Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.
  • This is Slide 1 Title

    This is slide 1 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 2 Title

    This is slide 2 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

  • This is Slide 3 Title

    This is slide 3 description. Go to Edit HTML and replace these sentences with your own words. This is a Blogger template by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com...

quinta-feira, 31 de maio de 2018

ABRAÇA-ME, FILHO.

Imagem relacionada

                                                                       

Que sensação maravilhosa essa de sentir o filho amado entre os braços. Foram tantos meses de distância que a saudade já tinha até mudado de nome.

Como foi bom ter o meu filho juntamente comigo em um momento onde preciso tanto de aconchego. Senti-me até mais forte. Pensei que apenas os filhos gostavam de abraços, mas não, hoje consegui me derreter de tanto amor!

Vejo sempre o quanto o abraço nos comove. Hoje foi meu filho mais velho que mora longe, mas todos os dias sinto o calor do abraço do meu filho caçula, que não me deixa faltar o amor nosso de cada dia.

Isso me deixou pensativa: como pode mães ter coragem para abandonar seus filhos? Eles são nossos bens. São tesouros que a cada dia se valorizam mais. Por isso a importância da educação que damos a eles. Fazê-los homens de bem para que a sociedade não os puna.

Quantas vezes somos obrigados a corrigir com rigidez, somos duronas. Impomos limites e regras. Mostramos o nosso poder. Somos taxadas de bravas, chatas. Isso é ser mãe: aquela que ama, acolhe, mas corrigi.

Não podemos deixar que esse amor incondicional pelos nossos filhos nos tape a visão afim de não vermos os erros que cometem. Cabe a nós mãe, direcioná-los. Se preciso for que castigue, puna. Filhos e mães é uma cumplicidade verdadeira e tem que persistir e nunca acabar.

Lógico que acontecerão os conflitos. São duas gerações, são pensamentos que se divergem; mas também são pessoas que se amam!

Senti o cheiro do meu filho ao me acolher em seus braços, ganhar o seu beijo. Isso não tem preço.

Meus filhos; minha vida em forma de homens.



Márcia Coutinho


quarta-feira, 30 de maio de 2018

SE ABASTEÇA DE ENERGIA.

                                                             Imagem relacionada



E não é que hoje bateu aquele medo da vida, uma insegurança que nunca tinha visto. Senti-me sozinha e desamparada.

Por muitos anos não conseguia me sentir assim, talvez seja a idade que vem avançando ou as circunstâncias que temos que passar. Mesmo assim, não me permitir encolher e ficar vendo o tempo passar.

Busquei bem dentro de mim uma força que restou. Foi dela que me reabasteci e percebi que a vida é feita de momentos ruins para todos, hoje foi o meu dia.

Resolvi fazer uma visita ao meu passado. Nele descobri o quanto de coisas boas acumulei, por isso as boas vibrações não nos abandonam. Quem é do bem sempre tem algo a receber. Não podemos desanimar apenas porque hoje o dia vai nos dar mais uma lição, onde vamos aprender a desviar dos obstáculos. É preciso encarar de frente o que temos para viver.

Podemos até ter dias mais difíceis, mas também podemos vencê-los por nós, sempre na expectativa que amanhã tudo será diferente. Precisamos nos fortalecer na fé, na esperança e no compromisso de sermos sempre nós mesmos, nunca um personagem para agradar ninguém.

A força que precisamos é aquela que nos move, é o combustível que nos impulsiona para frente, sempre nos deixando vibrantes de amor. É o amor, esse sim, seja da maneira que resolveu deixa-lo fazer parte de sua vida é o que vai te conduzir para o caminho da conquista e da vitória.

Tenha bônus da vida, acumule-os dia a dia para que, em dias onde essa melancolia tomar conta de você, ele sejam o seu suprimento, afinal vivemos de momentos e não queremos deixar nenhum deles para trás e mal vividos.


Márcia Coutinho


terça-feira, 29 de maio de 2018

APRENDENDO COM A VIDA.


Resultado de imagem para a humildade nos leva ao aprendizado
                                                                                 


Sabe aquela pessoa que é sempre prestativa, é amiga mesmo, porém não consegue conviver com as pessoas por causa do seu jeito estourado?

Essas pessoas devem sofrer muito, afinal tem tantas qualidades, mas deixa um defeito estragar tudo de bom que faz. Falta humildade.

Pois é, infelizmente estamos cercados por essas pessoas e não conseguimos fazer com que elas entendam que isso é um problema e precisa ser resolvido para que não sofra ainda mais pelos caminhos da vida.

Hoje até tem quem a escute, a aconselhe, mas a vida é ingrata. Muitas vezes não vai nos dar uma segunda chance. Poderá perder oportunidades de crescimento, tanto na vida pessoal como profissional, isso não falando da vida social.

Como nossa sociedade nos cobra! Ela quer que as pessoas sejam aquilo que ela não é. Mesmo assim ainda continuamos errando, deixando passar boas oportunidades apenas por causa de um capricho.

Talvez seja esse o problema dessa geração problema: excesso de mimos. Querem que todos os seus caprichos sejam atendidos, não aceitam perder nem que sua opinião seja rejeitada. Quantas vezes acreditamos ter a melhor resposta e ela não interessa para a maioria.

Isso não nos faz menor, muito pelo contrário, mostra que somos maduros para aceitar opiniões contrárias à nossa.

 Isso se chama aprendizado.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 28 de maio de 2018

ELES SÃO RARIDADES.

                                                    Resultado de imagem para os bons e verdadeiros amigos


Tenho tantas coisas para falar, são tantos assuntos que às vezes acabo me perdendo. No entanto, tem algo que nunca sai da pauta: a verdadeira amizade.

E é justamente em momentos onde nos encontramos perdidos que o amigo aparece e se faz presente. Mesmo aquele amigo distante; ele não te abandona. São nas palavras, nos pequenos gestos que ele se apresenta e nos mostra a importância de termos alguém para nos ouvir.

Esses amigos, aqueles que nos dão bronca, que sabem falar e se calar, são talvez a melhor parte de nós em forma de amizade.

Eles pressentem nossas angústias, eles vibram com nossas vitórias, eles aplaudem nosso sucesso, eles nos estendem as mãos para nos levantar do chão.

Pensando bem, um verdadeiro amigo não é aquele que diz o que queremos ouvir, mas sim, é aquele que nos vê franzindo a testa e nos abre os olhos com as verdades.

Não pensem vocês que o seu melhor amigo é aquele que aparece sempre por conveniência, esse podemos descartar, são apenas os convencionais. O bom e velho amigo é aquele que tolera seu mau humor, que não está preocupado com sua conta bancária, mas sim, é um amigo que foi conquistado pelo que você é, é seu cúmplice e parceiro.

Quando quiser saber quem é seu amigo de verdade, busque em suas lembranças quem estava ao seu lado e te ajudou a tirar os espinhos. Olhe quem te ajudou a lutar a sua luta. Assim perceberá que, quando você menos imaginou seu amigo estava ao seu lado, e você, nem preciso chamar.

Conserve seus amigos, eles chegam. Não os compre. Eles acabam perdendo o valor.

Márcia Coutinho


domingo, 27 de maio de 2018

QUEM VAI CUIDAR DE MIM?

                                              Imagem relacionada


Hoje serei a personagem do meu texto. É algo que preciso compartilhar com vocês, uma experiência que venho vivendo e está longe de chegar ao fim.

Começando mais uma semana e sem saber que rumo tomarei. Estou realmente exausta. Já não sei como agir e por isso tenho lido e procurado insistentemente por ajuda e orientações. Não é nada fácil lidar com a depressão do companheiro. Tudo que se faz por ele parece pouco, já que não consigo enxergar se estou acertando.

Por muitas noites fiz o meu marido dormir, embalei em meus braços, acalmei, sussurrei palavras de carinho e apoio. Pensei que seria o suficiente, mas não, no outro dia a tristeza continuava em seu olhar. Percebia que a solidão para ele naquele momento era um monstro e que ele não estava conseguindo lidar.

Enfrentei muitos dias e noites com o choro na garganta, precisava ser forte. Sabia que eu somente eu poderia fazer alguma coisa. Quantas vezes pedia para que ele aceitasse se tratar. Sozinho não conseguiria. Depois de muita luta; enfim consegui que ele procurasse um especialista. Sentia-me cada dia mais sozinha, enfraquecida.

Ouvir falar da vontade de se matar, de não sentir alegria nem vontade de viver, doeu muito. Precisava de mais força. Busquei muitas informações. Acabei esquecendo de mim.

Não estou conseguindo de maneira nenhuma vencer tantas barreiras! Estou fazendo de tudo que me aconselham: dou esperança, eu e meus filhos nos unimos ainda mais para que ele perceba que tem uma família que o apoia e quer vê-lo melhor. Cada passo que acreditamos que demos para frente, na verdade estamos damos dois para trás.

Já são quase quatro anos de uma luta por dia. Tem dias que bate um desespero e acreditem: estou por desistir. Quantas vezes sou taxada como vilã, enfrento as fúrias em seus momentos de surto, ouço barbaridades, acusações.  Sou desprezada, desrespeitada, mas relevo; afinal ele está doente.

Será que daqui um tempo essa tristeza e desesperança que hoje tenho em meu peito não pode vir a ser uma depressão? E aí, quem vai cuidar de mim?

Se você passa por algo como eu, vamos nos unir e dividir nossas experiências. Talvez assim uma dá força para outra e que a luta continue. Até onde der as nossas forças.

Márcia Coutinho


sábado, 26 de maio de 2018

E A GREVE CONTINUA. ATÉ QUANDO?

                                                              Resultado de imagem para eu apoio a greve dos caminhoneiros



E não é que perceberam o quanto estamos sofrendo pelo descaso dos nossos políticos? Pois é; precisou de o país parar nas estradas para que déssemos valor ao que temos.

Não é apenas a falta de combustível, vai muito além. Está faltando o gás de cozinha, alimentos. Os hospitais estão deixando de fazer cirurgias, pacientes precisando de atendimento ou de hemodiálise. O trabalhador não tem como trabalhar.

Quem vai pagar toda essa conta que está cada dia maior? Você tem dúvidas? Eu não. Somos nós que já tão sacrificados, pagando altos impostos para encher o bolso desses corruptos que vendem seus votos para aprovação de leis e emendas.

Lá em cima, nossos governantes e demais partes dessa corja também já sentem o reflexo da greve. O que adianta tanto dinheiro se não tem o que comprar? Viajar, buscar fora? Como, se sem combustível os jatinhos não conseguem voar?

Que essa greve seja um tapa na cara do povo que só reclama e nada faz e quando faz que é na hora das eleições só pensa em si próprio e no que pode ganhar.

Estamos sentindo que estamos assistindo toda essa podridão do nosso país de braços cruzados. Precisou sentir na pele para perceber a força que temos.

Os políticos ganham muito para nada fazer pelo povo e tudo que fazem querem vantagens. Faça valer seu voto nas próximas eleições, não se venda, o preço que vamos pagar lá na frente talvez seja muito maior do que já estamos pagando hoje.

Eu apoio esse greve.



Márcia Coutinho


sexta-feira, 25 de maio de 2018

EU APOIO ESSA GREVE.

                                                                           
                                          Imagem relacionada


E o Brasil parou. Parou para assistir a uma categoria tão sofrida se unir pelo bem de uma nação feita da maioria descartada pelo poder público.

Enquanto os caminhoneiros param por melhorias, por direitos que lhes são tirados pouco a pouco o gigante ainda se mantém adormecido pelas histórias da carochinha contadas pelos nossos governantes.

É muito bom ver que uma classe que trafega pelo nosso Brasil afora, com estradas em péssimas condições, convivendo com o medo diário por causa da violência, conseguiram provar que estes sim, movimentam a nossa economia, fazem chegar até nossas mesas o alimento. Sem eles transportando em suas cargas todo o necessário para a nossa sobrevivência o país estaria um caos, parado.

O que adianta ter gente grande lá em cima, criando leis, nos roubando com tantos impostos e falcatruas se não tem condições de atender aos pedidos justos de uma categoria tão marginalizada pela maioria?

Pedir tempo para encontrar uma solução? Isso é uma vergonha. Os poderosos sabiam que isso ia acontecer a qualquer momento, mas estão manipulando os "colegas", comprando apoio para as eleições que se aproximam, e que se dane o povo.

Sabiam vocês que, muitos desses caminhoneiros não conseguem acompanhar o crescimento de seus filhos, muitos não conseguem conviver com seus pais? Pois é, eles estão na estrada levando aquilo que hoje estamos sentindo falta.

Como não apoiar essa greve? Está faltando gasolina, comida, o básico aí na sua casa? Não reclame, seja solidário. O resultado dessa greve será o reconhecimento do trabalho dessa categoria e vantagens para você que hoje se sente lesado.

Pense nisso.

Márcia Coutinho


quinta-feira, 24 de maio de 2018

EU SIGO EM FRENTE.

                                              Resultado de imagem para siga sempre em frente


Não adianta ficar pensando o que poderia ser feito e nada fazer. No entanto é muito mais coerente agir sempre com cautela e sempre colocar alegria no que fazemos.

É a alegria pela vida e a maneira que vivemos que nos conduz sempre para frente. Nosso objetivo maior é continuar sempre em frente, abrindo caminho e derrubando obstáculos.

Fazemos a diferença pelas nossas atitudes. Quando agregamos amigos pelas nossas ações eles não partem nem nos deixam só, mesmo que um dia se distanciam pelas circunstâncias, vão nos completando com a verdadeira amizade em sua essência.

E assim vamos levando nossa vida.

As vezes sozinhos, outras bem acompanhados, muitas vezes distribuindo sorrisos e por que não nos trancando depois das decepções? Simples; sabemos relevar. Aprendemos com as quedas, cada dia um novo aprendizado, uma nova meta a seguir. Nunca parando ou desistindo.

Somos seres imperfeitos procurando acertar, somos pessoas pequenas pensando grande. Somos amigos que se completam, somos seres estranhos em busca de aventuras.

Amizades, alegrias, encontros e desencontros, decepções, traições, ética e moral. Tudo junto em uma trajetória que faz nascer a esperança em cada recomeço. Cada dia um novo passo. Uma nova oportunidade que se descortina à nossa frente.

Nada pode nos tirar os nossos sonhos, pois traçamos nossos objetivos com a mesma certeza que o amanhã começa agora!

Márcia Coutinho


quarta-feira, 23 de maio de 2018

SOMOS CORES.


                                                  Resultado de imagem para somos um mundo de cores


Gosto de pensar na minha vida como um grande saco de confetes coloridos. Um dia cores alegres, vivas, onde mostro que  estou pronta pra luta. Estou irradiando felicidade e quero compartilhar com todos.

Outros dias, um pouco cansada, sou a cor branca. Quero um dia calmo, colocando o estresse de lado. Tentando refazer minha energia, ganhar tempo para prosseguir.

Pensando bem, quando estou sentindo o coração pulsar forte sei que sou rosa, sou vermelha. Sou romance, paixão e amor. Pronta para distribuir sorrisos e abraços.

Na verdade, não somos apenas o que queremos ou pensamos ser. Somos mais, somos aquilo que vivemos e aprendemos. Somos o dia ensolarado ou quem sabe a noite estrelada? Talvez sejamos apenas mais um dia em forma de aquarela!

Somos pérolas, diamantes, ferro ou zinco. Somos o valor de nossas conquistas.

Somos o não, o perdão, a aceitação, porque somos o impensado, o impulso, o ontem.

Somos borboletas, gaviões ou beija-flor, vivemos de nossa liberdade, atitudes e decisões.

Podemos colorir nosso mundo ou transformá-lo em cinza.

Podemos ser joias em um coração que desabrocha

Podemos ser flores em um jardim seco.

Podemos ser pássaras alçando voos em busca de nossos sonhos.

Podemos ser aquilo que desejamos, porque de repente descobrimos que a vida é cheia de cores e tons, nós apenas somos os artistas prontos para colorir a tela que se chama vida.

Márcia Coutinho


terça-feira, 22 de maio de 2018

SOBRE O PERDÃO.

                                         Resultado de imagem para porque perdoar é tão dificil

Sei que vivemos em um mundo onde as pessoas não estão mais preocupadas umas com as 

outras. Claro que, não posso generalizar. No entanto a cobiça, o desejo pelo poder, as traições nos fazem repensar nossa maneira de agir e pensar.

Quantas vezes somos feridos de forma tão profunda que, pensamos que as cicatrizes nunca fecharão. O tempo nos mostra que não é apenas as cicatrizes que perduram, mas o sentimento ruim que nos consome.

Perdoar quem nos magoa, nos fere é tão difícil que não colocamos o perdão em pauta na nossa vida. Preferimos tirar a pessoa da nossa vida. Ignora-la nos faz bem, parece que tira um peso de nossas costas.

Muitas pessoas nos pedem;” perdoa”. Acredito que para quem tem o dom do perdão é muito fácil viver e conviver, outras pessoas já não conseguem encarar quem lhe fez mal. Isso porque o mal foi tão grande que muitas vezes muda à nossa maneira de viver. Nos coloca em depressão, melancolia. Por isso não adianta dizer que perdoa, mas no coração persiste a mágoa.

Já li muito sobre os males que a falta do perdão pode nos provocar. Li também que, se não perdoamos é a nós que fazemos mal. Pode até ser que seja verdade, mas infelizmente para perdoar é preciso conseguir passar uma borracha sobre aquilo que te prejudicou e conseguir seguir em frente.

Em meu pensamento; se você não perdoa, mas também não faz mal a quem lhe prejudicou, você pode seguir com seus sonhos, sua trajetória sem medo de esbarrar na falsidade. Amaduremos muito quando fazemos desses momentos ruins uma escada para alcançar nossas metas.

Viva sem ferir ninguém e não terá motivos para pedir perdão.

Márcia Coutinho


segunda-feira, 21 de maio de 2018

NÃO PERCA A ESPERANÇA.


                                                  Imagem relacionada


Às vezes temos uma vontade de desistir. Tudo parece distante e difícil, mas de repente percebemos que não somos apenas nós que estamos desmotivados. Tem muita gente lá fora com piores condições que nós e nos dão um banho de otimismo.

Pensando nisso vi que realmente a nossa esperança anda meio de férias. É preciso coloca-la na ativa novamente e para isso é preciso dar o primeiro passo e esse só acontece quando desejamos ser vencedores.

Não adianta termos inteligência, mas não a usar com sabedoria. Toda queda nos leva ao aprendizado e este é que nos impulsiona a crescer e prosseguir.

O nosso sonho de hoje pode ser a nossa maior conquista amanhã, por isso levante-se daí agora e vá à luta. Se tropeçar caia na gargalhada, use o bom humor para driblar as adversidades. O mundo fica mais colorido quando há o sorriso.

Vamos manter sempre conosco um sopro de esperança. Não deixe que as amarguras dos outros azede o seu dia. Não deixe que a tristeza que te atormenta dite o seu dia. Faça do limão uma saborosa limonada.

Desistir não pode fazer parte de seus planos. Você não é covarde.
Faça por você. Por mais que faça sempre vai ter alguém para te criticar. Aceite as críticas e faça dela um impulso.
Seja um vencedor. Se deu o primeiro passo os outros virão como consequência.

Por pior que pareça.Jamais perca a esperança, afinal dias melhores virão.

Márcia Coutinho