Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

domingo, 31 de janeiro de 2021

RECONQUISTE.

 Na vida, perdemos tantas coisas que, muitas vezes desistimos de conquistar coisas novas.

Parece que as perdas vão fazendo nossos sonhos se estreitarem. Perdemos o estímulo, afinal pra que sonhar se vamos acabar perdendo? Parece uma luta sem objetivos.

Não seria melhor então, tentar reconquistar o que perdeu? Será que vale a pena essa tentativa?

Tem coisas que perdemos e seria bom ter de novo. Tem outras coisas que se tornaria um doce sabor ter de novo em nossa vida. Ou seria um desafio?

As tentativas precisam ser avaliadas pois reconquistar pode nos mostrar um lado que precisamos esquecer, de outro lado seria uma nova chance onde teremos a oportunidade de consertar, fazer diferente 

Aquela amizade estremecida, aquele emprego que não deu certo, uma viagem frustrante, um amor que chegou ao fim e tantas outras coisas que um dia estiverem em nossas mãos que se foram e podem voltarr a ser.

Mas, é preciso pensar bem, afinal todas as nossas ações tem reações. Estamos preparados para enfrentar e assumi-las?

Reconquiste apenas aquilo que vai ser verdadeiramente bom pra você, não se permita sofrer apenas por um capricho.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 30 de janeiro de 2021

SAUDADE

 Saudade, aquilo que sentimos de alguém ou de algo que valeu a pena.

Essa saudade quando bate forte no peito não tem como segurar; escorre pelos olhos. Dói muito.

Sentir saudade nos faz avaliar o que vivemos e que se foi. Muitas vezes essa saudade se transforma em um reencontro, em um abraço caloroso, em um bate papo para recordar tanta coisa boa vividos juntos. É nesse momento que percebemos que a vale a pena viver intensamente cada instante. Em um clic tudo pode acabar 

E aquela saudade de quem não mora mais entre nós? Ah! Como ela nunca passa! Com o tempo vai suavizando, mas nunca se apaga de vez.

Saudade de alguém que fez parte de nossa vida. Dividimos momentos e sonhos. Um história que se perdeu. Motivos aparentes ou não. Um amor que não deu certo, uma saudade daquilo que foi sonhado junto, mas que o tempo desgastou e não percebemos .

Momentos, amigos, amores... Saudade para se definir aquele "algo bom demais" que faz bater forte nossos corações.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

A MALDADE.

 Entender o ser humano é algo quase impossível, mas entender suas atitudes nos leva a questionamentos, na maioria das vezes sem respostas.

O que leva uma pessoa a massacrar, magoar quem sempre te quis bem? Seria essa pessoa um ser do mal ou apenas de uma índole nada convencional?

A maldade impera nos dias de hoje. Fazem o mal para se beneficiar. Querem sempre "o mais", doa a quem doer.

Praticar o bem nos faz bem, enriquece nossa vida e acalenta nossos corações.

Já; praticar o mal é alimentar um ego doentio, é se armar de artimanhas, criando armadilhas para enganar pessoas que ainda acreditam na boa tarde fé do ser humano e se ferram legal.

Vítimas do mal sofrem sim, se ferem, mas na verdade se fortalecem de fé e se tornam grandes pessoas, pois a cada queda ganham força para prosseguir.

Não podemos deixar o mal vencer. Ele só atrasa nossa vida. O bem é nossa alavanca para nos tornar vencedores.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

O QUE É UM MÊS?

 Dizem que o tempo é o senhor da razão. Esse tempo ninguém pode manipular, ele acontece para nos fazer pensar sobre a vida, nossas atitudes e razões para algumas decisões.

O que é chorar um mês pela perda de alguém quando você sabe que essa perda já aconteceu a algum tempo?

Hoje, completa um mês que minha mãe se foi, seu coração deu as últimas batidas. Ela levou algo que poderia mudar a maneira como estou sendo julgada e até mesmo condenada, minha mãe levou a verdade.

Isso não quer dizer que me importo com a opinião de quem se acha dono da verdade mas conhecer o outro lado da história é um ato de sabedoria.

Agora já é tarde. Nutria em meu coração a esperança do reconhecimento do erro que cometeu ao fazer aquela chantagem emocional comigo. Eu não cedi a aquele capricho. Fui tão clara ao questionar sua lucidez. Ela apenas reforçou o seu desejo.

Estou tentando assimilar toda minha caminhada procurando onde errei para ter sido excluída da sua vida. Não fui uma filha má, sempre que precisou estava lá, até que uma maldita fofoca pois fim a isso. 

Talvez eu seja mesmo uma pessoa sem credibilidade para uma pessoa duvidosa colocar minha palavra em questionamento.

Mas enfim, nada posso fazer para mudar aquilo que não será capaz de ser mudado. Deito e durmo pois tenho certeza que eu como ser humano tenho falhas como qualquer um, mas as minhas falhas não mudam o destino de ninguém.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

CAMINHAR PELA VIDA.

 Algumas pessoas dizem que são felizes sozinhas. Eu até acredito, porém você vive sozinho mas não caminha sozinho.

Ao longo da nossa vida, nosso caminho é feito de curvas e descidas íngrimes. Sempre precisamos de apoio, aquela mão amiga que se estende para nós.

O caminhar é um ato que nos permite pensar e falar com nossos botões. O coração é o mediador dos nossos conflitos internos.

Muitas vezes nos debatemos entre a razão e o coração. Por isso o caminhar ao lado de alguém nos torna mais fortes e confiantes.

Quando comoartilhamos nossos passos, isso mostra que confiamos em quem caminha ao nosso lado. Permitimos extravasar nossos sentimentos, emoções e porque não; nossos sonhos 

O difícil é nos abrir, permitir dividir nossos momentos e mais tarde reconhecer que erramos em nosso julgamento e toda aquela caminhada de peito aberto foi em vão.

Mas isso também serve de aprendizado. Ligamos nosso sinal de alerta para que sejamos mais cautelosos em nossas escolhas.

Não caminhe sozinho pela vida, se permita dar as mãos a quem chega lhe trazendo esperança de dias melhores. 

Sei que is canalhas não tem escrito na testa quem são eles, apenas aprenda a ouvir a voz do seu coração.

Sozinhos não chegamos a lugar algum.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

DISFARCES

 Podemos até disfarçar nossos sentimentos e emoções. Quem não nos conhece vai acreditar na imagem que queremos passar. Para eles o nosso disfarce de "estou bem" pode colar.

Mas, para quem nos conhece; o nosso olhar, o tom de voz já diz tudo. O nosso disfarçe cai por terra.

Disfarçar a mágoa que corrói nosso coração, a dor da perda, as lágrimas de frustrações consomem nossa energia. Não podemos deixar que a opinião alheia nos faça colocar disfarces para impressionar.

Demonstrar emoções é algo que nos faz bem. Chorar e sorrir é permitido a todos. Cada um conduz sua vida como se sente bem.

Quando nos podam esse nosso direito acabamos fazendo uso de disfarces. Por isso que, muitas vezes nos surpreendemos com a verdadeira face do outro.

Acreditamos conhecer quem nos rodeia, mas podemos estar enganados. Essa imagem é a que quer nos passar e não a verdadeira face. Isso porque nos trancamos em uma concha para não deixar transparecer as nossas fraquezas e fragilidades.

Não se disfarce para agradar quem não é capaz de enxergar sua essência. Que te amem e te respeitem quem você é, sem disfarces, apenas você.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O OUTRO.

 Em algum momento da sua vida, quando estava criticando ou apontando seu dedo, você se colocou no lugar da pessoa?

Aprendi nos últimos tempos que, fechar a cortina da nossa janela é o melhor que fazemos para não deixar que descubram o que tem do lado de cá.

Já imaginou como sofrem as pessoas com suas alfinetadas, suas fofocas contra ela, quando na verdade ela é apenas a vítima?

Já se colocou no lugar da pessoa depressiva que perdeu o prazer pela vida, que não consegue esconder sua tristeza e, dizem que é frescura, falta de Deus ou de trabalho?

Já se colocou no lugar de um filho que não pode conviver com sua mãe, quando sempre foi bom filho, nunca a decepcionou ou teve mal conduta? Você sabe porque isso aconteceu, se colocou no lugar dela?

E tantos casais se separando. Ficamos a procura de um motivo. Já se colocou no lugar deles? Como estão se sentindo, como vão superar esse momento?

Muitas pessoas batem à nossa porta e nos estendem a mão pedindo ajuda. Já se colocou no lugar daquele pai de família para saber o porquê de estar tomando aquela atitude?

Hoje, sabemos que muitos pedem para comprar drogas e usam o nome da mãe, filhos ou de uma desgraça. Mas, porque ele chegou a esse ponto? Cabe a nós julgar? 

E seus familiares, como ficam diante dessa cena? Já se colocou no lugar deles?

São inúmeros casos onde precisamos parar de ser juízes e nos colocar no lugar do outro. É preciso harmonizar o mundo e não jogar pedras.

Precisamos de mais mais estendidas. Precisamos de paz.

Márcia Coutinho

www facebook.com) salpicandoideias

domingo, 24 de janeiro de 2021

E SE...

 E se eu tivesse feito tudo diferente, será que minha vida estaria melhor ou pior?

Se eu tivesse colocado para fora tudo que me magoava, não deixando nada ficar entalado em minha garganta? Teria feito alguma diferença?

E se eu fiz o silêncio na hora errada? Se gritasse mudaria a minha história?

E se eu tivesse te dado aquele abraço que você tanto pedia? Será que teríamos um outro final?

E se eu tivesse fechado a porta da minha casa e da minha vida para essas pessoas ingratas que me apunhalaram pelas costas? Elas teriam o que tem hoje? Teria eu conhecido suas piores versões?

E se eu tivesse afrontado quem jogou meu nome e minha conduta na lama? Será que o outro lado ia admitir que né julgou erradamente?

São tantos "se" que na verdade são fatos que não podiam ser mudados. Cada um deles fez a minha história ser o que é hoje.

Se tivesse feito diferente talvez não teria crescido tanto como pessoa, não teria tantas pessoas de bem e amigas ao meu lado.

E se eu me colocasse cara a cara com aquele ser que distorceu minha fala para se beneficiar e me fez perder o amor da minha mãe. Será que minha defesa teria valor?

Na verdade, tudo que passei e ainda passarei tem um propósito: precisamos cair, ralar os joelhos e olhar para cima e entender que o cara lá de cima é quem realmente sabe de todas as coisas, somente ele que decide como vamos viver.

Desafia-lo é uma grande burrice. Todas nossas atitudes são colocadas em nossa conta, uma hora teremos que paga-la.

Por isso tente ser sempre você, não seja ingrato. Faça o seu melhor, semeie esperança e harmonia. 

Semeie a paz.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 23 de janeiro de 2021

NÃO PASSE ADIANTE.

 É interessante quando resolvemos questionar as pessoas pela maneira que escolheram viver.

Cada um sabe de sua vida, suas necessidades e anseios.

Criticar é algo que todos tem o direito de fazer. Mas somos aptos para isso? Gostaríamos que fizessem o mesmo conosco?

Nossa vida é feita de escolhas, precisamos saber que são elas responsáveis pela nossa conduta. Somos nós que vamos viver com elas e arcar com as consequências.

Como gostam de atirar pedras em nosso telhado! Porém todos temos nossas falhas, somos suscetíveis ao erro, por isso é necessário cuidarmos mais da nossa vida, tentar ser cada dia melhor do que querer ser o dedo que aponta o outro.

O pior de tudo isso é que, entendemos tão pouco o ser humano, muitas vezes eles se escondem por medo do julgamento alheio e mostram o que não são . Acabam sendo punidos sem direito a defesa.

Quando for fazer um comentário sobre alguém ou sobre algo, procure saber de quem e do que se trata. Você pode cometer um erro com sua " perspicácia" e mudar a vida da pessoa. Aprenda a ouvir os dois lados e se possível não passe adiante aquilo que não tem certeza.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

AMIGO OU COLEGA?

 Certa vez, parei e pensei muito. Queria saber o que faz uma pessoa se tornar o nosso amigo.

Não digo um colega; que pode até frequentar a nossa casa, sentar ao nosso lado na escola, ser presença em nossas brincadeiras até dividir nosso lanche.

Digo; aquela pessoa que confiamos nosso maior segredo, que não precisa estar perto para ser presença, que sabe a hora certa de falar e se calar.

Ah! Como nasce uma verdadeira amizade apenas com um olhar! É como se os olhos do coração estivesse em sintonia com nossa mente.

Essa relação verdadeira é duradoura. O tempo não corrói, muito pelo contrário; ela se solidifica.

Engraçado; tem amizades que se tornam parte da nossa vida, da nossa família. Se tornam nossas cúmplices e, não raramente se tornam amor.

A amizade se torna um privilégio de quem a possui. Mas, lembre-se sempre: os amigos se conta nos dedos, os colegas se perdem de vista.

Cuidado para não se enganar, tem pessoas que farão tudo para se tornar seu amigo, a amizade não se compra, se conquista. A confiança não se planta, simplesmente nasce 

Márcia Coutinho

www.facebook.com) salpicandoideias

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

SUPERAÇÃO

 Nos dias de hoje; cada amanhecer é como se eu estivesse aprendendo a andar de novo. Não tenho pressa, dou um passo por vez.

Procuro viver o hoje, o futuro parece distante.

Tenho procurado por coisas novas, coisas simples que não faziam parte do meu dia a dia.

Afinal, passava meus dias cuidando da casa, criando pratos, pães. Me transformava em Masterchef pensando que era o que me fazia feliz. Na verdade minha felicidade se resumia em duas palavra: minha família.

Mas os tempos são outros. Hoje procuro ver bons filmes e me arrisco ver séries. Confesso: adoro poder dar pausa e continuar quando me sentir a vontade.

Muitas vezes me pego viajando em pensamentos. Queria poder voltar no tempo principalmente no tempo onde vi meus sonhos se ruir. Queria refazer tudo, como não posso, não tenho o pó mágico do Pirlimpimpim; procuro não repetir os mesmos erros.

Não posso conserta-los para tirar a culpa que sinto pelos meus fracassos.

Tenho que aprender a conviver com minhas perdas, isso me coloca pra baixo e a depressão adora. Superação é a minha palavra de ordem.

Um dia, com certeza, vou poder olhar para trás e dizer: demorei a me levantar, a sair desse mundo tão crítico de pessoas desumanas que tem prazer em nos ferir. Eu me levantei, ergui a cabeça.  

Eu venci.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

DIÁRIO DE UMA DEPRESSIVA- Final

 O caminho é longo e incerto. As recaídas acontecem. Depressão não tem cura, porém tem tratamento e requer cuidado.

Desde que resolvi juntar meus cacos e mudar, mudei também de cidade. Voltei para onde havia vivido por mais de dez anos. Lá teria meus filhos e amigos que conquistei. 

Sabia que seriam fundamentais e agarrei a eles com muita esperança. 

Tem pessoas que preciso destacar. Devo muito a todas elas 

O meu filho caçula que morava comigo, tinha uma Cia. De teatro chamada Ciranda. Lá encontrei amigos que não me deixaram passar sozinha aquele momento difícil. Ana Paula e Rhuan se revezavam para não me deixar sozinha enquanto meu filho trabalhava.

Minha nora Isabela e seus pais Evandro e Sandra, ali encontrei verdadeira família.

Fatinha, minha sempre cunhada, sem palavras para descrever tanto carinho e apoio.

Tia Neuza que não me abandonou, sempre ao meu lado. Heloísa, minha prima- irmã. Conselheira, amiga. Com ela sinto a vontade para chorar, desabafar. Ela puxa minha orelha quando precisa.

Patrícia. Sempre amiga. Digo que devo a ela minha vida. Ela me disse" não vou te perder para a depressão." Por muito tempo pagou juntamente com meu filho minha terapia. Ainda continuo por aqui amiga.

Meu irmão, minha cunhada e sobrinhas, à sua maneira se preocupam comigo.

E tenho outros amigos que posso contar: Rodrigo ( tem me apoiado tanto com suas palavras), Jane, Ezangela, Minha Flor...

Tenho Ricardo, uma pessoa do bem que tem sido minha companhia, torce muito por mim.

Sem falar no meu ex- marido, que após passar o luto, a mágoa descobri um grande amigo, que torce para eu vencer essa depressão e me coloca em suas orações .

Deus, meu conselheiro e amigo fiel, não me desampara. Sei que me ouve e está sempre segurando minhas mãos.

Minha luta continua. Não vou desistir de mim . Faça você o mesmo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

DIÁRIO DE UMA DEPRESSIVA. Parte 3

 As pessoas ficam tentando entender porque certas pessoas tem depressão, afinal " elas tem tudo."

A depressão não aparece de um dia para o outro. Ela é o resultado do acúmulo de problemas, decepções e aborrecimentos ao longo da vida. 

Um fato apenas pode determinar o estopim da depressão. No meu caso foi o meu divórcio depois de 27 anos de casamento.

Um fim sem briga, agressões ou traições. Apenas um : não dá mais.

Assustei. Aquela mulher guerreira se calou. Não teve forças para lutar 

Pensava que fazia meu " marido" feliz. Tentei ser uma ótima esposa e uma mãe exemplar. Fui companheira sim, vivi para ver os homens da minha vida( meus dois filhos e meu marido) se tornando profissionais bem sucedidos e felizes.

Mas, esqueci de mim. Enquanto cuidava deles, me deixei de lado. Pensava que me realizaria vendo- os felizes.

A partir daquele dia passava meus dias pelo canto. Chorava dia e noite. Pensei em tirar minha vida. Não encontrava um caminho. O que seria de mim? Sem dinheiro, sem emprego, doente ( tenho artrite reumatóide), sem nenhuma expectativa. Viver dando trabalho para meus filhos? Não queria ser peso para eles.

Mas ao mesmo tempo não podia ser uma decepção. Sempre lutei para ser exemplo.

Era chegado o momento de cuidar de mim e que Deus me ajudasse. A primeira providência seria juntar tudo que restou, incluindo minha dignidade e mudar de vez.

Recomeçar, mesmo que em frangalhos e sem saber o que a vida me reservaria. Precisava recolher os cacos.

Uma coisa é certa: tenho uma grande parcela de culpa no fim do meu casamento. Na maioria das vezes impunha minha voz.

Amanhã contarei como venho vivendo nos dias de hoje.

Um grande abraço. Não desista de você.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

DIÁRIO DE UMA DEPRESSIVA. Parte 2

 O processo de tratamento da depressão é longo e muitas pessoas não tem acesso ao tratamento ou se negam a aceitar que precisam de cuidados.

Pensando nisso, pedi a meu filho que criasse para mim um canal no Youtube para que eu dividisse com todos todos o que estava fazendo para tentar reverter o quadro depressivo.

Assim nasceu o Reconstruindo a história.

Não tinha intenção de me tornar uma Youtuber de sucesso, meu intuito era outro, queria estender minhas mãos e dizer: " você não está sozinho".

Muitos se identificaram com meus relatos e deixaram seus comentários. 

Aquilo me fazia bem e me incentivava a continuar. Podíamos viver com dignidade.

Um certo dia, depois de um relato recebi um comentário que me fez colocar fim as minhas postagens: " o que eu tenho com isso?"

Essas palavras foram duras, frias, cínicas e desumanas. Será que essa pessoa se acha imune a doenças e dificuldades?

Aquilo me fragilizou mas não me tirou a vontade de viver. Continuo na luta diária. Cada amanhecer é um desafio.

Percebi que, enquanto muitos se unem para se ajudar ainda tem uma minoria que não está nem aí para o sofrimento alheio.

Amanhã continuo. Não desista de você.

Um abraço. 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


domingo, 17 de janeiro de 2021

DIÁRIO DE UMA DEPRESSIVA - Parte 1

 Choro contínuo, tristeza sem fim, falta de apetite, desânimo, insônia.

Esses eram os sintomas. Diagnóstico: depressão.

Tudo isso aconteceu em 2018. Uma doença que não escolhe classe social, sexo ou raça. Ela apenas chega, se instala, tira-nos a alegria e nos afunda em um mundo escuro e sombrio.

Parece que tudo perde o sentido e para muitos tirar a própria vida é a solução. Mas não é. Aceitar que está doente e pedir ajuda é o primeiro passo. É uma luta que não se vence sozinho.

Os especialistas nos ajudam a entender todo o processo dolorido que estamos vivendo. Esse acompanhamento é de extrema importância. Psicólogos e psiquiatras não são médicos de loucos, são médicos que entendem a mente humana e direcionam seus pacientes.

Nessa luta por muito tempo chorar era minha saída, no silêncio ouvia meus soluços e a batida descompassada do meu coração.

Não ache que vai encontrar só amigos nessa batalha, vai ouvir barbaridades de pessoas que não entendem seu sofrimento: " falta de Deus", "falta de um tanque de roupa suja" , " tem tudo, não falta nada".

"Saia de casa, faça uma caminhada, vá se divertir". Já imaginou ouvir isso quando não tem vontade nem de sair de sua cama? Essas palavras não te incentivam, muito pelo contrário; te mostram o quanto você é incapaz.

A luta é grande. Cada passo adiante é uma grande vitória. Ainda continuo com minha terapia, psiquiatra. Tenho recaídas. Porém luto com toda força que ainda tenho e principalmente, me agarro nas mãos de Deus e de meus amigos.

Não desista de você.

Amanhã continuarei meus relatos, espero te ajudar contando como venho lutando para vencer a depressão .

Um grande abraço.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sábado, 16 de janeiro de 2021

MAIS UM DIA.

 Mais um dia...muitas vezes acordamos sem grandes expectativas; principalmente em tempos de pandemia.

Para quem mantém o isolamento social o amanhecer é um grande desafio: o que fazer hoje?

Já desbaravamos tantas coisas esquecidas no baú, já redescobrindo jogos e brincadeiras, nos arriscamos na cozinha, voltamos a ler, desenhar, colorir. O controle remoto da tv nunca foi tão usado!

Parece que nossas opções de passatempo estão se esgotando.

E, mais um fim de semana chegou. É hora de pensar em uma nova estratégia. Não podemos deixar o desânimo nos corroer. Somos mais fortes e capazes que imaginamos.

Quando em algum momento pensamos em viver lutando pela nossa saúde quando o inimigo é invisível?

Estamos nos reinventando e descobrindo o quanto podemos driblar as adversidades.

Novos conceitos, nova maneira de enxergar a vida. Mas acima de tudo: nesse momento de incertezas a nossa grande vitória é ter ao nosso lado, mesmo que a distância, pessoas que se preocupam conosco; nossos amigos.

Quando sentir um vazio no peito, uma solidão, não se desespere, tem um amigo pronto para te fazer companhia, te ouvir, te compreender.

Não faça do seu dia um desafio, faça dele uma conquista.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

ÀS VEZES...

 Às vezes não é fácil assimilar os propósitos da vida 

Ficamos indignados por ter nosso cotidiano mexido de alguma maneira, por isso questionamos tanto nossa existência e os " por que."

Quantas pessoas levam uma vida tranquila e de repente se vêem em apuros ou como se dizem " em um beco sem saída".

Outros parecem que vieram a esse mundo para perturbar, estragar a vida dos outros e sempre se dão bem.

Ainda tem aqueles que estão nesse mundo para servir ao próximo mesmo quando tem pouco e mesmo assim a vida ainda lhe prega peças.

Viver é mesmo complicado e mais complicado é o ser humano, nunca está satisfeito!

Não pensem vocês que a vida sempre favorecerá este ou aquele. A vida é justa; por mais difícil que seja entender isso.

Ninguém cai se não for para aprender a levantar.

Ninguém chora se não for para entender a valorizar os pequenos detalhes.

A grande engrenagem da vida é feita de desafios. O grande segredo é saber lidar com os nãos, enfrentar os obstáculos e ainda olhar para trás e agradecer pelas lições de sobrevivência que cada dia aprendemos a lidar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com) salpicandoideias

domingo, 10 de janeiro de 2021

SONHAR...

 Sonhar é permitido a todos. Ninguém tem o direito de interferir em nossos sonhos.

Às vezes sonhamos pequeno, afinal a vida se faz também de pequenos detalhes.

Às vezes sonhamos grande, um sonho possível. Que leve muito tempo, que muitas vezes nos faz desanimar, que dure um longo tempo, porém não desista até alcanca-lo.

Outros tem sonhos imensos, que não depende apenas dele, envolve outras vidas, outros sonhos.

E quem desistiu de sonhar? Isso é possível, mas é tão triste imaginar alguém que espera os duas chegarem e partirem sem expectativas.

Sonhar nos faz dar vida aos nossos dias. Desistir de sonhar é como desistir de viver.

Então, procure algo que deseja, que está escondido dentro de você. Comece a realiza-lo por etapas, sem pressa. Curta cada conquista; por menor que seja.

O sonho é seu. Não permita que tirem seu direito de sonhar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

GRATIDÃO

 Ontem foi dia da gratidão. 

Devemos ter gratidão para com as pessoas que estão sempre nos estendendo as mãos; perto ou a distância.

Gratidão a Deus pela nossa vida e pela oportunidade de sermos gratos a tudo que nos envolve.

Muitas vezes pensamos que os aborrecimentos, as desilusões, tristezas e decepções só chegam até nós por algum motivo, muitas vezes desconhecido. Não é por acaso, na vida tudo tem um propósito: ou é um aprendizado ou uma reflexão.

Precisamos entender que a gratidão é algo grandioso, muitas vezes difícil de entender.

Seja um m desconhecido, um vizinho ou um amigo; todos nessa vida fazem parte da grande roda gigante que é nossa existência. 

Por isso, em algum momento nessa giratória vamos precisar de alguém ou sermos útil.

Esteja sempre à disposição. Seja parte da vida de alguém.

Dei graças todos os dias pela oportunidade de acordar a cada amanhecer.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

O SILÊNCIO.

 Tudo parece quieto demais, apenas as batidas do meu coração ecoam no meu peito.

O silêncio está me ensinando a pensar com calma, rever minha vida para enfim me ajudar a direcionar meus próximos passos.

Não é fácil parar, aquietar-se quando tantas decisões precisam ser tomadas. É preciso então ouvir no silêncio.

Quantas vezes agimos por impulso, deixamos extravasar as emoções e nos arrependemos. Por isso é preciso respirar fundo, contar até 3, 10 ou mil. Precisamos usar a razão.

Ouvi uma frase que me ajudou a tomar uma decisão importante: "não se preocupe em se defender de nada, quem te conhece está ao seu lado, mesmo que em silêncio."

Mais uma vez o silêncio se faz presente.

Então, estou aproveitando esse silêncio para entender minhas atitudes, minhas mágoas e frustrações, para enfim erguer a cabeça e prosseguir.

Não adiante fazer barulho quando quem deveria ouvir está surdo.

Quem sabe com o tempo o silêncio também seja o conselheiro dos atormentados.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

FALTA RESPEITO.

 O ano chega nos trazendo a esperança de um ano mais leve. Cada um traz o sonho de dias melhores. Pedimos pela vacina afim de que possamos tentar voltar à normalidade.

Mas, para alguns o ano de 2020 ainda não terminou. Tentam juntar os cacos. Ainda convivem com a dor da perda e procuram colocar suas vidas de volta aos trilhos.

Para outros o ano iniciou com perdas por balas perdidas, crianças perdendo suas vidas. Assassinatos por roubo ou acerto de contas, mortes por afogamentos, por acidentes nas estradas, as chuvas trazem mais mortes, famílias desabrigada ou desalojadas 

Até parece que as notícias são do ano que acabou, na verdade as manchetes se repetem em 2021.

O que mais chamou a atenção foram as aglomerações em festas privadas, pancadões e praias lotadas. Esqueceram as recomendações do distanciamento social.

Agora vamos assistir a covid-19 acelerar. Que Deus não permita que o número de contaminados e mortos se espalhem de forma rápida e mortal.

Mas se isso acontecer, não foi por falta de aviso, foi por muita irresponsabilidade de um povo que não respeita a si mesmo e ao próximo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


domingo, 3 de janeiro de 2021

OS DOIS LADOS..

 Dizem que a moeda tem dois lados, mesmo assim costumamos olhar para o lado que nos convém.

Assim também é para nós mediante as questões da vida.

Muitas vezes somos julgados e até condenados quando apenas um lado fala. Preferimos dar ouvidos a apenas para a parte que nos interessa.

Por que não ouvir os dois lados?

Por isso existe o advogado de defesa e acusação. Para não deixar que condenem o injusto ou para que  todos saibam as duas versões. Aí sim, cada um escolhe em quem acreditar.

É muito fácil e usual pender para o lado que vou, aquele que mostra o que queremos enxergar, o lado que a pessoa quer mostrar.

Leve o tempo que levar, mas a verdade prevalece. Não há mentira que dure para sempre.

Cuidado com suas escolhas, você pode estar sendo iludido por muito tempo. Tira a vendas dos olhos e aprenda a ouvir com o coração.

Nem sempre a emoção é nossa melhor conselheira. Pense nisso.

Márcia Coutinho

www facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

COMEÇAMOS.

 Acabamos de chegar em 2021. Depois de uma longa e difícil caminhada, aqui estamos nós.

Demos apenas o primeiro passo; esse é o novo começo ou seria o recomeço?

Para muitos será a continuidade de seus projetos, para outros a retomada de suas vidas depois da tempestade e, para muitos novos planos, novos projetos. É hora de colocar nossas vidas de volta aos trilhos 

Estamos trazendo na bagagem os flagelos do ano que se finda. Trazemos as vitórias com orgulho depois das batalhas sofridas que foram diárias. Trazemos a incerteza do que virá e principalmente; trazemos a esperança da cura.

Quero muito que, não se crie uma briga política ou jogo de interesses. O momento é de pensar no comum. O povo está sofrido e sofrendo. Muitas vidas se perderam. A esperança se foi.

Não é hora para lamentamos, é hora de refazer. É o momento ideal para agradecer por estarmos dando o nosso primeiro passo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias