Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

DIETA OU REGIME. O QUE FAZER?

         Quem nunca pensou ou fez regime , pelo menos uma vez atire a primeira pedra. Afinal há sempre um bom motivo para isso: ou aquela roupa não entra mais, encarar o verão, se sentir bem consigo mesmo, perder aquela barriguinha.
            Antes era uma vaidade somente feminina, agora os homens que vinham correndo por fora já encaram de frente este desafio.
            Seria muito bom, podermos comer sem culpa. Afinal como é bom comer!
Tem pessoas que passam a vida em regime, cada grama que não perde uma nova dieta entra em ação. Se possível aquela milagrosa da atriz da capa de revista. Eles só esqueceram de informar que ali não foi apenas dieta, teve retoques, muita academia, medicamentos, isto e mais aquilo. Sem contar que ela já era magra. Tudo mídia.
Tem pessoas que fazem dietas como moda. Jogam comida fora quando tem tantas pessoas revirando lixo para comer. Outros estão em hospitais sem chance de comerem, outros querem e não conseguem. São as ironias da vida.
            Quando uma pessoa precisa fazer dieta por determinação médica, seja por obesidade, colesterol, diabetes, parece que é uma tentação batendo a sua porta a todo instante, torna-se uma missão quase impossível.
            Cada vez que vamos ao médico e ele dá aquele puxão de orelha, a vontade é de desistir. Muitas vezes abrimos mãos de tantas coisas boas em favor de nossa saúde, mesmo assim os exames dizem o contrario.
            Ao contrário do que se pensa, regime e dieta não são as mesmas coisas. O regime é feito por conta própria, é uma escolha, uma opção. As pessoas perseguem um resultado rápido, não se preocupam com a saúde do corpo .Já a dieta é feita através de prescrição médica, deve ser seguida e orientada por especialista. É feita por necessidade.
            O mais importante para quem precisa perder peso por vaidade ou por problemas de saúde é a reeducação alimentar, aprender a comer o que é saudável, como e quando comer. É livrar-se do irresistível.
            O mais importante é termos uma vida de qualidade. Mudarmos os nossos hábitos, procurando inserir no nosso dia a dia uma forma correta de alimentar, respeitando as necessidades do nosso corpo. Sair do sedentarismo.
            Se você tem o que comer e pode comer, aproveite, coma. Mas cuidado:  Gula é pecado.

             Márcia Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário