Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 30 de junho de 2019

PRISIONEIROS....

Você já deve ter visto algumas pessoas que deveriam ser livres, mas vivem prisioneiras em seu mundo, sem direito até mesmo de ir e vir.

Não deve ser nada fácil  ver seu mundo agarrado ao mundo do outro. Um mundo onde você não tem voz nem vez, é apenas mais um.

Tudo pode mudar, porquê um dia cansamos e fazemos a nossa roda da vida girar. A partir disso precisamos já ter traçado novas metas e novos caminhos. Sabendo que, no início será difícil. Pagaremos pela nossa escolha.

É preciso liberta-se dos laços que nos prendem, aqueles que nos tira a paz e o equilíbrio.

Ser prisioneiro onde nos falta carinho, atenção e diálogo é algo tão lamentável que precisamos criar estratégias de sobrevivência até o dia que conseguirmos desatar esse nó e enfim bater as asas rumo a um novo destino.

Não desanime. Lute todos os dias pela sua liberdade.  Você merece ser feliz outra vez: sem medo e sem culpa.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 28 de junho de 2019

DE MOCHILAS NAS COSTAS.

                                       Imagem relacionada
Acho que escolhi o meu melhor momento para sair por aí. Não um sair sem destino, vou até ali ser feliz.

Vou colocar o que aprendi de melhor, as pedras que tropecei, os carinhos que ganhei e as lembranças, tudo em um única mochila.

Quero percorrer lugares que um dia minha imaginação não me levou. Na verdade, quero percorrer por campos verdejantes, atravessar rios e quem sabe andar por pontes que me levem ao meu destino.

Não é porque não sou mais criança que deixei o meu lado moleca de fora. Ele pode ter passando um tempo adormecido, mas agora... ele acordou e está pronto para novas aventuras.

Vou viajar por um mundo desconhecido, vou buscar em meu corações emoções que nunca experimentei, talvez por covardia ou falta de oportunidades.

Vou alimentar as chamas do querer e poder, assim só vou seguir em direção ao que tanto quero para enfim poder concluir como sempre deveria ter sido.

Logo ali, bem a minha frente está a esperança, como sempre: disponível. Com ela de mãos dadas vamos juntas. Encontraremos a fé, a perseverança, a coragem. Não vai ser fácil, mas com tantas companhias úteis e agradáveis que se dispuseram a continuar comigo, logo logo verei o resultado: uma nova mulher que se refez e está pronta pra ser feliz novamente.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


segunda-feira, 24 de junho de 2019

VOU SAIR POR AÍ.

                                                                Imagem relacionada
Não pensei que poderia sentir novas emoções. Pensava que já tinha vivido tudo que podia, engano meu: eu estou viva e por isso ainda tenho um coração pulsando forte, talvez tenha se acalentado por um tempo, mas enfim os sonhos borbulham em minha alma e fazem com que ele volte a se manifestar.

Hoje tenho vontade de fazer coisas que pensava ser impossível, pensava que experimentar o novo era apenas para os jovens cheios de ilusão.

Aventurar-se podia até ser uma opção. Mas não para mim.

Por um tempo fechei meus olhos e resolvi viajar pelo meu interior a procura de mim mesmo. Sabia que não tinha chegado ao fim da linha apenas porque meu casamento não havia dado certo. Precisava me reinventar. Sair de onde parei para apreciar os que amava criando suas asas e alçando seus voos e criar meus próprios voos.

E por que  não poderia dar asas aos meus ideais e criar novas metas de vida? Estou sentindo-me viva novamente. Estou experimentando o novo.

Claro que estou insegura, afinal sempre passei pelos mesmos caminhos, fiz as mesmas coisas. Deixei minha vida cair em uma rotina onde me sentia bem e confortável, mas não estava bom para mim, só agora percebi que deixei de fazer tantas coisas que queria, somente para fazer pelos outros.

Tudo bem, gostei de tudo que fiz pelos que passaram por minha vida e pelos que nunca sairão. Foi gratificante me sentir realizada vendo a realização deles. Só que agora chega.
Vou cuidar mais de mim, fazer meus mimos, fazer o que gosto e me dá prazer.

Vou sair por aí, pelas estradas do novo, arriscar a não cometer os mesmos erros e sei lá... talvez esbarre em alguém que queira bater um papo comigo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 23 de junho de 2019

PERMITA-SE. ARRISQUE.

                                              Resultado de imagem para imagens de voo de asa delta 
É permitido acreditar em nós mesmos, em nossas qualidades e desejos.

Cada dia é como uma aventura; onde criamos asas e voamos por lugares que desejamos colocar parte da nossa história.

Permita-se ser mais que uma simples pessoas que passa pelos mesmos caminhos, percorre os mesmos sonhos e não avança por medo do incerto.

