Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sábado, 31 de março de 2018

A VIDA NÃO É UM BRINQUEDO.

                                              Imagem relacionada


A vida para alguns parece um brinquedo. Vivem da diversão sem preocupação com o futuro. Deixam as coisas acontecerem apenas como um curso natural, onde não fazem nada para acrescentar aprendizado e conhecimento.

Para estes, viver é apenas curtir; sem compromissos e regras. A eles parece que o limite é apenas mais uma palavra do vocabulário e que, eles desconhecem o significado.

Essa juventude que vem trazendo na bagagem a falta de respeito, o descaso com a família, principalmente com os pais, a falta de estudo e profissionalismo.  Hoje curtem as baladas, os rolês, shopping, muita tecnologia, quando mais avançada melhor.

E o que estão dando em troca? Nada de positivo, apenas rebeldia, uso de drogas, vida sexual precoce e muitas dores de cabeça para os pais e sociedade.

Digo sociedade pois esta dita regas, cria normas, mas essa mesma sociedade não impõe limites. Muito pelo contrário, não se dá ao respeito.

Estou ficando cada dia mais preocupada com o futuro do mundo. As crianças estão perdidas, os jovens estão sem rumo, os pais cada dia mais sem atitude e as famílias se desfazendo.

O que podemos esperar para que tudo mude, que seja dado uma reviravolta na cabeça do povo para se acordar e ver que estão andando na contramão?

O melhor é tentar acreditar naqueles adolescentes e jovens que são uma parte que ainda luta para ter o seu lugar ao sol, estes sim, fazem o dever de casa, estão dando o seu melhor e se confrontando com uma outra parte que nada quer de sério e ainda não entenderam que sem educação, respeito e amor nada se constrói.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 30 de março de 2018

A DOR DO APRENDER.

                                        Resultado de imagem para precisamos continuar aprendendo

Tudo passa: as dores, as alegrias, as decepções. O que fica é o aprendizado.

Para que esse nosso passado não nos jogue na cara onde erramos, faça o seu melhor; lembrando sempre do dia de amanhã.

Por muitas vezes mudamos de humor no mesmo dia. Por que isso acontece? A resposta é simples. Porque temos caráter, somos humanos e suscetíveis ao erro, às falhas. Incomoda-nos não saber o que queremos, como fazer ou até mesmo o que dizer. Assim mudamos conforme as situações.

Não se martirize por ser certo demais, por não aceitar o excesso de vaidade dos outros. Não se martirize achando que o que você conquistou é pouco.

Você tem o seu tempo, suas ideias e nelas precisa acreditar.

Aprenda a caminhar olhando para cada tijolo que colocou no seu alicerce da vida, eles tem a sua história e não estão ali por acaso.

São nesses pequenos detalhes que você encontra forças e motivação para sempre sonhar mais.
Está difícil, mas você vem aprendendo a somar o melhor de você com o melhor de seus amigos.
Essa mudança que sente durante todo o dia é reflexo do seu amadurecimento com as porradas que a vida nos impõe, assim você sofre as mutações do aprendizado. São as dores do aprender.

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideias

quinta-feira, 29 de março de 2018

O HOJE.


                                                  Resultado de imagem para NÃODESPERDICE O DIA DE HOJE, VIVA-O 


E de fato a vida passa rápido. Se não fizermos por nós o que tanto desejamos, com certeza ficará um vazio em nossa vida.

Muitos espaços que encontramos em nossa história acontece em razão dos momentos em que nos afastamos dos nossos objetivos. Desviamos dos nossos caminhos para procurar por atalhos.

Se fosse fácil assim, não teria explicações para tantos desafios que a vida nos impõe. Quantas vezes nos deixamos abater pelos fracassos e de agradecer pelas conquistas. Estamos acostumados a manipular nosso cérebro para a negatividade, assim fica difícil dar um rumo certo à nossa vida.

No dia em que acordarmos e não ficarmos remoendo as tristezas que enfrentamos e sim, nos munir de força e coragem para reverter nossa história, a vida tomará outro caminho e certamente seremos mais felizes.

Entre altos e baixos, quedas e tropeços, ainda podemos nos considerar de sorte, a vida nos dá mais uma chance de recomeço e essa chance se chama o hoje.

Márcia Coutinho


ACEITE: ACABOU.

                                                                           



Alguns dizem que a instituição “casamento” está ultrapassada. Essa nova geração não dá importância para o matrimônio, apenas o fato de morar juntos já se consideram casados. Dizem até que “amigado com fé, casado é.”

Mas isso é muito relativo e não entra na discussão. O que importa é o amor, a relação como um todo, onde todos buscam a felicidade e pretendem seguir adiante até que a morte os separe.

Mas, e se a separação acontecer sem a morte de um dos cônjuges? Isso anda acontecendo tanto e por mais que o caso não seja o primeiro, parece que ninguém ainda aprendeu a superar a dor do fim.

Por mais que, quem pediu a separação parece não estar sofrendo, pode ter certeza: foi uma decisão difícil. Agora é cada um com sua vida e vida que segue.

Mas como enfrentar essa separação, mesmo que a relação já vinha com seus desgastes natural do tempo onde conviveram juntos, mas sempre existe a esperança de superação. Enquanto buscamos respostas para esse rompimento, não podemos deixar de viver. É preciso força, coragem e determinação, afinal foi o fim de um relacionamento e não o fim da vida.

Não fuja de suas emoções. Viva a dor. Tenha o seu tempo de superação. Esbraveja, chore, só não deixe que essa dor se prolongue por muito tempo. aceite: acabou.

Aproveite o momento para suas reflexões, busque reencontrar e reaproximar de seus amigos, mude sua rotina, faça do momento um aprendizado. Você tem suas qualidades e seus méritos, valorize cada um deles.

Sabe de uma coisa? É hora de refazer sua vida com coisas novas. Faça tudo para se manter jovem e feliz. Não dê aos outros motivos para terem dó de você. Você está sofrendo hoje, amanhã é um novo dia e nada melhor do que acordar e saber que ainda tem muito para viver e ser feliz.

Márcia Coutinho


terça-feira, 27 de março de 2018

IMPULSIONE SUA VONTADE.

                                                    Resultado de imagem para porque não acreditamos em nós mesmos?


Acreditar em si mesmo e nas possibilidades que se abrem para você tem uma força impressionante sobre nós mesmos.

Essa autoconfiança nos tira da zona de conforto e nos proporciona viajar para o desconhecido não temendo o que vamos encontrar. Nos tornamos maduros e autossuficientes. Mas, não deixe que a autoestima caia no primeiro escorregão. Tudo isso faz parte do nosso crescimento como pessoa.

Faça seus planos, execute-os no seu tempo e não no tempo dos outros. As pessoas têm o hábito de ditar normas e querer que estas sejam cumpridas à sua maneira. Só você é capaz de determinar o seu tempo.

A opinião alheia não deve mudar o seu trajeto, mostre a você mesmo o quanto é capaz. Se tentarem barrar seus sonhos, desafio-os e nunca permita que uma palavra tire seu equilíbrio.

Se você não der o primeiro passo, não chegará nunca ao seu destino. Cada parada para ouvir conselhos ou cada vez que tirar seu foco, essa sua caminhada será longa e cansativa. Talvez você nem chegue onde tanto quer. Por isso, nada de ficar dando ouvido aos invejosos de plantão. Pessimista tem em qualquer lugar, saiba fugir deles.

Vamos nos aceitar como somos, com nossas limitações e ousadia, acreditando sempre que as possibilidades estão aí para todos, por isso elas são transformadoras. Aprenda a substituir o não vou conseguir por eu vou tentar.

Dessa maneira você vai estar impulsionando sua vontade.

Boa sorte.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 26 de março de 2018

QUE FUTURO OS AGUARDA?

                                                   Resultado de imagem para crianças da era tecnologica



Essa geração do futuro que não está se preparando para enfrentar tantos problemas que eles estão plantando, como podem enxergar um futuro promissor se desconhecem os limites e esbarram em tantas modernidades?

Não vivem em um mundo real, fantasiam seus dias como heróis da era tecnológica. Trocam qualquer brincadeira para ficarem com seus “brinquedinhos” que funcionam com apenas um toque de dedos. A diversão tem lugar certo: o conforto da sala ou do quarto bem em frente ao computador, tablet ou smartphone.

Se antes o melhor para qualquer criança era brincar na rua, jogar futebol e brincar de casinha, isso ficou para trás. Não apenas porque fizeram essa escolha, mas sim, por motivos de segurança estão cada dia mais trancados.

Fazer o que com o tempo ocioso? Acessar as redes sociais, os joguinhos eletrônicos, as conversas no WhatsApp e deixar que o tempo passe.

Se está difícil segurar essa geração que está conectada 24 horas com o mundo virtual, imagine para os pais que correm de cá pra lá para dar conta da agenda, e ainda tem que completar a jornada em casa com os filhos. Resultado? Estresse, cansaço, tarefas incompletas, desculpas para os atrasos, crianças com uma agenda lotada.
Parece que o lápis tem tempo determinado para sumir do mercado. Nossas crianças têm o contanto com os teclados antes mesmos de aprenderem o alfabeto. Precoce para esses pequenos que estão sendo mutilados de uma fase que deixa as melhores marcas na nossa vida.

Vamos torcer para que elas estejam arquivando tudo que aprendem de melhor para que possam colocar em prática nesse futuro incerto que os aguardam.

Márcia Coutinho







domingo, 25 de março de 2018

É FÁCIL SER GENEROSO.

                                                    Resultado de imagem para generosidade


Quando pensamos que o mundo não tem mais jeito, que as pessoas já não conseguem se respeitar e até mesmo que o maior e mais poderoso sentimento começa a entrar em extinção, surge manifestações de generosidade que nos tocam.

Realmente, o mundo está cheio de pessoas intolerantes que não conseguem aceitar as diferenças, sentem-se como donos do mundo, onde as maldades e mazelas da vida nunca os atingirão. É como se fossem Deus, poderoso e inatingível.

Mas não é bem assim. Todos temos nossos defeitos e falhas. Em algum momento vamos precisar de alguém. Para que possamos ser atendidos precisamos ter feito a nossa parte como ser humano: colher para depois plantar.

A generosidade é algo tão fácil de fazer e ao mesmo tempo tão difícil de ser compartilhado. Vivemos em um tempo onde a falta do tempo nos veda os olhos para os problemas alheios e custa tão pouco ser generoso; basta pensar no próximo com amor e respeito.

Para começar a semana, vamos praticar a generosidade. Seja em um bom dia, um até logo, um como vai você, um gesto de atenção e carinho. Aprenda a olhar com olhos de quem quer servir e encontre uma maneira de ajudar. Não peço que tire o que você veste, mas saiba ouvir quem precisa, aconselhe. Esteja presente. Isso já é um bom começo.

Para você que se preocupa em ser generoso, em plantar boas atitudes, não tenha medo de semear o bem; com certeza florescerá e teremos uma farta colheita de coisas boas.

Márcia Coutinho


sábado, 24 de março de 2018

POR QUE TANTAS MUDANÇAS?

Imagem relacionada
                                                                                   


Sabemos que o tempo nos proporciona sabedoria e aprendizado. Muitas vezes nossas atitudes demonstram o quando evoluímos ou não. Tudo depende muito da fase da vida em que estamos e até mesmo das pessoas que convivemos.

Na verdade, mudamos por fora, mas a nossa essência não muda. Mudamos de acordo com nossas necessidades.

Quantas mudanças acontecem e não percebemos, quantos amores chegam e partem deixando em nossos corações cicatrizes que despertarão um outro lado em nós, o lado da atitude. Precisamos tomar atitudes coerentes que não nos permitirão trancar nossos corações, mas sim, aprender a fazer as escolhas certas. Não pela aparência, mas sim pela conduta e caráter.

Criamos expectativas para o hoje e também a longo prazo. Isso nos dá condições de sofrer várias mudanças, vivenciarmos várias metamorfoses e de cada uma tiramos lições essenciais para o nosso amadurecimento.

Pensar, refletir e mudar. Esse é o processo natural que todos nós devemos passar. O importante é nunca esquecer que não voltaremos a ser o que já fomos um dia. O tempo, a vida, todos nos ensinam a transformar boas e más experiências em um grande molde para toda a nossa caminhada.

Mude por você e aprenda a aceitar quem ainda não aprendeu a mudar. Só o tempo, o amor e a dor é que ensinam.

Márcia Coutinho



sexta-feira, 23 de março de 2018

ABRA BEM OS SEUS OLHOS.

                                              Resultado de imagem para porque acreditamos em tudoque nos dizem?



Tem dias em que parecemos tontos. Acreditamos em tudo que nos dizem e o pior, ainda espalhamos para os outros.

Quando acreditamos em tudo, não medimos as consequências. Quando percebemos aquela sua crença provoca um impacto muito grande em sua vida.

Esse hábito de acreditar em tudo que nos dizem, pode ser uma coisa que aprendemos com nossos pais, com a convivência com outros familiares e amigos. Assim, aos poucos deixamos de ter autonomia sobre nossos olhos e ouvidos. Tudo cremos, mesmo que não seja verdade.

Com o tempo vamos percebendo o quanto somos frágeis, o quanto aceitamos as opiniões alheias e deixamos que estas influenciem nossas vidas. Muitas vezes nos fazendo mudar de caminho.

Às vezes, ouvimos boatos e deixamos que ele cresça, mesmo que nos envolva. Seria bem melhor pesquisar a fonte e não entrar de cara nessa conversa. Muitas vezes acreditar em tudo só nos cega mais para a realidade, e ainda tem que consegue nos envolver a tal ponto que a dúvida deixa de existir.

Essas pessoas são perigosas, manipuladoras. O mundo está cheio delas. Só não podemos nos esquecer que tem muita gente que se fantasia de cordeiro para aprisionar mais fácil suas presas.

Alguma vez, você já disse para si mesmo: eu não simpatizo com essa pessoa, ou mesmo; meu anjo da guarda não bateu com o dele”? Muitas vezes de tanto ouvir falar da pessoa; você criou uma defesa contra ela e não tem nada contra, apenas uma falsa intuição que já vem sendo manipulada por outras pessoas.

É preciso ter cuidado, não acreditar em tudo. O acaso existe, mas não é totalmente confiável. Então, abra seus olhos e enxergue por eles e nunca pelos olhos dos outros.


Márcia Coutinho


quinta-feira, 22 de março de 2018

ENFRENTE AS TURBULÊNCIAS DA VIDA.

                                             Resultado de imagem para as turbulências da vida


Todos os dias enfrentamos uma incerteza: o que temos para hoje?

É com essa pergunta que abrimos a janela e olhamos para fora. Podemos enxergar uma infinidade de respostas; assim como podemos ficar na mesma; sem saber qual a melhor direção tomar.

Essas indecisões acontecem porque o nosso coração dormiu inquieto, cheio de dúvidas. Nem por isso podemos nos desanimar. As turbulências de ontem nos ensinaram que tudo na nossa vida é incerto, programar o nosso dia é apenas um direcionamento, encontramos tantos percalços que podemos na última hora mudar a direção de nossos sonhos e caminhos.

Descobrimos que muitos dos nossos desgostos não foram obras do destino, mas sim, foram causados por inveja e medo. Isso mesmo, inveja dos incompetentes e inconformados. Medo de arriscar, de perder, de não ter a resposta que desejamos.

A tudo isso colocamos em um compartimento chamado desafios, a eles temos que dar o melhor destino e nunca deixar que estrague os nossos sonhos.

Só tem inveja de nós quem não aceita o nosso sucesso, quem não consegue conviver com o nosso brilho. Se brilhamos é porque temos algo especial. Somos capazes de fazer a diferença e nunca aceitar o comodismo.

Sentir medo, nos acovardar apenas nos fará ficar alienados, tentando agarrar a um fio de boa vontade dos outros. Se podemos ser por nós, quem poderá ir contra nós?

Vamos enfrentar as turbulências da vida com garra, energia e muito bom humor, assim quando a tempestade chegar não nos pegará desprevenidos; sempre vamos ter uma carta na manga: a nossa esperança.

Márcia Coutinho


quarta-feira, 21 de março de 2018

FALSAS ESTRELAS.

Resultado de imagem para somos estrelas, nascemos para brilhar

                                                                                         


Quando paramos para olhar o céu, imediatamente admiramos as estrelas com seu brilho inigualável. Chama-nos a atenção o quanto cada uma respeita a outra. O brilho é único, nenhuma atrapalha a outra.

O universo é imenso, o céu é para todas, com essa teoria podemos entender que, não é preciso dividir o espaço, estipular onde cada uma deve ir ou até onde deve chegar o seu brilho.
Esse respeito entre as estrelas, nos faz refletir na importância que cada um tem em seu espaço.

Somos estrelas sim, nascemos para brilhar. Cada um com sua individualidade pode chegar onde deseja, isso sem atrapalhar o caminho do outro. Dessa maneira não vamos ofuscar ninguém. Muito pelo contrário, vamos mostrar a nossa grandeza em um mundo cheio de rivalidades e admiradores.

Já tem pessoas que, não aceitam a concorrência, seja em qualquer tipo de situação. Elas querem toda a atenção, querem os holofotes virados apenas para ela. Isso é impossível, se você quer brilhar, seja a estrela onde estiver, nunca tentando apagar o brilho ou a competência dos outros. Fazendo isso você não será apenas mais uma, será a estrela decadente, que não consegue atingir com ninguém seu brilho falso.

Não queira chamar a atenção mostrado o que você não é. Mostre com seu valor, sua humildade e talento.

Nos palcos da vida, a grande estrela, a protagonista é aquela que não importa de ser coadjuvante, ela é boa nos pequenos papeis, esses sim são relevantes.,

Márcia Coutinho


terça-feira, 20 de março de 2018

MINHAS ESCOLHAS.


Resultado de imagem para escolhendo com quem conviver
                                                                               

Se eu pudesse escolher as pessoas que gostaria de conviver, com certeza as falsas passariam longe.

Escolheria as mais autênticas, aquelas que não mentiriam para me agradar, falariam de forma honesta e corajosa que a roupa não está combinando, que o penteado não ficou legal, que meu papo está desagradando ou até mesmo que tenho mau hálito.

Descartaria as pessoas azedas, amargas, aquelas pessimistas que não conseguem ver a mínima beleza em nada. Seria o autêntico poço de problemas e nunca está feliz.

Já imaginou acordar e se deparar com uma pessoa de bem com a vida, sempre pronta a te incentivar, que sempre consegue ver o lado bom em tudo? O dia poderia ser interminável, boas companhias são para sempre.

E aquelas pessoas que nem o dia começou e já está cansado, reclamando sem fim. Daquele tipo que se está trabalhando não gosta do que faz. Se não, sente-se injustiçado.

Por isso é muito importante saber com quem convivemos e o que esperamos deles. Claro que, precisamos aceitar as pessoas com seus defeitos de fábrica. Mas, pessoas que sabem dos defeitos que tem e nada faz para melhorar, torna a convivência difícil.

É por essas e outras que temos que ter discernimento na hora de falar ou fazer. Não nos compete julgar ninguém, muito menos as atitudes. O que devemos fazer é nos afastar de quem nos faz mal, daqueles que não nos deixa à vontade.

Dessa maneira, vamos estar sempre bem acompanhados, sem nos preocupar com o que falamos, para assim não ser mal interpretados.

E que venham até nós pessoas de bem com a vida e felizes.


Márcia Coutinho



segunda-feira, 19 de março de 2018

NOSSAS CARÊNCIAS.

                                                                Resultado de imagem para nossas carências


Quantas vezes nos sentimos carentes. Carentes de um abraço, um aperto de mão, um afago.

Sabemos que nossas carências podem ser fruto de uma infância com algumas faltas. Para outros a carência é mais um reflexo de mimos que um dia teve e hoje já não tem mais. Mesmo assim, alguns ainda insistem em dizer que não são carentes.

Claro que, quando falamos em carentes, imaginamos pessoas sem muita sorte, com grande dificuldade de ter as coisas e até de sentimentos.

É interessante que, sentimos essa carência quando vimos nosso lado sentimental sendo afetado, quando terminamos um relacionamento e precisamos tanto de um ombro amigo. O período entre o término e o recomeço é a fase onde nossas carências afloram, por isso muitas vezes acabamos entrando de cara em outro relacionamento e nos dando mal.

Essa maldita carência é que nos faz buscar culpados por esse momento. Precisamos buscar sim, dentro de nós a força que falta para superar essas ausências e nunca nos acomodar ou acovardar.

Quantas vezes percebemos que as pessoas ao nos ver carentes e cabisbaixos tentam mostrar que são mais fortes e poderosas que nós, aumentando nossos medos e derrubando as defesas que ainda faltam cair. Por isso é necessário não nos entregar a essas carências, preenchendo todos os espaços com mais bom humor, mais esperança e criatividade para driblar as adversidades.

Márcia Coutinho


domingo, 18 de março de 2018

SIMPLESMENTE ... NOSSOS PAIS.


Resultado de imagem para pais, orfaos de filhos vivos
                                                                         

Filhos, um tesouro que guardamos a sete chaves em nossos corações. Um amor incondicional. Por eles damos nossa vida, por ele fazemos sacrifícios. Filhos: eterno amor.

Esse laço eterno um dia deixou de existir. Pais e filhos que um dia criaram um vínculo, deixaram o tempo ou a falta dele, os afazeres, a correria criar uma barreira entre eles.

É uma nova e triste realidade: os filhos não querem a responsabilidade de cuidar e acompanhar seus pais. Estes se tornaram um peso. Como pode ser isso? Fico triste vendo pais abandonados em asilos ou vivendo sozinhos à própria sorte. É chegado o tempo de retribuir todo o amor e carinho. Não os descartar.

Fico tentando entender o por quê tantos filhos abandonam seus pais para criar sua própria família. O que esperam ensinar a seus filhos? Não podemos esquecer que somos os espelhos deles. Ensinar o amor e o respeito todos podem, mas fazer valer esse ensinamento só vem com a prática.

Ligações ocasionais, visitas em datas comemorativas ou quando eles estiverem doentes, deixa a entender que os pais só nos dão trabalho, que eles têm data de validade, e que, um dia ela vence e não temos mais compromisso com eles. Triste realidade.

Devido ao crescente números de pais, principalmente os mais idosos, surge então os cuidadores de idosos. Ainda bem que como todas as profissões, temos profissionais competentes que amam o que fazem. Com isso cuidam com muito carinho desses pais. Não podemos nos esquecer também que como em todas a profissões tem aqueles que trabalham não por vocação, mas por falta de opção. Com isso não fazem o trabalho com a competência e seriedade que nossos pais merecem.

Fica então a questão: sem tempo e muitas vezes sem paciência e boa vontade, como vamos resolver a questão dos pais que estão cada vez mais sozinhos se tornando órfãos de filhos vivos?

Márcia Coutinho


sábado, 17 de março de 2018

VOE BORBOLETA.

                                                                   
Resultado de imagem para somos como borboletas


A sabedoria e paciência da lagarta a transformam em uma imponente borboleta.
Toda essa transformação só é possível por causa da persistência e porque o homem não colocou suas mãos para destruir um sonho.

Pensar que, somos como borboletas. Precisamos do nosso tempo de amadurecimento para fazer nossas próprias escolhas. Quando decidimos antecipar o que deveria ser o tempo certo, acabamos vendo por terra nossas metas e propostas.

A paciência da borboleta, nos faz pensar o quanto agimos por impulso. Tentamos antecipar aquilo que já está se encaminhando. Maldita ansiedade!

Ficar quietos a espera dos fatos se encaixarem para que possamos concluir nossos sonhos não é tarefa fácil. Mas, não pense você que a lagarta fica apenas parada, cochilando, dormindo, virando e revirando. Ela tem seu tempo de preparo, de evolução. Então, por que não podemos também ter esse momento de preparo para a vida, para que nossas atitudes sejam corretas e coerentes.

Todo esse processo de mutação que envolve o nosso aprendizado para a vida, nos remete ao mundo das borboletas que de uma lagarta indefesa se transforma em uma borboleta que um dia viu apenas o chão e agora abre suas asas em busca de outros horizontes, outros mundos com uma nova visão.

Enfim, faça valer a pena cada vez que tomar uma decisão. Não apenas saia por aí como se não tivesse destino nem a quem retornar. Direcione com carinho esse seu voo. Se preciso for pouse para refletir e só depois alce voos espetaculares, cheios de conquistas e vencendo os desafios que a vida lhe impuser.

E a você cabe apenas seguir seus sonhos.

Márcia Coutinho


sexta-feira, 16 de março de 2018

ABRA A SUA CAIXA DE SONHOS.


Resultado de imagem para dê asas aos seus sonhos
                                                                                       


Hoje, resolvi dar uma revirada em minha caixa de sonhos. Vi quanto tenho realizado meus pequenos sonhos. Não tem sido fácil, muitas vezes eles não dependem somente de mim. Mesmo assim não desisto.

Mexi entre um amontoado de papeis onde anotava as minhas metas e minhas prioridades de vida. Vi que não estava sendo fácil realizar sonhos que um dia pareciam pequenos e com o tempo tornaram-se audaciosos.

Foi então que percebi que minha vida tinha um brilho diferente. Essa diferença chama persistência. Jamais desista daquilo que sonha. Sem sonhos não somos capazes de traçar metas, afinal os sonhos são o alicerce de qualquer meta a ser cumprida.

Resolvi priorizar alguns sonhos que estavam escondidos no fundo da minha caixa. Vi que é possível traçar seus sonhos, dando um passo por voz, arrematando cada um com coragem e determinação.

Se eu tentar e não dar certo, eu não serei uma fracassada, muito pelo contrário: fui audaciosa, tentei quando muitos desistem.

Assim, mexendo entre tantos sonhos, percebi que a vida não se torna um desafio se nos esconder por covardia, arriscar é a prova que sabemos o que queremos de verdade para nós.

Covardia é trancar seus sonhos e jogar a chave fora. Os sonhos são como bolas de sabão. Eles precisam de um empurrãozinho para serem atingidos, dessa maneira vamos dando cor e contorno a cada um , até que eles se tornem uma doce realidade.


Márcia Coutinho


quinta-feira, 15 de março de 2018

SOMOS NOSSO ESPELHO.

                                       Resultado de imagem para não fale o que você nao faz



Vivemos lendo tantas coisas nas redes sociais, tantas mensagens de otimismo, tantos bons dias que parece que a vida é um grande arco-íris, cheio de belezas e magia!

Mas a verdade não é assim, passamos por um momento de crise, tanto moral, econômica, emocional e psicológica. De cor de rosa nada tem essa nossa vida.

Talvez as pessoas pensem que, se desejarem o melhor; algo de bom vem em retorno. E como as palavras tem poder é importante espalhar boas vibrações.

Tenho uma preocupação muito grande ao escrever meus textos: ser o máximo verdadeira em milhas palavras. Sei que de alguma maneira elas entram em muitas vidas, elas já fazem diferença; é como se eu soubesse que posso de alguma maneira fazer essa diferença. Por isso é tão importante ser autêntica. Não ensinar aos outros aquilo que não faço.

Na verdade, todos deveriam ser assim: verdadeiro, transparentes para que não ficasse dúvidas quanto ao caráter, à essência. Não seria necessário as pessoas tentarem adivinhar com quem convive, seu verdadeiro “eu”.

Se sabe falar de amor, aprenda a amar.
Se sabe pedir carinho, faça um carinho.
Se sabe falar em perdão, aprenda a perdoar.
Se é intolerante para alguns temas, se olhe no espelho.
Se não sabe falar de nada, cale-se. Assim a vida torna-se melhor, com menos tropeços e mais alegrias.

Não use de falso perfil para agradar. Se quer dizer o que sente, antes aprenda a sentir o que diz. E segue a vida...

Márcia Coutinho


quarta-feira, 14 de março de 2018

COMEÇANDO MINHA MUDANÇA.


Resultado de imagem para TODA mudança é necessária
                                                                                                 

Com grande expectativa começo a arrumar as coisas, embalar com cuidado tudo que tenho.

No entanto, é preciso abrir gavetas e vasculhar caixas. Esse é um processo que gosto, afinal em toda mudança deve haver uma limpeza das coisas que estão engavetadas ocupando espaço.

Entre tantos guardados desnecessários me deparei com tantos recibos, papeis de bala, contas antigas, bilhetes, cartões antigos de apostas e algumas fotos: umas bem antigas e outras nem tanto.

Começava ali uma viagem a um tempo que se passou a alguns anos atrás. Como rasguei papéis! Percebi também que os valores de algumas contas comparadas às de hoje parecem irreais.

Depois que me desfiz de muitos papeis era chegado a hora de desfazer de algumas peças de roupas. Parece que andei ganhando uns quilinhos. Outras roupas poderiam ser doadas, estavam em bom estado, mas já não faziam parte do meu estilo.

É interessante observar o quanto somos apegados. Tantos papeis, tantas roupas que já não precisavam ser guardadas, quantas histórias estavam ali apenas enchendo caixas e gavetas!

Assim somos nós com as pessoas: mesmo sabendo que elas nada acrescentam em nossas vidas, insistimos em mantê-las no nosso convívio. Cortar esses laços são necessários, mesmo que nos doa a princípio. Não podemos carregar em nossas costas quem se tornam pesos.

Insistir naquilo que não está dando certo, é marcar bobeira, é um atraso de vida. Precisamos aprender a desfazer, a gostar mais de nós mesmos, a ter ao nosso lado pessoas de bom humor, de bem com a vida, que não nos causam problemas, que saibam nos ouvir e também a falar no tempo certo.

Se já está tão complicado a vida sem grandes pesos, porque colocar mais peso em nossa bagagem de vida?

Márcia Coutinho


terça-feira, 13 de março de 2018

MAS QUE CANSAÇO!

                                               Resultado de imagem para mas que cansaço!

Estamos cansados. Isso é um fato. Corremos muito no dia a dia com a pretensão de alcançar nossos objetivos.

Cansados de esperar que as pessoas se respeitem e aceitam cada um como são.
Cansados de um país sem leis, de governantes que só querem se dar bem.
Cansados de trabalhar arduamente e não ter nada.
Cansados pela falta de dinheiro e de energia.
Cansados mesmos.

Enfim, estamos cansados de viver de forma sedentária de prazeres e conquistas. Claro que a vida não é cansativa para alguns, estes tiveram o privilégio de ter bens e oportunidades. Já outros que seria uma maioria não tiveram tanta sorte.

Li uma frase muito interessante que talvez resuma o motivo desse nosso cansaço: “Acho que toda essa canseira brota de uma desatenção aos detalhes. Estamos perdendo tempo demais com coisas grandes e deixando de reparar nas miudezas. 

Isso é pura verdade. Queremos o grande, o maior e esquecemos que podemos nos sentir gratos e satisfeitos com os pequenos. Tudo depende do valor que damos ao que conquistamos.

Com isso estamos contraindo um enorme débito conosco mesmos. Com esse cansaço já não temos energia para marcar um encontro com nossos amigos, para ir ao cinema assistir aquele filme tão aguardado. Estamos fazendo trocas de momentos únicos por uma noite em frente ao computador ou no celular. Estamos trocando o olho no olho pelas mensagens de WhatsApp.

Esse nosso cansaço está nos colocando vendas e deixando de ver o quanto a vida nos oferece de oportunidades. Está nos sugando as energias e nos tirando os prazeres da vida.
 Mas que cansaço poderoso! Precisamos eliminá-lo antes que o nosso tempo se esgote.,

Márcia Coutinho

www.facebook.com/salpicandoideais

segunda-feira, 12 de março de 2018

SEMPRE RECLAMANDO.

                                                                                             
Resultado de imagem para porque reclamamos em vez de fazer


Estamos sempre reclamando que tudo está muito ruim, que nada de bom acontece em nossas vidas. Então te pergunto: o que tem feito para mudar essa realidade?

Pois é, reclamar todos reclamam, mas fazer a diferença poucos fazem. Vivemos a fase do comodismo, no clicar e ter tudo em nossas mãos.

Mas o pegar no pesado, no reverter nossa história já é outra conversa. Estamos à espera de mais modernidade, onde os nossos desejos que guardamos a sete chaves também tornarão realidade.

Só que não vivemos uma era de fantasia, vivemos tempos difíceis onde nos falta condições financeiras de realizar tais desejos, faltam oportunidades para colocarmos em práticas nossas ideologias, falta interesse do poder publico de cumprir suas promessas. Vivemos enfim uma era de buscas.

Isso mesmo. Buscamos um jeitinho de resolver nossos problemas, buscamos o ter sem nos preocupar em ser melhores, mais especializados, mais humildes.

Por isso que muitas vezes reclamamos em vão. Estamos deixando de fazer a nossa parte e nos preocupando mais com a vida alheia, suas perdas e conquistas, estamos nos preocupando porque o mundo está muito intolerante com todas as “novidades” da era moderna e entrando na onda do apontar os erros e nada fazer para mudar.

Chega de reclamar, arregace as mangas, busque novas oportunidades, não faça escolhas que não consiga mantê-las. Chega de lamentações e de cobiçar o que não te pertence.

O sol nasceu para todos, basta saber estar no lugar certo e na hora certa e nunca pegar um atalho.

Márcia Coutinho


domingo, 11 de março de 2018

SIMPLESMENTE... PALAVRAS.


Resultado de imagem para o poder das palavras
                                                                                 

Palavras. Se soubéssemos a força que tem nossas palavras quando saem de nossas bocas e são jogadas ao vento, pensaríamos bem antes de falar.

Dizem que as palavras têm poder. Tem sim. Tem poder de destruir, acalmar, resolver ou mesmo de acalentar.

Quantas palavras já causaram a guerra, quantas selaram a paz!

Palavras em versos e prosas, palavras em contos e cantos, palavras em sentenças e decisões, simplesmente palavras.
Uma palavra dita na hora certa é como um farol em dias de escuridão. Nos aponta o caminho certo e nos afasta dos maus.
Uma palavra omitida nos tira a certeza de dias melhores. Nos cria a expectativa do que poderia ter sido.
Amizades que se desfazem por causa de uma palavra dita e mal interpretada. Uma palavra cantada que mexe com nosso coração. Uma palavra na voz do juiz que sela seu futuro. Uma palavra de consolo em uma despedida.

Se soubéssemos usar as palavras na hora certa e da maneira correta muita coisa poderia ser mudada, muitos destinos teriam suas rotas trocadas, muitos sonhos ganhariam forma.

Mas nem sempre damos o real poder às palavras. Deixamos que o nosso coração entristecido fale por nós, deixamos a razão se perder em meio a tantas palavras com duplo sentido.

Palavras do poeta que se enche de orgulho para falar de amor e da dor, que mexe com nossas emoções ao sair da boca do ator. Palavras das peças de teatro que mexem com nossa imaginação nos fazendo voar nas asas do criador.

Benditas palavras ditas por pessoas que um dia ganharam o poder de dar contorno à aquelas que podem mudar a direção de nossas vidas.

Márcia Coutinho