Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

VOCÊ TEM MEDO DE MORRER?

                                                                                                                                                             
                         

                          É estranho eu dizer: mas tenho medo de morrer. O que vem após é o que me assusta, afinal é uma incógnita. Ninguém pode afirmar com certeza o que existe do outro lado.
                     Uns dizem que a vida é eterna. Outros acreditam na reencarnação. Ainda há quem afirma que não seremos julgados pelo que fizemos em vida mas sim como vivemos a nossa fé.
                    Alguns pessoas dizem que, tem  quem sofre muito para morrer, elas estão pagando o que fizeram em outras vidas. Segundo o budismo se você quiser saber quem você foi no passado basta olhar sua condição no presente. Então se passamos uma vida de sofrimento é porque fizemos as pessoas sofrerem em outra vida.
                    Tem muitas outras teorias como a do catolicismo e protestantismo que acreditam que a morte é a passagem para outra vida e não aceitam a reencarnação.
                   Já para os seguidores do espiritismo a morte não existe, o espírito usa o corpo físico como instrumento para se aprimorar, o corpo é uma veste e a reencarnação serve para o espírito evoluir.
                    Lendo e ouvindo tantas informações sobre o fim de todos mais fico indecisa sobre o que acreditar, uma certeza eu tenho: depois que partimos não podemos ficar do outro lado assistindo o que se passa aqui, senão quem morre não descansa pois fica vendo seus entes queridos e amigos passando o maior sufoco sofrendo e nada podem fazer. Não podem comemorar as vitórias e alegrias.  Acredito que quem morre encontra a paz.
                Ainda assim me preocupo por temer deixar meus filhos sem a minha proteção, parece egoísmo meu, mas creio que seja amor demais, sei que eles estão crescendo, se tornando independentes, porém gosto de saber que em qualquer momento estarei próxima para auxilia-los.
                     De uma coisa tenho consciência, a morte é para todos, não tem sexo, cor, condição social. Ela não escolhe a hora , nem o dia e muito menos manda avisar que está próxima.
                       É por isso que é fundamental querermos desfrutar a vida com intensidade , precisamos encará-la com naturalidade, mesmo sabendo que vamos sofrer quando ela chegar próxima a nós. Ela é uma transformação e não um fim. Ela nos fragiliza e nos isola, precisamos encarar de frente esta ausência que uma hora irá acontecer.                               
                       Há uma frase muito interessante que diz tudo que precisamos saber  e nos conscientizar: "Cada minuto da vida nunca é mais, é sempre menos. Desde o instante que nascemos já começamos a morrer”.
                     Dedico este meu texto em homenagem a memória a meu paizinho  que, hoje completa 28 anos de sua partida. Eterna saudade.
                  
Márcia Coutinho 

                                                               
 
Desapareceu dia 15/02/2015

0 comentários:

Postar um comentário