Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

PROFESSORES HOJE: A DIFÍCIL MISSÃO DE ENSINAR.

             Desde muito pequena tinha um sonho: queria ser professora. Achava lindo aquela profissão! Era tudo que queria.
            Conseguia visualizar meu futuro como minhas mestras: ensinando, sendo amigas, dedicando seu tempo para ensinar.
            O tempo passou e eu não desisti do meu sonho, estudei e me formei. Enfim diplomada era professora.
            Queria ser como elas. Sempre me espelhei em cada uma: Conceição, Amelina, Selma e Neide, minhas professoras primárias. No entanto o tempo é outro, já não existem professores como naquele tempo, já não existem alunos como antigamente. O respeito se perdeu pelos caminhos da vida.
            E por que mudou? A missão continua a mesma, os ideais também. Agora o papel do professor também é social, estão cada vez mais engajados no exercício da profissão com a intenção de também ser um agente transformador.
            Infelizmente a realidade é outra, alunos não respeitam mais o ambiente escolar, professores andam cada vez mais estressados, cansados , desmotivados.
            A metodologia de ensino também mudou...
‘           O professor já não é mais o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, ou quem sabe o dono da razão, ele agora é um refém da sociedade dentro da sala de aula.
            Ainda lembro da emoção que senti quando entrei em uma sala de aula para lecionar pela primeira vez, fecho os olhos e passa um filme em minha cabeça.     Quanta insegurança!
            Sei das dificuldades, dos sonhos que desabam, da insegurança que cerca os profissionais da área da educação. Mesmo assim sei de muitos professores que ainda acreditam e levam a sério a missão de ensinar.
            Isso só acontece em razão de seu  modo de ser, agir e conduzir as aulas, tentando despertar a vontade de adquirir conhecimento acreditando que a educação ainda é a solução. Afinal o estudo ninguém nos toma.

            Professores, não desistam, procurem forças transformadores dentro de vocês. Sei que a falta de tempo, a pressão existem, mas nós podemos continuar seguindo em frente, tentando encontrar nas portas fechadas uma razão para impor nossos sonhos de fazer do saber uma forma de mudança, podemos sonhar com uma sociedade melhor, com um saber para todos e um reconhecimento que somos humanos, com direito a chorar, sorrir e nos estressar.

Márcia Coutinho

0 comentários:

Postar um comentário