Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

quarta-feira, 25 de março de 2015

CUIDADO COM A LÍNGUA.

                                                                                 

         Muitas vezes queríamos falar alguma coisa e nos faltam palavras. Hoje estou assim, preciso falar porém não sei como falar, parece que por hoje perdi minha inspiração. Nesta procura por uma ideia encontrei este texto que diz tudo que queria dizer. Sei que como me tocou tocará você também.
            Leia e entenda o porquê.
     Esopo  era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:
-- Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está á venda no mercado.
-- Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?
-- Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.
Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.
-- Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo --- A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?
-- Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?
-- É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.
Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:
-- Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.
Impressionado com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.
Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o mundo.

(Autor desconhecido)

Márcia Coutinho

Related Posts:

  • INTELIGÊNCIA DO MAL. Que todos somos dotados de inteligência, ninguém duvida.Claro que uns são mais inteligentes.  Isso não quer dizer que são melhores,  são apenas privilegiados.Mas, até onde essa inteligência em excesso é  … Read More
  • TEMOS PRESSA. Temos pressa. E como temos!Pressa em chegar. Em conseguir. Em conquistar.E quantas vezes essa pressa atropela o tempo e acabamos nos dando mal.Seria bem melhor saber lidar com a inquietação do coração,  com a nossa… Read More
  • NOSSAS PERDAS.  Como é  ruim perder alguma coisa!Tem perdas que são irreparáveis ou já são irremediáveis.E as perdas que causam prejuízos emocionais e financeiros? Tiram nossa paz e estabilidade.Tem perdas que podemos evitar, bast… Read More
  • SOMOS UMA PÁTRIA E NÃO PARTIDO POLÍTICO. Não posso me calar. Preciso expor minha indignação.  É caótico o estado em que vivem os índios da tribo Yanomami.Não é  preciso ter estudo para entender o que está acontecendo lá. Chama-se descaso  irresp… Read More
  • ABRA OS OLHOS . Dizem que, o pior cego é  aquele que não quer enxergar.Isso é  a pura verdade. Muitas vezes fingir que não estamos vendo o óbvio nos coloca em posição defensiva . Parece boa opção, não não é.  Chama-se co… Read More

0 comentários:

Postar um comentário