espelho e sentir orgulho do que vê.

Mas nem tudo são flores, encontramos com muitos jardins cheios de ervas daninhas tirando a beleza das flores, só não conseguem tirar o perfume, ele é único.

Assim como esse jardim, também é a nossa vida. Quantas vezes precisamos avaliar as pessoas que estão ao nosso lado, o quanto elas estão nos fazendo bem ou mal e os tirá-los de lá. Precisamos deixar ao nosso lado apenas quem nos deixa o seu perfume, suas boas ações, seus conselhos, sua amizade.

Precisamos afastar quem chega para semear a discórdia. Dessa maneira teremos flores e muito perfume por muito tempo. Não adianta mostrar nossos espinhos. Sabemos o quanto temos de bom e o quanto podemos ferir ou assoprar.

Se temos consciência disso, não precisamos ser naturalmente desagradáveis, podemos ser mais receptivos, mais tranquilos.

Da mesma forma que temos as pessoas que tem o prazer de nos expulsar de sua convivência, tem quem nos atrai pela bondade e carisma. Isso basta.

Então, nada de sofrer por quem não merece a nossa amizade, nossa presença. Vamos ser o perfume que marca pela fragrância e frescor e nunca pelas feridas que causam os nossos espinhos.



sábado, 10 de fevereiro de 2018

É CARNAVAL. ENTÃO APROVEITE.

                                                   Imagem relacionada

Enfim chegou a festa que se espalha pelos quatro cantos do país. É muito samba, axé, suor e alegria!

Em compensação em meio a tantas demonstrações de uma alegria, nos deixamos levar pela euforia e esquecemos de nos cuidar. Entres cervejas, drinques, mulheres, homens se misturam drogas, assédio e tumultos.

Se todos curtissem a festa com todo a sua cor, sentiríamos saudades na quarta feira de cinzas. Teríamos histórias para contar e nada a lamentar; apenas o fato de não ter mais dias para se curtir.

Muitos dizem que carnaval já foi bom, eu até concordo, tempo bom era aquele onde as marchinhas tomavam conta dos clubes. Nas matinês pais e filhos se divertiam, era uma festa familiar. Sem excessos, apenas a festa.

Mas tudo mudou. Os grandes bailes, os desfiles com concursos de fantasia ficaram apenas como recordações. Os namoros de carnaval que se estendiam na quaresma e duravam tornando-se compromisso. Hoje é apenas ficar, não se aproveita como antigamente. É muito pegação, muito desrespeito.

A estatística está aí para mostrar o quanto o carnaval perdeu sua essência: roubos, estupros, desaparecimentos, mortes misteriosas. Doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada. Até onde isso vai nos levar?

As escolas de sambas com seus luxos, seu glamour ainda resiste e a cada ano ao se tornam um custo acima do normal, não se poupa em nada. Os blocos estão crescendo e levando multidões atrás dos trios elétricos. É muita animação e criatividade!

Pois é; para quem gosta o carnaval está aí, de portas abertas esperando por confetes e serpentinas. E acreditem; ainda tem muitas Colombinas a espera de seu Pierrô.

Bom carnaval a todos, curtam a folia com responsabilidade.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

CONFIE EM SI MESMO.


                                                                           
Resultado de imagem para o que é confiança em si mesmo
Não tentar por medo de fracassar é covardia. Todos temos a nossa vez, pode demorar. Só não podemos desistir.

Manter a autoconfiança não é tarefa fácil, visto que por muitas vezes tentamos e fraquejamos, temos esse medo por causa das incertezas que nos cercam. Mesmo assim precisamos acreditar mais em nós mesmos, buscar essa força que guardamos e muitas vezes nem sabemos que possuímos.

Se você não é capaz de confiar em si mesmo, como espera que os outros confiem? Por mais difícil que pareça a situação não demonstre incapacidade. Todos temos fraquezas e por muitas vezes perdemos a confiança em nós mesmos e no ser humano. Se isso acontecer a derrota é quase certa, então amigo, confiança em si mesmo é um grande passo rumo ao sucesso.

Mas porque perdemos essa confiança em nós mesmos e nos tornamos um fracassado?

Primeiramente porque já começamos acreditando que não somos capazes, mesmo antes de tentar. Já começamos como perdedores.

Não acreditamos em nosso mérito. Para nós o que fizemos é pequeno, tem algo mais grandioso que outras pessoas fizeram. Você mesmo tira o seu mérito.

Desmerecer a ajuda dos outros. Pensar que pode vencer sozinho. Isso é muito errado, afinal precisamos muito uns dos outros. É preciso também ter a capacidade de assumir seus erros e sair da defensiva.

Enfim, seja humilde sempre. Nada de autoconfiança em excesso, tenha controle da situação. Por mais que esteja de bem com a vida e consigo mesmo, descarte a arrogância. Ela pode ser a sua derrota final.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

QUE SORTUDO VOCÊ É!

Resultado de imagem para sorte ou trabalho?
                                                                             
Poucas pessoas vencem na vida apenas pela sorte. Muito pelo contrário, já vi muitas pessoas perdendo o pouco que tem a espera da sorte ou tentando a sorte.

A sorte só existe para quem acredita nela. Mas, deixar de fazer e ficar sempre tentando não vai nos levar a lugar algum. De vez em quando contar com a sorte pode até ser.

O melhor mesmo é não confiar apenas nessa tal de sorte. O trabalho ainda é responsável por adquirir o que desejamos, uns conseguem mais rápido, outros nem tanto. Uns sabem poupar, outros gastam. Uns sabem fazer o bom uso do dinheiro sem ser considerado pão duro. Já outros esbanjam e nunca tem nada de concreto.

Já ouvimos diversas pessoas dizendo: “ fulano é sortudo, trocou de carro.” “ fulano é muito sortudo, comprou uma casa”. Fulana é de sorte, está com o homem mais bonito da faculdade.” “Olha que cara de sorte, passou no concurso público, passou no vestibular.”

Isso não é apenas sorte. Adquirimos nossos bens pelo nosso esforço, quantas vezes abrimos mão de farras, roupas, viagens para investir em nossos bens.

Está namorando? A pessoas está com ele(a), não por sorte, mas porque ela tem as suas qualidades, um bom papo. Tudo bem, tem os interesseiros(as) de plantão. Isso sempre acontece, mas tenham certeza, com o tempo cansa, desgasta.

Passou no concurso, no vestibular? Não é sorte, é mérito. É o resultado de muito estudo e dedicação.  Essas pessoas geralmente levam o estudo a sério, tem seus propósitos, seus objetivos.

Seja com sorte ou trabalho, é bom lembrar que as oportunidades surgem para aqueles que sabem usar o tempo a seu favor, que estudam, tem uma formação adequada, que buscam estar sempre em boas companhias e, principalmente que não trapaceiam para alcançar suas metas.

A sorte às vezes dá uma mãozinha, mas o trabalho ainda dignifica o homem.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

IR OU ESPERAR?

                                                    Imagem relacionada
                                                                             

Quando precisamos tomar uma decisão que pode mudar o rumo de nossas vidas, fica pendente uma questão: usar a emoção ou a razão?

A nossa emoção muitas vezes é traiçoeira, nos deixa levar pelo momento, no impulso resolvemos por algo que pode nos levar ao arrependimento. Deixamos que nosso coração fale por nós; e esse tal de coração muitas vezes é fraco, sentimental.

As emoções afloradas deixam- nos mudos. Faltam-nos as palavras certas. Na verdade, falta o pensar, ponderar.

Enquanto isso, a nossa razão é mais prudente, ela nos faz raciocinar, ponderar, conseguimos enxergar as consequências, os prós e contra. Por isso muitas vezes é preciso dar uma leve freada antes de decidir para evitar os arrependimentos.

Mesmo assim é preciso encontrar um ponto de equilíbrio. Não ser nem tão só coração; nem tão só razão. Em tudo na vida é preciso ter um tempero ideal. De todas as maneiras todo gosto será atendido. Por isso não podemos ser destemperados.

Quando sabemos lidar com nossas emoções, estamos aprendendo a lidar com as nossas decisões. Existe sim uma inter-relação entre mente e coração. É um caminho onde um precisa do outro, por isso o equilíbrio é fundamental.

A emoção nos dá coragem para arriscar, a razão nos coloca medo de avançar. O que decidir?

Não se briga com o coração por amar demais. Apenas é preciso ter conhecimento das suas emoções para não criar expectativa no outro e não se decepcionar. O amor vai e volta, se não for assim não adianta sonhar e viver o amor sozinho. Na hora de resolver é preciso se conhecer e as emoções que está preparado para viver.

Quando culpamos o outro pelo nosso fracasso é porque fizemos um investimento de risco.

  
Márcia Coutinho


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

JÁ TEMOS NOSSOS PROBLEMAS.

Resultado de imagem para já tenho meus problemas
                                                                                            
                                                                                       
Estava pensando: o que as pessoas têm em suas cabeças que ficam bolando mil e uma maneia de interferir na vida alheia? Será que não tem problemas suficientes em suas vidas para resolver?


Bingo! Encontrei a resposta. Assim como fico preocupado com o que as pessoas estão fazendo ou pensando, elas também o fazem. Se cada um cuidasse de si mesmo, planejasse o seu dia a dia, o mundo seria bem mais humano.

Mas não. Estamos vivendo nossas vidas de olho na vida dos outras. Muitas vezes desviamos nossos caminhos para olhar no quintal do vizinho. Deixamos de viver o nosso sonho para atrapalhar o sonho do outro.

Isso não é viver. É passar o tempo sem nos preocupar com o futuro, afinal o futuro se constrói no hoje e estamos deixando muita coisa para trás, muitos projetos inacabados. Assim não tem futuro promissor que se sustente.

Seria tão mais prático e aceitável oferecer nossas mãos, nossos ombros se caso alguém precisasse, mas nunca oferecer gratuitamente nossa língua para destilar veneno nos planos de alguém que confia em nós.

 Devemos ser pessoas confiáveis, onde a nossa amizade seja autêntica e nunca nos interferir onde não somos chamados. Dessa maneira não vamos ter tempo para nos preocupar com os problemas de ninguém. Os nossos são suficientes.


Márcia Coutinho


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

EU SOU A MINHA HISTÓRIA.


Resultado de imagem para eu sou a minha história
                                                                         


Entre idas e vindas. Entre encontros e reencontros vamos construindo a nossa história. Aprendemos a valorizar cada conquista e a refazer quantas vezes for preciso os nossos fracassos.

Superamos as quedas. Reconstruímos nossa história, capítulo por capítulo como se fosse uma grande história de aventura, onde o final é desconhecido.

Fazemos dos dias um novo texto, com títulos que nos remetem a uma história. Que nos descrevem como mocinhos ou bandidos; onde as batalhas se fecham em buscam de um grito de paz.

Mas, nem toda história tem final feliz. Isso acontece porque muitas vezes deixamos que outras pessoas rabisquem as nossas páginas. Essas rasuras em um determinado momento farão com que percebamos o quanto deixamos nossas vidas à mercê dos outros.

É preciso aprender a caminhar sozinho, sem depender tanto dos outros, é preciso acreditar mais em nós mesmos, ter rédeas de nossa vida e ter a tranquilidade de assumir as responsabilidades por nossas decisões.

Não queira bancar o esperto, o dono da verdade, o sabe tudo. Todos nós temos que aprender e ensinar um pouco.

Em nossa vida passam diversas pessoas. Umas permanecem, outras partem, algumas fazem apenas parte de nossa história. Mas uma coisa todas tem em comum: deixaram um aprendizado.

Eu sou a minha história.


Márcia Coutinho



domingo, 4 de fevereiro de 2018

EU EM PRIMEIRO LUGAR.


Resultado de imagem para eu em primeiro lugar
                                                                                   

Fracassei. Não porque não fiz o que deveria ter sido feito e da maneira correta. Fracassei porque passei parte da minha vida fazendo com que a vida de outras pessoas fosse especial, que elas se tornassem pessoas de bem.

Não fracassei na educação dos meus filhos, mas fracassei como pessoa. Perdi muito tempo sem fazer nada por mim.

E agora, o que posso fazer se já me sinto cansada?

Procuro respostas que não chegam, enquanto isso vou vivendo de forma lenta, vivendo um dia por vez, olhando adiante para assim ver até onde posso ir. Sinto o peso dos anos, a idade vem chegando e com ela a maturidade também. Nessa fase a experiência conta muito.

Tenho responsabilidades que não abro mão, ainda tenho sonhos que quero viver. Não deixei de sonhar, apenas dei um tempo. Pena que foi um longo tempo, mas para quem quer; isso é apenas uma desculpa, temos todo o tempo do mundo para prosseguir. Mais lentos hoje, mas eu sei que posso vencer.

Não lamento aquilo que não consegui. Lamento o que perdi por ter valorizado demais. Esqueci que a pessoa que eu nunca podia de deixar de olhar era aquela que me mostrava através do espelho as marcas do tempo.

Ainda dou boas gargalhadas, guardo o meu bom humor dentro de mim. Sei que muitos se preocupam comigo assim como me preocupo com eles. Continuo ajudando, ouvindo, sendo sempre um ombro amigo. Agora não deixo de fazer o que amo para agradar ninguém.

Não vou deixar o peso de um fracasso adiar meus planos. Penso que agora estou mais livre para ser quem sem sou em minha essência.

Não gostou? Só lamento. Eu agora vivo e faço tudo por mim em primeiro lugar.

Márcia Coutinho