Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 31 de dezembro de 2022

É PEGAR OU LARGAR.

 E hoje vamos terminar de escrever o último capítulo de nossa história que começou a um ano atrás.

Tivemos a oportunidade de registrar nossos piores e melhores momentos . Foram tomadas muitas decisões, porém tivemos momentos que fomos omissos.

O ano acaba hoje.  E o que você planejou que não realizou? Ainda da tempo de fechar essa conta?

Você, como todos nós ganhou um caderno em branco, lápis e borracha. Teve o livre arbítrio para escrever a sua história  assim como pôde apagar aquilo que não encaixou em suas diretrizes. 

Você usou sua borracha ou a esqueceu num canto qualquer? Às vezes deletar, apagar nos dá o direito de reconhecer nossos erros e refazer de onde paramos.

Tempo ainda temos de saber se fizemos nossa lição de casa como devíamos ou se vamos deixar pendências para o próximo ano.

Hoje é  sua última chance de encerrar mais um capítulo de sua história com dignidade , coerência ou vai continuar se escondendo covardemente como vem fazendo?

A hora é  agora: é  pegar ou largar .

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

A PALAVRA DO DIA: GRATIDÃO.

 A palavra do dia: gratidão.

Como posso fazer outra coisa nesse dia além de agradecer a Deus por todo o aprendizado?

Foi sim um ano que não apenas sonhei grande,  foi um grande ano onde realizei um sonho: vivi para esperar e carregar meu neto no colo.

Parece para muitos algo corriqueiro, afinal quantos avós existem.no mundo! No entanto cada um sabe das suas dificuldades e limitações.

Tive medo sim, de não conseguir dar banho,  colocar para dormir, trocar sua fralda, coisas simples mas devido a situações que eu sei que poderiam me impedir.

Eu consegui. Deus segurou mais uma vez nas minhas mãos e me ajudou. É  uma felicidade que se multiplica todos os dias. É  você não desistir no meio do caminho.

Quero mais, muito mais.  E eu posso porque creio em Deus é faço a minha parte.

Para 2023 estou me desafiando a ser minha prioridade, me fazer feliz e poder a cada amanhecer ter a certeza que somos reflexos daquilo qu sonhamos, desejamos e corremos atrás.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

ESSE ZÉ.

Todo mundo tinha que ter um amigo chamado José, o famoso  Zé. 

Sabe aquele cara gente boa   carismático,  sorriso largo,  inteligente...?

Pois é.  Eu tenho esse amigo Zé. Não é um Zé qualquer. A vida me presenteou com um amigo assim. E para ser ainda melhor,  temos uma coisa em comum: o amor pela arte.

Nos esbarramos através de uma forma de arte e a conexão foi rápida. Não demorou muito e eu é o Zé  nos tornamos amigos.

E vou te contar algo surpreendente: ele nunca entrou na minha casa. Nossa amizade também não é  apenas virtual.  Zé  existe. 

Conversarmos pelas redes sociais pois não moramos no mesmo estado. Ele além de ser sempre carinhoso é  um grande incentivador daqueles que tem a arte na veia.

Desejo a ele tantos "Zé " espalhados por aí um novo ano de grandes momentos. Se esse ano não foi o esperado,  o próximo vai superar suas expectativas. Se foi bom  o novo será uma continuação de tudo de bom que você conquistou.

Que tenhamos muitos "Zé " espalhados por aí e você tenha o mesmo privilégio que um dia tive.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ENXERGUE AS OPORTUNIDADES.

 A vida é feita de oportunidades. Quem sabe identifica-las é privilegiado.  Mas, elas não caem do céu,  vem de formas diferentes.

Muitas vezes queremos tanto uma chance para crescer profissionalmente,  adquirir um bem ou mesmo conseguir uma colocação no mercado de trabalho e deixamos a oportunidade passar por não saber agarrá-la. 

Criamos um roteiro e acreditamos nele, porém nem tudo vem embrulhado de presente. É  preciso coragem, persistência  determinação e muita atenção aos sinais.

Sua oportunidade pode estar onde menos espera e surgir de uma maneira inusitada. Não existe um alarme para te chamar a atenção.

Não fique parado esperando pela sorte.  É  preciso ação.  Suas atitudes que abrirão portas.  Tudo que vem muito fácil vai embora mais fácil ainda.

A temporada de novas oportunidades estão sempre chegando. Elas vêm e vão.  Vá de encontro a elas e faça a sua parte.

O resto será consequências de cada passo que der. 

Tem um mundo lá fora esperando quem não tem medo de arriscar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


terça-feira, 27 de dezembro de 2022

DESAPEGO.

 Quando vamos fazer uma viagem que tanto queremos; a nossa primeira preocupação é sobre o que levar.

Ao abrirmis o guarda roupa escolhemos nossas melhores roupas, sapatos, maquiagens,  produtos de barbear, peças íntimas, etc.

Temos o cuidado de não levar aquela roupa que gostamos muito, porém não nos serve mais,  vai só ocupar espaço.

É  hora do desapego.

Assim também precisamos nos preparar para nossa viagem para 2023. Precisamos levar conosco apenas bons sentimentos, conquistas  sonhos e os bons e velhos AMIGOS. 

 Não adianta alimentar a ilusão que as pessoas que não agregaram nada a sua vida vão fazer falta.  Desapegue.

Deixe a raiva, a mágoa dentro da gaveta.  Tranque tudo. As desilusões por mais que te ensinaram a não confiar cegamente nos outros precisam ficar para trás também.

É  novo ano, novas oportunidades. Tudo que te fez mal, mas foi bom para seu crescinento não deve estar nessa sua bagagem. Leve só as experiências vividas.

Não ocupe espaço em seu coração com as críticas, as maldades e os lobos em pele de cordeiro. Ocupe cada espaço com amor, paz, sorrisos e muitos sonhos. 

O próximo ano será de vitórias para aqueles que são capazes de usar o desapego das coisas inúteis. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

PLANEJANDO O AMANHÃ.

 Estamos começando hoje a última semana do ano.

Ufa!!! Quão gratos devemos ser! 

Agora não é  hora de arrependimentos pelo que não fizemos, mas é exatamente o momento certo para fazermos um balanço de tudo que fizemos e conquistamos.

Avaliar nossos erros só nos ajuda a entender o quanto somos frágeis e sujeitos ao erro, porém não é por causa dessas falhas que vamos baixar nossa cabeça.

A oportunidade de sermos diferente bate à nossa porta a cada amanhecer. É  preciso coragem e atitudes para fazermos a diferença por nós. 

Que tal 2023 ser o ano da grande mudança, da virada de vida? E que praticar o bem sem olhar a quem seja a nossa grande proposta como ser humano?

Vamos olhar um pouco mais para o próximo,  colocar nossa empatia em ação?

Quando aprendermos que temos a capacidade de sermos doadores de esperança; tudo vai melhorar, afinal quem serve ao próximo de coração só faz bem a ele mesmo e essa corrente do bem só tende a multiplicar. 

Então,  bora ser feliz . Temos novas propostas em pauta e que Deus ajude a todos nós. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 25 de dezembro de 2022

NÃO PEÇA DESCULPAS.

 Muitas vezes passamos parte de nossas vidas justificando nossos atos e pedindo desculpas. Mas na maioria são pelos nossos fracassos.

Mas espere aí! Eu não tenho que pedir desculpas a ninguém, preciso me desculpar por exigir demais de mim.

Muitas vezes queremos agradar aos outros e esquecemos que somos protagonistas da nossa própria história. 

Se erramos ou acertamos temos que prestar contas a nós mesmos.  Quem se incomodar que se olhe no espelho,  se enxergue e que  faça melhor.

Chega de pedir desculpas.  Somos seres humanos e como qualquer um erramos.  Isso faz parte do nosso crescimentoe aprendizado.

Se preciso for; faça as pazes com você mesmo,  busque consertar os erros que você sabe que cometeu e siga sua vida com responsabilidade. 

E quanto a opiniões alheias? Só escute se for interessante pra você . Se quem opina é  aquela pessoa que caminha ao seu lado, que agrega algo de bom e quer te ver sempre bem, talvez valha a pena ouvir. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 24 de dezembro de 2022

DESEJE APENAS O BEM

 Para o dia de hoje só posso desejar o bem. Que cada um à sua maneira tenha paz no coração para aproveitar esse momento de confraternização e entender o verdadeiro sentido dessa data.

Que a comemoração do nascimento de Jesus seja de festa para aquele que veio para nos salvar, mas antes de tudo nos ensinou a sermis humildes e aceitar as provações. 

Não deixe de fazer as suas orações e de ser grato por estar vivo no dia de hoje .

Feliz Natal. Que o bom velhinho lhe deixe de presente: saúde, paz e sabedoria para conduzir sua vida , tomar as melhores decisões e fazer as escolhas certas.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

NESTE ANO EU VI...

 2022 já começa a arrumar as suas malas para encerrar um ano onde vimos coisas estranhas acontecerem.

Foi mais um ano difícil de se compreender e viver.

Vi o homem mostrando seu pior lado, se desrespeitando,  se agredindo, se matando.

A violência foi muito maior, casos de feminicidio,  abusos contra crianças,  intolerâncias diversas se multiplicaram.

Vi o medo nos olhos das pessoas. Vi a fome se transformar em desespero, pessoas buscando ossos nos lixos,  comerciantes impiedosos, preços da cesta básica disparando.

Procuro em minha memória por algo positivo, reviro tudo e são poucas as coisas boas. 

Nessa busca choro ao lembrar da família amiga que se foi de forma bruta vítima de acidente de trânsito. Uma despedida precoce. Dói ao lembrar.

Acredito que foi um ano onde por pior que tenha sido ; nós sobrevivemos. 

Que tenhamos aprendido alguma coisa com tudo isso e que possamos pelo menor tentar fazer diferente no próximo ano.

Desse jeito que está não pode continuar.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias  


quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

E O QUE VOCÊ FEZ?

 O Natal vai se aproximando e chega a pergunta em forma de música: " estão é Natal e o que você fez , o ano termina e nasce outra vez ..."

Eu sinceramente vivi um ano de grandes emoções. Como para muitos eu sorri e chorei . Eu me reinvente várias vezes . Eu cheguei até aqui.

Mais um ano difícil, cheio de desafios, decisões importantes, medos, conquistas. 

Talvez tenha sido o meu grande ano, onde saí da minha zona de conforto para viver uma experiência desafiadora,  viver momentos criativos e de descobertas.

Passei a metade do ano me perguntando: como ser avó/avô pode ser mágico? Estava embarcando nessa aventura e  mesmo vivendo momentos de recauda da depressão me agarrei a esse ser que ainda não tinha chegado para me reerguer.

Mais uma vez me levantei e ainda senti a maior de todas as emoções: eu segurei pela primeira vez meu neto no colo, dei seu primeiro banho,  vi seu umbigo cair,  o acalentei e vivi a magia de ser mãe com açúcar.

Vou resumir: sabe o que eu fiz? Eu simplesmente  vivi o melhor ano da minha  vida!

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

A PROCURA DA PAZ.

 Li uma frase que me fez pensar : o verdadeiro objetivo da guerra é  a busca pela paz.

Realmente, se entramos em guerra com alguém é  para tentar encontrar o equilíbrio,  se chegar a um acordo.

Nem sempre se resolve " essa guerra"em pouco tempo, ou como dizem por ai:" do dia para a noite".

Muitas vezes seu adversário não tem o mesmo objetivo seu e por isso dificulta o acordo, o entendimento. Essa paz que você busca fica cada vez mais distante.

Se estamos a procura de  selar essa paz; precisamos entender o real motivo da guerra, afinal se um não quer; dois não brigam.

Muitas vezes evitamos a guerra quando fazemos silêncio já que o diálogo não é possível.

E preciso trabalhar o bom relacionamento, interagir,  saber ouvir e principalmente saber a hora de falar e o quê falar.

Não haverá guerra se a sua paz for o motivo dos conflitos, então procure manter seu foco sem invadir o espaço do outro.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/ salpicandoideias 

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

E A VIDA MUDA...

 E num piscar de olhos a vida muda, seu mundo particular muda e nos vemos sem ação e precisamos tomar sérias e profundas decisões.

Talvez naquele instante sua vida passa na sua frente como um flash e então entendemos o quanto somos pequenos e muitas vezes nos fazemos de grandes.

Há!!! Essa vida e suas surpresas! Até queremos ter controle dela, mas na verdade é  ela quem nos controla.

Somos responsáveis pelas nossas ações. Sabemos que em cada decisão tem suas consequências: boas ou ruins. Elas existem e são suas e não as transferimos para ninguém.

Por isso, vamos pegar leve, ser menos críticos e mais amáveis,  vamos nos permitir ser quem queremos, fazer o que desejamos de maneira a não nos arrepender mais tarde.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

PROPAGANDA ENGANOSA.

 Dizem que o cão da raça pitbull é  dócil, que ele só se torna agressivo se ameaçado.

Essas afirmações podem até ser verdade, porém discordo em partes.

Estamos vendo atraves das mídias os ataques desses cães principalmente em crianças e seus donos.  O que faz eu discordar em partes de tais afirmações.

Um cão que oferece perigo deve andar com focinheira e guia. É  lei. 

Por que alguns donos insistem em não adotarem tais itens?

Estou falando sobre esse assunto como um desabafo.

Ontem a tarde, como faço todos os dias, saí com minhas cachorrinhas para passear. São dóceis,  raça pequena e mesmo assim só saem na guia.

Pois é.  Ao sair não dei nem 50 passos de minha casa quando um pitbull atacou uma das minhas cachorrinhas. Foi uma cena de terror.

Vi naquele momento que a tinha perdido, tamanha a violência do maldito cão contra ela.

Nada adiantava, foram muitas cadeiradas de plástico, chinelada, gritos.  Quanto mais mordia, mais queria. Me desesperei, os vizinhos e pedestres também.

Não sei como consegui abri o portão e em fração de segundos,  quando o pitbull procurava uma maneira melhor de terminar o que começou,  cambaleando minha cachorrinha escapou e entrou em casa. 

Ele ainda tentou acompanha-lá mas não sei como fechei o portão a tempo .

Podem estar perguntando: e o dono? Simplesmente não apareceu. O corpo de bombeiros a levou para o canil.

A outra cachorrinhas no desespero fugiu. Foi encontrada tempos depois assustada dentro de um bar. Longe de casa.

As minha cachorrinha está machucada, mancando e quietinha. A outra ainda assustada, trêmula e insegurança.

Conclusão: pensei que perderia minhas meninas, mas mesmo com tamanho trauma e violência elas estão bem. Talvez eu esteja pior do que elas. 

Fica o aviso: não confiem nessa raça de cão, mesmo que digam que são dóceis. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 18 de dezembro de 2022

NAS ENTRELINHAS DA VIDA.

 E não é  que essa danada da vida vive a nos surpreender?

Muitas vezes não da maneira que queremos,  outras vezes sim.

Podemos reclamar pelo jeito escolhido; aquele jeito que vem para nos dar uma lição, mostrar que muitas vezes almejamos o que não será bom para nós .

Difícil é  entender isso, mas quando temos esse entendimento; tudo melhora.

E quando acertamos em nossa escolha? É a escola da vida nos diplomado com mérito. Precisamos cair, apanhar,  voltar quantas vezes for preciso , sem medo, sem desculpas.

Refazer a lição, apagar o que está errado, construir o novo é  gratificante. 

E no final das contas,  todos os contornos que fizemos , os verdadeiros malabarismos com as diversas situações que vivemos no dia a dia, nos fortalece e nos ensina.

A vida não é  para amadores  é  para aqueles que não tem medo de reconhecer o erro e estão sempre dispostos a aprender,  independente da idade.

E o importante, evitar repetir os mesmos erros.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 17 de dezembro de 2022

SAINDO DA ZONA DE CONFORTO.

 Tem pessoas que vivem adiando certos planos. Pode ser começar uma academia, um novo curso, retornar aos estudos ou quem sabe mudar de emprego, terminar um relacionamento que já deu...

Mas por que adiamos tanto? O qye nos impede?

A resposta  simples: não queremos sair de nossa zona de conforto. Não queremos nos arriscar. E se não der certo?

É  preciso adquirir autoconfiança para sair do comodismo. É  preciso ser objetivo, buscar por resultados.  Sempre pronto para avançar sem medo do erro.

Quantas oportunidades perdemos com medo do novo, medo de não sermos capazes de ir além, medo do nosso sonho ser grande demais, medo de sermos ousados.

E daí se der errado? Pelo menos você tentou. Se der certo, ótimo; você conseguiu.

Sair da nossa zona de conforto é o primeiro grande passo para conquistar: metas  sonhos,  confiança em nós  mesmos  em nossas escolhas.  

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

E ELE CHEGOU!!!!

 Muito de vocês acompanharam a minha espera pelo meu primeiro neto. 

Não escondi de ninguém como foi cada detalhe: da montagem do quarto, enxoval, as consultas, minha expectativa.

Tentei não expor os pais, apenas citei o nome do meu príncipe Bernardo. Infelizmente tem coisas que a Internet não perdoa. 

E o tão esperado dia chegou: 15/12/2022.

Pensei que estava preparada, que às emoções estavam sobre controle. Que nada. Cada minuto a espera pela melhor notícia foi de uma grande expectativa.

O coração por vezes acelerava, outra vezes se continha. Mas não deu...quando nasceu e suas primeiras fotos chegaram até eu e a outra vovó que aguardávamos na recepção da maternidade, todo controle foi embora.

Lágrimas de alívio e felicidade escorregam sem fim, coração bateu a mil e um largo sorriso tomou conta.

Bernardo chegou. Forte  saudável. Nossos pedidos foram atendidos. 

Deus é maravilhoso!

Agora começa realmente a minha mais nova aventura: sou avó de menino. Sou avó de Bernardo!

Seja bem-vindo minha sementinha de esperança, meu pacotinho de amor.

Luz, paz, sabedoria, saúde e muito amor para essa nova família .

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

REFAÇA SEUS SONHOS.

 Se ontem você dormiu triste e desanimado com coisas que não conseguiu realizar,  sorria; o seu dia começa agora e você tem a oportunidade de continuar de onde parou. 

Não desanine.  Depois da tempestade o sol volta a brilhar. 

Precisamos esbarrar nas provações,  contornar os obstáculos, cair e levantar.

Se não der certo, insista.

Se insistir e continuar dando errado é porque não era para ser.

Às vezes a derrota não é  de tudo um fracasso,  é  livramento,  é a sua chance de refazer seus sonhos. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

OLHA O GOLPE!!!!!

 Diziam os nossos avós: mentes brilhantes, sucesso na vida.

Pois é.  Agora já não é bem assim. Estão usando a inteligência para arquitetar, planejar o mal.

Os golpes se multiplicam. Ficava pensando de onde vinham tanta criatividade. Acredito eu que saem de mentes ociosas de dentro dos presídios.

Eles estão cada vez mais ousados, perigosos e destemidos. A falta de leis mais duras os encorajam.

Golpe do amor, Golpe contra os aposentados, Golpe do pix, Golpe do falso parente sequestrado e muitos outros que desconheço.

 Eles não tem limites e sempre surpreendem aqueles mais vulneráveis e assustem: aqueles que acham que nunca cairão.

Essa semana queriam me pegar. Usaram o Golpe " mãe,  meu celular estragou. Se quiser falar comigo manda mensagem para esse número".

De imediato vi que era golpe somente pelas primeiras palavras, não era a maneira particular que cada um me chama.

Concluindo. Depois de muita conversa( quase 1:30 h) onde eu inventava nomes e situações e o " bandido" confirmava tudo,  ele me pediu 1.200,00 emprestado. Teria que fazer um pagamento e como estava sem celular estava também sem os aplicativos do banco.

Imediatamente disse que faria o pix. Aquele que pensou estar se dando bem me passou todos os dados e queria o comprovante.

Até a noite ainda tentava receber o valor em sua conta. Deve ter entendido que quis se dar bem e foi enganado.

Não sei se agi certo , porém tive a intenção de mandar uma indireta: esse seu golpe já é  conhecido.  Fica esperto.  Uma hora sua casa cai.

Vamos ficar atentos, olhos abertos. Eles já estão a procura de novos golpes. 

Que Deus nos ajude, que a polícia consiga realizar seu trabalho e que as leis sejam cumpridas.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


terça-feira, 13 de dezembro de 2022

MEMORIABILIA.

 Dizem que: recordar é  viver. E com certeza temos muito para recordar e dar um largo sorriso!

Já pensou o quanto prazeroso é ter saudade de algo que te marcou tanto e esse algo cabe na palma de sua mão?

Foi tão importante que você o guarda como relíquia. Para uns é  apenas uma "porcaria" ou "algo insignificante ".

Para você é  muito mais que isso. É  parte de sua memória,  marco de sua história.

Muitas vezes parece mesmo bobagem. Uma caneta, um autógrafo, uma foto com seu artista preferido ou mesmo com seu amor, um vidro vazio de perfume, uma carta ou até  mesmo uma garrafa de fanta( Rsrs).

Coisa que dinheiro nenhum compra.

Aquilo representa um pedacinho de você. Desfazer dele é como lhe arrancar parte de sua  história. Meio louco não?

Se é  loucura não sei,  mas eu mesmo guardo um baú de madeira que meu amado pai fez para mim com muito amor.  Eu tinha 12 anos. Hoje já com 59 não consigo desfazer dele, nesmo velho, cheio de caruncho. Ele me deixa conectada com meu pai. Vejo e revejo ele fazendo e isso me emociona. 

Desfazer do meu baú,  jamais. Levo comigo em todas as mudanças. Ele é  meu e esse ato de amar uma recordação que está ao alcance dos meus olhos , às  vezes escondido para ninguém achar e desfazer dele tem um nome: MEMORIABILIA.

É  você guardar na sua memória momentos e coisas que só importam a você  e mais ninguém.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

SE PRIORIZE. SE AME.

 Pra hoje? Eu só quero que tudo dê certo. Não só pra mim, mas para todos nós. 

Que possamos entender o por quê de tantos desafios, sonhos frustrados, decepções. Saber que essas provações são os combustíveis para nossa vitória.

Nada na vida é  fácil para os verdadeiros guerreiros.

Que tenhamos mais leveza em nossa caminhada. O fardo pode ser  mais leve quando tomarmos consciência do nosso verdadeiro potencial. Nossa vida permeia por momentos e esses momentos são os que nos estimula a acreditar mais em nós mesmos.

Se olhe e se enxergue como é em sua essência. Não se maqueie para disfarçar quem é.  Não use máscaras para agradar ninguém. Agrade a você primeiramente.

Quando se priorizar vai começar a entender que só  você pode tornar o seu dia cada vez melhor. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

domingo, 11 de dezembro de 2022

O SONHO É SEU.

 O melhor jeito de ter um sonho realizado é  acreditar que ele possa se realizar.

Mesmo sabendo que vai encontrar muitos obstáculos, desanimar não entra nesse projeto.

Vai encontrar pessoas que não acreditam em você, te acham incompetentes ou até mesmo fracassado. Finja que não ouviu a opinião dele. Acredite em você.

Só  você sabe suas qualidades e habilidades. Não fraqueja.

É  um sonho grande demais? Ótimo. Só não  " vá com muita sede ao pote". Dê um passo por vez. Sem correria, porém com determinação.

Se você não se arriscar nunca saberá se teria sucesso. Essa dúvida vai te perseguir.  O melhor é  não contar para todos os seus projetos, tem muita inveja nos cercando.

Esboce seus sonhos, priorize cada detalhe e siga firme. Lembrando que, o sonho é  seu e ninguém tem o direito de tirar sua motivação. 

Espere sempre por boas surpresas quando acreditar mais em você e  fecharmos para as críticas.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sábado, 10 de dezembro de 2022

ESTÁ CHEGANDO A HORA.

 Tenho vivido dias incríveis! Dias esses que antecedem o nascimento do meu primeiro neto.

Vivo emoções diferentes o tempo todo. Mesmo assim ainda tem momentos que não acredito estar vivencindo todo esse processo.

Ver o enxoval ganhando peças lindas de um bom gosto imenso, o quartinho que pouco a pouco foi ganhando forma e se tornou um cantinho abençoado, de muito amor. Banheira, carrinho,  cortina e tantos outros itens.

Fico só na observação: como as coisas mudaram, quanta evolução! Às vezes uma coisa tão simples se transformou em várias peças e novos nomes.

Tudo isso me envolve, me faz sentir bem, acolhida. Às vezes professora, ensinando algo que já vivi. Outras vezes aluna, aprendendo a lidar com a modernidade.

Ver a cumplicidade dos pais,  a forma como estão lidando com a espera do Bernardo, as diferentes maneiras das avós, do vovô,  do tio "Noura"participarem desse momento me mostra como nosso bebê é privilegiado. 

Agora estamos na contagem regressiva. A qualquer hora ele chegará.  Pensam que a ansiedade é só da mamãe que vai passar pelo parto? 

Claro que não.  O papai disfarça bem, mas está juntinho na ansiedade. As vovós estão unidas dando todo suporte, o vovô é titio, mesmo de longe querem estar bem informados. 

É  isso aí: que tudo corra bem. Que Bernardo chegue cheio de saúde fazendo e trazendo a alegria de todos que já o amam.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

MAS, QUE MENTIRA!

 E as mentiras vão ganhando caminhos perigosos.  De um mentirinha atoa a uma grande confusão.

Quem mente sempre perde a credibilidade por onde passa. Para elas a verdade é  um mero acaso.

Tenho certa aversão a pessoas mentirosas, elas são capazes de tudo, invertem a verdade, camuflam suas verdadeiras intenções. 

Uma vez mentiroso,  sempre mentiroso. Não conseguem mais sair desse carma.

Sempre prezei pela verdade e ensinei a meus filhos o mesmo. Dizia: " quem fala a verdade não merece castigo".

Com isso a verdade prevalecia e vejo no caminhar deles a verdade sempre à frente .

Não vou ser hipócrita e dizer que nunca menti. Houve situações que a mentira foi um mal necessário. E digo de passagem; enganar a pessoa foi para o bem dela.

Talvez se tivéssemos tempo par pensar não seria necessário a mentira,  mas vivi uma situação onde falei a verdade e fui detonada: "agora ela está mal, deveria ter escondido dela".

Vai entender.

O mais importante é  não se esconder por detrás de uma mentira, quando ela for descoberta vai ficar muito feio para você.

Confiança é  algo que não se quebra. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

ESTAMOS NO OLHO DO FURACÃO.

 Será que só eu estou percebendo o quanto as pessoas estão amargas, prontas para criticar, principalmente pessoas que são corajosas e se arriscam para realizar seus sonhos?

Criticar é fácil, ter coragem e não ter medo de enfrentar os obstáculos já é outra coisa e tem grande diferença!

Vejo pelas redes sociais chuvas de comentários amargos. Pessoas que se julgam sabedores te tudo, pessoas infelizes que demonstram frieza ao darem suas opiniões.

Mas, as pessoas que postam não são " amigos"? Como apontar o dedo, criticar, denegrir, jogar assuntos particulares no ventilador de pessoas que aceitaram sua solicitação de amizade?

A Internet não é  terra sem dono. Até parece ser. Por isso cuidado com o que posta, o que curte e comenta.

Estamos no olho do furacão e infelizmente não conhecemos quem está de olho em nós. 

Amigos mesmos são poucos e raros. E tem muita gente ruim espalhado entre nós. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

EU SOU MEU FOCO.

 Sabemos que sempre tem alguém falando de nós,  seja do bem ou do mal.

Ser foco das pessoas nos incomoda, principalmente quando essas falas são negativas  , são críticas destrutivas.

E por que nos abatemos com isso?

Muito simples:  deixamos margens para falarem de nós,  tiramos satisfação, tentamos nos defender ou nos justificar.

E se ao contrário disso; passarmos a ser nosso próprio foco? Passarmos a cuidar melhor de nós mesmos, investir em coisas que acrescentam algo em nossas vidas?

Talvez dessa forma, dando menos importância ao que falam de nós e nos preocuparmos com nossas prioridades seremos mais fortes e felizes.

Coração leve e mente tranquila são  combustíveis para grandes realizações.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

AGORA É A SUA HORA.

 É  hora de deixar de engolir aquilo ou aqueles que te causem má digestão. 

Colocar para fora alivia nossa alma e tranquiliza nossos corações. 

É  tempo de cuidar um pouquinho mais do nosso bem estar, tirar de debaixo do tapete as preocupações que estão tirando o nosso sono e encarar novos desafios.

A tranquilidade faz com que o peso de nossas responsabilidades vá ficando mais leve e nossos passos vão pouco a pouco tomando rumo.

Renove seus sonhos. Eles podem ser o que você quiser.

Realize suas mais secretas fantasias. Elas estão bem escondidas e você pode e deve realizar cada uma delas.

Repense tudo que fez e deu errado. É  hora de refazer seu caminho e mudar algumas atitudes.

Agora é a hora. A sua hora. 

Comece a se reprogramar para que novas oportunidades cheguem até você. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

BONS MOMENTOS.

 Tem coisas que são fatos e não há quem diga o contrário: a vida está  muito difícil, complicada!

Muitas vezes bate um desânimo quando olhamos nossas contas,  quando percebemos as provações que as pessoas vem passando.

Talvez por isso a depressão vem aumentando em números assustadores, o número de suicídios quase duplicou. 

São pessoas desesperadas sem encontrarem saída ou por vergonha. Pedir ajuda nem sempre é fácil.

Porém,  mesmo a vida seguindo seu curso com tantos imprevistos; ela consegue nos reservar bons momentos. Momentos esses únicos que precisamos abraça-los, mesmo que não estejamos animados.

Porém um" simples" momento é capaz de nos trazer alegria , de nos fazer esquecer esses percalços, de fazer novos amigos e registrar em nossas memórias momentos que pensávamos que não desfrutaríamos por um bom tempo.

Momentos...esses registram aquilo que queremos levar conosco em nossa caminhada, que mostram a importância de nos priorizar sempre.

E a vida? É  bonita, é  bonita e é  bonita. É  só olhar pelo ângulo certo.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


domingo, 4 de dezembro de 2022

SORTE OU PERSEVERANÇA?

 Você já deve ter ouvido alguém falar que não tem sorte na vida, que tudo que faz dá  errado.

Isso acontece com pessoas que desistem de seus objetivos no primeiro obstáculo.

Fugir às vezes é mais fácil,  é  melhor ir por outros caminhos, tentar uma alternativa que tem mais chances de dá certo.

Realmente os covardes agem assim. Mas, nós que enfrentamos esses desafios de peito aberto não desistimos fácil, perseveramos. 

Se preciso for recomeçamos.

Sorte é  algo a se questionar.

 Se você ficar esperando por um bom emprego, passar em concurso, comprar a casa própria ou sei lá o que contando com a sorte,  esqueça. Você precisa antes de tudo estudar, profissionalizar,  trabalhar.

A única coisa que cai de graça do céu é  chuva.

Ficar esperando a sorte só vai lhe atrasar a vida. 

Quando pensar que sua vida está difícil, que a sorte está contra você; ore/reze.  Talvez você precisa estar mais conectado com Deus que com a sorte. 

E não se esqueça: não desista fácil, persevere e as portas começarão a abrir pra você. 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 


sábado, 3 de dezembro de 2022

MUDE POR VOCÊ.

 Mudanças são necessárias. Elas nos fazem experimentar o novo e isso com certeza contribui com o nosso crescimento. 

Muitas pessoas nos criticam por nos ver mudar, às vezes essas mudanças são tão inesperadas que dizem que mudamos da água para o vinho.

Se você sente necessidade de mudar, seja de estilo, de casa ou cidade, de religião ou posicionamento político, é  uma escolha sua. Ninguém deve tentar fazer você mudar de opinião.

Assim como você não deve fazer qualquer mudança para agradar a esse ou aquele. Se fizer isso estará saindo fora de sua realidade para viver em função do outro.

Não se molde pelas mãos de ninguém. Você pode até se sentir bem. Porém será por pouco tempo. Ninguém consegue manter naquilo que não te pertence.

Seja quem você queira ser. Vá onde quiser,  mude quantas vezes sentir necessidade.

A vida é  sua e só você sabe o que pode te fazer feliz.

Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

ISSO SE CHAMA "EMPATIA".

 Fico aqui pensando: por que tem pessoas que ao ocupar determinado cargo se acham acima de todos?

Será que sua importância dá a ele direito de desfazer de quem precisa do profissional?

Isso não é  só para uma ou outra profissão. Independente de qual for precisamos deixar nosso lado humano também fazer a sua vez.

Tratar as pessoas cordialmente e com gentileza fará com que a vida dê respostas positivas.

Não quero dizer que precisa se igualar,  afinal você  " conquistou " esse lugar. Só  peço que se prepare para encarar esse desafio com humanidade e não que se sobreponha sobre os outros com indiferença e arrogância. 

Coloque o respeito em sua pauta.

Afinal, do outro lado tem alguém que precisa de você.  Não está na sua frente pedindo favor.  O profissional não trabalha de graça,  ele não é  voluntário.  Por isso a necessidade de se colocar no lugar do outro.

Isso se chama empatia 

Márcia Coutinho 

www.facebook.com 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DE QUE AMOR ESTAMOS FALANDO?

 Estamos a procura do amor.  Não o amor de poesias, um amor cor de rosa.

O amor que procuramos é real, é difícil,  é  recíproco. 

Desejamos que as pessoas tenham " saúde e amor ", porém vivemos um momento cercado de ódio .

E por onde anda esse amor que sonhamos e desejamos? São só  palavras vazias?

Estamos vendo homens/mulheres cometendo assassinatos por não aceitarem o fim do relacionamento. Que amor é esse que mata, ameaça, agride?

Nossas crianças estão sendo violentadas, assassinadas por aqueles que deveriam dar amor.  Amor? Será que conhecem o significado dessa palavra?

Em pleno século XXI, na era da tecnologia  muitas pessoas buscam encontrar o amor em sites de relacionamentos.  É um tiro no escuro. Pode da certo, mas na maioria são ciladas que sempre terminam de forma trágica.

Do outro lado da tela, mau caráter abusam da carência para usarem seu poder de persuasão e aos poucos vão enganando suas vítimas de forma sutil até deixa-las a seus pés. 

Que amor queremos para nós? Que amor estamos oferecendo?

O amor é delicioso de se viver, porém é preciso cumplicidade, parceria e respeito. 

Se ama antes de tudo.


Márcia Coutinho 

www.facebook.com/salpicandoideias