Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 29 de dezembro de 2019

DE BEM COM A VIDA.

Ufa! Que ano difícil! Muitas perdas, decepções e fracassos, mas com um grande aprendizado: sobrevivemos às tempestades e estamos prontos para viver novas aventuras.

Se formos pensar bem, superamos o improvável e vencemos o impossível.

Fechar um ano é encerrar um ciclo. É hora de fechar a contabilidade e ver se ficamos no vermelho ou se temos algo na reserva.

Sinceramente, pensei que não daria conta de vencer 2019. Meu ano começou de uma forma brusca e triste. Via_me sem rumo, perdida de tudo e sem estímulo para prosseguir. Porém Deus me concedeu a graça de olhar para a frente e me mostrou novos caminhos que eram desconhecidos.

Descobri que sou forte, guerreira e com amigos fiéis que me amam e torcem por mim.

Encontrei alguém para caminhar de mãos dadas comigo. Me incentivando, me levando a conhecer o novo .

Assim encerro meu ano: de bem com a vida.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

ONDE ESTÁ A SUA PAZ?

O que pedir ao bom velhinho?

Pois é, em meio a tantos bons sentimentos que estão em falta no mercado, escolho pedir a paz. O mundo está cada dia mais intolerante, com isso a violência vem ultrapassando as barreiras do respeito.

Mas, onde está essa paz? Onde encontra_la?

A principal fonte de paz é o nosso amor ao próximo. É não virar as costas ao sofrimento alheio.

Procuro a paz que um dia se espalhou com o vento. Que se escondeu dos homens de pouca fé e muita ganância.

E você, sabe onde encontrar a sua paz?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

CORAÇÕES PARTIDOS.

                                                           Resultado de imagem para corações partidos

2019 começa a se despedir. Entramos na reta final deste ano tão difícil, marcado por perdas irreparáveis, por notícias dramáticas, por doenças graves, enfim, por notícias que não queríamos receber.

Foi um ano onde vários corações se despedaçaram.

Quantos casamentos ou relacionamentos até então considerados sólidos chegaram ao fim. Uns entraram para a história como um fim cheio de disse-me-disse, fofocas e até aqueles que viraram manchetes.

Relacionamentos anônimos, de pessoas desconhecidas pela mídia, mas que eram a verdadeira família e que se desfizeram. 

Homens e mulheres se matando por não aceitarem o fim. Agressões, mortes e ameças que entraram para a estatística e ficaram por vários dias nos noticiários policiais e programas de TV.

Às vezes pensamos que ficará a saudade, nos esquecemos daqueles que ficaram, na dor da perda, na saudade, no vazio que não será preenchido. Pais e filhos órfãos pela intolerância, pela não aceitação do fim.

Corações partidos pela falta de emprego, de comida, de moradia, segurança, políticas públicas, descaso daqueles que deveriam nos dar proteção e garantir nossos direitos.

Luta pelo poder. Milícias tomando os morros, corrompendo uma sociedade já tão falida de direitos. A droga invadindo lares, destruindo famílias.

Por essas e outras penso que 2019 foi um ano de aprendizado, onde a vida passa a ter um valor ainda maior. É preciso cultivar os amigos e preservar aqueles que se mantem ao nosso lado.

Para que possamos ter um ano novo cheio de boas novas é preciso antes de tudo saber que, tudo vale a pena, desde que sejamos fiéis aos nossos princípios e virtudes. Não desviando do nosso caminho da Paz e Bem.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpiandoideias


sábado, 7 de dezembro de 2019

ESCANCARE AS SUAS JANELAS.

                                                             Resultado de imagem para janela fechada

Nossa vida é como uma grande janela: às vezes se fecha para nos proteger do escuro,do incerto. Outras vezes se abre para nos mostrar que o sol voltou a brilhar.

Assim é nossa vida: temos dias tristes, dias em que nos fechamos para balanço. Outros dias distribuímos sorrisos e contagiamos a todos com nossa alegria.

