Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

sábado, 20 de setembro de 2014

ATCHIM ! SAÚDE.

             Se você espirrar e alguém lhe desejar saúde, agradeça.
Se no seu aniversário alguém também lhe desejar saúde, agradeça e retribua os votos.
Sabe por quê? Ter saúde nos dias de hoje está cada vez mais difícil. Quando  a perdemos, recuperá-la é uma longa luta. Se for apenas um resfriado fica mais fácil.
Agora, se precisar do serviço público então fica quase que impossível! É um jogo de empurra  empurra.
            O descaso é tão grande, parece que o serviço é gratuito, eles esquecem que pagamos nossos impostos e dizem que são revertidos também para a saúde.
            Hoje, medicina passou a ser um curso dos sonho de todos. Médico fica rico rapidinho, pensam eles. Enquanto estudar fica caro, cada dia vale menos a vida, claro que tem exceção. Ainda encontramos profissionais competentes e dedicados.
            Os estudantes de medicina, quando estão na faculdade tem sonhos, planos, uma ideologia de vida. São o orgulho dos pais.
Fazem juramentos de cuidar da saúde do próximo, de salvar vidas. Que ironia. Quantas vidas se perdem nos corredores dos hospitais, nas salas de espera do pronto socorro, quantas pessoas são mutiladas pelos procedimentos inadequados, quantos diagnósticos errados! Ali com prontuários nas mãos se sentem deuses, esquecem que tem seres humanos precisando de cuidados!
O que pode ficar ainda pior? Pior mesmo é ficarmos calados diante do pouco caso, dos atendimentos relâmpagos, dos bla, bla, bla de candidatos em época de eleição!
Tudo que estou dizendo não vi nos noticiários, nem ninguém me contou, eu assisti em uma UPA quando meu filho precisou de atendimento. A triagem a qual ele passou não durou nem 30 segundos. Não houve tempo nem mesmo de dizer o que estava sentindo, “era preciso apressar o atendimento, afinal a fila era grande, muitos precisavam  passar por ele”, assim desculpou o enfermeiro , tentando justificar sua incompetência , seu desrespeito.
Quando meu filho estava saindo do consultório médico, o atendente o chamou e tentou se justificar. Ouvi  quando meu filho apenas disse:” O que você fez foi uma falta de respeito comigo e com os outros que por aqui passaram, da próxima vez use sua ética, se você a tiver.”
Eu não acreditei quando o enfermeiro pediu desculpas  e prometeu lembrar daquelas palavras quando novamente se visse sozinho para atender tantas pessoas.
Talvez ele hoje já tenha esquecido o ocorrido, mas meu filho não. Aquele descaso com a nossa saúde será lembrado no momento certo, na hora da eleição.
A hora é agora! Abaixo a falta de humanidade. Precisamos de uma assistência de qualidade!


Márcia Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário