Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 30 de abril de 2016

AS SURPRESAS DA VIDA.

                                                                                           

Tem pessoas que adoram fazer surpresas... elas se emocionam com a maneira com que a surpresa é aceita.

Outros se modificam com o passar do tempo para surpreender a si mesmo e quem convive com ela.

E aqueles que não gostam de nenhum tipo de surpresa? Fica difícil não é mesmo?

Pensando em surpreender de alguma maneira nos lembramos que a vida é uma caixinha de surpresas. Uma hora boa, outras vez não.

Dizem por aí que, a surpresa é inimiga da curiosidade. É isso mesmo. Quando você sabe de algo que está para acontecer e fica tentando descobrir o que é, perde o encanto quando acontece. A expectativa era grande mas a curiosidade foi maior.

Nos dias de hoje poucas coisas nos surpreendem, porém ainda temos muitas coisas para ver e viver. E tem tantas coisas estranhas acontecendo que acabam se tornando as grandes surpresas da vida.

Se você pretende fazer uma surpresa para alguém, não prometa nada. Deixa acontecer e participe desse momento que se torna único. O olhar de admiração, as lágrimas de alegria, a decepção, tudo faz parte do momento. Prepare-se para se surpreender!

Você já reparou o quanto as surpresas sempre chegam em um momento onde estamos mais ansiosos? Sim. Ou estamos na espera de algo bom que acaba sendo ainda melhor, ou este bom torna-se frustante.

Por isso, a nossa vida é feita de momentos, cada página da nossa história tem fatos que são marcas destes momentos. Não adianta querer virar a página para ver o que vem a seguir. Tudo tem o seu tempo. Escrevemos uma página por dia.

Assim, o amanhã será sempre recheado de surpresas. Somente esteja preparado, pois o brinde de sua caixinha de surpresa pode ser o que você não esperava.

E viva a vida!

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 29 de abril de 2016

DECEPÇÃO DÓI.

                                                                    Resultado de imagem para decepção machuca

Ah!A decepção... como machuca!

Ela provoca uma dor tão grande que machuca bem lá no fundo, daquelas que pensamos que não tem cura.

Se pensarmos assim e nada fizermos, ela se transformará em mágoa, melancolia e depressão.

Não podemos deixar que isso aconteça. Sabe por quê?

A causa dessa dor é menor que a nossa força, Tudo bem. Ela foi causada por alguém que você tinha dentro do seu coração. Isso te ensina a não esperar muito dos outros.

Faça o que tiver que fazer por você. Viva por você. Se te faz sentir bem e à vontade, divida seu sucesso e não conte com ninguém para que isso aconteça.

Sendo assim, se não der certo; você é a única culpada pela sua decepção.

Assim fica mais fácil reverter essa dor para sentimentos bons que moram dentro de você.

Assim entre um decepção e outra vamos tentando ser felizes!

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O TAMANHO DA NOSSA FÉ.


                                                         Resultado de imagem para o tamanho da nossa fé

Assim como eu, você deve ver e ouvir pessoas proferindo amor a Deus, No entanto em momentos difíceis colocamos esse amor à prova.

Isso acontece porque criamos nossas leis e queremos que elas prevaleçam. Se algo dá errado a culpa é de Deus e nunca é nossa.

Quando pensamos assim podemos ter certeza: é uma luta em vão.

Nossa fé deve permanecer inalterada, sempre firme. Devemos fazer da oração um escudo contra as adversidades da vida.

É preciso lembrarmos que, as leis de Deus são eternas, firmes e transparentes. Ele nos pede em troca apenas que confiemos no seu amor por nós.

Já as leis dos homens são mutáveis, elas são regidas de acordo com a vontade do homem.

A alegria e paz que buscamos vem da nossa perseverança através da nossa fé.

A coragem para encarar os obstáculos também vem da fé, temos duras provas para enfrentar e provar o tamanho desse nosso amor por Deus.

Tem pessoas que tem tão pouco da vida mas a fé em Deus os mantem de pé. Essa é a verdadeira fé. Ele nos abraça, nos acolhe e nos coloca no colo quando precisamos.

Não espere tudo em Deus. Ele não coloca a comida na nossa mesa nem paga as nossas contas. Lembre-se" faça a tua parte e eu te ajudarei".

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias




quarta-feira, 27 de abril de 2016

MELANCOLIA TRAZ TRISTEZA.


                                                                                       

Alguns dias deparamos com uma tristeza em nosso coração, algo sem explicação, afinal não temos o que reclamar da vida. dentro do possível tudo está se encaminhando bem.

Aos poucos percebemos que, já não conseguimos nos concentrar e assim começamos a fugir da realidade. Ficamos ansiosos, perdemos o apetite e muitos pensamentos pessimistas povoam nossa mente.

Esse tipo de tristeza vem logo após uma perda, pode ser um luto ou o afastamento temporário de alguém especial, afinal cada um tem seu tempo de superação e uma maneira de viver e aceitar essas perdas.

Esse sentimento que  nos deixa impotente, sem ação, inúteis muitas vezes é diagnosticado como depressão quando na verdade chama-se melancolia.

Para qualquer uma dessas doenças é preciso acompanhamento médico. Não se vence sozinho. O tratamento é a longo prazo e requer vontade do paciente. Inicialmente é preciso aceitar que precisa de ajuda e que realmente quer essa cura.