Somos desafiados pela vida a não ficar no mesmo lugar. A mudar sempre que necessário. A sair da comodidade e mesmo que quebre a cara, você acreditou e tentou, não se acovardou.

Quantas oportunidades perdemos porquê não queríamos mais uma ver sair da nossa zona de conforto. É muito melhor ficar onde estamos e ter a certeza que as coisas acontecerão como era previsto.

É isso que quer para você? Será que está feliz sem nada de diferente te acontecer, tudo na mesma, uma rotina que já nos cansa?

Permita-se, faça aquilo que sonhou. Voe. Dê asas aos seus menores desejos. Saia por aí explorando o desconhecido, vivendo novas emoções, abrindo seu coração para novas oportunidades.

Mostre a você mesmo o potencial que tem de aventureiro. Se te faltar coragem hoje, tente amanha ou depois de amanhã. Mas não desista. Somos seres em estado de evolução. Parar para assistir o sucesso dos outros é melancólico.

Se todos ganhamos o direito de sonhar, então porque não usar as suas asas e sair por aí explorando o desconhecido?

Pense nisso: arrisque. Permita-se.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 19 de junho de 2019

NÃO DESISTA DE SONHAR.

                                                        Resultado de imagem para imagens sobre os sonhos
Apenas um sonho que fica adormecido a espera de asas que o façam  sair do papel.

Passam-se dias e talvez até anos e ele ali, escondido; esperando pelo momento certo para se tornar realidade. Enfrentando o esquecimento, as dificuldades e as inseguranças.

Talvez seu sonho não seja assim tão impossível, basta acreditar e não desistir. Haverá momentos em que questionará para onde esse sonho te levará. Com certeza aparecerão inúmeros motivos para te fazer desistir, enquanto poucos te motivarão.

Toda criança tem o hábito de guardar algo bem escondido em seu cantinho secreto. De vez em quando olha, pega, brinca um pouquinho, desconfiado olhando para os lados volta a guardá-lo. Assim somos nós com nossos sonhos: muitas vezes começamos a dar contorno a ele, damos um pequeno passo e de repente aparece o primeiro desafio. La vamos nós guardar novamente aquilo que pode ser a grande diferença em nossa vida.

São esses sonhos que pensamos ser impossíveis que mais nos desafiam a não desistir. Eles nos motiva a buscar por caminhos antes não percorridos, que nos colocam em situações que nos tirem da zona de conforto.

Se você está aí, sentado esperando que as coisas caiam do céu, desista. Sem esforço e muito trabalho você jamais atingirá o que tanto desejo com seus próprios méritos.

Não procure facilidade, procure soluções. Todos somos capazes

Boa sorte.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 18 de junho de 2019

COMO ESTÁ DIFÍCIL VIVER!

Ei você aí que está perto da violência, sofrendo perdas e segurança: não pense em vingança.  Acredite e espere por justiça.

Você até pode me dizer: ela fala porque não é  com ela. Deve viver em um mundo mais fácil.

Engano seu. Vivo como todos; cheia de medo.  Muitas vezes vejo tantas coisas ruins acontecendo ao meu lado que, logo penso que posso ser atingida.

Não falo de balas perdidas, socos e pontapés.  Falo das injúrias, maldades, ameaças e agressões verbais e psicológicas .

As pessoas perderam o amor ao próximo e o respeito ao ser humano. Cada um pensa em si, em como pode se dar bem.

Pode com isso o nosso mundo da certo? Onde foram parar a ética e as virtudes?

Um amigo me disse  que, estando com depressão não deveria ficar assistindo a programas policiais, que eles nos colocam mais medo.

Logo me defendi: preciso estar ciente do quanto o mundo, está cruel, as pessoas se matando por tão pouco. Dessa forma me preparo para encarar as pessoas quando sair de casa.

A depressão é uma doença séria e tantas vezes mortal, mas ela não nos cega para a realidade.

Sabe de uma coisa? Viver está difícil demais! Só Deus para nos proteger e dar forças.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 14 de junho de 2019

VIRANDO A PÁGINA

                                                    Resultado de imagem para virando a pagina imagens
Por que de repente me vejo foleando o meu livro da vida? Talvez seja por um capricho ou quem sabe tentar descobrir entre tantas histórias aquela que me deixou com um sabor de alegria gravado em meu coração;

De fato, minhas histórias parece livro de suspense, emoções e conquistas. Vivi cada dia com muita intensidade. Fui moleca, fui mulher, fui gente de carne e osso que sofre, cai, levanta e dá a volta por cima.

Em cada página que viro, vejo algo que me remete ao meu passado. Tempo onde pensava que tudo seria fácil, que viveria cada etapa da vida com muita sabedoria. Engano meu, teve fases onde queria que elas permanecessem, tamanho as emoções que vivi.

Claro que, teve fases onde chorei muito, onde tive perdas que até hoje me fazem chorar. Tempo onde faltou mais um abraço, mais alguns momentos para eu dizer: eu te amo. 

E aquela página onde meus olhos viajam pelas linhas, onde conto a grande aventura de ser mãe. Onde não imaginava o tamanho da responsabilidade que tinha em minhas mãos. Puxa vida: ser mãe é mágico!

Cheguei em uma página que leio com calma, sabedoria e um doce sabor de ser tia. Por quatro vezes carreguei um pequeno ser em meus braços. Eram tão pequenos, mas já traziam consigo a emoção que me trariam. Foi sendo tia que senti o doce sabor de brincar de boneca, de carrinho, de dizer até mais e vê-los chorando querendo mais.

Há!!! Mas nem tudo são flores. Tem aquelas páginas que preferia rasgar ou passar todas de uma só vez. as páginas onde as decepções me dilaceram o coração. Onde a cicatriz nunca se apaga e cada vez que olho me recordo de cada detalhe. 

Não posso deixar de ler cada linha, nem esquecer de observar nas entrelinhas. Lembrando que minha história está valendo a pena, estou amadurecendo e me enriquecendo com cada aventura que vivo, sendo ela triste ou não.

Se posso virar a página e começar a reescrever um novo capítulo é porque ficou o aprendizado. Isso por se só já vale a pena viver.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 10 de junho de 2019

DEVOLVENDO SUA VIDA.

                                                Resultado de imagem para imagens de amizade
Sempre soube o que representa os amigos em nossa vida. Sabia que, os verdadeiros amigos muitas vezes não ficam ao nosso lado no dia a dia, mas aparecem quando pensamos que todos nos viraram as costas.

É tão fácil dizer que se tem amigos. Todos podemos dizer. Quero ver onde eles estarão quando você se ver em uma situação difícil, onde você quer um ombro para chorar, um amigo para te escutar ou talvez para lhe dar um puxão de orelhas.

Os meus AMIGOS conto nos dedos. Sim, são pouco, mas leais. São eles que conto em cada momento marcante. São com eles que divido as gargalhas, as lagrimas, os sonhos e decepções.

Foco em cada um. Procuro estar presente também. Não adianta dizer que é amigo e fugir dos problemas alheios. Muitas vezes só sua presença já é um alívio. 

Caminhar entre os espinhos de mãos dadas torna o caminho menos dolorido, torna a dor mais suportável.

Quantas vezes estamos perdidos, sem vontade de prosseguir. Temos medo do que vamos encontrar na esquina. Temos medo do que pode estar naquela curva logo adiante. Preferimos nos esconder de nós mesmos. Nesse momento nos deparamos com a solidão e junto vem a depressão.

Aquele seu amigo, aquele que fica de longe a espera do melhor momento para te estender a mão, vem e te resgata, ele te devolve os sonhos, a esperança, a vida.

Nunca deixe o seu amigo de fora de seus momentos de desamparo. Procure seu amigo, ele vai te dar aquele sopro de alívio.

Só o seu amigo, vai te devolver a vida, desde que você permita.

Márcia Coutinho

www.fcacebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 7 de junho de 2019

CHOREI SIM.

E eu que tinha tantas dificuldades em demonstrar emoções, de repente abro meu coração e deixo que todo esse sentimento saia em forma de lágrimas.

Desabafar, falar sem medo e sem culpa. Assim vi minha vida se tornando mais leve e com mais sentido.

Chorei muito por falar de minhas frustrações. Nem imaginava quantas angustias vinha alimentando minha alma. Talvez por isso a depressão chegou e ficou.

Estou lutando bravamente para vencer mais esse desafio, cada ida à terapia é um passo importante. Falo com o coração e em troca recebo alívio e contentamento. enfim estou conseguindo por para fora tudo aquilo que estava travado em minha garganta.

Chorei por não poder falar com quem devia, afinal para que eu possa resolver todas as minhas pendências ainda falta aquele cara a cara. Falar olhando nos olhos. Despejar todas as frustrações que tanto me fizeram e fazem mal.

Não posso deixar mais que ninguém me humilhe. Sofro sim, por não ter ao meu lado pessoas que pensei serem importantes, mas agora vejo que, se não estão ao meu lado é porque não me merecem.

Eu estou caminhando, passo a passo e logo estarei onde quero chegar: a uma felicidade plena com muita paz e saude, porque isso é fundamental para todo ser humano.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 5 de junho de 2019

VIRANDO A PÁGINA.

Vocês não imaginam como estou louca para colocar um ponto final nesta história e virar a página!

Por muitos anos vivi sonhos, emoções, alegrias e frustrações . Foi um tempo muito bom.

Não imaginava o quanto sofreria para finalizar essa história depois desses últimos meses. Foram cheios de lágrimas e muitas voltas ao passado.

Revivi cada dia, cada conquista e também as frustrações indesejadas . Mas como tudo na vida tem um porquê, hoje consigo entender o meu porquê .

Coloquei esses anos dedicados à minha família em uma balança. Tinha medo aofinal  da pesagem me sentir uma fracassada.

Qual foi minha surpresa em saber que cada dia valeu a pena. Sou uma vencedora. Criei e eduquei meus filhos, hoje; homens de caráter; homens de bem.

Ajudei meu ex-marido a se formar e se tornar um profissional dedicado e competente. Pronto para viver a vida dele .

Então, o que posso reclamar? Nada. Vivi uma linda história de amor que me fez feliz por mais de duas décadas.

Me realizei no meu casamento que chega ao fim.

Sigo em frente, fazendo dos erros que cometi um aprendizado.

Agora ... É  viver o momento. E que Deus me ajude.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



segunda-feira, 3 de junho de 2019

COMO RESPONDERIA?

                                           Resultado de imagem para imagens de pontos de interrogação coloridos
Se alguém lhe perguntar o que quer escrever em seu livro da vida para que todos o reconheçam como uma pessoa guerreira e vencedora, o que responderia?

 Qual seria a mensagem de otimismo que deixaria para essa geração tão conectada?

São perguntas tão fáceis de se fazer e difíceis de responder, afinal caminhamos rumo ao incerto, por mais que façamos planos. Temos que lembrar que a vida nos proporciona a chance de escolha e, muitas vezes essas escolhas nos colocam em polêmicas ou caminhos desencontrados.

Já entender o processo de aprendizado através do conhecimento vem nos mostrando que vivemos uma fase de evolução com muitas interpretações diferentes.

Essa geração que vive com fones de ouvido e celular conectados 24 horas não estão atentos ao grande benefício que essa era tecnológica está colocando à disposição deles com apenas um toque de dedos.

Estão utilizando tanta modernidade sem proveito. Lógico que, existe o lado produtivo e interessado que vê na internet mil e uma maneiras de se conectar com o mundo buscando aprimoramento e avanços.

E a outra parte que a usa para enfiar a cabeça em um buraco negro com pouca visão do real?

Respondendo a essas perguntas responderia simplesmente: não deixaria que uma minoria que se acha tão antenada tirasse o meu foco. No meu livro caberia todas as superações. Não deixaria de colocar os momentos onde pensei em desistir e vi que a possibilidade de deixar meus sonhos para trás não entraram em pauta.

E a essa geração que acha que sabe de tudo pediria: estudem mais, respeitem as regras e sejam a geração que todos vão respeitar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 2 de junho de 2019

DEPRESSÃO NÃO SE CUIDA SOZINHO.

Eu procurei ajuda psicológica.  Não foi fácil encarar essa verdade: depressão não se cura só com medicamentos . Uma boa conversa com alguém neutro e especializado em ajudar fã grande diferença no tratamento.

Algum a motivos fizeram com que eu fosse resistente. Primeiro por questões financeiras e segundo por acreditar que tomando a medicação certa eu sairia dessa doença sozinha.

Enganei feio. Por tantos dias e noite chorei sozinha e procurando por motivos. Tudo à minha volta era sem cor. Sentia-me sozinha.

Nem todas as pessoas sabem ou entendem esse momento difícil que o depressivo passa. Ninguém escolhe ter depressão ; nem mesmo conhece suas csusas.

Por isso a ajuda psicológica é fundamental. Podemos falar sem reservas. Podemos falar de nossos medos e angústias sem vergonha.

Se você, como eu se acha forte, saiba: não existe força suficiente capaz de vencer essa maldita doença sozinho.

Procure ajuda. Tem muitos especialistas que trabalham.por um baixo valor ou de forma voluntária 

Informe-se.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 1 de junho de 2019

APENAS AME POR VOCÊ

Se alguém te rejeitar, agradeça. Afinal você se livrou de algo que poderia lhe fazer mal lá na frente.

As pessoas muitas vezes acham que tem a chave da nossa vida. Elas só não sabem o quanto estão fazendo mal a elas mesmos.

O nosso coração tem o poder mágico de cicatrização.  Ninguém está imune a não  sofrer dos males do coração .

Só não sofre quem não ama. E quem não ama se torna uma pessoa fria, negativa e amarga.

Todas as formas de amor são válidas; desde que sejam livres de preconceito.

Não é preciso esfregar seu amor na cara de ninguém.  Não é  preciso mendigar que lhe amem.

Seja feliz e de coração aberto. Ame e o amor lhe retornará

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias