Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

sábado, 13 de agosto de 2016

O TEMPO E O SILÊNCIO

                                                                               
Por que acontecem as grandes discussões? As guerras ou o disse me disse? Por que duas pessoas não conseguem se entender e uma não quer calar para a outra. Ninguém quer perder a razão.

E é justamente por não nos calar para não perder a razão que a perdemos.

Em um momento onde não há acordo, é preciso que se faça silêncio, que se retire para não acalorar a discussão tornando o ocorrido em uma crise, uma briga ou mesmo uma guerra.

Essa estratégia chamada silenciar é fundamental em nossas vidas, precisamos usar o nosso tempo a nosso favor, para que não nos comprometa, falando demais ou o que não devemos falar.

O silêncio acalma nossa alma, nos coloca a refletir o por quê de nossas atitudes, nos dá a oportunidade de decidir o melhor caminho a seguir.

Você como eu já deve ter presenciado brigas, gritarias onde um não cede a palavra ao outro, onde palavras sem nexo são ditas, muita roupa suja é lavada na hora e lugar errados, onde quando a tempestade passa fica a vergonha. Por que prosseguir se temos a opção de nos calar?

Assistimos também pessoas que saem caladas de uma briga, mesmo quando tem a razão, e dão a volta por cima. O silêncio apagou o fogo que tinha tudo para atingir grandes proporções.

As pessoas estão como bomba-relógio, prontas para serem detonadas, por isso precisamos ser cautelosos, sábios e por nada aceitarmos as provocações.

Uma bomba uma vez acionada não tem como parar, detona tudo, acaba com famílias, amigos, companheiros.

Por isso sempre que se sentir acuado, intimidado, ameaçado não se alie a quem quer te destruir. Use o tempo para se silenciar, acalmar seu coração, tranquilizar sua alma.

O resultado? A paz voltará a reinar em sua vida. Por mais difícil que seja, aprenda a se calar, mesmo que a razão esteja do seu lado.

Só você saberá o quanto ganhou com essa atitude. Boa sorte.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias





0 comentários:

Postar um comentário