Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

segunda-feira, 30 de abril de 2018

REGUE SEUS SENTIMENTOS.

                                                       Resultado de imagem para o mundo precisa é de mais amor


Tem coisas em nossas vidas que se transformam em sentimentos e, são justamente esses sentimentos que vão nos mover, vão dar graça e encanto em nosso existir.

Porém, tem pessoas que estragam os bons sentimentos guardando o pior que vê em cada um, frustrando assim a expectativa de viver em harmonia.

Ninguém é perfeito, cada um com seus defeitos de fábrica vão se moldando e tentando melhorar para que consigam conviver socialmente, em equilíbrio. No entanto, ainda encontramos pessoas de mal com a vidam onde o bom humor e o otimismo não fazem parte. Por isso conseguem transformar a alegria em uma mágoa, um ressentimento que cria raízes que floresce em desavenças e desentendimentos.

Se cada um regasse seus melhores sentimentos, com certeza teríamos uma vida mais plena, mais harmoniosa, com mais sintonia entre o homem e a natureza.

Poderíamos até ter os nossos dias de tédio, no entanto eles não seriam sobressaídos, afinal temos uma carga positiva conosco, temos uma leveza em vê as coisas e em transformar os problemas. As soluções não são fáceis, nem por isso podemos dizer que são impossíveis. Impossível é ver pessoas se matando, se odiando, se destruindo mutuamente por motivos às vezes tão banais.

Não vamos aumentar as estatísticas nos unindo a aqueles que não são felizes e querem causar a infelicidade alheia.

O mundo precisa de pessoas justas, bem resolvidas e felizes, sempre buscando resolver os seus problemas e não criando outros.

Pense nisso e seja feliz agora, mais do que nunca.

Márcia Coutinho


domingo, 29 de abril de 2018

O CAMINHO VOCÊ ESCOLHE.

                                               Resultado de imagem para não mude seu caminho pelos outros


Nossa vida não é uma rua sem saída, muito pelo contrário, temos muitas opções. Podemos trocar de calçada, fazer um retorno, desviar dos obstáculos e enfim chegar até onde pretendemos.

Mesmo assim, ainda somos obrigados por muitos erros de percurso a fazer algumas paradas obrigatórias. É o tempo que possuímos para refazer a rota.

Então é isso: muitas vezes somos desafiados pela vida a tomar decisões importantes que vão mexer não só com sua vida, mas de pessoas que convivem com você. Nesses momentos, não adianta querer desistir, podemos fazer desses momentos uma parada para calcular a melhor atitude a ser tomada, talvez mudar de estratégia, colocar de lado quem nada está acrescentando em sua vida.

Quando retornamos de onde paramos é quando não temos certeza da melhor escolha, a dúvida nos proporciona um tempo para decidir. Não adianta nos precipitar para dar a resposta que querem ouvir, mas que não é aquela que queremos dar.

O pior nessas dúvidas que nos cercam é quando o grande obstáculo de chama “o outro”, aquele que quer manipular sua vida, suas atitudes e suas escolhas. Quer de alguma maneira dar opiniões para que você as ouça e faça como ele faria.

Não entre nessa onda, caia fora de quem quer dar opiniões e ter sempre a vez e a voz. O caminho é seu, a distância do percurso só você pode escolher.

Não fique parado assistindo as pessoas fazendo as escolhas por você. Não fique calado quando souber de “palpites às escuras”, não permita que sua vida seja falada por aí. Siga o seu caminho como você assim escolheu. Se respeite e aquilo que um dia pareceu uma rua sem saída na verdade é o caminho onde você escolheu trilhar.

Márcia Coutinho


sábado, 28 de abril de 2018

NOSSA AUTOESTIMA.

                                           Resultado de imagem para auto estima

Nada melhor do que nos olhar nos espelho e nos sentir bem. Isso se dá porque conseguimos nos admirar como somos. Sabemos das nossas imperfeições e conseguimos conviver com elas. Isso se chama auto estima em alta.

