Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quarta-feira, 30 de junho de 2021

SE DESAFIE.

 Gosto do desafio, daquilo que me fará sair da zona de conforto. Talvez até montar uma estratégia.

Ficar no comodismo, vendo a vida passar não é pra mim. Descobri que não sou covarde. Gosto de ir à luta.

Quantas vezes pensava em como as dificuldades batem à nossa porta mesmo sem serem convidadas. Elas não chegam por acaso, tem seus propósitos.

E isso é o grande barato da vida: nos tirar dessa concha chamada comodismo e nos colocar na linha de frente da nossa vida 

Arriscar. Permitir. Não desistir. Com essas palavras de ordem é preciso arregaçar as mangas, engolir o medo e jogar para debaixo do tapete a covardia .

Os desafios podem ser tão pequenos e inofensivos como grandes, difíceis e perigosos. A nossa estratégia e coragem são fundamentais.

Não desista porque não confia em si mesmo ou porque não acreditam em você.

Conhece dando o primeiro passo. Ninguém nasceu sabendo. Aprendendo a viver um dia por vez. Seja observador, não abaixe a cabeça, enfrente o que vem pela frente e nunca volta de onde saiu pior do que foi um dia.

Se desafie a ser melhor do que é hoje.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/ salpicandoideias

terça-feira, 29 de junho de 2021

CUIDADO

 Cuidado com o excesso de zelo. Tudo que é de mais; sobra 

Cuidado como as pessoas que olham nos seus olhos. Elas procuram no fundo da sua alma o seu segredo. Elas não pensam duas vezes em rouba-los de você.

Cuidado com o tapinha nas costas. Eles podem não ser um afago mas a mostra de uma inveja guardada 

Cuidado com o amigo que foge com uma boa desculpa quando você mais precisa. Os amigos são pontes, não obstáculos.

Cuidado com o que publica em suas redes sociais. Nem todos curtem seus momentos especiais, muitos comentam te elogiando quando por trás te criticam. A inveja é o pior inimigo .

Por fim, cuidado com os lobos em pele de cordeiro. Você confia, conta seus segredos e sonhos. Na primeira oportunidade eles te traem, te apunhalam pelas costas.

Aprenda a dividir com seu travesseiro suas angústias, eles são nossos melhores conselheiros.

A vida é doce, tem seu encontros e magia. Tem vir, mas também tem as serpentes. Saiba fazer as melhores escolhas.

Márcia Coutinho

www Facebook com) salpicandoideias


segunda-feira, 28 de junho de 2021

MUDANDO MINHA VIDA.

 A vida nos proporciona mudanças ao longo da nossa caminhada.

São mudanças visíveis a olho nu. Um dia estamos mais magros e de repente passamos a adquirir peso. 

Mudamos a maneira de vestir. O corte e cor do cabelo. Fazemos a barba, começamos a malhar .

Mudamos nossa forma física até sem perceber ou mudamos para melhorar nossa saúde ou a nossa aparência.

Essas mudanças muitas vezes acontecem para agradar aos outros e não a nós mesmos. 

Mas a principal mudança precisa vir de dentro para fora e, tem que acontecer naturalmente para nos proporcionar bem estar e uma melhor maneira de convivermos em sociedade.

Ela não acontece de um dia para o outro, como se fosse um passe de mágica. Ela acontece quando percebemos que não está nos fazendo bem, muito pelo contrário ela vem nos desgastando, nos afastando de nós mesmos. Precisa acontecer devagar. É numa metamorfose.

Às vezes pensamos que estamos felizes como somos, "as pessoas me conheceram assim". Mas as coisas não funcionam assim. As pessoas podem te aceitar como é; isso não quer dizer que é a melhor maneira de ser.

Descobri que eu era temida pela minha forma direta de dizer as coisas. Eu não era uma pessoa de fácil convivência. Era sim uma pessoa que gosto e gostava de ajudar, atenciosa, fiel, amiga.

Isso não bastava, assim como esse meu jeito ao longo dos anos me fez deparar com o divórcio depois de 27 anos de casamento.

Deparei com um meu eu que desconhecia: frágil, medrosa, ansiosa.

Tirei dessa péssima experiência a necessidade de me auto avaliar e descobri que precisava me reinventar. Mudar meu jeito não minha essência 

Foi um período longo de aprendizado e ajuda. 

Entrei em uma fase de me esconder de mim mesmo. Quis por um fim naquela mulher, mas a mulher guerreira e corajosa não deixou. Sempre fui exemplo de perseverança e não podia vacilar 

Despertou dentro de mim uma nova mulher que aprendeu a ouvir, a interpretar o silêncio, a não gritar para ter voz mas sim; a se calar para ser entendida .

Ainda vivo minha mudança que a todos os dias me apresenta uma nova fase repleta de momentos bons e de superação 

Estou encontrando o equilíbrio entre o meu verdadeiro eu e aquela mulher que um dia perdeu parte no sentido da vida. 

Está valendo a pena olhar as cicatrizes e dizer: doeram muito, mas por causa delas, eu renasci mais forte, mais humilde, mais confiante.

Márcia Coutinho

www.dacebook.com/ salpicandoideias

domingo, 27 de junho de 2021

BASTA DE MEIAS VERDADES.

 " Eu não sou da direta nem da esquerda, sou pelo Brasil" . Está frase não é minha, mas de tantos brasileiros que assistem o nosso país se afundando enquanto existe uma disputa política pelo poder.

Eu, com o estudo que tenho, não sou doutorada em nada, mas fiz minha faculdade de Estudos Sociais e aprendi o que me basta para entender esse jogo de disse me disse, essas provocações. Se ameaçam o tempo todo. Buscam histórias e "podres" nos tempos da Arca de Noé.

Se estranham, se defendem , negam as evidências o tempo todo.

Não entendo, se cada um que se candidata ao cargo mais alto ou mesmo a deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores têm a fórmula mágica para fazer nosso país avançar, por que não se unirem?

Não. Ficam degladiando, usando seu pior lado para destruir o oponente. 

Enquanto isso a fome se espalha, a segurança está um caos, moradias se transformam em amontoados de barracões nos morros e a saúde se escorre pelos esgotos a céu aberto.

Não existe meia verdade ou meia mentira. Existem os fatos e eles falam por si só. Cada um entende o que quer e defende o que lhe convém.

O que não podemos é ficar como marionetes nas mãos de quem acha que entende e quer nos enfiar goela abaixo suas teorias e verdades .

Se imponha, leia, estude, avalie o que está ao seu redor. Não se venda nem se corrompa. Você pode pagar um alto preço pela sua escolha errada .

Eleições 2022 vem aí. Vamos fazer e ser a diferença . De promessas o mundo está cheio 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



sábado, 26 de junho de 2021

AME PARA SER FELIZ

Vamos falar de um assunto que não pode sair das rodas de bate papo, do nosso cotidianos, vamos falar daquilo que está em falta: o amor.

Seja amor próprio, amor ao próximo, amor em sua essência de doação, respeito, cumplicidade.

Estamos assistindo a um desgaste do ser humano, de suas relações, de seus princípios. Eles se atacam, entendem de tudo, defendem suas opiniões com unhas e dentes como se fossem donos da razão.

Esquecem que temos opiniões opostos e que não precisam ser as nossas, as opiniões certas 

Cadê o amor? A empatia?

O amor cabe em todos os corações. Ele pode ser manso, avassalador, comovente. Amar muda nossas vidas, nos transforma em seres melhores, acalenta nossas vidas .

O amor não pode ser bruto, possessivo. Dono de nossas vidas e do nosso destino .

Quando precisar tomar qualquer atitude, por mais que mexeu com seus sentimentos, lhe machucou o coração, não revide com faíscas de rancor e mágoa, mostre a essência do amor: se permita ser você mesmo e ignore os ignorantes.

Viva com amor, viva para o amor, simplesmente ame como lhe faça feliz.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



sexta-feira, 25 de junho de 2021

TRANQUE O PASSADO.

 Partimos de onde um dia nos recolhemos para viver dias e mais dias, anos após anos.

Aquela partida tinha um propósito. Talvez poucos entendam porque aconteceu. Era preciso voar, alçar voos novos para se conhecer. Aprender mais sobre si mesmo.

E nesse vôo descobrimos que nossas asas abrem mais do que um dia pensamos que seria possível. Isso se chama liberdade para sonhar 

As frustrações, a insegurança que a princípio seriam o peso que levaríamos na bagagem se transformaram em incentivo.

Não podemos deixar o fracasso nos cegar. O futuro é logo adiante. Sair da concha onde vivemos por tantos anos foi o grande desafio e agora, passado o tempo de amadurecimento o retorno é necessário.

Nem sempre voltar é querer resgatar o que deixamos para trás. É nos permitir um novo recomeço, uma partida para novas histórias.

Se preciso for; volte de onde partiu. Tranque a porta do passado e abra uma nova para o futuro.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 24 de junho de 2021

VACINA SIM, PARA TODOS.

 Eu não posso ficar em cima do muro. Preciso me posicionar diante da calamidade que está acontecendo no mundo.

Já são mais de 500 000 vidas perdidas. Quando a história poderia ter sido diferente. Faltou engajamento, empatia, aceitação da verdade.

A vacina demorou a chegar. O vírus não espera. E com tantas mortes ainda tem quem defenda o nosso presidente. A ciência acima da política, da briga da esquerda contra a direita 

Estamos falando de vidas, de famílias destruídas sem aviso e o nosso presidente, quem deveria ter assumido controle de repente se tornou médico infectologista, cientista, garoto propaganda de algo que ele acredita e não tem comprovação científica.

Por falar em vacinas, quando bebê meu cartão de vacina era completo, sempre em dia. Quando nos tornamos pais fizemos os mesmos pelos nossos filhos. Por que agora a vacina é tão questionada? Ela não é como todas preventiva?

Eu fui infectada de forma branda, tive sorte mas carrego as sequelas até hoje. Por que ainda tem pessoas que negam a doença, os protocolos de segurança, fazem e participam de festas clandestinas onde o vírus está sendo espalhado?

Vacine-se. Continue usando máscaras, álcool em gel, tome a segunda dose. Só assim poderemos sonhar com um dia voltarmos à normalidade.

E quanto ao nosso presidente, não estou falando que ele não trabalha ou seja corrupto, apenas reforço que ele precisa aceitar as críticas e ser mais elegante com quem o elegeu .

Educação cabe em qualquer ambiente, respeito é para todos.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 23 de junho de 2021

ENVELHECER COM PRAZER.

 Tem pessoas que tem medo do " envelhecer", esquecendo elas que é um privilégio. Quantos gostariam e não chegam a essa fase.

Essas pessoas acabam extrapolando em cuidados e dietas milagrosas para manter o corpo em dia, as rugas bem disfarçadas. Porém o verdadeiro envelhecer está mais na mente no que na aparência.

O passar dos anos nos dá uma bagagem de aprendizado que vem nos abrindo portas, ensinando a separar o joio do trigo. Começamos a diferenciar as pessoas .

Os problemas já não são tão enormes como um dia pensamos que eram, os anos de experiências buscam abrir nossos olhos e nos ensinam a nos permitir viver a melhor idade sem medo, sem pressa, sem cobranças.

Poder olhar a vida com olhos experientes é uma lição, não um castigo. O corpo pode mudar, as rugas aparecerem e os cabelos ganharem um tom prateado. Tudo isso são características físicas, a juventude que trazemos na alma e no coração não envelhecem.

Lembrem sempre disso: envelhecer com prazer é um privilégio.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 22 de junho de 2021

SEM MEDO, APENAS CONFIANTE.

 É só mais um recomeço, um novo horizonte, novos sonhos. Parece simples assim, mas não é.

Arrumar tudo, embalar as coisas, desfazer de outras entre elas lembranças que ainda doem. Rasgar papéis, separar roupas que já não lhe servem e você continua acreditando que ainda vão servir .

Ver caixas se amontoando no canto da sala. Os móveis sendo desmontados. Aos poucos a casa ganha um eco diferente, é como se fosse o eco do até breve.

A princípio tive medo . Parecia uma loucura aquela decisão de deixar meus amigos para trás. Foram eles que seguraram minhas mãos e não me deixaram desistir nos meus piores pesadelos. Mas, os amigos continuarão comigo, agora à distância, mas permanecerão fiéis e presentes em todos os momentos .

O meu recomeçar na verdade é uma continuação. Precisei sair de onde estava, me fortalecer, descobrir minha força e agora de cabeça erguida e coração curado posso continuar de onde parei.

Levo comigo meus sonhos interrompidos, levo a vontade de crescer, cuidar da minha saúde e buscar a minha paz.

Estou pronta. Agora é não deixar que nada nem ninguém dite o que eu devo fazer, já tracei meu destino: vou em busca de ser feliz novamente.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias



segunda-feira, 21 de junho de 2021

ADOÇÕES- Parte Ii

 Às vezes pecamos pelo excesso, afinal tudo que é demais sobra. Percebi que ao dar amor demais à aquela menina que hoje já é uma mulher de 43 anos, casada, mãe, não criei uma pessoa do bem; criei uma erva daninha 

Mas o Cacá foi tudo diferente. Desde a forma de sua adoção até os dias de hoje 

Minha tia já era mãe de uma adolescente e ouviu na rádio local que estavam dando um bebê, ela não pensou duas vezes, nem consultou meu tio que estava viajando, ele era caminhoneiro na época.

Logo ligou e foi busca-lo no hospital. Deu a ele seu sobrenome. Tudo dentro da lei.

Aquele menino era frágil demais, pequenino, o médico deixou claro que teria pouco tempo de vida. Ele só não contava que nosso Cacá era um pequeno guerreiro e queria viver.

Foi cercado de muitos cuidados e muito amor. Ele tinha uma missão: trazia luz, era um ser abençoado que com o passar dos anos nos mostrou que era especial.

Especial na sua forma de ser. Carinhoso, cuidadoso, mas que tem suas limitações. É interessante ver como cuida da casa, do galinheiro e das plantas, das pessoas 

Não sabe contar mais do que até dez, mas sabe comprar o pão e não vem sem o troco. Não sabe olhar as horas mas sabe o momento certo do almoço, do café da tarde e de molhar o " pé de jaboticaba".

Tem resposta pra tudo, às vezes até nos faz rir com seu jeito peculiar de responder. Tem jeito com a arte, faz tapete de retalhos, tem um colorido de dar inveja.

Como todos está envelhecendo, só não pode falar pra ele, fica bravo e dá uma daquelas respostas. É o xodó de todos. É um exemplo de simplicidade e carisma. Sabe amar de uma maneira gostosa. 

Não nos olha nos olhos, não gosta de abraços mas gosta de receber atenção. É muito agradecido e nós que convivemos com o Cacá sabemos que ele é a pureza aos 47 anos de vida.

Ele sim, foi um presente de Deus em nossas vidas. Existem muitos outros Cacá por aí, que tem gratidão por serem filhos escolhidos.

Se optar por adorar, que tenham muitas alegrias e sobretudo, que recebem gratidão pelo ato de amor.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/ salpicandoideias

domingo, 20 de junho de 2021

ADOÇÕES- Parte I

 Sei que é um assunto delicado e também polêmico. 

Adotar é um ato de amor, uma escolha. Por que resolvi dizer sobre isso hoje? De alguma maneira esse assunto entrou em minha vida muito cedo e de duas maneiras com dois finais bem distintos.

Um não vou citar nome pois me dói. O outro posso falar nome e sobrenome pois é exemplo de amor e gratidão.

Muito nova, aos 14 anos caiu como paraquedas em meu lar uma criança. A princípio eram poucos dias, a mãe continuava hospitalizada após o parto .

Me encantei com a menina. De repente me vi irmã, mãe. Me desdobrava entre os cuidados com ela e meus estudos. Na hora de dormir era no meu cantinho que descansava sempre segurando na minha orelha 

Mostrava aquele bebê como um presente que a vida me dera. O tempo passou e cada vez mais me apaixonava. Sua mãe saiu do hospital depois de meses e nossa menina não se adaptou ao seu lar. 

Dividia seu tempo entre as duas casas, até que ficou definitivamente em nosso lar 

Hoje, depois de tantos anos não reconheço essa criança. Tudo que fiz por amor se foi. Se tornou uma pessoa que não encontro palavras para descrever, talvez cruel pois vem me traindo, apunhalando pelas costas, mentindo.

Isso depois de eu tê-la tirado de tantas confusões, de tê-la apoiado sempre. Isso foi o que ganhei por amar demais 

Nem por isso desencorajo quem queira adotar. Eu tive o azar de não enxergar a péssima índole dela, mesmo sabendo como era o seu berço, seu histórico familiar.

Amanhã contarei a outra experiência de adoção pertinho de mim. Contarei do Cacá, o amor de menino, o grande homem de bem que se tornou.

Duas crianças adotadas tão próximas, duas histórias onde amar tem dois significados tão diferentes 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias.

sábado, 19 de junho de 2021

DEUS CUIDARÁ DO RESTO.

 Tenho reparado através das redes sociais como as pessoas estão buscando mais a Deus. Esse Deus que estava adormecido dentro de nós.

Na correria do cotidiano, o cansaço, a pressa ganhavam espaço e nisso Deus vinha em segundo plano .

Nunca se pediu e agradeceu tanto! Deus vem sendo reconhecido merecidamente como o Ser supremo, o dono de nossas vidas, aquela que nos acalma e governa.

É bom demais ver o seu reconhecimento! Precisou uma pandemia para mostrar ao homem que ele é pequenininho. Que só mesmo o nosso Pai maior é capaz de nos dar inteligência para brigarmos contra o invisível.

Deus tem proporcionado ao homem sabedoria para criar as vacinas para a cura do mundo e o homem tem reconhecido todo esse esforço.

Muitas correntes de oração, muitos agradecimentos, muitas novenas. É Deus tocando em nossos corações. Ele vem pedindo que façamos a nossa parte para que Ele faça a dele 

Então, vamos manter o distanciamento, o isolamento social , o uso de máscara, a higienização das mãos . É só isso que precisamos fazer.

Vamos deixar os encontros para daqui a pouco. Precisamos de saúde para curtir a vida. Aguente só mais um pouquinho. Para o momento é vacina para todos e que cada um faça a sua parte e Deus cuidará do resto.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 18 de junho de 2021

ESTOU QUASE LÁ.

 E como tenho vontade de ter uma varinha mágica com o poder de acelerar o tempo. Ia poder sair de onde estou e me ver em outro lugar, fazendo o que gosto e ajudando a quem amo ou a quem precisa.

Na verdade; saindo de onde estou eu deixaria de ver pessoas que tanto estendi minhas mãos e me apunhalaram pelas costas. Seria um alívio não precisar nem olhar para essas pessoas.

Enquanto não tenho esse poder vivo acreditando em dias melhores, fazendo planos, sonhando e firme na minha fé.

Descobri que, mesmo quando seu coração está apertado, cheio de cicatrizes ele continua bombando sangue de esperança para seu corpo e mente. Assim você se mantém viva.

É gratificante olhar para trás e ver que aquela pessoa que um dia pensou em tirar a própria vida se reconstruiu mais forte, mais confiante. Como fênix ressurgiu das cinzas e hoje voa plena, feliz.

Nem todos gostam de te ver andando de cabeça erguida. Para essas pessoas recalcadas deixo o meu obrigado por terem me proporcionado a chance de me reerguer ainda melhor do que fui um dia .

Me permiti, fui a luta e estou quase lá.

Márcia Coutinho

www.faxebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 17 de junho de 2021

ONDE FOI QUE ERREI?

 Estava perguntando a Deus: será que esse nosso mundo está perto do fim?

Estamos vivendo tempos sombrios, o ser que tinha que ser humano vem tirando sua máscara e mostrando um lado egoísta, perverso .

Isso lógico, é para uma minoria que, mesmo sabendo que estamos lutando contra o invisível, vendo tantas famílias perdendo seus entes queridos, ainda encontramos pessoas desfrutando normalmente da vida 

É como se vivessem em um mundo paralelo, onde reina a saúde, a paz e alegria. Estão pouco se importando para a dor do próximo.

O monstro adormecido nessas pessoas despertou. Nunca se ouviu falar tanto em tragédias. 

Assassinatos, feminicídios, intolerâncias, descaso, desrespeito.

Parece que as pessoas resolveram ser donas do mundo e da vida do próximo. Matam, agridem, desaparecem. 

A justiça parece adormecida ou tendenciosa. Lamentável.

A fome está por todos os lados, o desemprego agora é mais do que real, famílias sendo despejadas por não terem mais como se manter. É desumano, é covardia.

E Deus, nosso todo poderoso deve estar se perguntando: onde foi que eu errei?

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quarta-feira, 16 de junho de 2021

NÃO?

 Mais uma vez o "não" foi a resposta. Por que será que as portas estão se fechando?

Mas, espere um pouco. Por que eu preciso aceitar o não? Eu posso lutar pelo sim. É difícil, mas não impossível.

Às vezes virar as costas para as oportunidades é mais simples. Nos manter em nosso mundinho de acomodação é mais viável, menos dolorido.

Isso se chama covardia. Somos mais do que capazes de enfrentar as batalhas da vida. Temos dentro de nós verdadeiras feras; prontas para ir à luta. O que nos faz sermos fortes. Basta despertar essa fera e partir para a luta .

Não podemos deixar de "vigorar". É preciso confiar mais em nós mesmos. Para início de conversa temos que colocar em nossa vida como meta a educação. Sem educação não somos nada.

Estudar, aprimorar, aperfeiçoar e nunca parar de buscar conhecimentos. Esse é o caminho. Não é um caminho de flores, a verdadeira educação também não .

Encontramos os percalços, porém estando do lado certo, sempre em busca de melhorar, esses percalços são as molas que nos estimularão a não desistir.

Se ouvir um, dois ou mais " nãos" persista. Existe uma porta à sua espera para ser aberta.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/ salpicandoideias

terça-feira, 15 de junho de 2021

QUANTA INCOMPETÊNCIA!

 Quando você vai fazer um plano seja odontológico, de saúde, funerário, telefônico ou só dá internet, os caminhos são rápidos. Te propõem tantos benefícios que acabamos aceitando as propostas.

Claro que, no decorrer do tempo acontecem alguns imprevistos e, resolver é uma verdadeira batalha.

O telefone do SAC tem tantos ramais e nenhum atende à sua solicitação.

Penso que isso é para desistirmos.

Agora; se seu desejo é cancelar seu produto haja paciência! Você passará por todos atendentes, ouvirá músicas e a ligação vai cair. Isso é praxe. Haja paciência.

Só não vale desistir. Se seu propósito é cancelar continue tentando, alguém precisa falar com você e não uma máquina programada.

Quando, depois de muitos dias e horas de tentativa, alguém te atender, aproveite para falar tudo. Anote os números de protocolo, horário de atendimento, nome da atendendo. Certifique- se de ter tudo anotado para um futuro questionamento. Se puder grave as conversas.

Estou a dois meses tentando cancelar meu plano de saúde. Já solicitei o cancelamento e mesmo assim me cobraram mais um mês.

É difícil, complicado e somando a isso a má vontade e falta de informações das atendentes.

Me responda: pra que cursos de treinamento se continua tudo a mesma coisa?

Márcia Coutinho

www.facebook.con/ salpicandoideias

segunda-feira, 14 de junho de 2021

AGREGANDO À VIDA.

 Nem tudo que reluz é outro, assim como nem todos que dizem ser seus amigos na verdade não são nem colegas.

É triste nos enganar com as pessoas, com aquilo que nos apresenta. Muitas vezes usam máscaras para esconder suas verdadeiras faces.

Já tem pessoas que dão tapinhas nas suas costas, quando na verdade te apunhalam, sujam seu nome sem dó nem piedade.

Já convivi com pessoas que dividiam seu sorriso, seus casos e histórias e hoje não me olham nos olhos. Simples assim, sua amizade não é mais importante pra ela.

E assim segue o mundo. Pessoas que procuram agregar ao seu meio social só pessoas que podem ser úteis a ela e não pessoas que estão com ela na tristeza ou na alegria.

Em vez de sofrer por quem não merece, valorize cada vez mais quem não foge quando o problema se apresenta, mas sim ele te acolhe, te aplaude ou seca suas lágrimas.

Essas são pessoas que devemos levar pela vida.  Ninguém consegue mudar a cabeça de quem prima pelos bons costumes, virtudes e ética 

Márcia Coutinho

www.facebook com/salpicandoideias

domingo, 13 de junho de 2021

BORA AGRADECER.

 Tem dias que precisamos parar, olhar para dentro de nós, avaliar tudo que vem nos acontecendo e dar garças.

Sim, agradecer por termos a oportunidade de fazer aquilo que alimenta a nossa alma e alegra nossos corações.

E hoje foi um desses dias. Dia de agradecer por estar colocando no papel os meus sonhos. Idealizando cada passo, afim de que possa concretizar o que estou almejando nessa nova retomada da minha vida e ver cada detalhe tão planejado dando certo.

Tem pessoas que fazem parte dessa torcida, de alguma maneira estão sendo como tijolinhos nessa minha construção. Cada uma à sua maneira vem sendo a ponte nesse recomeço. Apoiando, incentivando, acreditando.

Por isso queria ter um jeito de dizer em forma de poesia o quando estou emocionada e feliz por ter pessoas especiais e queridas ao meu lado.

Sinto- me privilegiada por ter no meu convívio pessoas de bem, ótimo caráter, íntegros e acima de tudo  AMIGOS, prontos para o que der e vier.

Eu estou confiante .  Eu tenho fé. Eu tenho Deus caminhando do meu lado. Então... Já deu certo.

Márcia Coutinho

www.facebook.con/ salpicandoideias


sábado, 12 de junho de 2021

DIA DE CELEBRAR O AMOR.

 Para os casais apaixonados hoje é dia de dengo, carinho, momentos inesquecíveis para celebrar a data .

Por mais que esbarramos em pessoas que dizem não acreditar no amor, elas apenas fingem não acreditar. Carregam seus traumas 

O amor está estampado no brilho dos olhos, no sorriso que não sai dos lábios, da borboleta batendo asas no peito.

Isso sim, é viver momentos especiais ao lado de alguém que divide nossos sonhos e juntos planejame um futuro.

Namorar é o conhecer dia a dia. É abrir mão de algo para agregar muito mais do que imaginamos. Essa convivência faz brotar e germinar a semente do amor que; ao longo do tempo, se bem regada e cultivada dará um fruto tão almejado: o amor.

Não pense vocês que, namorar, amar é algo fácil que tem um manual de instrução. Muito pelo contrário, não tem regras, tem o experimentar , o viver, o se permitir .

Por mais que estejamos vendo tantos casos de feminicídios, isso não quer tirar a nossa esperança em encontrar nosso príncipe encantado. Vem para nos alertar em não aceitar qualquer tipo de abuso, seja  físico, emocional ou psicológico.

O amor não permite isso. Um tapa nunca vem sozinho, ele trás consigo agressões, ameaças e morte 

O amor nos permite sonhar. Ele sempre vem até nós carregados de paixão, carinho e aconchego .

Não se permita ser vítima do agressor em nome do amor, um sentimento que agrega, não destrói.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


sexta-feira, 11 de junho de 2021

DIFÍCIL ACEITAR.

 Não levanto bandeira nem pra direita ou para esquerda. Torço por meu país, que ele seja governado por pessoas de bem, coragem e correntes. 

Não sou a favor ou contra ser gay. Não preciso gostar ou aceitar. Preciso sim, respeitar .

O respeito assim como a educação cabem em qualquer ambiente. Quem deve responder pelas suas escolhas é quem as escolhe 

O papel dos pais é educar, orientar e acolher seus filhos, pois tem muitas escolhas que são deles mas respingam em nós pais. Cabe-nos ser coerentes e estar sempre de braços abertos para acolhê-los.

Não estou dizendo para que sejam coniventes. Jamais. Eles tem a missão de educar, ensinar princípios, valores e ética.

Vivemos em um mundo onde alguns pais fogem de suas responsabilidades por covardia, deixam que a mãe e o mundo façam um papel destinado a eles.

Nenhuma família quer ter filho julgado por ser quem é. O que devemos pensar é que muitas vezes não é escolha.

Eles podem escolher o caminho errado. Essa decisão está em suas mãos e cabe aos pais mostrar o quão ruim são as escolhas que eles fizeram.

Mas, cuidado. Às vezes seu filho será infeliz por esconder algo que está nele e a intolerância pode desencadear sérios problemas emocionais .

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 10 de junho de 2021

ISSO É AMIZADE?

 Às vezes fico pensando em como ter AMIGOS é um privilégio, um presente da vida.

Afinal um verdadeiro AMIGO vale mais que um parente. Ele te escuta, puxa a orelha, é parceiro, confidente. A maior qualidade de um AMIGO é a fidelidade.

A ele confiamos nossos sonhos, frustrações e ambições. Dividimos parte de nossa vida. Esperamos dele conselhos que vão agregar.

Quando descobrimos que nosso "AMIGO" não é tão fiel, é como perdermos parte de nós. A confiança vai para o ralo e a descrença toma conta do nosso coração.

Já vi relacionamentos terminarem mesmo antes de começarem por interferência do AMIGO. Sim, esse ser de alguma maneira se incomoda com a felicidade alheia e usa artimanhas para deixar as dúvidas no ar.

Se a pessoa for uma indecisa, influenciável vai deixar esse "olho gordo" de codinome AMIGO mudar o rumo da sua vida. Lá na frente, vai olhar e perceber o quanto está sozinha; quando poderia estar em outro nível de felicidade.

Seja fiel, seja amigo e nunca um leve e trás. Esse papel é de moleque e pessoas mal resolvidas, mal amadas.

Pense nisso.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/ salpicandoideias



quarta-feira, 9 de junho de 2021

O QUE É MESMO O AMOR?

 Todos nós sempre ouvimos falar em amor e queremos viver esse sentimento.

Porém, algumas pessoas acabam romantizando demais e descobrem que o amor não é tão cor de rosa como imaginavam e acabam se decepcionando: uma, duas ou mais vezes até desistirem.

Outras já encontram seu amor e faz ele dá certo. Isso por que sabem que amar não são só flores, tem seus espinhos.

Não sou mestre no amor, mas descobri que amar é querer bem, é querer estar juntos, compreender, se ajustarem um na vida do outro. Aparar as arestas para que o encaixe seja pleno e faça os dois se sentirem realizados e felizes.

Infelizmente estão banalizando o amor. Ele ficou fácil demais, exposto demais, deturpado em sua forma de ser.

Não se mede o amor pela atração física, isso é carnal. Tem um início como furacão e um término com mágoas e insegurança 

O relacionamento com base em sentimentos verdadeiros começa no conhecer, no aprender até chegar ao ápice quando seus corações batem no mesmo ritmo.

Pode acontecer do casal nem ter atração física mas tem encontro de alma que começam um relacionamento com romantismo, flertes, toques e finalmente o amor em sua essência, sem medo, privações e muitos momentos de descobertas a dois.

Se permita viver o verdadeiro amor. Sem cobranças ou pressa 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 8 de junho de 2021

ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO?

 Essa educação que falo não é a educação escolar, mas sim; a educação que vem do berço.

Em qualquer ambiente estamos percebendo essa grosseria das pessoas. Não tem desculpa para essas coisas.

Ande em uma calçada movimentada e repare como a pressa vem tornando os cidadãos grosseiros. Nem um " me desculpe". Passam, esbarram como se fossemos uma coisa qualquer e não um ser humano.

Hoje, presenciei um momento de falta de respeito ao próximo. Estava no ônibus, que foi enchendo em todas as paradas. O trocador gritando e não pedindo que os passageiros dessem um passinho para trás.

Esses passageiros amigáveis iam se espremendo, empurrando, forçando passagem como se fosse possível. Até que uma passageira indignada pediu educação e respeito.

Acreditem, a mal educada olhou com aquele olhar azedo de quem não queria ter acordado cedo e disse entre dentes: desculpa, com licença e passou.

Não precisava disso se cada um respeitasse o seu espaço e  o do outro. Não custa fazer uso das boas maneiras, ser exemplo.

Espero que um dia eu possa dizer que o povo aprendeu a conviver em sociedade.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

segunda-feira, 7 de junho de 2021

COMO ASSIM?

 Que estamos vivendo tempos difíceis ninguém tem dúvida. São dias de incertezas, angústias e medo. 

Sim, estamos lutando contra o invisível, um vírus mortal e ainda desconhecido pela ciência. Ciência essa que vem sendo de grande importância e que vem sendo a esperança da humanidade.

Enquanto o invisível vem nos preocupando, algo pior do que ele vem nos apavorando: o ódio destilado nas redes sociais.

Críticos, perfeitos, sem nenhum problema, amargos, cruéis, sem noção. Esse é o perfil daqueles que atacam sem dó nem piedade.

Passam seus preciosos tempos cuidando da vida alheia. Opinando como se isso fosse direito deles. Não pensam nas consequências de suas palavras.

Fico então me perguntando: com tantas pessoas usando o tempo livre nessa pandemia, quando usam as redes sociais para se distrairem, esses entendidos da vida alheia, ainda encontram tempo para cuidarem da própria vida?

Acho que está na hora de se repensarem seus valores e éticas. Ainda dá tempo.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


domingo, 6 de junho de 2021

PALAVRAS OMISSAS.

 Palavras...amenas com sabor de carinho.

Ríspidas com efeito de um tapa na cara.

Palavras que decretam seu fim, sua renuncia à liberdade. 

Palavras com duplo sentido que te deixam na encruzilhada entre o certo e o errado.

Palavras cruéis ditas de bocas do pecador. Ninguém é perfeito e vivemos para nos aperfeiçoar e aprender a conviver em sociedade. Tudo pela nossa liberdade de ser quem queremos e não pelo que a podre sociedade nos impõe.

Assim como as palavras machucam, muitas vezes o silêncio são as mais sábias palavras. Compreender nossas escolhas pelas atitudes, falar com os olhos.

Ouvir as palavras dos dois lados. Não se omitir. Saber ser coerente. Nem sempre a palavra de quem está ao seu lado é a verdade. 

Busque virar a moeda. Você pode se surpreender.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sábado, 5 de junho de 2021

VIVER.

 Gente que vai e vem, andam em direções opostas em buscas de sonhos diferentes 

Gente que corre sem rumo, olhando para o além buscando respostas que não tem.

Gente que pára no cruzamento, que pensa, olha e segue. Gente que sabe o que quer.

E são essas diferentes pessoas que cruzam nossos caminhos; despertando em nós sentimentos, emoções.

Vidas de diferentes acasos que se misturam gerando novas vidas que, futuramente irão ir e vir.

Pessoas de pensamentos distintos e histórias comoventes criando relações de afeto, amor e ódio. 

Um mundo de gente se misturando nos caminhos da vida, se esbarrando nas esquinas, comungando de ideias diversas fazendo o mundo girar.

E entre tantas idas e vindas sentimentos se criam, laços se fortalecem, vidas se constroem 

Isso se chama deixar viver o que é pra ser vivido 

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

sexta-feira, 4 de junho de 2021

TUDO PASSA E A COBRANÇA CHEGA.

 Às vezes fico pensando em como tem pessoas que gostam de ferir os outros e sentem prazer nisso!

Queria ter um nome para dar a essas pessoas, todos que imagino é pouco, afinal para quem é feliz massacrando o próximo não existe adjetivos. 

Chamar de covardes é um elogio. São tão pequenos de coração e grandes de ignorância. Não merecem o nosso olhar nem de indignação.

Procurar fazer o bem faz a nossa alma mais leve. O nosso coração se engrandece e nossa vida segue límpida e sempre em frente.

Talvez essas pessoas até acreditam que suas vidas estão resolvidas, se encontram divertindo, rodeadas de "amigos", vão onde querem. Mas será que são realmente felizes?

Pois se acham; essa felicidade tem tempo de validade, ninguém é feliz torcendo contra o seu semelhante. Em algum momento ela se desfaz como fumaça e tudo se perde. O vento leva essa alegria passageira e chegará a tempestade.

Vamos ter mais empatia em nossos corações, procure viver a sua vida por você e nunca queira o mal de quem quer que seja.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias


quinta-feira, 3 de junho de 2021

O VALOR DO SILÊNCIO.

 Não sei se você já ouviu ou já falou essa frase:" eu não levo desaforo pra casa.

Pois é. Quantas vezes eu disse essa frase e muitas outras. Eu não deixava nada para dizer depois, falava o que pensava, defendia meu ponto de vista.

E o que ganhei com isso? Diria que no momento sentia-me aliviada, mas com o passar do tempo vi que mais perdi do que ganhei 

Falar sem pensar, ponderar, " medir as palavras", não faziam parte do meu jeito de ser. As pessoas evitavam discutir comigo. 

Hoje, vejo que  sempre quis ser dona da razão. Quando na verdade a última coisa que tinha era razão. Aprendi a ouvir.

Revejo triste quem fui, mas alegro com minhas mudanças. Descobri o valor do silêncio. O quanto sábio ele é. Vejo o quanto ele nos ensina. É como se o silêncio falasse ao nosso coração.

Engraçado é ver em determinadas situações as pessoas esperarem eu esbravejar como fazia e se surpreenderem com meu silêncio. Como ganho mais em me calar! Como me sinto bem!

Como dizem por aí: "não posso mudar quem fui, mas posso mudar quem sou." 

Essa sou eu hoje.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias




quarta-feira, 2 de junho de 2021

OPORTUNIDADES

 Partimos do princípio de que a vida nos oferece muitas oportunidades, porém ela não chega até todas as pessoas.

Muitas vezes essas oportunidades se camuflam por detrás da falta de ética e princípios.

Nem sempre a pessoa mais qualificada fica com a vaga de emprego, ela enfrenta a desigualdade social, o preconceito .

Nem todos podem frequentar uma boa escola, bons cursinhos. Esbarram nas dificuldades financeira. Precisam se virar e usar o seu melhor para brigar de frente . 

Tem oportunidades que são grandes desafios e vencidos por aqueles que persistem, não aceitam o não como impecilho. 

A primeira coisa que precisamos fazer para não deixar passar a oportunidade de sua vida, é não se diminuir pra ninguém, é olhar para frente e enxergar seu futuro como uma grande chance de virada.

As oportunidades existem para todos, mas só a abraçam quem não tem medo da crítica e medo do desconhecido.

Mostre ao mundo seu valor, desafie o improvável e vença pelos seus méritos.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

terça-feira, 1 de junho de 2021

SEJA SOLIDÁRIO.

 Tudo na vida seria bem mais simples se houvesse respeito e verdadeira empatia entre as pessoas.

Estamos vivendo em um mundo de constantes transformações e mesmo assim ainda existem pessoas que continuam a mesmas :egoístas, egocêntricas, mimadas.

Por outro lado, estamos vendo um ser humano solidário surgir em meio a esse caos causado pela pandemia.

As pessoas estão passando fome, perderam seus empregos, seus lares e com isso a dignidade.

É muito triste ver que ainda assim tem pessoas não se preocupando com o seu semelhante. Continuam levando a vida numa boa, desrespeitando as regras, se negando a aceitar o que está aí pra todos verem.

Precisamos escolher de que lado vamos ficar: ou vamos olhar com carinho para o próximo ou vamos virar as costas para quem tanto está sofrendo?

O momento é esse, a hora é agora . Vamos nos unir a quem quer ajudar, vamos fazer parte dessa corrente pela vida.

Procure aí na sua cidade uma maneira de ajudar.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias