Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

VENÇA POR VOCÊ.

Resultado de imagem para o que é preciso para ser feliz?

                                                                             
Neste mundo complicado, está muito difícil ser feliz.

Quantas vezes depois de tantas lutas conseguimos sair vitoriosos, orgulhosos de nossas conquistas mas fica difícil a realização plena, afinal tem pessoas que tanto amamos e estão passando por momentos difíceis.

Talvez sejam essas pessoas que, realmente precisam mais deste momento ao nosso lado, falando através do silêncio, silenciando através das palavras que vão ser fundamentais para que possamos dizer o quanto a luta é árdua mas que com empenho podemos sair vencedores e nossa proposta de ser feliz está bem próxima.

Todo esse processo de conquista, aceitação e percepção de uma determinada situação muitas vezes se torna invisível aos nossos olhos, porque na ânsia de vencer esquecemos de olhar para os lados, mudar nossas atitudes e, se de fato formos pessoas que não vivemos apenas nossas vidas, perceberemos que, para ser feliz em sua plenitude olhar e mudar nossa maneira de ser talvez seja o nosso primeiro passo.

É importante lembrar que tudo é passageiro. Que o gosto da vitória só acontece naquele momento, depois assim como a sensação de prazer, o orgulho da conquista ele passará, não dura para sempre. 

Curta cada momento, cada obstáculo vencido, cada metro que andou para frente.

Vença por você e através de seu esforço, essa será uma satisfação pessoal aumentando sua autoestima e fazendo que todas as suas conquistas sejam duradouras e você cada dia mais perto de abraçar a sua felicidade.

Márcia Coutinho



terça-feira, 30 de agosto de 2016

O JOGO DA VIDA.

                                                   Resultado de imagem para a vida é um grande jogo       

Como usar boas estratégias para viver bem? Nos relacionamos o tempo todo com outras pessoas envolvendo sentimentos e emoções.

É preciso usar a percepção. A estrutura da vida nos mostra que existe um defensor e um acusador.

Nós transitamos por situações que não são planejadas, precisamos estar sempre antenados, prontos para acordar o nosso cérebro afim de que possamos pensar as probabilidades de acertos e erros.

Se temos que apostar em certos assuntos, precisamos fazer uma aposta baixa para conhece-lo melhor, afinal as boas decisões o nosso cérebro toma mesmo antes de nos informar através de nossa consciência.

Vivenciamos algumas situações de risco onde precisamos ser rápidos afim de fazer a nossa aposta. Aprendemos e desenvolvemos nosso psicológico, controlando nossas emoções.

Mantenha sempre uma expressão onde não demonstra sua situação emocional, pois assim você desenvolve aptidões que serão úteis para persuadir seus oponentes.

Mas antes de qualquer coisa, mesmo antes de montar uma estratégia para ser um grande vencedor na vida, faça a você uma única pergunta: o que é vencer e como fazê-lo?

Pronto. Está na hora de você enumerar o que quer para seu futuro e montar a sua estratégia de vida, não fique se movendo de cá para lá, faça coisas com sentido, sem blefes, sem truques, apenas definindo por onde quer começar sua trajetória de sucesso.

Boa sorte.

Márcia Coutinho



segunda-feira, 29 de agosto de 2016

EU CORRI ATRAS.


Resultado de imagem para não espere faça acontecer
                                                                       
Talvez você seja como eu, sempre acreditando que o amanhã será ainda melhor que hoje. Claro que, hoje pode ter sido difícil mas se não perdermos a esperança, acreditarmos; conseguiremos alcançar novos objetivos no decorrer dos dias.

Esperar. Sempre estamos à espera que algo aconteça, que alguém nos dê uma mãozinha, um conselho, aquela ajudinha que precisamos.

E você, que tanto espera, o que tem feito pelos outros?