O primeiro passo para que possamos nos admirar e aceitar como somos é o autoconhecimento. É conhecendo as nossas emoções que vamos demonstrando a nossa capacidade de ser e agir.

Tem dias em que não acordamos bem e por isso a nossa imagem fica distorcida. Isso não quer dizer que estamos mais feios ou mais velhos, isso demonstra que o tempo passou para nós também e que a nossa beleza interior está superando a exterior.

Para cada passo que damos é mais uma vitória conquistada, é mais um dia para recomeçar de onde paramos. Podemos até mesmo refazer algo que não ficou bom, só não podemos nos acomodar. Nós somos muito melhores quando descobrimos que podemos viver com nossas quedas.

Não podemos viver fora da realidade, criar um mundo particular para nós, podemos sim, viver nesse mundo maluco lá de fora com muito bom humor, superando aquilo que nos desmotivou um dia.

Só você tem o poder de realizar aquilo que sonha, por isso sonhe sempre alto. Alce voos que te levem por onde sua imaginação queira te levar. Seja inspiração para os outros.

Você precisa se sentir especial.  Concentre naquilo que não está te deixando satisfeita e mude. Comece a inovar e avance nas mudanças que continuarão fazendo você se sentir cada dia melhor.

Márcia Coutinho

 www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 27 de abril de 2018

VAMOS DAR COR À NOSSA VIDA.

                                                                                 
                                                Imagem relacionada   


Como seria bom se cada um imaginasse a sua vida como uma grande tela, onde ali colocaríamos cores e contornos a nosso gosto. Não faltaria traçados, rosa e muito azul.

Cada emoção seria um traçado novo. Poderia ser a raiva, a dor, a esperança, a conquista. Seriam tantas cores que formaríamos um arco-íris com todo o seu glamour! Estaria sendo expresso ali o retrato do nosso dia a dia.

Somos artistas tentando dar sentindo às nossas emoções, somos seres humanos tentando acertar no tom certo da tinta. Nada mais é do que a vida ganhando cores com todos os nossos sentidos e emoções.

Quantas vezes não chegamos ao tom desejado, não falamos ou agimos conforme nossa vontade, apenas aproximamos do tom, muito melhor seria ter a oportunidade de nos expressar e tirar a limpo o que nos sufoca, o que torna nosso dia mais cinza.

Viver no preto e branco é aceitar calado as injustiças, é não poder opinar quando discordar, é acompanhar os outros como se não tivesse os próprios pés, é não viver a própria vida com autenticidade e coragem.

Não precisamos abusar do vermelho, dar opiniões onde não nos cabe opinar, levar adiante o que não temos certeza, brincar com o sentimento dos outros. Podemos sim matizar as cores, criar combinações, mas nunca deixar que cada uma vá para um lado diferentes.

Precisamos estar sempre dispostos a encarar o novo, a enfrentar os desafios. Não podemos deixar que nossos sonhos se vão como bolhas de sabão em antes contorna-los para saber qual a melhor cor combina com você.

É preciso lembrar sempre: nós somos o pincel, com os nossos movimentos vamos fazer de nossa vida uma aquarela de cor e brilho.


Márcia Coutinho



quinta-feira, 26 de abril de 2018

FAÇA USO DO DIÁLOGO.


                                             Resultado de imagem para dialogo entre pais e filhos


A arte de educar não é fácil. Pecamos muitas vezes pelo excesso de amor. Esquecemos que impor limites faz parte dessa equação.

O que estamos assistindo são crianças e adolescentes sem medo de nada, se arriscando, afrontando pais e sociedade. Sabem estes que a punição não acontece: são menores. As leis os protegem.

Com isso vivemos uma crise familiar. Pais e filhos não se entendem, a sociedade enfrenta crianças, adolescentes e jovens “sem freio”, porém precisando de ajuda, e urgente. Gritam por socorro através de atitudes drásticas muitas vezes incompreendidas.

Sabemos que tem famílias que ainda lutam e tentam educar seus filhos dentro do diálogo, de uma conversa franca, com os valores sendo cada vez mais impostos. Uma família criada dentro dos moldes da conversa, do tempo em família, do uso adequado da tecnologia ainda podemos acreditar que o mundo tem solução.

Não adianta colocar seus filhos nas melhores escolas, em várias atividades afim de que eles possam utilizar bem o tempo ocioso e em casa faltar o principal: a família. Dessa maneira, eles buscam informações na rua, na internet e de alguma maneira tentam chamar a atenção dos pais para os conflitos internos que vivem.

Sabemos o quanto o bullying vem maltratando nossa sociedade. Estudantes de todas as classes e idades sofrem todos os dias essa agressão e não encontram apoio ou coragem para contar a seus familiares, por medo da maneira como será conduzida toda a situação. Fazem então a escolha errada: o suicídio.

É preciso conversar sobre o assunto, não adianta maquiar o problema para não alarmar nossos adolescentes. O que precisamos no momento é muito diálogo, mostrar aos filhos o quanto vocês os amam e querem estar ao seu lado. Não podemos começar uma conversa com cobranças, é preciso saber ouvir e entender as entrelinhas.

Pais, fica um outro alerta: não sobrecarreguem seus filhos com cobranças de notas escolares e escolhas profissionais. Eles ainda são jovens e estão perdidos, precisam de apoio para juntos encontrarem respostas. Não os comparem a outros jovens que se deram bem e seu filho ainda não. Essa cobrança também é um dos motivos para o suicídio.

O momento é de diálogo. Unam-se a seus filhos e de forma rápida. Eles precisam de vocês.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 25 de abril de 2018

NOSSA FORÇA INTERIOR.


                                                 Resultado de imagem para porque descobrimos nossa força na dor?


Pode ser hoje, talvez amanhã ou quem sabe demore um bom tempo. Mas todos nós vamos passar por adversidades que vão nos colocar em uma encruzilhada na hora de tomar a melhor decisão.

É inevitável esses obstáculos. Vivemos em um mundo conturbado, com valores sendo esquecidos e seres humanos deixando de lado a parte humana. Com isso os problemas não tardam a acontecer.

Quando esses batem à nossa porta, muitas vezes nossa vida fica de cabeça para baixo; é quando precisamos buscar forças de algum lugar. É difícil encontrar essa força, mas ela existe e todos somos capazes de vencer. Basta querer.

Se, não fizermos essa viagem ao nosso interior e resgatar essa força que está escondida em algum lugar, podemos ter a certeza que nossa vida pode tomar direções erradas ou quem sabe, ser direcionadas por pessoas erradas. Desse jeito os problemas tendem só a aumentar.

Quando perceber que algo está fugindo do seu controle, revire o seu baú das memórias e relembre momentos onde venceu outros desafios. Essa lembrança vai lhe proporcionar coragem para seguir em frente.

Saia da zona de conforto. Faça algo que o desafie. Mostre a você mesmo a capacidade que tem. Busque as suas qualidades e mostre a si mesmo o quanto é forte e corajoso.

Não fique buscando justificativas para seus fracassos, muito pelo contrário, encontre respostas para suas dúvidas e vá à luta.

A dor existe para todos. Uns sentem mais, outros lidam melhor melhor com ela. O segredo está no tamanho que você dá a ela.

Acredite na sua força interior e vença suas dores.

Márcia Coutinho


terça-feira, 24 de abril de 2018

CUIDE DA DOR DO OUTRO.

                                              Imagem relacionada

Quem nunca teve um momento de dor, aquela dor que você pensa que nunca vai passar, que atire a primeira pedra.

Mas, infelizmente tem pessoas que pensam diferente. Pensam que por motivos que desconhecemos que elas estão imunes ao sofrimento e dor, por isso se solidarizarem não entra em seu perfil de vida. Isso é muito triste, afinal cedo ou tarde a dor nos visita.

Essa dor que eu falo, tem a proporção do seu problema. Para alguns o mínimo problema vira uma tormenta. A cada dia dobra de tamanho. Se não temos com quem dividir ele tende a crescer cada vez mais.

A importância de se ter alguém para se abrir, para chorar e se lamentar é fundamental para a cicatrização das feridas. Muitas vezes o silêncio é a resposta que tanto precisávamos ouvir. Mesmo assim, venho percebendo nesse mundo corrido o quanto as pessoas estão se afastando. Estão trocando o abraço, o afeto pelas mensagens prontas nas redes sociais.

Claro que, em tudo que passamos devemos tirar sábias lições. Alguns devem pensar: eu, tirar lição em meu sofrimento? Sim. Você aprende a enxergar as coisas e pessoas com outro olhar, começa a ver quem são seus verdadeiros amigos, aqueles que estão em todos os momentos com você. Nos bons e principalmente nos ruins.

Não é preciso ficar 24 horas com você, muito pelo contrário, é saber o real momento onde sua presença é necessária e estar lá para o que der e vier. Não esquecendo jamais: a minha dor de hoje, pode ser a sua grande frustração de amanhã.

Eu vou superar, porque sempre estou ao lado das pessoas que realmente se importam para mim. E você? Como tem agido?

Márcia Coutinho



segunda-feira, 23 de abril de 2018

AS ROSAS E SEUS ESPINHOS.


                                            Resultado de imagem para comparando as rosas e os seres humanos


É impressionante o quanto as rosas nos encantam com suas cores diversas e seu perfume. Eles são inconfundíveis. Conseguem nos impressionar com sua beleza, mas, no entanto, escondem seus espinhos.

Assim somos nós: temos por fora uma maneira de mostrar quem somos, mas nossa essência nem todos conseguem ver.

É preciso regar a rosa que existe em nós para que floresça sempre os bons sentimentos, os valores para que eles se sobreponham os espinhos. Esses espinhos existem em todos nós, somos imperfeitos, por isso não vamos nunca conseguir arrancá-los. Temos o poder de não os deixar crescer mais que suas flores. O bem tem sempre que ser maior e mais poderoso que o mau. Sendo assim, cultivando o que há de melhor em nós, nosso jardim será sempre o mais florido, o mais belo.

Quantas vezes nos olhamos no espelho procurando essa rosa que deveria existir dentro de nós e não a encontramos, com isso nos desanimamos e pouco a pouco vamos perdendo o encanto pela vida, o estímulo pelos nossos sonhos e a vida vai perdendo o sentindo e as cores.

É preciso não regar nossas falhas, alimentanda a desesperança. Na verdade, nós só precisamos é aprender a passar pelos espinhos para chegar até as rosas, olhar nos olhos das pessoas procurando encontrar as suas verdades, suas qualidades reconhecendo que, cada um à sua maneira tem o seu perfume e sua cor.

Cada vez que você desistir de correr atrás de seu sonho está deixando de regar a sua roseira interior e deixando que seus espinhos do fracasso se sobreponham. Não faça isso com você mesma, deixe florescer seu potencial e vai descobrir o quanto poderia ter perdido.

Sua terra é fértil. Há muitas rosas dentro de você!

Márcia Coutinho


domingo, 22 de abril de 2018

PROCURE SUA CURA.


                                       Resultado de imagem para a cura humana


A vida não é fácil para ninguém, porém cada um tem o direito de fazer suas escolhas, com a certeza que terá que arcar com as consequências de suas decisões. Cedo ou tarde a vida te cobra.

O que é muito difícil é quando você precisa aceitar a decisão do outro que vai mexer com a sua vida e o pior: a pessoa não está em condições emocionais de decidir nada.

Esse problema se torna ainda maior. Lidar com isso requer muito cuidado e sabedoria. Muitas vezes as pessoas nos julgam por nos achar covarde por nos silenciar. Às vezes o silêncio evita tragédias. Uma pessoa que passa por momento de crise em seu tratamento de depressão com surto jamais deve ser questionada, mas sim, deve ser olhada de longe, sempre com atenção.

Ela precisa de todo o tempo para tentar entender o que se passa com ela. Entender o que a mente informa e ela não assimila. Afastar dessas pessoas é uma necessidade, porém é um afastamento preventivo e não definitivo, desde que seja percebido a necessidade de uma decisão desse afastamento para a melhora mental do paciente.

Digo isso pois, quem tem depressão escolhe alguém próximo como vítima para descarregar suas frustrações e não é fácil aceitar ser essa vítima. O surto sempre acontece por uma coisa tão insignificante que parece até um absurdo o motivo. Mas, na cabeça dela é motivo de sobra.

Deve-se cercar de cuidados para que não aconteça recaídas mais graves levando a atitudes mais drásticas e graves como estamos vendo acontecendo tanto com as pessoas depressivas.

Como queria conhecer e entender melhor a mente humana para poder ajudar de alguma maneira. Sei que todos temos nossos problemas e que é muito melhor ficar apontando as falhas dos outros do que enxergar as nossas, conhecendo assim a mente seria melhor compreender porque o ser humano insiste que sabe a cura do outro e nunca a sua própria cura.

Márcia Coutinho


sábado, 21 de abril de 2018

AO DOBRAR AQUELA ESQUINA.

                                 Resultado de imagem para podemos mudar nosso caminho a cada esquina           


E ao dobrar aquela esquina, esperava encontrar algumas respostas, no entanto o que encontrei foram pessoas deitadas na calçada sem esperança, com fome e frio. Ali já não acreditavam em mais nada. Tinham chegado ao fundo do poço.

Ao dobrar a esquina toca em mim um bilhete premiado, algo que pode mudar a minha vida. Mas adiante alguém precisa mais do que eu. Não posso fazer por mim e deixar que a minha atitude egoísta deixe de transformar a vida de quem tanto já perdeu. Que dúvida cruel!

Ao dobrar uma esquina qualquer, temos que ter a certeza que algo possa mudar. Encontrar um amigo, esbarrar no inimigo, tropeçar em um tesouro, pisar em algo não muito agradável.

Assim, porém é a nossa vida: nunca sabemos o que vamos encontrar no amanhã. Ela é uma grande incerteza. Por mais que façamos planos, que traçamos nossos caminhos, as surpresas acontecem. Precisamos preparar para enfrentar um dia por vez e estar sempre atento no que pode vir logo adiante.

Talvez seja uma esquina, uma rua escura, árvores enfileiradas ou mesmo um descampado. Pode ser dias de alegrias, uma má notícia, uma surpresa agradável, uma promessa de emprego, o fim de um relacionamento, uma amizade que se inicia.

Nas esquinas da vida, tudo pode acontecer. Nada será como antes.

Márcia Coutinho




sexta-feira, 20 de abril de 2018

ETERNAS SAUDADES, MINHA AMIGA.

                                      Nossas lembranças me confortam


Hoje o meu coração ficou triste de repente. Ele marcou o seu compasso de forma diferente. O motivo? Uma tristeza chamada despedida.

Precisei me despedir de uma amiga querida. Aqui deixou saudades. Deixou sua história. Colocou um ponto final em suas memórias. Sei que sentirei falta de nossas conversas, de nosso vinho tomado entre casos de um tempo que ficou para traz costurado com muita nostalgia.

Minha querida amiga. Quem me vê falando pensa que éramos da mesma idade, que vivemos aventuras juntas, que partilhamos histórias, mas não. A nossa diferença de idade era muita, assim como era grande a sua sabedoria! Como gostava de ouvi-la!

Fiquei todo o meu dia pensando nas histórias que tanto ouvi. Consegui até ouvi as gargalhadas que partilhamos ao escutar os causos de assombração. Como ela tinha medo! Mesmo assim ainda encontrava um jeitinho de nos assustar. E agora, como ficarão nossos causos?

Não estamos preparados para a morte. Esse último adeus é muito dolorido. Saber que nunca mais veremos, que ficarão apenas as memórias é algo inexplicável. Por isso a importância de saber viver, de cultivar o máximo cada momento.

O que se leva dessa vida é o que se cultivou aqui. Com certeza ficará a saudade. Uma saudade, hoje doída, mas uma saudade de um tempo que com certeza vivi com alguém que soube viver e cultivar quem conviveu com ela.

A seus familiares a minha solidariedade. A você minha amiga Dona Adélia, a minha gratidão, o meu respeito e a minha eterna saudade.

Vá em Paz.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 19 de abril de 2018

O AMOR APENAS ACONTECE.

                                                        Resultado de imagem para o amor é lindo



Quando vejo fotos de casais se declarando e percebo que é verdadeiro, sinto uma alegria muito grande, afinal o amor está em crise. Estão banalizando um sentimento tão profundo e que não olha condição para acontecer.

Quando vejo declarações soltas como pipocas se estourando por aí, bate aquela descrença na vida, no ser humano. O amor é um sentimento que se conquista com o tempo, não é algo que apenas chega e acontece.

Amores que se completam, vidas que se misturam, sentimentos que se transbordam. Assim deveria ser o amor em sua plenitude que, mesmo em preto e branco não precisaria de legenda, o olhar diria tudo. Mas não, querem gritar ao mundo que amam, que são correspondidos quando sabem que ali é apenas um momento, uma paixão que amanhã já terá se apagado como uma chama.

Família é um elo, é o mesmo sangue que corre, mas não é a mesma essência. Não é preciso declarar amor a um familiar se este não existe.

O amor se declara em gestos e atitudes. Não precisa fazer postagens, declarações. Tudo isso é querer propagar algo que poderia ser mais íntimo, mais nosso.

O verdadeiro amor não precisa ser alardeado, ele por si só se espalha. Não se preocupe em provar ao mundo que encontrou o verdadeiro amor. Coisas boas se espalham, assim como os bons sentimentos.

Não roube um amor, não deseje o que não é seu, não cobice o que não te pertence. O que é para ser seu será, ele virá até você. Então; não fique procurando o verdadeiro amor, se ele tiver que acontecer, acontecerá. Se não for para ser seu, apenas desaparecerá.

Não lute para ter um amor. Esse apenas acontece.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 18 de abril de 2018

VOCÊ É CONFIÁVEL?


                                                     Resultado de imagem para porque nos escondemos atrás das mentiras?


Gostaria que você me respondesse uma pergunta, com toda sinceridade: você é digno de confiança?

Talvez você não entenda porque te pergunto isso. Posso te explicar. No mundo de hoje, precisamos nos virar de todas as maneiras, precisamos sair de algumas situações embaraçosas ou mesmo nos livrar de algum inconveniente. Por isso fazemos uso de algumas “mentirinhas”.

Podemos justificar dizendo que são mentirinhas do bem. Mentira é mentira de qualquer tamanho para qualquer situação. Mesmo podendo afirmar que as vezes precisamos mentir para livrar que uma situação se torne algo mais sério.

Viu? Acabei de encontrar uma justificativa para uma mentira. Mas não sou apenas eu que faço isso. Mexe e vira alguém faz.

O estranho que nos damos o direito de mentir, mesmo que seja de vez em quando, mas quando descobrimos que mentiram para nós; ficamos uma fera. Não deveria ser assim, afinal tudo que vai... volta.

A mentira é coisa séria. Tem pessoas que não conseguem falar a verdade. Vivem falando mentiras para todas as situações, só se esquecem que, em algum momento vão se ferrar, pois não acreditarão em sua verdade. Isso é fato.

O mentiroso não percebe que, ele está criando uma verdadeira confusão em sua vida, está deixando de ser confiável. Até mesmo o mentiroso não sabe mais quando fala a verdade ou mentira.

Quando se perde a confiança, resgatá-la se torna quase impossível.

Por isso, antes de contar uma mentira ou repassá-la para frente, pense bem. Você pode estar se enroscando em alguma confusão muito séria.

Mentira tem pernas curtas. Logo alguém vai descobrir. Vai ficar feio demais para quem mentiu. Pense nisso.

Márcia Coutinho