Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

terça-feira, 30 de setembro de 2014

FAÇA UMA MÃE FELIZ.

Dizem que está sobrando vagas emprego. São milhares de vagas em todos os setores. O que está faltando são trabalhadores capacitados.
            Você acredita nesta afirmação? Eu não. Sabe por que?
     Milhares de jovens, com idade a partir de 18 anos, com ensino médio completo e até curso profissionalizante estão a procura do primeiro emprego. Encontram uma barreira chamada experiência.
            Quem terá experiência se não lhe derem a chance de começar?
         Esta é a dura realidade. Só conseguem entrar no mercado de trabalho quem tiver privilégio de ter família ou amigo influente, ou mesmo quem ser de uma família empreendedora. Tipo assim, empresa da família você entra lá e segue carreira.
            No entanto não é o que acontece com a maioria de pretendentes a trabalhadores.
            O que é mais incrível : eles estão disputando com outras pessoas que já tem experiências, idade, aperfeiçoamento e outros critérios que servem de desempate.
           Os concursos estão aparecendo, porém as condições para as provas também limitam muito, isto quando as taxas de inscrições já assustam.
            Para o jovem recém formado, ainda inseguro resta a esperança de conseguir o tão sonhado primeiro emprego, eles não estão nem selecionando a sua área de preferência, querem apenas trabalhar.
             Vejo frustrações, tristeza e desilusões para aqueles que não conseguem, vejo maldade deste mundo competitivo, quando deveria da oportunidade para quem realmente quer trabalhar, podem estar perdendo a chance de ter um profissional de qualidade, molda-lo conforme as regras da empresa.
            No final quem sai ganhando? Os dois lados. Afinal  o bom empregado só traz lucros para o empregador.
               Sei que procuram, andam, entregam currículos e ficam a espera. É esta espera que causa angustia.
              Também não se deve desesperar, se você fez a sua parte, acredite: o tempo é o melhor remédio. Quando menos esperar chegará a sua vez e você estará inserido neste mercado tão competitivo!
            Se você é empresário, pense bem. Ajude um jovem a ingressar no mercado de trabalho e faça uma mãe feliz. Obrigado.

 Márcia Coutinho
           


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FECHAM-SE AS TORNEIRAS DO MUNDO.


            Percebi que as pessoas se sensibilizaram com a atual situação dos nossos rios, destacando o Rio São Francisco o popular Velho Chico.
            Não apenas ele, mas as águas estão acabando, mesmo assim vejo pessoas que continuam fazendo descaso da situação. O desperdício continua.
            O que podemos fazer? Pedir, implorar ou apenas conscientizar? Cada um deve fazer sua parte. Economizar é a ordem do momento.
            Já imaginou sua vida sem água? Seria trágico. Tente ficar um dia sem usar água, mas para nada, como se este líquido precioso não mais existisse. É, a sensação é horrível. Mas pode estar próximo de acontecer.
            Vem então o questionamento: de quem é a culpa?
          Não precisamos pesquisar, precisamos revivar nossa memória e voltarmos ao tempo. O desmatamento está escancarado, não existe uma politica pública para acabar com isto. A poluição está se agravando, parece sem controle. A ambição do homem chegou ao limite: o que importa os outros se eu estou bem?
            Quando a água acabar, não será apenas para mim que economizei e fiz a minha parte, será para todos. Dinheiro não vai contar nesta hora, porque a água acabou mesmo, fim de papo.
            Por que então não unirmos forças, denunciarmos o que está errado, cobrar dos políticos e justiça ações contra quem está ajudando fechar as torneiras de nosso país?
            Quem vai nos ouvir? É difícil fazer nossa voz chegar as autoridades, sabemos nós que, quando queremos temos condições de falarmos alto. Nos manifestarmos de forma pacífica, cobrando providências.
            Agora já não é só Brasil, a crise é mundial. Nosso planeta pede socorro, o sinal vermelho já está em alerta.
            E aí, quem poderá nos salvar? Chapolin Colorado também está em perigo. Nesta hora nem os super-heróis poderão atuar, só nos resta acreditar que as pessoas se conscientizarão e de alguma forma tratarão o caos que estar por vir com mais cuidado e atenção.
            Será que há tempo para reverter esta situação?
           
              Márcia Coutinho







domingo, 28 de setembro de 2014

O "VELHO CHICO" SE FOI.





 

O seguir adianta é tão revigorante que quando percebemos estamos sorrindo para a vida. Mas nem sempre as coisas acontecem como imaginamos.
            Sempre digo, aproveite um dia de cada  vez, viva intensamente cada momento, não atropele as pessoas para alcançar seus ideais.
            Penso que , o que foi vivido  e guardado na lembrança é porque deixou marcas. Quando olhando estas marcas e elas  nos causam um misto de nostalgia e saudade é porque valeu a pena, quando as marcas se tornaram cicatrizes o melhor é esquecê-las, seguir sempre em frente, tirando de cada marca uma lição. Afinal nada acontece por acaso. De tudo fica a experiência. Não se deve repetir os erros, apenas lamentar não ter conseguido vencê-los.
            Relembrando bons momentos que passei com meus filhos em passeio na casa da família em Pirapora/MG, bateu aquela saudade de um tempo que não volta mais. Foram tantas lembranças, momentos divertidos, confraternizações, era uma festa familiar.
            Mas... ir em Pirapora e não curtir o rio São Francisco com sua águas abundantes era quase um pecado, perder o velho Chico beijando as margens, arrebentando nas pedras, era parte de um ritual.
            Muitas vezes caminhei pela areia, apreciando a vista, o caminhar apressado dos atletas, o banho na cachoeira, as tentativas frustradas  de uma pescaria , o bicicross em suas trilhas.
O por do sol era parte do cenário, parecia uma pintura. Apreciava ver o entardecer, sentada no quiosque , comendo aquele peixe frito, tudo hoje bem guardado em minha memória.
            Para quem não conheceu o Velho Chico com toda sua vitalidade, ficou apenas as imagens, feitas por pessoas que nunca mais esquecerão. Para quem não conheceu fica o lamento.
            Poderia ser diferente? Claro. Por muitos anos o velho Chico pediu socorro, fez-se descaso a seu lamento triste. Agora não mais  nos dá alegria com suas águas abundantes, em seu lugar uma seca maltrata, mata de sede e fome, até mesmos os mais ignorantes verão que de nós dependia  ouvir o sussurro melancólico de um velho que no auge de sua plenitude foi o mais cobiçado “Chico” de todos os tempos. Agora o Chico se  calou.
          Será esse o destino final? Esperamos que não. Torcemos para que a chuva caia logo, que faça renascer a esperança de um povo triste, que por muitos anos acompanhou o cantar alegre de um rio que nunca quis nos abandonar ! Ele deu sinais de fragilidade , cumpriu sua missão enquanto lhe deixaram. Fica agora as imagens no meu álbum de recordações.




                                          Acreditem vocês, este é o "Velho Chico" hoje.


sábado, 27 de setembro de 2014

UMA FORÇA OCULTA

             Às vezes nos sentimos tristes, talvez um pouco sem esperança. Tudo parece combinar com aquele jeito que estamos nos sentido. Até o tempo está entristecido.
            Então, do nada perguntamos : o que está nos faltando?
            A resposta não vem de imediato, precisamos rever o que tem nos acontecido e nos aborrecido tanto, talvez no trabalho, no relacionamento ou mesmo com os amigos, isto sem contar a família. Mesmo sendo a base de tudo, muitas vezes tentando ajudar acabam passando por vilões.
            Depois de revisto o que tem me chateado, descubro que nestes momentos só vem em nossa mente o que é negativo. Por que então não olharmos para trás e colocarmos na conta também as alegrias?
            Nos fazermos de vítimas pode ser bom naquele momento, no entanto temos  uma vida pela frente,,, temos planos traçados, metas a alcançarmos.
            Não entre em parafuso quando algo não der certo, tente novamente. Nós somos capazes de reverter uma situação desagradável.
            A única coisa que você talvez não consiga é resolver seus problemas sozinho. Neste momento precisamos saber realmente quem são nossos amigos, aqueles em que confiamos, que podemos estender as mãos e pedir ajuda.
            O mais importante quando confrontamos com obstáculos é estarmos cientes que somos humanos, temos falhas e por várias vezes nos escondemos atrás de farsas e mentiras.
            Lembre-se sempre: você nunca esteve sozinho, nos piores momentos de sua vida. Deus esteve sempre ao seu lado, amparando-o, aconselhando-o.
            Quando esteva prestes a cair, sentiu que cambaleava, uma força oculta lhe ergueu, soprou em seu ouvido palavras de incentivo. Te animou.
            Isto tem um nome: Deus. A força oculta que nunca nos desampara.
            Você acredita nisto? Já foi testada? Sim. Os momentos que nos sentimos perdidos, quando questionamos Deus, naquele momento o criador testava sua fé, ele não esquece seus filhos, nós é que muitas vezes abandonamos o Pai.
            Afinal: qual o nome desta força oculta que te impulsiona para frente?

            Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias


      Márcia Coutinho




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

QUANTO VALE A SUA VIDA?

              De repente a nossa vida passou a valer pouco ou quase nada.
            Mesmo assim ainda acreditamos que tem jeito. A qualquer momento farão leis mais severas e serão punidos os que cometem crimes tão absurdos. O pior é quando se perde a vida por estar no lugar e na hora errada.
            Para desvendar os mistérios da vida, muitas vezes perguntamos o que realmente queremos dela, será que estamos preparados para enfrentar os desafios que surgirão em nossa caminhada? Qual é o real valor da nossa vida?
            Por que de repente estão tirando-a sem nos consultar? Será que deram poderes demais a quem nem mesmo sabe o que fazer da própria vida?
            Talvez o mistério seja que a questão do momento envolve poder, riqueza. Possuir dinheiro a qualquer custo é a teoria de vida de muitos.
            Se ficarmos olhando a nossa volta, perceberemos quantas pessoas se desviaram de seus caminhos, se perderam em um mundo de tantos vícios. Para eles a vida perdeu o significado, tudo que vier é lucro.
            Entretanto, quando deparamos com a realidade de uma doença na família, percebemos que a sensação de impotência toma conta de nossos corações, podemos ver aquela vida abreviada, perceberemos então que as consequências serão grandes e profundas.
De um outro lado quantas vidas são tiradas antes da hora, covardia, medo, inconsequência... não podemos julgar , apenas lamentar..
            Parece que tirar a vida de alguém virou fato corriqueiro, choram as perdas, mascaram-se os culpados e não punem ninguém. O caso vira apenas número na estatística. Mais um.
            É incrível como nos envolvemos nos problemas cotidianos e nos esquecemos da necessidade de reconhecermos o valor da nossa vida, como é saudável  vivenciarmos cada vitória, cada momento, cada conquista. Abraçar cada dia de forma especial, vive-lo intensamente, fazendo o possível para viver em harmonia nesta sociedade que nos cobra respeito, fé, no entanto não nos garante a segurança.
            Podemos mudar nossas atitudes, só não podemos mudar o mundo.


            Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias  


            Márcia Coutinho

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PRATIQUE A GENEROSIDADE

         Tem pessoas que já acordam lamentando o novo dia. Acham que tudo está muito difícil, que nada dá certo para ela. Mesmo assim procuram nos outros a culpa de seus problemas. Será que está procurando o culpado no lugar certo? Será que já se olhou no espelho a procura destas respostas?
            Pergunte sempre para você: o que tem feito para crescer como pessoa? Tem olhado para os lados, se preocupado com suas ações?
            Sei que a correria do dia a dia, o estresse, transito, tudo contribui para que pelo menos tentamos sair ilesos mais um dia, mesmo que para isso me perdi por aí, fechei meus olhos quando precisava estar bem atenta.
            Você seria capaz de perceber um problema bem próximo de você? Teria tempo para tentar ajudar? O que faria?
            Neste momento questionamos como anda a nossa generosidade. Será que temos o suficiente para nós que abrimos mão para servir ao próximo? Ou nunca paramos de querer um pouco mais? Dividir seu tempo, sua atenção também é ser generoso. Não precisamos receber algo em troca, o importante é ser capaz de doarmos.
            Os nossos critérios de ações nos tornam pessoas solidárias, capazes de partilharmos nossos segredos, sonhos, ideias com alguém. Gostamos de praticar a justiça.
            Mas nem todos são assim, dizem que vem da natureza da pessoa ser generoso ou não, há pessoas que nasceram para trabalhar muitos  outras menos, outras gostam de plantar e outras colher, assim é a vida.
            Neste mundo capitalista as pessoas não se preocupam mais tanto umas com as outras, mas ainda existe pessoas que praticam a generosidade, que gostam de ajudar, ser bondosos, adoram fazer alguma coisa independente de como as fazem,
            Tem uma frase que diz “ seja no que for, só se recebe na medida do que se dá”.
            Seja generoso, isto faz bem para a alma, seja parceiro, companheiro, cumplice. Não seremos ninguém na vida caminhando sozinhos. Precisamos praticar a generosidade, precisamos sim de mais mãos para juntos semearmos o futuro.


            Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias


Márcia Coutinho

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

AMIGO DA ONÇA

          Tem pessoas que adoram aparecer, principalmente se for provocando risos de outras pessoas. Tudo bem se for através de uma piada. O pior é quando seu humor negro atinge uma pessoa que te quer bem, às vezes até achava que você era amigo.
            Isto acontece sempre, pessoas que adoram fazer gracinhas com o outro, esquecem que todos temos sentimentos , que temos bons e maus momentos.
            Você já reparou como tem pessoas que adoram nos colocar na maior saia justa? Ficamos vermelhos, sem graça, perdemos até o jeito de caminhar.
            Essas brincadeiras que parecem inofensivas podem provocar danos irreparáveis, podem fazer um estrago que carregaremos no decorrer de nossa vida. É uma mágoa, uma dor que às vezes tentamos até fingir que não sentimos, mas ela existe, está guardada em nosso coração e não sai de nossas lembranças..
            Quando fingimos ignorar o que está acontecendo sempre que aquele alguém se aproxima, só conseguimos enganar os outros, pois a nos mesmos não enganamos, afinal é algo maior do que você.
            Pensando bem, o que importa mesmo é o que sentimos, não podemos colocar nosso coração em uma bandeja e deixar que o massacrem com piadinhas, brincadeiras , insinuações.
            Vale a pena passar uma vida inteira alheia ao que queremos apenas para satisfazer o outro, aquele que adora de ver sem graça?
            O  seu bem estar, a sua felicidade não é egoísmo, afaste-se de quem gosta de te ver sofrer, tenha amor próprio, não tente sempre agradar aos outros, você não precisa conviver com pessoas que adoram se sentir os caras, aquele que fazendo” chacota” com o próximo entra na rodinha da turma, se sente incluído no meio social que tanto deseja.
            Devemos tentar não magoar as pessoas, o respeito é sempre bom, aconselhar, dar uma dicas faz parte da nossa existência, o que não podemos é nos humilhar com medo de ferir alguém que na verdade não te faz bem como companhia.
            Evite conviver com pessoas que se acham saber de tudo, os donos da verdade. Analise  as situações que vem passando, os constrangimentos e se coloque no seu lugar. É bom lembrar que, quem faz brincadeiras com os outros em algum momento vai encontrar alguém para fazer com ele. Fica a dica: faça com os outros aquilo que gostaria que fizessem com você.
            Se respeite, coloque em sua frente seus reais desejos. Quando deparar com alguém assim, que não demonstra em nenhum momento preocupação com o outro, veja se vale a pena a convivência com ela, dê valor a uma verdadeira amizade com  pessoas que constroem um relacionamento com cuidado, sem fazer de você motivo de piada.
            Cuide-se!

Márcia Coutinho


terça-feira, 23 de setembro de 2014

DIETA OU REGIME. O QUE FAZER?

         Quem nunca pensou ou fez regime , pelo menos uma vez atire a primeira pedra. Afinal há sempre um bom motivo para isso: ou aquela roupa não entra mais, encarar o verão, se sentir bem consigo mesmo, perder aquela barriguinha.
            Antes era uma vaidade somente feminina, agora os homens que vinham correndo por fora já encaram de frente este desafio.
            Seria muito bom, podermos comer sem culpa. Afinal como é bom comer!
Tem pessoas que passam a vida em regime, cada grama que não perde uma nova dieta entra em ação. Se possível aquela milagrosa da atriz da capa de revista. Eles só esqueceram de informar que ali não foi apenas dieta, teve retoques, muita academia, medicamentos, isto e mais aquilo. Sem contar que ela já era magra. Tudo mídia.
Tem pessoas que fazem dietas como moda. Jogam comida fora quando tem tantas pessoas revirando lixo para comer. Outros estão em hospitais sem chance de comerem, outros querem e não conseguem. São as ironias da vida.
            Quando uma pessoa precisa fazer dieta por determinação médica, seja por obesidade, colesterol, diabetes, parece que é uma tentação batendo a sua porta a todo instante, torna-se uma missão quase impossível.
            Cada vez que vamos ao médico e ele dá aquele puxão de orelha, a vontade é de desistir. Muitas vezes abrimos mãos de tantas coisas boas em favor de nossa saúde, mesmo assim os exames dizem o contrario.
            Ao contrário do que se pensa, regime e dieta não são as mesmas coisas. O regime é feito por conta própria, é uma escolha, uma opção. As pessoas perseguem um resultado rápido, não se preocupam com a saúde do corpo .Já a dieta é feita através de prescrição médica, deve ser seguida e orientada por especialista. É feita por necessidade.
            O mais importante para quem precisa perder peso por vaidade ou por problemas de saúde é a reeducação alimentar, aprender a comer o que é saudável, como e quando comer. É livrar-se do irresistível.
            O mais importante é termos uma vida de qualidade. Mudarmos os nossos hábitos, procurando inserir no nosso dia a dia uma forma correta de alimentar, respeitando as necessidades do nosso corpo. Sair do sedentarismo.
            Se você tem o que comer e pode comer, aproveite, coma. Mas cuidado:  Gula é pecado.

             Márcia Coutinho

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PENSANDO BEM... NÃO SEJA INGRATO.

Você esquece facilmente aquilo que as pessoas fazem por você? Talvez você seja uma pessoa ingrata. Não a ponto de não reconhecer o valor alheio, mas por esquecer facilmente que o bem atrai o bem.
             Nós na verdade acreditamos sabermos o que é melhor para nós, muitas vezes fingimos ouvir porém não escutamos, já temos nossas opiniões formadas e não aceitamos interferências.
            O ingrato é aquele que não percebe a dimensão de um conselho amigo, de uma verdade, não aceita se submeter a opinião ou sugestão do outro, ele realmente acredita que sabe tudo e é capaz de arcar com as consequências de suas decisões
            Muitas vezes esta ingratidão a que me refiro está relacionada com falta de educação, afinal saber ouvir é um dom, faz parte da educação. Você não precisa concordar com tudo que lhe digam, apenas deve ser educado a ponto de parar e dar atenção a quem lhe fala.
            Agradecer, um simples obrigado, um por favor faz com que seja colocado em prática o que aprendemos na infância, ou seja, sermos educados.
            A gratidão deve partir do coração, a ingratidão parte o coração, quem convive com um ser ingrato, sofre. A não percepção do bem que lhe querem é um mal, sufoca, deprime.
            Precisamos deixar que as pessoas nos conheçam de verdade, sem mascaras , não podemos criar falsas expectativas, a transparência deve prevalecer.
            Pior que ser uma pessoa ingrata é não aceitar que verdades sejam ditas, é ficar calado, fingido que está entendendo, e quando virar as costas tudo continuará como antes.
            Faça com os outros o que gostaria que fizessem com você. Se assim você se sentir bem, continue tentando ser feliz.
            Reconheça o bem que lhe fazem, aceite ajuda, ajude. O homem forte ajuda, o fraco se esconde atrás de sombras.
            Uma criança ingrata será um adulto sozinho, perdido e incapaz. Aprenda a reconhecer seus defeitos, demonstre suas qualidades, caminhe pelo lado certo da estrada. Com isto sua vitória será de grandes amigos, muitas oportunidades e um sucesso certo.

            Na dúvida: pondere.

domingo, 21 de setembro de 2014

TROCAR POR QUÊ?

            Você largaria uma vida estável, marido e filhos para viver um amor do passado? Seria capaz de resgatar aquilo que não viveu , deixando para trás pessoas que lhe amam?
            Se sua resposta é não. Parabéns! Você  é uma pessoa feliz. Sabe dar valor no que conquistou, no seu hoje.
            Mas existem pessoas de todas as classes sociais fazendo isto a todo instante. São casamentos e relacionamentos sérios se desfazendo em nome de um amor que ficou no passado. De repente é preciso dar uma nova chance a um amor que não foi vivido. Será?
            Estes casamentos se acabam como um encontro casual, de um dia, não parecem ter vínculos, nesta relação amor, afinidade, respeito e cumplicidade não faziam parte do pacote. Parece até que só agora os defeitos apareceram, antes eram apenas imaturidade, agora se tornaram graves.
            Terminar um casamento para viver com um novo “antigo” amor é mais difícil que se imagina, criam-se expectativas, espera-se resgatar o que ficou inacabado, dar continuidade. Porém lembre-se você amadureceu, muitas coisas aconteceram, muitos elos se perderam, haverá uma sobrecarga de responsabilidades. Talvez o  tempo de vocês dois já tenha passado.
         Na verdade sobrou uma paixão mal resolvida, ficou um que de proibido. Não tome atitudes precipitadas, talvez o seu casamento ou sua relação de cumplicidade, confiança mereça continuar, não troque o velho sonho pelo amor de hoje.
            Em meio a este conflito tudo fica mais sério quando se envolve filhos. Estes nunca estão preparados para a separação de seus pais, para eles o que existe ali é uma família, e esta deve permanecer unida.
            Não coloque nos filhos a responsabilidade de sua decisão. Use o seu tempo de convivência e de intimidade  com o outro para resolver através do diálogo o que está deslocado na sua relação.
            Se um casal, está em um casamento onde já existe um desgaste, não existe respeito, onde os buracos não podem mais ser tampados, então é chegado o momento de uma retrospectiva em sua vida, sua individualidade. Procure se conhecer melhor, suas necessidades e não deposite na nova pessoa a ideia que ela é a chave de sua felicidade.
            Vale a pena arriscar-se?
            Apenas não manche os anos de convivência com a traição. Trair é uma quebra da fidelidade, de confiança. Quando se perde estes itens, perde-se o respeito, e resgatar aquilo que se perdeu por opção é algo que talvez nem o tempo possa resgatar.

            O verdadeiro amor não se desgasta, mas sim; se reconstrói dia-a-dia.

Márcia Coutinho

sábado, 20 de setembro de 2014

ATCHIM ! SAÚDE.

             Se você espirrar e alguém lhe desejar saúde, agradeça.
Se no seu aniversário alguém também lhe desejar saúde, agradeça e retribua os votos.
Sabe por quê? Ter saúde nos dias de hoje está cada vez mais difícil. Quando  a perdemos, recuperá-la é uma longa luta. Se for apenas um resfriado fica mais fácil.
Agora, se precisar do serviço público então fica quase que impossível! É um jogo de empurra  empurra.
            O descaso é tão grande, parece que o serviço é gratuito, eles esquecem que pagamos nossos impostos e dizem que são revertidos também para a saúde.
            Hoje, medicina passou a ser um curso dos sonho de todos. Médico fica rico rapidinho, pensam eles. Enquanto estudar fica caro, cada dia vale menos a vida, claro que tem exceção. Ainda encontramos profissionais competentes e dedicados.
            Os estudantes de medicina, quando estão na faculdade tem sonhos, planos, uma ideologia de vida. São o orgulho dos pais.
Fazem juramentos de cuidar da saúde do próximo, de salvar vidas. Que ironia. Quantas vidas se perdem nos corredores dos hospitais, nas salas de espera do pronto socorro, quantas pessoas são mutiladas pelos procedimentos inadequados, quantos diagnósticos errados! Ali com prontuários nas mãos se sentem deuses, esquecem que tem seres humanos precisando de cuidados!
O que pode ficar ainda pior? Pior mesmo é ficarmos calados diante do pouco caso, dos atendimentos relâmpagos, dos bla, bla, bla de candidatos em época de eleição!
Tudo que estou dizendo não vi nos noticiários, nem ninguém me contou, eu assisti em uma UPA quando meu filho precisou de atendimento. A triagem a qual ele passou não durou nem 30 segundos. Não houve tempo nem mesmo de dizer o que estava sentindo, “era preciso apressar o atendimento, afinal a fila era grande, muitos precisavam  passar por ele”, assim desculpou o enfermeiro , tentando justificar sua incompetência , seu desrespeito.
Quando meu filho estava saindo do consultório médico, o atendente o chamou e tentou se justificar. Ouvi  quando meu filho apenas disse:” O que você fez foi uma falta de respeito comigo e com os outros que por aqui passaram, da próxima vez use sua ética, se você a tiver.”
Eu não acreditei quando o enfermeiro pediu desculpas  e prometeu lembrar daquelas palavras quando novamente se visse sozinho para atender tantas pessoas.
Talvez ele hoje já tenha esquecido o ocorrido, mas meu filho não. Aquele descaso com a nossa saúde será lembrado no momento certo, na hora da eleição.
A hora é agora! Abaixo a falta de humanidade. Precisamos de uma assistência de qualidade!


Márcia Coutinho

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

POR QUE CHAMAR POR DEUS?

Até o mais incrédulo dos seres em algum momento de sua vida chama por Deus. Mesmo quem tem seu coração duro, frio, na hora do sufoco pede que Deus interfira. Mas será por quê?
            Em nosso inconsciente, bem escondido ainda resta ensinamentos que nos foram passados na infância, que insistimos não fazerem mais parte da nossa situação atual, mesmo assim deixamos a voz do coração!
            Confiamos em um ser superior, acreditamos que Ele é capaz de nos ouvir e atender.
            Muitos até querem conversar com Deus e não sabem como. À vezes nem sabem por onde procura-lo. Não é preciso ficar dentro de uma igreja ou batendo de porta em porta. O que deve ser feito é praticar o bem. É servir ao próximo.
            Para entendermos um pouco a causa da nossa procura por ajuda especial em momentos difíceis é preciso antes estarmos conscientes da importância de Deus em nossa vida e respondermos se nós realmente acreditamos em seu poder, em sua sabedoria e em sua presença.
            Você tem olhado e feito alguma  coisa pelos menos favorecidos? Você para um pouco o que está fazendo para dar atenção a quem passa ao seu lado?
            Esta falta de tempo tem fechado nossos olhos para os problemas tão perto de nós que pedem nossa interferência, nossa ajuda. É preciso cultivarmos a sabedoria, pois saber fazer as escolhas certas é um desafio da atualidade.
            Na preocupação de atingirmos nossos objetivos muitas vezes deixamos de escutar o nosso coração, seguimos em frente, sempre tendo os nossos ideais como foco. Com isto esquecemos de tirar um tempo para conversar com Deus.
            E este mesmo Deus que muitas vezes trancamos do lado de fora de nossas vidas, está nos falando através de impressões, pensamentos e acontecimentos. Ele está nos ajudando a ter consciência  do que é certo e errado. Tudo que acontece em nossas vidas tem uma direção certa. Mas com certeza não enxergamos os verdadeiros caminhos, estamos cegos pela ambição e quando assustamos nos deparamos com tantas angustias e ciladas.
            Chamar por  Deus nos momentos de desespero apenas fortifica a importância de termos a certeza que ele existe e está ao nosso lado: sempre!
            Temos momentos em que questionamos suas ações. A resposta é simples. A cada minuto Deus testa a nossa fé. É preciso ser corajoso para assumir nossas fraquezas, sermos ainda mais corajoso dizer a todos:  como eu amo o meu Deus!
  
Márcia Coutinho