Como podemos perceber se uma pessoa está com melancolia? Primeiramente a perda que ela sofreu , geralmente é comparada e está relacionada ao luto. Sim. Começa um processo de retrocesso, lembrando os tempos vividos, as alegrias e momentos partilhados. Para cada lembrança sentimos saudade, uma dor que se transforma em tristeza profunda.

O sentimento de auto-estima vai diminuindo, perdendo assim a capacidade de amar e sentir prazer pela vida.

É um estado de atenção. Porém aos pouco com o tempo essa tristeza e dor vão sumindo, passamos a ficar reservados, guardamos como lembranças de um tempo bom que não volta mais. Tempo este vivido com muita intensidade e dividido com pessoas especiais. Por isso essa perda dói e nos remete a um estado de melancolia.

O mais importante nisso tudo é não desistir de viver e superar essa e outras perdas que naturalmente irão acontecer.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


terça-feira, 26 de abril de 2016

SEU SEXTO SENTIDO.

                                                   

Hoje não estou em um dia muito bom. Acordei com um aperto no peito, sentindo calafrios e arrepiando.

De imediato fiz minhas orações pedindo a Deus proteção para mim e meus familiares. Dentro de mim um sentimento estranho como se fosse um aviso de que algo ruim está para acontecer.

Eu já ouvi falar muito em pressentimento, intuição ou sexto sentido. Na verdade, tenho muito disso, engraçado como de uns tempos pra cá vem se espaçando mais.

Resolvi pesquisar se isso que estou sentindo era mesmo esse tal de sexto sentindo e aprender a interpretar os recados.

Descobri que existe uma explicação científica para isso."Temos cinco sentidos tradicionais (visão, audição, paladar, gustação e tato); a intuição seria uma sexta maneira de "sentir" algo. Na verdade, é a integração de todos os cinco - os estados internos do organismo e a mente racional - todos voltados para nos dar uma informação preciosa", explica o médico neurologista Martin Portner. E o determinante para que a intuição seja característica feminina tem nome e sobrenome: corpo caloso. "A ligação entre os dois hemisférios do cérebro é feita por uma ponte chamada de "corpo caloso". Cientistas de vários países já verificaram que nas mulheres, o tráfego de impulsos nervosos por esse canal é maior", explica o especialista.

Então tudo que estou sentindo não é algo sobrenatural. Segundo as explicações estou deixando o lado emocional se sobrepor do lado racional. Por isso pareço mais sensível.

Deixar essa sensibilidade se manifestar pode nos poupar sustos, surpresas desagradáveis. Escutar esses estalos, saber diferenciar as sensações pode mudar uma vida. Afinal vamos dar ouvido a uma voz interior bem conhecida.

Você acredita nisso?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias





segunda-feira, 25 de abril de 2016

QUE AMOR É ESSE?


                                                              Resultado de imagem para as várias faces do amor


Quando falamos em amor, falamos de um sentimento de uma extensão sem tamanho.

Um amor entre seres que não apenas buscam olhar um para o outro, mas sim, um amor onde os dois olham na mesma direção.

Falamos de um amor que mesmo com as imperfeições buscam uma relação perfeita, em completa sintonia.

Esse mesmo coração bate forte cheio de emoções porque quando o coração arde de amor ele está pronto para se espalhar.

Um amor que não se desgasta, quanto mais se tem, mais ele se multiplica.

Falo de um amor que acredita no nas emoções, que fica feliz em ser sempre surpreendido.

Falo de um sentimento que está sempre pronto para brotar em nossas vidas, nos encantando, fazendo da nossa vida um misto de surpresas e emoções.

 Esse amor faz com que saímos atrás de nós mesmos; buscando a nossa essência.

O amor verdadeiro que é tão cobiçado é aquele que nos transmite segurança, proteção e compreensão.
Ele é calmo e atencioso.

Amar é não desejar ter o que é do outro. É compartilhar e dividir, sem medo da competição.
Na verdade o amor que falo não tem definição tem apenas palavras que como música chegam e nos surpreendem.

Márcia Coutinho


domingo, 24 de abril de 2016

PRATIQUE O AMOR.


                                                        

Quando falamos em amor, pensamos em um casal que se entrega aos beijos, carícias e juras de amor eterno.

O amor o qual me refiro é um amor de cumplicidade, respeito e muitas histórias para contar.
Falo de um amor entre amigos. Esse que se aceitam, onde as diferenças os aproximam e todo problema é dividido. Juntos se interagem e resolvem.

Esse sentimento que faz parte da nossa vida; desde que o mundo é mundo é tão desejado  que, quando encontrado deve ser verdadeiramente guardado bem trancado.

Tantos confundem esse amor, tantas intrigas surgem e, no entanto vencem falatórios e desafetos. Esse amor é firme como rocha, é aquele que vence os desafios da vida.

Ele está acima de todos os sentimentos, pois  vivemos por ele e para ele. Quem o alcance está no topo de uma realização. Esse amor não aceita traição.

Sempre digo e repito: pratique o amor. Respeite as diferenças, tire os espinhos e não apenas entregue as rosas.

Falar eu te amo é muito fácil, simplesmente viva o amor e este não será compreendido através de palavras, mas sim de gestos e emoções.

Márcia Coutinho







sábado, 23 de abril de 2016

COMO LIDAR COM AS DECEPÇÕES.

                                      


Disse alguns dias atrás como venho me decepcionando com o ser humano. O quanto ele está se distanciando da ética e bons costumes.

Quando falo em ser humano, falo de forma geral. Esse ser que com a mesma cara que te sorri sabe te criticar, te difamar.

E o que dizer das decepções diárias que nossos “amigos” cometem?

Dizem que a decepção nos amadurece. Nos prepara para encarar a vida de frente. No entanto não é uma tarefa fácil, mas sim, árdua e desgastante.

Deveríamos fazer das decepções um impulso para agir, essa angústia deve fazer crescer em nós a motivação para prosseguir em busca dos nossos objetivos.

Quantas vezes deixamos a apatia fazer parte da nossa rotina. Preferimos nos recolher para analisar onde erramos. É o momento de batermos de frente com a realidade.

Em primeiro momento nos decepcionamos, pensamos que é o fim da linha quando na verdade é o início de um novo tempo. Mais amadurecidos e cientes que a vida não é apenas cor de rosa. Outros tons chegam e invadem nosso espaço, mostrando que existe espaço para todos.

Será que você nunca decepcionou ninguém? Claro que sim. Somos seres humanos e por isso cometemos e temos nossas imperfeições. Reconhecer essa nossa falha já nos ajuda a lidar com a dor da desilusão e nos aponta caminhos para aceitar as imperfeições dos outros.

Afinal, por que brigar por algo que não tem conserto e sempre vai existir?

Pense nisso.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 22 de abril de 2016

UM HERÓI DE VERDADE.

                                                               
                                                               

Nem Batmam, nem Homem-Aranha ou mesmo o incrível Huck. Esses aí continuam mexendo com a imaginação de nossas crianças, no entanto são incapazes de fazer o bem que tanto estamos precisando.

Ficamos nos perguntando: quem poderá nos salvar? Essa resposta não vem. Hoje não se acha quem arrisca sua vida com gestos heróicos, quando aparece é preciso muitos aplausos e homenagens, cada um procura se auto designar herói.

Quem deveria nos proteger está se infiltrando em facções, se vendem por pouco, adoram propinas, se tornam corruptos.

Que heróis buscamos? 

Na verdade os verdadeiros super-heróis são os pais de famílias que, com tão pouco ainda conseguem criar seus filhos com dignidade. São mães que educam seus filhos sozinhos, acordando de madrugada e conseguem direcionar seus caminhos. São os jovens que conseguem vencer pelo estudo, que não se drogam, não traficam e nem se prostituem. Esses sim são os heróis da atualidade.

Herói é aquele médico que fica horas de plantão com tão pouco e salva vidas, é o policial que se arrisca pela nossa segurança e não se vende.

Estamos querendo na verdade é um salvador da pátria que virá para resolver todos os problemas. Ele é uma fantasia de nossa cabeça, nós podemos sim começar a resolver de fato os nossos problemas.
Podemos ser esse herói, podemos fazer a diferença mudando nossas atitudes e a maneira de enxergar a vida e as pessoas que chegam ou passam por ela.

Um simples gesto de solidariedade pode mudar uma vida. Isso sim é um ato heroico.    
            
Márcia Coutinho


quinta-feira, 21 de abril de 2016

COMO CONFIAR?


                                                        

Não sei se você como eu vem se decepcionando com o ser humano. São tantas contradições em seu caráter que, às vezes dá até medo de descobrir o quão inimigo é aquele que faz parte da nossa rotina, aquele que divide com você sonhos e intimidades.

Já não se fala mais em princípios e éticas, fala-se muito em conquistas a qualquer preço. No momento o ter é fundamental, esquecemos que tudo que aqui fazemos sofremos as conseqüências, sejam elas boas ou ruins, mas elas chegam.

Esse ser humano que convive com você seja no intervalo do serviço, da aula, que dá gargalhada de suas piadas, que divide com você o almoço pode ser sua grande decepção, afinal apostou muito nessa amizade. Na verdade ela era apenas uma maneira de descobrir suas falhas, seus sonhos e por isso com gestos gentis e boa vontade foi pouco a pouco minando suas chances de alcançar o sucesso e você com seu coração grande não percebia as manobras. Doce ilusão!

Enganamo-nos o tempo todo: às vezes por pequenas coisas outras por dimensões maiores. Superamos tantas decepções que às vezes fica difícil levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, mesmo assim não desistimos nunca de sermos felizes!

Hoje esse mesmo ser humano que lhe estende às mãos é capaz de te aprisionar.

O que lhe oferece drogas e te ensina a usar uma arma é capaz de te denunciar.

O que te pede votos faz promessas é o primeiro a lhe roubar os sonhos.

Esse ser humano que te esbarra pelas estradas da vida é o mesmo que um dia vai te dizer “eu te amo”.
Então te pergunto: como confiar no ser humano?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 20 de abril de 2016

NOSSO LAR

                                                         

Neste fim de semana, quando tudo girava em torno da votação pelo impeachment da presidente Dilma, trocava de canal sem parar a procura de um bom programa ou filme.

De repente deparei-me com um filme que estava começando e me interessei. Estranho que não preocupei com o título. Fui ficando interessada e resolvi olhar o nome e o resumo.

O nome era Nosso Lar de Chico Xavier. Que história, que calma e tranqüilidade senti naquele momento.

Passei então a divagar através da história, dos lugares, do encantamento.  Quando percebi procurava meu pai entre aquelas pessoas. Foi como tivesse sido transportado para aquele lugar. Foi uma sensação mágica, inexplicável.

Quando dei por mim fazia tantos questionamentos sobre a morte, a dor e a saudade. Queria tantas respostas que, não tenho condições de responder.

Para tentar entender aquele momento único fiz apenas uma pergunta: o que nos acontece após a morte?

Isso mesmo. Na minha religião a morte é o fim. Choramos a perda. Para os espiritualistas é apenas o fim de uma etapa e início de uma nova existência após a nossa passagem. Aqui cumprimos nossa missão, temos mais coisas para realizar.

Através do filme que, a partir daquele momento me interessei mais pelo conteúdo não queria que tivesse intervalo. Foi uma tarde muito proveitosa e sem sombra de dúvidas me deixou muitos questionamentos que gostaria de entender.

Não vou parar por aí. Quero descobrir mais, me  inteirar do assunto e tentar entender através do meu ponto de vista sobre o tema. Não quero ser induzida por essa ou aquela religião. Quero sim fazer minhas pesquisas tentando encontrar respostas plausíveis a respeito do assunto. Respeitando acima de tudo o meu conhecimento.

Se você como eu tem essas e outras dúvidas sobre o assunto; não tenha medo das descobertas. Imaginar o meu pai e tantos familiares e amigos naquele lugar, rodeados de pessoas sábias, amigas,  compreensivas e comprometidas com o nosso bem estar já é um grande alívio.

Com isso passaremos a entender o quanto o que fazemos aqui é tão importante para a nossa evolução e aprendizado.

Fica assim a minha sugestão a vocês.


Márcia Coutinho

terça-feira, 19 de abril de 2016

VOCÊ É INSEGURO?

                                                                                 

A insegurança chega até nós por alguns motivos dentre eles o principal que é o medo. Esse medo se traduz através das mudanças que sofremos ao longo da nossa vida, dentre eles estão a solidão, o amor e nossas falhas.

Quando buscamos o reconhecimento e aprovação dos outros e temos receio de não ser aceito faz crescer essa insegurança.

Confie em você mesmo, acredite nas pessoas. Acredite em seu potencial e capacidade de enfrentar dificuldades. Muitas vezes você sairá bem outras se decepcionará; isso não vai te impedir de prosseguir e tentar outra vez.

Não dependa de ninguém para alavancar a sua vida, acredite mais em seu potencial. A insegurança corta os atalhos para o sucesso.

Essa sua insegurança ou incerteza na maneira de conduzir sua vida e agir diante dos fatos, fazendo com que controle tudo à sua volta, inclusive sentimentos, faz com que você vá desenvolvendo com o tempo um controle sobre os atos e atitudes das pessoas que te cercam, acabando assim por criar motivos de conflitos e atritos nos relacionamentos.

As pessoas inseguras com o tempo mostram suas características, por isso é importante saber se estas que convivem conosco desenvolvem esses mecanismos de autodefesa.

Nem sempre falam o que pensam, não olham nos olhos, são dependentes, desvalorizam suas próprias necessidades e principalmente adiam compromissos para o dia seguinte.

Não pense que uma pessoa que conta uma piada, que adora estar sempre em grupos é segura, não, inseguro é aquele que sempre precisa de uma certeza.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 18 de abril de 2016

QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS?

                                                               

Ontem foi um dia atípico. De uma maneira ou de outra ficamos a espera de um resultado onde o destino político do nosso Brasil seria decidido.

Mesmo quem diz não entender de política queria saber quem foi o vencedor:  governo ou a  oposição.
Foram muitos debates, lembrou os últimos dias de campanha política quando se aproveita  cada minuto, onde muita sujeira é tirada de debaixo do tapete para emporcalhar o adversário. Esqueceram apenas que a finalidade deveria ser apenas uma: tirar o país dessa crise econômica, limpando também nosso país da corrupção e da crise moral.

Hoje o nosso país acorda diferente. Muitos sonhos estão em jogo. Agora é chegado o momento “ x”  onde as questões pendentes tem que ser resolvidas.

O que assistimos foi um embate. O povo foi às ruas manifestarem suas indignações, seus protestos.
Cada voto sendo sim ou não era acompanhado de aplausos e vaias. Eram os opostos se enfrentando com palavras de ordens. A certeza que assistimos foi que, alguém teria muito que comemorar e outros o que lamentar.

Não importando mais o resultado. Agora é chegada a hora das decisões. Os votos foram computados, o resultado está aí. A voz do povo acordou o gigante que pedia por mudanças e conclamava o impeachment.

Foi dado o primeiro passo. O caminho está apenas no início. Precisamos continuar olhando com atenção todo esse trajeto.

Basta de nos acovardarmos. Não sufoque seu grito. Dê voz a sua vontade e que seja feito o melhor para tirar essa nossa nação deste estado de penúria.

Que não tenha sido tomada uma decisão errada. Confiamos em dias melhores!



Márcia Coutinho


domingo, 17 de abril de 2016

DIA D DO BRASIL.

                                                   
Hoje é um dia de grande importância para o Brasil no cenário político. Todos os olhares se voltarão para a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff que acontecerá a partir das 14 horas.

Sabemos que, toda essa movimentação envolvendo essa votação vem deixando o nosso país totalmente parado. Decisões importantes estão deixando de ser tomadas. Tudo gira em torno dessa crise econômica e política. Não se procura soluções. Sobram acusações.

Na verdade é uma quebra de braço onde essa briga não é pela melhor saída para tirar o país dessa encruzilhada, mas sim, uma briga feia pelo poder. O resultado?  Sabemos que teremos vencidos desiludidos e vencedores se gabando da vitória.

E o nosso país? Talvez seja a última coisa que eles pensam. Precisamos também ficar ligados em todo o processo para que nas próximas eleições sabermos valorizar o nosso voto.

Não podemos vender o nosso direito. Assim como sabemos que, muitas caravanas estão se deslocando para as manifestações a favor e contra o atual governo.

Vamos no entanto exercemos o nosso direito com muita calma e tranqüilidade. O que está em jogo é o futuro de uma nação que vem sofrendo muito com tantas promessas e nada de concreto.
O fim da corrupção é um sonho distante, porém não impossível.

Que seja dado a cada deputado discernimento para a melhor escolha. Que não se olhe partido, nem promessas. Sei que é muito difícil pedir isso, porém ainda temos o direito de sonhar com dias melhores.

Márcia Coutinho



sábado, 16 de abril de 2016

UM BRINDE AO SEU SUCESSO.

                                                                   
                                                    

 Quem nunca pensou em ser um sucesso ou fazer grande sucesso?

Todos nós sonhamos em atingir nossos objetivos, e quando essa meta alcançada chama-se sucesso. No entanto, o sucesso é uma via de duas mãos. Talvez você não entenda como pode acontecer?
Afinal, o sucesso é sempre sucesso! O que faz a diferença é a maneira e o tempo que esse sucesso chega até nós.

Tem alguns fatores que, distanciam cada vez mais o sucesso ao nosso alcance. Tais como a negatividade, as nossas atitudes que vão a lado oposto ao nosso objetivo como mentir, trapacear ou as nossas indecisões.

O medo de correr risco, a nossa mania de perfeição e o mau humor também colaboram para esse atraso. Sabendo disso o melhor é evitar tais atitudes.

Ao contrario disso tudo, a nossa positividade, o poder de decisão rápida, a maneira direta que enfrentamos  e assumimos riscos, a honestidade e bom humor são fundamentais para que não desviarmos dos nossos objetivos.

Tudo que você quer ou pretende alcançar devem ser anotados para servirem de caminho, aceitar os seus erros e não ter vergonha de dizer que não entendeu ou que não sabe também faz parte desse propósito.

Se estiver percorrendo de forma honesta, fazendo coisas diferentes e eficazes, então você está pronto para ser o sucesso.

Para agora para eliminar velhas imagens de você mesmo, invista em você, profissionalize mais. Vença os invejosos, comprometa-se, seja sempre polido e educado e principalmente conviva bem com todas as pessoas.

Pronto. Agora você está preparado para colher os frutos de todas as suas contuqistas.
Tim tim: ao seu sucesso.

Márcia Coutinho

                                              

sexta-feira, 15 de abril de 2016

GUARDANDO NA MEMÓRIA.

                                                       
E observando melhor as pessoas fico pensando: o que o ser humano está fazendo de bom para escrever a sua história?

As nossas atitudes são fundamentais para que tenhamos orgulhos de viver. Cada ação, ou melhor, cada boa ação é sempre grifada como um momento onde deixamos de ser orgulhosos e nos tornamos humildes e solidários.

Essa vivência nos torna seres pequenos, mas com grandes demonstrações de respeito pelo próximo. O nosso coração se enche de orgulho e esperança.

As pessoas não estão importando muito uns com os outros. Levam a vida na correria sempre buscando ser o melhor e ter sempre mais.

Se pudesse daria um conselho a você: Viva muito bem o seu hoje, registre em sua memória tudo de melhor, refaça aquilo que não deu certo. Divida os bons momentos com as pessoas que te amam e te querem bem. Não faça inimigos, faça bons e verdadeiros amigos. Aqueles que te traíram farão parte também dessa sua história, são os equívocos que cometemos.

Dou este conselho, pois como tudo na vida passa, as nossas lembranças também passarão. Talvez a nossa memória venha a nos pregar peças e nada restará do que fizemos. É muito triste pensar assim, porém é uma dura realidade.

Devemos registrar tudo aquilo que um dia poderá ser apenas saudade, porque a lembrança ficou apagada... mas você viveu.

Sorria para as piadas sem graça, dê gargalhada pelas brincadeiras das crianças, surpreenda-se com as travessuras, viva cada momento como se fosse o último.

Um dia, quando alguém se lembrar de você, não será com tristeza, mas sim, com prazer por ter vivido em sua companhia, uma pessoa que não passou por acaso pela vida!

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 14 de abril de 2016

O QUE SÃO AS CRÍTICAS?

                                              Resultado de imagem para o que são criticas destrutivas
Ouvimos falar tanto em críticas que muitas  vezes nos confundimos pensando que, as pessoas adoram colocar defeitos em tudo.

O pior da crítica é que quem critica nem sempre tem um currículo de conquistas.

Não podemos também deixar de olhar para aqueles que nos querem bem. Essas pessoas querem nos ver construindo algo de concreto, onde vamos melhorar os nossos pontos fracos. Quando isso acontece estamos tendo a oportunidade de reconhecer nossos erros e trabalharmos nessa falha para crescer como pessoa ou profissional.

Essas críticas chamadas de construtivas nos motivam e fazem com que tenhamos vontade de crescer e termos progresso em nossos objetivos. A princípio a crítica ascende um alerta em nossa mente, ficamos temerosos, esse medo de sermos incapazes, no entanto aceitar as críticas nos entusiasma a crescer e amadurecer. Reconhecer os erros é um ponto a nosso favor e abre uma disposição para apostar no futuro.

Enquanto alguns tentam nos motivar apontando onde podemos melhorar há os críticos que querem destruir nossa autoestima, de maneira incorreta e muitas vezes indelicada apontando nossas falhas.

A crítica destrutiva geralmente é feita por pessoas não preparadas, sem habilidade para oferecer opiniões. Causam com isso um sentimento de fracasso, culpa e desmotivação.

Se você de fato quer ajudar pense se sua crítica é de fato necessária, procure a melhor maneira de falar e apontar os erros. Procure entender os motivos de a pessoa ter agido desta ou daquela maneira.
Apontar os erros é fácil o mais difícil é dar sugestões do que pode ser feito. Dessa maneira você estará contribuindo para a produtividade e crescimento do outro, com motivação e respeito.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 13 de abril de 2016

VOCÊ É UM SER MESQUINHO?

                                                    


Em tempos onde a generosidade é tão cobiçada ainda esbarramos em pessoas mesquinha. Isso nos entristece já que, precisamos de solidariedade, precisamos de quem nos estende as mãos sem grandes pretensões.

Precisamos compartilhar nossos sentimentos, nossos gestos, nossos bens materiais.

No entanto isso vem ficando cada vez mais raro de encontrar.  Está crescendo a necessidade de acumular, obter cada vez mais lucro sem ter a capacidade de dividir, se solidarizar com os mais necessitados.

Afinal de contas, quem são essas pessoas mesquinhas? O que elas ganham sendo tão egoístas?

São pessoas que tem o prazer de acumular capital, sem limites e com muita ambição. A palavra dividir não entra em seu vocabulário.

A pessoa que não usa da ética para atingir seus objetivos, que tem o dom de se afastar quem tem pouco e; nada para lhe oferecer está ficando cada vez mais sozinha ou rodeada de pessoas interesseiras. O egoísmo afasta todas as pessoas de bem de perto dela.

Como identificar essas pessoas? É fácil, elas só pensam nelas como sendo o centro do mundo e querem sempre levar vantagem, principalmente financeira. Acreditam mesmo que é o centro o mundo onde tem que ter todas as suas vontades e desejos atendidas.

Na verdade o ser mesquinho gosta de se fazer de vítima para se dar bem às custas da injustiça proferida a outros. Dinheiro é o seu grande desejo e maior desafio.

Ele se prende apenas ao aqui e agora, gosta que todos sintam felizes por tê-lo como amigo, admirando sua maneira de viver.

Pensando bem, são pobres coitados, vivem uma vida de mentira, com pessoas falsas à sua volta e mesmo assim acreditam que ter dinheiro é o mais importante, quando na verdade o que nos importa mesmo é poder andar de cabeça erguida, tendo como companheira nesta caminha a nossa dignidade.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias







terça-feira, 12 de abril de 2016

SOMOS SERES PEQUENOS, PORÉM...

                                               
                                                                                                       

Somos seres tão pequenos perto da grandiosidade da vida que fica difícil acreditar como as pessoas ainda se acham superiores umas com as outras!

Na verdade não precisamos procurar para enxergar que, existe sim diferença social. Isso devido às condições financeiras. A conquista deste posto vem de berço ou merecidamente através do estudo e muito trabalho.

Alguns até são simples herdeiros e com isso se espelham para seguir como donos dos pensamentos e ações dos outros.

Ninguém é nada melhor que ninguém. Cada um a sua maneira deve trilhar seu caminho sempre pelo lado certo, de maneira simples e prezando a humildade.

Desfazer das pessoas devido suas condições, às vezes desfavoráveis; pode nos surpreender, pois aparência não é tudo, pode ser um cartão de visita, o que importa é o caráter e a maneira que conduzimos a vida.

Quem vive se escondendo atrás de máscaras, na verdade tem medo de mostrar suas fragilidades. Assim como tudo passa, os bons tempos passam e nada se é feito em proveito próprio, apenas vive um período em que nada acrescenta, apenas acumula perdas.

Independente do tamanho da nossa história ou o que deixamos para trás é o que vai determinar quem somos ou o que fizemos, assim será determinante para marcar cada página da nossa vida.

Não se sinta melhor ou maior que ninguém, sinta sim; grande pelas obras que vem construindo ao longo de sua caminhada.

Viva do melhor jeito que puder sem desperdiçar as oportunidades e contribuindo com a felicidade dos outros.

Vamos em frente que coisas boas virão!

Márcia Coutinho


segunda-feira, 11 de abril de 2016

TÁ NERVOSO? VÁ PESCAR.


                                                               

Quantas vezes já ouvimos a seguinte frase: Tá nervoso? Vá pescar.

Na verdade o que acalma não é propriamente a pescaria e sim o local onde você está e as pessoas que partilham o momento.

Geralmente as pescarias acontecem entre turmas e em locais rodeados de verde, pássaros e muito sossego. Então não tem como se estressar.

A pescaria na verdade é a desculpa para fugir do corre corre das grandes cidades, do trânsito e das cobranças diárias da vida.

Tem pessoas que realmente tem o prazer de ficar sentados observando o vai e vem das águas, acalma o coração e fica na expectativa de que um bom peixe seja fisgado.

Mesmo quando nada se pesca a realização de ter buscado refúgio na natureza entre os amigos, a conversa jogada fora, as risadas por nada, as piadas sem graça; tudo faz com que o momento se torne especial. Recarregar as baterias se enchendo de grandes expectativas faz com que o sorriso no rosto seja a resposta para as questões que buscamos e o estímulo que precisávamos.

Seja contando prosas, ou no ritmo da viola, no som das águas o que acalma mesmo são as horas sem cobranças, sem poluição em contado direto com a natureza banhados por sol ou tendo a lua e estrelas como testemunhas de uma cumplicidade que dá inveja. Recarrega as energias e nos estimula a buscar esse refúgio sempre que precisarmos.

Tem pessoas que se estressam em pescaria, afinal ficar parado a espera é um exercício de paciência e nem todos tem esse dom. Na verdade a pescaria é a desculpa para aliviar as tensões e alimentar o coração.

Quando sair para pescar não leve apenas a vara, as minhocas, bebidas, leve muita disposição e  a vontade de sair da rotina. Vai valer a pena!

Para os pescadores; pescar tornou-se um estilo de vida. Por isso... se tá nervoso, vá pescar.

Márcia Coutinho



domingo, 10 de abril de 2016

ABRACE AS OPORTUNIDADES.

                                                             Resultado de imagem para devemos agarrar as oportunidades
Mais uma semana cheia de disse me disse, não é mesmo? Todos  a espera de boas notícia e nada. Continuam atacando e outros se defendendo.

E nós simples mortais no meio desse fogo cruzado a espera de um milagre!

Somente um milagre mesmo para tirar o Brasil dessa crise política, financeira e moral.

Neste momento não adianta ser da direita ou da esquerda, temos que únicos a espera de uma solução que nos beneficie. Uma guerra de palavras e acusações só vai piorar a situação criando um estado de tensão por todos os lados.

Enquanto isso não podemos nos desanimar. É preciso continuar com nossos sonhos em mente e muitos projetos em pauta.

Já imaginou se ficarmos de braços cruzados esperando que resolvam a crise e deixamos as oportunidades passarem? Nem pensar não é mesmo?

Essa tal de oportunidade não cai do céu de pára-quedas, nós precisamos senti-las. Isso só acontece quando as experimentamos.

Estamos em uma época de extrema competitividade, onde uns atropelam os outros sem nenhuma piedade ou valores. O desejo pelo poder faz cair por terra princípios e éticas. Por isso é preciso estar preparados para encarar esses desafios.

Nada melhor que fazer o seu melhor hoje, outras coisas devem ser feitas logo adiante. O que importa é saber que é preciso fazer alguma coisa e não apenas se acomodar e esperar. Enquanto está construindo seu futuro construa também as oportunidades e faça bem feito.

Esteja preparado e capacitado para experimentar as novas oportunidades.  Corra risco para que tenha menos chances de errar.

Seu futuro começa agora. Abrace as oportunidades. Não as deixe acontecer sem estar devidamente preparado para elas.

Boa sorte e uma boa e especial semana a todos.

Márcia Coutinho


sábado, 9 de abril de 2016

MULHERES SUBMISSAS? NÃO.

                                                       

Elas se envolvem com o homem errado, se apaixonam e sonham em viver um grande amor!

Para que possam ter o "seu" homem ao seu lado muitas mulheres deixam de viver a própria vida e tudo que ela faz é para agradar ou satisfazer o homem. Quantas vezes esquecem de si mesmo.

Quando acordam para essa realidade já é tarde, estão envolvidas emocionalmente e uma reviravolta pode acabar com toda a sintonia da relação.

A mulher que vive uma era de independência, onde os direitos estão se igualando e com isso ganham confiança não permitem viver submissas. São por esses motivos que levam o homem a não aceitar essa emancipação da mulher. Começa assim um ciclo de brigas incensantes. Instala-se entre o casal uma crise conjugal.

Muitas vezes para evitar um mal maior a mulher abre mão do seu emprego, passa a ser dona de casa e mãe. Com o tempo a insatisfação começa a crescer, afinal abriu mão de seus sonhos em favor do marido e não está vendo resultado nisso, apenas uma grande falta do que fazer. Começa as reclamações.

Quantas vezes começa a sofrer agressões físicas, verbais e muitas humilhações.Temendo consequências ainda maiores se calam. Denunciar é uma palavra que causa pânico. Confessar a um amigo ou familiar é constrangedor, tem medo das acusações. E a essa altura já sem dinheiro e sem rumo aceitam a situação. Se tornaram dependentes.

Mas até quando?

O agressor fica sem limites. Ele ameaça. Faz cara de mau. O mais importante é não se submeter ao desajuste do seu companheiro. Não alimente seu ego doentio. Reaja. Não se acovarde.

Pode ter certeza que muitos lhe acusarão, apontarão o dedo para você. O melhor é não ter medo, não se humilhar e dar a volta por cima.

Basta de violência contra a mulher.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 8 de abril de 2016

ESSES SÃO ELES: OS MACHISTAS.


                                                                     

Será possível que em pleno Séc. XXI ainda encontramos homens das cavernas? Mentiria se dissesse que não. Na verdade eles continuam espalhados por aí.

São grosseiros e tratam as mulheres como objetos.  Não respeitam seus desejos e vontades.
Apenas eles comandam. Muitas vezes são agressivos, verdadeiros covardes.

Livrar-se de um homem com essas características torna-se perigoso. Por isso é preciso cuidado para não se envolver com eles. Afinal não aceitam a rejeição.

O homem não se torna machista, ele nasce machista. Muitas vezes em uma relação ele consegue envolver a outra parte com uma característica que não é dele, é como se usasse uma máscara até atingir o seu objetivo: a conquista.

Tece uma teia com galanteios, presentes e palavras doces. Tudo faz parte de uma estratégia para essa conquista.

Nem todo machista aposta em relações paralelas. Generalizar não é o mais correto. Isso ocorre sim, muitas vezes para afirmar seu pensamento: homem pode. Mulher não.

Fazer a mulher se tornar submissa é uma maneira de mostrar quem manda. O machista muitas vezes aprende ser dentro da família, onde ele se espelha no pai. Assim cresce com o pensamento que aquilo é o correto.

A melhor maneira é construir uma relação com parceria e companheirismo, onde exista respeito de ambas as partes. Cada um mostrando suas verdadeiras características para não terem surpresas futuras.

Por que as mulheres ainda aceitam esse tipo de homens? Será o medo de não experimentar o amor?

Márcia Coutinho



quinta-feira, 7 de abril de 2016

NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR.

                                                                            

Um dia chamei uma pessoa de dissimulada. No meu conceito uma pessoa assim é aquela que finge, mente, cria uma situação para se dar bem.

É capaz de chorar e sorrir em instantes. Seu humor varia conforme a situação. Quem vê imagina um anjo sendo julgada injustamente tamanha sua cara de sofredora.

Resolvi então pesquisar para tirar minhas dúvidas. A pessoa que chamei de dissimulada era tão pequena que não podia ter um defeito com um nome tão grande.

Nesta pesquisa descobri que, realmente dissimulada é a pessoa que consegue puxar o seu tapete e enxugar as suas lágrimas com a mesma sutileza.

O seu maior e grande problema é que, para atingir seus objetivos e se safar de uma situação critica a qual foi o responsável não escolhe a melhor hora para se manifestar. Sabe nitidamente como atingir seu alvo e ficar como o pobre coitado. Conhece os pontos fracos de seus oponentes.

Conviver com o dissimulado é perigoso. Ele adora te colocar numa fria, com uma cara de pau de dá gosto. Muitas vezes precisamos nos igualar a ele para não sermos constrangidos ou o melhor seria nos afastar deles. Afinal não fomos e nem somos treinados para sermos falsos.

Quando aparecer alguém com essas características em sua vida saia do seu caminho. Não tente mudar a sua essência, isso é impossível, pois você pode ferir seus princípios ao tentar ajudar alguém que não quer essa mudança.

Com isso descobri que, uma pessoa se torna dissimulada quando suas pequenas mentiras vão ganhando força quando recebem apoio daqueles que não gostam que elas sejam corrigidas.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 6 de abril de 2016

PARE DE RECLAMAR.


                                                        

Se todos nós temos o direito de escolher nossos caminhos então por que reclamamos quando somos obrigados a arcar com as consequências?

A vida é muito generosa conosco. Dá-nos tanto e pede tão pouco em troca! Mesmo assim temos tempo suficiente para reclamar de tudo e de todos.

Com isso nos tornamos pessoas que estão sempre insatisfeitas. Dizem que: o que não tem como consertar não adianta reclamar.

Você que é assim, já pensou em uma mudança de comportamento, atitudes e situações? Tente fazer a diferença. Não reclame: faça.

Faça  um olhar crítico sobre o momento ou circunstância que está te incomodando. Tudo na vida tem uma razão de ser, nada acontece por acaso. Não somos vítimas. Com essas atitudes acabamos não nos suportando e incomodando quem está ao nosso lado.

Em vez de reclamar podemos mudar nosso pensamento e ações. Que tal sermos mais donos de nós? Não permita que nos façam mal e principalmente assuma sua vida como ela é, mudando também a maneira de vivê-la.

Aceitar o que nos acontece já é um primeiro passo. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer. Precisamos arcar com as consequências de nossas escolhas.

A nossa felicidade é responsabilidade nossa, não vamos coloca-la nas mãos dos outros, não crie expectativas grandes em relação a quem convive com você para que não se decepcione.

Tenha certeza que, tendo mais ação do que reação estaremos apostando em uma vida com mais alegria e bom humor.

Faça mais e reclame menos.

Márcia Coutinho


terça-feira, 5 de abril de 2016

CONFIANÇA É TUDO.

                                                                Resultado de imagem para confiança

Quantas vezes temos vontade de confiar nosso coração aos outros.  Quando damos por nós estamos nos magoando mais uma vez.

Até parece que nascemos para sofrer. Que nosso coração é palco de tragédias.
Tudo isso faz com que desconfiamos de tudo e de todos. Perdemos assim momentos tão mágicos que atravessam os nossos dias.

O nome daquilo que deveria brotar dia a dia em nossas vidas é confiança. Isso mesmo, confiar em quem abre seu coração para nós, quem quer a nossa verdadeira amizade e faz tudo para que ela floresça.

O medo do fracasso, nossas frustrações, as traições parecem não ter fim. Assim passamos a desconfiar da nossa própria existência.

Por que não aceitarmos tudo de forma sublime como uma provação? Assim cada dia ao abrirmos os olhos estará ciente que um novo desafio se desperta também. Não devemos ter medo do desconhecido, devemos temer os mascarados que convivem conosco proferindo descaradamente inverdades com maquiagem de verdades.

Essa desconfiança só acontece porque somos inseguros, não confiamos em nossa capacidade. Para nós tudo que fazemos é pouco em relação aos outros. Esse comparativo vai nos desmotivando a melhorar.

A confiança não se compra na esquina, ela é uma conquista diária. Leva tempo para ser construída e poucos segundos para ser destruída. Ela é o resultado do conhecimento. Não se precipite em seus julgamentos.

Quando uma pessoa é franca e transparente ela traz junto de si a sinceridade, por isso vive abertamente. Essa pessoa sim é fácil de confiar. Ela é transparente.

Guarde a desconfiança no fundo da gaveta e abrace as oportunidades de ser feliz!

Márcia Coutinho