Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

MELANCOLIA TRAZ TRISTEZA.


                                                                                       

Alguns dias deparamos com uma tristeza em nosso coração, algo sem explicação, afinal não temos o que reclamar da vida. dentro do possível tudo está se encaminhando bem.

Aos poucos percebemos que, já não conseguimos nos concentrar e assim começamos a fugir da realidade. Ficamos ansiosos, perdemos o apetite e muitos pensamentos pessimistas povoam nossa mente.

Esse tipo de tristeza vem logo após uma perda, pode ser um luto ou o afastamento temporário de alguém especial, afinal cada um tem seu tempo de superação e uma maneira de viver e aceitar essas perdas.

Esse sentimento que  nos deixa impotente, sem ação, inúteis muitas vezes é diagnosticado como depressão quando na verdade chama-se melancolia.

Para qualquer uma dessas doenças é preciso acompanhamento médico. Não se vence sozinho. O tratamento é a longo prazo e requer vontade do paciente. Inicialmente é preciso aceitar que precisa de ajuda e que realmente quer essa cura.

Como podemos perceber se uma pessoa está com melancolia? Primeiramente a perda que ela sofreu , geralmente é comparada e está relacionada ao luto. Sim. Começa um processo de retrocesso, lembrando os tempos vividos, as alegrias e momentos partilhados. Para cada lembrança sentimos saudade, uma dor que se transforma em tristeza profunda.

O sentimento de auto-estima vai diminuindo, perdendo assim a capacidade de amar e sentir prazer pela vida.

É um estado de atenção. Porém aos pouco com o tempo essa tristeza e dor vão sumindo, passamos a ficar reservados, guardamos como lembranças de um tempo bom que não volta mais. Tempo este vivido com muita intensidade e dividido com pessoas especiais. Por isso essa perda dói e nos remete a um estado de melancolia.

O mais importante nisso tudo é não desistir de viver e superar essa e outras perdas que naturalmente irão acontecer.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


0 comentários:

Postar um comentário