Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

CUIDANDO DE MIM.

 Quando recebi o diagnóstico de depressão estava tão envolvida em uma nuvem cinza que não me assustei.

Tinha consciência que algo sério acontecia comigo.  Ninguém perde a alegria, a vontade de viver, se transforma em um ser apático e apagado.

O melhor lugar era meu quarto, o melhor momento quando me derramava em lágrimas. 

Como viver assim? Pra que seguir em frente se nada lhe dá prazer?

Houve uma noite onde deitada de porta fechada tentava encontrar respostas, elas não vinham. A única certeza que tinha: precisava dar um fim naquilo, não queria ser um fardo para ninguém, muito menos para meus filhos. Eu não merecia aquilo. Lutei muito minha vida toda.

Nesse momento ouvi a gargalhada do meu filho, ele estava com uns amigos. Aquele som me despertou para uma luz. Eu não podia decepcionar quem sempre confiou em mim. 

Lembrei então de uma pergunta que a psicóloga havia me feito: o que você fez por você todos esses anos? Criar filho e dedicar seu tempo a casa e marido não entra nessa resposta.

Me dei conta que me realizava nos outros, vendo ou fazendo cada um deles felizes. Mas, e eu? Quando fui prioridade pra mim?

Vi que fazer o bem é bom, mas precisamos fazer o bem a nós mesmos também. Isso faz falta, nos enche de boas vibrações e nos fortalece .

Continuo na luta contra a depressão. Tem dias que respiro aliviada pois sinto que hoje essa doença é quase uma sombra, mas ela continua lá.

Eu aprendi a me amar, a me cuidar e principalmente a me respeitar e não ser o que os outros querem. Está sendo muito gratificante cuidar de mim mesmo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com) salpicandoideias


2 comentários:

  1. Só longo desses anos todos lidando com inúmeras pessoas, país, alunos, colegas de profissão, amigos queridos, percebi o quanto isso e comum: a depressão. Pessoas com tudo que deseja, pessoas sem nada, pessoas estabilizadas, jovens. O que leva essas pessoas a se encontrarem nessa situação? Uma das principais causas que pude perceber foi justamente isso: a falta de cuidado consigo mesmo. As pessoas estão preocupadas em ser mães, filhos, esposas, maridos, namorados, professores, médicos, juízes, funcionários, amigos, mas esquecem de ser elas mesmas. Para os mais chegados sempre procurei fazê-los ver que só podemos amar verdadeiramente o outro se nós amarmos primeiro. Tenho uma amiga que gosta muito de rezar para os outros, mas se esquece de rezar por ela, achaque não é o certo. Digo a ela que antes de rezar por qualquer pessoa tem que rezar por ela, pois somente assim estará fortalecida para rezar, pedir e dividir a provação com outro. Por isso minha amiga, vc tem que cuidar de vc antes de qualquer um. Rezar por vc antes de qualquer um. Assim ficará fortalecida para vencer essa doença que vem destruindo famílias inteiras que é a depressão.Fique bem.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe os erros, não consegui editar rsrsrs

    ResponderExcluir