Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 28 de fevereiro de 2015

QUANTA INCONSEQUÊNCIA!

                                                                             
Resultado de imagem para o que é inconsequente
       Toda ação gera uma reação. Reação esta que muitas vezes não é a esperada. Agimos por impulso, muitas vezes de forma irracional.
   Ultimamente as pessoas estão deixando de lado boas maneiras, a lógica e se tornando seres inconsequentes.
        Agem e não pensam. Simplesmente fazem, independente se vão ferir ou magoar alguém, não param antes de tomarem atitudes ou proferirem palavras que não cabem como ação. No futuro se voltarão contra ele próprio.
      Muitas vezes manipulam situações em proveito próprio, ignorando que esta atitude pode favorece-lo hoje, porém aquele a quem prejudicou não esquecerá, talvez vingue quando você menos esperar. Coisas da vida...           
       No decorrer da vida vamos angariando bônus com nossas atitudes ou simplesmente os perdemos quando pisamos na bola, a vida nos cobra: hoje ou amanhã.
       Por isso estamos vendo tantos absurdos acontecendo tão próximos a nós. Muitas vezes escandalizamos com o ocorrido e esquecemos de pensar que é o preço a se pagar. É necessário agirmos com coerência, responsabilidade, medindo bem nossos atos e suas possíveis consequências.
       Não devemos perder as oportunidades de vencer que a vida nos dá, muitas vezes estamos cegos pelos medo, a imprudência, a covardia.Precisamos estar atentos, afinal elas passam rápidas e são únicas. Não percamos mais tempo  podemos ser ludibriados pelo destino.
        Conscientize-se. Ninguém deve nos fazer de bobos.
        Comece agora mesmo a medir seus atos, cortas suas palavras, evite pensar em coisas pequenas.
       Lembre-se sempre: traição, vingança, fofoca, trapaças... são coisas ruins que atormentam o ser humano. Quem faz uso disso ainda não se deu conta do tamanho das consequências desses seus atos.
          
          
                                               
Márcia Coutinho 

 
Bruno Souza Gusmão- 26 anos- natural de Montes Claros/MG



 



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

INVASÃO

                                                                 

                Você já deve ter ouvido ou até mesmo cantado uma música do Ultraje a Rigor que diz assim: “ Agora nós vamos invadir sua praia. Agora se você vai se incomodar então é melhor se mudar.”
           O pedido foi feito, alguém ouviu, então o melhor mesmo é pensarmos sobre a questão: quem está invadindo o que e de quem?
           A natureza está se rebelando. Por muitos anos ela assistiu ao homem impondo sua força e ganância em proveito próprio esquecendo de seguir uma ordem natural.
           Agora está havendo uma inversão, os animais invadem ruas, casas, condomínios, as águas invadem cidades inteiras, causando medo e destruição.
            A culpa não é da natureza, ela continua em seu lugar, tentando manter seu percurso. O homem vem mutilando dia a dia aquilo que não lhe pertence.
                O que fazer? Voltar atrás é impossível. É necessário e urgente conter e reverter esta situação , pois antes ela estava cochilando, assistindo a destruição, parece que agora ela não mais quer assistir de camarote o que vem acontecendo, demonstra assim através dos fenômenos naturais toda sua insatisfação: seca onde sempre choveu, neve castigando uma potência mundial, vulcões adormecidos por décadas dão o ar da graça, incêndios incontroláveis,  enchentes detonando tudo à sua frente, mar invadindo cidades, desgelo nos polos, buraco na camada de ozônio...
            Precisamos nos conscientizar que, o estrago está feito por mãos humanas. Neste momento deve ter alguma mente brilhante ou quem sabe o poder público para resolve agir, entrar em ação e tentar reverter esta situação, senão... o caos está bem próximo e talvez não tenha para onde você se mudar.
  
Márcia Coutinho 

Leia amanhã: QUANTA INCONSEQUÊNCIA!


 
 Domingas Mariana Moreira,- 13 anos- Desapareceu em Pedro Leopoldo-MG 
Qualquer notícias ligar para 190 ou 181


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O QUE DIZER PARA O FUTURO?

                                            Resultado de imagem para o que dizer para o futuro?
            Quando falamos em futuro, pensamos que nos referimos a um tempo longínquo. Com grandes expectativas.
            Engano nosso pois o dia não está mais andando, nem correndo, está voando. Estamos adiando   simples tarefas por falta de tempo. Parece que o dia não tem mais 24 horas.
             Por isso pensar em futuro é quase que impossível; já que o hoje está fugindo do nosso controle.
             De repente nossos planos e metas parecem  perdidos. A cada início de ano renovamos nossos sonhos, parece fácil, todos conseguem. Por que não eu?
             Visualizamos então que nossas conquistas serão com dificuldades, com lutas. Ao mesmo tempo pensamos que para o futuro será mais fácil afinal estaremos mais experientes e conscientes do que queremos e como agir.
              Mas... até quando vai a nossa expectativa de futuro? Podemos continuar adiando nossos sonhos esperando por um futuro promissor?
              Estamos realmente empenhados em criar raízes para garantirmos solidez em nossas vidas? Estamos semeando bons frutos para que a colheita seja farta?
              Pensando bem, lá adiante, quando pararmos e olharmos para trás vamos reclamar por apenas termos esperado pelo tempo certo ou vamos simplesmente estarmos realizados com as nossas conquistas?
              Assim acontecem nossas escolhas. Cada gesto, cada palavra ou mesmo um simples pensamento tem poder fundamental na construção do nosso futuro.
                Se algo der errado, não diga que foi o seu destino, você pode muda-lo através de suas escolhas.
             O tempo é hoje, o futuro começa agora. Não percamos mais tempo, senão seremos nós mesmos cobradores no futuro quando esquecemos que era a hora de agirmos e ficamos esperando o tempo certo. 
             Já pensou o que vai dizer para o futuro quando a hora chegar?
               
Márcia Coutinho 

 Leia amanhã:   INVASÃO








quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DIFÍCIL DECIDIR.

                                                                    

             Conversando com um amigo, surgiu o assunto sobre a quantidade de adolescentes que estão cometendo suicido. Na maioria das vezes a razão é a intolerância familiar quando o assunto é opção sexual, deve-se contar ou não.
         Em minha opinião, os filhos querem que seus pais; modernos ou caretas, aceitem de forma imediata a escolha deles. Esquecem que nenhuma família está preparada para aceitar.
         É preciso salientar que, os pais na maioria das vezes viveram em uma época em que os costumes e educação eram rígidos, onde o que os pais diziam eram leis, respeitavam suas opiniões sem contestação.
         Hoje vivemos uma era moderna, com a tecnologia a um toque dos dedos, toda a informação acontece de forma rápida. Eles se sentem protegidos, por dentro da moda.
         Este confronto de gerações que antes era moldada e aceita pela sociedade agora é constantemente questionada. Eles usam o argumento da persuasão.
          Para um pai aceitar a opção sexual de seu filho ou filha, fora dos padrões normais, é muito difícil, mas não impossível. Não se muda a natureza. Ela se transforma.
          É preciso haver uma aceitação pouco a pouco, nada deve ser imposto, as mudanças acontecem a todo instante. Não é fácil nem rápido as transformações por quais o mundo vem passando.
          Dizer que é normal, não é, só não podemos discriminar o que está ao nosso lado, pode acontecer em qualquer família. Ninguém deve atirar pedra no telhado do outro, estamos sujeitos a depararmos com isso a qualquer instante.
          Hoje a expressão  “sair do armário” só mostra que as pessoas não mais se escondem, mesmo sabendo do que vai encontrar pela frente, estão assumindo suas opções, basta saberem que é preciso estarem preparados para enfrentarem as escolhas. O que não podemos é nos tornar prisioneiros do preconceito ou seres oprimidos, arriscando a nossa felicidade.
           A sociedade cobra. Você está preparado para pagar este alto preço?

               
Márcia Coutinho 



terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

REFÉNS EM FAMÍLIA.

                                                       Resultado de imagem para PAIS refens de seus filhos viciados

      Cenas cada vez mais chocantes estão fazendo parte  de nossas vidas, ou através da mídia ou do nosso vizinho.
       Pais reféns de seus próprios filhos. Filhos viciados que não se respeitam e respeitar os pais nem pensar!
       Praticam roubos, sucateiam suas casas, maltratam seus pais, perdem a dignidade. Tornam seus pais seus reféns.
      Os pais passam a serem financiadores do vicio de seus filhos e fiadores para os traficantes. Vivem a mercê desta turma. Convivem com o medo aparente. É uma tragédia anunciada.
      Na maioria dos casos, os pais são idosos, muitas vezes trabalharam duro para criarem seus filhos e no momento de aproveitarem a vida se veem reféns de seus próprios filhos em suas próprias casas.
      Vocês podem perguntar: e os outros filhos e familiares, porque não interferem e mudam esta realidade? A resposta é única: eles não aceitam. Sentem que são responsáveis pelos filhos, que para eles são pessoas “ doentes”, precisam de atenção e cuidado.
       Em troca são covardemente agredidos, sustentam o vício dos filhos e ainda são ameaçados. A família que quer ajudar é “ convidada” a não interferir, como opção se afastam.
       É complicado, quem está de fora não deve julgar, todos corremos este risco, só não podemos cruzar os braços e assistir ao caos que vem abatendo sobre as famílias.
       Tem hora que questionamos a posição do poder público e autoridades, é preciso que algo seja feito, estes pais idosos já não podem mais responder por eles. No entanto eles se acovardam e se escondem atrás de leis falhas e retrogradas e não impõem o que de certo tem que ser feito.
      Até onde podemos ficar assistindo famílias sendo mutiladas pela incapacidade de reação dos pais, já que temem enfrentar seus filhos e acabam se tornando reféns em família?


Márcia Coutinho

 Leia   amanhã: DIFÍCIL DECIDIR.                                                                                                                        






                                    


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

AGORA VAI.

 
Acabaram as festas de fim de ano, as férias escolares e o carnaval. Agora o 
país vai começar a andar... já era tempo.
      Depois de tanta farra, tanta folia é chegado a hora de voltarmos ao tempo comum: trabalhar muito, estudar e aguardar os muitos feriados que virão.
       É a roda da vida!
       O melhor disso tudo é sabermos que estamos preparados para enfrentar os desafios e também saborearmos as conquistas, afinal acabamos de recarregar as baterias!
       Com tantas notícias ruins, aumentos, greves, CPIs, falta de água, reajustes, descaso, temos que ter jogo de cintura e muita esperança em dias melhores. Agora é a hora.
       Só não podemos mesmos é desistir, podemos sim adiar nossos sonhos, traças novos objetivos. Tudo a seu tempo.
       O dinheiro está curto para você? Para mim também. Acho que para a maioria das pessoas tá o maior sufoco! A saúde está um caos? A educação está sendo tratada com descaso, nossos políticos cada vez mais corruptos e omissos? Mesmo assim temos que agradecer por estarmos de pé, lutando , vencendo e principalmente conscientes de nosso papel na sociedade. Erramos? Ainda é possível consertar.
       Pensando melhor, ainda bem que o ano está começando pra valer agora e nós temos muito tempo para realizarmos nossas metas.
      Se algo deu errado até agora, a vida está lhe dando uma segunda chance para recomeçar.
Boa sorte a todos nós. E que venha um ano novo muito bom e cheio de grandes realizações. Que as frustrações façam parte do passado! Agora vai...
  
Márcia Coutinho
Leia amanhã: REFÉNS EM FAMÍLIA.





Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias


domingo, 22 de fevereiro de 2015

OBA! ACABOU O HORÁRIO DE VERÃO.

                                               Resultado de imagem para HORÁRIO DE VERÃO BOM OU RUIM
Enfim mais um horário de verão chega ao fim. Para uma maioria  trabalhadora é um alívio, afinal acordar com o dia ainda escuro, sair de casa, enfrentar os perigos nos pontos de ônibus, estes transtornos não são contabilizados quando se diz que houve economia.
                Como economizar energia se a luz é acesa mais cedo e desligada mais tarde? Com  o calor o ventilador fica ligado 24 horas e o ar condicionado passa a fazer parte da vida de muitos cidadãos, isso sem falar no nosso relógio biológico que demora a se acostumar com as mudanças impostas  e quando acostuma está terminando.
                Uma outra parte gosta, dizem que o dia fica maior, dá para aproveitar mais. Volta do serviço e escola mais cedo, dia claro, ainda há muito tempo para aproveitar.
                Sabemos que, economia só para os que criaram a lei, que não pagam suas contas. Nós somos obrigados a engolir o que eles impõem sem o direito de opinarmos. Eles não conseguem explicar esta conta final onde dizem que houve economia.
                Por que o governo não cria alternativas concretas e eficaz para estimular o uso de fontes alternativas de energia. Talvez a energia solar seja a melhor opção. Existem maneiras ideais para que a população não sofra as consequências de uma ilusão criada pelo governo.
                Talvez seja a hora da população dar opiniões, são eles que sofrem com este horário, levantam de madrugada, ônibus lotado para irem , chegam em casa escuro, ônibus lotado novamente, precisam de muita luz para os afazeres domésticos e começar tudo de novo.
                Alguém precisa ter coragem de gritar para esses governantes: Chega de horário de verão, o povo precisa descansar!
                E você, gosta ou não do horário de verão?


Márcia Coutinho

Leia amanhã: AGORA VAI.


                                                      


sábado, 21 de fevereiro de 2015

VOCÊ TEM MEDO DE MORRER?

                                                                                                                                                             
                         

                          É estranho eu dizer: mas tenho medo de morrer. O que vem após é o que me assusta, afinal é uma incógnita. Ninguém pode afirmar com certeza o que existe do outro lado.
                     Uns dizem que a vida é eterna. Outros acreditam na reencarnação. Ainda há quem afirma que não seremos julgados pelo que fizemos em vida mas sim como vivemos a nossa fé.
                    Alguns pessoas dizem que, tem  quem sofre muito para morrer, elas estão pagando o que fizeram em outras vidas. Segundo o budismo se você quiser saber quem você foi no passado basta olhar sua condição no presente. Então se passamos uma vida de sofrimento é porque fizemos as pessoas sofrerem em outra vida.
                    Tem muitas outras teorias como a do catolicismo e protestantismo que acreditam que a morte é a passagem para outra vida e não aceitam a reencarnação.
                   Já para os seguidores do espiritismo a morte não existe, o espírito usa o corpo físico como instrumento para se aprimorar, o corpo é uma veste e a reencarnação serve para o espírito evoluir.
                    Lendo e ouvindo tantas informações sobre o fim de todos mais fico indecisa sobre o que acreditar, uma certeza eu tenho: depois que partimos não podemos ficar do outro lado assistindo o que se passa aqui, senão quem morre não descansa pois fica vendo seus entes queridos e amigos passando o maior sufoco sofrendo e nada podem fazer. Não podem comemorar as vitórias e alegrias.  Acredito que quem morre encontra a paz.
                Ainda assim me preocupo por temer deixar meus filhos sem a minha proteção, parece egoísmo meu, mas creio que seja amor demais, sei que eles estão crescendo, se tornando independentes, porém gosto de saber que em qualquer momento estarei próxima para auxilia-los.
                     De uma coisa tenho consciência, a morte é para todos, não tem sexo, cor, condição social. Ela não escolhe a hora , nem o dia e muito menos manda avisar que está próxima.
                       É por isso que é fundamental querermos desfrutar a vida com intensidade , precisamos encará-la com naturalidade, mesmo sabendo que vamos sofrer quando ela chegar próxima a nós. Ela é uma transformação e não um fim. Ela nos fragiliza e nos isola, precisamos encarar de frente esta ausência que uma hora irá acontecer.                               
                       Há uma frase muito interessante que diz tudo que precisamos saber  e nos conscientizar: "Cada minuto da vida nunca é mais, é sempre menos. Desde o instante que nascemos já começamos a morrer”.
                     Dedico este meu texto em homenagem a memória a meu paizinho  que, hoje completa 28 anos de sua partida. Eterna saudade.
                  
Márcia Coutinho 

                                                               
 
Desapareceu dia 15/02/2015

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

SOMOS SERES TRANSFORMADORES.

                                       
                                                                     


           Somos sim, seres transformadores, afinal somos capazes de transformar aquele dia que tinha tudo para dar errado em um dia especial e inesquecível!
          Transformamos um simples gesto em uma rebelião, uma palavra em agressão.
           Se somos esses seres tão capazes ; porque não transformamos as tragédias em experiências que serão eternas lições?  Por que não transformamos o tapa na cara como um " acorda menina para a vida"?
         Na verdade, somos seres imperfeitos tentando a todo instante mostrar nossa superioridade em busca incensante pela perfeição.
         Precisamos aprender a transformar o arroz com feijão em uma refeição dos deuses, afinal é a que temos então que seja a melhor. Transformar  a colcha fina em um felpudo cobertor, ali tem calor humano, tem gente de verdade, que ama, sofre, sobrevive.
         Conseguimos transformar um direito em uma arma contra nós mesmos.
         Não precisamos nos encolher  nas adversidades, precisamos nos transformar em super- heróis, enfrentar o mundo se preciso for, desistir jamais.
         As vitórias que acontecem devem se transformar em troféus, serem expostos a todos. Não há vitórias sem luta.
         Na vida nada é fácil: quem tem tudo precisa se transformar em guardiões de seus tesouros, quem nada tem se transforma em sobreviventes, uma luta a cada dia.
       
         Márcia Coutinho 

 Leia amanhã:  VOCÊ TEM MEDO DE MORRER?



quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

EXISTE IDADE PARA RECOMEÇAR?

                                                                             
                                                         

                Dizem que sempre é tempo de recomeçar. Existe uma idade onde este recomeço é mais fácil? Basta querer.
                Desde que o mundo é mundo, sempre existe alguém em algum lugar dando continuidade a algo inacabado ou simplesmente recomeçando.
                Os motivos são os mais variados possíveis: uma perda, um reencontro, um erro, a maturidade, as circunstâncias...
                O que ficou para trás, que deixou um gostinho de “ preciso continuar”, em algum momento precisará ser concluído. Um dia, um ano, o tempo que for preciso. Se este círculo  não se fechar ficará uma lacuna sem respostas.
                A idade para recomeçar não existe. Depende do momento, da  situação, de onde partirá este recomeço e principalmente com quem.
                Ao longo da vida muitas pessoas passaram por nós, deixando marcas, lembranças, saudades e levaram algo de nós. Afinal somos importantes na vida de alguém. Existe uma pessoa logo ali pronta para estar ao seu lado.
              Ande por novos caminhos, abra novas portas, tenha novos sonhos e sempre renove a esperança.
                Derrube barreiras do medo, do comodismo e do desânimo.
                 Não importa o tempo que vai gastar mas como vai gastá-lo, essa será a grande diferença neste recomeço.
                Você encontrará pessoas para lhe tirarem o ânimo; outras te incentivarão. Faça a escolha certa. Não desista. Você precisa continuar seguindo  em frente, tem algo para dar continuidade. Talvez o seu tempo não seja tão grande quanto para outras pessoas, mas você é corajosa (o), é destemida(o).
                Não fraqueja. Tudo acontece ao seu tempo. Confie em sua capacidade e se o tempo de recomeçar for agora, agarre a oportunidade  . É a sua grande chance de completar o seu grande elo da vida e finalmente se sentir realizada(o) e feliz!.


 Márcia Coutinho
                                                                         


                                                                                                       Leia amanhã: SOMOS SERES TRANSFORMADORES.

Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

EU ENTREI NESTA LUTA.

         

     Nada na vida acontece por acaso. E foi em desses acaso que , na semana passada escrevi em meu blog sobre mães que procuram desesperadas por seus filhos desaparecidos. Pais que passam a vida em busca de notícias de seus parentes que sumiram sem pistas.
     Neste domingo de carnaval, estava assistindo ao programa da Eliane, quando a apresentadora mostrou um quadro onde mães procuram seus filhos e parentes desaparecidos, onde uma senhora, depois de ter sua filha desaparecida entrou em uma luta para encontra-la e nesta busca se uniu a outras mães e criou então a ONG” Mães em luta” que vem realizando um belo trabalho, ajudando tantas famílias, dando apoio psicológico, distribuindo panfletos e saindo mesmo atrás de pistas.
      Como a apresentadora, também me comovi. De repente me vi escrevendo o meu blog, estava entrando naquela corrente.
      Esta é a maneira que encontrei de fazer a minha parte, preciso de sua ajuda, sozinha não alcançarei o meu objetivo maior: fazer pelo menos uma mãe sorri ao reencontrar seu filho. Preciso que você compartilhe meu blog, juntos formaremos um elo de esperança.
       O salpicando ideias a cada dia alcança mais um país, um novo leitor. Se conseguirmos que alguém lá do outro lado reconheça uma imagem que estarei divulgando, ele terá apenas que ligar no Disk- denúncia- 181-  ou procurar a nossa polícia com total sigilo .
        Sozinha é difícil é quase impossível, mas você me ajudando podemos fazer a diferença. Posso contar com sua ajuda? É só compartilhar.
         Se você souber de alguém que está desaparecido, algum parente, amigo ou colega, mande a foto para o meu facebook ( link abaixo) e divulgarei.
         Essa luta é nossa, dei apenas o pontapé inicial, espero fazer um golaço com minha iniciativa e sua colaboração. Desde já, agradeço.


Márcia Coutinho 
 


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A FESTA ACABOU.

                                                                                   


           Que cansaço que nada, ainda há muito pique, muita energia! O carnaval está bom demais!
         Mas, espere aí: hoje é o último dia, que pena! O bom mesmo seria que esta festa durasse o ano inteiro, são momentos em que esquecemos os problemas, as CPIs, o aumento da gasolina. O que vale é somente se perder no meio da multidão entre gargalhadas, samba e muita música,
       Este ano faltou água, o sol estava quente, a chuva chegou, mesmo assim nada acabou com a folia.
      Só tem um probleminha; muitos foliões ao saírem de casa esqueceram de levar a consciência, beberam demais, se acabaram nas drogas, beijaram muito e ainda fizeram sexo com um folião anônimo, esqueceram também a camisinha...
       As consequências? Uma bela ressaca. Não apenas ressaca da bebedeira, uma ressaca moral, aquela do dia seguinte. Que vergonha sentem!
       Deve-se aproveitar mesmo, a festa é contagiante. Tem até aqueles que aproveitam para saírem do armário, tudo é válido, desde que feito de forma consciente, sem ser levado pelos amigos, aqueles que querem te levar junto na maior furada.
        Se encontrou um amor neste carnaval, curta cada momento, aproveite mesmo, você não será a única. Se der certo  que continuem se curtindo até quando der ou quem sabe no próximo carnaval curtirão juntos, senão... foi apenas um amor de carnaval.
        Hoje o batuque está mais forte, o axé invade as ladeiras, os blocos animam com um sabor de despedida, as marchinhas continuam encantando, é folia, é alegria é carnaval!
         Se hoje é o último dia, se você não quer que acabe, não pense no amanhã, viva o hoje, o agora, seja feliz. Só não perca a chance de encontrar a sua colombina, talvez o seu pierrô esteja mais perto de você do que imagina.
          Tomara que chova três dia sem parar....


Márcia Coutinho 

 Leia amanhã:  EU ENTREI NESTA LUTA.