Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

APENAS UM DETALHE

            
Às vezes eu me pergunto onde encontro energia para vencer mais um dia, são tantos aborrecimentos que muitas vezes penso em desistir, em me recolher.
            De repente lembro que tem alguém acima de mim que não me deixa desistir, aquele que não nos abandona nunca.
Então ergo a cabeça e sigo em frente. Não posso deixar que o desânimo se abata sobre mim.
Logo cedo meus alunos chegam com tanta energia, muita conversa e pouca vontade de estudar. Preciso mostrar a eles que tenho muito a oferecer e que sem as minhas atitudes firmes e alto astral eu não conseguirei.
Em troca recebo respeito. Surge uma boa vontade entre eles, uma conexão que não sei explicar e o dia transcorre bem. Objetivo alcançado.
A missão de ensinar é algo mágico, não tem explicação. Você se sente útil, importante e sabe que é capaz de passar conhecimentos, de ir além. Você faz acontecer!
Tem tantas histórias que ouvimos que, se contássemos viraria um livro. Cheio de conteúdo cômico, de conselhos psicológicos e sentimentais.
Tem dias que a aula de história vira uma viagem no tempo, um conhecimento por lugares que nem imaginávamos existir e que através do estudo nos remete a ele..
Tem encontros com os contos de fadas, onde bruxas, fadas e lobos se misturam  e despertam os heróis adormecidos .
E as fofocas quentes, os amigos virtuais, as paqueras, as intrigas em salas de aula. Tudo se fala, tudo se comenta. E a ouvinte precisa se inteirar dos assuntos, saber ouvir, usar a sabedoria e muitas vezes ter que intervir de forma enérgica para não perder o foco.
Em meio a tantas agressividades do dia, tantas intrigas, a angustia do dia se desfaz com um pequeno gesto, uma simples atitude que desfaz os nós daquele dia.
Hoje, recebi um desenho de uma aluna, uma coisa simples, com um significado tão grande, ela demonstrou o quanto sou importante em sua vida. Isto valeu todo o corre corre. Percebi então que pequenos detalhes fazem a diferença e que por sonharmos grande às vezes deixamos passar o que pode transformar a nossa vida! Valeu Mirella. Seu gesto fez valer o meu dia!

        Márcia Coutinho    


0 comentários:

Postar um comentário