No entanto, na maioria das vezes; nos debruçamos nessas janelas para olhar para o além a procura de algo, nos descobrimos solitários vigiando o vai e vem de passos a espera de um certo passo que pode parar e nos dizer um simples oi.

As nossas inseguranças são essas janelas entreabertas, elas que nos deixam ver apenas parte de nossa existência. Fica a incerteza do que realmente somos e para onde queremos ir.

Talvez se abríssemos as janelas e deixássemos o vento entrar, ele com certeza limparia as impurezas, tiraria o pó do lugar deixando um cheiro de casa nova e renovada para nos presentear.

Não tenha medo de se abrir, de expor suas angústias e inseguranças. Nem todos do outro lado da sua janela são seus inimigos. Pode te surpreender com quem está à sua espera para lhe estender a mão e lhe passar tranquilidade.

Não demonstre medo quando do outro lado ver olhos arregalados, mãos que não te aplaudam. Faça aquilo que outros não fariam: abra bem a sua janela, deixe a voz do seu coração gritar aos quatro cantos o quanto você é forte.

Jamais se feche para as oportunidades. Escancare-se para o mundo. se preciso for, abra as janelas, lave-as com sabão e deixe a luz da vida invadir seu mundo, seu coração.

Vá ser feliz, ainda dá tempo.

Um grande abraço.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TRISTEZA QUE ESCORRE PELOS OLHOS.

                                                          Imagem relacionada
Entender a tristeza do outro é muito difícil. Pior ainda é quando essa tristeza escorre pelos olhos sem rumo, sem motivos aparente, apenas se perdem pelo rosto.

Pensar que alguém quer chamar a atenção com sua tristeza, é covardia. É preciso entender que nem todos conseguem conviver com seus monstros interiores. Muitas vezes se torna uma guerra sem fim, uma luta diária para se livrar de um tormento que se chama depressão.

Quantas vezes me vi perdida. Não sabia o que estava me acontecendo. Queria respostas para perguntas que nem sabia formular. Só sabia que algo não estava certo. Minha vida tinha se transformado em um mundo escuro; sem brilho ou cor.

Havia perdido a vontade de sorrir. Minha alegria que antes era contagiante passou a ser procurada em todos os cantos. Onde eu me perdi?

O que me levou a me trancar, a não querer sair do meu canto?

Aos poucos, sem perceber eu pedia ajuda através do meu olhar. Estendia minhas mãos. Precisava mostrar que havia me perdido pelos caminhos da vida.

Meu grito de socorro foi atendido. Meus amigos vieram até mim, eu havia encontrado um novo motivo para seguir: eu não estava sozinha.

Passei por uma fase de transformação. De um dia nublado para um amanhã ensolarado, as cores começaram a ganhar vida.

Está sendo um caminho longo, com sua baixas, precisei de medicação, terapia e muito apoio.

Sei que depressão não tem cura. Tem fases onde sentimos que estamos voltando a viver, outras onde a tristeza bate de leve à sua porta.

Venho lutando. Eu já passei pela pior fase. Agora é não deixar que a depressão faça morada de novo, com a força que teve um dia, em minha vida.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

O ADEUS A GUGU.

Resultado de imagem para gugu liberato
                                                   
Eu não sei você, mas estou contando os dias para o ano de 2019 se encerrar.
Que ano trágico foi esse!

Nos despedimos de tantas pessoas que passaram a fazer parte de nosso dia a dia, pessoas estas que nos faziam rir, refletir, emocionar e acreditar.

Os últimos dias estamos vivendo com o coração apertado. A morte do apresentador Augusto Liberato, o nosso Gugu, nos coloca a pensar mais em nós mesmos, no quanto estamos fazendo por nós.

Enquanto assistimos a violência tomando conta dos noticiários, quando mães, famílias inteiras procuram por seus familiares ou por justiça, um outro lado se esconde de balas perdidas,se indigna pelas decisões da Suprema Corte tirando nossos direitos, soltando tantos bandidos que saquearam o nosso país ou mataram pais de família.

Está sendo muito difícil esperar para que este ano se encerre. Sei que muitas pessoas criticam a cobertura que a mídia dá para as celebridades, principalmente em casos de fatalidades como as que estamos presenciando neste fatídico ano.

Não tenho vergonha de confessar que me emocionei e até mesmo chorei pela perda do jornalista Ricardo Boechat, um homem que me fazia ficar em frente a TV assistindo o noticiário para ouvir seus comentários coerentes e sarcásticos.

Chorei pelo diretor e ator Jorge Fernando, um homem de uma inteligência sem igual e um bom humor invejável. Me inspirava nele.

Agora, quando penso que já podia parar, me vejo de olhos cheios de lágrimas pela perda do Gugu. Um jovem senhor que passava uma simplicidade, competência e carisma para todos. Um profissional que não tinha limites para criar.

Não pensem vocês que não me sensibilizei pela tragédia em Brumadinho, queria ter o poder de chegar até lá e fazer alguma coisa por aquelas pessoas que perderam seus parentes, familiares e amigos. Uma comunidade engolida pela lama.

Quantas lágrimas e dor estão escondidas ali. Quantos gritos de impunidade ecoam por lá.

O ano está bem perto de acabar. Que Deus nos ajude e nos proteja para que não sejamos surpreendidos por mais notícias que não gostaríamos de receber.

Boa sorte a todos.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias




segunda-feira, 25 de novembro de 2019

O SONHO É SÓ SEU.

                                   Resultado de imagem para o voo das borboletas

Quantas vezes temos nossos sonhos na palma de nossas mãos e por um descuido eles se vão.
Quantas vezes precisamos dar asas a esses sonhos para que eles ganhem contornos.

Assim é nossa vida: um contínuo acreditar nos nossos sonhos e no poder que nos cabe.

Muitas vezes nos agarramos a uma falsa esperança, a alguma pessoa ou ao nosso medo para trancar nossos sonhos. A insegurança cria toda uma história de terror que, nunca em nossa cabeça fértil terá um final feliz.

Não conseguimos acreditar em nós  mesmos, preferimos acreditar no coração maldoso e hipócrita das pessoas. Elas nos passam medo, nos mostram os monstros que vamos encontrar e mostra também o quanto somos frágeis. Tudo isso para que não possamos ver nossos sonhos ganharem cor.

Ser forte deve ser a nossa prioridade. Acreditar em nossa capacidade, em nossa luta interior, no nosso potencial de conquistas para abrir caminhos não deve ser deixado para trás.

Tudo na vida só vai acontecer a partir do momento que permitimos. Se permitimos que nos desviem dos nossos objetivos, com certeza eles serão cada vez mais escassos.

Se permitimos que joguem o cinza em nossos sonhos, ele nunca será colorido, com certeza perderão a cor em cada novo desafio.

Não deixe que seus sonhos se vão como as borboletas, sem rumo.

Não deixe que sua mão se abra quando tiver tudo bem guardadinho dentro dela, não deixe que seus sonhos se escoem pelas frestas.

O sonho é só seu. A alegria de realizá-lo também é sua.

Então, quanto tiver medo do que possa te acontecer, se agarre à sua mais profunda esperança e siga adiante. Seu sonho está logo ali.

Tenham fé e coragem.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sábado, 16 de novembro de 2019

O PROBLEMA É SEU.

                                                                 Resultado de imagem para esses  nossos problemas           

Enquanto nos preocupamos em resolver nossos problemas, nos esbarramos nos problemas dos outros e, descobrimos que nossa vida não é tão ruim quanto imaginamos.

Isso mesmo, se você acha que seu problema é grande, imagine quem está por aí a procura de um lar, um emprego ou simplesmente uma maneira de driblar uma doença!

Nos extrapolamos por achar que o mundo gira ao nosso redor. Muito pelo contrário: o mundo é feito para nós e não apenas por você. Precisamos saber até onde devemos ir para alcançar nossos objetivos sem causar problemas aos outros.

Problemas todos temos. É preciso saber lidar com eles e medir a maneira certa para resolvê-los sem atingir quem quer que seja.

A partir do momento que percebermos que nosso problema chegou até outra pessoa ou que influenciou na vida das pessoas, é chegado o momento de parar e pensar: como agir sem ultrapassar meu limite?

Nunca se esqueça: o maior problema nosso é achar que tudo de pior acontece conosco, mas na verdade só não resolvemos a questão sobre a morte, pois essa não tem solução. Todos vamos passar por ela.

Procure resolver suas pendências sem atrapalhar a vida de ninguém e tente ser feliz com o que tem. O resto... é apenas resto.

Boa sorte.


Márcia Coutinho



segunda-feira, 11 de novembro de 2019

BUSCANDO A SUA PAZ.

Muitas vezes precisamos fingir até para nós mesmos afim de tentar ter um pouco de tranquilidade.

Buscar nossa paz interior está cada dia mais difícil . Os problemas se acumulam e as soluções se afastam.

Em um mundo tão competitivo e consumista em que estamos vivendo; encontrar pessoas que realmente se preocupam conosco e que se entregam sem reservas já não é missão fácil.

Vivemos em conflito com nossos valores e o que nos cobra essa tal sociedade. Ser correto deixou de ser uma virtude. O negócio agora é ser esperto.

Será esperteza trapacear para se atingir um fim?
Será esperteza desfazer uma amizade por querer ter o mundo à seus pés?
Será esperteza querer ser tão esperto assim?

Para encontrar equilíbrio entre a nossa paz interior e a paz ao nosso redor é precis o antes de tudo, nos libertar das regras hipócritas com que o mundo nos impõe e saber que, vivemos uma era onde os valores de perderam. É preciso resgatar o que ainda sobrou disso tudo e fazer com que sua paz aconteça de fora para dentro.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

A DOR DA PERDA.

                                                         Resultado de imagem para imagens luto
Nesta semana, quando pensava e divagava sobre a morte do ator e diretor Jorge Fernando, um cara gênio que muito nos ensinou na arte de interpretar, que levava a vida com sorriso e bom humor, percebi o quanto nossa vida é frágil: ela se vai como um sopro.

Imagina como a mãe dele devia estar sofrendo, afinal eram não só mãe e filho, mas amigos, parceiros e companheiros. Só o tempo para amenizar a dor dessa mãe e de tantas que tem suas perdas irreparáveis.

A morte, deveria ser tratada com mais atenção para quem fica. A dor, a saudade, o triste fim e o último adeus. A morte é a única certeza que temos, não adianta cor ou condição social, de alguma maneira na hora certa iremos nos despedir da vida aqui na terra.

O que vem depois continua um mistério.

Para completar essas divagações acordo hoje com a notícia do falecimento de uma grande amiga. Uma amizade que ultrapassou décadas e que nem a distância foi capaz de quebrar esse elo.

Amiga que dividiu comigo suas alegrias, tristeza, sonhos, gargalhadas e decepções. Juntas fizemos das nossas noites de sábado um encontro certo; dançar, paquerar, ser feliz.

Os anos iam passando e cada vez mais fortalecidos os laços. Nos tornamos também colegas de faculdade, prontas para o que der e vier. Mais uma página de nossa história escrita juntas.

Meu casamento, minha madrinha. Meus 50 anos, minha festa dos meus sonhos e ela esteve presente com seu sorriso e sua amizade.

Agora restam as lembranças, que são muitas. Nessa hora fica a dor, a falta de palavras e o excesso de emoção.

Minha amiga, sei que lutou muito, mas não deu. Sua hora foi escolhida e mesmo assim, com nosso egoísmo ainda não queríamos te perder.

Vá com Deus. E ao encontrar sua mãe, minha também querida amiga, matem a saudade e juntas cuidem daqueles que aqui ficaram mergulhados na dor e na saudade.

Descanse em paz.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

NÃO DESISTA DE VOCÊ.

                                                   Resultado de imagem para As vezes o fim é um novo começo

Quantas vezes pensamos que o nosso problema é tão difícil de se resolver que, imaginamos nunca sair do mesmo lugar.

Não sabendo nós, que ali é apenas uma etapa um pouco mais longa para se chegar ao fim.

Por mais de 24 anos tive um casamento feliz. Um marido bom e filhos bem criados. Tinha prazer em ser dona de casa, cuidar dos meus filhos e trabalhar para ajudar nas despesas. Vida igual de tantos casais. Até que percebi que as coisas já não caminhavam como antes. Isso porque entrou doença nessa história.

Pensava que o tempo ajudaria a curar a enfermidade e fazer com que meu casamento voltasse ao que era antes. Foram dois erros: não era qualquer doença, mas sim depressão. Meu casamento nunca mais foi o mesmo; chegou ao fim depois de três anos lutando para ver se existiria alguma chance de voltar a dar certo.

Enganei mais uma vez. 27 anos de uma união que deu certo. Não pensem vocês que houve agressão, traição ou algo que pudesse por fim a esse casamento: apenas um amor que se desgastou e não teve mais como recuperar.

Quando assinei na semana passada meu divórcio, vi com tristeza algo que não imaginava viver: nada é eterno, tudo se desgasta se não for bem cuidado. E, eu descuidei de mim, do meu casamento; quando pensava que seguindo uma rotina nada sairia da linha, manteria o padrão.

Hoje sinto-me mais fortalecida, mesmo também tendo passado por uma depressão, por viver correndo atras de tratamento e de maneiras de contornar aquilo que não tinha mais jeito. Vivo hoje um novo começo.

Não tenho mágoas nem ressentimento, mas sim: tenho respeito, gratidão e uma amizade por aquele que foi meu companheiro por tantos anos, me fez viver momentos lindos e inesquecíveis e o principal, me fez mãe de dois homens de bem.

Para você que vive um relacionamento onde não mais existe amor, saia enquanto existe o respeito e bons sentimentos.

Você pode seguir sua vida sozinha. Não nascemos agarradas a ninguém, nos agarramos no decorrer de nossa vida.

Ainda há chance de ser feliz. Não desista de você.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

VOE ALTO, VOE CERTO.

                                                        Imagem relacionada
Passamos por momentos de indecisão onde nos é permitido escolher. Essas escolhas podem mexer com o nosso presente e desafiar o futuro.

No entanto, basta acreditar no que desejamos, abrir nossas asas e seguir nossos sonhos. Não existe idade certa para seguir esses sonhos, existe a certeza que não podemos nos desaminar. A hora é sempre o agora.

Quantas vezes precisamos nos calar, nos encolher diante de tantos problemas que aparecem não sei de onde. Nossa força parece se extinguir e nossa energia espalha pelo ar. Esses momentos são cruciais: você precisa controlar a situação e ter a certeza de suas escolhas.

Podem vir acompanhadas de dor, lágrimas, mas o tempo fará você transformar todo sofrimento em aprendizado e fazer de sua vida algo melhor.

Nunca se desespere, procure encontrar um lugar seguro para fazer seu pouso. Encontraremos aves perdidas, inseguras como você. Se junte a elas e com a força que buscamos voe alto, voe para longe, voe para onde seu sonho te leva.

Só não volte a viver presa em sua gaiola do medo, da incerteza, do fracasso. Se permita quebrar a cara tentando encontrar os melhores pousos.

Vá à luta. Somos mais fortes que imaginamos ser.


Márcia Coutinho


www.facebook.com/salpicandoideias

domingo, 20 de outubro de 2019

SE EU PUDE, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE.

                                                            Resultado de imagem para dando a volta por cima
Tenho uma amiga muito querida e especial que sempre diz: "nada é tão ruim que não possa piorar."
Por muito tempo vi que ela tinha razão, afinal eu estava vivendo uma fase que não tinha mais como piorar. Estava com depressão, bem no fundo do poço e sem nenhuma perspectiva de melhora.

Cada dia chorava um pouquinho mais. Não sabia de onde vinha tantas lágrimas, mas tinha comigo uma angústia, um medo, uma solidão sem fim.

Meu mundo desabava ao meu redor. Imaginava que, ali sim era o fim da linha.

Engano meu. Ao me dar conta que colocava minha vida em risco, pedi socorro, aceitei ajuda. 

No início do tratamento, a medicação era muito forte e os efeitos deixavam-me sonolenta e sem vontade pra nada. Era o início de uma longa caminhada contra a depressão. Era um longo e penoso passo por dia. Não podia desistir, era minha vida em jogo. Porém, sentia que nada fazia efeito, até que essa mesma amiga me ligou de muito longe e me pediu para largar tudo para trás e recomeçar de onde nunca deveria ter saído.

Me lembrou que onde eu morava não tinha família, emprego, tinha poucos amigos e acabava de perder o meu casamento. O certo seria recomeçar onde eu tinha meus filhos, amigos e minha irmã e meus sobrinhos.

Realmente foi uma sugestão que mudou o curso da minha vida. Que hora boa consegui ouvir alguém que realmente queria o meu bem.

Hoje, 7 meses depois dessa decisão, me sinto outro pessoa, uma nova mulher que se permitiu dar a volta por cima e recomeçar.

O meu passado é um lembrança que não me deixa cometer os mesmos erros. Encontrei aqui minha alegria, reencontrei meus amigos que me abraçaram de coração. Encontrei alguém que me ajuda todos os dias a não desistir de mim mesma.

A depressão não se foi como vocês podem pensar. Ela de vez em quando aparece em forma de pequenas recaídas, de lágrimas que teimam em surgir, mas eu consigo reverter o quadro, respiro fundo e sigo adiante.

Espero sinceramente que aquele quadro agressivo de depressão não volte, pois eu hoje me permito viver por mim e para mim. Ninguém mais vai conseguir me abalar ao ponto de eu voltar para aquele poço que parece não ter mais fim.

E que Deus me ajude.


Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

AOS MESTRES COM CARINHO.

                                                        Resultado de imagem para a arte de educar
Desde criança, sempre sonhava em ser professora. Me inspirava em minhas "mestras" e em casa colocava todas minhas bonecas sentadas para assistir às minhas aulas.

Ali me realizava. Tinhas os mesmos jeito e falar, de chamar a atenção e até os vistos no caderno eu tentava imitar. Cada uma me inspirava de alguma maneira. Não esqueço do carinho e dedicação de cada uma. Sempre falava: " um dia serei como minhas professoras."

O tempo passou e meu sonho se manteve firme. Enfim me formei em magistério e aos poucos ia colocando em prática tudo que um dia aprendi. De maneira alguma queria deixar que meu sonho se transformasse em fracasso. Sei que tive as melhores mestras que poderia ter. Cada uma a seu tempo e com suas qualidades.

Não era fácil lecionar. Cada turma um desafio e sentia-me tão feliz fazendo o que realmente escolhi como profissão. Amo ser professora. O que me entristece nos dias de hoje é a desvalorização desse profissional, profissional que é a diferença em todas as profissões. Não se é profissional se não passar pelas mãos dos professores.

Então; por que somos tão desvalorizadas, temos um salário tão abaixo do que merecemos e ainda somos vítimas da violência em sala de aula?

Um dia desses ouvi de alguém que eu achava ser uma pessoa culta a seguinte frase: " a pior raça é professor, só faz greve. Se não está satisfeito sai, deixa a vaga para outro."

Espere aí. Ouvir aquilo me doeu e não me calei. Os professores fazem greve sim, para terem o reconhecimento de suas funções e também por pedir segurança e melhores condições de trabalho, afim de exercerem o sublime ato de ensinar.

Percebi então, que os mestres do saber ainda vão ter muitas dificuldades de continuar tentando mostrar a nossa importância, enquanto existirem pessoas que pensam como essa pessoa. a mim incomodou ouvir aquilo. Mas, como sou professora por escolha e não por falta de opção me dei o direito de defender a minha classe.

Eu não posso me calar. eu defendo a minha classe. E você o que tem feito pelos seus professores? Pelos professores de seus filhos?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

SER CRIANÇA...

                                                            Resultado de imagem para ser criança

Em tempos onde nos questionamos a posição dos pais diante de uma sociedade capitalista, fica a dúvida: onde entram nossas crianças nessa equação?

Sim, pois na correria do dia a dia, os pais se desdobram para dar conta de colocar as contas em dias e se equilibrar entre trabalho x educação x lazer.

Alguma coisa está errada. Nossas crianças estão assumindo um papel diferente. Já não fazem coisas de crianças, trocaram os brinquedos e lápis de colorir por celulares e brinquedos eletrônicos. Quase não encontramos pais brincando com seus filhos em pracinhas e parques.

Sei e entendo que vivemos em tempos de violência, onde saímos de casa e não sabemos se vamos voltar, porém ainda encontramos lugares que podem ser uma segunda opção. O que não podemos deixar é que tirem o nosso direito de viver pelos nossos filhos.

É muito triste ver como nossas crianças estão assumindo responsabilidades com tão pouca idade: ballet, inglês, futebol, volei e tantas outras atividades. Os pais alegam que é pensando no futuro delas, que é melhor fazer uma atividade extra do que ficar na frente da televisão.

Então te pergunto: Quando elas vão ser crianças como deveriam ser?

Estamos assistindo uma geração ficando sem viver sua época. Estamos vendo uma etapa sendo deixada para trás. Estamos vivenciando uma geração perdendo seus valores e princípios. Estamos percebendo o erro que os pais cometem por não serem os pais presentes que deveriam ser.

Mas, o que devemos fazer?

É chegado o momento de parar, pensar para enfim entender o que estamos fazendo com nossas crianças e qual o futuro que queremos para elas.

Você, como pai, mãe ou responsável, vem agindo de forma coerente para com seus filhos?
Lembrando que, criança pode ajudar nas tarefas domésticas, pode ajudar a cuidar do irmãozinho, pode ficar de castigo e ser  reprendido de forma correta.

Criança é um ser em transformação, em constante aprendizado. A hora é agora. Eduque seu filho para que o mundo não o castigue.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 3 de outubro de 2019

PINTE A VIDA COM SUAS CORES.

                                   Resultado de imagem para pinte a vida com suas cores                                                 
Às vezes penso que meu sonho é mesmo um sonho. Cada dia mais distante e mais difícil.

Mas, espere aí. Eu não posso desistir, afinal o sonho é meu, apenas eu posso realizá-lo. Se desistir ficarei com a sensação de fracasso e isso não posso deixar acontecer.

Todos deveriam pensar assim. Estamos vendo o mundo evoluir. Coisas que nunca imaginamos estão acontecendo, pessoas vem conquistando seu espaço e seus maiores sonhos. Nós também podemos. O que não podemos é deixar que outras pessoas entrem e destruam as nossas expectativas, nos desmotivando e nos tirando o foco.

Pode ser que, ao chegar onde tanto queria; perceba que foi apenas um sonho, que não era nada daquilo que você imaginou. Mesmo assim dê um sorriso e olho para trás, veja o quanto você avançou em sua vida para atingir seu objetivo, mesmo que você pense que não valeu a pena. No meio disto tudo fica a certeza que, o caminho é longo, vamos encontrar pessoas que nos atrapalham, que seu sonho não era tão colorido como pintou. Mas você venceu barreiras e medo. Você chegou onde tanto queria.

Agora, a opção do que fazer do seu sonho realizado torna-se uma tarefa sua. Aproveite e tire proveito das experiências vividas. Nada acontece por acaso.

Descanse um pouco. Pense o que vai fazer de agora em diante. Vai correr atrás de novos sonhos ou vai temer errar de sonho novamente?

Nossa vida é feita de momentos. Não podemos ter apenas vitórias. Muitas vezes, aliás, na maioria das vezes são nas derrotas que crescemos, que descobrimos a verdadeira face da vida e daqueles que nos cercam.

Vale a pena sim, sonhar, pintar o mundo com as cores de sua preferência e no dia a dia, em cada passo ir acertando a tonalidade que queremos para colorir a nossa vida.

Faça isso e perceberá que os problemas são iguais para todos, apenas alguns desistem de persistir, outros jamais se acovardem.

A diferença está na capacidade de não desistir.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias