Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sexta-feira, 31 de julho de 2015

VIDA EM CORES.

                                                                         
            
            Houve um tempo em que para mim tudo era só alegria e cores.
            Com o passar do tempo percebi que os tons das cores era eu quem os colocava. Eles influenciavam até mesmo as vibrações que sentia. É na roupa, nos alimentos, suas cores, suas sensações.Seu prazer.
            Tinha dias em que o azul do céu era tão intenso que não conseguia tirar os olhos, em outros dias ele parecia triste, envergonhado.
            Assim também era com o rosa, o vermelho, o laranja, eles não eram apenas alegres, são cores de alerta. Atenção.
            O verde não é só um símbolo da natureza. Ele nos chama a seguir em frente, nos impulsiona.
            O preto? Não é só tristeza, baixo astral, é luxo, é básico.
            O branco da paz, voa por entre cores, dá voa vazantes, vai além do nosso olhar. Pode ser o silêncio, a tristeza, o medo.
            Viajando através das cores, invadindo nossa vida, contando nossa história.
            A aquarela do nosso viver não é apenas uma cor, é a mistura que se torna perfeita, que mescla sonhos e se derrama em lembranças.
            Agora sei, o tempo da alegria não se foi, ele apenas se multiplicou em cores e fantasias!
            Como é perfeito a mistura de sonhos que se formam em uma aquarela de realizações chamada vida!
             Te pergunto: que cor você está hoje?

Márcia Coutinho


quinta-feira, 30 de julho de 2015

ESSE TAL DE FUTURO.



                                                                               
                                       
            Tem coisas que entra ano e sai ano é a mesma coisa, tais como ouvir: “o que vai ser quando crescer? ” “ Já escolheu sua profissão”?
            Muitas vezes não respondemos, pois são perguntas que só seremos capazes de responder ao longo da vida. Quantas vezes sonhamos com algo, muitas vezes queremos ser como nossos pais, nossos eternos heróis, outras vezes nos identificamos com outra coisa.
            Esse tempo passa rápido e é chegado o momento de escolhermos aquilo que será a garantia do nosso futuro. São tantas questões em evidências que procurar a melhor resposta torna-se muito difícil.se precipitamos podemos ter feito a escolha errada, podemos ter sido influenciados e só agora percebermos o erro. Tempo perdido.
            Então pergunto: o que você tem feito pelo seu futuro? Ficar esperando a sorte grande pode ser que esta não aconteça, talvez uma herança para lhe garantir estabilidade é pouco provável. O melhor mesmo é ter o seu futuro em suas próprias mãos. Batalhar para atingir suas metas e colocando muitas expectativas em seu benefício, onde o estudo, os cursos, a profissionalização sejam parte de seu foco.
            Não procure o caminho mais curto, mais fácil, pois nem sempre é a melhor opção.
            Avalie as oportunidades, seja consciente, não se deixe manipular. O futuro é seu, a decisão cabe a você. Quem colherá os frutos da melhor escolha é somente você. Então se ainda tem dúvidas quanto ao que quer para o seu futuro, dê mais um tempo e com certeza fará a escolha certa.
             Só não se esqueça: a educação ainda é a melhor escolha.
             Boa sorte.
             
Márcia Coutinho




quarta-feira, 29 de julho de 2015

FALANDO DE INTIMIDADE.

                                                                     

            Quando nos sentimos íntimos de alguém é porque confiamos o nosso mais profundo segredo. Confiamos a ponto de entregar a ele momentos que são apenas nosso.
            Nos referir a intimidade logo nos lembra relação sexual, onde a nossa maior intimidade fica entre quatro paredes, as palavras são jogadas ao vento e o palpitar do coração toca descompensado. Estamos partilhando uma mesma cama, podemos dizer que estamos íntimos de alguém que nos faz sentir poderosas, sex, de bem com a vida.
            Quando abandonamos fronteiras, arriscamos nosso coração é porque estamos dando uma chance ao amor, a qualquer forma de amar, neste instante estamos dispostos a dividir nossa intimidade.
            Nos sentimos íntimos de alguém quando nossos segredos são divididos, quando temos liberdade para falar e aceitar as críticas, quando nos calamos para ouvir o desabafo. É um momento de afeto.
            Quantas vezes pedimos um momento de intimidade com Deus para falar com o coração, fazer nossos pedidos e ter a certeza de ouvir a sua opinião. Isso se chama cumplicidade.
    Quando há sintonia, há intimidade. Existe uma quebra de fronteiras, pois existe uma aproximação.
            A verdadeira intimidade consiste na sensação de aproximação, cumplicidade com alguém que é especial em nossa vida, seja ele um amigo, amiga, parente ou mesmo o seu parceiro sentimental. Construímos uma coisa importante nessa relação: condições especiais com pessoas que tem a mesma maneira de ver e pensar a vida.
             
Márcia Coutinho


terça-feira, 28 de julho de 2015

ENGENHEIROS DA VIDA.

                                                   
            Se voltarmos nosso pensamento no tempo, perceberemos como ele está gravado tão claramente em nossa mente, isso só é possível pois deixou marcas, ele foi importante e de alguma maneira continua fazendo parte de nossa história.
            Através das lembranças somos capazes de resgatar um tempo que hoje existe em forma de saudade.
            Talvez tenhamos motivos para lamentar algo inacabado ou mesmo para nos fazer recordar de alguma coisa que fizemos por alguém e que não tivemos o devido reconhecimento.
            Ficar magoado por isso seria perder tempo, passou. Esse episódio apenas foi mais um fato, nada modificou na minha vida, meu caminho continuou em frente, não alterou o meu percurso. Os tropeços fazem parte da vida de qualquer um.
            Aprendemos com isso que, ajudar ao próximo faz parte de nossa índole. São essas ações que contribuem com o nosso crescimento fazendo parte do nosso crescimento como pessoa.
             As nossas lembranças são o alicerce, o acabamento vem com a sabedoria adquirida com o tempo.
            Todos temos boas intenções, elas às vezes são mal compreendidas, nem por isso devemos desistir dos nossos sonhos e metas.
            O mais importante é não nos esquecermos quem somos, de onde viemos e para onde queremos ir.
            É fundamental não perdermos nossa origem, afinal o tempo da vida é o que você constrói.


Márcia Coutinho


segunda-feira, 27 de julho de 2015

UMA TARDE DE PÂNICO


            Sabe aquele domingo típico: céu azul e sol nascendo todo imponente? Foi assim que o dia amanheceu aqui em Juiz de Fora/MG, no entanto à tarde tivemos uma grande e assustadora chuva. Choveu forte! Uma chuva de granizo que invadiu casas, quebrou telhas, amassou carros e desfolhou árvores. O gelo se acumulou, parecia que estávamos em outro país!
            Foi tão assustador que nunca senti tanto medo em minha vida! Quando olhei e vi a água entrando pelas janelas juntamente com muito gelo. Parecia que as janelas não tinham vidro, nada impedia que adentrassem.
            Foram momentos de terror, sem energia elétrica e uma verdadeira tempestade do lado de fora.
            Falando vocês podem até pensar que é exagero da minha parte, por isso mostro a vocês o que foram esses momentos que vivemos.
            Estou à procura de uma explicação para isso, alguém tem que saber por que aconteceu e uma maneira de nos prevenir.
            Sei que está faltando amor à natureza, a ambição humana está transformando o mundo em um caos, parece uma terra sem dono, sem leis.
            Se isso foi uma mostra do que pode ser apenas o início de um fim, então caros amigos, vamos nos preparar pois o que vem pela frente não é nada bom.
            Precisamos de muita fé em Deus, muito amor no coração e muitas orações afim de nos protegermos para uma tragédia anunciada.





Márcia Coutinho

Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 26 de julho de 2015

MÃES COM AÇÚCAR.


                                                        

           Hoje não poderia deixar de falar daquela que é símbolo de afeto, amor e gratidão: nossas avós.
            Pessoas que o tempo é seu aliado, junto com a sabedoria traz a esperança de dias melhores.
            São sábias, nos ensinam o melhor de cada momento, contam histórias, são a própria história.
            Em toda a existência as avós são o esteio de uma família, hoje já se tornaram o sustento, são o suporte afetivo, são cheios de graça, espírito de guerreiras.
            Quantas vezes ouvimos dizer que avó é mãe com açúcar. São doces, experientes, são referências.
            Os tempos mudaram, “novas avós” surgem em um cenário onde ser mãe deixou de ser uma opção, agora é um acaso, as avós estão substituindo as agulhas de crochês por criação e educação de netos. Sustentam famílias, voltaram a trabalhar.
            As avós ficaram mais jovens, cheias de vitalidade, experimentam as novidades para os jovens, se incluem na sociedade como pessoas ativas e dinâmicas.
            A cadeira de balanço fica para a foto, os coques deram lugar às luzes e colorido. Ser avó hoje, é algo natural, sem o sinônimo de velha, doente. Ser avó é ser como qualquer um que sonha, se cuida, se curte.
            Que os netos valorizem suas avós, pelo exemplo, ternura, dedicação, que a eles dediquem apreço, respeito e muito amor!
            Não importa a classe social, cor ou religião, avó é a mesma delícia em qualquer lugar.
            Parabéns e o meu respeito às avós de meus filhos: Gláucia e Carminha.

Márcia Coutinho


sábado, 25 de julho de 2015

QUAL O TAMANHO DO SEU SONHO?

                                                                           

            O que tem haver Dona Lenice, 79 anos, natural da Zona da Mata Mineira e residente no Rio de Janeiro com o tamanho dos nossos sonhos?
            Tem tudo haver. Esta mulher tem uma coisa muita especial: coragem. Ela não desistiu do seu sonho, um sonho grande que parecia impossível para muitos; mas para ela era uma questão de tempo.
            Foi um longo e difícil tempo de espera, com uma diferença, ela não desistiu, deixou que ele adormecesse até que um dia despertou e ela fez acontecer.
            Aos 65 anos, casada e também avó viu a necessidade de estudar, aprender a ler e escrever para ajudar na educação deles. Os tempos eram outros, as oportunidades batiam à porta. Procurou por projetos de alfabetização de idosos e não deixou o cansaço e desânimo lhe tirarem o foco. Foi uma missão muito árdua, porém seu sonho estava cada vez mais próximo.
            Hoje aquele sonho grande e distante é uma realidade. No final do ano passado se formou na faculdade de História das Artes. A idade deu-lhe sabedoria, aproveitou as chances, a coragem e a determinação. Nada foi em vão. Agora é uma pessoa realizada, um exemplo para adolescentes e jovens que estão desperdiçando seu tempo, saindo das escolas, procurando caminhos mais rápidos, porém mais perigosos.
            Para ela sonhar grande foi a melhor coisa que lhe aconteceu, não contentou com o pouco. Soube esperar. Em sua época criança ajudava  nas despesas de casa, trabalhava, escola era coisa de rico. Sabia o que queria, demorasse o tempo que fosse, ela iria adiante.
            Realmente os tempos mudaram, a educação passou a ser prioridade, a herança que os pais deixam para seus filhos e que ninguém toma.
            Que a história de Dona Lenice seja um estímulo para tantos jovens que estão desistindo no meio do caminho.
            Sonhe grande, pense grande, mas faça por merecer os méritos, todos temos nossas chances de alcançar nossos sonhos. Não cruze os braços, espere o melhor momento e vá.

           
Márcia Coutinho



sexta-feira, 24 de julho de 2015

MÃE PREFERE UM DOS FILHOS?

                                                         

                Que os dedos das mãos não são iguais ninguém tem dúvidas. Cada um tem sua função e as desempenham muito bem.
                Assim também são os filhos. Cada um com suas particularidades, seus defeitos e qualidades. No entanto muitas vezes eles não se entendem e por isso buscam se agredirem no dia a dia. Por que isso acontece? De onde vem o problema?
                Buscando respostas a estes questionamentos pesquisei, li e então entendi: muitas vezes os filhos são tratados de forma diferenciada pela mãe, com isso passam a disputar espaço.
                Esse tipo de predileção não acontece em todas as famílias, mas quando acontece é fácil perceber a dificuldade com que os irmãos convivem, o passar do tempo tende a piorar a situação já que a predileção se torna evidente. Se tornam adversários.
                No entanto as pessoas que crescem cercadas de proteção tem dificuldade de criarem laços e muitas vezes se tornam manipuladores e não conseguem enfrentar as adversidades da vida. Muitas vezes buscam no decorrer da vida uma identidade própria, muitas vezes tornam-se camaleões, trocam de atitudes e caras muitas vezes. Quantas vezes nos deparamos com pessoas amarguradas, insatisfeitas e mesquinhas!
                Quando existe na família um caso como esse, um dos filhos se sente fora do contexto, sente falta do amor incondicional, muitas vezes se revolta. Já o outro, o preferido, quando não consegue se sentir realizado, para suprir essa incapacidade muitas vezes pisa em quem se ergue e sai vencedor.
                É preciso que a mãe busque equilíbrio, não tome partido entre os filhos, mas sim que esteja sempre ao lado deles para dar-lhes segurança.
                Dizem os psicólogos que, a mãe tende a identificar a fragilidade do filho com sua própria fragilidade, por isso eles se completam, se entendem. Só não podem esquecer que nenhum filho pediu para vir ao mundo, mas quando chegam merecem e pedem igualdade no direito de ser e viver.

        
Márcia Coutinho


quinta-feira, 23 de julho de 2015

ESTÃO TE MANIPULANDO?

                                                   
          Tem determinadas pessoas que tem como dom o poder de influenciar os outros com suas opiniões, muitas vezes indevidas, é como se elas tivessem um controle sobre as emoções das pessoas.
            É importante destacar que o manipulador, assim chamamos esses indivíduos, eles precisam estar no controle, pois só assim se sentem bem, realizados. Muitas vezes com esse dom conseguem fazer das pessoas, muitas vezes frágeis e carentes suas vítimas. Ela usa a pessoa em seu benefício próprio.
            Quantas vezes é julgada como bondosa, desprendida, disponível. É na verdade um lobo em pele de carneiro.
            Você sabia que o manipulador sabe tirar proveito até mesmos dos problemas familiares e sociais em seu proveito? Quando a outra pessoa reage e não aceita tal maneira de ser tratada muitas vezes passa a ser considerada inimiga. Dessa forma passa a ficar na mira do manipulador que insatisfeito tenta prejudica-lo através de seus pontos fracos.
            Não deixe que violem seus direitos, você tem todo o poder de suas opiniões e ações. Tenha consciência de seus atos desde que não prejudique ninguém.
            Uma simples situação cotidiana pode ser modificada pelo manipulador, ele é hábil e sabe o que quer. Sempre direcionando as decisões em seu proveito.
            Dizem até que a manipulação é uma ferramenta social, usada por todos, a grande preocupação é quando ela se torna repetitiva e obsessiva, é preciso estarmos atentos para não nos vermos enrolados nessa teia chamada manipulação.


Márcia Coutinho


quarta-feira, 22 de julho de 2015

ENCARE UM DESAFIO.




                                                                Resultado de imagem para ENCARE OS DESAFIOS

         Dizem que os desafios existem para serem superados. São eles que nos impulsionam a nos tornar vencedores ou pelo menos não desistir da luta.
         Tem até pessoas que desenvolvem um fascínio pelo desafio. E nada melhor que a virada do ano para se fazer uma projeção para o futuro e nele estão incluídos muitos objetivos e neles um grande desafio. Já conseguiu realizar alguma coisa que programou? Ou está apenas na tentativa?
         Quando alguém lhe faz uma proposta, você pode até pensar em não aceitar, mas se vier seguido da palavra “desafio” vira uma outra conversa.
         Estamos vendo muitos desafios sendo superados e outros ficando como uma frustração. Ninguém gosta de perder.
         E aqueles que gostam de testar o coração se arriscando em esportes radicais? Chega a arrepiar. Sentimos uma adrenalina somente por assistir, imagine quem participa!
         Você já imaginou experimentar algo novo, inusitado? Mas não é qualquer coisa, pode ser um sonho escondido que você tem medo de fazer acontecer, não tema, tente.
         Emprego, amor, amizades, conquistas. Aventure-se. Esses desafios estão aí para serem encarados e superados.
         Se não der certo hoje, tente outra vez, amanhã será um novo dia. Acredite.
        
Márcia Coutinho


terça-feira, 21 de julho de 2015

DE QUEM É A CULPA?




                                                    Resultado de imagem para o mundo está maluco
                                                               
         Você já parou para ler um jornal ou assistir a um noticiário na TV?

         Se já fez deve estar com a mesma impressão que tive: o mundo tá maluco!
         Notícia boa é coisa rara. Elas conseguem não dar ibope já que as tragédias vêm ocupando todo o espaço na mídia, elas assumiram o comando.
         Tem vulcão adormecido há décadas que resolver acordar.
         Furacões, tornados, neve e tempestades vem assustando, matando e causando verdadeiras calamidades em muitas nações.
         Isso é a natureza se rebelando. O homem com sua ganância não consegue controlar a fúria da natureza.
         E para piorar. Acreditem: tem como ficar ainda pior. Os homens não se aceitam, não se entendem. A intolerância, a ganância, a frieza nos corações está destruindo famílias, dizimando vidas e mais vidas.
         Quando poderíamos imaginar perdermos o direito à liberdade de ir e vir, de pagarmos pelos nossos bens e não pudermos usufruí-los.
         Estamos presos em uma sociedade sem leis, sem justiça e com muito descontentamento.
         Estamos à mercê das balas perdidas, dos desastres naturais, do desrespeito.
         Onde isso vai parar?
         Quem serão os sobreviventes?

Márcia Coutinho


segunda-feira, 20 de julho de 2015

ACEITAÇÃO.


                                                                              Resultado de imagem para é preciso aceitação da vida   


       Como você está vivendo sua vida? Tem dado muito trabalho a ela ou está de camarote vendo sua vida passar?
         Não pode ser uma coisa nem outra. É preciso acompanhar os chamados que ela faz.
         Evoluir. Assim devemos fazer. Aceitar que a modernidade chegou e que é preciso nos adequar e não nos tornarmos reféns dela.
         Não é preciso ficarmos preocupados com toda esta correria. Para não ficarmos para trás temos que acompanhar todo esse processo.
         Toda mudança leva um tempo para se adaptar e adequar à nossa maneira de ver e viver.
         Tem pessoas que ainda ficam reticentes quando a isso. Não aceitam as influências tecnológicas nem esse consumismo desenfreado.
         A aceitação é lenta, nem todos tem as mesmas habilidades e disposição para acompanhar essa evolução. Quebrar barreiras é uma árdua missão, só não podemos fechar os olhos às transformações. Com certeza, mesmo levando um tempo e quebrando preconceitos, nós ainda iremos nos sentir além do nosso tempo em algum momento logo adiante.
         É só esperar...

Márcia Coutinho


domingo, 19 de julho de 2015

USE A SABEDORIA.

                                                            Resultado de imagem para os passos no caminho da vida

         Eu gosto muito de observar como as pessoas andam. Com isso busco comparar com o nosso dia a dia.
         É interessante como em um mesmo lugar tem diferentes maneiras de se chegar a um destino.
         Uns com passos lentos, sem pressa. Sabem que vão chegar. Preferem usar a cautela para ter a certeza de alcançarem seus objetivos. Muitas vezes deixam as chances passarem por pensarem demais.
         Outros andam, param, olham e prosseguem. São desconfiados. Sabem o que querem, só não sabem a melhor maneira de prosseguirem.
         Já uma grande minoria segue a passos largos, apressados. Precisam correr. Tem necessidade de vencer a qualquer custo. Muitas vezes na correria perdem os detalhes quer seriam as oportunidades de alcançarem suas metas.
         É isso aí. Use a sabedoria. Para tudo existe a medida certa, nem para mais, nem para menos. O melhor mesmo é observar o caminho, seus atalhos, não perdendo o foco e garantindo que bem lá na frente tenha algo grandioso te esperando.

Márcia Coutinho