Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SÓ NÃO PONHAM A CULPA EM DEUS.

           


  

            Vocês  já repararam que as pessoas adoram reclamar? É verdade, reclamam mesmo . Mas muitas vezes são os grandes culpados pelo que está acontecendo.
            Todos os anos, quando está próximo o período das chuvas, a defesa civil começa os alertas. Não seria necessário, já que entra ano e sai ano as catástrofes continuam acontecendo por não serem cumprido o que tanto pedem.
            Quando o pior acontece, procuram logo um culpado. Esquecem de olhar para o que fizeram afim de contribuíram para que não acontecesse ou melhor o que fizeram para evitar.
            Sempre que posso olho pela janela um morro bem em frente a minha casa. Acreditem: a quantidade de lixo que está nele só aumenta. Com as poucas chuvas que já tivemos este mesmo morro começou a escorrer. As casas próximas estão quase que penduradas. Quando a chuva chegar de fato, o risco de caírem é certo.
            A culpa é de Deus que mandou a chuva tão abençoada, é da prefeitura que não recolheu o lixo ou da própria população que descartou os restos pelo morro?
            A  grande parcela dessa culpa são dos moradores, eles que tem que cuidarem de onde moram. O lixo deve ser recolhido, caso o caminhão não tenha acesso ao local, os próprios moradores tem que se mobilizarem e resolveram a melhor forma de agirem. O que não podem é simplesmente fingirem que não foram eles e esperar para ver no que vai dar.
            Entre culpados ou não o que não podemos é cruzar os braços. A chuva vai começar, o morro está deslizando lentamente ( por enquanto), quando tudo vier abaixo, não adianta contabilizar os prejuízos e os feridos. Não podemos esperar o leite derramar, precisamos ficar atentos!
             Este é o meu alerta para o dia de hoje: fiquem atentos com os riscos iminentes próximos de você. Se perceber que algo está fora, que tem coisa estranha acontecendo perto de você; fuja. Se mora ou conhece alguém em área de risco como esta citada, atenção redobrada. Não queira entrar na triste estatística das vitimas das chuvas!





quinta-feira, 30 de outubro de 2014

APENAS UM DETALHE

            
Às vezes eu me pergunto onde encontro energia para vencer mais um dia, são tantos aborrecimentos que muitas vezes penso em desistir, em me recolher.
            De repente lembro que tem alguém acima de mim que não me deixa desistir, aquele que não nos abandona nunca.
Então ergo a cabeça e sigo em frente. Não posso deixar que o desânimo se abata sobre mim.
Logo cedo meus alunos chegam com tanta energia, muita conversa e pouca vontade de estudar. Preciso mostrar a eles que tenho muito a oferecer e que sem as minhas atitudes firmes e alto astral eu não conseguirei.
Em troca recebo respeito. Surge uma boa vontade entre eles, uma conexão que não sei explicar e o dia transcorre bem. Objetivo alcançado.
A missão de ensinar é algo mágico, não tem explicação. Você se sente útil, importante e sabe que é capaz de passar conhecimentos, de ir além. Você faz acontecer!
Tem tantas histórias que ouvimos que, se contássemos viraria um livro. Cheio de conteúdo cômico, de conselhos psicológicos e sentimentais.
Tem dias que a aula de história vira uma viagem no tempo, um conhecimento por lugares que nem imaginávamos existir e que através do estudo nos remete a ele..
Tem encontros com os contos de fadas, onde bruxas, fadas e lobos se misturam  e despertam os heróis adormecidos .
E as fofocas quentes, os amigos virtuais, as paqueras, as intrigas em salas de aula. Tudo se fala, tudo se comenta. E a ouvinte precisa se inteirar dos assuntos, saber ouvir, usar a sabedoria e muitas vezes ter que intervir de forma enérgica para não perder o foco.
Em meio a tantas agressividades do dia, tantas intrigas, a angustia do dia se desfaz com um pequeno gesto, uma simples atitude que desfaz os nós daquele dia.
Hoje, recebi um desenho de uma aluna, uma coisa simples, com um significado tão grande, ela demonstrou o quanto sou importante em sua vida. Isto valeu todo o corre corre. Percebi então que pequenos detalhes fazem a diferença e que por sonharmos grande às vezes deixamos passar o que pode transformar a nossa vida! Valeu Mirella. Seu gesto fez valer o meu dia!

        Márcia Coutinho    


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

TE FOTOGRAFOU? JÁ ESTÁ NO FACEBOOK.

         Estamos sempre falando em avanços, tecnologia, navegar, curtir e por ai vai. É o mundo virtual bem pertinho de nós.
        Alguém esqueceu de mencionar que está faltando calor humano em pleno século XXI.
        Já não existe mais o toque, o  olhar significativo, o beijo. Os encontros passaram a ser virtuais, os amores perderam a distância, o ser humano está perdendo o contato direto, está faltando emoção.
       O pior das perdas é a individualidade. Todos sabem tudo de todos. Onde está a ética? Não adianta acreditar que está na  moda clicar e compartilhar. De fato é muito bom e interessante você conversar  e até saber noticias de pessoas distantes até do outro lado do mundo. No entanto estão abusando demais da tecnologia, estão se expondo como se todos fossem amigos de infância.
        Tem pessoas que fazem publicações tão interessantes que chegam a ser informativas, curiosas e interessantes outros perderam a noção do ridículo.
      Todos intrometem na vida de todos. O que poderia ser uma segredo vira a revelação do ano, as informações estão se cruzando. O meu amigo particular é amigo virtual de tantas pessoas que encontra-lo par uma farra no fim de semana está cada vez mais difícil.
      E o respeito? Ele deve caber em todos os ambientes: virtuais ou pessoais. Não se deve criticar, julgar ou meter a colher onde não deve.
     Tem pessoas que tem dificuldade de escrever, tem opiniões que divergem com as suas, no entanto ela está conectada, tem seu direito de opinar, publicar, se interagir.
      E quando um reclama do que o outro postou? Aquilo vira uma verdadeira bola de neve, cresce, cresce tanto que toma proporções gigantescas com consequências avassaladoras!
      Não é por que você conhece aquela pessoa que postou algo que você  não concorda que terá que curtir e comentar. Basta ler e ficar na sua. A etiqueta virtual é a mesma em todos os momentos e lugares.
     Não publique algo que não te pertence. Assim está acontecendo: fotografou caiu no facebook. Isto vem causando tantas desavenças, tantas inimizades e até fim de relacionamentos.
     Pensando bem, está faltando educação. Quem não aprecia os bem educados em suas ações? Somados à educação cabe o respeito, a igualdade, o diálogo cara a cara, a amizade.
      Nada melhor do que curtir no facebook é curtir a vida ao ar livre, caminhando, conversando, apreciando. Se mesmo assim você sentir que está faltando alguma coisa, convide seu amigo, sua amiga para juntos compartilharem novas emoções.
Se te fotografarem, cuidado; você já está no facebook!

 Márcia Coutinho


terça-feira, 28 de outubro de 2014

EU SOU MAIS EU. E VOCÊ?

            Você já reparou que todos dizem que te aceitam como é, no entanto lhe negam o direito de pensar e agir como quer?
            Estas mesmas pessoas, te abraçam, elogiam e por detrás lhe magoam e deixam claro para terceiros a opinião sobre você.
            Sabe o nome disto? medo de sua felicidade.
            Ser autêntico nos dias de hoje é perigoso, dizem que é falta de educação expressar seus pensamentos.
            Ter opinião própria é vergonhoso. Defender seus princípios é quase uma heresia.
            Sinto-me  pequena, por conviver com pessoas tão superiores, donas da verdade, sábias, no entanto vazias em sentimentos e atitudes.
            Gostaria que todos os dias cada um pudesse colocar na balança da vida tudo que tem feito pelos outros. Como tem se comportado. Está sendo fiel a seus princípios e virtudes?
            Gritar o que lhe sopram no ouvido é ser uma marionete da vida real.
            Proclamar uma independência que não tem é um jeitinho brasileiro de se dizer “faço o que quero da minha vida e você não tem nada com isso.” No entanto dependem de muitas pessoas para lhe dar a mão e seguir adiante.
            Se você conhece pessoas com esta postura, afaste-se. Elas não te fazem bem, afinal fingem uma sintonia com você, com suas ideias, até partilham seus sonhos, somam experiências quando na verdade apenas coletam fatos para juntarem a um álbum de críticas a seu respeito.
            Se você é feliz, independente de quem está a seu lado, ou melhor quando quem deveria te apoiar se afastou, parabéns, você merecidamente é uma vitoriosa.
            Não deixem que lhe maltratem, procure novos caminhos nesta estrada chamada vida .Encontrará brechas que te ensinarão a desviar destas pedras que surgem para lhe atrapalhar no caminho da felicidade.
            Eu só peço que todos que me mandam vibrações negativas estejam bem para poderem no futuro aplaudirem o meu sucesso. Eu sou mais eu. E você?

 Márcia Coutinho







segunda-feira, 27 de outubro de 2014

LIÇÃO DE VIDA, DE DOAÇÃO, DE AMOR.

             Quando pensamos que está tudo perdido, que bate aquela desilusão, olhamos para o lado e o que vemos é uma lição de vida.
            Estou  me referindo a   um quadro em um programa de TV onde contou a história de uma catadora de reciclados. Esta mulher criou seus 5 filhos e ainda mais 12 adotivos.
            Parece história para vender livros ou um enredo de novela. Mas não é. Isto é mais história da vida real.
            Esta mulher tinha tudo para ser mais uma usuária de drogas, prostituta, mais uma perdida. No entanto fez das desgraças da sua vida força para vencer. É uma verdadeira brasileira, que acredita na vida e não fica parada esperando acontecer, ela faz acontecer.
            Viu sua mãe ser espancada, maltratada e aos 13 anos depois de perder sua mãe e viver sofrendo abuso sexual por parte do padrasto foi para as ruas. Lá aprendeu a duras penas que precisava aprender a trabalhar para sobreviver neste mundo cruel das ruas. Para não ser ainda mais molestada e sofrer todos os tipos de abuso cortou  o cabelo como homem e foi a luta.
            Encontrou pessoas de bem que ainda confiavam no ser humano. Com outros moradores aprendeu as primeiras letras e com ajuda foi parar em um galpão de reciclagem.
            Começou separando lixo e se tornou coordenadora. Com o que ganhava, como diz ela, os centavos foi juntando e criando seus filhos. A única coisa que nunca deixou que lhes faltasse foi o estudo. Com muita luta, muita fome  e muitas faltas aos poucos saiu do barraco de lona e construiu seu primeiro barracão.
            Acolheu pessoas perdidas, crianças desesperadas como ela foi um dia, deu emprego a quem queria trabalhar. Ordenou a vida de muitas outras pessoas.
            Esta cidadã deu a volta por cima. Venceu obstáculos que antes pareciam intransponíveis, disse ela que muitas vezes desistiu, para não se sentir perdedora persistia e no final olhava para traz e sabia que aquela vitória só foi possível porque acreditou nela.
            A maior vitória desta mulher é ter uma de suas filhas na maior faculdade do Brasil, a USP. Sua filha sofreu preconceito no início por ser negra, ter trabalhado no galpão de reciclagem, mas provou que não está ali por acaso, mas sim por merecimento. Estudou com livros e apostilas encontradas nos lixões. A vida esfregando em nossas cara verdades que fingimos não ver.
            Quantas vezes nos abalamos por tão pouco? Quantas vezes deixamos de comer porque aquele prato não nos agradou, aquela roupa não estava legal ou o lanche não era o que queria para aquele dia?
            São estas histórias que fazem com que demos mais valor com o tanto que temos. Ela tinha tão pouco e mesmo assim doou até suas forças para ajudar.
            Lição de vida, de amor, doação. Somos egoístas sim, viramos a cara , nos acovardamos, nos sentimos superiores a tantas “Maras” da vida real.
            A partir de hoje, olhe com outros olhos para aqueles que estão ao seu lado, trabalhando, lutando. Mesmo sujos, são pessoas que não tiveram oportunidades  na vida. São pessoas que ainda não desistiram de correr atrás de seus sonhos.
           
   Márcia Coutinho

Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideisa

domingo, 26 de outubro de 2014

TÁ NA HORA... TÁ NA HORA.

             
                                               

           Enfim me decidi em quem votar. Foi muito difícil já que tinha decidido votar em branco ou anular meu voto.
            Depois de muito pensar decidi que o direito do voto foi uma conquista nossa, das mulheres, que não deveria desperdiçar este direito meu.
            Não ouvi nem assisti propaganda eleitoral, eu apenas pesquisei um pouco, analisei e depois de tudo bem resolvido tomei a minha decisão.
            Não foi fácil, já que tive muitas opções para pesquisa. Contudo cheguei a uma única conclusão: foi e está sendo uma disputa muito acirrada. De um lado a Presidenta tentando uma reeleição, mostrou-se que o povo em sua maioria continua confiando em seu trabalho, mesmo ciente dos escândalos, porém repito, hoje a qualidade de vida da classe C melhorou, eles não querem perder estas conquistas.
            De um outro lado, um jovem sonhador, com muitos planos e ideais  que aliou-se com aqueles contrários ao governo atual, prometendo mudanças. Ele está muito bem assessorado, apenas esqueceu que no grito, na apelação tudo pode ir por água abaixo.
            O governo atual tem o povo ao seu lado. Não esquecendo que eles são a maioria de eleitores. Vamos ver no que vai dar! Ainda tem muitos indecisos.
            Sei que o resultado é uma incógnita. Já que as pesquisas andam falhando, é a tal margem de erro
            A situação crítica do nosso país vem se alastrando ano após ano, a criminalidade aumentando, impostos também, o desemprego crescendo. Isto não é só no governo atual, e se não houver integração entre governos não será encontrada a solução.
            Não vote por indução, vote consciente. Seu voto pode definir o futuro do nosso país. O que acontecer nesta eleição será um marco importante. Será a disputa entre elites. Uma disputa entre verdades e mentiras. Entre disse e me disse.
            Só espero que se cumpra pelo menos parte das promessas. Independente quem ganhar. Que não fique rixa. É sempre assim, o perdedor e seus aliados saem falando, criticando, até mesmo descontrolados.
            O mais importante nisto tudo são as lições que ficam: não adianta jogar no ventilador os podres do concorrente. Mostrar a verdade é sempre uma questão de necessidade, mas desde que seja feita de forma coerente e não apelativa.
            Dos dois lados ficou um rastro de sujeira. Que se varram para fora tudo negativo, que não joguem nada debaixo do tapete, que o Brasil possa mostrar a sua cara sem vergonha, sem culpa.
            E que vença aquele que conseguiu mostrar ao povo o que de melhor tinha para ser mostrado!
           

            Márcia Coutinho





sábado, 25 de outubro de 2014

FALTOU RESPEITO. SOBRARAM ACUSAÇÕES.

         Enfim o dia amanheceu com cara de diferente. Eu sei o porquê. Afinal acabaram-se as campanhas políticas, acabaram as baixarias para que todos pudessem assistir.
            Pouco se falou em propostas, muito se falou do que já foi feito de  errado. Esqueceram de mencionar o que ficou de bom em cada governo. Isto se ficou alguma coisa.
            É lógico que, em algum setor houve benefícios, não é possível governar por tantos anos e nada de positivo ficar contabilizado.
            Foi degradante ver dois candidatos a presidência do nosso país estarem como dois inimigos, juntamente com assessores e seguidores se agredindo. Foi assistido por todos um fanatismo ao poder. Faltou respeito, sobraram acusações.
            O pior de tudo é que nada podemos fazer para cobrarmos promessas feitas no calor da campanha, de concreto só podemos fazer é exercer o nosso direito de votar. Que seja um voto consciente e não um voto de indignação .
            O resultado final mostrará o que ficou para o povo: aceitação do que está acontecendo, a satisfação da maioria pela forma como está sendo conduzido a nação ou  um voto de protesto onde mudança é a palavra chave.
            É bom lembrar que, no governo atual muito se fez pela classe  menos favorecida, hoje eles já tem onde morar, alimenta-se melhor, mais carros foram comprados, deu-se chance de terem eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Muito se investiu na educação, nossos jovens só não se profissionalizam se não quiserem. Para mim a educação é a base, sem um diploma fica cada dia mais difícil  entrar para o mercado de trabalho. Em consequência cresce o número de pessoas indo para o lado errado do caminho. Procuram o jeito mais fácil de se dar bem.
            Sei também que neste governo a corrupção ficou clara, ou melhor ela foi colocada para fora como não foi feito em governos anteriores. E isto vem de longas datas!
            Que alguém será e sempre foi beneficiado isto vem desde que o mundo é mundo. Onde houver dinheiro haverá sempre o lucro, em consequência alguém paga a conta.
            O outro candidato que quer mostrar que fará a mudança, quando governador de Minas, esqueceu que um dia queria ir além e não se preocupou em fazer amigos e cuidar da maioria de seus eleitores, ele desfez da classe que ensina os caminhos do futuro, ele virou as costas para a educação. E para os quatros cantos sopra o pouco que fez.
            Nós não somos burros, sabemos somar 2 + 2, agora chegou a nossa vez de fazer a conta e decidir qual o melhor resultado.
            Que sejam feitas as apostas, que vença aquele que possa fazer um pouco do que se prometeu. Chega de promessas, que saiam do papel e vire realidade!

 Márcia Coutinho







sexta-feira, 24 de outubro de 2014

É POSSÍVEL REALIZAR TODOS OS SONHOS?



          

                                         

 Até onde eu posso ir em busca de meus sonhos? Esta é uma resposta difícil, já que muitas pessoas saem atropelando umas as outras de forma desenfreada.
            Deixam para trás um rastro de destruição e rancor.
            Esquecem os amigos, virtudes e conceitos e avançam, muitas vezes pulam etapas, burlam situações e criam intrigas.
Será que a conquista daquele sonho será doce? Será que terá alguém ao seu lado para compartilhar o sucesso?
A resposta é clara: não. Quem usa as pessoas como trampolim para subir na vida, em algum momento  perceberá que falhou, então os vãos da escada parecerão infinitos e sua subida será lenta e dolorosa.
Com certeza, mesmo fragilizada e sozinha você pode conseguir alcançar suas metas, porém  não terá ninguém para partilhar aquele momento tão esperado. Para que você seja de fato um vencedor por merecimento, use o bom senso, mostre suas qualidades, brigue de igual para igual, não vacile, seja autêntica, acredite em você. Assim será mais fácil concorrer com os outros. Você não precisou trapacear, usou as melhores e maiores armas que teve: suas habilidades e competência.
Tudo na vida tem o seu preço. Para uns ele é alto, a dívida parece eterna. Para outros parece apenas uma troca, vai a sabedoria, volta a recompensa.
Mas acredite: você sairá destas caminhadas que fazemos pela vida de forma mais tranquila, madura quando usar tudo que lhe dispõe as situações. Estude, profissionalize, trabalhe duro, não tenha medo, acredite que  você  está preparado, não desista.
Todos os sonhos são possíveis, o impossível é não sonhar!
Siga em frente, tenha metas e prioridades, mas acima de tudo tenha caráter e dignidade, não é vergonha estar atrasado para chegar a algum lugar, o que não se pode é desistir por falta de estímulo ou por ignorância. Todos nós somos capazes!
           
 Márcia Coutinho


                                     
                                         


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

OS CONTRASTES DE UMA EMOÇÃO.

         Ontem assisti uma cena que mexeu com minha emoção, foi diferente, pois ao mesmo tempo senti alegria e tristeza.
         Alegria porque acredito ter visto o fim de um lamentável ciclo de destruição: um usuário de drogas foi levado quando se cumpria um mandato judicial. Ele não era apenas usuário, abria sua casa onde mora com sua mãe idosa para o consumo, trafico e também como "ponto de encontros". o pior disto tudo; bem aos olhos de sua mãe, o que revoltava a todos, ele se perdeu neste mundo e junto perdeu também o respeito por ela.
           Talvez tenha faltado a esta mãe a coragem de dizer o primeiro não. E foi justamente ela que,vendo seu filho cada vez mais perdido que pediu ajuda para os dois.
           Quando digo filho, não me refiro a um adolescente rebelde, sem rumo e sim a um homem feito de quase 40 anos. Um cara com um talento artístico invejável que pôs tudo a perder em favor das drogas.
            Tristeza. Vi uma mãe relutante, triste mas ao mesmo tempo esperançosa de poder ver seu filho bem outra vez. Aquela atitude foi a maior prova de amor! Coragem, esta foi a palavra para definir aquela mulher ao abrir o portão afim de que levassem seu filho. Sei que a dor foi muito grande, que seu coração sangra, mas a recompensa virá!
            Como mãe percebi que às vezes tomamos decisões que nos machucam mais que imaginávamos, que às vezes até a razão desconhece, ela porém tem que ser mais forte que a nossa vontade.
            Aquela cena me mostrou ainda mais: que nossos filhos, não importa a idade, são nossos eternos tesouros, que nunca são nem serão esquecidos.
             Tudo que fazemos é unica e exclusivamente para o bem deles. Muitas vezes eles até pensam que somos intrometidas e donas do mundo!
             Que as lágrimas que hoje foram derramadas, que a tristeza que está em seu coração e o vazio em sua vida, logo será recompensado, afinal  há um tempo para tudo, é preciso confiar!
         

          Márcia Coutinho


    Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideisa

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ENFIM A CHUVA CHEGOU!

             



               Tempo nublado, dia triste, corações alegres. Assim se resume este novo dia que chega.
            A chuva enfim chegou. Com ela renasce a esperança de dias melhores, menos calor, menos seca, mais água para todos.
            Quando os primeiros pingos caíram, agradeci a Deus, sabia que ele não nos faltaria, sei quantas orações e pedidos chegou até ele.
            Nossa confiança no ser maior não pode se abalar, Ele sabe o tempo certo das coisas, sabe exatamente quando deve interferir.
            Mostrou mais uma vez que, precisamos nos unirmos, seja para pedir ou agradecer.
            Há sempre um recomeço, é preciso não desviar nossa atenção , os nossos desejos. Precisamos tomar cuidado com nossos pensamentos e ações. Mais uma vez Deus provou seu poder, sua força.
            O frio chegou juntinho com a chuva, mudou os nossos trajes, nossa alimentação. E por incrível que pareça, não ouvimos ninguém reclamar, apenas agradecer.
            Por isso, dedico este meu dia a todos que se uniram em orações, cada um em seu credo, mas todos com um único objetivo, pedir que a chuva chegasse.
            Que ela continue, derramando por onde passe, suas bênçãos, enchendo rios, lagos, não faltando nas torneiras, que o alimento que secou brote novamente, que a esperança seja mais uma vez regada.
            Que o homem perceba que sua ambição pode comprometer todo o planeta, que o egoísmo pode transformar  para o mal aquilo que foi feito para gerar vida.
            Que dias como estes continuem acontecendo, que não haja enchentes, mortes, desabrigados ou desalojados...
            Que quando o sol voltar a brilhar, ele nos encha de alegria e não de medo e insegurança.
            Caso a chuva não chegou até onde você estiver, não se desespere, confie. Ela chegará . Continue acreditando, orando... ela virá.
            Por tudo que a vida nos dá de melhor, hoje só podemos mais uma vez agradecer: Obrigado Senhor por mais esta sua demonstração de amor aos homens.

   Márcia Coutinho


Acesse: https://www.facebook.com/salpicandoideias