Foi tentando responder a esta questão que, percebi o quanto estou omissa, o quanto tenho tanto para ajudar e, no entanto, me contento ficando no meu mundinho particular, com meus problemas e minhas alegrias.

Há tantas pessoas precisando de tão pouco para saírem de uma situação crítica e nós, com o teto sobre nossas cabeças, comida à mesa, roupa limpa e tantas mordomias ainda nos sentindo frágeis.

Pois é, eu não fiquei apenas remoendo essa questão, eu fui atrás e hoje posso compartilhar com vocês a experiência que vivi ontem. Fui a procura de algo que me fizesse sentir melhor onde pudesse praticar a caridade.

Foi um aprendizado ver a pobreza, a injustiça social de perto e saber que com o meu pouco eu pude arrancar o sorriso, o Deus lhe pague de crianças e idosos.

Fui ajudar a preparar e servir sopa para essas pessoas. O olhar faminto, o sofrimento, a humildade de pessoas que contam com essa refeição aos domingos, que não tem emprego, não tem famílias, estão à margem de uma situação de risco.

Não importa os dedos cortados, os pés cansados, o calor, o tempo que me dediquei a esta causa, o mais importante foi que, esse momento dediquei de coração e me fez sentir mais humana, mais grata.

Eu que achava minha vida complicada, com problemas, hoje sei o quanto são pequenos, senti como uma pessoa “grande”, servindo com amor, sendo solidária.

Momento único, agora sei que, todos os domingos eu vou aprender um pouco mais as lições que a vida quer tanto me ensinar.

Márcia Coutinho


domingo, 28 de agosto de 2016

QUE SINTAM FALTA DE VOCÊ.


                                            Resultado de imagem para deixe que sintam sua falta.

E de repente descobrimos o quanto deixamos de ser importante na vida de algumas pessoas. E isso doeu, como doeu!

Sabe aquela pessoa sempre presente, que gosta muito de ser útil, de ajudar sem pensar em retorno?

Essa pessoa de tão importante, indispensável cometeu um grave erro: foi além de suas possibilidades para poder ajudar, foi prestativa demais.

Com isso, começou a se tornar invisível, cada vez que precisavam dela sabiam onde procura-la e tinham a certeza de serem atendidos, fosse qual fosse a necessidade.

E quando não precisavam dela? Estava sozinha, curtindo suas lamentações e sempre a espera de ser útil.

As pessoas, porém, não se preocupavam com isso, cada uma levando sua vida, correndo atrás de seus sonhos, buscando a felicidade e esqueceram de olhar para trás e perceber que, alguém muito importante estava ficando de lado.

Para que isso também não aconteça com você, procure não ser tão evidente, afaste-se, faça com que sintam sua falta.

Mude seus planos, agora você precisa acordar para a realidade: não viva a vida de ninguém, não sirva demais às pessoas, espere ser também servida.

Todos temos nossa importância na vida uns dos outros, só não podemos esquecer que, tem pessoas que também se importam com você. Não queira ser “a mãezona” ou “o paizão” de todos.

Enfim, controle seus impulsos, viva mais por você. Não se preocupe com o mundo lá fora, com você ou sem você ele continuará girando, o que mais importa no momento é você sair de cena e esperar que percebam o quanto você é importante, ajudando ou não.

Pense nisso.

Márcia Coutinho


sábado, 27 de agosto de 2016

O PESO DA NOSSA BAGAGEM.

Resultado de imagem para leve na bagagem sonhos e esperança
                                                                           


Sou uma pessoa que não gosto da solidão. Ele me angustia, deixa aquele vazio. Com ela procuro respostas que sei que não encontrarei. Ouço o barulho do silêncio, por isso sempre que posso procuro evita-lo.

Como faço? Procuro uma ocupação: ou leio ou escrevo. Com isso deixo minha imaginação voar e, quando percebo o tempo passou.

Já outras pessoas dizem gostar da solidão. O silêncio torna-se um ótimo conselheiro. É como digo: cada um sabe o que é melhor e o que lhe faz bem.

Por isso não nos cabe julgar.

Pensando sobre viver sozinho, ninguém vive totalmente sozinho, por mais que lhe pareça ser quando existe a falta de companhia.

Convivem conosco lembranças e momentos que gostaríamos de esquecer, guardamos a sete chaves segredos de uma existência frustrante ou de uma pessoa que se realizou plenamente, porém sem grandes ajudas.

Pois é bem assim, carregamos uma bagagem em toda nossa trajetória, por vez ela se enche e pesa, outras vão se tornando vazias, sem grande importância.

Às vezes nos cabe parar, trocar de mãos, tomar um fôlego e prosseguir. Há momentos onde é preciso nos desfazer de sonhos e trocá-los por uma dura realidade.

O peso de nossa bagagem depende muito do que somos dentro de nós mesmos. O que mais vai pesar ou tornar nossa caminhada mais leve e prazerosa são os sentimentos e atitudes que conquistamos e usamos durante toda nossa vida.

Ah! Como seria bom se pudéssemos de vez em quando trocar toda a bagagem por algo que valha a pena e tenha ficado para trás! Como retroceder não é possível, o melhor mesmo é termos cuidado com nossas conquistas e objetivos, porque nem sempre há tempo para se lavar toda a sujeira que conquistamos ao longo de nossa trajetória.

Se preciso for, mate alguns sentimentos que estão dentro de você e que estão te impedindo de caminhar. Será em legítima defesa.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

DRIBLANDO A TRISTEZA.


                                                          Resultado de imagem para sai fora tristeza

Você já se sentiu com uma tristeza profunda esmagando seu coração, sem saber o motivo?

Isso acontece mais do que pensamos, deve ser as atribulações do dia a dia que muitas vezes nos coloca em situações difíceis.

Outras vezes é uma decepção que puxa outra e assim o dia transcorre morno e lento.

O pior disso tudo e que, muitas vezes acordamos dispostos, felizes, prontos para encarar os desafios diários e, no entanto, algo que não estava no roteiro sai errado nos deixando pra baixo.

Para enfrentarmos esses dias precisamos antes de tudo nos vestir de ânimo e coragem, distribuir sorrisos e não deixar a apatia nos dominar.

Parece uma receita fácil, mas a grande verdade é que viver é um grande e complicado quebra cabeça que não tem receita certa, requer paciência e sabedoria. Saber qual peça colocar e o melhor momento também vai depender de cada um.

Não adianta querer seguir a cartilha dos outros, ninguém copia as batidas do coração, os sentimentos, a essência.

Ninguém é igual a ninguém. Somos seres indecisos, inconstantes, mutáveis, porém cheios de esperança.

E é justamente essa esperança em dias melhores que muitas vezes não nos deixa fraquejar, nos dá aquele sacode e nos manda seguir em frente deixando o desânimo para lá.

Se vencemos hoje, amanhã com certeza seremos capazes de vencer mais uma vez!

É só acreditar.


Márcia Coutinho

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

CEGOS PELO PODER.


                                                                 Resultado de imagem para o poder corrompem o homem?


Quando era criança sempre ouvia dizer que o dinheiro corrompia as pessoas. Cresci vendo que isso era uma verdade, afinal quantas pessoas começavam a melhorar de vida e com isso desfaziam uma das outras.

Essa realidade mostrava o quanto o homem é fraco. Ele não consegue manter sua vida de forma natural quando essa começa a passa por uma ascensão, principalmente a financeira.
O dinheiro parece que cega as pessoas, elas não conseguem conviver no mesmo ciclo social que sempre esteve, parece que se sente incomodada.

Na verdade, o tempo também me ensinou a dar um nome a essas pessoas: tolas. Sim, são tolas por se deixarem corromper. Já não valorizam e nem prezam seus princípios e virtudes. Tudo que se aprendeu na vida, foi-se rapidamente lavado com as novas perspectivas de poder.

Esse poder que as pessoas tanto lutam para alcançarem não é o mesmo poder de quem tem a capacidade de fazer algo pelos outros, é aquele que nada agrega, mas sim se perde.

O homem não nasceu para ser superior ao outro, pois não sabe administrar sua própria vida, vive se espelhando nos outros e não é capaz de enfrentar de cabeça erguida as adversidades da vida.

Para os homens que gostam e buscam o poder, o que verdadeiramente podemos dizer que o tempo o farão homens corruptos e prontos para inventar uma boa desculpa para justificar suas falhas e faltas.

Márcia Coutinho



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FUJA DAS TENTAÇÕES.

                                                 Resultado de imagem para AS TENTAÇÕES DIÁRIAS


Dizem que as tentações são muitas e por isso vivemos esbarrando nelas. Muitas vezes nos colocam em situações perigosas ou em uma verdadeira encruzilhada.

Mas afinal, o que chamamos de tentações? São as instigações que nos induz a algo impróprio, inadequado.

Resumindo, é aquilo proibido, mas que nos tenta a experimentar.

As tentações surgem de várias maneiras, chegam de diversos lados e nos colocam muitas vezes contra nossos princípios e valores.

Caímos em tentação por sermos seres imperfeitos. Podemos tentar controlar nossas vontades, resistindo às tentações quando reconhecemos o que está por trás dela, assim mudamos nosso olhar e conseguimos perceber a encrenca em que estamos entrando.

Fugir das pessoas erradas que nos tentam a cometer atos impróprios também é uma boa opção. Saber selecionar o que os amigos, colegas e mídia nos apontam; também nos ajudam a fugir das tentações. E essas são chamarisco para essa tal de tentação!

Aceite a sua identidade própria, não tente ser o que os outros apontam como o certo, não deseje o corpo do outro, o emprego, o carro, o dinheiro fácil, Fuja.

Se aquele doce perfeito é uma tentação, pense se realmente você o deseja ou é apenas porque é proibido.

Se aquele “garoto/garota” é quem te interessa ou ele te tenta por estar com outra pessoa?
Aquela roupa ou tênis na promoção é o que você precisa ou é por estar com preço bom?
A briga em casa, com o namorado (a), a decepção nos leva a procurar um caminho que nos tire a dor temporária, a droga é uma opção ou uma tentação?

Viu? As tentações se multiplicam. Precisamos ter foco e determinação. Senão acabamos caindo em tentação. Depois a conta vem e...já é tarde.

Márcia Coutinho


terça-feira, 23 de agosto de 2016

TODOS PASSAMOS POR ISSO.

                                                                   
Quantas vezes nos sentimos desanimados porque as coisas não acontecem como planejamos.

Bate aquela tristeza, um desânimo e até uma descrença no amanhã. De repente percebemos que, na vida as coisas não seguem um script, muitas vezes nos pregam peças, chegam tão rápidas como também vão. Cabe a nós termos um jogo de cintura e driblar essas adversidades.

Ficar imaginando o que poderia ser ou acontecer “se” tivéssemos feito isso ou aquilo, ou se não tivéssemos feito também não resolve as pendências que surgem.

O melhor mesmo é estarmos sempre dispostos a mudar, seja ela para chegar a um consenso ou para nos adequar a uma determinada situação.

Temos que imaginar que, as coisas ruins não acontecem apenas conosco, todos tem seus dias ruins. Só não podemos nos acomodar, nos sentir vítimas da vida. Precisamos arregaçar as mangas, trabalhar, interagir e correr atrás de coisas boas que acrescentam. Ter pessoas que agregam valores, que tem princípios.

Dessa maneira encarar os desafios, aceitar as derrotas e saborear as vitórias serão nada mais que um fato corriqueiro que todos um dia enfrentam.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

E A FESTA ACABOU.

    Resultado de imagem para os desconhecidos que brilharam nas olimpiadas do rio                                                  Resultado de imagem para refugiados que venceram nas olimpiadas

E a tão esperada olimpíada do Rio acabou. A espera, a preparação, treinos e ajustes ficaram para trás. Agora fazem parte da história.

Quantos sonhos se realizaram e quantos se frustraram. Medalhas esperadas que não chegaram e tantos desconhecidos que entraram como heróis para a história de seus países.

Esta é mais uma confirmação da lei da vida: não podemos ter domínio de tudo em nossa vida. Podemos sim, fazer a nossa parte, mas o acaso também pode fazer uma aparição para mudar nossos planos.

Como é estranho uma pedra preciosa de um esporte em um dia não estar nada bem e se tornar uma pedra bruta. Ser o fracasso do dia, a decepção em pessoa.

Enquanto a pedra bruta se torna uma joia rara, surpreende, vence, sagra-se a grande revelação.

Assim foram nos jogos nas Olimpíadas do Rio 2016. Tudo aconteceu, desde simulação de assalto, recordes quebrados, nadador com leveza brincando com as águas, subindo ao pódio por várias vezes, um super Bolt com asas nos pés e carisma encantando a todos.

Atletas desconhecidos escrevendo seus nomes na história, desafiando e vencendo favoritos e para completar com chave de ouro repete o brilho e elegância da abertura no encerramento.

O povo brasileiro soube receber, participar. Claro que os contratempos fazem parte, poderíamos passar sem os assaltos, a morte do atleta, os acidentes, os atletas pegos em doping.

Mas valeu a pena, tudo enfim acabou. Fizemos a nossa parte, cabe agora contabilizar tudo e ver o que podemos fazer com o que foi preparado para este evento. Não podemos simplesmente ficar sem respostas para a pergunta: o que fazer com tudo isso, com todos os gastos, quem vai poder usufruir se o esporte no Brasil não tem incentivo?

Márcia Coutinho


domingo, 21 de agosto de 2016

ESSAS BENDITAS SOGRAS.


                                                               
Quem são estes seres sarcasticamente citadas em piadas, odiadas por uns e amadas por outros?

São simplesmente como tantas mulheres: são mães.

Seu grande defeito? Se acham insubstituíveis. Tem mania de superprotegerem seus filhos. Se consideram como armaduras capazes de evitar que o mal se aproximem de seus filhos. Selecionam candidatas e candidatos para preencherem o coração deles, se esquecem que essa não sua missão. Na hora da escolha apenas eles podem decidir. Cabe aos pais apenas orientar.

Ah! As sogras. Por que elas são tão temidas quando na verdade deveriam ser amadas e porque não aliadas? Afinal são elas que dão seu maior tesouro já lapidado para serem compartilhado.
Quantas sogras se tornam vilãs quando são na verdade vistas como rivais! Elas são a número 1 na vida de seus filhos. Este título ninguém toma. Essa realidade ninguém muda.

Na verdade, encontramos vários tipos delas. Temos as sogras que acabam se tornando mãe. São amigas e companheiras. Muitas vezes confidentes, “cúmplices, ”

Tem as sogras malas, aquela que para ela nenhuma mulher serve para seu filho, faz da vida da nora/genro um inferno.

Tem as sogras chicletes, onde o filho vai tem que ir junto.

Tem sogra de todo jeito e para todo gosto. Só não podemos esquecer que toda sogra merece respeito, afinal quem desrespeita a sogra desrespeita o filho/filha. Com isso impõe uma muralha em uma relação onde a mãe nunca será a ex e o genro ou nora pode receber esse título a qualquer momento.

Se você cruzar ou já cruzou com uma sogra que ama demais, dá palpite demais, fala demais e não tem limites, tente se colocar no lugar dela e veja como se sente, essa sogra está diante de alguém com quem vai dividir seu grande amor: seu filho/filha.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias