Salpicando Ideias

Opinião, discussão sobre temas polêmicos e atuais.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

OS JOVENS E SUAS FRUSTRAÇÕES.

                                               Imagem relacionada

Eles estão espalhados por aí. Alguns com características marcantes, um jeito diferente de se vestir, pensamentos contraditórios, várias cores e credos. Estão à procura de seus sonhos que um dia o embalaram. Agora se deparam com a frustração de não poderem abraçar aquilo que um dia acreditaram ser possível.

Falo de milhares de jovens que estão perdidos, a procura do ponto de partida. Esperaram por um tempo que parece não ter fim. Essa frustração mexe com seu íntimo, expectativas no chão e bobagens na cabeça.

Estava me perguntando: o que está levando nossos jovens a tirarem suas vidas? Onde e de quem é o erro, isso se houver erro ou culpados de algum lado.

Essa diferença na maneira de encarar a vida, de viver com o pouco ou na pior das hipóteses; lidar com o muito, tem sido a causa que motivam a maioria dos suicídios de jovens. Não é fácil lidar com as frustrações quando se tem uma maturidade, imagine esses jovens que ainda não se definharam. Não sabem nem verdadeiramente quem são, como descobrir o querem para si quanto a profissão? E quando já sabem e não tem condições de bancar seus sonhos?

Os pais cobram fazendo o papel de pais zelosos e preocupados. A sociedade cobra porque não se cala. Nessa encruzilhada de cobranças o jovem fica perdido e sem onde procurar apoio e alguém disposto a ouvi-lo parte para um final trágico.

Não procuro com isso justificar ou culpar alguém. Chamo a todos para a necessidade urgente de se olhar com mais atenção para aqueles que estão desnorteados e que, muitas vezes procuram alternativas que podem ser o seu fim.

Quando abrimos a porta de nossa casa, não sabemos o que nos espera lá fora. Assim acontece com nossos jovens, eles procuram apoio em casa, querem conversar e muitas vezes não encontram ninguém disposto ou com tempo para ouvi-los. Lá fora tem milhares de pessoas com grandes opções de ajuda, dentre elas o convite às drogas; onde podem ser quem querem sem dar satisfação a ninguém.

Resgata-los é um processo longo e nem sempre dá tempo de socorre-los. Por isso peço: vamos deixar que nossos meninos e meninas se abrem, que falem o que os incomodam e jamais os punir porque falam o que vem ao coração.

Aos jovens espalhados pelo mundo, o meu conselho é: não se frustrem por ainda não ter dado um rumo aos seus sonhos, sinta-se feliz por tê-lo. Se está frustrado é porque está tentando, não desista por nada de concretiza-lo; mesmo que demore mais do que você planejou.

Márcia Coutinho

 www.facebook.com/salpicandoideias

Related Posts:

  • HOJE É SOBRE ELAS. Em meio a tantas conquistas  e reconhecimento,  nós mulheres nos esbarramos na ignorância e preconceito de uma parte da sociedade, principalmente dos homens que não aceitam o lugar que conquistamos.Deparamos c… Read More
  • DE REPENTE ENVELHECEMOS.  Quando somos menores temos uma grande expectativa sobre a vida, o nosso futuro. É  como se acreditaássemos que realmente existe um pote de ouro no fim do arco íris. Criamos em nós a ilusão da beleza, do corpo … Read More
  • SEM DESÂNIMO, VOCÊ CONSEGUE! Tem dias que estamos tão cansados de tudo que da vontade de sentar num cantinho e deixar o tempo passar.Parece que todo o peso do mundo está em nossos ombros.  O tempo não vai parar e te esperar lamber as feri… Read More
  • VOCÊ E "SUA" HISTÓRIA.  Cada um carrega a sua história,  mesmo assim ainda temos que enfrentar a " língua ferina" de que não anda conosco e muito menos sabe o que realmente vivemos.Não podemos permitir mudar nossa rota porque estamos inco… Read More
  • DESFAZENDO OS "NÓS ". Muitas vezes nos sentimos presos no passado. É  como se um nó estivesse bem apertado nos prendendo a algo que já passou ou a alguém que se foi.Então, percebemos que podemos desfazer esse nó e nos libertar.Estivemos… Read More

0 comentários:

Postar um comentário